








Asaga da tainha em Santa Catarina ganha mais um capítulo, e a paciência dos pescadores, já escassa, parece estar se esgotando. A recente decisão da Justiça Federal de negar a liminar que buscava suspender as cotas de pesca de arrasto, joga um balde de água fria nas expectativas do setor, especialmente dos pescadores artesanais, que se veem encurralados em uma queda de braço entre o Governo Federal e Estadual.
Com audiência marcada para o próximo dia 30 de junho, o Governo do Estado de Santa Catarina vai recorrer da decisão da 6ª Vara Federal de Florianópolis, que mantém em vigor as regras de cotas, sustenta a tese de que a normativa não contraria a
Constituição e busca, em princípio, evitar a ameaça de extinção da espécie. Para o juiz, as medidas estão em consonância com o interesse público e das próprias comunidades tradicionais.
No entanto, a Procuradoria do Estado alegou que a limitação imposta pela portaria conjunta dos ministérios da Pesca e Aquicultura e do Meio Ambiente e Mudança do Clima – que restringe a captura por arrasto de praia a 1,1 mil toneladas no litoral catarinense – é claramente discriminatória. A argumentação do governo catarinense é de que as características geográficas e sociais de Santa Catarina, com sua forte tradição pesqueira artesanal, são distintas de outros estados.
O secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo, manifestou sua preocupação com a temporada de pesca da tainha, que está em seus últimos dias e, mesmo com uma safra potencialmente boa, os pescadores se veem limitados por uma cota que comprometenãoapenasa atividade individual, mas toda a economia local que gira em torno da tainha.
Até quando os pescadores catarinenses, a verdadeira espinha dorsal dessa tradição, continuarão a ser a ponta mais fraca nessa balança? A audiência de 30 de junho será crucial para o futuro da pesca da tainha em Santa Catarina. Será que a voz do estado será finalmente ouvida?
Fundado em 07 de junho de 1997
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller
Gregório José Lourenço Simão
Jornalista / Radialista / Filósofo
Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.
Deixamos de ser originais para sermos fotocópias de falsos ídolos
No mundo de hoje, onde as telas brilham mais do que o sol da manhã, algo inquietante tem se desenhado em nossa paisagem social. Uma epidemia silenciosa, mais sutil que a névoa, mas muito mais perigosa. Pessoas deixaram de ser indivíduos para se tornarem ecos. Vivemos dias em que imitar virou virtude.Aautenticidade, antes celebrada como uma joia rara da personalidade humana, foi trocada por curtidas, visualizações e a confortável aprovação da massa. Homens e mulheres caminham pelas ruas, pelas redes e pelas suas próprias vidas como atores de um roteiro que não escreveram — imitando poses, opiniões, gestos e até revoltas.
Turbas se formam com uma velocidade estonteante. Mas o que as move? Muitas vezes, nada. Um comentário mal interpretado, uma manchete tendenciosa ou um trecho recortado fora do contexto é suficiente para acender o pavio de um incêndio moral. E assim, com base em pouca ou nenhuma reflexão, surgem julgadores, justiceiros, executores. Justiça pelas próprias mãos, num tribunal que se forma nos porões da ignorância e do ressentimento.
Seguimos falsos profetas, modernos bezerros de ouro com nomes de usuário e promessas vazias. Influenciadores, políticos, gurus de autoajuda — os tais “coaches” que vendem soluções mágicas para almas fragilizadas. E, entre eles, os falsos religiosos, que ao invés de guiar, exploram. Todos com discursos prontos, frases de impacto e uma legião de seguidores prontos para repetir, aplaudir e consumir.
Esquecemos, talvez, que nascemos únicos. Que a nossa essência não vem com manual de instruções nem com moldes a seguir. Cada ser humano é um projeto original — e como tal, deveria agir, pensar e se expressar.
Mas nesta sociedade de cópias mal-acabadas, ser original virou rebeldia. Questionar virou afronta. Refletir virou atraso. E o que vemos é uma geração que se contenta em parecer, mas não em ser. Que prefere atuar, mas não viver.
É preciso lembrar: autenticidade não se compra, não se aprende num curso online, nem se copia de um perfil verificado. Ela vem do silêncio do pensar, do incômodo de questionar, da coragem de ser quem se é.
E que cada um de nós, ao nos olharmos no espelho amanhã, enxerguemos mais do que um reflexo: enxerguemos uma alma livre.
BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638
E-mail: diarioomunicipio@gmail.com
Portal: www.diarioomunicipio.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna
Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de
Tubarão e Laguna.
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
Acomemoração dos 155 anos deTubarão segue marcando história. No segundo fim de semana de programação, milhares de pessoas acompanharam cinco grandes momentos da festa: o espetáculo da Rede Municipal de Ensino, a apresentação da Orquestra Santa Teresinha, a Regata Tuba-nharô, a Stammtisch Tubarão e a Maratona.
Nasexta-feira(23),alunosda Rede Municipal de Ensino encantaram o público com o espetáculo “Do Canto das Águas ao Coração de um Povo”, seguido por uma apresentação emocionante da Orquestra Santa Teresinha do Menino Jesus. Com estrutura de auditório, praça de alimentação e intérprete de Libras,anoitefoimarcadapelavalorização da arte, inclusão e talentos locais.
Na manhã de sábado (24), o Rio Tubarão foi o protagonista. A Regata Tuba-nharô reuniu remadores da região em uma prova simbólica repleta de história, cultura e esporte, reforçando a conexão da cidade com suas águas. À tarde, foi a vez da cultura germânica invadir a Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva com a Stammtisch Tubarão, que reuniu 14 grupos de amigos, com música ao vivo, gastronomia, cervejas artesanais e clima de confraternização. Encerrando o fim de sema-
na, a Maratona de Tubarão tomou conta das ruas da Cidade
Azul no domingo (25).Atletas de diversas categorias participaram da prova, com destaque para os seguintes vencedores:
42KM – Categoria Geral Masculino
Felipe Costa da Silva Rodrigo Cezar Kanning
Wesley Garcez Cana Brasil
42KM – Categoria Geral Feminino
Sibele Silveira Rodrigues
Sabrina Ribeiro Cardoso
Hedlen Rodrigues Borges
21KM – Categoria Geral Masculino
Vinícius Miranda da Silva Andre da Silva Freitas Alexsandro Matheus Daun
21KM – Categoria Geral Feminino
Iasmin Chacur Fujita
na Paula Medina
Débora Cristina de Vargas
5KM – Categoria Geral Masculino
Cristian L. G. Silva
Willian Muraro da Silva
PetrikAlisson Couto Lenz
5KM – Categoria Geral Feminino
Regiane Frasson
LetíciaAskel Batista
Sanuza Zanini
Dupla Masculina
Daniel Porto Camilo / Frankus Pereira
Pietro Sonza / Gustavo Schlemper Wolf
Luciano Bendo Scandolara / Caio da Silva Scheffer
Dupla Feminina
Bianca Bianco / Amanda Zapelini
Michelle da Cunha / Juliana Barboza Marques
Tais de Andrade / Ieda de Souza
Dupla Mista
Patrícia Elise Matos / Maurício Ramos Pereira
Eric Liberato / Daniela Kraieski Matuchaki
Simoni Almeida / Reginaldo Brina
Quarteto Masculino
LucasAndrade / Vinícius Rodrigues / Anderson Oliveira / Carlos Julião
Davi Lopes / FernandoApolinário / Bruno Nunes / Júlio Francisconi
Ramon Vitório / João Nack / Rodinei Salvan / Fernando Costa
Quarteto Feminino
Cristiane Scremin / Beatriz
da Silva / Letícia Cardoso / Maria Luiza Saturno
Elisa Giacobbo / Morgana Perin / Amanda Antunes / Fernanda Gonçalves
Juliana Lemos / Dayene Fernandes / Daiane Teixeira / Cláudia da Silva
Quarteto Misto
Thiago do Nascimento / Ludmila Maciel / Sanara Gomes / Luiz Carlos Vicente
Patrícia Santos / Jefferson Vieira/CláudioHoffmann/Alessandra Sebastião
Cleide Alexandre / Maria Eduarda Roussenq / Cleiton Alexandre / Robson Martins
Octeto
Muriel Florzino / Daner Marion/OdilonFernandes/ElciCipriano / Rodrigo Oliveira / Guilherme Beluco / Gabriel Bez /
Douglas Oliveira / Diego Mendes / Pettrin Souza / Danilo Firmino / Nestor Vieira / Max Morais / Jackson Mendes / Henryko Maximiano
Thiago Goulart / Edu Freitas / Cleber Custódio / Gabriel Stapazol / Felipe Brandi / Ryan Tomaz / Douglas Garcia / Thiago Moura
A programação segue até o próximo fim de semana, com atrações gratuitas para todos os públicos e gostos, consolidando Tubarão como referência em eventos culturais e de lazer na região. Confira: 26/05 – Show de Aniversário, com Leo Ferreira e Plano B 27/05 – Camerata Florianópolis–ClássicosdaMúsicaSertaneja 29/05a1º/06–FeiraAgropecuária
No último sábado (24), a Secretaria de Assistência Social de Treze de Maio realizou com grande sucessootradicionalBaile das Mães da Terceira Idade. O evento, que já faz parte do calendário festivo do município, aconteceu no Centro de Convivência Pedrinho Silvestro Marcon e reuniu cerca de 420 idosos, proporcionando uma tarde repleta de alegria, música e integração. A celebração contou com a participação de idosos atendidos pelos pro-
gramas sociais do município, que desfrutaram de um ambiente acolhedor, decorado especialmente para homenagear as mães da terceira idade. Durante o evento, os presentes puderam saborear um lanche especial, além de participar de sorteios de brindes preparados com carinho para tornar a ocasião ainda mais memorável.
Um dos destaques da tarde foi a música ao vivo, que animou o público e embalou os momentos de
confraternização e dança, promovendo a interaçãoentreosparticipantes.
Além disso, o evento contou com uma belíssima apresentação de dança do grupo DUO Sonhos e Artes, que encantou a todos com sua performance,tornandoacelebração ainda mais especial.
O baile é uma das diversas ações realizadas pela Secretaria de Assistência Social com o objetivo de fortalecer a convivência social, valorizar a pessoa idosa e proporcio-
nar momentos de lazer e bem-estar.
A Prefeitura de Treze de Maio reforça, com
iniciativas como essa, o compromisso com a qualidade de vida e o bem-estar da população ido-
sa, promovendo espaços de socialização e fortalecendo os laços comunitários.
REFLEXÃO DO
Nós não somos e nem podemos permitir quenostransformemos emjoguetesdodestino. Esta é uma grande e "irretirável" premissa de vida.
Se concordamos com esse raciocínio, pensemos assim: Não sou uma máquina, um instrumento, uma peça qualquer, um escravo das circunstancias. Eu sou o Rei e único dono do meu Universo, eu é quem decido a minha vida.
Sou importante sim, por que sou capaz de tomar bem as decisões que norteiam a minha vida, utilizando com sabedoria o meu livre arbítrio. Eu valorizo ou desvalorizo, priorizo ou despriorizo, invento, arquiteto meus planos, construo, amo a vida e o que faço.
Faço o hoje e o amanhã pela minha ação de fé e trabalho, tenho um grande poder de escolha e não estou subordinado a imperativos, senão os nascidos de mim mesmo. Volto a mente para o alto e não desprezo o meu poder de comparar, de separar, de presumir e pressentir o bem e o mal e, mais importante, eu determino o meu caminho.
Me considero feliz, capaz, esperançoso, e assim sigo meu dia a dia espalhando e semeando o bem ao meu redor, pois, tenho consciência de que "a messe é grande e os obreiros do bem são poucos", e nada vai me impedir de continuar fazendo a minha parte.
Sou sim, filho de Deus, e tenho me esforçado para ser um bom filho. Ele, Deus, que tudo vê, Bom e Justo que é, sabe disso e jamais permitirá que um filho Seu, que nEle crê, se transforme em um joguete do mundo.
Senestaterça-feira,meditarmosumpouquinho sobre a nossa responsabilidade e a Bondade Divina, teremos garantido um dia tranquilo e feliz.
Tiago 3:13-18
Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras. Se, pelo contrário, tendes em vosso coração inveja amargurada e sentimento faccioso,nemvosglorieisdisso,nemmintaiscontra
Facebook: Jorge Eduardo da silva
Facebook pg: Estaçao Jorge Instagram: @Jorgeeduardodaso Instagram: afroartbrasilsetnias777 Gmail: jjorgeeduardojjj21@gmail.com
a verdade. Esta não é a sabedoria que desce lá do alto; antes, é terrena, animal e demoníaca. Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz. Tiago 3:13-18
Reflexão
Da sabedoria de Deus podemos aprender que ela não é fruto da ciência, nem produto de muitos estudos. Ela é resultado da nova natureza espiritual do crente, desenvolve-se pela sua constante comunhão com o Senhor, é instruída pelo estudo da Palavra, e derramada pelo Espírito Santo de Deus. É pura, pacífica, moderada, tratável, misericordiosa, frutífera, imparcial. A sabedoria de Deus não contém inveja nem sentimento faccioso, ela não causa divisão entre as pessoas, e nem confusão. Pelo contrário, a sabedoria de Deus promove o entendimento e a paz, testemunha a verdade e a justiça, reprova o pecado no mundo, e ensina o crente a andar em amor ao seu próximo. Busquemos, portanto, a sabedoria que vem do alto, que vem do SENHOR.
Tenho Dito! - Jorge Eduardo da Silva .: Melchizedeck.:
Oração:
Pai querido, perdoa pelas vezes que eu dei mais valor para os estudos deste mundo, e acabei colocando a Sua palavra em segundo lugar. Tudo o que mais quero é buscar o entendimento que vem do Senhor, desejo a sabedoria que vem do alto. Eu clamo pelo Seu Santo Espírito sobre minha vida para que Ele derrame Sua sabedoria sobre mim. Quero ser instrumento de ensino do Senhor, levando a verdade, a justiça é uma coisa que não tem como mudar promovendo a paz. Eu oro em nome de Jesus.Amém.
QueAssim seja.
Pensamentos do Dia
Pensamento do Dia
sorriso para ser feliz
Charles Chaplin ^^^
Aprofessora e doutora
Luciane Bisognin Ceretta tomou posse nesta segunda-feira (26) como nova secretária de Estado da Educação de Santa Catarina. A cerimônia foi realizada no Teatro ÁlvarodeCarvalho,emFlorianópolis, com a presença do governador Jorginho Mello e da vice-governadora Marilisa Boehm.
Ceretta assume o cargo com a missão de melhorar a infraestrutura das escolas estaduais — com destaque para a climatização das salas de aula — e aperfeiçoar o programa Universidade Gratuita, ampliando o número de estudantes beneficia-
dos.
“Temos a missão de deixar as salas de aula mais confortáveis e ajustar o Universidade Gratuita. A secretária Ceretta tem toda a qualificação necessária para isso”, destacou o governador. Ele também agradeceu ao ex-secretário Aristides Cimadon pelo trabalho realizado.
Com 30 anos de atuação no ensino superior, Luciane Ceretta foi reitora da Unesc e presidentedaAcafe.Édoutoraem Ciências da Saúde, possui quatro MBAs, oito especializações e mais de 300 pesquisas publicadas nas áreas de educação e saúde.
Anova secretária também integra o Conselho Estadual de Educação, o Conselho Nacional de Educação (na Câma-
ra de Educação Superior) e é vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub). Em Brasília, atuaemdiscussõessobre
formação de professores, ensino técnico e avaliações na educação básica.
“Abraço essa causa com alegria e me comprometo com o avanço da educação catarinense. Vamos aprimorar o que já está dando certo e seguir investindo nas escolas e nos nossos alunos”, afirmou Ceretta.
Na última sexta-feira, dia 23 de maio de 2025, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Treze de Maio foi palco de um importante evento: o 1º Fórum Municipal da Pessoa Idosa,promovidopelaSecretaria de Assistência Social. A iniciativa reuniu cerca de 60 participantes, entre representantes da sociedade civil, autoridades municipais e profissionais da área, com o objetivo de discutir e propor avanços nas políticas públicas voltadas à população idosa. Os Fóruns Municipais são espaços democráticos e fundamentais para avaliar as políticas públicas existentes, além de propor diretrizes que vi-
semàmelhoriadasações realizadas. O encontro de Treze de Maio reforçou essa premissa, proporcionando um ambiente de reflexão e construção coletiva sobre os desafios e as necessidades dos idosos no município. Um dos principais pontos debatidos foi o grande desafio do século XXI: formular políticas públicas eficazes para a pessoa idosa, considerando o expressivo crescimento dessa parcela da população e as profundas mudanças sociais que impactam diretamente sua qualidade de vida. Durante o fórum, destacou-se a importância de pensar e promover o envelhecimento ativo e participativo, por meio de in-
vestimentos e políticas de inclusão que favoreçam o desenvolvimento e o bem-estar da população idosa. O fortalecimento de ações que garantam os direitos, a proteção social e a valorização do idoso foi defendido como uma prioridade para o município. Estiveram presentes no evento toda a equipe da Secretaria de As-
sistência Social, além de diversas autoridades, entre elas o prefeito Neném Bardini, a secretária de Assistência Social Keite Fernandes Borges, demais secretários e vereadores. A participação ativa dessas lideranças reforçou o compromisso da gestão municipal com a construção de políticas públicas inclusivas e eficazes.
AComissão de MeioAmbiente e Desenvolvimento
Sustentável da Câmara dos Deputados realizou nesta segunda-feira (26) uma audiência pública decisiva sobre o Projeto de Lei 849/2025, de autoria da deputada federal Geovania de Sá. A proposta trata da revisão dos limites da Área de ProteçãoAmbiental (APA) da Baleia Franca, localizada no litoral sul de Santa Catarina, e que atualmente impacta diretamente a vida de mais de 50 mil moradores da região.
Criada em 2000 com o objetivo de proteger o habitat da baleia franca, a APA abrange trechos urbanos consolidados de municípios como Jaguaruna, Laguna, Imbituba, Garopaba e Balneário Rincão, provocando conflitos entre as diretrizes ambientais e os direitos fundamentais à moradia, infraestrutura e dignidade humana.
“Foram mais de quatro horas de debate porque esse é um tema que toca a alma do nosso estado.AAPAfoi criada com um objetivo nobre, mas desenhada de forma arbitrária. A linha que delimita o território da APA entrou dentro da casa das pessoas, literalmente. Não podemos aceitar que famílias sejam tratadas como invasoras do lugar
onde nasceram e criaram seus filhos”, afirmou Geovania. “Não vamos desistir até termos uma solução justa, nem que leve anos. Essa é uma luta por justiça social.”
O projeto propõe a redução da área terrestre da APA, mantendo integralmente a proteção no ambiente marinho, onde efetivamente ocorre a presença das baleias. O objetivo é evitar demolições arbitrárias, cortes de serviços, insegurança jurídica e abandono de comunidades inteiras, preservando o que precisa ser preservado e regularizando o que já foi consolidado.
Durante o debate, o prefeito de Laguna, Peterson Crippa, questionou os critérios técnicos da delimitação atual: “A gente em Laguna sempre buscou entender por que a linha está desenhada em quase 50% da área territorial, mas em outros municípios a linha não faz esse desenho. Mas não conseguimos entender. Isso tudo está acontecendo por falta de clareza ou de uma remodelação no projeto.”
O prefeito de Jaguaruna, Laerte Silva, reforçou a angústia dos moradores diante da insegurança. “Todos os dias, quase vejo uma senhora ou um senhor cobrando o prefeito e os
vereadores do porquê essa situação está acontecendo. Se desabrigarmos mais de 20 mil pessoas no município, quem vai arcar com tudo isso?”, pontuo Laerte.
Ambos os prefeitos também destacaram que estão incentivando a população a buscar a regularização das suas casas, com o apoio direto da deputada Geovania de Sá e da Dra. Natália Folster, diretora de Regularização Fundiária do Estado. A união entre governo federal, estadual e os municípios foi apresentada como um passo essencial para garantir justiça social e segurança jurídica.
Lauro Vilela, presidente da Associação de Moradores de Balneário Dunas do Sul, emocionouospresentescomumrelato sobre os impactos sociais e
econômicos enfrentados pelas famílias da região. “O que me chamaatençãoéqueoscomércios estão reduzindo os funcionários ou até fechando nas comunidades, e existe um ramo que cresceu na nossa região, que são as farmácias. Porque o povo está adquirindo ansiedade, tristeza, depressão, com a preocupação do que está ocorrendo. Queremos uma solução para que o povo volte a sorrir. Nós chegamos antes da linha ser desenhada, não somos invasores e nem ladrões, conquistamos tudo com o nosso suor”, relatou Lauro.
A deputada Geovania encerrou sua fala defendendo que o debate continue com responsabilidade e seriedade: “Esse diálogo é fundamental para que Advocacia-Geral da União
(AGU), junto ao ICMBio, prefeituras e órgãos envolvidos, possam analisar e chegar a um entendimento. Não estamos aqui para negar a proteção ambiental, mas para corrigir injustiças, proteger pessoas e respeitar a realidade de comunidades inteiras” afirmou Geovania de Sá.
Encaminhamentos
O projeto apresentado pela deputada se alinha à proposta da bancada catarinense no Senado (PL 2277/2025), assinada pelo senador Esperidião Amin, que estabelece:
Exclusão de toda a faixa terrestre da linha de preamar do polígono da APA, mantendo a proteção marinha. Reconhecimento de que a configuração atual apresenta distorções,
com restrições excessivas em áreas urbanizadas. Apoio à Lei 13.465/2017, como caminho legalpararegularizaçãofundiária, evitando demolições e garantindo estabilidade social. Proposta de reforço da proteção no ambiente marinho, com ênfase em ações de monitoramento e resgate de baleias. Adequação aos planos diretores municipais e à realidade local, respeitando o Código Florestal (Lei 12.651/2012).
A proposta está em tramitação na Câmara e no Senado. A deputada Geovania reforçou que não descansará até ver as mudanças aprovadas: “Não é apenas uma linha no mapa, é a vida de mais de 50 mil pessoas que está em jogo. Vamos em frente, com diálogo, técnica e coragem.”
Osetor industrial de Morro da Fumaça vai ganhar um novo reforço. Uma multinacional italiana do ramo metalúrgico escolheu o município para instalar sua nova unidade no Brasil. A empresa, que já possui filial no país, vai se estabelecer no Distrito Industrial da Mina Visconde, uma área privada, mas que conta com apoio e incentivos do poder público municipal.
De acordo com o prefeito Eduardo Sartor
Guollo, o terreno está em fase de preparação e receberá serviço de terraplanagem custeado pela Prefeitura, por meio da lei municipal de incentivos. A expectativa é que as obras de instalação dos pavilhões comecem ainda este ano. “Essa empresa é uma multinacional italiana, uma empresa italiana, tem filial no Brasil já e vai se instalar em Morro da Fumaça, no Distrito Industrial da Mina Visconde. É umaáreaparticular,um
Distrito Industrial particular. Mas está se instalando lá com o apoio do município também,
recebeu alguns incentivos. E virá para Morro da Fumaça”, destaca o prefeito.
Otécnico Carlo Ancelotti divulgou nesta segunda-feira (26), no Rio de Janeiro, a sua primeira lista de convocados como comandante da seleção brasileira. O treinadoritalianooptoupornãochamar Neymar, fora dos gramados desde outubro de 2023, e incluiucincojogadoresdoFlamengo.Osconvocadosdefenderão o Brasil nos jogos das Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026, contra o Equador (5 de junho, em Guayaquil) e o Paraguai (10dejunho,emSãoPaulo).
Neymar fica fora, mas Ancelotti diz que conta com ele
Mesmocomaausênciade
Neymar nesta primeira convo-
cação, Ancelotti afirmou que conversou com o atacante e pretendecontarcomelenofuturo.OcraquesegueemrecuperaçãoenãoatuapelaSeleçãohásetemeses.
Neymar não foi convocado por questões físicas
Rodrygo (desgastado) e Endrick (machucado) também estãofora
Raphinha está suspenso contraoEquador
Convocados incluem veteranos, jovens promessas e 5 do Flamengo
A lista de Ancelotti mescla atletas experientes e novas apostas. Entre os nomes,
destaque para Casemiro, que retorna à Seleção após longo período ausente. Do Flamengo, foram convocados Danilo, Léo Ortiz, Alex Sandro, WesleyeGerson.
Confira a lista completa:
Goleiros: Alisson, Bento, HugoSouza
Defensores: Alex Sandro, Alexsandro, Beraldo, Carlos Augusto, Danilo, Léo Ortiz, Marquinhos,Vanderson,Wesley
Meio-campistas: Andreas Pereira,AndreySantos,Bruno Guimarães, Casemiro, Ederson,Gerson
Atacantes: Antony, Estêvão, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Raphinha, Ri-
Um jovem de 20 anos teve seu veículo VW Gol furtado neste domingo, dia 25, no Centro de Sangão.
A guarnição da Polícia Militar foi acionada e ouviu orelatoudavítima.Ojovem contou que estava na Fes-
ta da Cultura, realizada no MóduloEsportivo,eporvolta das 3h20min, ao se preparar para deixar o evento, constatou que havia perdido a chave do seu veículo.
Segundo o comunicante, ele se dirigiu até o veículo, o qual estava estacio-
nado na Rua 30 de Março, no mesmo local onde havia deixado anteriormente.
Comonãoconseguiulocalizar a chave e o veículo ainda se encontrava no local, optou por retornar para casa de carona com amigos.
Preparação começa no CT do Corinthians
A Seleção se apresenta na próxima segunda-feira (2) no CT do Corinthians, onde fará os primeiros treinos. Na terça-feira (3), a de-
legação viaja para Guayaquil, noEquador.Alogísticajáestá definida pela comissão técnicaqueacompanhaAncelotti.
Estreia deAncelotti é marcada por emoção e apoio de ídolos
A apresentação do treina-
dor foi marcada por homenagens. Ancelotti recebeu uma mensagememvídeodeCarlos Alberto Parreira e ganhou pessoalmente um agasalho da Seleção das mãos deLuizFelipeScolari.Otécnico celebrou o novo desafio e disse estar realizando um sonho.
APolícia Militar de San ta Catarina (PMSC) publicou nesta quinta-feira, 22, o Ato nº 442/ PMSC/2025, que aprova as Instruções Gerais PMSC IG-10-403. A norma estabelece diretrizes para a realização de Provas de Conceito (PoC), do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) e do credenciamento de fornecedores debenseserviçostecnológicos.
CU
PROFESSOR
Carga horária: 15 horas (5 encontros de 3h - sempre às
LOCAL: Sala de Treinamento (U)
A publicação representa um marco pioneiro na estruturação normativadasiniciativastecnológicas no âmbito da segurança pública estadual, colocando a PMSC entre as primeiras instituições do país a adotar um modelo claro, padronizado e transparente para a experimentação e a análise de soluções inovadoras.
A norma busca organizar o fluxo de propostas tecnológicas recebidas, estabelecer critérios
objetivos para sua avaliação e assegurar que testes e credenciamentos ocorram com responsabilidade institucional, sem comprometer a segurança, a isonomia ou os princípios da Administração Pública.
Segundo o diretor da DTIC, coronel Ricardo Alexandre Silva, a iniciativa representa um avanço na governança tecnológica da Corporação: “Ao regulamentar esses procedimentos, criamos critérios claros e transparentes para avaliar novas tecnologias, garantindo segurança à tomada de decisão e igualdade de condições aos potenciais fornecedores”, destacou o co-
mandante.
As empresas interessadas participarão mediante chamamento público e apresentarão soluções a serem testadas em ambientes controlados, com base em indicadores de desempenho previamente definidos. A norma prevê, ainda, que todos os dados obtidos nesses processos pertencem à PMSC e que devem ser tratados conforme as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), reforçando o compromisso com a transparência, legalidade e proteção da informação.
Oex-presidente Jair
Bolsonaro estará em Santa Catarina no dia 5 de julho, na Arena Opus, em São José, para o lançamento do Rota 22, um projeto do Partido Liberal que vai percorrer o estado ouvindo a população. O evento está marcado
para iniciar às 10h22 e deve reunir cerca de 7 mil pessoas, com presença do governador Jorginho Mello e demais lideranças do partido. A entrada é gratuita, e o formulário para inscrição será divulgado nas redes sociaisdoPartidoLiberalde
Santa Catarina. O projeto Rota 22 prevê visitas a associações, oficinas e seminários em todas as regiões, promovendo diálogo com a sociedade. Após o evento, Bolsonaro participa de um almoçoreservadocomlideranças.