BR-101: Mais de 790 mil veículos são estimados no Feriado do Trabalhador
PÁGINA 07
Artigo/opinião
Gregório José Lourenço Simão
Jornalista / Radialista / Filósofo Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.
O preço do desengajamento chega para as empresas
Sabe o que acontece quando o mundo do trabalho começa a funcionar no piloto automático, com o pé no freio e o coração fora da engrenagem?Aprodutividade global despenca, a criatividade tira férias e os líderes... bem, os líderes ficam perdidos entre relatórios, metas e planilhas. Foi isso que a Gallup escancarou esta semana no seu relatório “State of the Global Workplace 2025” — um raio-x mundial que mais parece um boletim médico de UTI.
Em 2024, o engajamento global dos trabalhadores caiu de 23% para 21%. Dois pontos percentuais que, traduzidos para a linguagem que o capitalismo entende, custaram US$ 438 bilhões em perda de produtividade. E quem achava que só o chão de fábrica estava com o motor falhando, enganou-se bonito: os gestores — sim, os que deviam liderar e inspirar — foram os que mais perderam o fôlego.
Os chefes estão no bico do urubu, apertados entre os caprichos dos CEOs e as demandaslegítimasdesuasequipes,agoramaisconscientes,maisexigentese,porquenão, mais cansadas também. As gestoras mulheres então... levaram um tombo de sete pontos percentuais no índice de engajamento. E não é à toa. Elas continuam tentando equilibrar o mundo no salto alto e, ainda assim, são as primeiras a serem cobradas quando tudo desanda.
Mas o mais grave, minha gente, é que não estamos falando só de produtividade. Estamos falando de vida. O relatório mostra que o bem-estar global dos trabalhadores caiu pelo segundo ano consecutivo, após cinco anos de melhora.As pessoas estão mais tristes, mais ansiosas e mais desmotivadas — e isso num planeta em que passamos a maior parte do tempo trabalhando. Se o trabalho vira um fardo, a vida também vira.
Se o mundo conseguisse engajar plenamente sua força de trabalho, a Gallup estima que US$ 9,6 trilhões poderiam ser injetados na economia. Isso dá 9% do PIB global! É como descobrir que temos um poço de petróleo no quintal, mas preferimos gastar energia cavando buraco no asfalto rachado.
E por que isso não acontece? Porque ainda tratamos o ambiente de trabalho como era em 1990, com reuniões inúteis, líderes despreparados e metas descoladas da realidade.A Gallup dá a letra: quando se investe em gestão baseada em ciência, os resultados aparecem. Isso inclui treinar gestores, redefinir o papel da liderança e, acima de tudo, colocar o ser humano no centro da equação.
No fim das contas, o relatório da Gallup não é um diagnóstico, é um grito. Um alerta de que a força de trabalho está esticada, mal remunerada e emocionalmente esgotada. E que enquanto os altos escalões discutem a cor do crachá e o número de cafés grátis por andar, bilhões estão sendo queimados — e pior: vidas estão sendo moídas no moedor invisível do “apenas cumprir meta”.
Engajamento não é só uma palavra bonita em manual de RH. É o que separa uma empresa viva de uma empresa zumbi. É o que define se vamos construir um futuro com mais lucro ou mais burnout. O mundo do trabalho precisa acordar.Antes que o despertador quebre.
Fundado em 07 de junho de 1997
Expediente
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco. Impressão: Gráfica Soller
Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,55%
Aprevisão do mercado finan ceiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – passou de 5,57% para 5,55% este ano. A estimativa está no BoletimFocusdestaterça-feira(22), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para 2026, a projeção da inflação variou de 4,5% para 4,51%. Para 2027 e 2028, as previsões são de 4% e 3,78%, respectivamente.
Aestimativapara2025está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3%, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,5% e o superior 4,5%.
Em março, a inflação fechou em 0,56%, pressionada principalmente pelos preços dos alimentos, de acordo com oInstitutoBrasileirodeGeografia e Estatística (IBGE). Apesar dessa pressão, o IPCA perdeu força em relação a fevereiro, quandomarcou1,31%.Noacumulado em 12 meses, a inflação soma 5,48%.
Juros básicos
Para alcançar a meta de
BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638
inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 14,25% ao ano. A alta do preço dos alimentos e da energia e as incertezas em torno da economia global fizeram o BC aumentar mais uma vez os juros em um ponto percentual na última reunião, em março,oquintoaumentoseguidodaSelicemumciclodecontração na política monetária.
Em comunicado, o Copom informouqueaeconomiabrasileira está aquecida, apesar de sinaisdemoderaçãonaexpansão. Segundo o BC, a inflação cheia e os núcleos – medida que exclui preços mais voláteis, como alimentos e energia – continuam em alta.
O órgão alertou que existe o risco de que a inflação de serviços permaneça alta e informou que continuará a monitorar a política econômica do governo.
Em relação às próximas reuniões, o Copom informou que elevará a taxa Selic “em menor magnitude” na reunião de maio e não deixou pistas
para o que acontecerá depois disso.
Até dezembro próximo, a estimativa do mercado financeiro é que a taxa básica suba para 15% ao ano. Para 2026, 2027 e 2028, a previsão é que ela seja reduzida para 12,5% ao ano, 10,5% ao ano e 10% ao ano, respectivamente.
Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora dedefinirosjuroscobradosdos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Assim, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia.
QuandoataxaSelicéreduzidaatendênciaéqueocrédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindoocontrolesobreainflação e estimulando a atividade econômica.
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo, Tubarão e Laguna.
Prefeito Agnaldo Filippi comemora sucesso da 4ª Festa da Colônia Azambuja em Pedras Grandes
Oprefeito Agnaldo Filippi celebrou o grande sucesso da 4ª edição da Festa da ColôniaAzambuja, realizada nos dias 25, 26e27deabrilemPedras Grandes. Com grande público presente durante os três dias de evento, a festa foi considerada a maior e mais bem organizada da história, consolidando-se como um marco cultural e de celebração ao desenvolvimento da cidade.
Entre as novidades de 2025, duas atrações inéditas encantaram os visitantes: o Palio deAzambuja e a competição de Corte de Toras. Inspirado no tradicional Palio de Siena, na Itália, o Palio de Azambuja contou com uma corrida de cavalos, em que as “contradas” — comunidades locais — competiram representando suas bandeiras, em uma homenagem às raízes italianas e
ao espírito comunitário.
Já o Corte deToras reuniu lenhadores das colônias de Azambuja, Grão-Pará e Nova Veneza em uma competição simbólica que relembrou as dificuldades dos imigrantes na transformação da mata virgem, destacou o prefeito.
Além das novas atrações, a programação manteve as tradições que jásãomarcaregistradada festa, como o desfile das famílias colonizadoras, as apresentações artísticas e as celebrações religiosas em homenagem aos imigrantes italianos. Um dos momentos mais vibrantes foi, mais uma vez, o tradicional Tombo da Polenta, que reuniu uma multidão no Centro Cultural Bertino Felippe, emAzambuja.
“Foi uma festa inesquecível, que mostrou o quanto nossa cidade valoriza sua história e projeta
seu futuro com orgulho”, afirmou Agnaldo Filippi.
“A 4ª Festa da Colônia Azambuja foi uma grande celebração da nossa cultura, das nossas tradições e da força do povo de Pedras Grandes.”
O evento foi promovido pela Prefeitura de Pedras Grandes, com apoio da comunidade local, e se consolida, ano após ano, como uma das principais festas culturais do Sul de Santa Catarina.
SC registra mais de dois mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave em 2025
Santa Catarina segue com um número elevado de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e até o dia 19 de abril foram registrados 2.377 casos.
Dados do Boletim da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) apontam a maior incidência de Outros Vírus Respiratórios (OVR) com 697 casos (18,3%), seguido pela Covid-19 com 217 casos (13,3% ) e a influenza com 166 casos (4,0%). Os demais casos não tiveram a identificação do agente.
Em relação a OVR crianças até 4 anos são os mais acometidos (71,6%), seguido de crianças entre 5 e 9 anos (14,6%). O registro de óbito é mais comum na faixa etária acima de 70 anos. Até o momento foramregistrados7óbitosocasionados por OVR.
Já a Covid-19 destacam-se a fai-
xa etária de 0 e 4 anos (23,5%) e acima de 70 anos (41,7%). Os óbitos são mais frequentes em pacientes acima de 50 anos (26 óbitos). Os óbitos relacionados por Covid-19 permaneceram baixos ao longo de 2024. Em 2025, 30 óbitos foram registrados no primeiro trimestre do ano.
A influenza acomete principalmente idosos acima de 60 anos que representam 38,5% dos casos, seguidosdecriançasaté4anosdeidade, com 19,2%. O registro de óbito é mais comum na faixa etária a partir dos 50 anos (8 óbitos).
“O inverno ainda não chegou, mas o número de pessoas com doençasrespiratóriasestáaumentando e a principal forma de prevenção é a vacinação, principalmente dos grupos prioritários que são os que mais sofrem com as formas graves da do-
ença como os idosos e as crianças. Por isso, é importante manter o calendário vacinal atualizado”, alerta o diretor da Dive, João Fuck.
As regiões do estado que mais apresentam casos e óbitos por vírus respiratórios são Florianópolis com 459 e 15 óbitos, seguida de Itajaí com 154 casos e 8 óbitos e Joinville com 121 casos e 5 óbitos.
Atenção para os sintomas: A febre, tosse, dor de garganta e dores nas articulações musculares ou de cabeça. É fundamental ao apresentar esses sinais/sintomas procurar o serviço de saúde mais próximo da residência para o tratamento adequado, em especial os portadores de fatores de risco para agravamento e óbito (idosos, crianças, doentes crônicos etc.), pois estes têm maior probabi-
lidade de apresentar complicações quando infectados pelo vírus respiratórios.
Medidas de prevenção:
- Vacinação anual -Lavarasmãoscomfrequência;
- Usar máscara em casos de pessoas sintomáticas; - Evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;
- Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
- Evitar tocar mucosa de olhos, nariz e boca;
- Manter superfícies e objetos que entram em contato frequente com as mãos, como mesas, teclados, maçanetas e corrimãos limpos com álcool;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como copos e talheres.
Sessão Especial
Jorge Eduardo da Silva
Motivacional e reflexão
REFLEXÃO DO DIA
Sócrates certa vez perguntou:
"Se um burro me der um coice, devo processá-lo, revidar ou simplesmente ignorar?"
Nem toda discussão merece resposta. Nem todoataqueexigedefesa.
A sabedoria não grita — ela observa.
Aignorância, sim, faz barulho.
Quando alguém não tem nada a oferecer além de provocações e insultos, o silêncio se torna a resposta mais poderosa.
Não gaste sua energia tentando convencer quem não quer compreender.
Não desça ao nível de quem vive à procura de brigas.
A verdadeira inteligência não precisa se impor. Ela não precisa vencer no grito.
Ela apenas brilha.
As abelhas escondem um segredo surpreendente
Quandoumacolmeiaperdesuarainha—aúnicacapaz de dar vida à colônia e manter a ordem numa sociedade perfeitamente organizada — tudo parece perdido. A vida na colmeia abranda.
Sem novos ovos, o futuro desaparece. Em poucas semanas, a colônia está ameaçada de extinção.
Mas as abelhas não entram em pânico. Tampouco esperam pela salvação externa.
Com uma demonstração extraordinária de inteligência coletiva e instinto profundo, elas lançam uma resposta de emergência espetacular — difícil de imaginar num mundo governado por insetos.
A transformação começa com uma escolha simples, mas essencial.
As abelhas operárias selecionam algumas larvas comuns — exatamente aquelas que normalmente se tornariam operárias também. Não nasceram diferentes. Nãotêmnadadeespecial.Mas,apartirdaquelemomento, seus destinos mudam completamente.
Elas são escolhidas para receber uma dieta especial: a geléia real. Uma substância rara, produzida por abelhas nutrizes, rica em proteínas, vitaminas e compostos bioativos.
É alimento real, no sentido mais puro.
A larva alimentada exclusivamente com essa substâncianãoseguemaisocaminhocomum.Emapenas alguns dias, seu corpo se desenvolve de forma diferente. Genes antes inativos são ativados. O corpo cresce mais, torna-se mais forte.Aexpectativa de vida multiplica-se por quase vinte.
Elanãovaiapenastrabalhar.Vaigovernar.Nãoseguirá a rotina. Vai gerar vida.
A rainha não é escolhida com base em genes. Ela é criada.
Omaisfascinantenesseprocessoéqueanovarainha compartilhaomesmoDNAdasoperárias.Oquedetermina o destino não são os genes, mas a nutrição. O cuidado.A decisão da colmeia.
É como se, numa sociedade humana, fosse possível pegar uma criança comum e, com a nutrição adequada, o ambiente certo e apoio consistente, transformá-la num líder extraordinário. Sem manipulações genéticas. Sem efeitosespeciais.Apenascomcuidado,suporteeintenção.
Um líder nasce da crise.
Essa metamorfose não salva apenas a larva. Salva toda a colônia.
Quando a nova rainha está pronta, ela assume o controle da colmeia, começa a pôr ovos, restaura a ordem e inicia um novo ciclo de vida coletiva. Da beira da extinção,acolôniarenasce—maisforte,maisorganizada e mais equilibrada.
Uma lição silenciosa, mas profunda.
As abelhas nos mostram, sem palavras, que em momentos de grande crise não é o desespero que resolve — e sim a clareza. Um plano. A escolha certa. Cuidado e orientação.
No mundo delas, nenhuma rainha nasce pronta. Ela é nutrida. Preparada. Guiada.
Etalvez,comonacolmeia,navidatambémsejaassim —nãoimportaquemvocêénoinício,massimoquevocê recebe,comoécuidadoequaisdecisõesosoutrostomam em tempos difíceis.
Porque, às vezes, os líderes mais fortes nascem nos momentos mais desafiadores.
Não por sorte. Mas da visão e da transformação que surgem na crise.
Salmos 147:14
'Porque o Senhor é o que faz habitar em paz os que antes estavam em guerra.'
Reflexão
Deus é o pacificador que transforma conflitos em harmonia. Ele traz paz onde havia divisão, unindonos em seu amor. Hoje, que possamos buscar essa paz do Senhor, permitindo que Ele reconcilie nossos
relacionamentos e nos faça viver em unidade como seu povo, para a glória de seu nome.
Tenho Dito
Jorge Eduardo da Silva .: Melchizedeck.:
Oração:
Senhor, tu és minha paz; agradeço por pacificares minhavida.Removetodaguerradomeucoraçãoeguiameemharmonia.Queeuvivaemteuamor,emnomede Jesus, nosso Salvador, amém.
QueAssim seja.
Pensamento do Dia
Alimento Diário
Justiça nega pedido dos vereadores do MDB para derrubar leis que trazem transparência em Treze de Maio
AJustiça negou o pedido dos vereadores do MDB de Treze de Maio que buscavam barrar dois projetos de lei voltados à transparência na gestão pública. A ação, movida por meio de mandado de segurança contra o presidente da Câmara Municipal, alegava supostas ilegalidades de rito nos projetos nº 002/2025 e nº 003/2025, que tratam de mecanismos de controle e fiscalização dos veículos e dos motoristas da administração pública.
Os projetos que foram tramitados dentro do rito legal e aprovados por unanimidade
na Câmara de Vereadores, porém, vetados pelo Executivo, reforçam a importância da publicidade e da fiscalização dos atos administrativos, confirmando o papel do Legislativo na promoção da transparência. A pergunta que fica, por que tanta resistência a um projeto que visa somente controle e transparência.
Em sentença proferida no dia 24 de abril de 2025, a juíza da 2ª Vara da Comarca de Jaguaruna negou o pedido liminar e julgou extinto o processo, mantendo a validade dos trâmites legislativos e dos projetos em questão.
SC se prepara para a pesca da tainha com expectativa de boa safra
Comaaproximaçãodomês de maio, cresce a expectativa pela abertura da safra da tainha 2025 em Santa Catarina — uma das atividades mais tradicionais e aguardadas do calendário pesqueiro estadual. Pescadores, colônias e comunidades litorâneasjáestãoemritmodepreparação para a temporada, que movimenta não apenas a economia, mas também a cultura local.
A pesca da tainha representa sustento para milhares de famílias e está ligada à identidade das regiões costeiras. A temperatura das águas e a formação dos ventos sul — fundamentais para a aproximação dos cardumes à costa—estãosendomonitoradas com atenção por pescadores e técnicos da Epagri.
“As condições climáticas são determinantes para o sucesso da safra, principalmente, na modalidade artesanal das canoas de praia. Já foram observadas a presença de
cardumes em diversos pontos do nosso litoral, o que reforça nossa expectativa de uma temporadaprodutiva,mantendo o bom desempenho registrado na safra anterior. Além disso, o trabalho conjunto entre o governo estadual e as entidades representativas dos pescadores tem garantido importantes incentivos, como o desconto no óleo diesel para embarcações pesqueiras, fortalecendo ainda mais a atividade”, afirma Tiago Bolan Frigo, secretário de Estado da Aquicultura e Pesca. Além dos preparativos, o Governo de Santa Catarina também atua para tentar derrubar, no Supremo Tribunal Federal (STF), a cota de pesca imposta pelo Governo Federal, que limita pela primeira vez a captura da tainha por embarcações artesanais, e que vale apenas para os pescadores do estado de Santa Catarina. O processo ainda está em análise, aguardandodecisãodoministroGil-
mar Mendes.
“O governador Jorginho Mello determinou que a PGE entrasse na justiça para reverter essa decisão de impor uma limitação do volume de pesca para os pescadores artesanais de Santa Catarina. Entendemos que somente os pescadores catarinenses serão afetados por essa medida arbitrária, discriminatória e ao nosso ver inconstitucional, pois trata o nosso pescador de forma diferente dos pescadores de outros estados. Esperamos que o ministro Gilmar Mendes possa julgar a liminar antes do início safra, pois está indefinição está gerando uma grande apreensão entre os pescadores”, acrescentou o secretário Frigo.
Patrimônio Cultural
Mais do que uma atividade econômica, a pesca da tainha é uma manifestação cultural que envolve práticas comunitárias, saberes tradi-
cionais e cooperação entre gerações. Além da pesca artesanal de praia (lanço), o estado também atua na pesca de cerco/traineira e artesanal de emalhe anilhado, conforme normas e cotas definidas por órgãos federais. A pesca artesanal de tainha foi reconhecida por lei, em 2019, PatrimônioCulturaldoEstadode Santa Catarina.
“Já estamos aqui no rancho de pesca da Praia Brava arrumando as redes e consertandoarededepesca.Temos que deixar tudo pronto porque semana que vem começa a nossa safra deste ano. Estamos esperando que seja uma boa safra, repetindo os lanços do ano passado que foram bem bons. Somos em mais de 20 pescadores aqui desse rancho e a gente se reveza para estar aqui à espera das tainhas”, acrescentou o pescador, Nildo Vilmar dos Santos.
Com expectativa de boas capturas, suporte técnico e
valorização das comunidades tradicionais, a safra da tainha 2025 promete ser mais uma vez símbolo de fartura, tradição e união no litoral catarinense.
A temporada de pesca da tainha em 2025 segue regras diferentesdependendodotipo detécnicausadapelospescadores. Veja como fica, de forma simples:
• Arrasto de praia: essa modalidade tem o período mais longo, podendo pescar de 1º de maio a 31 de dezembro.
• Emalhe anilhado: pode
pescar de 15 de maio a 31 de julho.
• Emalhe de superfície (até 10AB): a pesca é permitida de 15 de maio a 15 de outubro.
• Emalhe de superfície (acimade10AB):podepescar de 15 de maio a 31 de julho.
• Cerco/traineira: a pesca está liberada de 1º de junho a 31 de julho.
Essas datas seguem uma portaria do Ministério da Pesca e Aquicultura e Ministério do Meio Ambiente que definem os períodos para a captura da espécie.
Treze de Maio dá início ao 19º Campeonato Municipal de Futebol de Campo - Taça Antônio Vitoretti Bez Fontana
Atarde do último sábado (26) foi marcada por festa e emoção no Módulo Esportivo de Treze de Maio, com a cerimônia de abertura do 19º Campeonato Municipal de Futebol de Campo - Taça Antônio Vitoretti Bez Fontana. O evento reuniu representantes das equipes participantes, familiares do homenageado Antônio Vitoretti Bez Fontana, autoridades locais e torcedores, celebrando o início de mais uma edição dessa importante competição esportiva no município.
O prefeito Nenem Bardini ressaltou a importância do campeonato para o fortalecimento do esporte e da integração comunitária.
“Eventos como este movimentam nossa cidade e incentivam a prática esportiva, o espírito de equipe e o respeito entre os participantes”, afirmou o prefeito.
Logo após a solenidade, a bola rolou para os primeiros jogos do campeonato. Em uma partida bastante equilibrada, o União Vargedo venceu o Treze de Maio por 4 a 3. O atleta Carlos Eduardo, do União Vargedo, conquistou o Troféu Cresol Craque da Partida.
Na sequência, Juventude do Rio Vargedo goleou o Amigos do Neemias por 12 a 1, com destaque para o jogador Felipe Tanque, também premiado com o Troféu Cresol Craque da
Partida.
No domingo São Roque venceu o Aspirantes por 4 a 1, e o atleta Willian Bardini, do São Roque, levou o Troféu Cresol Craque da Partida. Encerrando a rodada, o São Gabriel superou o Auxiliadora F.C por 1 a 0, e o destaque da
partida foi o jogador Ricardo Perdoná, do Auxiliadora F.C, que também recebeu o troféu de craque da partida.
Com a participação animada das torcidas e o bom nível técnico das equipes, o início do campeonato confirmou a expectativa de
Equipe Sub-11 do CEFF Pedras Grandes embarca para Florianópolis para a nova fase do Catarinense de Futsal
Aequipe Sub-11 do CEFF (Centro de Excelência em Futsal e Futebol) Pedras Grandes embarca nesta sexta-feira (25) para Florianópolis, onde disputará a segunda fase do Campeonato Catarinense de Futsal. A estreia está marcada para as 20h contra a equipe da ELASE, da capital. Motivados e preparados para encarar essa etapa decisiva da competição, os jovens atletas contam com a liderança dos professores Vinícius Matias e Niltinho, além da supervisão dos professores Guga e Cleide. Toda a logística da viagem, incluindo alojamento, foi
organizada para oferecer a melhor estrutura possível aos jogadores.
A base da equipe é composta por atletas de Pedras Grandes e Tubarão, com reforços de outras cidades da região Sul. No sábado (26), o CEFF volta à quadra duas vezes: às 9h enfrenta o Magnum,
de Ituporanga, e às 15h encara o P16 Pulga. O projeto abre espaço para empresas que desejam investir no esporte e apoiar o crescimento dos jovens talentos. Interessados podem entrar em contato com o diretor do CEFF, Douglas Caetano, pelo telefone (48) 98406-9472.
uma competição emocionante, que promete grandes momentos de esporte e confraternização nas próximas semanas.
E a bola continua a rolar! No próximo final de semana, a programação será a seguinte:
Sábado (03/05): Au-
Domingo (04/05): Amigos do Neemias joga contra Treze de Maio e, encerrando o final de semana esportivo, Aspirantes encara São Gabriel.
xiliadora F.C enfrenta Juventude R.V, e logo após União Vargedo F.C enfrenta São Roque.
BR-101: Mais de 790 mil veículos são estimados no Feriado do Trabalhador
ACCR ViaCosteira estima que entre os dias 30 de abril e 5 de maio, período de feriado do Dia do Trabalhador, mais de 790 mil veículos. O tráfego deve ficar mais intenso a partirdestaquarta(30/04),principalmente, no período da tarde.
Na quarta (30) são esperados 139 mil condutores entre os sentidos norte e sul da BR101 Sul/SC, e o fluxo tende a se concentrar a partir das 15h Às 19h. Na quinta (1º), o volume de tráfego aumenta, e estão previstos 153 mil motoristas e o melhor horário para transitar neste dia será antes das 8h e após às 16h.
Par ao retorno do feriado, a maior movimentação está sendo esperada para o domingo
(04), quando aproximadamente 157 mil veículos irão transitar no trecho entre Paulo Lopes e Passo de Torres, e durante todo o dia deverá ter grande movimentação.
Fluxo diário
Quarta (30) – 138.855 mil veículos
Quinta (1º) – 153.078 mil veículos
Sexta (2) – 118.334 mil veículos
Sábado (3) 110.679 mil veículos
Domingo (4) – 156.850 mil veículos
Segunda (5) – 114.985 mil veículos
Obras em Andamento Durante o período do feria-
do a CCR ViaCosteira não realizará obras com interdição para facilitar o tráfego, tanto nas marginais quanto nos viadutos, liberando o trecho para circulação normal.
Ainda assim, a Concessionária sugere atenção redobrada dos motoristas, sendo essencial que respeitem a sinalização da estrada e dos radares em operação que auxiliam na fiscalização realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Afaste-se
O Movimento Afaste-se é uma iniciativa criada pelo Grupo CCR e coordenada pela ABCR com o objetivo de conscientizar motoristas sobre a prevenção de acidentes
Alunos da Rede Municipal de Jaguaruna visitaram XX Feira
Agropecuária no CTG Estância do Retiro
Na última sexta-feira (25), os alunos dos quintos anos das escolas Dalcy Ávila de Souza, Antônio João Mendes, Luiza Nicolazzi Gomes e Manoel Prudêncio Martins visitaram XX Feira Agropecuária, Indústria e Comércio, da Agricultura Familiar e Artesanato, no CTG Estância do Retiro.
Mais de 200 estudantes, que participam do projeto Sementes do Amanhã tiveram a
oportunidade de vivenciar experiências únicas, conhecendo de perto a pecuária, o cooperativismo e a agricultura familiar. Durante a visita, eles puderam interagir com os animais e entender a importância do campo para a vida em sociedade.
A manhã e a tarde foram repletas de aprendizado, finalizadas com um delicioso lanche oferecido pela Agricultura Familiar de Jaguaruna, com produ-
tos como aipim chips, bolacha caseira, suco de maracujá e sanduíche natural.
A Prefeitura de Jaguaruna, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e do Projeto Sementes do Amanhã, agradece a todos os envolvidos nessa ação que fortalece os laços entre a educação e o campo, preparando nossas crianças para um futuro mais sustentável e consciente.
envolvendo viaturas em atendimento, colaboradores realizando manutenção e áreas com obras. As orientações são simples, mas têm o poder de salvar vidas: sempre que se deparar com um atendimento em pista ou alguma atividade em que existam pessoas trabalhando às margens
da rodovia, o condutor deve reduzir a velocidade e, sempre que possível, trocar de faixa.
Atualmente, o Movimento Afaste-se conta com 34 concessionárias, que administram cerca de 13,7 mil quilômetros de rodovias, em 12 estados do país.
Secretário Kennedy Nunes faz sua estreia como ator no filme
Pano
Branco
Osecretário Kennedy Nunes marcará presença no lançamento do filme Pano Branco, no dia 18 de maio, onde também desempenha um dos papéis. No curta-metragem, ele interpreta um pai de família e contou os detalhes sobre sua preparação para o personagem, que começou em outubro de 2024.
“Tive que deixar a barba crescer. E a gentegravouascenasnalocaçãoquefoi ali em Guaramirim, meados de janeiro. E tivequeengordarumpoucoporcausado
personagem.Éumaexperiênciamuitoboa, porquevocêtemquevestiraroupaeopersonagem para ter uma característica bem boa. Então foi uma experiência bem legal”, comentou o secretário.
“Mas o personagem é extraordinário, é um cara pai de família, pai de três meninos e uma menina, de uma mulher. Ele é um personagem igual da nossa característica de estado, da pequena propriedade rural”,concluiuKennedyNunessobresuaexperiência.