www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua
ITAQUAQUECETUBA-SP
16 A 22 DE AGOSTO DE 2025
ANO 03 • EDIÇÃO 108
Distribuição Gratuita


ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ações seguem durante período de baixas temperaturas
www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua
ITAQUAQUECETUBA-SP
16 A 22 DE AGOSTO DE 2025
ANO 03 • EDIÇÃO 108
Distribuição Gratuita
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Ações seguem durante período de baixas temperaturas
Ondas de frio levaram equipes a redobrar atenção e rotinas de acolhimento e encaminhamento a abrigos PÁGINA 6
PREFEITO BOIGUES VIAJA A BRASÍLIA
PARA REFORÇAR DEMANDAS PARA SAÚDE E CULTURA
PÁGINA 5
CULTURA: FESTIVAL SEMENTEIA EM SUZANO PÁGINA 10
CANTOR MIRIM DE ITAQUÁ SE APRESENTARÁ NA FESTA DE BARRETOS PÁGINA 12
MEIO AMBIENTE PROMOVERÁ CURSO SOBRE PEGADA DE CARBONO
PÁGINA 8
MP DEFINE SINSERI COMO
REPRESENTANTE DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE ITAQUÁ
PÁGINA 3
FUNDO SOCIAL: MAIS DE 15 MIL PEÇAS PARA “TEMPO DE AQUECER”
PÁGINA 9
A antropóloga Margaret Mead afirma que os primeiros indícios de uma civilização humana começaram antes mesmo da invenção da agricultura, que permitiu que as primeiras sociedades viessem a se estabelecer em um ponto fixo, vivendo dos frutos da terra. Foi em uma escavação arqueológica de 15 mil anos atrás, onde um fêmur possui sinais de uma fratura regenerada. Foi naquele instante em que um ser humano trabalhou em prol da vida do outro, alimentando-o, guardando-o e garantindo sua sobrevivência, indo para além do instinto de autopreservação.
Das cavernas aos arranha-céus, das pinturas rupestres aos vídeos de dancinha nas redes sociais, a experiência do Homo sapiens esteve sempre baseada nos princípios da curiosidade,
da violência e da solidariedade diante de momentos de crise e necessidade. Inúmeros são os registros de guerras, de invenções, assim como o de atos de bondade e solidariedade, inspirados pela busca divina ou não.
Esta edição do Diário Itaquá traz em suas páginas dois pontos desta experiência relacionada à solidariedade: do aumento dos atendimentos em Itaquaquecetuba e outras cidades da região à população em situação de rua durante as sucessivas ondas de frio, e o recorde de arrecadação de peças de roupa na campanha de inverno “Tempo de Aquecer”, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade local. É fato notório que vivemos em um mundo em que os corações endurecidos ainda são
uma maioria. Das desigualdades econômicas e sociais, passando pelo genocídio (com todas as letras e todo o peso desta palavra) contra a população palestina em Gaza, com as gurras de atrito que separam famílias e nos aproximam de um futuro tenebroso de miséria, ou mesmo as voltas e flertes vindos do Norte Global com a autocracia e a violência contra a dissidência de opiniões. Mas, felizmente, ainda temos exemplos da mesma solidariedade, e mesmo de resistência, diante deste nosso “namoro” com a nossa própria destruição. No momento, a solidariedade ainda vence. Em um mundo em que os recursos são plenos, mas mal distribuídos, podemos e devemos ter o senso de ajudar nossos semelhantes, uma vez que o mundo continua em
É costume chamar os veículos automotores a serviço de uma Prefeitura ou Secretaria “viaturas”. Na Prefeitura de Itaquaquecetuba, com mais de duas dúzias de secretarias municipais e uma estrutura com milhares de servidores, provavelmente são centenas de veículos à disposição para todo o tipo de trabalho. Mas tudo começa com o primeiro. Quando Itaquaquecetuba obteve sua emancipação político-administrativa, o governador Carvalho Pinto doou à cidade, na época governada por Eugênio Victório Deliberato, sua primeira ‘viatura’- um sedan de
grande porte para os deslocamentos e necessidades da máquina pública, em um mundo onde o transporte ainda era predominantemente feito com tração animal.
E uma pequena curiosidade dos primeiros dias da Itaquá independente: o primeiro prédio ocupado pela Prefeitura, na praça Padre João Álvares, foi alugado em nome de Deliberato, uma vez que os donos do imóvel ainda se mantinham reticentes quanto à viabilidade da empreitada de independência. Uma opinião que, graças aos bons ventos, mudou consideravelmente.
eterna mutação - assim como os continentes continuam se movendo sob nossos pés em placas tectônicas, a vida das pessoas está em constante transformação. Temos um compromisso com a solidariedade para com o próximo, uma vez que poderemos ser nós os necessitados num futuro completamente imprevisível.
Na busca por uma sociedade que dê igualdade de condições para cada homem, mulher, adulto ou criança de prosperar, a participação do Poder Público e da sociedade civil torna-se cada vez mais prevalente. E é na sua ausência, observando os exemplos no exterior, que notamos cada vez mais a necessidade de repensar o tipo de civilização que queremos ser. Se estamos dispostos a, em nome de números imaginários,
rejeitar a carne de nosso irmão e irmã, ou se estamos prontos para dar um passo para a aproximação junto àqueles que estão em sua pior hora. Nesta semana, o Brasil se chocou com o assassinato de um trabalhador do serviço de coleta de lixo em Belo Horizonte, morto por um motivo fútil, pelas mãos de um suposto empresário, que se apresentava como a imagem do sucesso e da “civilização”, em uma última análise. Tal empresário está preso, e Laudemir de Souza Fernandes aguarda a justiça por sua partida prematura. Enquanto tivermos o senso de solidariedade e empatia, Laudemir viverá e sua história de vida vencerá, e os “CEOs de si mesmo” continuarão sendo o lado incivilizado da nossa convivência.
A Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos promoveu na quinta-feira (14 de agosto) a primeira edição do Festival Mancala Awelé, na Escola Municipal de Educação Básica Primorosa Jorge do Nascimento, na Vila Santo Antônio. O jogo de mai de 3 mil anos, com seus primeiros registros na África Ocidental, envolve contagem e estratégia e visa desenvolver o raciocínio lógico das crianças, capacidade de concentração e promover um meio de socialização, aprendizado e transmissão de conhecimentos.
A ação contou com 128 alunos de 16 escolas da cidade, com três rodadas de 15 minutos envolvendo alunos do segundo ao quinto ano do ensino fundamental. “Este jogo reporta toda a cultura de um povo. Os nossos alunos estão super empolgados e os professores estão acompanhando. A Secretaria de Educação está sempre tentando trazer coisas novas que ajudem no desenvolvimento dos alunos e também seja divertido no processo de aprendizagem”, pontuou a secretária Paula Trevizolli (Educação).
Subprocurador-geral confirmou autoridade do Sinseri nas questões sindicais junto aos profissionais da Educação
O Diário Itaquá apurou nesta quarta-feira (13 de agosto) que o Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) emitiu no final do mês de julho parecer que ratificou o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba (Sinseri) como entidade representativa dos profissionais de Ensino da rede de ensino local, desautorizando a Apeoesp como porta-voz dos professores municipais.
O documento foi assinado pelo subprocurador geral de Justiça Wallace Paiva Martins Júnior, e trata de um processo movido pela Apeoesp contra a Administração Municipal no primeiro semestre deste ano. Segundo o parecer, “Não possuindo o autor (Apeoesp) registro em relação à categoria dos docentes e especialistas em Educação do município de Itaquaquecetuba, não está legitimado para representação de seus membros”.
O MP-SP esclareceu em seu despacho que a Apeoesp não possui o registro para a representação para além dos professores da rede estadual, e citou o princípio da unicidade sindical, que é previsto pelo artigo 8º, inciso II da Constituição Federal, que impede a existência de mais de um sindicato para a mesma categoria na mesma base territorial.
O parecer ressaltou que não foi constituída uma greve dos professores municipais, e que as negociações trabalhistas foram feitas entre a Prefeitura de Itaquaquecetu-
ba e o Sinseri, seguindo a legislação. Desta forma, o processo movido pela Apeoesp movido pelo Código de Processo Civil foi extinto por ausência de legitimidade. A decisão final caberá ao desembargador relator do caso.
A presidente do Sinseri, Clícia Mara Silva Damaceno, declarou que a entidade continuará sen-
do a representante legal dos servidores públicos da cidade. “O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itaquaquecetuba reafirma seu papel como única entidade legalmente habilitada a representar os servidores municipais, incluindo os professores. Seguiremos trabalhando de forma transparente e dentro da legalidade, em
como representante legítimo dos servidores
defesa dos direitos da categoria”, apontou. Clícia reforçou que o diálogo com o Poder Executivo Municipal tem sido decisivo para novas conquistas para a categoria. “Até aqui, o prefeito Eduardo Boigues tem atendido com sensibilidade e respeito para cada solicitação dos servidores. Lamentavelmente, grupos políticos
tentam usar o trabalhador para confundir e gerar o caos por interesses próprios disfarçados em uma suposta luta coletiva. O Sinseri faz a luta de verdade, com ação, diálogo e avanços”, concluiu. O prefeito Eduardo Boigues comentou: “Sempre estivemos abertos ao diálogo com os representantes legitimamente escolhidos, com respeito e atenção às demandas, que é o caso do Sinseri. Desde 2021, realizamos em conjunto vários avanços e vamos seguir avançando para melhorar os serviços à nossa população, bem como dar completas condições para nossos profissionais trabalharem com empenho e os recursos necessários”, disse.
Município é pioneiro no Brasil em contar com plataforma própria voltada ao aprimoramento de profissionais
A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba lançou nesta semana o portal Ambiente Virtual de Aprendizagem Itaquá (AVA), um novo sistema voltado para a formação continuada de professores e gestores da Educação. A cidade é a primeira do Brasil a contar com uma plataforma própria, sem vínculos com outras instituições.
Durante o evento de lançamento, que contou com a presença da secretária Maria Cristina Perpetuo (Educação) e da professora Maria Cecilia Ruiz da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), os participantes puderam conhecer o ambiente virtual e suas funcionalidades, alinhar horários dos encontros e participar de uma atividade de acolhimento.
Segundo a Prefeitura, o sistema passa a integrar oficialmente os ambientes de formação continuada da rede, oferecendo cursos 100% online. Os profissionais terão acesso a encontros síncronos para
Técnicos apresentam
alinhamento conceitual e metodológico, recursos interativos que promovem engajamento e aprofundamento teórico-prático, além de acompanhamento em pequenos grupos or-
ganizados por salas temáticas, com feedback oral individualizado e suporte da equipe de Apoio Teórico Técnico (ATT).
As certificações dos cursos serão emitidas direta-
mente pelos próprios cursistas na plataforma, dentro do Programa de Formação Continuada “Educação em Ação – Profissionais que se Conectam, Educação que Transforma”. O AVA
também viabiliza outras formações em fluxo contínuo, alinhadas ao currículo do sistema público municipal de ensino de 2025, como parte da política pública educacional
institucionalizada. No evento de lançamento, diretores e supervisores das unidades escolares municipais que ainda não participam do curso de aperfeiçoamento em mentoria de diretores, assim como vice-diretores cujos gestores já concluíram a formação, receberam orientações específicas sobre o uso da plataforma. “Estamos em constante atualização e o uso de tecnologias favorece a aprendizagem colaborativa. O AVA Itaquá chega para potencializar a formação de profissionais, fortalecendo a prática pedagógica e o atendimento aos estudantes”, destacou a secretária Maria Cristina. O prefeito Eduardo Boigues ressaltou a importância da iniciativa para a qualidade do ensino. “Quando investimos na capacitação de professores e gestores, investimos diretamente no futuro das crianças e jovens. Esse portal é mais uma ferramenta para garantir que a educação de Itaquaquecetuba continue avançando”.
Encontro avaliou melhorias do funcionamento do PNAE na rede municipal de Itaquaquecetuba
A cidade de Itaquaquecetuba recebeu nesta semana a visita de uma equipe de nutricionistas do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Os especialistas promoveram um encontro para avaliar a melhoria do funcionamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na cidade, garantindo refeições de qualidade aos mais de 42 mil estudantes da rede municipal.
Os representantes do Cecane se reuniram com o Departamento de Nutrição Escolar, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e agricultores familiares sediados na cidade, com o intuito de debater estratégias de aprimoramento e organizar visitas técnicas às unidades escolares, bem
como promover a formação de profissionais que atuam diretamente na alimentação dos estudantes.
Segundo a secretária Maria Cristina Perpetuo (Educação), a parceria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) com a Unifesp se tornou fundamental no fortalecimento da alimentação saudável nas escolas da cidade. “Aqui em Itaquá, estamos investindo na formação dos profissionais e na melhoria das refeições servidas aos estudantes”, destacou.
“Cuidar da alimentação escolar é cuidar do futuro das crianças. Esse trabalho conjunto reforça nossa responsabilidade de oferecer refeições nutritivas, saborosas e preparadas com cuidado, garantindo saúde e o desenvolvimento pleno dos estudantes”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Prefeito reforça luta por liberação de recursos e confirma desapropriação de terreno na Italo Adami
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, fez na tarde desta quinta-feira (14 de agosto) um balanço da viagem a Brasília realizada nesta semana, na companhia do secretário municipal Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social), para tratar da liberação de verbas para obras e projetos federais na cidade.
Em um vídeo de cerca de 20 minutos, Boigues reforçou a necessidade de trabalho conjunto entre os Poderes para a liberação de verbas. “Acabamos de sair do Ministério da Saúde, e falamos com as equipes sobre a situação da nossa cidade, que não possui um Hospital Municipal, ou uma Santa Casa. Mais de 98% da nossa população utiliza o SUS, que quem custeia a maior parte é o município. Precisamos do governo federal, e explicamos isso para eles”, afirmou.
O prefeito de Itaquaquecetuba detalhou também conversas com equipes técnicas do Ministério da Educação para a construção de escolas e a inscrição de repasses de verbas para a construção e manutenção de novas creches e pré-escolas. Boigues afirmou que a cidade já conta com cinco projetos executivos concluídos, com necessidade de aporte de R$12 milhões a até R$20 milhões. Outro ponto foi na área da Cultura, onde a Prefeitura de Itaquaquecetuba pleiteou verbas para a construção do Teatro Municipal, que seria localizado na região do bairro Estação, junto à futura Clínica Escola do Autismo, em construção desde o ano passado.
O chefe do Poder Executivo itaquaquecetubense reforçou que a recepção às delegações da cidade melhoraram nos últimos anos mediante os índices
cia muito forte entre o Legislativo e o Executivo para a liberação dos recursos.
Prefeito foi acompanhado do secretário Gabriel Rocha de crescimento e certidões negativas de débito - como revelado nesta semana pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), mas que ainda há uma dependên -
“As pessoas falam nas redes o que falta na cidade e sabemos. Tínhamos
O prefeito Boigues também falou em sua transmissão ao vivo sobre o andamento das obras da Clínica Veterinária Municipal, por meio de emenda do deputado federal Bruno Lima, que aguarda pagamento do Ministério da Saúde para o início do processo de licitação. Perguntado sobre o andamento das obras de reforma e ampliação da estação Aracaré, Boigues reforçou que a obra é de responsabilidade do governo do Estado e, apesar dos atrasos, foi incluída em um pacote de obras licitado recentemente pelo Palácio dos Bandeirantes.
E, como novidade, Boigues também falou sobre a futura assinatura e conclusão do processo de desapropriação de uma área entre as avenidas Ítalo Adami e Tancredo Neves, que funcionará como futuro terminal de ônibus a ser anexo à Estação Itaquaquecetuba da Linha 12-Safira do transporte ferroviário.
uma cidade endividada de mais de R$200 milhões de nossos antecessores e, se não pagássemos, o nome voltaria a ser negativado, bloqueando acessos a recursos. E é sempre
bom lembrar que tudo acontece no Congresso Nacional, onde são criadas as emendas que são enviadas aos ministérios para liberação dos recursos”, explicou.
Ondas de frio levaram equipes a redobrar atenção e rotinas de acolhimento e encaminhamento a abrigos
O Diário Itaquá apurou o balanço do trabalho das equipes de Assistência Social de Itaquaquecetuba e de outras cidades do Alto Tietê durante o mês de julho, e constatou um aumento de 26% no número de abordagens realizadas junto a pessoas em situação de rua na cidade.
Os dados foram cedidos pela Secretaria de Assistência Social, e mostraram que as equipes realizaram 290 abordagens sociais, contra 230 no mesmo período - um aumento de 26,07%.
As ações fazem parte da Operação”Noites Frias”, lançada em junho pela Assistência Social, que consiste no reforço dos atendimentos durante a noite de pessoas em situação de rua, principalmente durante os alertas meteorológicos com temperaturas baixas, onde há risco severo de hipotermia. As abordagens foram feitas pelo Serviço Especializado (Seas) com encaminhamento ao acolhimento municipal.
Também em junho, a Assistência Social contabilizou 29 pessoas acolhidas, contra 27 pessoas acolhidas no ano passado, um aumento de 7%. Segundo a Prefeitura, as pessoas que aceitaram o encaminhamento foram levadas
para a unidade do Seas na Vila Virgínia, além do Centro POP, localizado no bairro Estação. Questionada pela reportagem, a Administra-
ção Municipal reforçou que todo o trabalho foi feito sem o envio de recursos ou materiais por parte do governo do Estado ou governo federal, sendo uma
iniciativa integralmente feita pela Prefeitura.
“Reiterando sempre que o Seas vem realizando seu trabalho visando garantir dignidade, segurança e criar
todas as oportunidades para a inserção deste público, considerado muitas vezes invisível, na rede de proteção social. Desde o início da operação deste ano,
foram 470 atendimentos e 43 pessoas acolhidas”, relembrou o secretário Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social).
“Nossas equipes estão sempre em estado de atenção com os alertas de baixas temperaturas da Defesa Civil do Estado, e sempre a postos para garantir o bem-estar dos mais vulneráveis”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
De acordo com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano, em julho de 2025, foram realizados 1.242 acolhimentos nos dois locais que prestam o serviço na cidade. Já em julho do ano passado foram 709.
O Centro Social Bom Samaritano – de atendimento referenciado, onde o indivíduo permanece por mais tempo, com acesso a vários serviços – está localizado na rua General José Galetti, 12, no Jardim Nazareth; já a Casa de Passagem –voltada para pernoite e com rotatividade maior de usuários – fica na rua Dr. Ademar Pereira de Barros, 450, no Parque Maria Helena. Juntas, as unidades dispõem de 80 vagas.
Encontro pretende apresentar à comunidade conteúdo do plano, tirar dúvidas e receber contribuições
A Secretaria de Governo de Itaquaquecetuba apresenta na próxima sexta-feira (22 de agosto) o Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR) em audiência pública que acontecerá no plenário da Câmara de Vereadores, a partir das 17 horas.
O objetivo da audiência é apresentar o conteúdo do plano, esclarecer dúvidas e ouvir contribuições da população. O encontro, aberto ao público, é uma iniciativa da Defesa Civil de Itaquá e da Unicamp para reforçar a transparência e planejamento de ações voltadas à preven-
ção e mitigação de desastres naturais, como alagamentos e deslizamentos.
Segundo os organizadores, técnicos e representantes do município vão detalhar o conteúdo do plano, que mapeia áreas vulneráveis e propõe estratégias para reduzir riscos e impactos durante a audiência pública.
“Queremos que a população marque presença para contribuir com o processo. O PMRR depende de nós, então é fundamental que todos estejam presentes”, disse o coordenador da Defesa Civil de Itaquá, Anderson Marchiori.
“Nosso PMRR melhora, na prática, a vida da população. Isso porque são pessoas técnicas que estão diariamente estudando e alinhando medidas para melhorar a vida da população”, contou o secretário de Governo, Marcello Barbosa.
“Itaquá é uma cidade com muitos desafios, mas se hoje estamos conseguindo avançar, é graças a pessoas que não ignoram os problemas e buscam soluções. A audiência pública é um reforço desse trabalho que envolve diálogo e construção”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
DA REDAÇÃO
A Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba aprovou nesta semana o projeto de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal que prevê a instalação de câmeras de monitoramento nas unidades da rede municipal de ensino.
A propositura tem como principal meta aumentar a segurança de alunos, professores e servidores públicos da área da Educação no horário de aulas e nos períodos em que as escolas permanecem fechadas, coibindo a prática de roubos. “No sistema público municipal de ensino de Itaquaquecetuba, tem-se verificado uma crescente demanda, por par-
Medida visa aumentar segurança de alunos, funcionários e do patrimônio das unidades
te de pais, responsáveis e servidores municipais, pela instalação de câmeras de segurança”, afirma a mensagem do projeto de Lei.
Segundo o texto do Projeto de Lei 122/2025, que votado e aprovado pela Câmara, os equipamentos poderão ser instalados nas entradas das escolas, no interior das salas de aula e nos espaços de convivência comum, sendo proibidos em banheiros, na sala dos professores, vestiários e refeitórios.
As imagens deverão ser preservadas por um período mínimo de um ano e, em casos especiais envolvendo conduta de alunos ou professores, um período mínimo
de três anos. O arquivo deverá também seguir todas as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Os vereadores Luiz Coutinho (Republicanos), David Neto (PL), Cantor Sidney Santos (PL) e Professor Francisco (PSD) elogiaram a iniciativa do prefeito durante a discussão do projeto de lei.
A Câmara também votou, na área da Educação, os projetos de Lei que criam a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Pedro Perez Neira, antes uma creche subvencionada no Monte Belo, e a oficialização da Emeb Osvaldo Ferreira Paulino, no Jardim Zélia, inaugurada no final de abril deste ano.
foi aprovada pela Casa e segue para sanção do prefeito
Evento de imunização e atualização de carteirinhas acontece a partir das 9 horas
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba realiza neste sábado (16 de agosto) uma nova ação de promoção à saúde, desta vez no Parque Piratininga. A iniciativa acontece das 9 às 16 horas na rua Joaquim Caetano, ao lado da Base Comunitária da Guarda Civil Municipal (GCM).
Todas as vacinas do calendário vacinal vão estar disponíveis para atualização da caderneta, além da prevenção contra vírus e doenças. Também serão
distribuídos panfletos informativos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde sexual.
“O objetivo é facilitar o acesso aos serviços de saúde, com vacinação e informação diretamente nos bairros”, afirmou o secretário de Saúde, Gabriel Rocha.
O prefeito Eduardo Boigues destacou a importância da participação dos munícipes. “Nossa prioridade é cuidar das
pessoas. A vacinação é fundamental para prevenir doenças e proteger a saúde de todos os moradores. Uma grande oportunidade”.
Este é o segundo evento realizado pela Prefeitura para reforço da cobertura vacinal e aumentar os índices de imunização junto ao público. O primeiro evento foi no último sábado (dia 5), que contou com a participação de três Unidades Básicas de Saúde (UBS), supermercados e uma escola municipal.
Oficinas acontecerão nas unidades do Cras entre os dias 18 e 22 de agosto
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de uma ação conjunta das secretarias de Meio Ambiente e de Assistência social, promoverá entre os dias 18 e 22 de agosto uma série de oficinas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) para educar a população sobre a redução de um índice importante para a sustentabilidade do planeta: a “pegada de carbono”.
O conceito da “pegada de carbono” é a medição da poluição média que cada pessoa, família ou empresa gera ao adotar práticas que demandam a queima de combustíveis-fósseis ou o uso de recursos não-renováveis. O uso inconsequente de água e energia elétrica, o uso do carro, ou mesmo o consumo de alguns tipos de produtos ou alimentos podem levar ao aumento do impacto das pessoas no meio ambiente.
O curso acontecerá em encontros diários com du-
ração de 30 minutos a uma hora, segundo os organizadores, dependendo da colaboração dos participantes, e não há limite de vagas ou inscrição prévia.
A oficina terá em práticas sustentáveis divididas em três eixos: alimentação (para a redução do desperdício, consumo de alimentos locais, redução da carne e técnicas de compostagem), transporte (modais como transporte coletivo ou bicicleta, carona compartilhada e a tecnologia de veículos híbridos e elétricos), além de consumo e energia (redução de embalagens, entre outros).
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Meio Ambiente reforçou que mantém o compromisso de estreitar as colaborações com outras secretarias, em especial a pasta de Governo, para desenvolver cursos e agendas conjuntas.
“A sustentabilidade está nos hábitos que desenvolvemos todos os dias, em todos os setores da sociedade. Sejam pessoas
ou indústrias, temos o dever moral de buscar um mundo equilibrado, para que nossos filhos possam desfrutá-lo”, afirmou a secretária Yasmin Zampieri.
“O compromisso com a preservação do Meio Ambiente é um ponto definitivo da Municipalidade, onde buscamos tanto a conscientização das pes-
soas com iniciativas como esta, quanto em promover uma infraestrutura adequada para evitar a poluição de áreas verdes de áreas de mananciais, com a ex-
pansão da nossa rede de ecopontos. Este é um trabalho de todos nós, que trará resultados para todos nós”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
Vagas são para as categorias Sub-15 e Sub-18 com profissionais especializados
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, informou nesta sexta-feira (15 de agosto) que realizará seletivas para as modalidades de futebol e futsal, oferecendo oportunidade para jovens atletas mostrarem seu talento e conquistarem uma vaga nas equipes de base do município.
Neste sábado (16), o Itaquá Futsal realizará uma seletiva no ginásio da Vila Japão (rua Santa Rita de Cássia, 151). Das 8h às 10h, a seleção é para nascidos em 2009 e 2010 (sub-16). Já das 10h às 12h, entram em quadra os nascidos em 2008 e 2007 (sub-18).
Já na próxima terça (19) e quinta-feira (21), das 15h às 17h, será a vez do futebol. A seletiva para sub-15, destinada a nascidos em 2010 e 2011, acontecerá no Complexo Rei Pelé, na Rua Arandu, s/n - Jardim
Caiuby). As avaliações serão conduzidas por profissionais especializados para identificar novos talentos para o time.
“Estamos muito felizes em promover essas seletivas, que são uma excelente oportunidade para revelar novos talentos e fortalecer as equipes de base. Nosso compromisso é incentivar o esporte como ferramenta de inclusão, desenvolvimento e saúde para os jovens da cidade”, comentou o secretário Fabiano Novais.
Para participar, é obrigatório comparecer com (camiseta branca, calção preto, meião preto, chuteira e caneleira) e apresentar documento de identificação com foto.
“As seletivas mostram o compromisso da gestão em apoiar os talentos locais para que os jovens possam crescer, aprender e conquistar seus sonhos”, acrescentou o prefeito Eduardo Boigues.
Campanha promove ações de prevenção, acolhimento e autonomia feminina, com apoio da Prefeitura e serviços
O mês de agosto é marcado por uma importante mobilização nacional, a campanha Agosto Lilás, que reforça a luta pelo fim da violência contra a mulher e a promoção dos direitos femininos. Em Itaquaquecetuba, a campanha ganha força com ações educativas, de acolhimento, prevenção e proteção, promovidas pela Prefeitura.
“Esse é um mês que a gente para pra falar principalmente sobre violência doméstica. É um mês que a gente dá ênfase pro trabalho que a gente faz e trabalha ainda mais a prevenção com a divulgação e as ações”, afirma Hadla Issa, Secretária Municipal da Mulher, Direitos Humanos e Cidadania.
Disponível no município, o Botão do Pânico, que pode ser solicitado por mulheres com medida protetiva ativa. Em situações de risco, a vítima aciona o botão e, por meio
de um sistema de geolocalização (GPS), a ronda é imediatamente direcionada ao local para realizar o atendimento. É mais segurança, agilidade e eficácia no enfrentamento da violência.
“Desde janeiro aqui já foram atendidas quase 600 medidas protetivas através da Ronda de Proteção da Mulher, quase 100 denúncias de descumprimento de medidas”, destaca a secretária Hadla Issa.
A cidade também conta com a Casa da Mulher, equipamento que oferece acolhimento e atendimento multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. No local, elas têm acesso gratuito a apoio psicológico, orientação jurídica, atendimento social, encaminhamentos e suporte emocional, uma rede preparada para oferecer não apenas proteção, mas também caminhos para a reconstrução da autonomia.
Um dos grandes desa-
fios enfrentados por muitas vítimas é a dependência financeira, que muitas vezes as mantém presas em relacionamentos abusivos. Por isso, a Secretaria tem investido também na autonomia econômica das mulheres, por meio de cursos profissionalizantes. Quando uma mulher conquista sua independência financeira, ela também conquista liberdade e segurança.
Outro símbolo forte da campanha em Itaquaquecetuba é o Banco Vermelho, o banco representa todas as mulheres que perderam a vida vítimas de feminicídio e nos lembra, de forma impactante, que cada número nas estatísticas tem um nome, uma história e uma família destruída.
O Agosto Lilás não é apenas uma campanha, é um movimento de resistência, de solidariedade e de compromisso com a vida das mulheres.
Campanha teve amplo apoio da comunidade e superou expectativas iniciais de 5 mil peças
por LARISSA DIAS
O Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba celebrou os resultados finais da campanha “Tempo de Aquecer”, apresentados no início da semana, onde a cidade arrecadou mais de 15 mil peças entre cobertores, roupas, calçados, toucas, luvas, meias e cestas básicas.
Os números superaram as metas iniciais da campanha, que era de arrecadar de forma voluntária, por meio de caixas de coleta, 5 mil peças junto à população. Uma das novidades da edição deste ano foi uma parceria com costureiras locais para a confecção de sobretudos com parte das doações de cobertores e repasse às famílias, como meio de ajudar no dia-a-dia.
A campanha foi marcada pela forte mobilização de moradores, empresários e voluntários, que se uniram para ajudar os mais vulneráveis, principal-
Distribuição de cobertores seguiu pelo mês
mente nos períodos de frio mais intenso que marcaram o inverno deste ano na Região Metropolitana de São Paulo. A mobilização permitiu que as doações fossem repassadas rapidamente para as entidades assistenciais que ajudam diretamente as comunidades mais afetadas.
“Mais do que roupas e cobertores, cada doação representou um gesto de acolhimento, dignidade e esperança para centenas
de pessoas em situação de vulnerabilidade social”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Mila Boigues.
“A campanha mostrou, mais uma vez, a força do nosso povo. A solidariedade é uma marca de Itaquaquecetuba e ver a cidade se unir para ajudar o próximo é motivo de orgulho. Seguiremos trabalhando para garantir que essa rede de apoio se fortaleça cada vez mais.
DA REDAÇÃO
A cidade de Suzano receberá entre os dias 1º e 12 de setembro a segunda edição do Festival Sementeia - evento cultural gratuito que congrega mais de 10 atividades presenciais e online, que serão protagonizadas, idealizadas e realizadas por mulheres artistas, técnicas, educadoras e produtoras.
A ação acontece por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e faz parte da agenda cultural do município, com o intuito de lançar um olhar interseccional, inclusivo e sensível.
O Festival é um gesto coletivo na cidade de reivindicação por espaços seguros e férteis onde mulheres possam criar, compartilhar, emocionar e provocar, trazendo as questões inerentes e provocadoras do ser mulher hoje: como amar, trabalhar, criar, resistir, maternar, sonhar, celebrar, tudo isso em meio a um país que ainda insiste em nos silenciar. O festival convida o público a plantar presença, cultivar trocas e florescer junto.
Toda a programação é gratuita e celebra a potên-
acontece entre os dias 1 e 12 de setembro em Suzano
cia feminina nas artes e na cultura. Um dos momentos mais esperados desta edição é a abertura com a pensadora e escritora indígena Geni Nuñez, que participa com a palestra “Reflorestamento do Imaginário”, abordando as mo-
noculturas do pensamento e os caminhos decoloniais possíveis para os afetos, os corpos e os territórios. O encontro acontece no dia 01/09, na Sala Orlando Digenova, com mediação da psicóloga Endil Oliveira e abertura da performance
“Mãenifesto- Tentáculo 1”, da artista Bel Jaccoud, e será acessível em Libras. Entre os destaques desta edição também estão, o bate-papo com a influencer baiana Daylanne Cerqueira (03/09), os espetáculos “Tropicana(s)”,
com a Cia. Deux (04/09) e “Guerreirinha, Guerreirinha” com o coletivo Elementar (11/09), a performance “Palavras” com Suéllen Santos (11/09), as oficinas conduzidas por Elidayana Alexandrino (04/09) e Jana Santos (08/09), além dos
Repertório de artista nascido no Piauí traz canções em ritmos brasileiros sobre a COP30
Um professor e cantor de Ferraz de Vasconcelos lançará no final de agosto um EP com músicas unindo arte, educação e conscientização ambiental.
“Juscelino Olyveira Canta Agenda 30 e COP 30” traz três faixas que abordam de forma lúdica e musical temas urgentes para o futuro do planeta.
A compilação traz uma nova versão da música
“Agenda 30” no ritmo do carimbó, além de composições inéditas dedicadas à COP 30 - a conferência mundial do meio ambiente que acontece no fim do ano em Belém/ PA. As canções convocam a união global pela paz, pelo clima e pela vida, e alertam para problemas como o aumento das temperaturas, a sexa dos rios e a necessidade de re -
cuperação de áreas desmatadas.
“Preservar é nossa missão. A COP 30 é o começo da solução para um amanhã onde a Terra floresça”, resume o artista. A principal música do EP já está disponível na internet, na página do cantor no Youtube.
A trajetória de Juscelino é marcada pelo uso da música como ferramenta pedagógica. Ao longo de décadas de atuação como professor de artes, cantor, compositor e ator, ele transformou em canções os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, explorando ritmos como samba, reggae, pop rock, forró e carimbó. O trabalho nasceu após sua participação na Virada ODS de 2022, quando descobriu que a maioria dos
brasileiros desconhece a Agenda 2030. Natural do Piauí e radicado em São Paulo há 40 anos, Juscelino se define como um “professor-cantor que utiliza a música em prol do bem comum e da felicidade de todos”. Sua carreira inclui oito discos, apresentações em eventos nacionais e participações em programas de TV. Entre seus projetos, estão o Show Sustentabilidade em 5Rs e o Show Agenda 2030, que circulam por escolas, igrejas, empresas, ONGs e prefeituras.
Com as novas músicas sobre a COP 30, o artista reforça seu chamado para que todos colaborem na defesa de um planeta sustentável: “Na COP 30, vamos ao mundo ensinar que a união faz a vida mudar”.
shows musicais de Satiê (05/09) e Zanah (12/09), com discotecagem especial de Flávia Durante celebrando artistas latinas (12/09).
As mais de 10 atividades confirmadas acontecem em diversos espaços culturais da cidade, como CEUs, centros culturais, salas de encontro e também nas redes. Desse modo, o festival propõe um circuito onde a arte encontra o cotidiano, a escuta vira prática e o corpo se faz território de criação e cura.
“O Festival Sementeia nasce da vontade de reunir mulheres que são artistas, produtoras, jornalistas, musicistas, terapeutas, professoras e, sobretudo, cidadãs ávidas por mudanças estruturais na sociedade brasileira. Queremos contribuir, junto com a população, para um Brasil mais igualitário e menos violento para nós e para nossas filhas, sobrinhas, afilhadas e netas, tendo nossa cidade como foco”, afirma Tuane Vieira, idealizadora do projeto, que atua há 20 anos na produção cultural de Suzano e do Alto Tietê.
Sol da meia noite, praias de areias negras, gêiseres e fontes termais mostram uma outra face do país
A Islândia é um dos países mais peculiares e belos do mundo. Como um típico país nórdico, é frequentemente associado à cultura viking e à combinação interessantíssima de gelo e fogo em suas paisagens. Essas imagens, no entanto, podem ser ligadas a outras características importantes da ilha, que a faz ser um incrível destino no verão europeu. A temporada mais quente do ano segue até setembro no Velho Continente, então ainda dá tempo de conferir.
Antes de visitar a Islândia é importante saber que o país segue o calendário nórdico antigo, do qual não consta meia estação, como a primavera ou o outono. Por lá há apenas verão e inverno. E entre os meses de
junho e agosto o país se abre novamente para lugares e atrações que até então eram inacessíveis ou proibidos. Isso sem mencionar o sol da meia noite, um fenômeno sem igual que só pode ser apreciado no verão.
Na capital Reykjavik há tours de barco para observação de baleias, que são um espetáculo à parte nesta época do ano. Na paisagem urbana, vale conferir a catedral de Hallgrimskirkja, situada no alto de uma colina e com torres de aproximadamente 75 metros. Ali, o destaque fica por conta da vista para a cidade, que é simplesmente magnifica.
Fora da capital, o circuito turístico mais famoso é o do chamado Círculo Dourado. Entre as atrações de destaque
está o Thingvellir National Park, patrimônio Mundial da UNESCO. Na região eram realizadas grandes reuniões e decisões importantes para as comunidades nativas da época, os Althingi, que ocorrem desde 930. Afora isso, estão previstas paradas para contemplação de gêiseres, como o Geysir Strokkur, que jorra água a uma altura de 40 metros. No caminho para Selfoss, desponta a Cachoeira de Gullfoss. Com uma queda d’água de 32 metros, as águas que decaem sob o cânion de duas etapas provêm do segundo maior glacial do país, a geleira de Langjokull. Na Costa Sul há ainda a cachoeira de Seljalandsfoss, oriunda da geleira/vulcão Eyjafjallajökull e a praia de areias negras de Reynisfjara.
Mais atrações
Em sua lista de destinos para conhecer na Islândia é importante incluir também a Península de Borgafjordur e o incrível passeio pelo interior do segundo maior glacial da Europa, na Ice Cave. É possível passear dentro da calota de gelo e conhecer o magnífico “gelo azul”, enterrado profundamente abaixo da superfície. Igualmente belo é o passeio que espera os visitantes em Grindavik. Entre os atrativos estão o vulcão adormecido de Thrihnukagigur, onde é possível descer pela chaminé e admirar seu interior. A Lagoa Azul, por sua vez, fica em Reykjanesskagi, bem pertinho da capital. Lá é possível tomar banho nas famosas fontes termais.
A ida a grandes museus é sempre um ponto importante em viagens ao exterior. Para algumas pessoas vale uma passada rápida para conhecer a atração e constar como local visitado. Para outros, no entanto, esse tipo de programa é um acontecimento: é preciso tempo e calma para ver, ler e entender tudo.
Para quem está no segundo grupo surge um problema nas viagens com crianças pequenas. É um desafio encaixar os passeios a museus, sempre longos e puxados, tento a tiracolo pequenos seres que querem correr e tocar tudo o que enxergam. O que fazer? A solução é REVEZAMENTO! O procedimento é simples: no primeiro dia um dos pais vai ao museu com um período do dia totalmente livre para esta visita, enquanto o parceiro (a) cuida da criança. No dia seguinte, invertem-se os papéis.
Esse método costuma dar muito certo. Os pais conseguem visitar adequadamente os grandes museus e vendo tudo com calma, enquanto a criança também curte a viagem com passeios próprios para a idade, sem se aporrinhar com um programa essencialmente adulto.
Abaixo vou elencar motivos pelos quais esse revezamento é boa estratégia inclusive para aproveitar bem como outras atrações das cidades visitadas:
1) Você pode ir mais cedo
Para fugir das multidões nos museus mais famosos é preciso chegar muito cedo, de preferência meia hora antes do horário de abertura e com o bilhete comprado antecipadamente pela internet. Sem criança pequena essa tarefa fica bem facilitada. De quebra, os filhos podem dormir um pouco mais, o que ajuda bastante no humor deles durante o dia.
2) Você verá, de fato, o museu
Quem já tentou ir a um museu com criança pequena, sabe: ou você aproveita o passeio ou cuida dela. Como olhar para o teto da Capela Sistina, por exemplo, se há o risco de a cria sumir ou quebrar algo? Sozinho, você poderá se esbaldar e ler as placas, ouvir o guia ou passar longos minutos apreciando algum detalhe, sem medo de ser feliz.
3) Os programas infantis são mantidos
Numa viagem com crianças a programação precisa levá-las em conta. Com o revezamento, é possível garantir à criança essas diversões. Ela sempre terá a oportunidade de preencher o dia de forma divertida. E quando o pai ou mãe voltar do passeio ao museu, a família inteira pode curtir junta alguma atração diferente.
4) O caminho das pedras
Por mais que você leia e estude sobre uma determinada atração turística, sempre há algum imprevisto, como um feriado desconhecido que superlotou a atração ou uma mudança nas exposições do museu. Com o revezamento, o primeiro a visitar pode passar o caminho das pedras ao segundo.
FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem
Leozinho tem nove anos e é promessa da música sertaneja no palco do rodeio mais tradicional do país
O cantor mirim Leozinho, morador de Itaquaquecetuba, irá subir ao palco da maior festa do gênero sertanejo na América Latina: a 70ª edição da Festa de Peão de Barretos, no dia 29 de agosto. Com apenas 9 anos, ele compõe o line up do Barretube, um projeto inédito voltado à apresentação de crianças e youtubers. Com repertório voltado ao sertanejo raiz, sua participação representa um marco da sua trajetória musical.
A Festa do Peão de Barretos será realizada entre os dias 21 a 31 de agosto no Parque do Peão, em Barretos. Em 2024, a festa recebeu mais de 900 mil pessoas e é considerada a maior da América Latina, superando até o público do tradicional Rock In’ Rio. As atrações combinam competições em montaria, comida típica e shows de música sertaneja e tradicional. Entre
as apresentações confirmadas este ano estão as duplas Maiara e Maraisa, Chitãozinho e Xororó, Zezé Di Camargo e Luciano, Bruno e Marrone, Jorge e Mateus e outros.
A novidade desta edição é a Barretube – palco dedicado à apresentação de cantores mirins e youtubers - dentro da arena do Parque do Peão. Leozinho é uma das atrações confirmadas, e o convite surgiu logo após ele cantar uma música ao lado do cantor Daniel na festa de aniversário de Santa Isabel no último dia 6 de julho. A apresentação impressionou das produtoras de eventos Dafne Palmieri e Claudia Almeida. Integrantes do projeto da Barretube, elas convidaram Leozinho para ser uma das atrações.
“Cantar é o que mais gosto de fazer. Estar na maior festa de rodeio do país e saber que lá se apresentam meus grandes ído-
los é uma alegria muito grande. Vou levar a minha voz dentro de um repertório raiz montado especialmente para o Barretube”, disse o jovem cantor. Leonardo Santos de Oliveira, o Leozinho, nasceu no dia 8 de setembro, no mesmo dia do aniversário de Itaquaquecetuba-SP, onde mora com sua família. Desde os 2 aninhos, ele já demonstrava interesse pela música, mas foi aos 6 anos que começou a se apresentar. O gosto pelo gênero sertanejo falou mais alto e se tornou sua marca. Entre suas principais influências estão Edson e Hudson, Daniel, Milionário e José Rico, Chitãozinho e Xororó e Leonardo, artistas com os quais mais se identifica. Aprendeu a tocar violão e passou a se apresentar em festas e shows pelo Alto Tietê.
Aluno da 4ª série, ele divide seu tempo entre os compromissos normais da
conquistou a internet depois de cantar com Daniel
idade, como tarefas escolares, e uma rotina de aulas de violão e canto. Focado em trilhar o caminho da música, ele sabe que é preciso pés no chão e
equilíbrio para não comprometer sua infância.
“A música é essencial na minha vida. Faço com amor e ela vai me seguir pela vida toda. Também
tenho atividades normais como jogar vídeo game e brincar. Com o apoio da minha família tudo fica mais leve porque a gente faz isso juntos”, detalha.