ITAQUAQUECETUBA-SP
2 A 8 DE AGOSTO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 106
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

COMEÇOU A TROCA SOLIDÁRIA PARA RODEIO PÁGINA 4
ITAQUAQUECETUBA-SP
2 A 8 DE AGOSTO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 106
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua
COMEÇOU A TROCA SOLIDÁRIA PARA RODEIO PÁGINA 4
Cidade ficou entre as 49 de todo o Estado que não tiveram pendências no 1º quadrimestre PÁGINAS 3
AULAS VOLTAM NO SEGUNDO SEMESTRE COM ENTREGA DE UNIFORMES
4
CEMI TRAZ NOVIDADES E ATIVIDADES DURANTE O MÊS DE AGOSTO PÁGINA 6
EDUCAÇÃO INTEGRAL DE ITAQUÁ É DESTAQUE EM SELEÇÃO NACIONAL DE PROJETOS
PÁGINA 5
“JULINÃO” VOLTA PARA NOVAS APRESENTAÇÕES NESTE FINAL DE SEMANA PÁGINA 9
SECRETÁRIO MARCELLO BARBOSA É ESCOLHIDO PARA INTEGRAR GRUPO RENOVABR 2025
PÁGINA 8
GARRAFAS PET VALEM ENTRADA PARA ESTREIA DO VÔLEI MANIA ITAQUÁ PÁGINA 10
As leis fundamentais da Física que regem o universo foram desvendadas pela primeira vez na era moderna por Isaac Newton durante a Renascença, no final do século XVII. Dos movimentos dos astros e das “Três Leis de Newton” sobre o movimento dos corpos: os princípios da Inércia, da Dinâmica e da Ação e Reação. “Um corpo em repouso tende a permanecer em repouso, a menos que uma força externa atue sobre ele”.
Há pouco mais de um mês e meio a situação no Palácio do Planalto parecia caminhar para um cenário já visto em outros países do mundo- Lula compartilharia o destino de Lech Walesa, líder sindical polonês que ficou conhecido por liderar o movimento de redemocratização na década de 1980 “Solida-
riedade”, para uma presidência entre 1990 e 1995 marcada por redemocratização e polêmicas, terminando a vida política com apenas 1% na disputa presidencial de 2000.
As derrotas do governo na tentativa de aprovação das regras do Imposto sobre Operação FInanceira (IOF), entre outras manobras, davam a entender que as forças políticas de oposição encontravam-se nos confins da Segunda Lei de Newton, onde “a força resultante que age sobre um corpo é igual ao produto da massa pela sua aceleração”. A pressão do bloco oposicionista, somado ao “Centrão” sobre o Palácio do Planalto, dava a entender que o centro de gravidade do poder havia se estabelecido de fato sobre a Câmara dos Deputados e o Senado Federal.
Parte do campo político da esquerda, composto de militantes e formadores de opinião, chegou a cogitar uma campanha de “redução de danos” para as eleições de 2026, principalmente na arena do Senado. A possibilidade do pleito do ano que vem escolher dois senadores, que poderão definir desde a entrada ou saída de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), ou decidir o destino do chefe do Poder Executivo em um possível processo de impeachment, levava o debate sobre uma campanha de “abrir mão da Presidência para salvar a Democracia”, como uma campanha de contingência diante de um resultado negativo.
Mas, tal qual o exemplo dos livros escolares da “bala de canhão” acerca da Terceira Lei de Newton, o projétil mudou um
Parece nome de jornal, mas não é. Quando pensamos no espaço ocupado pelo povo para fazer sua voz ser ouvida, para todos os sentidos, estamos diante da manifestação essencial, que é o coreto- estrutura que ocupou a paisagem urbana de todas as cidades do nosso país, como uma coisa tão essencial quanto uma igreja, um hospital, uma delegacia, uma escola ou uma prefeitura.
Em Itaquaquecetuba, o Coreto era localizado na praça Padre João Álvares, construído pelo prefeito Gentil de Morais Passos na década de 1960. Eventos educacionais, culturais, apresentações de bandas durante datas
comemorativas, comícios, ou meramente um abrigo aberto a todos para se proteger das intempéries.
Com o passar dos tempos, o espaço para a voz das pessoas mudou da praça para as rádios, com seus microfones abertos sempre que necessário àqueles que faziam questão de serem ouvidos, e dali para o espaço da internet, essa arena global onde lançamos diariamente nossas garrafas com pensamentos ao mar primordial da informação. Mas, seja em novelas de época ou na lembrança das fotografias, não há nada que supere o coreto e sua presença no dia-a-dia da cidade.
cenário com a mesma velocidade. “Para toda a força de ação que é aplicada a um corpo, surge uma força de reação em um corpo diferente”. A campanha do presidente dos Estados Unidos de pressionar o governo brasileiro a se submeter a uma série de exigências de ordem econômica, estratégica, política e de cunho judicial, fez com que o outrora enfraquecido Lula encontrasse na campanha “pela soberania do Brasil” a força e o elemento unificador que procurou nos últimos três anos. As “forças da extrema-direita” sem nome e sem declaração formal se materializaram nas cartas de Donald Trump, inspiradas por Eduardo Bolsonaro e deram a deixa necessária para o discurso unificador desejado desde a eleição presidencial de 2022.
Chegamos ao primeiro dia de agosto, data estipulada pelo presidente dos Estados Unidos para as famigeradas taxas contra os produtos brasileiros, com uma miríade de exceções, reduzindo o impacto sobre a pauta de exportação brasileira, com a imagem do presidente Lula finalmente chegando à soma-zero entre aprovação e desaprovação pelas pesquisas do Instituto Atlas, sendo o segundo melhor avaliado entre seis líderes da América Latina (perdendo apenas para Claudia Sheinbaum, do México). Da inércia ao movimento, as forças políticas seguiram, à risca, as leis da Física que regem o universo. A ciência humana e a matemática, embora diametralmente opostas, mostram-se curiosamente próximas. Em alguns momentos.
A Secretaria de Saúde de Suzano divulgou nesta semana a agenda de eventos em celebração ao “Agosto Dourado” de incentivo ao aleitamento materno, com ações em oito das 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rede municipal. A programação começou nesta sexta-feira (1º de agosto) no posto de Palmeiras, localizado no bairro Recanto Feliz. Dentre as ativida -
des previstas estão palestras, rodas de conversa, recepções para grupos de gestantes e puérperas - eventos que visam tratar da importância da amamentação para o desenvolvimento físico e mental de crianças, com orientações pediátricas. A programação terminará no dia 28 de agosto, na UBS Dr. Isack Oguime, no Parque Maria Helena.
Cidade está entre 49 cidades que estão em situação “Verde” em relatório publicado nesta semana
POR ANDRÉ DINIZ
A cidade de Itaquaquecetuba foi reconhecida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) como uma das 49 cidades que cumpriram plenamente todas as determinações da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) no primeiro quadrimestre deste ano, segundo relatório publicado nesta semana. A cidade foi a única na região do Alto Tietê a passar pela aprovação sem apontamentos sobre as regras de aplicação de recursos públicos.
O levantamento tem como referência a fiscalização no primeiro quadrimestre deste ano, entre janeiro e abril de 2025.
No período, o Tribunal de Contas avaliou a gestão de todas as Prefeituras paulistas, exceto a da capital - de 644 cidades, 595 receberam alertas do órgão (92% do total).
Segundo o TCE-SP, prefeituras que não estão em conformidade devem fazer os ajustes necessários dentro do ano fiscal, para não cometer novas infrações e ter as contas reprovadas pelo órgão fiscalizador- as irregularidades podem ser desde arrecadação abaixo do esperado a gastos excessivos sem a devida comprovação, e estão disponíveis na plataforma Visão Social de Relatórios de Alertas (Visor) do TCE-SP na Internet.
De acordo com o levantamento do Tribunal de Contas, Itaquaquecetuba está no seleto grupo das 49 cidades que não receberam alertas, ou seja, não há um só apontamento sobre irregularidades na gestão e, para a Prefeitura, trata-se de importante indicador de aprovação das finanças e de eficiência na administração municipal.
O relatório do TCE mostrou que Itaquá também é a única cidade do Alto Tietê com as contas em ordem. Da região, dez municípios foram notificados, recebendo de dois a 11 alertas, cada.
Segundo o prefeito Eduardo Boigues, a cidade implantou uma admi-
Cidade está entre 8% das cidades sem ressalvas nistração eficiente e com as metas fiscais em dia.
“Adotamos uma estratégia de equilíbrio financeiro e o bom uso do dinheiro público. A gestão fiscal, por aqui, é rigoro-
sa e concede credibilidade ao município para buscar crédito e conquistar mais recursos nos governos estadual e federal. Nos cenários nacional e estadual, Itaquá é referência em mui-
tas áreas. Figurar na lista das 49 cidades aprovadas pelo TCE, de um total de 644 de todo o estado de São Paulo, nos coloca no topo da eficiência administrativa”, considerou.
do “Agiliza SUS” chega a quase 5 mil atendimentos no mês de julho em Itaquá
UBS Caiuby, Jardim Odete e Morro Branco participaram da ação para redução de filas da Saúde
por ANDRÉ DINIZ
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba encaminhou ao Diário Itaquá com exclusividade o balanço das ações realizadas na segunda fase do programa “Agiliza SUS”, voltado para o fim da fila de espera em exames e consultas na rede pública de saúde do município. Segundo o levantamento feito pela pasta, durante o mês de julho foram quase cinco mil atendimentos exclusivamente aos sábados em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. No total, as UBS Caiuby, Odete e Morro Branco tiveram 4.927 atendimentos:
823 consultas médicas, 668 exames de imagem, 599 coletas laboratoriais e 2.837 ações de saúde, como vacinação, odontologia e entrega de medicamentos. O foco na redução de filas, segundo a pasta municipal, foi em Clínica Médica, Pediatria e ginecologia, com o fechamento rápido de diagnósticos com a oferta de exames de imagem, coletas laboratoriais e papanicolau, realizados no próprio período de atendimento. Dos 823 atendimentos médicos, 82 pacientes foram encaminhados para outras especialidades, como cirurgia geral, cirur-
gia ginecologia, gastroenterologia, urologia e pediatria. Todos os casos foram agendados e direcionados para serviços de referência estaduais, que assumem a continuidade do tratamento. A maior parte das demandas, no entanto, foi clínica e pôde ser resolvida na própria unidade.
A avaliação do comando da pasta para o primeiro mês da nova etapa é positiva, tendo em vista que a descentralização dos atendimentos tem garantido mais agilidade e proximidade com a população. “Além disso, os munícipes têm feito relatos espontâneos sobre a
importância do programa, com destaque para casos em que exames e retornos realizados no mesmo mês permitiram identificar e prevenir possíveis doenças”, afirmou o secretário Gabriel Rocha (Saúde e Assistência Social).
A Prefeitura confirmou que o programa seguirá com rodízio mensal entre três unidades, com o intuito de promover a descentralização de atendimentos, ampliar o acesso da população e fortalecer a Atenção Primária, com conclusão prevista para outubro.
“A proposta do Agiliza SUS é atuar em sistema de
rotatividade entre as unidades, ampliando o acesso e reduzindo as filas de exames e consultas especializadas. Enquanto houver demanda reprimida, a
Secretaria de Saúde adotará medidas que garantam mais agilidade, resolutividade e cuidado contínuo à população”, confirmou o prefeito Eduardo Boigues.
Entradas do setor de pista poderão ser trocadas por produtos não-perecíveis e materiais recicláveis
DA REDAÇÃO
Começa na sexta-feira (1º de agosto) a troca solidária por ingressos do Itaquá Rodeio Fest, que ocorre entre os dias 5 e 13 de julho em Itaquaquecetuba, em celebração ao aniversário de 465 anos de fundação da cidade. A novidade neste ano será a troca de embalagens recicláveis por ingressos para o setor de pista, além do Green Pass, com ingresso mediante troca de dois quilos de latas de alumínio. Organizado pela MP Promoções, o Itaquá Rodeio Fest acontece na estrada Governador Mário Covas Júnior, no Jardim Adriane (acesso próximo ao número 1.355). Em sua quarta edição, o maior rodeio de portas abertas do Brasil trará para a região do Alto Tietê grandes nomes da música nacional e provas de montaria válidas pela Liga Nacional. Assim como ocorreu em anos anteriores, quem doar alimentos não-perecíveis ganha ingresso para assistir aos shows da arena. A novidade de 2025 recai na doação de embalagens plásticas. Os recicláveis também valem a entrada para a pista. As
Troca deste ano terá atenção à sustentabilidade
trocas, vale ressaltar, são pré-determinadas. Os ingressos solidários podem ser trocados até 20/8 (quarta-feira), no Itaquá Park Shopping (estrada Municipal do Mandi, 1.205 - Jardim Adriane), todos os dias, das 10h às 20h; no Fundo Social de
Solidariedade (rua Vereador José Barbosa de Araújo, 195 - Vila Virgínia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e na Guarda Civil Municipal (GCM) Caiubi (estrada dos Índios, 1.121 - Jardim Amanda Caiubi) e na GCM Piratininga (rua Joaquim Caetano – Pira-
Confira quais são os alimentos para cada dia de
→ DIA 5 (Zé Neto & Cristiano / Dennis DJ) 1 litro de leite, 1 litro de óleo e 1 embalagem plástica vazia.
→ DIA 6 (Lauana Prado / DJ Alok)
2 pacotes de macarrão, 2 sachês de molho e 1 embalagem plástica vazia.
→ DIA 7 (Gustavo Mioto / Luan Santana) 1 quilo de ração para cão ou gato e de 1 embalagem plástica vazia.
→ DIA 12 (Tatau / Henrique & Juliano) 250 gramas de café, 1 quilo de açúcar e 1 embalagem plástica.
→ DIA 13 (MC Kevinho / Gusttavo Lima / Turma do Pagode) 1 quilo de arroz, 1 quilo de feijão e 1 embalagem plástica.
tininga), de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Outro ponto de troca é o X Supermercados da Praça Central (antigo museu - praça Padre João Álvares, 218 – Centro). Por lá, mantimentos e recicláveis devem ser entregues de segunda a sexta-feira,
Retorno é marcado por entrega de kits de uniformes escolares nas unidades
As aulas do segundo semestre do ano letivo de 2025 voltaram nesta semana para mais de 42 mil alunos da rede municipal de Itaquaquecetuba, que foram recebidos com a novidade da entrega dos kits de uniforme escolar para o segundo semestre do ano. A preparação para a volta às aulas, segundo a Secretaria de Educação, contou com uma série de reuniões na última semana com os coordenadores pedagógicos das escolas municipais de ensino básico (Emebs), escolas infantis e creches conveniadas com orientações técnicas do Núcleo Pedagógico da pasta, com o intuito de estruturar o trabalho educativo de forma sólida e objetiva.
“O foco está em acompanhar as metas estabelecidas no início do ano letivo, refletir sobre as ações realizadas e os resultados alcançados, e redirecionar as práticas pedagógicas para atingir os objetivos de aprendizagem, valorizando a reflexão e a escuta atenta dos professores”, afirmou a secretária Maria Cristina Perpetuo (Educação.
A primeira semana de aulas do primeiro semestre também foi marcada pela entrega dos kits de uniforme escolar, aguardados por toda a comunidade escolar e anunciados na última semana pelo prefeito Eduardo Boigues em seu perfil nas redes sociais. O kit é composto de três camisetas, bermuda, calça e blusa de moletom,
num total de 248 mil peças destinadas aos estudantes da Educação Infantil, Ensino Básico e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo a Secretaria de Educação, a distribuição foi encerrada nesta semana.
Nesta semana, a Prefeitura de Itaquaquecetuba abriu 500 vagas remanescentes em creches da rede municipal, destinadas a crianças a partir de quatro meses até três anos de idade.
As vagas foram para o segundo semestre para atender a demanda local e as inscrições foram feitas pela internet. A ação contou com 60 unidades de educação infantil espalha-
das 9h às 17h.
Os ingressos também estão à venda, exclusivamente pelo site www.itaquarodeiofest.com.br. Os valores variam entre R$ 20 e R$ 320, conforme a área escolhida.
O prefeito Eduardo Boigues destacou o fato
da festa não contar com recursos públicos: “Pelo quarto ano consecutivo, teremos novamente esta grande festa no município e sem gastar dinheiro do contribuinte. Toda a estrutura está sendo custeada por meio de parcerias com a iniciativa privada”.
das pela cidade, oferecendo acolhimento, segurança e estímulo ao desenvolvimento integral.
Segundo a secretária Maria Cristina Perpetuo (Educação), as vagas remanescentes foram uma
resposta concreta para as famílias que aguardam oportunidades, e afirmou que o compromisso da Administração Municipal é de garantir o acesso à educação desde os primeiros anos de vida.
“As escolas representam não apenas acolhimento para nossas crianças, como também tranquilidade para as famílias que precisam trabalhar com segurança e confiança”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
15 adolescentes em medidas socioeducativas participaram de atividade nesta semana
Nesta semana, um grupo de jovens da CASA Itaquá- uma das unidades da Fundação CASA (Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente)- participou de uma oficina de leitura promovida pela Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Cultura.
A instituição executa medidas de privação de liberdade e semiliberdade, determinadas pela Justiça, para jovens de 12 a 21 anos, e a ação teve como principal objetivo estimular a imaginação, romper barreiras e abrir caminhos para o conhecimento por meio da leitura. A ação incluiu contação de histórias interativas, apresentações
musicais, atividade prática e troca de livros com 15 jovens e a equipe multiprofissional.
Segundo a Prefeitura, o projeto “Ações de Fomento à Leitura” é desenvolvido desde 2024 na instituição, como complemento de ações educativas de estímulo à leitura, como complemento de ações educativas.
A iniciativa, segundo as autoridades, é complementar ao projeto “Leitura Que Transforma”, realizado pelo centro socioeducativo vinculado à Secretaria de estado da Justiça e Cidadania, que promove atividades com o mesmo objetivo.
“Acreditamos no poder da leitura como ferramenta de desenvolvimento hu-
mano. A parceria com o CASA Itaquá reafirma nosso compromisso em levar acesso à leitura e à arte a todos os espaços da cidade, inclusive onde mais se precisa acreditar em recomeços”, disse a secretária Maria Ana Rosa (Cultura).
A presidente da Fundação CASA, Claudia Carletto, destacou o investimento da instituição no incentivo à leitura como estratégia de formação cidadã. “Desenvolvemos essas iniciativas para fomentar o hábito da leitura e da escrita entre todos os adolescentes atendidos porque acreditamos que são ferramentas essenciais para o desenvolvimento de habilidades, pensamento crítico e o pleno exercício da
Loren
cidadania”, explicou.
“Investir em cultura e educação é fundamental para oferecer a esses jo-
vens novas oportunidades e perspectivas de vida. Que eles tenham as ferramentas necessárias para construir
um futuro cheio de oportunidades e escolhas conscientes”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Projeto com documentário produzido por estudantes valoriza vínculos e competências socioemocionais
DA REDAÇÃO
A iniciativa “Documentando Emoções”, desenvolvida pela Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio de sua Secretaria de Educação e em parceria com o Instituto Recrie, foi selecionada no edital de experiências inspiradoras de gestão e projetos pedagógicos de educação em tempo integral, promovido pelo programa “Escola em Tempo Integral”, do Ministério da Educação (MEC) do governo federal.
O projeto envolveu estudantes do terceiro e quinto anos do ensino fundamental em uma jornada audio-
visual dividida em quatro etapas: competências socioemocionais, escuta ativa, empatia e valorização das histórias e territórios vivenciados pela comunidade escolar.
A partir daí, foi produzido um documentário que traduz as emoções e fortalece os vínculos entre a escola e a sociedade. O material está disponível gratuitamente na internet, em (https://cutt.ly/srStwwwm)
O projeto de Itaquaquecetuba é um dos 734 projetos que foram selecionados em todo o país, e uma das duas iniciativas
escolhidas no Alto Tietê. O projeto conta com parceria do grupo TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania) da Faculdade de Educação da Universidade FEderal de Minas Gerais (UFMG). Os critérios de avaliação incluíram diversidade regional e cultural, modalidades se etapas de ensino, densidade demográfica, tempo de implementação do projeto e resultados alcançados
A secretária Maria Cistina Perpetuo (Educação) celebrou a seleção e ressaltou a importância de iniciativas que promovem o
protagonismo estudantil. “O projeto mostra como é possível transformar o cotidiano escolar com práticas significativas. Ver nossos estudantes se expressando, refletindo sobre suas emoções e realidades, e ainda produzindo algo tão potente como um documentário é uma grande conquista”, destacou.
“Ser reconhecido nacionalmente por um projeto que envolve nossos estudantes, professores e a comunidade é motivo de orgulho. A gestão acredita no poder transformador da educação e vai conti-
Documentário mostra trabalho local
nuar investindo para que as escolas sejam espaços de inovação, acolhimento e desenvolvimento integral”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Eventos darão enfoque em homenagens, atenção à Saúde e momentos especiais de convivência
O mês de agosto promete ser de muito cuidado, saúde, lazer e alegria para os idosos atendidos pelo Centro de Convivência da Melhor Idade de Itaquaquecetuba (CEMI). Com uma programação especial preparada com carinho, o CEMI oferece diversas atividades voltadas para o bem-estar físico, emocional e social dos participantes, com ênfase na valorização da melhor idade.
Um dos destaques de agosto será a comemoração do Dia dos Pais, marcada para o dia 22, com início às 8h. A programação será repleta de surpresas e homenagens, começando com uma apresentação especial dos idosos, que irão se apresentar com a coreografia “Super Pai”, uma homenagem divertida ao papel fundamental dos pais na vida de todos. Além disso, o evento contará com brindes especiais para os pais da melhor ida-
Ações aconteem no prédio recém-reformado do Cemi, no centro da idade
de e a tradicional comemoração dos aniversariantes do mês, com direito a bolo e muita festa.
Em parceria com a Secretaria da Saúde, o CEMI promoverá o Dia da Saúde do Pai, com atendimen-
tos exclusivos e orientações sobre cuidados médicos e prevenção de doenças. A saúde é, sem dúvida, uma das prioridades do CEMI, que proporciona aos idosos o acompanhamento necessário para garantir
qualidade de vida.
Além disso, o CEMI oferecerá modalidades como funcional, aeróbica e dança, permitindo que todos se movam de forma prazerosa, cuidando da saúde cardiovascular e da flexibilidade.
Outro ponto alto da programação é o tão aguardado Dia da Beleza, que ocorrerá todos os dias do mês. Os idosos poderão aproveitar serviços de corte de cabelo, manicure, coloração e cuidados
com as unhas, porque a autoestima e o bem-estar também são fundamentais para a melhor idade. O Centro de Convivência da Melhor Idade, com sua nova infraestrutura e a programação cuidadosamente planejada, oferece a melhor experiência para a população idosa. Com atividades voltadas à saúde, convivência social, lazer e cuidados com a autoestima, tendo compromisso com o envelhecimento saudável e digno, proporcionando um espaço de integração e valorização da melhor idade.
SERVIÇO
Centro de Convivência da Melhor Idade (CEMI)
ENDEREÇO: rua Manoel Garcia, 160 – Centro –Itaquaquecetuba/SP HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: Das 8 às 17 horas
TELEFONE: (11) 4753-3370
Espaço une conforto, profissionalismo e especialização em extensão capilar e serviços no Jardim Odete
A preocupação com a estética é mais do que um mero capricho: é parte importante da saúde mental, do empoderamento feminino e representa um mercado gigantesco no Brasil, que gera riquezas e oportunidades. E, neste mercado competitivo e, em muitos momentos exigente por parte de sua clientela, surgem empreendedores e empreendedoras que se destacam na cena local e regional, como a Long Hair, que se tornou uma referência no setor de extensão capilar em Itaquaquecetuba e região.
Surgido em 2023 por meio da iniciativa de Joyce Amaral juntamente com seu sócio, o salão Long Hair - localizado em uma galeria do Jardim Odete, em Itaquaquecetuba- veio com a meta de ser um salão especializado em extensões capilares para todas as faixas do público feminino, primando pela qualidade, tendo como foco a técnica de uso de fita adesiva invisível.
O salão, que conta com um ambiente acolhedor e com tratamento personalizado, também se destaca por oferecer outros serviços, diversificando seu público e oferta, como tratamento capilar, alisamento com botox, escova progressiva, cronograma capilar, alongamento de unhas, entre outros, tendo à disposição produtos de qualidade para atender às expectativas de um público que sabe o que quer.
Com uma equipe de profissionais competentes e sempre à disposição de seus clientes, Joyce conta que vem contando ao longo dos anos com uma campanha baseada tanto no público cativo quanto na busca ativa junto à comunidade, por meio de campanhas e ações.
“Eu sempre digo que o cabelo é a moldura da essência de uma mulher, e em cada fio levamos nossas histórias, sonhos e conquistas. Por isso cuidar do cabelo não é meramente uma questão de vaidade, mas de empoderamento”, contou.
Para o mês de agosto, Joyce promete que em breve trará novidades para campanhas junto ao público, incluindo sorteios diversos. “Essa campanha tem como principal meta não apenas atrair clien-
tes, mas formar um vínculo com descontos na primeira manutenção, além de um kit com touca de cetim, escova e certifica-
do de garantia”, afirmou. E é com a mistura de simpatia, profissionalismo, variedade, acessibilidade e zelo com cada cliente,
que a Long Hair Beauty ganhou destaque dentro do segmento de estética em Itaquaquecetuba e no Alto Tietê.
SERVIÇO
Long Hair Beauty
Endereço: rua Acácia, n° 37 - Jardim Odete
1º Andar - Itaquaquecetuba/SP
Contato: +55 11 93948-8017 (WhatsApp)
Horário de Funcionamento: das 9 às 18 horas Atendimento com agendamento prévio Instagram: @longhairbeauty.ofc
Secretário e pré-candidato a deputado estadual faz parte de grupo de 120 escolhidos de todo o país
Marcello Barbosa, secretário de Governo de Itaquaquecetuba e pré-candidato do Republicanos à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) nas eleições de 2026, foi escolhido para integrar o grupo “Renova Brasil- Turma de 2025” (RenovaBR).
Marcello foi escolhido entre mais de 50 mil aspirantes, entre lideranças políticas de todo o país, para integrar o programa composto por 120 pessoas que passarão pela preparação de pré-candidatos para as próximas eleições.
A escolha do jornalista, empresário e líder político de Itaquaquecetuba para integrar o programa de preparação é considerada como uma etapa fundamental para sua consolidação à futura disputa de uma cadeira do Legislativo estadual, e com o objetivo de representar a cidade de Itaquaquecetuba e fortalecer a representação do Alto Tietê.
Marcello Barbosa tem sua trajetória política ligada de forma íntima à transformação de Itaquaquecetuba nos últimos anos, sendo um dos principais articuladores, juntamente com o prefeito Boigues, pelo fim da estagnação da cidade na concepção e execução de projetos que hoje são sinônimos da qualidade de vida para a população.
As experiências como secretário de Obras e de Governo permitiram que a cidade passasse por um processo de transformação de larga escala em um curto espaço de tempo,
preparando a cidade para os desafios do século XXI.
“Fico muito lisonjeado de ter sido selecionado para participar. Confesso que entre 50 mil inscritos, eu achava que teria dificuldade de entrar, mas aconteceu o contrário. Fui um dos 120 selecionados agora, a exemplo do prefeito Eduardo Boigues, que foi da primeira turma em 2018 e participou da fundação do Renova Brasil. Estou muito empolgado e orgulhoso em assumir mais esse desafio em minha vida pública”, afirmou o pré-candidato a deputado estadual.
O prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues, destacou a importância da participação de
Marcello Barbosa no programa. “O Marcello tem se tornado uma grande referência política de Itaquá e de toda a região. A entrada dele no Renova Brasil mostra isso, que a sua pré-candidatura a deputado estadual vem somar não só pra cidade, mas principalmente para o Alto Tietê e para o estado de São Paulo. Tenho certeza de que o RenovaBR ganha muito com a presença do Marcello, que tem feito a diferença em Itaquá. E ele vai ganhar muito com o RenovaBR, que é essa incrível escola de grandes líderes”.
“A expectativa é que, nos próximos anos, Itaquaquecetuba se consolide como um modelo de
desenvolvimento e qualidade de vida no Estado de São Paulo. Tudo em função do trabalho desenvolvido pelo prefeito Eduardo Boigues. E tenho muito orgulho e satisfação de contribuir com toda essa transformação”, concluiu Marcello.
O RenovaBR é uma escola de formação cívica que tem como missão preparar lideranças para a política, oferecendo capacitação em temas como gestão pública, ética e comunicação. Ao longo de sua existência, o programa já formou milhares de novas lideranças políticas e centenas de eleitos, con-
tribuindo para a renovação e qualificação da representação popular em diversas esferas do poder público. O foco do “Renova 2025” nos pré-candidatos para as eleições de 2026 reforça seu papel de vanguarda na formação de novos quadros políticos.
Marcello Barbosa, 36 anos, é figura central na administração de Itaquaquecetuba, com uma trajetória que o credencia como um dos principais articuladores do cenário político regional. Sua parceria com o prefeito Eduardo Boigues é um ponto de destaque, tendo coordenado as cam-
panhas eleitorais de 2016, 2018, 2020 e 2024. Essa colaboração se estendeu à gestão municipal, onde ele atuou como secretário de Obras e de Governo no primeiro mandato de Boigues. Atualmente, Marcello permanece como secretário de Governo, consolidando sua posição como braço direito do prefeito na condução dos assuntos da cidade. Barbosa é jornalista e gestor público, com uma formação acadêmica que inclui pós-graduação em Direito Público e um MBA em Cidades Inteligentes. Além de sua atuação na Prefeitura, ele também é presidente do diretório municipal do Republicanos em Itaquaquecetuba.
Primeira edição da festa, realizada no último final de semana na Vila São Carlos, foi considerada um sucesso
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba confirmou para este final de semana (dias 1, 2 e 3 de agosto) a nova edição do “Julinão Itaquá”, após sucesso de público no último final de semana com novas apresentações musicais, comidas típicas, brinquedos infláveis, fotos e diversão para toda a família.
A programação começa nesta sexta-feira (1º de agosto) com a Cia. Chocolate e com os shows de Marcos & Bueno às 19h30, Milivolts às 21h15 e Explosão Musical às 23h15. No sábado (dia 2) é a vez de Daniel Nascimento às 18h30, Amanda Lins às 22h e Erick Jordan às 0h30.
Já no domingo, último dia de festa, será a vez de O Catado às 17h, Simão & Felipe às 18h, Espora Country às 20h e Cristolima & Banda às 22h30.
“O Julinão mostra que é possível levar arte, tra-
dição e entretenimento de forma acessível, com segurança e pessoas de todas as idades se divertindo. É bonito ver a população feliz e ocupando os espaços com alegria”, disse a secretária Maria Ana Rosa (Cultura).
“O clima da primeira edição foi incrível, então vamos repetir a dose. É uma festa organizada com muito carinho para as famílias de Itaquá e queremos ver o largo lotado”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
A PEDIDO DO PÚBLICO
O primeiro fim de semana do Julinão de Itaquaquecetuba foi repleto de música, cores, sabores e tradição no Largo Vila São Carlos. Entre os dias 25 e 27 de julho, o público curtiu apresentações culturais, barracas com comidas típicas e uma programação especial preparada pela Secre-
taria de Cultura.
“A festa é a celebração da cultura popular, feita para a família e com a cara do povo de Itaquá. Ver o largo cheio, com tanta alegria e segurança, é gratificante”, destacou a secretária de Cultura, Maria
Ana Rosa.
O domingo (27) foi marcado pelas tradicionais quadrilhas, que tomaram conta do largo com cores, passos sincronizados e muita alegria. Depois, o Trio Lazer do Forró, Enok Virgulino e Carlos Gabriel
garantiram o ritmo e encerraram o fim de semana com chave de ouro.
Devido ao sucesso e para atender o pedido do público, o Julinão foi estendido e continua neste fim de semana, com mais atrações, comidas típicas e novidades. A programação será divulgada em breve. “Ver as famílias reunidas e felizes reforça o que acreditamos: Itaquá é cultura e tradição. Vamos continuar celebrando isso”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Doações foram destinadas a instituições cadastradas no Banco de Alimentos, segundo secretário
por ANDRÉ DINIZ
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Abastecimento, Segurança Alimentar e Agricultura, apresentou nesta semana o balanço das doações promovidas no primeiro semestre deste ano. A pasta encaminhou 85 toneladas de alimentos, beneficiando 12,5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade.
Os números são apresentados na mesma semana em que a Organização das Nações Unidas para Abastecimento e Agricultura (FAO) apontou que o Brasil saiu do Mapa da Fome, de países com a população em situação de vulnerabilidade alimentar - que, por falta de acesso ou questões diversas, diminuem a quantidade ou qualidade de alimentos mínimos necessários para uma alimentação saudável. Legumes, frutas, verduras e feijão, provenientes da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e da Ceasa de Campinas,
passaram por um rigoroso processo de triagem realizado por voluntários e colaboradores da secretaria, garantindo qualidade e segurança para as famílias atendidas.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura informou que o município está em processo de adesão ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) após ter manifestado interesse em pactuar recursos com o Governo Federal. A espera agora é pela publicação no Diário Oficial para a aprovação do Termo de Adesão e só depois disso será possível mensurar a quantidade de alimentos encaminhados pelo PAA no primeiro semestre. “É gratificante termos conseguido proporcionar essa quantidade de alimentos saudáveis e de qualidade à população”, destacou o secretário de Abastecimento, Rolgaciano Fernandes, que destacou ações em parceria com autoridades estaduais e federais como o restaurante Bom Prato, do governo estadual,
Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).O Banco de Alimentos também busca fortalecer a parce-
ria com produtores e entrepostos.
“Nosso compromisso é beneficiar as famílias, fortalecer os agricultores e
proporcionar comida de qualidade aos inscritos no programa. Queremos garantir segurança alimentar em Itaquá. Agradeço pela
contribuição dos nossos parceiros e o empenho da equipe da secretaria”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Estreia do time na competição nacional arrecada embalagens plásticas limpas
Itaquaquecetuba estreia neste domingo (3 de agosto) na Superliga C de Vôlei no Ginásio Municipal Sumiyoshi Nakaharada, na Vila Japão, e os fãs do vôlei poderão assistir à partida participando de uma ação que alia o amor ao esporte à sustentabilidade.
O ingresso para a partida que marca a primeira participação do Vôlei Mania Itaquá na competição que reúne equipes de todo o Brasil em busca do acesso à Superliga B poderá ser trocado com garrafas de plástico PET limpas e higienizadas- embalagens de refrigerante ou suco, potes de iogurte, frascos de shampoo ou recipientes de produtos de limpeza.
O Itaquá Vôlei Mania enfrenta a equipe da AGEE São Carlos às 20h, no encerramento da primeira rodada do grupo. Mais cedo, o público poderá
acompanhar outras duas partidas: às 14h do Fluminense F.C contra o Capixaba Vôlei e às 17h do Grajaú C.C contra o Itabirito
Pro Esporte
Todo o material será destinado ao programa
“Itaquá Recicla”, sediado na Vila Monte Belo, e
para o Ecobazar no centro da cidade, que atuam na destinação correta de resíduos sólidos recicláveis. Segundo a Administração Municipal, a iniciativa reforça o compromisso do município com a sustentabilidade e inclusão social.
A ação é promovida
Competição reuniu atletas de 33 municípios em 24 modalidades com os melhores do Estado
A delegação de Itaquaquecetuba nos Jogos Regionais 2025, realizados em julho na cidade de São José dos Campos, teve uma participação de destaque e alcançou a 12ª colocação no quadro geral, com dez medalhas: um ouro, quatro pratas e cinco bronzes. A cidade competiu no torneio poliesportivo composto de 33 municípios da região em oito modalidades: tênis de mesa, voleibol, judô, futebol de campo, futsal, basquete, badminton e xadrez. Os Jogos Regionais contaram com 24 modalidades, que reuniram atletas e fomentar o espírito esportivo regional.
Entre os destaques, a cidade conquistou o primeiro lugar no tênis de mesa individual masculino. Já as medalhas de prata vieram com o vôlei masculino, judô feminino,
futebol masculino e basquete feminino. Completando o quadro de medalhas, a cidade ainda garantiu o terceiro lugar no tênis de mesa por equipe, judô feminino, judô masculino, badminton e xadrez masculino.
“Conquistar dez medalhas mostra a força do esporte em Itaquá. Nossos atletas deram o melhor
e representaram a cidade com muita dedicação”, disse o secretário Fabiano Novais (Esporte e Lazer).
“É um momento de grande valorização dos nossos atletas, um incentivo fundamental à prática esportiva, além de promover saúde, disciplina e o trabalho em equipe. Parabéns a todos”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
pela Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio da pasta de Meio Ambiente e do Fundo Social de Solidariedade visando unir o esporte, sustentabilidade e mobilização comunitária
“Mais do que promover uma competição de alto nível, queremos trans-
formar o esporte em um instrumento de conscientização e responsabilidade social”, contou o secretário Fabiano Novais (Esporte e Lazer).
“É uma alegria ver Itaquá sediando uma etapa tão importante do vôlei nacional. Convido toda a
cidade para prestigiar e participar dessa ação de consciência ambiental. Trocar uma embalagem plástica por um ingresso é um gesto simples e poderoso. Mostra como o esporte e a sustentabilidade podem caminhar juntos”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.
Conheça algumas cidades incríveis que estão próximas da baladaestância e que valem uma visita
Bombinhas ganha acerssibilidade ao turista
Pomerode e a cultura da imigração alemã
Uma das principais cidades turísticas de Santa Catarina, Balneário Camboriú ganhou nos últimos anos a alcunha de “Dubai Brasileira” devido a seus prédios enormes (seis dos 10 mais altos do país estão lá) e é muito procurada por quem vai ao Beto Carrero World. Mas se você tem alguns dias livre s, vale conferir outros destinos próximos, que valem e muito ser visitados.
Listamos aqui alguns exemplos que estão a menos de 150 quilômetros de Balneário Camboriú, permitindo passeios bate-volta.
Bombinhas Bombinhas está 38 quilômetros ao sul de Balneário Camboriú. O percurso de carro leva cerca de uma hora
A cidade conta com belas praias, de águas calmas e areia fofa. As
praias, como a de Bombinhas, contam com ótima estrutura, com bares e restaurantes pé na areia. Para quem quer mais diversão há passeios de caiaque, stand-up paddle, barco, pedalinho e bicicletas.
Não se esqueça da Taxa de Preservação Ambiental, que deve ser paga por todos os veículos que adentram Bombinhas. Ela pode ser paga em postos autorizados da cidade ou pela internet (https://www. tpabombinhas.com.br).
Além da praia de Bombinhas, é possível conferir outras, bem mais tranquilas, como Mariscal, Conceição e Canto Grande (que por estar em um istmo possui duas praias, separadas por apenas alguns quarteirões). Elas podem ser conferidas em mirantes pelo caminho.
Blumenau
Blumenau é a maior
cidade do chamado Vale Europeu e um dos principais redutos da colonização alemã no sul do Brasil. É ali que acontece a Oktoberfest. Mas a cidade não é atrativa apenas durante o evento. No fim do ano há bela decoração de Natal e Mercado de Natal na Vila Germânica. E, ao longo do ano, é possível visitar as casas em estilo enxaimel, remetendo às residências alemãs.
A cidade é bem organizada e oferece várias outras atrações, como o Parque Ramiro Ruediger e o Recanto Silvestre. Há ainda vários museus, como o de Hábitos e Costumes, o Hering e o da Ecologia.
Brusque
Próxima a Blumenau, Brusque é a pedida para quem gosta de compras. A cidade, que teve influência da colonização alemã e italiana, conta com shoppings e lojas diversas de
confecção. Os shoppings da entrada da cidade contam com ótima estrutura.
Os locais são bem frequentados por moradores da região e também visitantes. Por ali, é possível comprar roupas de ginástica, biquínis, pijamas, roupas de cama, mesa e banho com preços bem convidativos.
Pomerode
Pomerode também está localizada no Vale Europeu e é uma das cidades com maior influência alemã. A tradição dos ancestrais pode ser vista em sua cultura, música, arquitetura, dança e gastronomia.
Entre as atrações gastronômicas, estão o chope artesanal e o marreco recheado, além dos bolos conhecidos como cucas.
A cidade conta com belas praças, roteiros de arquitetura enxaimel, além de um zoológico e museus.
Você tem filhos e acha que é difícil e complicado viajar com crianças e se divertir? Se você respondeu “sim” este texto é para você. O objetivo aqui é derrubar alguns mitos sobre o tema. Tendemos a pensar que uma viagem com os filhos é complicada, difícil de planejar e pode ser estressante, já que as crianças têm muita energia. Mas não precisa ser assim. Para estimular pais e avós que queriam viajar com os pequenos, trago quatro razões fundamentais para rodar o Brasil (e o mundo) com eles:
1) Fortalecimento do vínculo familiar Viajamos é uma oportunidade de ouro que acumular momentos de qualidade com nossa família. Sem as atribuições do dia a dia (trabalho, casa etc), temos mais tempo, energia e disposição para ficar com os filhos, sobrinhos ou netos. E este tempo de qualidade é importante para o desenvolvimento das crianças. O núcleo familiar proporciona sensações de alegria e prazer para as crianças. Este convívio é decisivo para seu desenvolvimento emocional e cognitivo.
2) As crianças aprendem na prática sobre temas diversos
O que é melhor na sua opinião? Ver a foto de um animal no livro ou vê-lo de verdade em seu habitat? Ouvir falar sobre Roma antiga ou visitar o Coliseu e entender mais como funcionava a política na época? Ver a foto de um sorvete e ouvir dizer que ele é gelado ou, de fato, experimentar o sorvete? Quando experimentamos alguma coisa, aprendemos melhor. E não é isso que queremos para nossos filhos?
3) Crianças (e adultos) desenvolvem tolerância e respeito às diferenças Sempre buscamos criar crianças educadas, que sejam tolerantes e respeitem o próximo. Queremos que nosso filho respeite o idoso, os animais, o meio ambiente. As viagens são grandes mestres nestes ensinamentos. Se criarmos nossos filhos em uma bolha, em que eles não têm contato com o diferente, não conseguirão respeitar o que não conhecem. Se dissermos a ele – respeite o meio ambiente – mas não deixá-lo mergulhar em uma cachoeira, pode ser que ele não desenvolva o amor necessário à natureza para querer protegê-la.
Quando viajamos, nos deparamos com pessoas e culturas muito diversas da nossa e percebemos como nossa opinião e modo de viver são apenas um dentre tantos que existem. Isso ensina a tolerância.
4) Todos aprendem habilidades para a vida Durante as viagens, somos testados de diversas formas e aprendemos muito com estes testes e desafios. Aprendemos a lidar com o novo, o imprevisto, o não-planejado. Desenvolvemos paciência, jogo de cintura, atenção, foco, criatividade. São habilidades que as crianças levarão para a vida e as ajudarão em muitos desafios.
FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem
Programa “Construção Legal” acontece pela internet com o apoio de engenheiro ou arquiteto
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio de sua Secretaria de Planejamento, reforçou nesta semana a iniciativa do “Construção Legal”- uma ação para facilitar a vida de moradores e empresas para regularizar a construção de imóveis em um sistema digital, visando reduzir prazos e burocracia.
A ação tem como base a legislação municipal, que garante que imóveis terminados até 31 de março de 2024 podem ser formalizados, desde que apresentem uma estrutura mínima (paredes, telhado e boas condições de uso). O processo, segundo a Prefeitura, deve ser realizado com o apoio de um engenheiro ou arquiteto devidamente habilitado.
A Administração Municipal aponta que a regularização do imóvel traz vantagens como o acesso a planos de financia-
mento bancário, liberação para venda, aluguel ou transferência, bem como a emissão de alvará de funcionamento para pontos comerciais e de prestação de serviços, e a segurança jurídica e valorização da propriedade no mercado imobiliário.
Para dar início ao processo, o profissional deve fazer a solicitação pelo hotsite do programa, em (https:// itaquaquecetuba. aprova.com.br). Na página, todas as orientações estarão disponíveis para a inclusão de dados e o pedido de regularização.
A Secretaria de Planejamento destaca que, diferentemente da última legislação, a nova regra não possui prazo para acabar, e a análise é feita com base em imagens de georreferenciamento - o que dá mais agilidade ao processo de aprovação. “O objetivo é garantir o direito à regularidade, deixando a propriedade
formalizada para financiamento, transferência, aluguel ou venda”, explicou o secretário de Planeja-
mento, Alexandre Feijó.
“Estamos promovendo uma cidade mais justa e organizada, facilitando o
ou estabelecimentos comerciais
acesso à regularização dos imóveis. Com esse sistema digital, o cidadão pode formalizar sua proprieda-
de com mais agilidade e segurança sem sair de casa”, completou o prefeito Eduardo Boigues.