ITAQUAQUECETUBA-SP
9 A 15 DE AGOSTO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 107
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua

CONDEMAT+ EM PARCERIA COM GERANDO FALCÕES PÁGINA 12
ITAQUAQUECETUBA-SP
9 A 15 DE AGOSTO DE 2025 ANO 03 • EDIÇÃO 107
Distribuição Gratuita www.diarioitaqua.com.br @diarioitaqua
CONDEMAT+ EM PARCERIA COM GERANDO FALCÕES PÁGINA 12
Números do Caged entre janeiro e junho colocam a cidade à frente de Mogi e Suzano no emprego formal PÁGINAS 3
FUNDO SOCIAL DE ITAQUÁ INTEGRARÁ PROGRAMA “SUPERAÇÃO SP”
4
PREFEITURA ABRE INSCRIÇÕES PARA CRECHE, PRÉ-ESCOLA E 1º ANO PÁGINA 9
PREFEITURA ENTREGA ÁREAS DE LAZER NO MARIA AUGUSTA E JARDIM DO CARMO
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PARTICIPA DE ENCONTRO NACIONAL EM FORTALEZA
7
TURISMO: CHARME E HISTÓRIA DO EXPRESSO MANTIQUEIRA PÁGINA 10
PÁGINA 9
CÂMARA DE VEREADORES VOLTA AOS TRABALHOS COM CRÍTICAS AO SANTA MARCELINA PÁGINA 11
A Democracia Moderna é uma construção de mais de três séculos, iniciada ‘de facto’ na Revolução Francesa e aperfeiçoada no Ocidente por várias nações e por experiências que moldaram a civilização nos séculos XX e XXI. O Brasil, como parte integrante deste pedaço do mundo, buscou de forma progressiva integrar-se no concerto das nações ditas como democráticas, com todos os benefícios e obrigações inerentes deste ‘contrato social’ assinado desde o dia em que nascemos. Somos responsáveis e beneficiários das ações, com o direito de discordar e debater, às vezes de forma acalorada, mas respeitando o espaço e a integridade física alheia. No centro deste “acordo civilizatório” que vivemos, reside o conceito da Democracia Participativa. Enviamos representan-
tes para integrar o Poder Público, como emissários de nossas vontades, de nossos desejos e de nossas demandas para o que julgamos ser melhor para o nosso presente e nosso futuro. No voto direto e secreto, com a eleição proporcional à população, reunimos pessoas de todos os cantos do país, e de todas as origens e classes sociais, para debater, em nosso nome, o que queremos ser no futuro. As imagens da semana da escalada do que era antes um debate político para uma rebelião- com todas as prerrogativas do conceito encerrado no dicionário - de parte da oposição ao governo federal na Câmara e no Senado, não são apenas motivo de preocupação a curto e longo prazo sobre os rumos que o nosso país pode tomar, caso esta situação se prolongue. Mostra
que, em um certo momento de nossa trajetória até aqui, fizemos a opção de escolher não os melhores, mas os mais chamativos, os mais brilhantes, os que tinham a melhor retórica. A democracia permite a dissensão de ideias. Sem os debates entre pontos distintos, não chegaríamos às conquistas da Assembleia Constituinte de 1985 a 1988, que deu ao Brasil sua Carta Magna, completando no final de 2028 seus 40 anos de existência (se nada acontecer até lá). O uso de recursos regimentais para pressionar, convencer ou adiar faz parte do jogo. No entanto, o que vimos, e o que estamos vendo no Congresso Nacional, deixou para trás o horizonte do ‘jogo da política’ para se tornar, puramente, um esporte de contato. Sem poupar jornalistas, ou mesmo crianças de colo.
Quando vivemos em tempos em que tudo está ao alcance de nossas mãos (literal ou figurativamente falando), não conseguimos compreender certos hábitos ou lugares que fazem parte de nossa paisagem cotidiana. A primeira metade do século XXI nos permite chegar a todo o mundo com o alcance de alguns toques na tela de um celular. A poucos passos de onde você está há um banheiro ou uma cozinha com água corrente.
Na Estrada Velha Rio-SP, na região do Riacho Grande, há uma bica - uma fonte d’água- que foi um ponto central da vida das pessoas por
muito, muito tempo. Quando buscar água era uma tarefa do dia-a-dia das casas, uma bica virava um ponto de encontro da comunidade, um lugar sagrado onde o líquido que viabiliza a vida e a ocupação permitiu que a cidade prosperasse ao longo das eras. Hoje, a bica do Riacho Grande é um local cujo propósito inicial foi substituído pelas vastas tubulações e investimentos bilionários em saneamento básico. Mas ainda é um marco do longo caminho que percorremos até os dias de hoje. E um lembrete do quão precioso é manter estes recursos preservados, limpos e usados com sabedoria.
Seja por fatores externos ou internos, da disputa das eleições para cargos estaduais e federais que se avizinha, ou por qualquer outro fator ou interesse associado ou não, cabe a reflexão do tipo de parlamentar que está engajado neste tipo de episódio. São homens e mulheres que atendem aos interesses de seus eleitores? São pessoas que estão de fato preocupadas em fazer as cidades e regiões que lhe confiaram o sufrágio universal, melhores? A quem estes cidadãos devem explicação: ao seu eleitorado? Aos lobistas? Às estruturas partidárias e agendas ideológicas? E, ao fim do dia, os homens e mulheres que votamos estão de fato em Brasília, trabalhando fisicamente, ou estão em outros lugares, sob outras circunstâncias?
Itaquaquecetuba possui um
colégio eleitoral de mais de 259 mil eleitores. No Alto Tietê, são mais de 1,44 milhão. De todas as origens, conservadores ou progressistas, vindos de todos os cantos do mundo e com todas as suas histórias. Somos um povo diverso, unido em sonhos e demandas de curto e longo prazo. Necessitamos de projetos, emendas, metas e objetivos que nos coloque como uma vanguarda do desenvolvimento regional, estadual e nacional para as próximas décadas. Temos que ser mais do que um mero “jarro de votos”, onde qualquer um lança sua mão, tentando apanhar o máximo que puder. Temos que eleger os melhores dos melhores. Os nossos melhores. Para que, com providência e conhecimento, possamos todos ter uma democracia composta pelos melhores entre os melhores.
Uma força-tarefa da GCM de Suzano, em parceria com as polícias Civil e Militar e composta por mais de 100 agentes realizou uma ação de longo alcance no distrito de Palmeiras, na região sul da cidade. Segundo as autoridades, foram fiscalizados 196 carros e 92 motos, com apreensões de 1,8kg de entorpecentes e 49 autuações
em estabelecimentos. Equipes da Fiscalização de Posturas da Prefeitura realizaram 28 autações municipais. Além disso, as autoridades contabilizaram em balanço quatro recolhimentos de documentos, uma apreensão entre outras ações, no que foi considerada maior ofensiva realizada contra a criminalidade no distrito no ano de 2025.
DA REDAÇÃO
Um levantamento de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal, apontou que Itaquaquecetuba teve um desempenho superior às demais cidades do Alto Tietê no primeiro semestre deste ano. Segundo o levantamento do Ministério do Trabalho, a cidade abriu entre janeiro e junho deste ano mais de 1,4 mil postos de trabalho. Os dados foram divulgados pelo governo federal nesta quarta-feira (4 de agosto).
O levantamento leva em consideração as notificações de início e término de vínculos com carteira assinada feitos pelas empresas dos cinco principais segmentos da atividade econômica: indústria, comércio, prestação de serviços, agricultura e construção civil. No total, foram 1.447 postos de trabalho no primeiro semestre deste ano com 18.238 admissões e 16.791 demissões.
Levando em consideração somente os dados referentes ao mês de junho, Itaquá registrou saldo de 257 postos com carteira assinada, resultado da abertura de 2.828 oportunidades de emprego ante o fechamento de 2.571.
A cidade de Mogi das Cruzes aparece em segundo lugar no ranking regional com saldo de 1.235 vagas no acumulado do primeiro semestre. Na sequência, mas em distância considerável à primeira colocação, estão Suzano (764) e Ferraz de Vasconcelos (659). Logo atrás, vem Arujá(435), Guararema(171), Biritiba Mirim (72) e Salesópolis (38). Com saldo negativo, ou seja, mais demissões do que abertura de novas vagas, estão Poá (-974) e Santa Isabel (-99).
O secretário Luciano Dávila (Desenvolvimento Econômico e Emprego) comemorou os dados do Caged e apontou o trabalho em conjunto do Poder Público e da sociedade civil para o avanço do emprego formal na cidade. “Este é um trabalho de várias mãos, porque sabemos que o interesse compartilhado do sucesso nos negócios e o crescimento da cidade são uma coisa só. Por isso estamos trabalhando na viabilização de vagas de emprego,
Dados do Caged apontam saldo positivo de mais de 1,4 mil vagas de trabalho
“Itaquá Mais Emprego” faz parte da estratégia
As ações de gestão colocadas em prática por Boigues, nos últimos anos, também garantiram à Itaquaquecetuba destaque estadual em empregabilidade. Em estudo divulgado no início de julho deste ano pelo Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o município alcançou o 29º lugar no ranking em geração de postos de trabalho - entre 644 cidades paulistas (a capital, São Paulo, não entrou no estudo).
O levantamento apontou que, entre junho de 2024 e maio de 2025, foram 35.195 admissões contra 32.808 desligamentos em Itaquá, resultando num saldo de 2.387 vagas.
qualificação profissional para os empregos de hoje e de amanhã, e sempre conversando com todos os parceiros que vêem oportunidade na nossa cidade”, afirmou.
Em nota, o prefeito Boigues afirma que os investimentos em Infraestrutura (iluminação, asfalto, manutenção) e em Segurança Pública e uma política voltada à atração de mais negócios surtiram efeito na cidade.
“Quando a gente reestrutura o município, oferece uma logística que atende às empresas, investe em pavimentação, em expansão do saneamento básico e na iluminação, oferecemos, consequentemente, condições mais atrativas para a abertura e a expansão de empresas e de prestadoras de serviço. Logo, vagas de emprego são abertas e há a inserção de mais trabalhadores no mercado”, comemorou.
Encontro com Fundo Social do Estado fortalece parceria entre instâncias para transformação social
DA REDAÇÃO
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itaquaquecetuba, Mila Prates Boigues Queiroz, acompanhou o prefeito Eduardo Boigues na tarde de quarta-feira (6 de agosto) durante a agenda oficial no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado, para a adesão da cidade ao programa “SuperAção SP”, iniciativa estadual voltada à superação da pobreza e fortalecimento da inclusão produtiva no território.
O governo do Estado apresentou os pilares e diretrizes do programa que contará com investimento inicial de R$110 milhões em cofinanciamento na primeira fase, com um rol de 49 municípios paulistas participantes. A apresentação contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, da secretária estadual Andrezza Rosalém (Desenvolvimento Social) e da presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Cristiane Freitas.
O SuperAção SP está
Lançamento da primeira fase no Palácio dos Bandeirantes contou com presença de Boigues e Mila
organizado em duas trilhas de atendimento: proteção social, direcionada a famílias com barreiras severas à inclusão social, e de superação da pobreza,
focada em famílias com perfil ativo para inserção no mercado de trabalho.
O Fundo Social do Estado destacou que a participação das primeiras-da-
mas será estratégico para o sucesso do programa na mobilização social e no fortalecimento de redes de apoio para as famílias em situação de vulnerabilidade
nos municípios participantes. Para Cristiane Freitas, a participação das presidentes dos Fundos Sociais impulsionará a mobilização comunitária e a constru-
Segunda etapa acontecerá aos sábados em mais três unidades de saúde da cidade
A Secretaria de Saúde de Itaquaquecetuba divulgou no início desta semana o balanço de procedimentos e atividades da nova rodada da segunda fase do programa “Agiliza SUS”, de redução de filas para consultas e exames, promovida em mais três unidades de saúde da cidade. Segundo as autoridades, masi de 1,5 mil procedimentos foram realizados. As ações aconteceram no sábado (2 de agosto) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Fortuna, Maragogipe e Jardim Mônica, totalizando 1.563 procedimentos, entre atendimentos médicos (488), atendimentos odontológicos (462), atendimentos de farmácia (193), enfermagem (175), além de 176 vacinas aplicadas e 64 coletas de exame papanicolau, no setor de ginecologia e obstetrícia. Também fo-
ram feitos 39 encaminhamentos para especialistas, 323 agendamentos para exames de imagem, 290 para exames de sangue e 40 para papanicolau.
O cronograma segue em todos os sábados de agosto. No próximo (9), serão ofertados exames laboratoriais, vacinação, avaliação odontológica, farmácia e papanicolau com agendamento. Já no dia 23, as unidades terão ações de promoção à saúde e início de tratamento odontológico. O encerramento do ciclo será no dia 30, com consultas de retorno, entrega de exames e presença da equipe de regulação para novos encaminhamentos.
O Agiliza SUS foi lançado em fevereiro deste ano com o propósito de otimizar fluxos, reduzir filas e garantir agilidade nos procedimentos médicos oferecidos pela rede
ção de soluções integradas em colaboração com o Estado.
“Mais do que um programa, é uma ponte para a dignidade. Vai entrar nas casas, caminhar lado a lado com as famílias, entender a jornada e ajudar a romper o ciclo da pobreza”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas.
A expectativa é que a primeira fase do programa seja implementada até 2026, beneficiando aproximadamente 105 mil famílias em todo o estado. “Mais uma iniciativa do governo estadual que fazemos questão de aderir. Com o empenho da administração municipal, tenho certeza que o programa será um sucesso”, disse Eduardo Boigues.
“Desde 2021 estamos empenhados em construir uma cidade mais justa, acolhedora e igualitária, que investe em políticas públicas que transformem a vida da população em todos os âmbitos. Estou muito feliz e ansiosa de ver o SuperAção SP funcionando na prática”, finalizou Mila Boigues.
Segunda etapa visa reduzir filas até outubro na rede de atenção básica da cidade
municipal, segundo a Prefeitura de ITaquaquecuba. Durante sua primeira etapa, encerrada no final de junho deste ano, foram contabilizados 36.942 atendimentos nas unidades, superando a meta inicial de 35 mil. No primeiro ciclo da segunda fase,
com atendimentos aos sábados, a meta era 2.200 e foram realizados 4.927 nas UBSs Caiuby, Odete e Morro Branco.
“O que estamos fazendo com o Agiliza SUS é enfrentar de forma direta a demanda acumulada. Não se trata só de
agilizar, e sim de cuidar das pessoas com planejamento e presença efetiva das equipes aos sábados, quando muitos moradores têm mais facilidade para buscar atendimento”, destacou o secretário de Saúde e Assistência Social, Gabriel Rocha.
“A saúde em Itaquá tem dado saltos importantes. O Agiliza SUS mostra que é possível ampliar o acesso e a qualidade do atendimento mesmo diante de desafios, desde que tenha gestão e responsabilidade”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Ação foi realizada em parceria entre a GCM de Itaquaquecetuba e a Polícia Civil
DA REDAÇÃO
Uma ação conjunta da Guarda CIvil Municipal (GCM) de Itaquaquecetuba e da Polícia Civil desarticulou na última semana uma casa usada como depósito de drogas no bairro Vila Áurea, na cidade de Poá, no limite com Itaquaquecetuba, durante a Operação Sem Fronteiras, que resultou na prisão de um homem em flagrante por tráfico de drogas (Art. 33 do Código Penal).
Segundo a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Urbana, a ação partiu de uma investigação em ambas as cidades. O suspeito detido - um homem de 48 anos - foi encontrado em um campo de futebol com porções de skank e cocaína, e en-
controu o imóvel usado como ponto de reabastecimento de traficantes.
No local, foram encontradas cerca de 4,6 mil porções de drogas diversas: 1.764 pedras de
crack, 1.567 porções de cocaína, 700 buchas de maconha, 315 de skank, 120 unidades de maconha colombiana, 94 drogas k e 70 de haxixe. Além disso, os agentes encontraram
uma balança de precisão, material para embalo e a contabilidade do tráfico.
O secretário Anderson Caldeira (Segurança Urbana) destacou a atuação conjunta das equipes.
“Essa operação mostra a eficiência do trabalho integrado no Alto Tietê. Tiramos de circulação um ponto de abastecimento que alimentava a criminalidade na região”, completou.
“O combate ao tráfico de drogas é prioridade na nossa gestão. Seguiremos atentos, com inteligência e integração entre as forças de segurança”, afirmou o prefeito Eduardo Boigues.
Apreensão foi de mais de mil doses de entorpecentes como parte da estratégia contra o tráfico
A Secretaria de Segurança Urbana de Itaquaquecetuba, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), divulgou no início desta semana o balanço de uma nova ação realizada contra o tráfico de drogas na cidade, com a apreensão de entorpecentes em um imóvel usado como depósito por criminosos no bairro Parque Residencial Califórnia. A ação aconteceu na tarde de segunda-feira (4 de agosto).
No local, as equipes encontraram 1.010 porções de entorpecentes prontas para a venda, sendo 375 de cocaína, 300 de haxixe, 245 de maconha e 90 de skank.
A ação faz parte do trabalho contínuo de patrulhamento e combate ao tráfico de drogas desenvolvido pela GCM em apoio às forças de segurança que atuam na cidade.
“Já virou rotina nossa GCM realizar grandes apreensões. Isso porque estamos atentos no com-
bate à criminalidade”, disse o secretário Anderson Caldeira (Segurança Urbana).
“Estamos reforçando o combate ao tráfico em todos os bairros. A apreensão dessas drogas mostra que nossa GCM está atuando com firmeza para tirar criminosos de circulação e proteger as famílias”, completou o prefeito Eduardo Boigues. O material apreendido foi encaminhado à Delegacia Central, onde o caso foi registrado e segue sob investigação.
da GCM
Inscrições vão até o dia 29 de agosto na sede da pasta, na Vila Virgínia em Itaquaquecetuba
DA REDAÇÃO
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba abriu as inscrições para as entidades e grupos da sociedade civil que desejam participar do Desfile Cívico em comemoração ao 465º aniversário da cidade. O evento será realizado no dia 7 de setembro, às 14h, no entorno da praça Padre João Álvares, no Centro.
O tema deste ano é “Itaquaquecetuba e a valorização dos bens naturais, culturais e da diversidade no ano em que o Brasil sedia a COP 30”. As inscrições vão até 29 de agosto e devem ser feitas presencialmente na Secretaria de Cultura, localizada na avenida João Fernandes da Silva, 53- Vila Virgínia.
Desfile cívico de aniversário acontece na véspera da Independência
Poderão participar do desfile escolas municipais, estaduais e particulares, secretarias, ONGs, associa-
ções de bairro, equipes esportivas, grupos artísticos, entre outras entidades com atuação na cidade. Cada
grupo deve contar com até 50 integrantes. A ordem e orientações gerais do evento serão de-
finidas em reunião técnica, marcada para o dia 2 de setembro, às 9h, também na Secretaria de Cultura.
“O Desfile Cívico é um símbolo que está sempre ligado à história da cidade. Essa é a chance para entidades participarem e contribuírem com um momento tão bonito”, disse a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
“Só conseguimos projetar o futuro quando respeitamos o passado. É emocionante assistir o desfile e sentir a atmosfera das famílias reunidas. Tenho certeza que a edição deste ano vai encantar a todos”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@itaquaquecetuba.sp.gov.br ou pelos telefones (11) 4642-8630 e 4754-2111.
Evento que acontece neste sábado debate destinação de recursos para editais de fomento cultural
A Secretaria de Cultura de Itaquaquecetuba realiza neste sábado (9 de agosto), a partir das 10 horas, o último encontro do Fórum Aberto de Fomento Cultural da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), na sede da pasta (avenida Vereador João Fernandes da Silva, 53 - Vila Virgínia).
Segundo os organizadores do evento, o fórum é um programa anual que congrega a sociedade civil e o poder público para debater a destinação de recursos públicos para os
editais de fomento cultural abertos no município- antes do lançamento de editais, a Administração Municipal reiterou que promove os espaços de diálogo e construção coletiva.
Para o ano de 2025, os encontros foram pensados em caráter descentralizado, e sediados nos pontos de cultura espalhados pela cidade. O objetivo foi ampliar a participação popular nas discussões, segundo a secretaria de Cultura. Já o encontro deste sábado visa pautar as propostas de aplicação dos recursos para o encaminhamento
ao Ministério da Cultura.
“Acreditamos que a construção coletiva é o caminho mais justo para o fortalecimento da cultura em Itaquá. Por isso a participação da população é fundamental nesse processo”, afirmou a secretária de Cultura, Maria Ana Rosa.
“A cultura é a base da sociedade, então reunir pessoas que trabalham e pensam a cultura, vendo onde podem e devem ir os investimentos, amplia o nosso trabalho”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
com produtores culturais será na
DA REDAÇÃO
Equipamento público foi construído sem custos ao município por meio de parceria com iniciativa privada
A Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou na última semana um novo espaço de convivência para os moradores do bairro Vila Maria Augusta, com o objetivo de atender a todos os públicos com a possibilidade de atividades esportivas e culturais.
A inauguração aconteceu na última sexta-feira (1º de agosto) com um espaço composto de quadra poliesportiva, playground, parque e com sistema de iluminação por LED. Segundo a Administração Municipal, o investimento total no espaço foi de R$416 mil, executado pela iniciativa privada em parceria com a Municipalidade.
O projeto teve como idealização principal a oferta de meios para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e o estímulo ao uso coletivo da praça como ponto de encontro e integração da comunidade, por meio de ações comunitárias como feiras culturais, torneios esportivos, entre outros.
A nova estrutura, segundo a Municipalidade, integra o plano da prefeitura de revitalizar e criar espaços públicos com infraestrutura de qualidade, além de valorizar e incentivar a prática esportiva.
“É mais do que uma obra. É a entrega de um lugar onde as crianças podem brincar com segurança e os pais podem sentar
e conversar”, destacou o secretário Marcello Barbosa (Governo).
“Cada bairro importa. A Vila Maria Augusta aguardava por melhorias e hoje está recebendo um espaço digno, bem cuidado e pronto para ser aproveitado pelas famílias”, afirmou o secretário Rodrigo Nascimento (Obras).
“Desde o começo da gestão, investimos em educação, saúde e infraestrutura, mas se tem um investimento estratégico é no esporte por ensinar tanto aos nossos pequenos ao promover qualidade de vida, saúde e educação”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Prefeito e autoridades destacam investimentos em cultura e lazer
Área de 870 m² deverá contar com espaço para convivência, segundo secretaria de Obras
Na última semana, a secretaria de Obras de Itaquaquecetuba promoveu a inauguração de uma nova área de lazer no bairro Jardim do Carmo, com uma infraestrutura voltada principalmente ao público infantil.
O novo espaço está localizado na rua Lindóia, em uma área de 870 metros quadrados com espaço para convivência e atividades voltadas para as famílias, segundo a Administração Municipal, durante a entrega ocorrida na última quinta-feira (31
de julho).
A obra teve investimento público da ordem de R$868,3 mil e conta com gramado sintético, brinquedos, fechamento lateral para segurança, parque e iluminação com lâmpadas de LED, bem como a pavimentação da viela do entorno com piso intertravado - tecnologia que permite uma melhor absorção da água das chuvas e menores custos de manutenção.
“Cada pedaço dessa área de lazer foi pensado para garantir conforto e qualidade de vida para
todas as idades. Parece algo pequeno, mas muda a autoestima de quem vive no bairro poder abrir a janela e ver um equipamento novinho. Andar pela rua e ver as crianças se divertindo faz toda a diferença”, comentou o secretário Rodrigo Nascimento (Obras).
“É um investimento que reflete o cuidado da administração com os bairros e com as pessoas. Não se trata apenas de lazer, é oferecer dignidade”, disse o secretário Marcello Barbosa (Governo).
“O Jardim do Carmo é um bairro especial, que
esperou por melhorias e hoje vive um outro momento com ruas recapeadas,
iluminação de qualidade e agora mais um equipamento, com infraestrutu-
ra completa. A população merece”, completou o prefeito Eduardo Boigues.
Expectativa de crescimento de quase 7% nas vendas aponta movimento intenso até domingo
A semana que antecede o Dia dos Pais está sendo marcada por grande movimentação no comércio, com consumidores indo às lojas em busca do presente ideal. Tradicionalmente uma das datas mais importantes para o varejo no segundo semestre, o Dia dos Pais representa uma oportunidade significativa de aumento nas vendas e fidelização de clientes.
Conforme a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o crescimento nas vendas deve ser de 6,8% em relação ao mesmo período do ano passado. Caso as estimativas se confirmem, o comércio paulista terá um incremento de R$ 22 milhões em receitas na comparação com agosto de 2024, sinalizando não só a retomada da confiança do consumidor, mas também o fortalecimento das estratégias do varejo.
Entre os segmentos
Decoração para o Dia dos Pais foi intensificada nas últimas semanas e vai até domingo
mais aquecidos neste período está o de perfumaria e cuidados pessoais. Thamires Felix, gerente de uma loja de perfumaria localizada no cen-
tro da cidade, destacou queo atendimento presencial ainda tem papel fundamental nesta data comemorativa, apesar do crescimento do comércio
eletrônico.
“Temos uma marca passada de geração em geração. No Dia dos Pais, o atendimento presencial é preferido por permitir
sentir as fragrâncias, montar o presente com carinho e transformar a entrega em um gesto cheio de afeto”, explica.
Além disso, segundo
Thamires, a expectativa da equipe é que o maior movimento aconteça nos dias mais próximos da data comemorativa, com pico de vendas entre sexta-feira (08) e domingo (10).
“As famílias costumam aproveitar o fim de semana para presentear. A loja está preparada para esse fluxo maior de clientes e oferece promoções exclusivas, como parcelamento em até 12x sem juros, descontos e novidades, para atrair mais o público”.
Apesar da tendência de antecipação nas compras observada em outras datas, muitos consumidores ainda deixam para escolher o presente nos últimos dias, o que exige das lojas organização, equipe reforçada e uma experiência de compra positiva.
A combinação de bons preços, atendimento acolhedor e produtos de qualidade promete garantir bons resultados para o varejo nesta reta final antes da data comemorativa.
Meta dos agentes do órgão é garantir que direitos dos consumidores sejam respeitados
Com a proximidade do Dia dos Pais, celebrado neste domingo (11), o Procon de Itaquaquecetuba informou que está reforçando as ações de fiscalização e orientação nos comércios da cidade. O objetivo é garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados e que os lojistas estejam cumprindo com as normas previstas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Ao longo da semana, a equipe do órgão municipal realizou visitas em lojas e estabelecimentos para verificar a precificação correta dos produtos, a clareza nas informações e a adequação da classificação de itens como perfumes, roupas, bebidas e eletrônicos, segundo a Secretaria de Governo.
“A ideia principal é orientar os comerciantes para que os preços estejam sempre visíveis e
Agentes do Procon de Itaquaquecetuba visitaram estabelecimentos
que as promoções sejam claras, sem letras miúdas ou informações que possam induzir o consumidor ao erro”, explicou a diretora do Procon, Julia Guidini.
Os consumidores tam-
bém estão sendo orientados sobre a importância de exigir nota fiscal, conferir prazos de validade e condições de troca, especialmente em compras de presentes. “O consumidor bem informado faz escolhas mais conscientes e evita dores de cabeça”, destacou o secretário de Governo, Marcello Barbosa. O prefeito Eduardo Boigues também reforçou a importância da fiscalização em datas comemorativas, quando o consumo aumenta consideravelmente. “Nosso compromisso é garantir que a população tenha segurança e transparência”, completou.
O Procon atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rua Dom Thomaz Frey, 89 – Centro, pelo site itaquaquecetuba.sp.gov.br/procon, telefone 11 4642-2005 e e-mail procon@itaquaquecetuba.sp.gov.br.
Encontro Nacional ‘Urban95’ contou com a participação de outros 64 municípios de todo o país
A Prefeitura de Itaquaquecetuba, por meio da Secretaria de Educação, participou nesta semana da quarta edição do Encontro Nacional ‘Urban95’, sediado na cidade de Fortaleza/CE, voltado para os debates e compromissos do Poder Público com a primeira infância.
O encontro contou com a participação de 64 cidades de todas as regiões do país, e a cidade de Itaquá foi representada pela técnica do núcleo pedagógico da pasta de Educação, Catarina Ortega, que participou de visitas técnicas a projetos de referência na capital cearense, debates com especialistas e trocas de experiências com outras cidades que assumiram o compromisso de priorizar a primeira infância em suas ações e políticas públicas.
O evento conta com a participação de gestores e técnicos dos vários municípios e organizações que fazem parte da Rede Urban95, além do pediatra e sanitarista Daniel Becker, na abertura, e do escritor e ambientalista Kaká Werá no encerramento. A programação inclui visitas a espaços como o
Parque Cidade das Crianças e micro parques de Fortaleza que mostraram, na prática, como pequenas intervenções urbanas podem criar grandes impactos no desenvolvimento das crianças.
Segundo Catarina, os aprendizados adquiridos serão fundamentais para transformar a cidade em um espaço mais acolhedor para crianças de até 6 anos e suas famílias. “Estar na Rede Urban95 e no encontro nacional é crucial para avançarmos nas políticas públicas para a primeira infância em Itaquá, não apenas por colocar o município no centro dos debates nacionais e territoriais, como pelo olhar atento e cuidadoso que a Urban95 tem com cada município na partilha de estratégias e ações que garantam os direitos das crianças”, disse a técnica. “Por muito tempo ansiamos por essa adesão. Estar no encontro nacional é a materialização e um sonho. Esperamos, assim, avançarmos. Nossas crianças não podem esperar, pois a primeira infância não é só uma pauta, é justiça social, é garantir a quem mais precisa o que merece. O compromisso
Encontro destacou compromissos de prefeituras na defesa da Primeira Infância
da gestão é agora”, acrescentou.
A Urban95 é uma iniciativa global da Fundação Van Leer que apoia líderes municipais a transformar suas cidades em aliadas da primeira infância. No Brasil, é coordenada pelo
CECIP e reúne municípios comprometidos em criar espaços e serviços públicos mais seguros, acolhedores e adequados a bebês, crianças pequenas e suas famílias. Itaquaquecetuba faz parte da Rede Urban95
desde o início deste ano e recebe ajuda especializada para tornar praças, ruas e serviços públicos acolhedores para crianças pequenas e suas famílias.
Os profissionais participam de capacitações e trocam experiências com outras
cidades que também priorizam políticas públicas para a primeira infância. As ações ajudam a tornar Itaquaquecetuba melhor para toda a comunidade, porque quando uma cidade é boa para as crianças, ela é boa para todos.
Inscrições devem ser feitas pela internet na página da Secretaria de
A Secretaria de Educação de Itaquaquecetuba abriu nesta quarta-feira (6 de agosto) as inscrições para as vagas na rede municipal de ensino no ano letivo de 2026 para creches, pré-escolas e o primeiro ano do ensino fundamental. As inscrições serão exclusivamente por meio da internet. Os pais e responsáveis devem acessar a página da Secretaria de Educação na internet (https://www. semecti.com.br/), na opção “Inscrição para Vaga Escolar”. As inscrições para creche (1ª fase) vão até 31 de agosto, a divulgação da classificação dos inscritos será feita a partir de 10 de setembro e o chamamento para efetivação da matrícula de 13 de
outubro a 13 de novembro. Já as inscrições para a pré-escola e 1º ano do fundamental ficam abertas até o fim do ano letivo.
A secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, reforçou o papel das escolas e famílias nesse processo. “Estamos trabalhando para garantir uma jornada escolar acolhedora desde os primeiros anos. É fundamental que as famílias fiquem atentas ao cronograma e contem com o apoio das escolas para realizar a inscrição corretamente.”
“Nosso compromisso é ampliar o acesso à educação com organização e planejamento. Garantir uma vaga para cada criança começa com a inscrição dentro do prazo”, destacou o prefeito Eduardo Boigues.
Expresso Mantiqueira, no interior de São Paulo, foi inaugurado em julho e terá novas viagens programadas para agosto e setembro
Nos últimos 15 anos o Brasil tem vivido um período interessantíssimo de recuperação de trechos ferroviários para fins turísticos. Em várias regiões do país têm surgido novas atrações que aliam belezas naturais, resgate histórico e muito charme. O mais novo empreendimento deste gênero é o
Expresso Mantiqueira, inaugurado em julho no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. Para as próximas semanas estão confirmados novos passeios para os dias 16 e 17 de agosto e também para 20 e 21 de setembro. É possível obter mais informações pelo site https://www.expressomantiqueira.com.br/ A revitalização do trecho ficou por conta da
Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A entidade tem em seu portfólio outros trechos de ferrovias históricas recuperadas, como o Trem das Águas, em São Lourenço (MG), o Trem dos Imigrantes, na capital paulista, e o Trem de Guararema. No Sul do país se destacam o Trem do Vale Europeu (SC) e o Trem Caiçara-Antonina/ Morretes (PR). Em cerca de um mês de atividades mais de mil pessoas já foram conferir o passeio entre as estações de Cruzeiro e Rufino de Almeida. O trecho está situado aos pés da Serra da Mantiqueira, na divisa com Minas Gerais e não muito longe do Estado do Rio de Janeiro.
O passeio começa no
centro da cidade de Cruzeiro, na estação construída em 1878 e que foi recuperada. O trem percorre parte da área urbana até entrar no trecho de paisagens naturais e agrícolas.
O percurso inclui ainda o Túnel da Mantiqueira, que é um dos pontos mais interessantes de todo o passeio. Logo em seguida surge a estação Rufino de Almeida, inaugurada em 1902, encerrando o percurso de 6,5 quilômetros. Nesta estação é feita uma breve parada de preparação antes do retorno à estação central de Cruzeiro.
Um pouco de história
O trecho em operação faz parte do ramal Minas-Rio. A ferrovia teve sua construção iniciada em 1880, sendo inaugurada
Se você chegou ao segundo semestre sem fazer nenhuma viagem e teme encerrar 2025 sem fazer as malas, eis uma boa notícia: alguns destinos no Brasil e no mundo tiveram uma redução significativa no valor das passagens. Para aproveitar estas excelentes oportunidades, vale fazer uma ampla pesquisa na internet e encontrar aquele desconto que vai fazer a diferença. Para ajudar nessa missão, o site Kayak (kayak.com.br), um dos principais buscadores de voos do mundo, divulgou um ranking com os 20 destinos nacionais e internacionais que tiveram a maior redução de preços. A companhia elaborou a lista baseada em seus bancos de dados. Analisando as buscas por voos e hospedagem, descobriu tendências de queda de preços para o período entre agosto e dezembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024.
A análise inclui valores médios de passagens aéreas para voos de ida e volta em classe econômica, diária de hospedagem e até a semana mais barata para voar.
A campeã de desconto foi Punta Cana, na República Dominicana, um dos destinos mais procurados pelos brasileiros graças à beleza das praias caribenhas, aliada à ampla oferta de hospedagens All Inclusive. As passagens tiveram queda de 29% e o período mais econômico para viajar é em meados de setembro.
Em segundo lugar vem outro destino do Caribe: Oranjestad, em Aruba, com 14%. A atual semana mais econômica para voar começa em 15 de setembro.
quatro anos depois com muita pompa: o próprio imperador Dom Pedro II esteve presente à ocasião. O trecho original previa uma extensão da cidade mineira de Três Corações a Resende (RJ). No entanto foi construído um trecho suplementar, chegando a Cruzeiro (SP).
A ferrovia sempre teve participação no desenvolvimento da região e também presença marcante em acontecimentos históricos. Um exemplo emblemático ocorreu durante a Revolução Constitucionalista de 1932, quando o Estado de São Paulo se levantou contra as tropas federais. O Vale do Paraíba foi o principal palco das batalhas e a ferrovia foi muito utilizada para ações dos rebeldes paulistas.
Os três destinos que aparecem em seguida são dos EUA: Los Angeles (14%) Fort Lauderdale (11%) e Orlando (10%). Mais abaixo, mas também na lista dos 20 destinos estão Boston (8%), Miami (6%) e Chicaco (5%). A queda acentuada se explica, possivelmente, pelo temor dos turistas em visitar o país depois que o presidente Donald Trump desencadeou uma agressiva política anti-imigração que vem deportando até mesmo estrangeiros em viagem de turismo ou a trabalho.
A Colômbia aparece no top 20 com dois destinos: Cartagena (9%) e San Andrés (2%). Completando a lista de roteiros internacionais com maiores descontos surgem Toronto, no Canadá (10%); Montevidéu, no Uruguai (6%); Cidade do México (5%) e Buenos Aires, na Argentina (4%).
No Brasil os destinos que tiveram a maior queda no preço das passagens, segundo o levantamento da Kayak, foi Porto Seguro, com redução de 9%. Em seguida aparecem Rio de Janeiro, registrando 8%, Caldas Novas e João Pessoa, ambas com 3% cada.
Brasília e Fortaleza encerram o ranking com 2%.
Com essas dicas você já terá um bom parâmetro para escolher o próximo destino e fazer a festa no segundo semestre. Boa viagem!
FÁBIO MENDES é jornalista e escritor, autor de revistas e guias de viagem e livros-reportagem
Nova UBS no Marengo Baixo e situação de hospital regional
A volta das sessões da Câmara de Vereadores de Itaquaquecetuba para o segundo semestre foi marcada pela pauta da Saúde em duas frentes - as promessas de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) na região do Parque Residencial Marengo e as críticas ao atendimento e infraestrutura do Hospital Santa Marcelina, de responsabilidade do governo do Estado.
Seis vereadores se inscreveram no Pequeno Expediente, voltado para explicações pessoais: Cantor Sidney Santos, Lindinalva Colega, Prof. Francisco, Arnô Cabeleireiro, Romualdo Jornalista e David Neto.
Sidney Santos abriu a sua fala agradecendo ao Poder Executivo pela confirmação da construção de um posto de Saúde na região do Marengo Baixo, que se encontra em situação de atendimento saturado com mais de 22
mil atendimentos por mês, reforçando a necessidade de expansão da capacidade. Colega, por sua vez, agradeceu pelo apoio da Prefeitura em uma ação realizada no Parque Piratininga, além da operação tapa-buraco na cidade.
O vereador Professor Francisco também falou da importância da vinda do novo posto ao Marengo Baixo e o trabalho da Prefeitura na busca de investimentos junto aos governos do Estado e federal, além do trabalho realizado durante as férias para a implantação de duas novas feiras livres- uma no Jardim Amazonas e uma noturna no Horto do Ipê.
O principal debate do Pequeno Expediente foi iniciado pelo vereador Romualdo da TVR, que destacou a necessidade do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, acompanhar o trabalho de melhoria da rede feito por Itaquaquecetu-
ba, uma vez que o Hospital Santa Marcelina estaria apresentando graves problemas de atendimento e infraestrutura - problemas esses que foram expostos no último final de semana em uma postagem nas redes sociais. Nas imagens, Romualdo destaca a cor da água a partir das torneiras de um banheiro no hospital regional, com cor avermelhada, o que a torna imprópria ao consumo ou banho, aumentando os riscos de infecções ou complicações de pacientes.
O vereador reforçou que o problema com a água é apenas uma das falhas apuradas pelos vereadores e indicadas pela comunidade que foram encaminhadas em uma reunião realizada recentemente com a direção do hospital, onde também foi tratada a questão do atendimento a pacientes e visitantes, além da política do hospital em não realizar cesarianas, mesmo com a necessidade apre-
marcaram uso da tribuna na volta aos trabalhos
Vereadores apontaram problemas no atendimento e infraestrutura sentada por ginecologistas e obstetras.
Em aparte, a vereadora Simone do Posto reforçou que a abordagem do Hospital Santa Marcelina em coibir a prática de partos por cesariana vem representando um risco para gestantes, principalmente de alto risco, que podem ter
complicações e a perda da criança durante o trabalho de parto. “Temos que tomar todas as medidas necessárias junto ao governo do Estado e ao Ministério Público, porque estão cometendo assassinatos de mulheres grávidas”, afirmou.
Já o vereador David Neto reforçou que, mesmo com
a prerrogativa sendo do governo do Estado, a Câmara de Vereadores não irá se omitir e tomar todas as medidas necessárias, apesar de aguardar respostas de questionamentos feitos por uma comissão parlamentar que visitou recentemente as instalações do Santa Marcelina.
Encontro reuniu representantes das 13 cidades do consórcio e visa atender mais de 600 mulheres
O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê e Região (Condemat+) firmou no início desta semana uma parceria com a organização não-governamental (ONG) Gerando Falcões com a meta de ajudar cerca de 600 mulheres em situação de vulnerabilidade na região, por meio do projeto “Asmara”.
A assinatura da parceria aconteceu na sede do Condemat, em Mogi das Cruzes, com a presença do prefeito de Itaquaquecetuba e presidente do Condemat+, Eduardo Boigues, da primeira-dama de Itaquá e presidente do Conselho das Presidentes dos Fundos Sociais de Solidariedade Mila Prates Boigues, e representantes das 13 cidades integrantes do grupo intermunicipal de cooperação e desenvolvimento, bem como o fundador da ONG Eduar-
do Lyra.
O “Asmara” é uma iniciativa que recebe doações de roupas e acessórios e promove o treinamento em vendas e atendimento para mulheres em situação de vulnerabilidade, permitindo que as participantes possam estabelecer lojas dentro da comunidade, movimentando a economia local e gerando renda e identificação local.
Na ocasião, também foi apresentada a nova fase do projeto Recicla Cidade, que inclui a criação de espaços de Eco-troca nos municípios. Também foram discutidos aspectos jurídicos sobre os Fundos Sociais de Solidariedade como fundos especiais, com contribuições dos advogados Carlos Eduardo Alves da Silva e Miriam Athiê.
As representantes acompanharam ainda a apresentação da Frente Parlamentar Feminina do Alto Tietê, formada por vereadoras das cidades
consorciadas. A ideia é fortalecer a atuação política feminina na região.
“Quando falamos em tirar mulheres da pobreza, não é só sobre renda. É so-
bre dar chance para elas acreditarem em si mesmas, construírem seus próprios caminhos e mudarem a realidade das suas famílias. É lindo e especial ver
esse movimento acontecer na nossa região”, disse a primeira-dama.
“O papel do Condemat+ é unir forças para transformar a vida das pessoas.
Como prefeito de Itaquá e presidente do órgão, fico feliz em ver ideias tão importantes saindo do papel”, concluiu o prefeito e presidente do Condemat+.