Sider Shopping confirma início das obras de expansão para este ano

A vida e a obra da escritora Clarice Lispector estão sendo contadas através de uma exposição artística na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília. A “La
Maison de Clarice” foi aberta nesta quinta-feira (27) e faz parte da Semana da Língua Francesa em Volta Redonda, que vai até sábado (29). Esta é a primeira vez que a exposição pelo centenário da escrito-
ra acontece fora da cidade do Rio de Janeiro. O evento é uma realização da embaixada francesa em parceria com a prefeitura, por meio das secretarias de Cultura (SMC) e Desenvolvimento Econômico e Tu-
rismo (SMDET). Além da abertura da exposição, também houve a doação de 30 livros de cultura francesa pela Embaixada da França à Biblioteca Municipal.
| Página 6
O serviço do Centro Pop de Resende, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está de endereço novo. O programa agora está sediado na Rua Eduardo Cotrim, número 36, Centro, com um espaço mais confortável e adequado para receber a população que utiliza o serviço. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h. De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), o local vai oferecer melhores condições, com um espaço mais amplo e arejado. Além disso, ele estará mais próximo do abrigo, outro serviço que muitas dessas pessoas utilizam para passar as noites.
O Sider Shopping, em Volta Redonda, confirmou nesta quinta-feira (27) que vai expandir sua área bruta locável em mais 6.500 metros quadrados. O complexo passará a contar com mais uma torre – no terreno do antigo Hortifruti - interligada por uma passarela panorâmica, ganhando também uma nova fachada, com visual mais moderno e minimalista. “Essa expansão é a certeza de que podemos crescer e agregar cada vez
mais em opções de consumo e lazer para a região Sul Fluminense, já que todos aguardam por esse momento há algum tempo”, disse Tiago Gama, gerente geral do Sider Shopping. Atualmente, no ranking da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Sider Shopping é um dos empreendimentos com menor vacância e o faturamento dos lojistas por metro quadrado é superior à média nacional.
Uma mulher de 51 anos morreu no início da noite de quarta-feira (26), após ser atropelada por um veículo Fiat Linea, sem motorista. O veículo estava estacionado quando desceu a Rua Nossa Senhora de Fá-
tima, no bairro Paraíso, em Resende, e atingiu a vítima. O proprietário do veículo alegou aos policiais militares que estiveram no local que houve falha no freio de mão do carro.
O Ministério do Trabalho divulgou nesta quarta-feira (26) os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que mostram que Volta Redonda mantém o ritmo de crescimento, com o quinto mês consecutivo “no azul” na geração de postos de trabalho. Em setembro, o município teve 2.782 admissões contra 2.549 desligamentos,
setor
tratações
mentos,
de 123.
mais
Aguardada desde 2016, a construção começou em 2022 e substitui a antiga ponte de ferro, que apresentou problemas na fundação
Mansa
A nova Ponte
Coutinho, instalada na Avenida Argemiro
Paula Coutinho, já está 90% concluída
vai religar o bairro Eduardo Junqueira, ao Fórum da Comarca de Barra Mansa e ao clube do Sesi. A obra, realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras (Seinfra), começou a ser construída este ano e receberá R$ 4,6 milhões em investimentos.
- Desde o começo do ano a antiga ponte foi interditada para evitar problemas de segurança à nossa população. Nós sabemos que, sem essa ligação, as pessoas precisam percorrer mais de 2 quilômetros, fora o aumento do trânsito. Por isso, determinei à Seinfra que trabalhasse com a máxima celeridade para devolver à cidade de Barra Mansa esta importante via. Todas as obras que estamos tocando no estado do Rio de Janeiro são para impactar de forma positiva a vida dos cidadãos - afirma o governador Cláudio Castro.
Um dos reflexos dos benefícios da nova ponte pode ser visto no largo sorriso de Jâ-
nio Machado, de 36 anos. Ele é morador do bairro Eduardo Junqueira e foi selecionado para trabalhar como ajudante de obra na reconstrução. O que antes gerava angústia, pelo medo de desabamento, agora é motivo de alívio e orgulho.
- Venho caminhando para cá, me sinto muito bem, como morador e no geral. É uma melhoria não só para mim, é para o bairro e para toda Barra Mansa. Está beneficiando tanto os moradores, quanto os frequentadores do fórum e o SESI clube, além de gerar oportunidade de emprego e melhorias no ir e vir - comemora.
O reconhecimento da população é imediato. Gileno Sena, 53, carreteiro, está acostumado a andar de bicicleta por toda a cidade e se surpreendeu com o avanço da obra. Ele precisou comparecer ao Fórum para emitir uma certidão e ficou muito feliz em saber que a ponte está prestes a ser entregue, com passeio público dos dois lados, permitindo a passagem segura e tranquila dos pedestres e também dos ciclistas.
- A obra está ficando boa. O outro viaduto era bem menor, né? Não tinha uma ci-
clovia também. Era preciso passar junto com os carros. Agora eu estou gostando, vai ficar melhor, principalmente porque eu gosto de andar de bicicleta e antigamente não era bom passar por ali. Eu não sabia do avançar do trabalho e vim até o outro lado. Agora, quando terminar, virei por aqui, pois é melhor e mais perto - anima-se.
Aguardada desde 2016 pela população barramansense, a nova construção terá 35 metros de comprimento, com mão e contramão, e é feita de alvenaria. Ela substitui a antiga ponte de ferro, que apresentou problemas na fundação após fortes inunda-
ções e começou a ceder há seis anos. Desde 2022, a circulação foi interrompida no local, para prover segurança aos transeuntes.
- A proteção dos moradores foi uma das missões traçadas pelo governador Cláudio Castro. Demolimos a antiga ponte e estamos construindo uma totalmente nova, com uma estrutura moderna e sem riscos de ser atingida novamente pelas cheias do Rio Barra Mansa. Em breve, os pedestres, carros e motocicletas poderão transitar tranquilamente pela nova estrutura - explicou o secretário de Obras e Infraestrutura, Rogério Brandi.
O município recebeu nesta quinta-feira, 27/10, o Ônibus Lilás, projeto da Subsecretaria de Políticas Públicas para Mulheres, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de orientar e atender gratuitamente mulheres vítimas de violência doméstica. Realizado junto a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em alusão a campanha anual de ‘Outubro Rosa’, na Praça Luiz Gonzaga (centro), dessa vez o projeto abrangeu também as demais mulheres que tivessem interesse.
Foram disponibilizados os serviços gratuitos de isenção de taxas de 2ª via de documentos, casamento e
união estável (com renda até dois salários mínimos), orientação jurídica, psicológica e de assistência social e, ainda, oportunidade de inscrição para cursos de qualificação profissional. Além disso, durante a ação as mulheres que passam pelo local também puderam aproveitar o artesanato da tradicional Feira dos Artesãos de Pinheiral, manicure gratuita e um stand de incentivo à leitura.
Os ônibus são equipados com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar para vítimas de violência. No local haverá uma psicóloga da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Pinheiral, uma assistente social e uma advo-
gada disponibilizadas pelo Estado em esquema de plantão para os atendimentos necessários.
O prefeito Ednardo Barbosa esteve presente, junto
com as secretarias municipais Patrícia Rivello, de Assistência Social e Direitos Humanos e Aline Gouvêa, de Esporte, Cultura, Lazer, Juventude e Turismo.
Brasília
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, agradeceu nesta quinta-feira (27) aos eleitores que votaram no primeiro turno e encorajou que todos voltem às urnas no segundo turno, que ocorre no próximo domingo (30).
O ministro também agradeceu as prefeituras das 27 capitais após todas confirmarem a gratuidade do transporte público no segundo turno. No primeiro turno, somente 12 capitais tiveram passe livre, e a taxa de abstenção ficou em 20,89%, o equivalente a cerca de 32,7 milhões de eleitores.
“Vamos diminuir essa abstenção e o transporte público gratuito ajudará. Quanto mais transporte público e quanto mais eleitores
comparecerem, mais democracia”, disse Moraes ao encerrar a última sessão plenária do TSE antes da votação de domingo.
Ele também encorajou os eleitores e eleitoras a não se intimidarem com ameaças e pediu que denunciem os casos de assédio eleitoral.
“Não podemos permitir que os eleitores sejam assediados, sejam coagidos, sejam ameaçados, inclusive é assédio eleitoral empregadores ameaçarem seus empregados”, disse Moraes.
De acordo com dados do Ministério Público do Trabalho (MPT), as denúncias de assédio eleitoral em empresas explodiram ao longo da campanha de segundo turno, chegando a 1.572 casos até o momento, ante apenas 61 registrados no primeiro turno.
“Peço a todos os eleitores
e eleitoras, assim como fizeram no primeiro turno, que compareçam com tranquilidade, com paz, para escolher os seus candidatos, Escolham com liberdade”, apelou Moraes.
O ministro Alexandre de Moraes também reafirmou nesta quinta-feira que não cabe à Justiça Eleitoral fiscalizar se as rádios de todo o país cumprem a legislação eleitoral e veiculam como devem as inserções obrigatórias com a propaganda de cada candidato.
“Como todos sabemos, não é, nunca foi, e continuará não sendo responsabilidade do TSE distribuir mídias de televisão e rádio e fiscalizar rádio por rádio no país todo se as rádios estão transmitindo as inserções dos
Redação: r redacao@diariodo edacao@diariodo edacao@diariodo edacao@diariodovale vale vale .com.br .com.br
Comercial: an anuncio@diariodo uncio@diariodo uncio@diariodovale vale vale .com.br .com.br .com.br .com.br
Assinatura: assinatura@diariodo assinatura@diariodo assinatura@diariodovale vale .com.br .com.br
candidatos. Isso todos os partidos de boa fé sabem, todos os candidatos de boa fé sabem”, afirmou Moraes.
Na quarta (26), o ministro negou seguimento a uma petição em que a campanha do presidente Jair Bolsonaro, candidato à reeleição, alegava ter sido prejudicado por rádios das regiões Norte e Nordeste, que não teriam veiculado centenas de suas inserções obrigatórias.
Ainda na noite de quarta, Bolsonaro afirmou recorrerá da decisão de Moraes. “Da nossa parte, iremos às últimas consequências, dentro das quatro linhas da Constituição, fazer valer aquilo que as nossas auditorias constataram. Realmente, um enorme desequilíbrio no tocante às inserções. Isso é claro que interfere na quantidade de votos no final da linha”, disse o candidato.
Diagramação: composicao@diariodo composicao@diariodo composicao@diariodovale vale .com.br .com.br
Esporte: espor espor te@diariodo te@diariodo te@diariodovale vale vale vale .com.br .com.br .com.br .com.br
Caderno Lazer & Cia: lazer@diariodo lazer@diariodovale vale vale .com.br .com.br .com.br .com.br
O presidente da FOA, Eduardo Prado, fez a recepção da comitiva, em que também estavam o secretário especial adjunto do Esporte do Ministério da Cidadania, André Alves, e a assessora especial do ministro da Educação, Marcela Lima.
Na ocasião, Ronaldo Bento proferiu uma palestra sobre o Cadastro Único (CadÚnico), no Auditório William Monachesi.
Antes, todos fizeram uma rápida visita aos prédios dos cursos de Medicina e Odontologia, onde a coordenadora, Rosiléa Hartung, contextualizou sobre o funcionamento da Clínica Odontológica e os novos investimentos em equipamentos. Junto ao presidente da FOA, a reitora do UniFOA, Úrsula Fraga, e a superintendente executiva, Josiane Sampaio, também acompanharam a visitação pela instituição. O Ministério da Cidadania também publicou sobre o momento no site oficial.
Também foram convidados para esse momento – composto por apresentações e homenagens – o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, representados por Leandro Rosa, que participou de todo o evento e compôs a mesa de honra no auditório. Também participaram o vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria - que representou o prefeito, Antônio Francisco Neto – e o prefeito de Rio Claro, José Osmar.
Eduardo Prado fez uma apresentação sobre os 55 anos da Fundação Oswaldo Aranha, por meio de um vídeo que destacou o crescimento, conquistas e atuação social da instituição, que gerou o UniFOA +Social.
- Isso aqui é uma fundação pública, embora seja de natureza privada, ela atua para o público, ela é de Volta Redonda. Nós estamos fazendo 55 anos e ela foi constituída por Sávio Gama e Paulo Monteiro Mendes, que eram adversários políticos, mas se uniram em torno de uma ideia – ressaltou Eduardo.
A medalha Professor Manoel Gomes Tubino, criada no âmbito da Fundação Oswaldo Aranha para homenagear pessoas ilustres, que tra-
balham e contribuem para o engrandecimento do Esporte no Brasil, em qualquer de suas esferas, foi entregue a André Alves.
Oswaldo Aranha
Já a medalha Chanceler Oswaldo Aranha, também criada no âmbito da FOA, a fim de homenagear pessoas ilustres que trabalham e contribuem para a união e desenvolvimento de nossa sociedade, foi entregue a Sebastião Faria, que recebeu a homenagem destinada ao prefeito, Antônio Francisco Neto; a Leandro Rosa, em representação a Cláudio Castro e Nicola Miccione; e aos ministros Ronaldo Bento e Victor Godoy.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou em segunda discussão, nesta quinta-feira (27/10), o Projeto de Lei 3.854/18, da deputada Martha Rocha (PDT), que cria um cadastro estadual de profissionais que prestam serviço de assistência e cuidados domiciliar. A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.
A medida prevê que o cadastro terá todas as informações referentes à formação técnica e acadêmica destes profissionais, que serão excluídos caso sejam comprovadas práticas de maus-tratos. O texto ressalta que os cuidadores só poderão administrar medicamentos via oral e prescritos por um profissional de saúde.
“Nos últimos anos, temos assistido a diversos casos de violência e abusos contra menores, idosos e deficientes. Muitas dessas violências são praticadas por pessoas que trabalham ou cuidam desses indivíduos, valendo-se da fragilidade apresentada pelas vítimas e pelo fácil acesso a elas. Tentando reduzir esses casos, propomos a criação do referido cadastro”, diz Martha na justificativa do projeto.
O Sider Shopping confirmou nesta quinta-feira (27) que vai expandir sua área bruta locável em mais 6.500 metros quadrados. O complexo passará a contar com mais uma torre – no terreno do antigo Hortifruti - interligada por uma passarela panorâmica, ganhando também uma nova fachada, com visual mais moderno e minimalista.
Para que o empreendimento fosse viável, o prefeito Antônio Francisco Neto enviou, no ano passado, uma mensagem à Câmara Municipal, com o projeto de Lei Municipal que tem por finalidade autorizar o Executivo a efetivar a permissão de uso de espaço aéreo localizado na Rua 12, no bairro Vila Santa Cecilia, à Caixa Beneficente dos Empregados da Companhia Siderúrgica Nacional — CBS. Os vereadores aprovaram a medida.
Situado em um dos principais e mais valorizados
Imagem: Divulgação pontos comerciais de Volta Redonda e mais de 11 mil m2 de ABL- Área Bruta Locável, o empreendimento se prepara para escrever um novo capítulo em sua história. Sua expansão vai agregar mais de 6.500 m2 de ABL para ampliar o mix de operações com mais opções de gastronomia, lazer e novas lojas.
Segundo Tiago Gama, gerente geral do Sider Shopping, é um prazer dar essa notícia. “Por muito tempo, ouve-se esse burburinho na região, então é uma alegria enorme concretizar esse momento e trazer para o público o que ele realmente deseja. Essa expansão é a certeza de que podemos crescer e agregar cada vez mais em opções de consumo e lazer para a região Sul Fluminense, já que todos aguardam por esse momento há algum tempo”.
Atualmente, no ranking da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), o Sider Shopping é um dos empreendimentos com
menor vacância e o faturamento dos lojistas por metro quadrado é superior à média nacional.
O complexo é administrado e comercializado pelo Grupo AD e será com esse acréscimo de área, além de um espaço diferenciado para novos encontros com foco na experiência, acessibilidade e sustentabilidade, uma boa oportunidade para quem deseja investir na região.
A expansão tem o objetivo de complementar o mix existente, oferecendo novas marcas e a presença de grandes nomes do varejo, com um projeto que proporciona melhor ambiência, conforto e convivência aos clientes. O início das obras ocorrerá ainda esse ano e a entrega do projeto está prevista para 2024.
Fundada em 1960, a CBS Previdência é uma das mais antigas entidades de previ-
Expansão do Sider Shopping terá passarela sobre rua na Vila Santa Cecília
dência complementar do Brasil.
Com sede em São Paulo (SP) e filiais em Volta Redonda (RJ) e Conselheiro Lafaiete (MG), a entidade conta atualmente com cerca de 35 mil participantes e acumula
um patrimônio de R$ 5,82 bilhões.
A AD Shopping está presente em todas as regiões brasileiras. Seu portfólio é
composto por 42 empreendimentos de diversos formatos, localizados tanto em capitais quanto no interior. São mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento, planejamento, comercialização e gestão de shopping centers
O deputado federal Delegado Antonio Furtado participou na noite desta terçafeira, dia 25, da entrega de materiais e equipamentos aos alunos do núcleo esportivo do projeto “Sonhos”, no bairro Roselândia, em Barra Mansa. A iniciativa é do parlamentar em parceria com a deputada estadual Jucélia Freitas, a “Tia Ju”, criada com o objetivo de democratizar o acesso às atividades esportivas, oferecendo aulas de diversas modalidades a um público amplo, composto por jovens e adultos. A vereadora da cidade, Rayane Braga, também esteve presente na entrega.
O projeto também funciona em Volta Redonda, no bairro Ilha Parque. Somando os dois núcleos, Furtado
destinou cerca de R$ 200 mil reais para custeio até dezembro deste ano. Segundo ele, caso reeleito, o plano seria dar continuidade às ações esportivas, destinando novas emendas para que os 120 alunos atualmente inscritos seguissem com suas atividades.
- O acesso ao esporte precisa chegar a todos e não somente a uma parcela da sociedade. Por isso, investir neste segmento é tão importante. Mas será que, sem nenhum representante na região em Brasília, algum deputado federal de fora olhará para essa demanda? Não podemos nos esquecer de que o esporte quebra barreiras, reduz as desigualdades, cria novas perspectivas de futuro e transforma vidas, muitas vezes afastando os nossos jovens das drogas e
do contato com a criminalidade. É uma fonte de recuperação e fortalecimento, capaz de apontar outros caminhos a serem seguidos – destacou.
O parlamentar também agradeceu o apoio da deputada “Tia Ju” e destacou que, nesta reta final do mandato, seguirá acompanhando a destinação das emendas de sua autoria, para que o envio de todos os recursos previstos possa beneficiar a população.
- Quando trabalhamos com afinco e pensando em melhorias coletivas, conseguimos mudar a vida das pessoas de verdade. E quando contamos com boas parcerias, os resultados tendem a ser ainda mais positivos. Embora não reeleito, continuarei cumprindo a missão de representar a nossa re-
gião e assim será até o último dia. Até porque, tenho um compromisso com cada
cidadão
nalizar
do
Cerca de 260 representantes da prefeitura de Volta Redonda e de administrações municipais de diversos municípios do estado do Rio participaram, na manhã desta quarta-feira (26), da palestra “A Nova Lei de Licitações”, realizada no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Junior, da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), no bairro Laranjal. O evento foi promovido pela Escola de Contas e Gestão (ECG) do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCERJ), por meio do ECGpresente – programa de Educação Itinerante do TCE-RJ.
Segundo o controlador geral de Volta Redonda, Gustavo Corrêa, o objetivo da palestra é capacitar os servidores que vão atuar na área de licitação, envolvendo toda a administração pública.
- Engloba todas as áreas. Cada secretaria, por exemplo, tem que ter alguém com um conhecimento mínimo para fazer um termo de referência, um estudo técnico preliminar daquilo que pre-
cisa ser contratado. Por exemplo, o servidor da área de Compras, que é quem realmente vai redigir o edital, fazer a licitação; servidores da área jurídica, que precisam atualizar o conhecimento para dar os pareceres; da área de Controle Interno, que precisam desse conhecimento para poder analisar a conformidade, todo o processo - explicou Gustavo.
A palestra foi ministrada por André Mendes Cavotti, que é servidor do TCE-RJ, graduado em Direito e tem experiência em Auditorias Governamentais. Durante o encontro, os participantes conheceram um panorama geral sobre a nova lei, inovações, além de temas como: Inversão de fases: julgamento anterior à habilitação; Licitações sob a forma eletrônica; Ênfase no Planejamento das Contratações; Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP); Procedimentos auxiliares; Mecanismos de Governança; Modalidades de Licitações; Expectativa de redução do número de licitações; Meios alterna-
tivos de resolução de controvérsias; e Irregularidades nos procedimentos licitatórios.
O projeto de capacitação foi trazido para o interior do
estado pela ECGpresente para aproximar o servidor público desse conhecimento que, até então, era feito na capital.
- Volta Redonda, por ser
uma cidade estratégica, maior do Sul do estado, recepcionou todos os cursos que tiveram ao longo do ano e mais essa palestra, que está encerrando a capacitação de
preparação para a nova Lei de Licitações, que vai ser implantada e começa a vigorar no ano que vem - destacou o controlador geral do Município.
Novo setor do centro de compras ocupará área que abrigava o antigo Hortifruti, na Vila Santa Cecília
Policiais civis da 166ª DP (Angra dos Reis), coordenados pelo delegado titular Vilson de Almeida, apreenderam, na quarta-feira (26), grande quantidade de entorpecentes, durante operação realizada em várias comunidades do Centro do município da Costa Verde. A ação teve o objetivo de apurar crimes de extorsão praticados pelo tráfico de drogas a empresas de internet.
Com base em investigações do Setor de Inteligência da delegacia, os agentes foram até as comunidades de
Santo Antônio, Carmo, Perez, Caixa D’Água, Glória I e Sapinhatuba II. Nestas três últimas, os policiais foram recebidos a tiros de fuzil por traficantes.
Na ação, os agentes apreenderam 162 pinos cocaína, 192 pedras de crack, 82 tabletes de maconha, 28 frascos de loló, dois frascos de lança-perfume, um rádio transmissor, um carregador, quatro munições intactas de e dois carregadores.
Denuncias sobre crimes podem ser feitas por meio do WhatsApp da 166ª DP (24) 99935-1747.
Policiais civis da 166ª DP também prenderam em flagrante, na terça-feira (25), um homem suspeito de tráfico de drogas e associação para tráfico. Ele foi detido na comunidade do Frade, em Angra dos Reis. Com ele foram apreendidos doze tabletes de maconha e certa quantidade em dinheiro em espécie.
Os agentes haviam ingressado discretamente na
comunidade para monitorar a movimentação e atuação de traficantes, quando observaram o homem comercializando trouxinhas de maconha para outro indivíduo. Abordados pelos policiais, o traficante admitiu a conduta criminosa.
O suspeito e todo o material arrecadado foram conduzidos à delegacia onde foi formalizada a prisão e a apreensão.
Mulher disse que era moradora na comunidade de Nova Holanda, no Rio
Sapucaia
Policiais do 38º Batalhão da PM prenderam na quarta-feira (26) uma mulher de 32 anos, suspeita de tráfico de drogas. Ela foi abordada por agentes do Destaca-
mento de Policiamento Ostensivo (DPO) de Jamapará, quando estava em um mototáxi, na BR-393, em Sapucaia.
A mulher estava com cinco quilos de pasta base de cocaína. A autora disse
que era moradora na comunidade de Nova Holanda, no Rio, que estava levando a droga para o bairro de Santa Rosa, em Além Paraíba (MG).
Aos PMs, ela contou que receberia R$ 500 quando re-
tornasse ao Rio. Levada para a Delegacia de Sapucaia, a mulher foi indiciada por tráfico de drogas, permanecendo presa.
O condutor da moto prestou depoimento como testemunha e foi liberado.
João Bernardes Aguiar de Oliveira está sendo procurado lhos, um menino de 2 anos e uma menina de 6. Outras seis pessoas ficaram feridas. O alvo do suspeito era o policial militar, com quem teve uma discussão em janeiro deste ano.
Continua foragido João Bernardes Aguiar de Oliveira, de 23 anos, conhecido também pelo nome de João Pedro Avelino, apontado como autor do tiroteio ocorrido domingo (23) em um clube de Paraíba do Sul. Foram mortos o cabo-PM George Rodrigo Mendes, de 44 anos; Robert Luiz Diniz, de 34; e Carolaine Fernandes, de 25 anos, que estava internada no Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, em Três Rios, município vizinho, mas não resistiu aos ferimentos.
deixou dois fi-
O PM teria apreendido uma arma de fogo. O suspeito estava ligado indiretamente à ocorrência, e teria se vingado atirando no policial. Segundo a PM, o criminoso chegou por trás de Rodrigo, que foi pego de surpresa. Agentes responsáveis pela apuração dos crimes acreditam que as outras pessoas feridas foram vítimas dos tiros disparados na direção do caboPM.
Uma ação da Polícia Militar resultou na madrugada desta quinta-feira (27), na prisão de um homem de 32 anos. Ele estava com seis celulares que foram furtados de uma loja que vende produtos da operadora Claro, na Avenida Amaral Peixoto,
no Centro de Volta Redonda.
O alarme foi acionado. Fato que fez com que integrantes da firma de segurança solicitassem apoio de policiais militares, que localizaram o suspeito.
A ocorrência da PM foi registrada na 93ª DP (Volta Redonda) para onde o autor foi levado.
Uma mulher, de 51 anos, morreu no início da noite de quarta-feira (26), após ser atropelada por um veículo Fiat Linea, sem motorista. O veículo estava estacionado quando desceu a Rua Nossa Senhora de Fátima, no bairro Paraíso, em Resende, e atingiu a ví-
tima.
A versão foi contada aos policiais militares, pelo proprietário do veículo. A mulher chegou a ser socorrida no Hospital de Emergência de Resende, mas não resistiu aos ferimentos.
O carro ficou apreendido na 89ª DP onde foi feita a ocorrência da PM. O Linea será periciado.
O Ministério do Trabalho
divulgou nesta quarta-feira (26) os números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados),
que mostram que Volta Redonda mantém o ritmo de crescimento, com o quinto mês consecutivo “no azul” na geração de postos de trabalho. Em setembro, o município teve 2.782 admissões
contra 2.549 desligamentos, um saldo positivo de 233 novas vagas com carteira assinada. Os números colocam Volta Redonda como uma das que mais geraram empregos no Sul Fluminense.
O setor que mais criou novas oportunidades foi o da Construção Civil – 302 contratações contra 179 desligamentos, com saldo positivo de 123. Em segundo lugar ficou a área da Indústria, com
78 novas vagas criadas, seguida pelo Comércio, que criou 40 novos postos de trabalho, e a Agropecuária com uma nova vaga de emprego. O setor de Serviço foi o único que apresentou saldo ne-
gativo. Foram 1.189 admissões contra 1.198 desligamentos.
No acumulado do ano, são 23.593 admissões contra 21.796 desligamentos, um saldo positivo de 1.797.
Professores da Creche Municipal Waldir Roberto da Conceição participaram nesta semana de uma capacitação promovida pelo Programa de Formação Docente, implantado pela Secretaria Municipal de Educação (SMECT). A formação continuada aconteceu na Sala de Cultura de Porto Real e contou com a palestra da professora Rita Reis. Temas como o desenvolvimento infantil, linguagem e movimento na materialização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foram abordados.
A subsecretária de Educação, Giovana Oliveira, disse que entre os assuntos destaca-se a contribuição da Neurociência no desenvolvi-
mento de bebês e crianças até três anos de idade.
- Por meio deste estudo, visamos entender como a prática cotidiana realizada na escola pode contribuir para o pleno desenvolvimento das crianças. Além disso, o encontro permitiu a realização de atividades práticas, com intuito de contribuir para o aprimoramento da prática docente – comentou.
- Junto ao Programa de Formação Docente, buscamos elevar a qualidade do ensino municipal e proporcionar aos profissionais uma formação na qual eles levarão para toda sua carreira. Com isso, além de beneficiar os estudantes, também valorizamos os nossos profissionais - avaliou o prefeito Alexandre Serfiotis.
A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Governo, está promovendo nesta semana, uma série de reuniões com presidentes de Associações de Moradores. O objetivo é levar informações e estimular a doação de sangue, além de apresentar o trabalho desenvolvido pela Associação dos Diabéticos de Barra Mansa (Adibam).
Nesta terça e quarta-feira, dias 25 e 26, participaram dos encontros o secretário de Governo, Fanuel Fernando; o gerente de Relações Comunitárias, Vicente Reis; a captadora do Hemonúcleo, Cláudia Maria Oliveira Alves; a vice-presi-
dente da Adibam, Gina Mara Ferreira Modesto; e os presidentes das Associações dos bairros Vila Elmira, Vale do Paraíba, Jardim Central, São Domingos, Jardim Guanabara, Santa Clara, Jardim Primavera e São Francisco de Assis.
- Nós da Secretaria de Governo, a pedido do prefeito Rodrigo Drable, chamamos os presidentes das Associações de Moradores e, a cada reunião, convidamos o representante de uma unidade de saúde para reforçar a importância de seu trabalho –disse Fanuel.
A captadora do Hemonúcleo enfatizou a necessidade de doações de sangue feitas com regularidade, que são as que mantêm o
estoque em dia.
- Toda campanha de estímulo à doação é importante, mas precisamos que as pessoas não deixem de continuar doando. Esse é um trabalho que eu faço com amor à causa e fico muito feliz em ajudar neste processo de conscientizaçãodisse Cláudia.
A vice-presidente da Adibam, Gina Mara Ferreira Modesto, ressaltou a importância do trabalho realizado e se colocou à disposição para a realização de ações junto às associações.
- Anualmente, no dia 14 de novembro - data em que se comemora o Dia Mundial do Diabético, realizamos uma ação na Praça da Matriz. Por conta da pandemia de Covid-
O serviço do Centro Pop de Resende, ligado à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), está de endereço novo. O programa agora está sediado na Rua Eduardo Cotrim, número 36, Centro, com um espaço mais confortável e adequado para receber a população que utiliza o serviço. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
De acordo com a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), o local vai oferecer melhores condições, com um espaço mais amplo e arejado. Além disso, ele estará mais próximo do abrigo, outro serviço que muitas dessas pessoas utilizam para passar as noites.
– Com a mudança teremos um espaço de convivência mais humanizado, com mais proximidade com as pessoas e condições para desenvolver um trabalho mais efetivo. O Centro Pop desenvolve um trabalho fundamental no processo de busca
por mais dignidade para as pessoas em situação de rua.
Continuaremos com todo empenho, empatia e profissionalismo – comentou a secretária Jacqueline Primo.
Além da recepção presencial, o serviço também conta com um telefone, que pode atender e tirar dúvidas da população. O número é o: (24) 3360-9739.
O Centro de Referência Especializado para População em situação de rua (Centro Pop) disponibiliza, em seu espaço, a oportunidade de realizar a higiene pessoal e desenvolve atividades de convivência, grupos e oficinas, além de atendimentos técnicos individuais, busca ativa, abordagens diurnas e noturnas.
O serviço conta com uma equipe qualificada para entender as demandas de cada usuário e encaminhar para o atendimento mais assertivo possível. Três refeições, ao todo, são oferecidas no Centro Pop: café da manhã, almoço e lanche da tarde.
O serviço de Acolhimento Institucional foi inaugurado em 2019 pela prefeitura atende adultos e famílias e hoje funciona 24 horas por dia, sendo o primeiro nessa modalidade na história de Resende. O serviço é uma alternativa importante para a população em situação de rua e atua na retomada da dignidade, já com histórico de casos de pessoas que conseguiram sair do abrigo para uma moradia paga com recursos próprios da pessoa.
O serviço conta com usuários fixos e flutuantes. Todos os dias são oferecidas quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A entrada é sempre regulada pela equipe de plantão. O espaço oferece a oportunidade de higiene pessoal, uso do banheiro e convivência, além de oficinas, palestras e outras atividades multidisciplinares desenvolvidas em grupo.
O abrigo fica na Rua Pedro Braile Neto, n° 137 – Centro.
19 acabamos não realizando nos últimos dois anos. Para 2022 já estamos nos preparando para voltar. Além disso, nós também estamos nos colocando à disposição das Associações de Moradores para realizar ações nos bairros, com palestras e atendimentos com enfermeiros e nutricionistas para levar informações sobre a diabetes a população - destacou Gina.
O Hemonúcleo de Barra Mansa fica na Rua Pinto Ribeiro, n°205, anexo à Santa Casa de Misericórdia. Quem for doar pode estacionar no pátio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, na Rua Oscar da Silva Marins, n°155. Ambos ficam no Centro.
Barra Mansa
A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SMADS), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, realizou na manhã desta quinta-feira (27), mais um plantio de mudas no entorno da área urbana. A ação foi realizada no Bairro Vila Natal, na Rua Três, próxima ao Monte Efraim. Com a iniciativa de hoje, a Secretaria pode dar início a recuperação da área desmatada de uma das unidades de conservação do município, a APA (Área de Preservação Ambiental) Leste.
As duas secretarias envolvidas no trabalho desta quinta-feira realizam estu-
dos com o objetivo de promover novos plantios na localidade com outras espécies da flora.
Foram 102 mudas de amoras plantadas e o gerente de Reflorestamento da SMADS ressaltou a importância destas iniciativas.
- O plantio de mudas é um instrumento de planejamento para que se possa traçar ações necessárias que visem a recuperação da vegetação nativa, disseminação de frutos pelos pássaros e recarga hídrica – disse Gilson de Assis Lopes.
A prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), adquiriu uma “motopoda”, equipamento que possibilita a realização de cortes de galhos no alto das árvores com grande desempenho. O objetivo é atender às áreas onde o caminhão da poda não consegue acesso, como esca-
dões, vias estreitas e praças públicas. A máquina está em fase de teste.
O equipamento tem uma “lança” sobressalente que, acoplada à máquina, pode alcançar até cinco metros, levando em conta a altura do operador técnico. As equipes de poda terão mais facilidade em chegar às árvores que não puderam ser podadas anteriormente.
- A “motopoda” vai ser
muito útil nos locais de difícil acesso para o caminhão, principalmente as praças públicas. Vamos passar por uma fase de teste da máquina, mas em breve faremos uma programação para atender a essa demanda, que ficou reprimida por conta da dificuldade de acesso - explicou o secretário de Ordem Pública, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa.
A diversidade é o motor da sobrevivência e cada vez mais segmentos sociais e empresariais constatam que é preciso unir as diferenças para alcançar melhores resultados. Pesquisa mundial da Salesforce, companhia de gestão de relacionamento, aponta que 90% dos consumidores acreditam que cabe às empresas tornar o mundo um lugar melhor.
De olho na humanização de marcas, a WSI desenvolveu uma metodologia de Comunicação e Marketing Inclusivos, que alinha as ações de marketing e comunicação às práticas de DE&I – Diversidade, Equidade e Inclusão, cada vez mais adotadas por empresas de todos os portes no mercado. Empresas comprometidas com a inclusão são 11 vezes mais inovadoras e têm colaboradores seis vezes mais criativos.
Na Comunicação e Marketing Inclusivos, a empresa procura considerar uma abrangência total de públicos, incluindo setores minorizados por aspectos culturais e religiosos, étnicos, questões de gênero, etários e pessoas com deficiência.
Para falar sobre o assunto, e principalmente nessa metodologia de Comunicação e Marketing, entrevistamos o especialista em marketing digital e responsável pela operação no Rio de Janeiro da consultoria WSI, Marcelo Herskovits.
DIÁRIO DO VALE: Com a pandemia muitos setores passaram a funcionar no formato digital.
Quais as principais estratégias para alavancar os negócios também no ambiente virtual?
MARCELO: Desde 2020 com o início da pandemia percebemos uma aceleração de 3 a 5 anos no grau de digitalização das empresas. Muitos empresários precisaram definir novas estratégias no digital. A quantidade de estratégias que existem é incontável. É importante fazer um planejamento estratégico para as empresas identificarem quais são suas fortalezas e fraquezas e a partir disso definir as ações.
DV: Quais erros cometidos por empresários na tentativa de impulsionar os negócios sem estratégias no digital?
MARCELO: Planejar é fundamental quando você passa por uma transformação de negócio e mercado, quando isso não acontece, ocorrem erros. Os casos mais clássicos: impulsionar as vendas sem ter estoque; não ter capacidade de entrega; não considerar todos os custos inseridos na cadeia de financiamento. Um exemplo seria as plataformas de entrega em que o comissionamento é muito alto. A pessoa pode até vender muitas refeições, mas não tem lucro, ou seja, fica girando estoque sem conseguir repor levando as empresas a prejuízos e algumas vezes até “quebrar”.
DV: O que é marketing digital inclusivo?
MARCELO: Marketing digital inclusivo é uma forma de se comunicar, atingindo o mercado que inclua to-
dos de forma igual. Vem de uma evolução da experiência do cliente, da jornada do cliente. Procura levar em conta tanto questões da comunicação como da acessibilidade contemplando os mais variáveis públicos. Independe de questões ligadas a raça, credo, orientação sexual ou qualquer aparência física.
DV: E para os pequenos empresários como isso se aplica?
MARCELO: Marketing inclusivo se aplica a empresas de todos os portes: pequenas, médias e grandes. Parte do princípio básico de pensar sempre no cliente de maneira ampla. É muito mais um valor, cujas ações do dia a dia precisam sustentar. Para se ter esse tipo de comunicação, por exemplo, precisa de uma linguagem empática, sem ser agressiva e ofensiva.
DV: É possível dar dicas para ter uma comunicação inclusiva na internet e atender todos os públicos?
MARCELO: Um passo importante é tratar de seus canais digitais de forma inclusiva. Deve compreender postagens em redes sociais e blogs com uso de termos respeitosos a todos. Incluir #PraCegoVer ou #PraTodosVerem seguido da descrição da imagem; editar o nome do arquivo de imagem de forma que seja compreensível; aproveitar datas comemorativas para promover a inclusão cultural; oferecer legendagem de vídeos com audiodescrição e usar intérprete de libras nos vídeos.
DECRETO Nº 2797 DE 27 DE OUTUBRO DE 2022.
EMENTA: Abre Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 1.239.008,77
O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO REAL, no uso das suas atribuições, com fundamento no artigo 41º, inciso I, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e tendo em vista a autorização constante do artigo 8º da lei Municipal nº 772 de 29 de Dezembro de 2021.
Decreta:
Art. 1º Fica Aberto crédito suplementar no valor de R$ 1.239.008,77 (Hum milhão, duzentos e trinta e nove mil, oito reais e setenta e sete centavos) para atender a programação constante do Anexo I deste Decreto;
Art. 2º O recurso necessário à execução do dispositivo no artigo anterior decorrerá da anulação de dotação orçamentária constante do Anexo II deste Decreto, conforme disposto no artigo 43, parágrafo 1º, Inciso III da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964;
Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Legenda Descrição da Fonte e vínculo: 1.001.0000 - Recursos Ordinários 1.111.0000 - Recursos de Impostos e Transferência de Impostos - Educação 1.530.4000 - Transferência da União Referente a Royalties do Petróleo Royalties 5% - Lei 7990/89
Estratégia serve para unir as diferenças e alcançar melhores resultados
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) instaurou 1.127 dossiês de investigação, decorrentes de denúncias relacionadas a cosméticos e produtos de limpeza (saneantes), entre 2019 e agosto deste ano. As denúncias mais recorrentes e as principais irregularidades detectadas em meio às inspeções foram detalhadas ontem (27) durante seminário virtual promovido pela agência. As informações são da Agência Brasil.
Segundo a coordenadora de Inspeção e Fiscalização Sanitária de Cosméticos e Saneantes (Coisic), Renata Patrícia de Abreu, dos mais de 1,1 mil dossiês de investigação instaurados, 751 estavam relacionados a cosméticos e 376 a saneantes.
Em 2019 foram 147 denúncias, número que aumentou para 222 em 2020, e para 217 em 2021. Nos 8 primeiros meses de 2022 já foram registradas 165 denúncias. “A gente entende que esse aumento em 2020 e 2021 é um reflexo da pandemia”, disse.
A Anvisa avaliou diver-
Usando óculos de realidade virtual, o participante se vê imerso em uma cidade, observando e experimentando cenas cotidianas vividas por personagens ilustrados. O enredo, de ascensão e queda de uma sociedade dividida, é do filme curta metragem interativo From the Main Square, que em português, em tradução livre, significa Da Praça Principal. O curta, dirigido pelo brasileiro Pedro Harres, recebeu, este ano, o grande prêmio do júri em realidade virtual, no Festival de Veneza.
Esta é apenas uma das produções em realidade virtual em que há brasileiros envolvidos. Tanto no Brasil quanto no mundo, termos como realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista, todas sob o guardachuva da chamada realidade estendida (XR), têm ganhado força. São experiências de imersão que combinam ele-
“No caso dos cosméticos, o maior número de denúncias abrange produtos sem registro, com 244 casos”, disse Renata Patrícia. Na sequência estão empresas sem autorização de funcionamento, com 201 denúncias e propaganda irregular, 58.
Já no caso de saneantes, que são produtos usados em limpeza de ambientes, como detergentes, ceras, água sanitária, inseticidas e desinfetantes, foram 97 denúncias em 2019; 127 em 2020; 88 em 2021; e 64 até agosto deste ano.
“Foram 97 denúncias relacionadas a produtos sem registro; 94 relacionadas a empresas sem autorização de funcionamento; e 82 denúncias que decorreram de laudos [supostamente] insatisfatórios”, disse a representante da Coisic referindose aos quesitos que mais deram origem a denúncias.
Investigações estão relacionadas a cosméticos e saneantes sos tipos de denúncias. Entre elas, casos de descumprimento de boas práticas de fabricação; empresas que funcionariam sem Autorização de Funcionamento (AFE); casos de desvio de qualidade e de falsificação; suspeitas de uso de fórmulas diferentes; rótulos que apresentam indicação diferente daquela que consta no registro; produtos sem registro; e propaganda irregular indicando suposta finalidade terapêutica para produtos considerados cosméticos,
A especialista em regulação da Coisic Éthel Cardoso de Freitas disse que nos mais de 70 relatórios produzidos a partir das denúncias, o resultado foi “insatisfatório” em 18,2%. Outros 27,3% tiveram resultado “satisfatório”; e em 28,3% dos casos o resultado das inspeções resultou em “exigências apresentadas ao estabelecimento”.
“Foram analisados 40 relatórios sobre cosméticos; 29 sobre saneantes; e quatro sobre cosméticos e saneantes”, disse.
As principais irregularidades identificadas envolveram, no caso de cosméticos, casos de “não conformidade”. “Foram 168 notificações de problemas de documentação e registro. [Questões en-
volvendo] Pessoal resultou em 161 notificações de não conformidade; gestão da qualidade resultou em 130 notificações, e controle de qualidade, em 112 notificações”, detalhou a especialista.
Segundo Éthel, “de forma geral, concluímos que o maior problema das empre-
sas de cosméticos e saneantes tem sido na parte de documentação, o que abrange controle de documento e registro. Isso mostra empresas que têm deficiência em aspectos de boas práticas de fabricação e de garantias”.
“Como esses são itens cruciais a uma empresa, isso pode levar a vários problemas, porque empresa não gerenciada adequadamente
fica sujeita a erros e problemas. A empresa pode fazer vários produtos de qualidade e colocá-los durante anos no mercado. No entanto, se acontecer um desastre, isso pode ser suficiente para comprometê-la. Portanto, boas práticas precisam ser seguidas para evitar que um único erro possa ser grave ou fatal para as empresas”, alertou.
mentos reais e virtuais, assim como as interações entre homem e máquina.
Para dimensionar esse mercado no Brasil o Centro de Análise do Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e o Programa de PósGraduação em Mídias Criativas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) fizeram um mapeamento inédito das empresas que atuam nesse setor. Agora, o Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil está disponível na internet, em plataforma que será lançada sábado (29) na 46ª Mostra Internacional de Cinema, na Cinemateca, em São Paulo.
A pesquisa mostra que, das 138 empresas mapeadas pertencentes à cadeia produtiva da indústria criativa no país, cerca de 70%, o equivalente a 96, já trabalham com XR. Elas estão concentradas, principalmente, nas cidades de São Paulo (35) e do Rio de
Janeiro (19). A maioria é microempresa (40,58%) e de microempreendedores individuais (20,57%). Segundo a pesquisa, por ser ligada à área de inovação, o mercado concentra-se em startups e clusters de inovação.
“A gente tem capacidade, tem técnica. A vantagem [dessa tecnologia] é que ela vai nos colocar de fato no caminho da indústria 4.0”, diz a professora da UFRJ e produtora audiovisual, Inês Maciel, que realizou a pesquisa. Ines explica que a tecnologia tem diversas possibilidades de uso que vão desde o cinema, até a capacitação profissional e mesmo o monitoramento a distância de determinados ambientes, entre outros.
Trabalho foi feito pelas universidades federais de São Carlos e do Rio
Essa sensação fica registrada no cérebro como memória vivida. Se fica registrada dessa forma, você aprende mais rápido, é como se estivesse aprendendo na prática”, diz. Ela cita, como exemplos, simulações de situações de risco onde profissionais podem ser treinados primeiramente com a realidade virtual antes de ir a campo, o que reduz os custos da formação. Empresas de agronegócio que fazem monitoramento por drones podem permitir que alguém esteja no escritório acompanhando tudo com óculos de realidade virtual, sem precisar se deslocar.
mento para o Brasil investir na área e se inserir mundialmente. “É uma tecnologia que está nascendo, todo mundo está criando a partir do zero. É nessa hora que se consegue a liderança. Depois que a tecnologia está estabelecida não se consegue ser líder. Esse é o momento crucial, tem que investir agora”, defende.
A pesquisadora também aponta a necessidade de incentivos que levem a tecnologia para outras regiões do país, a fim de reduzir a concentração no eixo Rio-São Paulo e, assim, atender melhor às especificidades brasileiras.
buscaram financiamento fora. O filme, premiado internacionalmente, é uma produção alemã.
O levantamento foi feito nos meses de julho e agosto de 2020. Os dados mostram ainda que essa indústria sofreu impacto da pandemia de covid19. Grande parte das empresas (43%) declarou que teve redução considerável nos negócios durante a pandemia e 18% disseram, à época, que havia probabilidade alta ou muito alta de fecharem os negócios nos meses seguintes.
“Essa tecnologia proporciona a sensação de presença na situação imersiva.
Segundo Inês, essa é uma tecnologia nova que está sendo pesquisada e desenvolvida no mundo inteiro. De acordo com ela, é o mo-
Outra preocupação é com a evasão de mão de obra capacitada do país. “O potencial do XR brasileiro é enorme, só que não se consegue ficar aqui. Quando começa a crescer, ganha asas e não tem mais como voar aqui. Tem que ir para fora. É como se tivéssemos um berçário de aviões”, diz Inês. Pedro Harres está entre os que
A plataforma, realizada pelo Instituto das Indústrias Criativas, com patrocínio da Spcine, tem o objetivo de fornecer dados para subsidiar novas políticas para a área. É possível fazer consultas por financiamento, mercado, categorias de atuação, pesquisa e desenvolvimento, percepção do mercado, região e porte das empresas.
O Ministério da Saúde recebeu ontem (27) a primeira remessa de doses contra a covid-19 destinado a crianças de 6 meses a menores de 3 anos. As informações são da Agência Brasil.
Com 1 milhão de doses, o lote de imunizantes, produzidos pela Pfizer e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e será destinado a crianças com comorbidades dentro da faixa etária estabelecida.
Colônia Juliano Moreira chegou a abrigar 5,3 mil internos guá, na zona oeste, chegou a abrigar, em seu auge, 5,3 mil internos em seus 79 hospitais e pavilhões, desativados gradativamente ao longo dos anos.
Rio A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro encerrou ontem (27) as atividades de internação do Instituto Municipal de Assistência à Saúde Juliano Moreira, com a desativação do último núcleo do complexo psiquiátrico, o Franco da Rocha. Com isso, segundo a pasta, o município do Rio de Janeiro conclui o processo de desinstitucionalização de pacientes psiquiátricos, um marco da luta antimanicomial.
Conhecida pelo antigo nome de Colônia Juliano Moreira, a unidade, localizada na região de Jacarepa-
De acordo com a secretaria, para viabilizar o fim das internações, foram criadas condições para que os pacientes pudessem retornar ao convívio familiar, morar sozinhos ou ter alta para serviço residencial terapêutico.
Segundo o superintendente de Saúde Mental da Secretaria, Hugo Fagundes, a rede municipal dá um passo importante com o fechamento do manicômio federal que foi municipalizado no final dos
anos 1990. O médico psiquiatra disse que, atualmente, as 567 pessoas atendidas vivem em 97 residências terapêuticas pela cidade do Rio.
“São pessoas que viveram 40, 50 anos internadas. A gente, de fato, consegue virar essa página e construir no século 21 um Rio sem manicômios”, disse o superintendente. “Hoje estamos completando um ciclo importante na história da reforma psiquiátrica do Rio. A ideia é ter um Sistema Único de Saúde forte capaz de oferecer para as pessoas a melhor qualidade de vida e a integração na vida social da cidade”.
De acordo com a pasta, o lote passará por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde para avaliação e controle de qualidade ao longo dos próximos dias. As orientações
relacionadas à aplicação, ao público-alvo e à distribuição das vacinas por estado devem ser publicadas em nota técnica a partir da próxima segunda-feira (31).
“Neste momento, como medida cautelar, a vacinação será recomendada para crianças entre 6 meses e menores de 3 anos com comor-
bidades. Com o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional, a possibilidade de ampliação das doses para as crianças nessa faixa etária sem comorbidades deverá ser avaliada pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec)”, destacou o Ministério da Saúde.