10167 - Diario - Sabado e domingo - 17 e 18 de junho de 2023

Page 1

DIÁRIO DO VALE moderniza marca, site e layouts

Empresa, que recentemente passou a ser controlada pelo grupo Pançardes de Comunicação, inicia processo de transformação digital em multiplataformas.

Proposta da CSN a metalúrgicos é ‘FINAL’

Empresa não alterará mais os termos da oferta

Proposta aprese ntada aos metalúrgicos é a mesma aprovada por trabalhadores da CSN Mineração e da CSN Cimentos em Volta Redonda e Arcos.

 MOSAICO | Página 3

Lindbergh fala durante evento em Barra do Piraí

O deputado federal Lindbergh Farias disse, durante visita a Barra do Piraí, que a região receberá investimentos durante o governo Lula.

O deputado, que teve significativa votação na região, disse que agradecerá pela confiança do eleitor “com muito trabalho” , e se prontificou a tra-

balhar em conjunto com as prefeituras e a sociedade organizada. O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, que também compareceu ao

TRÁFICO DE ANIMAIS SUSPEITOS SÃO PRESOS EM PIRAÍ COM 249 PÁSSAROS SILVESTRES

FUTEBOL CAIO CANEDO VOLTA A JOGAR PELOS EMIRADOS ÁRABES

evento, disse que o relacionamento dele com Lindbergh vem de muito tempo, antes de ele ter sido senador.

 POLÍTICA | Página 3

UPV libera grande concentração de vapor de água e pó preto

COPA DIARINHO TEM RODADA EM TRÊS CATEGORIAS NESTE FIM DE SEMANA

A Copa Diarinho de Futsal volta neste sábado, dia 17, com força total, após um fim de semana de feriado prolongado. Ao todo estão programados 39 jogos, nas categorias Sub 9 Misto, Sub 15 e Sub 17. Sábado, a partir das 8h, no Sub 9, os jogos serão nos bairros Retiro, Três Poços e Vila Rica. A partir das 13h, no Sub 15, a bola rola no Açude e Santa Cruz. Já no domingo, dia 18, pelo Sub 17, as partidas começam às 8h, na 249 e Santa Cruz.

CADEIA DO AÇO EM DEBATE

Vinicius Farah e Gustavo Tutuca discutem ‘Lei do Aço’ em Pinheiral

 MOSAICO | Página 3

ROCK IN RUA RELEMBRE O FESTIVAL DOS ANOS 80 EM BM

ANOS Sábado e domingo, 17 e 18 de junho de 2023 | Ano 31 • Edição 10167 R$ 2,00
 POLÍCIA | Página 4
PERIGOSA NA DUTRA PRF PRENDE MULHER COM PISTOLA E REVÓLVERES NA BOLSA
 ESPORTE | Página 8
 POLÍCIA | Página 4
 GERAL | Página 2
 GERAL | Página 2
Foto: Evandro de Freitas

Sul Fluminense O DIÁRIO DO VALE, buscando maior dinamismo, modernidade e para acompanhar as tendencias do mercado online, lançou, nesta sexta-feira (16), seu novo Portal na Internet (www.diariodovale. com.br). A plataforma digital conta com um novo layout, nova marca e mais facilidade de leitura para os usuários que optam por acompanhar as notícias pelo smartphone ou tablet.

Ativo há vinte sete anos, o novo portal do DIÁRIO

DO VALE manteve as categorias e o formato já conhecidos pelo leitor. No entanto, novos elementos vão proporcionar uma experiência ainda mais dinâmica, mantendo o compromisso com a informação.

O site está mais leve, o que traz mais velocidade para os leitores e melhor visualização de elementos gráficos.

A conexão do sistema de compartilhamento também fornece mais facilidade para os usuários da plataforma.

Para o diretor presidente do DIÁRIO DO VALE, jornalista

Luciano Pançardes, o novo site

do Vale

marca, site e layout

do jornal representa um avanço em tecnologia, modernidade e navegabilidade, com uma estrutura pensada na presença digital, agilidade na publicação de conteúdo e navegação intuitiva. "Criamos um site totalmente responsivo, com navegação das páginas ajustada a das telas que estão sendo exibidas em smartphones e tablets, adaptadas a qualquer dispositivo que os usuários estejam usando, facilitando a visualização e compartilhamento de nossas reportagens.

Entramos na nova era do Diário do Vale”, comemora Pançardes, que também comanda o A VOZ DA CIDADE.

SITE NASCEU DOIS ANOS ANTES DO GOOGLE

O gerente de TI (Tecnologia da Informação) do jornal, Joel Aguiar, relembra a primeira versão do site que foi ao ar em 1996 e ressalta o permanente esforço do DIÁRIO DO VALE em entregar sem-

pre o melhor para os leitores. “São 9.960 dias de atualização pelo jornalismo, que se esforça diariamente para publicar no site as notícias da região, do Estado, do país e do mundo. Disse Joel Aguiar. De acordo com o jornalista Vinicius Ramos, que está à frente da redação do DIÁRIO DO VALE, com o novo site, a equipe de jornalismo dará ainda mais dinamismo ao processo de criação, desenvolvimento e produção de conteúdo. “Sabemos o tamanho da nossa responsabilidade e temos que manter os leitores sempre informados. O novo site terá o papel de facilitar a navegação com um conteúdo exclusivo da região, do Brasil e do Mundo”, disse Vinicius, o Bill.

O jornal impresso, presente em bancas, órgãos públicos e distribuição dirigida para assinantes também está de cara nova.

A reformulação do jornal na versão impressa conta uma nova diagramação, novos logotipos, tipologia e, claro, novo design. Com circulação em 22 municípios, o DIÁRIO DO VALE busca a modernidade, acompanhando constante inovação.

Rock in Rua

O impacto causado pelo primeiro Rock in Rio realizado em 1985 foi tamanho que logo em seguida uma enxurrada de outros festivais foi acontecendo de norte a sul do país. Podemos citar os marcantes “Mixto Quente” (com “x”), de 1986, idealizado pelo Nelson Motta nas praias do Pepino e Macumba, no Rio de Janeiro; e o reaparecimento do Hollywood Rock em 1988 (que teve uma edição no longínquo 1975), só que voltara muito maior, contando com atrações internacionais no Rio e em São Paulo.

Aqui no sul fluminense também não foi diferente. Com tantas bandas de rock surgindo sem parar naqueles anos e se espalhando pelos clubes, domingueiras, quadras de colégios; aconteceu o genial ROCK IN RUA, realizado literalmente numa rua de Barra Mansa (RJ), entre o Parque da Preguiça e o Palácio Barão de Guapi. O ano de sua realização é totalmente divergente entre todos os envolvidos que ouvi pra obter a informação correta. Mas fato é que ocorreu entre 86 e 87.

Idealizado por Peça O’Hara (Elias Raffide), o evento contou com quatro bandas: Utopia à 4, Pantanal, Madeira de Lei e Guerrilheiros do Absurdo. Programa-

do para um dia “x”, neste choveu canivete e teve de ser adiado para o seguinte, pois não havia cobertura alguma para o palco, muito menos para o público. Eu tinha de 11 para 12 anos e esperei ansiosamente por aquele dia.

O clima de rua, o palco completamente aberto com o visual das árvores do Parque e os prédios ao fundo; a rua lotada de gente; a movimentação das bandas atrás do palco, foi tudo inesquecível. Eu ali grudado na lateral direita do palco olhava pra tudo, pra todos, pro equipamento de som, guardando cada detalhe na mente, cada imagem. Imagine-se folheando uma grande reportagem de revista sobre algum fato histórico... Foi assim que minha memória guardou aquele evento no coração. Para mim, foi sim: histórico!

Vale ressaltar que naquele momento eu já projetava futuramente estar tocando de verdade em eventos como aquele, estava totalmente dedicado às aulas de violão com afinco e absurdamente tomado pelo universo do BRock. Duas daquelas bandas eu ainda não conhecia, as outras sim. A especial era o Guerrilheiros do Absurdo, composta pelos caras que frequentavam a Academia de Música Instrumental, a

famosa escola do GORDO (nosso eterno professor e guru) onde minha geração estudou música.

A formação era impecável: Gordo (o saudoso Luiz Paulo Pereira de Paiva) no baixo, Marcelo Pelucio, o Biffe, na bateria (também saudoso), Dario Aragão Neto, nos teclados, e Geraldinho (Geraldo Costa), na guitarra e voz. Eram nossos “heróis” de carne e osso, que faziam música no nível de qualquer outra banda grande do Brasil.

Eu já tinha uma fita K-7 dos Guerrilheiros e sabia as músicas de cor. “Sacrifícios Humanos”, “Totens”, etc. Era a banda que eu mais admirava daquela safra. Do Madeira de Lei (banda que eu acabei entrando em 1991) eu já conhecia “Trauma Sexual”. A formação ali ainda era a primeira:

André Luis Esteves (O Caixa) na bateria, Luciano Souza no baixo, Serginho Madeira na guitarra e meu amigo Toni Madeira no vocal. Ficou faltando nesse evento a banda Boca Atentada, que curtíamos também, que trazia Julinho Marassi na voz.

Uma das lembranças foi que na hora de anunciarem a banda Pantanal – outra galera da pesada: Ricardo Yabrudi, Agnaldo, Baco Alves (saudoso), Dario e Tarugo – o locutor do evento ligou a

câmara de eco e disse: “Daqui a pouco, o conjunto Pantanal, nal, nal, nal...”. Já a Utopia a 4 era um pouco do que havia sido o Saldo Negativo. Era formada pelos irmãos Kadão e Kaliu, além de Kleber (Os Pinto) e Marquinho (Marcos Gomes).

O curioso é que essas fotos só foram chegar até nós após 35 anos... Enviadas por Mahé José Luiz para o Erick Leal, que é primo do Biffe, o baterista que estrela essas fotos com os Guerrilheiros (só há registro da apresentação deles). São um verdadeiro deleite para os olhos, de alta carga emotiva. Reparem o público, vejam a expressão de felicidade das pessoas. Naqueles tempos nada mais importava do que um show de rock. O público ia pelas músicas próprias das bandas.

São registros históricos, de pessoas que marcaram uma era, uma galera; uma música que “contaminou” e transformou a vida de muita gente. Numa das fotos recebida está meu irmão Eduardo Pineschi Pança, moleque, grudado no palco vendo o Dario tocar. Noutra, apareço ao fundo, também na lateral do palco, entre o Gordo e Geraldinho. Desde aqueles tempos nunca mais fomos os mesmos.

Editor Responsável: Vinicius Ramos Pereira Diretor Geral: Marcello Gil Redação: redacao@diariodovale.com.br Anúncios: anuncio@diariodovale.com.br Comercial: comercial@diariodovale.com.br © Copyright 2023 Empresa Jornalística Diário do Vale Ltda. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo do Diário do Vale em quaisquer meios de comunicação, eletrônicos ou impressos, assim como em sites comerciais, sem a autorização por escrito do detentor dos direitos autorais. A proibição se aplica tanto ao conteúdo da edição impressa, quanto da edição online do Diário do Vale. É permitido, porém, o uso de links direcionados ao site do Diário do Vale ou a páginas do seu conteúdo. Diretor-Presidente Luciano Rodrigo Pançardes MTB 32.873/RJ Fundador: Aurélio José F. de Paiva www.diariodovale.com.br Site ativo desde 1996 Filiado Sede: Rua Simão da Cunha Gago, n° 145 - Ed. Maximum Sls. 713 / 714 - Aterrado - Volta Redonda - CEP 27213-170 Telefone geral: (24) 99234-8846 Whatsapp do jornalismo: (24) 99926-5051 Auditado Segunda a sexta-feira, das 9 às 17h (24) 99234-8846 anuncio@diariodovale.com.br 2  SÁBADO E DOMINGO, 17 E 18 DE JUNHO DE 2023 GERAL
moderniza
Diário
Empresa, que recentemente passou a ser controlada pelo grupo Pançardes de Comunicação, inicia processo de transformação digital em multiplataformas
Público lotou a rua O público na lateral do palco. Dentre eles, Alex Peres e Luciano Romanieli Dario e Geraldinho Dario Aragão Neto, teclado. No canto direito abaixo, Eduardo Pança Geraldinho e Dario Geraldinho (Geraldo Costa), guitarra e voz Marcelo Pelucio (Biffe), bateria Os Guerrilheiros do Absurdo em ação. Lá ao fundo, colado no palco, Figurótico aos 11 anos de idade
ANOS

Incentivos em debate

Os gestores de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Rio vão se encontrar na segunda-feira (19), ás 15 horas, no auditório do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), em Pinheiral.



Na pauta, a Lei Estadual de Incentivos Fiscais de ICMS, que beneficia as empresas da cadeia de produção de aço.



Entre os presentes, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Farah, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, que foi o autor da Lei de Incentivos, também, chamada de Lei do Aço, quando deputado estadual. 

Pelo lado empresarial, estarão presentes a Associação dos Produtores de Aço do Estado do Rio (Aproaço) e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Sul Fluminense (Metalsul).

Proposta final

A proposta que a CSN apresentou para os metalúrgicos, e que será votada nesta segunda-feira, das 6h30min às 18 horas, em escrutínio secreto pelos trabalhadores, é o que a empresa chama de “proposta final”. Ou seja: a empresa não vê possibilidade de acrescentar nada a mais, seja em termos financeiros ou sociais. A informação está em boletim distribuído pela siderúrgica a seus colaboradores.

Detalhe

A mesma proposta foi aprovada pelos trabalhadores da CSN Cimentos em Volta Redonda e Arcos, pela CSN Mineração, pelos técnicos da CSN Mineração, pelos engenheiros da CSN Mineração e pelo pessoal da CSN Porto Real – neste último caso, o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense foi ao “tapetão” da Justiça Trabalhista. O resultado da assembleia está suspenso até a Justiça definir se a votação é ou não válida.

Deve e não nega

Quem quiser ser credor da CSN pode se habilitar para comprar alguns dos debêntures (um título cujo nome deriva do latim para “estou devendo) da CSN . O Conselho de Administração da empresa aprovou sua 14ª emissão de debêntures simples, não conversíveis em ações, da espécie quirografária, em até três séries, no valor total de R$ 700.000.000,00 (setecentos milhões de reais), com valor nominal unitário de R$ 1.000,00, na data de emissão. Esses títulos pagam rendimentos, e também são negociáveis no mercado de capitais.

Políticas para mulheres

A Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos (SMDH) de Volta Redonda promoveu nessa quarta-feira, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, uma nova assembleia com as entidades parceiras que estão trabalhando na construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres do município. Neste evento, o tema inicial focalizado foi o Eixo 1, Saúde da Mulher, que deverá ser concluído no próximo evento. A assembleia seguinte já está marcada para o dia 29, no mesmo local, no auditório da Biblioteca Municipal, a partir das 9h.

Eixos

A diretora de Políticas para Mulheres da SMDH, Letícia Camargo, destacou a participação para a elaboração do Plano Municipal de Políticas para Mulheres, e prevê a sua conclusão até o final de dezembro de 2023, com os debates nas assembleias que vão tratar de mais dois eixos: Educação e Mercado de Trabalho Feminino.

Tramitação

Depois de pronto, o plano será encaminhado para a apreciação da Câmara Municipal e

para o prefeito Antonio Francisco Neto, com as propostas aprovadas como subsídios ao documento final, como base para a elaboração de políticas públicas que venham atender os interesses das mulheres de Volta Redonda.

Assuntos

Entre os assuntos revistos durante a assembleia, as participantes abordaram uma melhor comunicação interna da rede para as mulheres que procuram ajuda contra a violência doméstica; a formatação do cumprimento das obrigatoriedades e encaminhamento para a rede de atendimento das mulheres em situação de violência doméstica ou sexual; a promoção de políticas públicas e participação das mulheres nos espaços de poder, buscando a igualdade entre homens e mulheres de forma mais democrática, valorizando o papel da mulher e as suas conquistas no cenário social, político e cultural do país.

Coleta

Trabalhadoras da coleta seletiva destacaram a realização das assembleias: “Reunindo todas nós num mesmo local para nos ouvir e trocar informações vem contribuir para que as mulheres busquem mais apoio, conheçam os direitos humanos, compreendam melhor a lei federal, a lei Maria da Penha, e tenham mais conhecimentos sobre saúde. Cito o meu direito a fazer a cirurgia de laqueadura para não ter mais filhos sem mais burocracias e dificuldades”, afirmou Valéria Lurdes, da cooperativa Reciclar-VR.

Defesa

O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) emitiu nota pública defendendo a concessão de incentivos fiscais a mineradoras, argumentando que tais incentivos “são ferramentas do poder público para impulsionar a economia e promover o desenvolvimento regional, com retornos para a sociedade”. A nota foi emitida em resposta a matéria veiculada no site Poder 360, onde se afirma, com base em informações no site da Receita Federal, que a Vale liderou as isenções fiscais no ano de 2021, com R$ 20,2 bilhões de um total de R$ R$ 51 bilhões concedidos a 15.691 empresas. A matéria afirma que “os incentivos concedidos à Vale são muito superiores ao de qualquer outra empresa que consta na lista da Receita até agora”.

Sem prescrição

Em abril de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a pretensão de reparação civil (por danos morais ou materiais) em razão de danos ambientais não está sujeita à prescrição. A decisão foi tomada no Recurso Extraordinário (RE) 654833, com repercussão geral (Tema 999). Embora não haja previsão constitucional ou legal sobre o prazo prescricional nesses casos, a Constituição Federal protege expressamente o meio ambiente, prevendo sua proteção e reparação, o que torna o direito à indenização imprescritível.

Lideranças da região recebem

Lindbergh Farias em Barra do Piraí

Deputado federal veio falar sobre a conjuntura do país sob o novo governo e também ouvir demandas de políticos e da população

Barra do Piraí

O deputado federal Lindbergh Farias (PT) esteve em Barra do Piraí, na noite desta sexta-feira (16), para um encontro com lideranças e militantes do PT na região. Durante o evento, no Brasil Futebol Clube, onde foi recebido por Cida Figueira, presidente do diretório municipal do PT, pelo prefeito Mario Esteves e diversas lideranças regionais, o parlamentar afirmou que pretende, durante o mandato, dar atenção à retomada de obras e a medidas que contribuam com o desenvolvimento da região.

— Sou muito grato à região pela votação que recebi e quero retribuir essa votação com muito trabalho. Queremos criar um grande trabalho conjunto envolvendo as prefeituras e a sociedade civil. O Lula está colocando o Brasil nos eixos. Estamos tendo uma redução na inflação, no preço dos alimentos. Além disso, temos diversas obras que precisam de atenção como o Pátio de Manobras de Barra Mansa, que entrou na terceira fase e o esgotamento de Barra Mansa. Queremos preparar um pacote de obras e investimentos sociais para a região inteira. Quero ser o deputado da região para trazer grandes investimentos — disse.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, que também compareceu ao evento, disse que o relacionamento dele com Lindbergh vem de muito tempo, antes de ele ter sido senador. “Então não poderíamos deixar de prestigiar a vinda de Lindbergh e estreitar ainda mais os laços dele com Barra do Piraí”, disse.

A presidente do PT em Barra do Piraí, Cida Figueira, enfatizou que o Comitê de Luta de Barra do Piraí conseguiu agendar a vinda de Lindbergh para que ele prestasse contas dos primeiros meses de mandato e falar da

conjuntura do país no governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Os presentes puderam apresentar demandas em nível regional e nacional: “Ele vai falou da conjuntura e dos avanços do governo Lula e é isso o que o pes-

soal quer”, destacou. A ex-deputada estadual e ex-prefeita de Barra Mansa, Inês Pandeló, explicou que a volta de Lindbergh à região é importante porque o mandato do deputado sempre foi muito presente e, ten-

do sido o candidato a deputado federal de esquerda mais votado na região, vai contribuir para a rettoimada das obras das Estações de Tratamento de Esgoto e para o processo de readequação ferroviária de Barra Mansa.

Deputado foi deputado do PT mais votado na região

Lindbergh Farias, foi o deputado mais votado em 2022, entre os petistas, no Rio de Janeiro, com 152.219 votos (1,76%). Na região Médio Paraíba, foram 12 mil votos, sendo que em só em Volta Redonda, ele obteve 3770 votos. Junto a esses números da última eleição, o deputado já destinou recursos, esse ano, para a saúde de Volta Redonda, além

de outros benefícios.

“Ainda como Senador eu já destinei um total de mais de R$ 20 milhões para região sul fluminense, para várias cidades e fico feliz por ter conseguido esses recursos e vamos continuar a disposição para ajudar o interior”, disse. Lindbergh também falou sobre a boa relação que tem com a região. “Eu tenho um carinho enorme pelo sul flu-

minense. É uma região que tem toda a minha atenção. Tem um potencial turístico enorme, geração de emprego e isso precisa ser incentivado. As prefeituras precisam de recursos para cuidar ainda melhor desse povo trabalhador, sabe, e nós queremos saúde de qualidade, educação, cultura e estou aqui a disposição da população e dos prefeitos para ajudar.” finalizou o deputado.

Tratamento de esgoto vai transformar realidade de Paraty, garante Pampolha

Paraty O prefeito Luciano Vidal, juntamente com o vice-governador Thiago Pampolha, e o gerente-geral da Águas de Paraty, Alberto Costa, oficializaram por meio da assinatura do Termo de Cooperação Técnica a construção de estação de tratamento de esgoto que atenderá 45% população urbana do município, beneficiando mais de 15 mil pessoas. A cerimônia, realizada nesta quinta-feira, dia 15, no bairro Jardim Riviera, contou com a presença do deputado federal Aureo Ribeiro e do secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca.

A obra acontece em uma Parceria Público-Privada (PPP) entre a prefeitura, o Estado, a Eletronuclear e a empresa Águas de Paraty, com investimento previsto de aproximadamente R$ 44 milhões em sua primeira fase.

A fase 1 do Sistema de Esgotamento Sanitário – SES contará com 23.2 quilômetros de redes coletoras e de recalque, 7 elevatórias de esgoto bruto e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com capacidade inicial de 43.3 litros/s.

O prefeito Luciano Vidal destacou a urgência desta obra, que será uma das maiores de sa-

neamento básico na área urbana da cidade histórica. “Nossa gestão está com atenção constante no desenvolvimento nos últimos anos e a cidade precisa de uma atenção especial para os projetos de saneamento básico. Após o investimento em saneamento no município, de 11 casos de mortalidade infantil para cada mil habitantes, caímos para um 1,6 caso e, se Deus quiser, no ano que vem, com os investimentos que estamos fazendo, nós vamos zerar essa questão na nossa cidade”.

VICE-GOVERNADOR DESTACA INVESTIMENTO DE R$ 28

MILHÕES DO GOVERNO DO ESTADO

O vice-governador Thiago Pampolha apontou a importância desta obra para Paraty. “Estou aqui, junto com o prefeito, para fazer uma entrega em nome do nosso governador Cláudio Castro, que vai mudar a realidade da população de Paraty, a realidade ambiental do nosso ecossistema, dos oceanos, dos rios, das lagoas aqui da nossa cidade, porque nós estamos entregando saneamento.

Uma obra estruturante, que é uma Parceria Público-Privada,

em que o Governo do Estado e a Prefeitura, junto com a Águas de Paraty, estão fazendo essa entrega que vai custar só para o Governo R$ 28 milhões, mas que é uma obra de quase R$ 50 milhões, que vai tirar 50% do esgoto que hoje vai parar nos rios, no oceano. Ele vai ser coletado, vai ser tratado, e nós vamos dar dignidade, saneamento, saúde e qualidade de vida para a população”.

O gerente-geral da Águas de Paraty, Alberto Costa, falou sobre o trabalho que está sendo feito pelo grupo no município. “Esta obra marca o compromisso e a responsabilidade da concessionária Águas de Paraty com a população e com o município de forma geral. Com esta construção, trataremos os esgotos de 45% da população, levando mais qualidade de vida, saúde e preservando o meio ambiente. Hoje, a cidade já conta com 100% de água tratada na área de atuação da empresa, que inicia essa parte importante do saneamento, tratando também o esgoto da população”.

O deputado federal Aureo Ribeiro destacou o trabalho que tem sido feito para desenvolver Paraty, assim como todo o estado do Rio.

“Estamos com o presidente Lula,

com todos os ministros, fazendo grandes discussões de parcerias, para a segurança pública, parceria que precisa ser discutida para a reforma tributária, para que a gente consiga colocar o estado do Rio de Janeiro no lugar que ele merece. O estado do Rio de Janeiro é porta de entrada do turismo internacional e o Brasil precisa olhar para esse estado”.

O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, destacou a mudança que a obra trará para moradores e turistas. “É inadmissível que em uma cidade, que é Patrimônio da Humanidade, a gente não conseguir avançar na coleta e no tratamento de esgoto. É um ganho para a qualidade de vida, para a saúde, para o turismo, para melhorar a vida de todos que vivem aqui e frequentam Paraty”. Além do lançamento da obra da ETE, durante o evento também foi entregue à Câmara Municipal o Plano de Saneamento do Município de Paraty, que é uma mensagem de um Projeto de Lei (PL), desenvolvida pelo Departamento de Água e Esgoto (DAE) e a AGEVAP (A Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul – AGEVAP).

Volta Redonda

O presidente da Câmara Municipal de Volta Redonda, Paulo Conrado, anda preocupado com a poluição atmosférica no município. Segundo ele, nas últimas semanas aumentaram as reclamações de moradores sobre o pó preto gerado na usina Presidente Vargas da CSN. Diante disso, apresentou um requerimento pedindo informa-

ções a CSN e ao Instituto Estadual do Ambiente sobre quais medidas estão sendo adotadas para melhorar o ar em Volta Redonda. O requerimento foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores.

- Esse requerimento visa atender uma demanda da população que anseia pela melhora na qualidade do ar. A quantidade de ‘pó

preto’ na cidade aumentou muito e vem gerando grande insatisfação, além de poder acarretar em problemas de saúde. Precisamos buscar soluções e o Poder Legislativo está empenhado nisso – destacou Conrado. Segundo o presidente da Câmara, uma comissão de vereadores espera realizar uma reunião com a direção da CSN para tratar

do assunto.

- Toda vez que foi demandado e necessário, a direção da empresa nos atendeu. Vamos buscar mais uma vez uma reunião para saber quais medidas estão sendo tomadas para melhorar a qualidade do ar e reivindicar que as melhorias dentro da Usina Presidente Varga sejam feitas o mais rápido possível – concluiu o parlamentar.

 3 SÁBADO E DOMINGO, 17 E 18 DE JUNHO DE 2023 POLÍTICA MOSAICO
Foto: Diário do Vale
Observado por Inês e Mario Esteves, Lindbergh fala em Barra do Piraí
Conrado quer explicações sobre aumento de ‘pó preto’ e propõe reunião com CSN

Presos em Piraí, suspeitos de tráfico de animais silvestres responderão em liberdade

Eles transportavam 249 pássaros silvestres ilegalmente e pretendiam lucrar R$ 80 mil com a venda dos animais

Piraí Dois homens foram presos na madrugada desta sexta-feira, no centro de Piraí, por tráfico ilegal de animais silvestres. De acordo com informações da Polícia Militar, os homens estavam em veículo Virtus prata e transportavam 249 pássaros de quatro espécies diferentes. Durante a abordagem, os agentes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encontraram os pássaros acondicionados em caixas

de madeira e papelão, no porta-malas do automóvel. Ao todo, 173 Trinca-Ferros, 69 Coleiros, seis Tico-Ticos e um Tiê-Sangue eram transportados sem autorização legal e de maneira irregular. À Polícia, os homens teriam dito que compraram os pássaros em Resende, por R$ 5 mil, e lucrariam em torno de R$ 80 mil com a venda. A ocorrência foi registrada na 94ª Delegacia de Polícia (DP), onde eles

foram autuados por apanhar e transportar espécies da fauna silvestre sem a devida autorização. Os suspeitos foram ouvidos e responderão ao processo em liberdade. Os animais apreendidos foram encaminhados para um criadouro autorizado pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), onde passarão por triagem.

Pássaros teriam sido comprados em Resende

Mulher é presa pela PRF com uma pistola e dois revólveres, na Dutra

Também foram apreendidas drogas e munições

Piraí Uma mulher de 23 anos foi presa nesta quinta-feira (15) durante uma fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Via Dutra, altura de Piraí. Com ela foram encontradas três armas de fogo – uma pistola 9 mm, um revólver calibre 38 e um de calibre 22 –, sete munições intactas e quatro tabletes de crack.

De acordo com a PRF, a mulher estava em um ônibus que saiu de São Paulo (SP) em direção a Campina Grande (PB). Ela carregava os cerca de dois quilos de crack dentro de duas garrafas e também em sua bolsa, onde também foram encontradas as armas.

Aos policiais, a passageira disse que teria sido procurada por uma pessoa que pagaria R$ 3.500 para buscar o material em São Paulo e entrega-lo na rodoviária de Vitória (ES). A ação que prendeu a suspeita faz parte da Operação ‘Canis Pugnax’ – um reforço nas divisas do estado com apoio de agentes caninos da PRF para uma verificação mais apurada no transporte de armas, munições e drogas ilícitas. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Judiciária.

23 anos

Classificado como de “altíssima periculosidade”, suspeito é preso no Morro do Gama

Ele teria trocado tiros com policiais e tentou fugir, mas foi entregue às autoridades pela avó

Barra do Piraí Um homem de 19 anos foi preso em flagrante durante uma operação conjunta entre policiais civis e militares na noite de quinta-feira (15) no Morro do Gama. Contra ele pesam as suspeitas de homicídio e associação para o tráfico. De acordo com o delegado titular da 88ª Delegacia de Polícia (DP), Antônio Furtado, apesar da pouca idade o rapaz já acumula 31 anotações criminais.

Agentes do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram ao Morro do Gama apurar a denúncia de que traficantes estariam vendendo drogas no local e um deles estaria armado, fazendo a

segurança da ‘boca de fumo’. Na Rua Angra dos Reis, os policiais foram surpreendidos pelo homem, que sacou um revólver e mandou que eles levantassem as camisas e se virasse.

Ao notar que um policial apenas levantou o casaco, o suspeito disparou, dando início a uma troca de tiros. O rapaz fugiu em direção a um matagal e foi capturado pelos policiais logo depois, pois a avó do suspeito contou aos agentes que o jovem estava escondido em sua casa.

A arma utilizada por ele não foi encontrada. No meio da confusão, três cúmplices do suspeito – que foi encaminhado à Delegacia – fu -

giram com as drogas. Agora, ele poderá responder pelos crimes de homicídio tentado qualificado contra a vida de policial e associação para o tráfico de drogas; juntas, as penas podem chegar a 30 anos de prisão.

O delegado Antônio Furtado disse que o número de anotações criminais do jovem comprova que se trata de alguém de altíssima periculosidade.

“Ele tem apenas 19 anos e 31 passagens criminais. Entre os registros, sete tráficos de drogas, cinco associações para o tráfico, quatro portes de droga para consumo, três resistências, dois desacatos, entre outros, sendo claro que este marginal é capaz

Angra recebe oito novas viaturas para reforçar Segurança Pública do município

Angra dos Reis

A Secretaria de Segurança Pública de Angra iniciou, na quinta-feira (15), a entrega de oito novas viaturas para o Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) que atua na cidade. De acordo com a prefeitura, os novos modelos já começam a circular nas ruas e bairros do município.

“A Secretaria de Segurança está iniciando a troca das viaturas do Proeis, programa que faz o apoio às forças de segurança da cidade. Pelo tempo de uso, as viaturas usadas normalmente já estavam com necessidade de maior manutenção e, por isso, a prefeitura está trocando todas, seguindo o modelo e padrão solicitado pela Polícia Militar”, explicou o secretário executivo de Ordem Pública e Mobilidade Urbana, Ricardo Ferreira.

Granada militar e revólver são apreendidos em Porto Real

Ele lembra que o Proeis está em Angra por conta de um convênio firmado entre a prefeitura e Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que prevê a contratação voluntária de policiais militares durante suas folgas para o reforço da segurança no município. Atualmente, o programa garante um reforço de 50 policiais por dia

na segurança pública da cidade.

“Agora, os moradores de Angra vão ver pelas ruas novos modelos de viatura. Esse é apenas o começo. Em breve, toda a frota será trocada para garantir mais qualidade no atendimento à população, contribuindo para a segurança pública”, concluiu Ricardo Ferreira.

de tudo e atirou para matar”, afirmou o policial.

Ainda de acordo com Furtado, o preso tem uma ficha criminal extensa – o que, a seu ver, demonstra o quão cedo o crime recruta crianças e adolescentes. “O tráfico de drogas precisa ser combatido com rigidez, pois a partir dele outros delitos são cometidos. Vale destacar a importância do trabalho em conjunto dos órgãos de segurança. Essa ocorrência demonstra os riscos que a Polícia corre na defesa da sociedade e que estamos cada vez mais unidos no combate às facções criminosas. Assim, ampliamos nossas forças e tornamos a cidade mais segura”, concluiu o delegado.

Cláudio Castro e Flávio Dino assinam cooperação para fortalecer Segurança no Rio

Estado do Rio

O governador Cláudio Castro recebe, nesta segunda-feira (19), o ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino. O encontro acontece no Palácio Guanabara, sede do governo estadual, onde eles assinam um termo de cooperação para aparelhar e fortalecer a Segurança Pública no estado. Entre as medidas a serem implementadas pelo termo estão a construção da ‘Casa da Mulher Brasileira’, na capital; a doação de viaturas, drones e armamento; e o acordo de cooperação para ações integradas no combate ao roubo de cargas, além do aumento da capacidade do sistema penitenciário estadual e a custódia federal de presos indicados pelo estado, segundo critérios de periculosidade.

Porto Real

A Polícia Militar apreendeu, nesta sexta-feira (16), uma granada militar no bairro Jardim das Acácias. A apreensão foi feita por agentes do 37º Batalhão de Polícia Militar (BPM) que, em patrulhamento pela área, receberam a denúncia de que lideranças de uma facção criminosa teriam saído de Resende devido a uma operação policial e fugido para Porto Real. Dois suspeitos – um de 25 e outro de

17 anos – foram detidos com um revólver calibre 30 municiado, 29 dolas de maconha, 104 pedras de crack, um rádio transmissor, uma base de rádio, dois celulares bloqueados, R$ 624 em dinheiro e uma granada.

O adolescente foi apreendido e o homem, preso. Eles e os materiais recolhidos pela PM foram conduzidos para a 100ª Delegacia de Polícia (DP), onde o caso foi registrado.

Informamos que precisaremos interromper o fornecimento de energia no dia e horário especificados abaixo para realização de melhorias na rede elétrica. Durante o período de isolamento social para conter o avanço do coronavírus, estamos fazendo somente desligamentos emergenciais que são extremamente necessários para evitar possíveis falhas no fornecimento de energia de nossos clientes.

com você, mesmo à distância.

AMPLA ENERGIA E SERVIÇOS S/A CNPJ: 33.050.071/0001-58 CONCESSÃO DE LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA

A Concessionária Ampla Energia e Serviços S/A torna público que recebeu da Secretaria Municipal do Ambiente de Paraty através do processo administrativo 40/2023, a LICENÇA AMBIENTAL SIMPLIFICADA (LAS) Nº 015/2023 com validade até 24/02/2027, das atividades de Implantação de 220 metros de rede de distribuição de energia elétrica 127/220 V e complementação de 120 metros de rede de distribuição de energia elétrica 13800 V para atendimento a uma solicitação de acréscimo de carga em unidade residencial, situada na Estrada Paraty - Cunha, Sítio Carrasquinho, Bananal, Paraty – RJ.

4  SÁBADO E
17 E 18 DE JUNHO DE 2023 POL[ICIA
DOMINGO,
DESLIGAMENTO
Estamos
Dia: 22/06/2023 Horário Endereço Nº Deslig. RESENDE 08:00 às 12:00 Avenida Rui Barbosa - Liberdade - Resende 20237039 08:00 às 12:00 Avenida Dom Pedro I - Liberdade - Resende 20237039 08:00 às 12:00 Avenida Coronel Adalberto Mendes - Vila Julieta - Resende 20237137 08:00 às 12:00 Avenida Rui Barbosa - Liberdade - Resende 20237137 08:00 às 12:00 Rua 7 de Setembro - Liberdade - Resende 20237137 08:00 às 12:00 Rua dos Andradas - Liberdade - Resende 20237137 08:00 às 12:00 Rua Tiradentes - Liberdade - Resende 20237137 13:00 às 16:30 Avenida Juscelino Kubstcheck - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Estrada Campo Belo - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Estrada de Itapuca - Paraíso - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Estrada Velha Resende - Campo Belo - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Rua 24 - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Rua Ângela Maria de Lima - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Rua Antônio Vieira - Vila Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Rua Frei Caneca - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Rua Inácio Lopes Siqueira - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Rua Lucie Christiane Caillerete Campanario - Itapuca - Vila Itapuca 20240773 13:00 às 16:30 Rua Machado de Assis - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Rua Pintor Cândido Portinari - Itapuca - Resende 20240773 13:00 às 16:30 Rua Shisue Tada Matsumura - Itapuca - Resende 20240773 13:30 às 16:30 Ruas 1, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 - Residencial Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Anita Malfatti - Residencial Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Bandeira de Mello - Residencial Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Burle Marx - Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Di Cavalcanti - Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Gabriel Miranda - Itapuca - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua José Pancetti - Residencial Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Leonardo da Vinci - Residencial Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Pancet - Residencial Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Pedro Américo - Residencial Monet - Resende 20240483 13:30 às 16:30 Rua Tarcília do Amaral - Resende 20240483
PROGRAMADO
Foto: Cedida pela PRF
Foto: Cedida pela Polícia Militar Suspeitos teriam fugido de Resende devido a uma operação policial Foto: Cedida pela Polícia Civil Armas e drogas estavam em poder de uma moça de Foto: Divulgação – Prefeitura de Angra dos Reis De acordo com Ricardo Ferreira, toda a frota será renovada

Em um ano, Patrulha de Proteção ao Idoso fez

128 atendimentos em Volta Redonda

Serviço especializado da Secretaria Municipal de Ordem Pública estendeu área de atuação

Volta Redonda A Patrulha de Proteção ao Idoso completou na quinta-feira (15) – Dia Mundial do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa –, um ano de criação, com 128 atendimentos a medidas protetivas emitidas pela Justiça e imediato acompanhamento dos casos.

O serviço especializado é um projeto que envolve as secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac) e Ordem Pública (Semop), bem como a Guarda Municipal de Volta Redonda (GMVR) e a 93ª DP (Delegacia de Polícia Civil), através do Nuai (Núcleo de Atendimento ao Idoso) e conta com o apoio da população de Volta Redonda.

O secretário da Semop, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro Barbosa, mencionou que a Patrulha de Proteção ao

Idoso estendeu a área de atuação, com visitas periódicas às atividades da Melhor Idade no município e também às instituições de assistência ao idoso.

“Nesse um ano de existência da Patrulha de Proteção ao Idoso temos certeza que estamos no caminho certo, pois ampliamos a atuação para os grupos de convivência da Melhor Idade existentes no município. Também com visitas periódicas às atividades promovidas pela secretaria de Esporte e Lazer (Smel) e às instituições de assistência e de longa permanência, que cuidam dessa parcela da população que está entre os grupos mais vulneráveis da sociedade, por serem sujeitos a vários atos de violação dos seus direitos. Vamos avançar ainda mais”, garantiu o secretário da Semop.

‘Junho Violeta’ alerta para violência contra a pessoa idosa

Volta Redonda

Dando continuidade às ações voltadas para o “Junho Violeta” – instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que alerta para a conscientização e combate a atos de violência contra os idosos –, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDDPI), em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda, reuniu os principais poderes municipais, para conscientizar e combater a violência contra a pessoa idosa. Durante o evento, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (16) na sede da Associação dos Aposentados de Volta Redonda (AAP-VR), foram distribuídas cartilhas do Estatuto da Pessoa Idosa para todos os participantes.

O deputado estadual e presidente da comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e da Pessoa idosa da Alerj, Munir Neto, ressaltou que Volta Redonda conta com uma rede completa de atendimento à pessoa idosa.

“Na Alerj venho mostrando esse excelente trabalho que é desenvolvido na nossa cidade, para que seja ampliado para todo o estado do Rio de Janeiro. Fui eleito com o compromisso de melhorar a qualidade de vida da população e tenho lutado por isso. Mas, infelizmente, como toda essa nossa rede de proteção para a pessoa idosa, ainda existe violência contra elas. Para acabar com isso só tem uma maneira: investir em projetos e programas para a pessoa idosa. Além disso, é preciso denunciar qualquer ato de violência contra elas. Disque 100 e denuncie”, alertou o deputado.

O presidente do CMDDPI, Geraldo Antônio Batista Vida, destacou que a ação é um alerta para conscientização e combate a atos de violência contra os idosos.

“O Estatuto do Idoso determina que os casos de violência suspeitos ou confirmados devem ser obrigatoriamente comunicados, uma vez que desde 2011 a violência foi incluída entre as doenças e agravos de notificação compulsória em todos os serviços de saúde pública do Brasil. O combate à violência contra as pessoas idosas é tarefa de todos nós cidadãos. Temos que lutar e buscar uma sociedade mais justa, livre de violências, quaisquer que sejam”, ressaltou o presidente. Para encerrar o encontro, a coordenadora do Centro de Atendimento para Pessoas Idosas com Alzheimer e Familiares – Centro Dia Synval Santos –, a psicóloga Danielle Freire, ministrou uma palestra com o tema: “Junho Violeta de combate à pessoa idosa”. “Contextualizar a temática

JUNHO VERDE

Volta Redonda

A Prefeitura de Volta Redonda

irá promover neste domingo (18) um evento para celebrar o Junho Verde, mês de conscientização da escoliose. A ação irá acontecer na Praça Brasil, na Vila Santa Cecília, das 9h às 13h, e contará com a presença de um estande do “Coluna Reta”, projeto pioneiro no Brasil, implantado pela Prefeitura e que promove a prevenção com triagem contínua para diagnóstico precoce da escoliose idiopática pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

“Estaremos apresentando as ações do projeto que, atualmente, em parceria com o UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) está realizando um trabalho de ampliação da prevenção e de busca ativa por crianças e adolescentes, de 6 a 18 anos de idade, visitando todas as unidades da Rede Municipal de Ensino”, ressaltou o ortopedista especialista em coluna e responsável pelo “Coluna Reta”, Juliano Coelho.

A festividade contará também com shows do cover da Patrulha Canina e Lorena e banda; caminhões da Brinquedolândia e do Cabeleireiros da Cidadania; tendas com serviços de saúde; atrações culturais do serviço de convivência e apresentação de atividades dos Cras (Centros de Referência de

Patrulha de Proteção ao Idoso completa um ano de existência País

BRASIL

População idosa passou para

Foto: Divulgação - Secom/PMVR

do total do país, revela IBGE

sobre a violência contra a pessoa idosa é suscitar na população multiplicadores de uma grande rede de proteção. É no cotidiano das pessoas onde as mais diversas formas de violência acontecem. Precisamos falar sobre as violências visíveis e as invisíveis que desprotegem e violentam nossos idosos. Uma rede de garantia de direitos começa no desejo de uma sociedade em denunciar as situações de violações de direitos, e sempre buscar novas ações e formas de garantir o envelhecimento digno aos seus cidadãos”, disse a coordenadora.

O evento contou também com a presença do secretário municipal de Ordem Pública, Luiz Henrique Monteiro Barbosa; do secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza; do diretor-presidente da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda), Caio Teixeira; e de representantes das secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac), Saúde (SMS) e Esporte e Lazer (Smel).

Evento na Praça Brasil fará conscientização sobre os riscos da escoliose

Assistência Social); aulas de pilates, yoga, musculação, thai fit e funcional; e distribuição de pipoca e algodão doce.

O evento Junho Verde conta com a participação das secretarias municipais de Ação Comunitária (Smac), Saúde (SMS), Educação (SME) e Esporte e Lazer (Smel), além do apoio do UniFOA.

PROJETO COLUNA RETA Pioneiro no Brasil, o projeto

“Coluna Reta” foi implantado pela Prefeitura de Volta Redonda em junho de 2021, promovendo a prevenção e o tratamento/correção da escoliose idiopática pelo SUS. As cirurgias ocorrem no Hospital São João Batista (HSJB) e o programa já realizou mais de 20 procedimentos – a indicação para a cirurgia é quando a curvatura da coluna do paciente está acima de 45 graus –, além de ter encaminhado mais de 50 crianças e adolescentes para sessões de fisioterapia.

A população com 65 anos ou mais no Brasil representava 10,5% do total em 2022, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados nesta sexta-feira (15), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo mostra que, em dez anos, houve um aumento da proporção dos idosos no total da população porque, em 2012, o percentual era de 7,7%.

A população adulta entre 30 e 64 anos também cresceu, ao passar de 42,4% em 2012 para 46,1%. Por outro lado, a proporção da população mais jovem diminuiu. Aqueles com 18 a 29 anos passaram de 20,9% para 18,7% dos habitantes, enquanto as pessoas com menos de 18 anos recuaram de 29% em 2012 para 24,6% em 2022.

“Observando-se a pirâmide etária da população brasileira, entre 2012 e 2022,

[nota-se] o alargamento do topo [onde estão representados os mais idosos] e o estreitamento da base”, disse o pesquisador do IBGE Gustavo Fonte. Com 273.012 habitantes, de acordo com a estimativa populacional feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Volta Redonda tem aproximadamente 35 mil moradores com mais de 60 anos.

REGIÕES

Entre as grandes regiões, o Norte e o Centro-Oeste ampliaram sua participação no total. O Norte passou de 8,3% em 2012 para 8,8% em 2022. Já o Centro-Oeste subiu de 7,4% para 7,8%. O Sul manteve a proporção de 14,3%, enquanto Nordeste (queda de 27,7% para 27%) e Sudeste (de 42,2% para 42,1%) tiveram recuo na participação nacional. As mulheres correspondiam a 51,1% da população

brasileira em 2022, enquanto os homens eram 48,9%. Isso significa que havia 95,6 homens para cada mulher no país. Apenas na região Norte, a população masculina superava a feminina, o que fazia com que a proporção fosse de 100,1 homens para 100 mulheres. As regiões com menores proporções entre homens e mulheres eram o Nordeste (94,3 homens para 100 mulheres) e Sudeste (94,4 para 100). Em relação à cor ou raça, a proporção de pessoas que se declararam pretas subiu de 7,4% em 2012 para 10,6% em 2022, enquanto os que se declararam brancos recuaram de 46,3% para 42,8% no período. Os pardos, que eram 45,6% em 2012, passaram a ser 45,3% em 2022. Fonte destaca que a projeção populacional desta pesquisa da PNAD ainda não leva em consideração os dados do Censo Demográfico 2022. O parâmetro ainda é o Censo 2010.

DECRETO Nº 2909 DE 15 DE JUNHO DE 2023.

EMENTA: Abre Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 655.918,10 , O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO REAL, no uso das suas atribuições, com fundamento no artigo 41º, inciso I, da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964, e tendo em vista a autorização constante do artigo 8º da lei Municipal nº 850 de 21 de dezembro de 2022.

Decreta:

Art. 1º Fica Aberto crédito suplementar no valor de R$ 655.918,10 ( Seiscentos e cinquenta e cinco mil novecentos e dezoito reais e dez centavos) para atender a programação constante do Anexo I deste Decreto;

Art.2º Os recursos necessários à execução do dispositivo no artigo anterior decorrerão da anulação de dotação orçamentária constante do Anexo II deste Decreto, conforme disposto no artigo 43, parágrafo 1º, Inciso III da Lei Federal nº 4.320, de 17 de março de 1964;

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Descrição da Fonte e Vínculo 1.500.0000 - Recursos não vinculados de Impostos

 5 SÁBADO E DOMINGO, 17 E 18 DE JUNHO DE 2023 CIDADES
Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito REPUBLICADO POR INCORREÇÃO
Foto: Secom/PMVR
10,5%
Evento acontece na sede da Associação dos Aposentados

Prefeitura de Volta Redonda inspeciona CSN por pó preto

Equipe técnica do governo municipal esteve no interior da usina e apontou falhas que podem ser corrigidas

Volta Redonda Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vistoriou o interior da Usina Presidente Vargas, em Volta Redonda, nessa quinta-feira, dia 15. A vistoria se concentrou nos setores produtivos da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional), durou toda a manhã e atende pedido da população local. Como resultado da visita, a prefeitura fez uma cobrança formal à direção da CSN para que tome medidas práticas e imediatas para reduzir a poluição percebida pelos moradores da cidade. Além disso, o prefeito Antonio Francisco

Neto pediu que a aplicação dos itens previstos no TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), assinado pela CSN em 2018 com a Justiça, seja antecipada. Neto disse ainda que as vistorias serão mais frequentes a partir de agora.

“Por força deste TAC, sabemos que a CSN ainda tem até o fim de 2024 para tomar algumas ações. No entanto, sabemos que já estão sendo comprados R$ 240 milhões em equipamentos

para modernizar e melhorar a produção, principalmente na questão ambiental. Seria bom para todos que esse processo já tivesse início o quanto antes.

Até lá, vamos cobrar para que ao menos a manutenção seja intensificada”, disse Neto.

A equipe da prefeitura que fez a vistoria na CSN contou com o secretário municipal de Meio Ambiente, Miguel Arcanjo, e com os subsecretários Anderson Silva de Azevedo e Giselly Miriam Gomes, além do secretário municipal de Comunicação, Rafael de Paiva.

O grupo foi recepcionado pelo gerente de Meio Ambiente da empresa, Aldo José Alves de Santana, e passou por áreas como sinterização e aciaria.

Segundo Miguel Arcanjo, a situação nos pátios internos da usina pode e precisa ser melhorada.

“Novamente constatamos que há necessidade de se fazer uma manutenção melhor nestas áreas abertas, pois o acúmulo de particulados no chão e nas estruturas está muito alto. Quando venta ou temos uma

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO REAL

Gabinete do Prefeito Poder Executivo

LEI MUNICIPAL Nº 856 DE 17 DE MAIO DE 2023

EMENTA: “dispõe sobre a aquisição, utilização e eventual propaganda, pela Prefeitura Municipal de Porto Real, de alimentos ultraprocessados nas unidades escolares, hospital municipal e demais repartições públicas.”

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO

REAL, APROVOU E EU PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO

REAL SANCIONO A SEGUINTE LEI.

Art.1º-fica proibida a aquisição, utilização e propaganda de alimentos ultraprocessados nas unidades escolares, hospital municipal e demais repartições públicas do Município de Porto Real.

Parágrafo Único -estão incluídas nas determinações do caput deste artigo todas as unidades escolares que atendam à educação básica (educação infantil, ensino fundamental, ensino médio eneja).

Art.2º no rol exemplificativo de alimentos ultraprocessados incluem-se formulações industriais feitas inteira ou majoritariamente de substâncias extraídas de alimentos (óleos, gorduras, açúcar, amido, proteínas), derivadas de constituintes de alimentos (gorduras hidrogenadas, amido modificado) ou sintetizadas em laboratório com base em matérias orgânicas como petróleo e carvão (corantes, aromatizantes, realçadores de sabor e vários tipos de aditivos usados par adotar os produtos de propriedades sensoriais atraentes).

Parágrafo Único - técnicas de manufatura incluem extrusão, moldagem e pré-processamento por fritura ou cozimento.

Art.3º-incluem-se no rol de alimentos descritos no art. 2º desta lei os seguintes:

I–vários tipos de biscoitos, sorvetes, chicletes, balas e guloseimas em geral;

II–cereais açucarados para o desjejum matinal;

III–misturas para bolo;

IV–barras de cereal;

V-sopas, molhos, macarrão e temperos‘ instantâneos’;

VI–salgadinhos “ de pacote”;

VII–refrescos e refrigerantes;

VIII–iogurtese bebidas lácteas adoçados e aromatizados;

IX–bebidas energéticas;

X- produtos congelados e prontos para aquecimento como pratos de massas, pizzas, hambúrgueres e extratos de carne de frango ou peixe empanados do tipo nuggets, salsichas e demais embutidos;

XI- pães de forma, pães para hambúrguer ou hot dog, pães doces e produtos panificados cujos ingredientes incluem substâncias como gordura vegetal hidrogenada, açúcar, amido, soro de leite, e mulsificantes e outros aditivos;

situação climática adversa, como a chamada inversão térmica, a situação fica muito ruim”, disse Miguel Arcanjo.

O secretário Miguel ressaltou que o controle da emissão de poluentes decorrentes da produção na CSN cabe a outros órgãos fiscalizadores, mas que, diante da situação atual, a prefeitura se viu obrigada a novamente encampar um diálogo com a direção da CSN. “A empresa já se comprometeu a tomar medidas urgentes. A pedido do prefeito, vamos também intensificar as vistorias na empresa, para que ao menos a manutenção tenha uma melhora. Sabendo, claro, que as soluções definitivas estão sendo encaminhadas a partir do TAC”, disse Miguel. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, o ponto positivo é que a CSN começou a intensificar a limpeza e umidificação dos pátios. Ele destacou ainda que a prefeitura também tem a confirmação de que os filtros da sinterização, que serão montados para reduzir o pó preto, estão em fase de construção.

CSN DIZ QUE ESTÁ INVESTINDO EM EQUIPAMENTOS MODERNOS

A CSN Siderurgia informa que está investindo intensivamente em equipamentos dotados das mais modernas tecnologias do mundo para controle e mitigação de emissões atmosféricas, em conformidade com sua meta de reduzir as emissões de material particulado. Os investimentos e projetos para alcançar essas metas já foram autorizados e estão em andamento dentro dos prazos previstos.

Devido às condições de inversão térmica comuns nesta época do ano, ocorrem eventos episódicos perceptíveis pela população (causados pela atividade industrial e outros fatores diversos na cidade). Ressalte-se que, durante o episódio mencionado, a qualidade do ar se manteve dentro dos padrões estabelecidos em todas as estações de monitoramento.

Art. 4º - ficam excluídos dos efeitos desta lei todos os alimentos in natura ou minimamente processados.

§ 1º - por alimentos in natura ficam reconhecidos aqueles obtidos diretamente de plantas ou de animais e que não sofrem qualquer alteração após deixar anatureza.

§ 2º - alimentos minimamente processados correspondem a alimentos in natura que foram submetidos a processos de limpeza, remoção de partes não comestíveis ou indesejáveis, fracionamento, moagem, secagem, fermentação, pasteurização, refrigeração, congelamento e processos similares que não envolvam agregação de sal, açúcar, óleos, gorduras ou outras substâncias ao alimento original.

Art. 5º - o rol exemplificativo dos alimentos referidos no art. 4º desta lei inclui legumes, verduras, frutas, batata, mandioca e outras raízes e tubérculos in natura ou embalados, fracionados, refrigerados ou congelados; arroz branco, integral ou parboilizado, a granel ou embalado; milho em grão ou na espiga, grãos de trigo e de outros cereais; feijão de todas as cores, lentilhas, grão de bico e outras leguminosas; cogumelos frescos ou secos; frutas secas, sucos de frutas e sucos de frutas pasteurizados e sem adição de açúcar ou outras substâncias; castanhas, nozes, amendoim e outras oleaginosas sem sal ou açúcar; cravo, canela, especiarias em geral e ervas frescas ou secas; farinhas de mandioca, de milho ou de trigo e macarrão ou massas frescas ou secas feitas com essas farinhas e água; carnes de gado, de porco e de aves e pescados frescos, resfriados ou congelados; leite pasteurizado, ultrapasteurizado (‘longavida’) ou em pó, iogurte (sem adição de açúcar); ovos; chá, café; água potável.

Art. 6º - o uso de alimentos processados nos locais descritos no art. 1º desta lei é permitido apenas em pequenas quantidades, e somente como ingredientes de preparações culinárias ou como parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.

§ 1º - Alimentos processados são aqueles fabricados pela industria com a adição de sal ou açúcar ou outra substância de uso culinário a alimentos in natura, para torná-los duráveis e mais agradáveis ao paladar são produtos derivados diretamente de alimentos e reconhecidos como versões dos alimentos originais são usualmente consumidos como parte ou acompanhamento de preparações culinárias feitas com base em alimentos minimamente processados.

§ 2º - o rol exemplificativo dos alimentos referidos no caput deste artigo inclui cenoura, pepino, ervilhas, palmito, cebola, couveflor preservados em salmoura ou em solução de sal e vinagre; extrato ou concentrados de tomate (com sal e/ou açúcar); frutas em calda e frutas cristalizadas; carne seca e toucinho; sardinha e atum enlatados; queijos; pães feitos de farinha de trigo, leveduras, água e sal.

Art. 7º - os alimentos servidos nos locais descritos no art. 1º desta lei deverão valorizar a cultura alimentar local e derivar de práticas produtivas ambientalmente sustentáveis.

Parágrafo único – a oferta de frutas e demais itens deverá priorizar as espécies da estação e de produção local ou regional, preferencialmente originários de produção orgânica e agroecológica, respeitando a quantidade mínima legal advinda dos agricultores familiares.

Art. 8º - ficam proibidas, nas unidades escolares, hospital muncipal de demais repartições públicas, propagandas, publici-

dade ou promoções, inclusive por meio do patrocínio de atividades escolares ou extracurriculares, divulgação dea presentações especiais e distribuição de brindes, prêmios ou bonificações de alimentos, preparações ou bebidas cuja comercialização seja proibida por esta lei.

Art. 9º - as infrações aos dispositivos desta lei sujeitarão o infrator as sanções determinadas na lei federal nº 8.078, de 11 de setembro de 1990 (código de proteção e defesa do consumidor).

Art. 10º - o poder executivo poderá regulamentar a presente lei, definindo osórgãos e autoridades competentes pela orientação, fiscalização e prática dos atos necessários ao seu cumprimento.

Art. 11º - os estabelecimentos públicos abrangidos por esta lei têm o prazo de 90 (noventa) dias, a contarda data de publicação desta lei, para o cumprimento das suas determinações.

Art. 12º-esta lei entra em vigor na data de sua publicação. Alexandre Augustus Serfiotis Presidente

LEI Nº 857 DE 22 DE MAIO DE 2023

EMENTA: institui no Calendário Oficial do Município de Porto Real o “Dia do Artista Sertanejo” a ser comemorado anualmente, no terceiro domingo do mês de maio

EMENTA: institui no Calendário Oficial do Município de Porto Real o “Dia do Artista Sertanejo” a ser comemorado anualmente, no terceiro domingo do mês de maio

FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE PORTO REAL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO, APROVOU E EU, PREFEITO MUNICIPAL, SANCIONO A SEGUINTE LEI:

Art.1º - Fica instituído no Calendário Oficial do Município de Porto Real o “ Dia do Artista Sertanejo” a ser comemorado, anualmente, no terceiro domingo do mês de maio.

Art.3º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito

LEI Nº 858 DE 24 DE MAIO DE 2023.

EMENTA: DISPÕE SOBRE A OBRIGATÓRIEDADE DO EXAME DE ULTRASSOM MORFOLÓGICO NA CASA DA MULHER, HOSPITAL E MATERNIDADE DO MUNICIPIO DE PORTO REAL.

Art.1º – A casa da mulher, hospital e a maternidade municipal ficam obrigados a disponibilizar, no pré-natal, o Exame de Ultrassom Morfológico.

Parágrafo Único – O exame que trata o caput do artigo anterior, será oferecido sem nenhum Ônus para a paciente.

Art. 2º. O Exame de Ultrassom Morfológico será incluído no calendário dos procedimentos no pré-natal.

Art. 3º. O Exame de Ultrassom Morfológico será realizado entre as 18ª e 24ª semanas de gestação.

Art.4º Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação. Alexandre Augustus Serfiotis Prefeito

6  SÁBADO E DOMINGO, 17 E 18 DE JUNHO DE 2023 POLÍTICA
Fotos de divulgação – Secom/PMVR. MEIO AMBIENTE
Técnicos da prefeitura vistoriam setores produtivos da CSN atendendo pedido da população local

Luiz Paulo diz que incertezas geram quadro assustador para finanças do Estado do Rio

Risco de perda de parcela dos royalties e redução de receita com ICMS de combustíveis ameaçam saúde financeira do estado

Rio

O presidente da Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) afirmou que os riscos de perda de 40% da receita do estado com royalties do petróleo (sendo que a redução para os municípios vai ficar na casa dos 60%) e a perda de receita com ICMS devido à baixa da inflação e à queda do dólar criam um quadro assustador para as finanças do governo estadual.

O déficit de R$ 3,6 bilhões projetado para 2024 ainda pode aumentar até a chegada da Lei Orçamentária Anual (LOA), em agosto na Casa. “Apesar da revisão vinda do Executivo com a nota técnica, isso não muda o quadro de déficit dos próximos anos, que ainda é muito assustador. Além disso, essa é uma LDO que está difícil de projetar receitas”, afirmou o deputado.

O PLDO estima um déficit para 2024 na casa dos R$ 3,6 bilhões, com uma receita líquida para o próximo ano estipulada em

R$ 96,4 bilhões e uma despesa na casa dos R$ 100 bilhões. O PLDO também estima déficits de R$ 6,3 bilhões, em 2025; e de R$ 8,5 bilhões para 2026. Segundo o parecer, a dívida do estado poderá ser 2,39 vezes maior que a receita corrente líquida, sendo esse aumento associado à despesa de pessoal. “Esse quadro precisa ser revertido desde já”, alertou Corrêa. “E ainda temos a incógnita da reforma tributária, ou seja, ainda há muitas incertezas, mas concretamente a LDO precisa ser aprovada neste semestre, e o relatório que temos hoje está a contento. Vi um esforço em tentar melhorar a LDO, por parte do relator, inclusive, incluindo o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social (Pedes) no texto”, acrescentou Luiz Paulo. O presidente da Comissão também explicou que os valores de déficit foram alterados depois de uma revisão que o Executivo fez das receitas e despesas oriundas de incentivos fiscais, na

última semana, através de uma nota técnica, mas que o valor já está correto no parecer aprovado pela comissão que será apreciado pelos 70 deputados no plenário. Ele também afirmou que tentou aproveitar ao máximo todas as emendas apresentadas pelos deputados. “Foi uma aprovação unânime, inclusive com deputados da oposição votando favorável, mostrando que a Alerj é uma instituição que está atenta e alerta ao momento difícil que estamos vivendo. Ou seja, já esse ano temos uma previsão de arrecadação menor do que a prevista no orçamento, além de um aumento de despesa”, comentou o deputado André Corrêa (PP), presidente da Comissão de Orçamento.

APROVADA

Por unanimidade, a Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou o parecer

às emendas do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2023 (PLDO 749/23). O relator do projeto e presidente da comissão, deputado André Corrêa (PP), emitiu parecer favorável a 29 emendas (7,71%), favorável com subemendas a 189 emendas (50,27%) e pela rejeição de 158 emendas (42,02%). Aprovaram o relatório os deputados Arthur Monteiro (Pode), Luiz Paulo (PSD), Douglas Ruas (PL) e Andrezinho Ceciliano (PT), e o projeto será votado em plenário na próxima semana. Para o deputado Luiz Paulo (PSD), o relatório foi extremamente satisfatório, mas ele alertou que o déficit projetado ainda pode aumentar até a chegada da Lei Orçamentária Anual (LOA), em agosto na Casa. “Apesar da revisão vinda do Executivo com a nota técnica, isso não muda o quadro de déficit dos próximos anos, que ainda é muito assustador. Além disso, essa é uma LDO que está difícil de projetar receitas”, afir-

Sicomércio BM abre inscrições para palestra voltada a empresários e contadores

Sul Fluminense O Sindicato Comércio Varejista Barra Mansa, Quatis e Rio Claro (Sicomércio), em parceria com o SICOOB, realizará no próximo dia 27 (terça-feira), às 19h, uma palestra com a temática “O trabalho em domingos e feriados e o uso do banco de horas”. Para falar sobre o assunto, foi convidada a especialista em RH, Rosângela Silva; e o presidente da OAB, Aloízio Perez que é advogado empresarial, trabalhista e cível. No total serão disponibilizadas 80 vagas e as inscrições já podem ser feitas pelo telefone (24) 3323-2790 ou pelo WhatsApp (24) 98801-1111. O evento acontecerá no auditório do Sicomércio, localizado na Rua José Maria da Cruz, n° 55, sala 204, Cen

tro (Edifício Augustus - na subida do UBM). Para a presidente do Sicomércio Barra Mansa, Lilian Panizza, essas ações servem para o correto funcionamento do comércio e para que o empresário sempre esteja de acordo com a lei. “Um dos principais objetivos do Sicomércio, como entidade, é dar suporte técnico aos associados e essas palestras são extremamente importantes, pois elas servem para que muitos tirem suas dúvidas e compartilhem experiências. Tenho certeza que será muito produtivo”, destacou Lilian.

Centro de atendimento vai receber empreendedores a partir de segunda-feira

Pesquisa do Sebrae aponta que 40% dos pequenos

negócios

Estado do Rio

adquiriram novos produtos e serviços

Empreender exige um conjunto de habilidades e conhecimentos. O planejamento é fundamental para a sobrevivência dos pequenos negócios. Pensando em estratégias para melhorar a capacidade da empresa, levantamento do Sebrae mostra que 40% das empresas do Rio de Janeiro inovaram

em melhorias nos últimos meses. Os investimentos realizados no período foram a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos e softwares; melhorias nas instalações; ampliação de espaço físico; treinamento de sócios e empregados.

“O empresariado passou a entender que o investimento em

pessoal, programas e equipamentos pode virar um diferencial para o seu negócio e que precisam de investimentos para manter e atrair clientes”, comenta Glauco Nunes, coordenador de Mercado do Sebrae Rio.

Em contrapartida, 60% dos pequenos negócios do estado não realizaram qualquer novo investimento.

mou o deputado.

“E ainda temos a incógnita da reforma tributária, ou seja, ainda há muitas incertezas, mas concretamente a LDO precisa ser aprovada neste semestre, e o relatório que temos hoje está a contento. Vi um esforço em tentar melhorar a LDO, por parte do relator, inclusive, incluindo o Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social (Pedes) no texto”, afirmou Luiz Paulo.

RENEGOCIAÇÃO

Uma das emendas apresentadas, que foi aprovada no relatório, é de autoria do deputado Luiz Paulo que propõe ao Executivo estadual promover, junto ao Tesouro Nacional e ao Congresso Nacional, a revisão da política de juros para o pagamento da dívida fluminense com a União. O parlamentar argumenta que o Governo Federal não deveria cobrar juros dos estados maiores que o crescimento do Produto Interno

Bruto (PIB) nacional. “No entanto, nos últimos 25 anos, o PIB brasileiro cresceu em média 2,14% e os juros cobrados pela União foram de 6% ao ano entre 1998 e 2012 e 4% ao ano ou a taxa Selic, o que for menor, entre 2013 até o presente momento. Por estarmos pagando juros extorsivos, é recomendado, principalmente aos estados que aderiram ao RRF, como o Rio, que os juros mais a correção monetária não sejam superiores ao IPCA mais 2% ao ano”, explicou o parlamentar.

EMENDAS REJEITADAS

O deputado André Corrêa ainda justificou no parecer que parte das emendas que foram rejeitadas se tratavam de temas diferentes à matéria orçamentária; ou contrariavam medidas previstas no Regime de Recuperação Fiscal (RRF); ou fixavam limites à despesa de forma arbitrária, sem um fundamento devido.

País

O governo federal anunciou nesta sexta-feira (16) a autorização para concursos que vão preencher 4.436 vagas em 20 ministérios. A liberação dos postos de trabalho deve ser publicada nas próximas horas em edição extraordinária do Diário Oficial da União.

Segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as contratações deverão ter impacto de R$ 735 milhões por ano no Orçamento da União.

Essas não são as primeiras vagas autorizadas pelo governo. O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos já havia dado sinal verde para concursos

públicos em órgãos que estavam em situação crítica de funcionários. Entre os órgãos beneficiados anteriormente estão o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e os ministérios do Meio Ambiente, das Relações Exteriores e de Minas e Energia. Existem vagas autorizadas desde 2020 cujos concursos estão em andamento, como o do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na segunda-feira (12), o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos publicou a nomeação de 1 mil técnicos do Seguro Social, aprovados no último concurso.

Confira o número de vagas por ministérios e órgãos contemplados:

• Ministério da Agricultura e Pecuária: 440

• Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet): 80

• Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra): 742

• Ministério da Educação (MEC): 220

• Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep): 50

Com esse panorama apresentado na pesquisa, 52% seguem com dificuldades para manter o seu negócio, 21% aproveitaram as mudanças implementadas para melhorias na empresa, 19% estão otimistas com as oportunidades que estão surgindo e 8% acreditam que o pior já passou.

• Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): 50

• Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE): 100

• Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio): 160

• Ministério das Relações

Exteriores (MRE): 100

• Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI): 120

Estado do Rio

Em encontro promovido pela Esfera Brasil, nesta quinta-feira (15), no Palácio das Laranjeiras, o governador Cláudio Castro reforçou a um grupo de mais de 180 líderes empresariais a capacidade do estado em reassumir o protagonismo no cenário energético e de exportações do Brasil após a superação de adversidades fiscais.

- Nosso maior ativo é que nós temos 85% da produção de petróleo e 73% de gás do país. Somos o segundo estado que mais envia dinheiro para a União, ou seja, 20% de toda a arrecadação federal sai de quem empreende e produz no Rio de Janeiro - disse. Castro também destacou

aos convidados como o Rio atualmente possui um ambiente de negócios seguro e estável, atraindo negócios nos mais variados setores econômicos. Esse setor empresarial forte e diversificado, segundo ele, permite com que as empresas de múltiplos setores tenham destaque.

- Voltar a mostrar esse Rio de Janeiro é voltar a mostrar o Brasil que cresce. Temos um porto que é o maior do Brasil, o Porto do Açu. Ele tem duas vezes a área territorial de Manhattan, em Nova York. Trata-se do maior Complexo Portuário da América Latina, que só com 15% de operação já é responsável pela exportação do petróleo do Brasil. Temos o segundo maior parque industrial do

país, o segundo maior mercado consumidor, somos o primeiro lugar em turismo e temos o maior polo energético do Brasil - destacou.

Presente no painel, o presidente da Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, Jorge Viana, falou no potencial do Rio para o crescimento nacional e como o estado é um importante ativo brasileiro, especialmente na receptividade de eventos nacionais e internacionais.

- Uma das missões da Apex é ajudar para que o Rio de Janeiro volte a ser o maior endereço dos eventos nacionais. Isso tem que voltar a acontecer, pois o Rio é a maior marca que o Brasil tem. É a mais conhecida e a

mais poderosa - pontuou.

Ao lado do governador e do presidente da agência, o chairman da Esfera Brasil, João Camargo, parabenizou o papel de liderança do Rio na produção energética e como destino de vendas ao exterior. Em sua fala, Camargo também enumerou o bom momento fluminense.

- É um prestígio para a Esfera fomentar o diálogo entre empreendedores e empresários do país para mostrar que o Rio está de braços abertos. Esse é um ótimo momento para todos investirem no estado, já que há segurança jurídica, legislativa e segurança com o governador no Executivo. O Rio é, hoje, um estado que dá muito orgulhoafirmou.

• Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro): 100

• Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT): 100

• Agência Nacional de Mineração (ANM): 24

• Ministério de Minas e Energia (MME): 30

• Analista de infraestrutura: 300

• Analista em Tecnologia da Informação: 300

• Auditor-Fiscal do Trabalho: 900

• Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): 50

• Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam): 50

• Ministério da Saúde (MS): 220

• Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz): 300

Centro de Atendimento Empresarial de Pinheiral será inaugurado na 2ª feira

Pinheiral A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pinheiral inaugura, na próxima segunda-feira (19), a partir das 17h30, o Centro de Atendimento Empresarial (CAE), O CAE é um programa que oferece ao micro e pequeno empresário, toda estrutura necessária para o fortalecimento e ampliação dos comércios implantados no município, contribuindo na geração de emprego e renda. O centro está localizado a Rua Domingos Mariano, nº25 (ao lado da agência da Light). No local funcionarão a delegacia da Jucerja (Junta Comercial do Rio de Janeiro), o polo avançado da AgeRio (Agência Estadual de Fomento), Sala do Empreendedor do Sebrae, o Sine (Sistema Nacional de Emprego), uma sala para aulas dos cursos que são promovidos pela prefeitura em parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendiza-

gem Industrial) além de oferecer diversos serviços de forma gratuita para quem quer ser ou já é um MEI (Microempreendedor Individual). Seja para tirar alguma dúvida, para formalizar-se como MEI ou fornecer suporte para que os empreendedores tenham acesso a serviços do sistema, como emissão de boletos, declaração e alteração de dados.

O secretário da pasta, Júlio Barbosa, destacou a importância do serviço para a população e principalmente para aqueles que estão desenvolvendo seu potencial empresarial.

- Nós queremos apoiar cada vez mais novos empreendedores para fortalecer esse setor e tornar nossa cidade mais produtiva e desenvolvida. O Centro de Atendimento Empresarial vem para facilitar realmente a vida do cidadão. Convidamos os moradores para estarem presentes conosco na inauguração - destacou o secretário.

 7 SÁBADO E DOMINGO, 17 E 18 DE JUNHO DE 2023 ECONOMIA
Governo autoriza concursos públicos para 4,4 mil vagas em 20 ministérios
Foto: PMP
-
Claudio Castro: ‘Temos 85% da produção de petróleo e 73% de gás do país’

Caio Canedo, de Volta Redonda, acerta retorno ao Al Wasl, dos Emirados Árabes

Ex-Botafogo e Internacional defende a Seleção local e já marcou mais de cem gols pela equipe de Dubai

Emirados Árabes

O Al Wasl anunciou, nesta sexta-feira (16), o retorno do atacante Caio Canedo. Depois de jogar por quatro temporadas no Al Ain, o volta-redondense, naturalizado cidadão emiradense, retorna ao primeiro clube em que jogou no país. O contrato terá duração de 2 anos. Revelado pelo Botafogo e com passagem pelo Internacional, o atleta conquistou a Liga dos Emirados Árabes e

a Copa da Liga de 2022, com direito a gol na final. Pelo Al Ain, foi convocado pela primeira vez para a seleção dos Emirados Árabes Unidos e quase levou a equipe a Copa do Mundo de 2022 depois de 30 anos, sendo eliminado pela seleção da Austrália, na última etapa de classificação para o Mundial da FIFA. - Voltar para o Al Wasl é uma sensação indescritível. A felicidade não cabe em mim. Tenho um carinho enorme pelo time, torcida, funcioná-

rios e cidade. Quando cheguei aos Emirados, tão novo e querendo mostrar meu valor, eles me abraçaram. É claro que também sou muito grato pelo período em que passei no Al Ain. Fiz gols importantes, conquistei títulos, mas decidi seguir meu coração e partir para uma nova fase. Já vinha recebendo muitas mensagens carinhosas da torcida nas redes sociais e quero retribuir tudo isso dentro de campo com gols, títulos e muita dedicação - comentou Caio Canedo.

8  SÁBADO E DOMINGO, 17 E 18 DE JUNHO DE 2023 ESPORTES

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.