Edição 987

Page 1

Diário da Cuesta ANO IV

Nº 987

SÁBADO E DOMINGO, 06 E 7 DE JANEIRO DE 2024

NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU

Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br

No DIA DO LEITOR é preciso destacar o gênero literário que é o preferido: CRÔNICAS. E RUBEM BRAGA é reconhecido como o melhor cronista brasileiro. Na literatura e no jornalismo, uma crônica é uma narração curta, produzida essencialmente para ser veiculada na imprensa, seja nas páginas de uma revista, seja nas páginas de um jornal ou mesmo na rádio. Possui assim uma finalidade utilitária e pré-determinada: agradar aos leitores dentro de um espaço sempre igual e com a mesma localização, criando-se assim, no transcurso dos dias ou das semanas, uma familiaridade entre o escritor e aqueles que o leem. (Wikipédia)

CRÔNICA: é um gênero literário tipicamente brasileiro A crônica é um gênero textual caracterizado por ser uma narrativa curta, sobre temas do cotidiano e com tempo cronológico ligado ao contexto em que foi produzida. É um gênero tipicamente brasileiro. Entre os diversos aspectos que definem a crônica, conheça abaixo os principais: • Narrativas curtas sobre o cotidiano por um olhar particular. • Uso de linguagem simples e coloquial. • Utilização de humor sarcástico e irônico. • Presença de poucos personagens. • Tempo cronológico estabelecido. • Teor crítico que gera reflexão. • Em geral, é publicada em jornais e revistas. A crônica se situa entre o jornalismo e a literatura, e sua linguagem espontânea aproxima o leitor do autor, fazendo deste um texto super leve. Muitos autores publicam suas crônicas em livros, reunindo as maiores produções em uma única edição, sendo um dos gêneros mais lidos no país.

(Clarice Lispector, Luíz Fernando Veríssimo e Rubem Braga)


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.