Diário da Cuesta
Acompanhe as edições anteriores em: www.diariodacuesta.com.br
SENHOR DIRETAS Na Câmara do Deputados
Nascido em 6 de Outubro de 1916, em Itirapina/SP, Ulisses Guimarães foi eleito Deputado Estadual em 1947 e 11 vezes Deputado Federal por São Paulo (de 1951 a 1995); exerceu a Presidência da Câmara dos Deputados em três períodos (1956-1957; 1985-1986 e 1987-1988); e também a Assembleia Nacional Constituinte, em 1987 e 1988
Ficou conhecido como o “Senhor Diretas”, por ter liderado campanhas pela redemocratização, em 1983 e 1984. Morreu em um acidente de helicóptero no litoral do Rio de Janeiro, dia 12 de outubro de 1992. Seu corpo nunca foi encontrado.
Um poema... em Paquetá ou em casa na Praça Cel. Moura... Os aniversários das Fiócas (6 de outubro) eram sempre festivos... Saudades.... Página 3
ANO III Nº 910 SEXTA-FEIRA , 06 DE OUTUBRO DE 2023
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU
"Sonho líquido" -Capitulo 3
Após a terapia, Aleyna passou pela praça, caminhou devagar até o lago buscando com o olhar ansioso entre as águas.
Olhou novamente e mais uma vez e nada do anel.
Pensou que era óbvio que alguém o pegou.
Afinal era uma jóia de grande valor.
Balançou a cabeça lentamente e tratou de esquecer o assunto durante o percurso até a casa.
Desviou de algumas pessoas que vinham em sua direção.
Abriu o portão e caminhou até a porta de entrada. Foi até a cozinha e fez um café.
Veio até a sala de estar bebericando o café encorpado e quente. Ligou a TV e foi mudando de canal sem prestar muita atenção na programação. Algo chamou a sua atenção num dos programas que tratava sobre a vida daquela mesma socialite da revista.
Notou que ela não trazia o anel nas últimas tomadas do repórter.
Parecia tranquila e feliz saindo de um hotel cinco estrelas em Paris.
Aleyna aumentou o som da TV para ouvir melhor a entrevista.
A senhora estava de férias e se dirigia a um desfile de modas, queria ver os lançamentos da última semana.
O repórter tentou saber sobre os boatos da vida pessoal da senhora que habilmente desviou o assunto e entrou no carro se despedindo.
Aleyna desligou a TV pegando seu IPAD para pesquisar mais sobre aquele anel.
Descobriu que o designer da jóia só tinha feito um espécime daquele modelo exclusivo de anel a pedido de um magnata grego.
Seria um presente a uma pessoa especial cujo nome era segredo.
O toque do celular chamou a atenção de Aleyna que o atendeu imediatamente.
Era a vida continuando.
DIRETOR: Armando Moraes Delmanto
EDITORAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Gráfica Diagrama/ Edil Gomes
Contato@diariodacuesta.com.br
Tels: 14.99745.6604 - 14. 991929689
O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.
Diário da Cuesta 2
EXPEDIENTE
NA DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA CIDADANIA EM BOTUCATU WEBJORNALISMO DIÁRIO
Minha Mãe, Saudades!
É um óleo sobre tela, 50cm x 35cm, de autoria do artista plástico, dramaturgo e escritor botucatuense, Quim Marques (1968).
“Ah, que vontade de escrever bobagens bem meigas, bobagens para todo mundo me achar ridículo e talvez alguém pensar que na verdade estou aproveitando uma crônica de rapaz; e, entretanto, eu hoje não me sinto rapaz, apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico...”
Rubem Braga
E é como um menino que estou homenageando a minha mãe.
Atenção!
- Estátua!
Capturando um momento passado e o registrando para sempre...
Saudades...
Sim, saudades como as de um menino...
A vida, me disseram um dia, passa rapidamente e, quando percebemos, ela já passou...se foi...
Minha mãe se chamava Rita, mas tinha o apelido de Fióca, coisas daquele seu tempo no interior... Uma sua irmã era a tia Fiinha (Lucila) e a outra, a tia Nenê (Jandira ). Meus pais resolveram dar o nome de Fióca Helena para a minha irmã, a Fióquinha. Sempre achei essa escolha muito criativa. Minha mãe e minha irmã – Fióca e Fióquinha – faziam aniversário no dia 6 de outubro...
Ela sempre foi uma guerreira. Num determinado momento de sua vida, enfrentando dificuldades, passou a buscar peças para o enxoval das noivas, em São Pedro, perto da sua Piracicaba E saia pelas ruas íngremes de Botucatu, nas casas de sua clientela de moças casadoiras... Sempre se deu bem. Nunca ouvi uma reclamação de sua boca.
Diário da Cuesta 3
Minha irmã Fióca Helena, minha mãe Fióca, meu irmão Décio e eu.
Meu pai Antônio, minha mãe Fióca , meu irmão Décio, minha irmã Fióca Helena e eu.
Era uma raridade na família. Visitava os parentes distantes e nunca deixou de ir a um enterro de alguém da família, mesmo que distante. Era sempre solidária. Convidada pelo então Bispo, Dom Henrique Golland Trindade, era vice-presidente da Vila dos Meninos “Sagrada Família”, entidade assistencial presidida pelo Sr. Luiz Baptistão. Permaneceu e trabalhou pela entidade desde a sua criação (1953), até a sua inauguração (1966).
Gostava como ela cuidava da nossa casa, das plantas, da comida, da arrumação, dos quadros, dos enfeites. Os meus aniversários eram sempre alegres e cheios de amiguinhos e parentes. Num deles, o bolo era uma piscina, me lembro bem. Num outro, era um campo de futebol. Era costume a presença dos primos e das primas e dos adultos também, as tias e as pessoas mais amigas.
Depois, a adolescência e, antes, o internato em São Paulo por dois anos. Um mundo novo e surpreendente se abriu para mim. Cresci com aquela “independência” repentina, cheia de novidades e responsabilidades. Passei a ser mais um entre tantos. Foi bom e me entrosei bem. Os jogos, o horário de estudo, as missas... O Colégio era dos Padres Salesianos. Todo dia tinha missa e, no final da tarde, tinha a reza. Lá, garanti minhas indulgências plenárias...
Tiro de Guerra. Os Bailes de Carnaval e o conselho de sempre: “- Não exagere em nada. Tome cuidado.” O bom período no Colégio La Salle, onde
eu me descobri aluno assíduo e presente. A volta a São Paulo para fazer o Curso Preparatório. Em Botucatu, o prof. Agostinho Minicucci tinha feito meu teste vocacional. Surpresa. Estava fazendo o Curso Científico, visando a Medicina e o teste deu “política e direito”...
Entrei nas Faculdades de Direito e de Sociologia e Política. Não fui trabalhar em jornal, mas fui para a política
O mais jovem de toda a equipe, “careca” da São Francisco e batalhando pelas causas da minha cidade. Cada vez tinha menos oportunidade de vê-la. Mas ela sempre acompanhava cada passo que eu dava.
O meu casamento com a Beth, os nascimentos do Marcelo e do Armandinho. A sua presença sempre meiga e incentivadora. A minha eleição para vereador de Botucatu. A sua preocupação com os imprevistos da
política. O meu retorno a Botucatu, onde instalei meu escritório de advocacia.
Mais uma vez, a volta para a capital. Novos desafios profissionais. A importância de pertencer a um grupo competente e prestigiado. Foi quando a perdi Já vinha adoentada, mas a perda sempre é amarga e sinalizadora... Sim, sinalizadora. Um vazio tomou conta de mim. A dimensão da sua lembrança era e é imensa. Diferente das outras ausências de pessoas queridas... Diferente.
E é assim que eu escrevo esta crônica. Diferente. Não é o avô da Laura, do Neto e do Caio, nem o pai do Marcelo e do Armando que a está escrevendo mas “apenas um menino, com o amor teimoso de um menino, o amor burro e comprido de um menino lírico...” (AMD)
Diário da Cuesta 4
EsporteDestaque em
Vinícius Alves
Botucatu é campeão geral da etapa de karatê
7ª Etapa do Circuito ACAK – 2023 e a 2ª Copa Impacto Total de Karatê foram realizadas no Ginásio Municipal Governador Mário Covas
No último domingo, foi realizada na cidade de Botucatu, a 7ª Etapa do Circuito ACAK.
O evento foi organizado pela ACAK – Associação Cooperativa das Academias de Karatê com o apoio da Prefeitura de Botucatu, da Associação Impacto Total e Instituto Suman, tendo a sua disputa no Ginásio Municipal Governador Mário Covas.
O evento contou com a participação de 404 atletas inscritos, de 32 associações de 28 cidades., com as competições acontecendo entre as 8h até as 18h00, nas categorias infantil, cadete, sênior e master.
Houve disputas de kata, sequência de técnicas que simulam luta com várias aplicações práticas, e também de kumite (luta).
A cidade de Botucatu foi representada por cerca de 100 atletas dos seguintes projetos: Projeto Impacto Total, Dojo Kazuko, AAB, Karatê Bittencourt – CTAM e o Butoku-Kai.
Na competição, Botucatu foi campeão Geral com 240 pontos, sendo que a 2º colocada, da cidade de Santana da Parnaíba terminou sua participação com 191 pontos.
“Eventos deste porte servem para o intercâmbio de atletas, inserção de atletas de projetos sociais que não podem viajar, além do que valoriza a nossa cidade, uma vez que serão mais de 500 pessoas visitando Botucatu. Também é uma forma dos Senseis prepararem os atletas da base e projetos sociais, para outros eventos oficiais de Karatê”, explicou o organizador Sensei Rogério Pires.
Abaixo a classificação das 10 primeiras associações:
A 8ª Etapa ACAK ocorrerá no próximo domingo (08), na Arena de Esportes José Roberto Guimarães, em Santana de Parnaíba/SP.
Diário da Cuesta 5
Posição Academia Cidade Total de Pontos 1º Impacto Total Botucatu 240 2º Santana de Parnaíba Santana de Parnaíba 191 3º Dojo Kai Piracicaba 115 4º Gran São João Limeira 82 5º Kensho Valinhos 76 6º Itupeva Itupeva 66 7º Salto Salto 64 8º Washi Ki-O Capivari 52 9º Sonkei Americana 49 10º Sejel Usual Laranjal Paulista 48