1639

Page 1


Diário da Cuesta

Rally reafirma sua posição como uma das provas mais tradicionais do Brasil, unindo desafio esportivo, organização e o cenário único do interior paulista, em um evento que promete abrir a temporada 2026 em alto nível. PÁGINA 2

Botucatu abre o calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja com pilotos de diversas regiões do país

Rally reafirma sua posição como uma das provas mais tradicionais do Brasil, unindo desafio esportivo, organização e o cenário único do interior paulista, em um evento que promete abrir a temporada 2026 em alto nível.

Botucatu volta a ser o centro das atenções do off-road nacional com a realização do 21º Rally Cuesta, que acontece e ntre os dias 6 e 8 de fevereiro de 2026 e abre oficialmente o calendário do Campeonato Brasileiro de Rally Baja. Com inscrições abertas para as categorias Motos, Quadriciclos e UTVs, o evento promete dois dias intensos de disputas em especiais técnicas e desafiadoras, características marcantes da região.

Organizado por Henrique Arena, diretor da Arena Promoções & Eventos, o Rally Cuesta mantém sua tradição de oferecer uma prova bem estruturada, com percurso seletivo, segurança e logística completa para equipes e competidores. A cidade de Botucatu, reconhecida como um dos principais palcos do rally nacional, voltará a receber pilotos de diversas regiões do país.

“O Rally Cuesta é uma prova muito especial para nós e para o rally brasileiro. Abrir novamente o Campeonato Brasileiro de Rally Baja em Botucatu reforça a importância da região e da história do evento. Estamos preparando um percurso técnico, seguro e competitivo, à altura das expectativas dos pilotos e equipes”, destaca Henrique Arena, diretor da Arena Promoções & Eventos.

A programação oficial tem início na sexta-feira com secretaria de prova, vistorias técnicas, shakedown e briefing obrigatório. As disputas começam no sábado, com uma especial longa, e seguem até o domingo, quando acontece a etapa final e a cerimônia de premiação.

O Rally Cuesta reafirma sua posição como uma das provas mais tradicionais do rally brasileiro, unindo desafio esportivo, organização e o cenário único do interior paulista, em um evento que promete abrir a temporada 2026 em alto nível.

O 21º Rally Cuesta é uma realização de Arena Promoções e Eventos. A competição conta com o apoio do C6 Bank, Prefeitura Municipal de Botucatu, Secretaria Municipal de Esportes, Secretaria Adjunta de Turismo e Primar Plaza Hotel. A supervisão é da CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo.

19h00 – Briefing e jantar (opcional) – Primar Plaza Hotel

Domingo – 08/02/2026 - Etapa Final e Premiação

07h00 – Largada (Parque de Apoio)

08h00 – Largada do primeiro competidor

12h00 – Previsão de chegada dos primeiros

14h00 – Publicação dos resultados oficiais

15h00 – Cerimônia de Premiação – Primar Plaza Hotel

DADOS TÉCNICOS

Distância da Especial: 119,71 km

Deslocamento Inicial: 15,50 km

Reabastecimento: 58 km

Deslocamento Final: 22,24 km

Total do dia principal: 157,45 km

Prólogo: 6,40 km

PROGRAMAÇÃO OFICIAL – 21º RALLY CUESTA

Botucatu – SP | 6 a 8 de fevereiro de 2026

Quinta-feira – 05/02/2026

Secretaria de Prova / Início das atividades 14h00 – Abertura do Parque de Apoio – Ginásio de Esportes

Sexta-feira – 06/02/2026

14h00 às 18h00 – Abertura da Secretaria de Prova

14h30 às 18h00 – Vistoria Técnica

16h30 – Shakedown (comboio até o local)

19h00 – Briefing obrigatório dos competidores – Primar Plaza Hotel

Sábado – 07/02/2026 - Etapa 1 – Especial longa

07h30 – Largada para o prólogo (comboio)

08h20 – Início do prólogo

11h00 – Largada da especial

15h00 – Previsão de chegada dos primeiros competidores

18h30 – Publicação dos resultados

CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY BAJA

(Motos, Quadris e UTVs – duas etapas por prova)

1ª e 2ª etapas – 07 e 08 de fevereiro – Cuesta (*)

3ª e 4ª etapas – 14 e 15 de março – Barretos

5ª e 6ª etapas – 04 e 05 de julho – Serra Azul (*)

7ª e 8ª etapas – 26 e 27 de setembro – Rota Sudeste (*)

9ª e 10ª etapas – 17 e 18 de outubro – Poeira (*) 11ª e 12ª etapas – 05 e 06 de dezembro – Terra Verde

CAMPEONATO BRASILEIRO DE RALLY RAID

(Carros, Motos, Quadris e UTVs)

1ª a 5ª etapas – 13 a 19 de abril – RN1500 – 5 etapas (*)

6ª a 9ª etapas – 12 a 17 de maio – Minas Brasil – 4 etapas

10ª a 13ª etapas – 16 a 20 de junho – Jalapão – 4 etapas (*)

14ª a 16ª etapas – 09 a 11 de julho – Sertões Series PR – 3 etapas

17ª a 24ª etapas – 22 a 30 de agosto – Rally dos Sertões – 8 etapas

25ª a 27ª etapas – 05 a 08 de novembro – Sertões Series SP – 3 etapas

CAMPEONATO LATINOAMERICANO DE RALLY RAID

(Motos, Quadris e UTVs)

1ª etapa – 27 de fevereiro a 07 de março – SARR – Argentina

2ª etapa – 14 a 19 de abril – RN1500 – Brasil (*)

3ª etapa – 24 a 29 de maio – Desafio Rota 40 – Argentina

4ª etapa – 16 a 20 de junho – Jalapão – Brasil (*)

5ª etapa – 21 a 25 de outubro – SARR Series – Argentina (*) Provas promovidas pela Arena Eventos

Mais informações: Site: www.arenarally.com.br

Instagram: @areanarally

Por – Silvana Grezzana Santos (Fonte: Tribuna de Botucatu)

a r t i g o

ESTÁ DIFÍCIL!!

Há uns dez anos, escrevi uma crônica com o título ESTÁ DIFÍCIL. Comentava a dificuldade que tinha para encontrar um assunto. Abordei, então, várias possibilidades, que me pareceram repetitivas, o que me fez descartar todas e encerrar a crônica, desculpando-me com o leitor. Eis que, agora, o problema se repete. Não sei se é porque não há assuntos novos mesmo ou se é porque, com o tempo, o cronista perdeu a criatividade.

Até pensei em escrever sobre política. Caramba! Política é sempre um assunto atual - pensei. Depois de alguns segundos, no entanto - pouquíssimos segundos, alias - descartei essa possibilidade. O que há de novo na política? Os opositores, ao invés de serem apenas adversários, viraram inimigos mortais. Existem pessoas comemorando a doença do adversário e desejando a sua morte. O nível vocabular das críticas é deplorável. Querem convencer pelo grito, não pelo argumento. Ninguém dá direito ao outro de pensar de maneira diferente. Essa briga - é briga mesmo que está acontecendo - atualmente, não vale a pena. Você se desgasta e não muda absolutamente nada. Política, então, nem pensar.

Pensei em contribuir com minha parcela, escrevendo sobre educação. Enfim, trabalhei na educação dos vinte e um aos setenta e cinco anos. Não é pouco tempo. Passei por várias funções, por várias teorias, por várias gerações. Um dia desses, um conhecido me disse, em tom intelectual: Hoje, você não conseguiria dar aula. A realidade é bem diferente. Não contestei. Adiantaria alguma coisa? Mudaria a cotação do dólar? Deixei que o interlocutor pensasse que estava com a razão. Seria muito demorado explicar a ele que eu havia passado por um monte de mudanças tanto na educação como na sociedade , e não tinha tido maiores problemas Era só me atualizar. Teria que explicar a ele que professor não é museu. O professor que deseja ser útil em sua função precisa estar em constante processo de atualização. Mas será que

EXPEDIENTE

adiantaria alguma coisa? Malhar em ferro frio é perda de tempo, diziam os mais velhos. Não acontece nada com o ferro e você fica cansado e com dores musculares.

Como estava dizendo, pensei em escrever sobre educação. Será que ela ainda tem jeito? O primeiro jeito é incluir as famílias no processo educativo. Se família e escola não caminharem no mesmo sentido, nada vai mudar. É possível isso? Possível é, mas é demorado. Todo processo de conscientização é demorado. Os pais precisam ter a consciência de que não adianta encher o filho de atividades. O filho precisa aprender a viver em ambientes não escolares. Precisa brincar. Brincar. Não ficar grudado no celular. O filho precisa viver na família. Na família: pai, mãe, irmão, tios, primos, cachorro... Precisa aprender a conviver. A conversar. A errar e acertar. Não precisa só de aulas. Há um mundo inteiro fora das escolas. Adianta falar tudo isso? Isso já foi falado, e falado, e falado, e falado. Tem adiantado alguma coisa? Muito pouco. Quase nada. Então, vamos deixar pra lá.

Não vão pensar que eu acho que o mundo não tem solução. Claro que tem. Mas é preciso que as pessoas queiram solucionar, mudar para melhor. Só pra terminar: manter ignorante o ignorante, com a prática do assistencialismo sem contrapartida não resolve. É preciso algo mais.

O Diário da Cuesta não se responsabiliza por ideias e conceitos emitidos em artigos ou matérias assinadas, que expressem apenas o pensamento dos autores, não representando necessariamente a opinião da direção do jornal. A publicação se reserva o direito, por motivos de espaço e clareza, de resumir cartas, artigos e ensaios.

DIRETOR: Armando Moraes Delmanto

Notas&Fotos Adelina Guimarães

Arquitetura, fé e contemplação no complexo dos Arautos do Evangelho, na Serra da Cantareira

Encravado na Serra da Cantareira, em Caieiras (SP), o Complexo dos Arautos do Evangelho chama a atenção pela arquitetura monumental em estilo neogótico, que parece emergir da mata atlântica preservada. O conjunto religioso, que abriga a Basílica Nossa Senhora do Rosário e outras edificações, consolidou-se também como um relevante ponto de interesse cultural, arquitetônico e turístico da região.

Os Arautos do Evangelho são uma associação internacional de fiéis da Igreja Católica, presente em diversos países. O complexo na Cantareira reúne, além da basílica, mosteiros, residências religiosas, áreas de formação, estudo e música sacra, compondo um conjunto arquitetônico planejado de forma harmoniosa e integrado ao ambiente natural. Quando a neblina da serra envolve as torres, intensificando a sensação de que o conjunto realmente emerge da paisagem.

da Serra da Cantareira.

O destaque do complexo é a Basílica Nossa Senhora do Rosário, inaugurada em 2014. Impressiona pela riqueza de detalhes inspirados nas grandes catedrais europeias, especialmente da França e da Alemanha. A imponência da obra contrasta e, ao mesmo tempo, dialoga com o verde intenso da serra, criando uma

aérea do Complexo dos Arautos do Evangelho, revelando a integração entre arquitetura monumental e natureza preservada.

da espiritualidade do complexo.

paisagem singular. Mesmo para visitantes sem vínculo religioso, o espaço provoca admiração e recolhimento.

As imagens que acompanham esta página ajudam a dimensionar a grandiosidade do complexo e sua relação singular com o entorno natural. Visitar o Complexo dos Arautos do Evangelho é uma ex-

inspirados nas grandes catedrais europeias.

periência que vai além da fé: é um encontro entre arquitetura monumental, espiritualidade e natureza preservada, a poucos quilômetros da capital paulista.

Construções que integram o Complexo dos Arautos do Evangelho, em meio à vegetação
Vista
Crédito Tik Tok
Vista externa da Basílica Nossa Senhora do Rosário, destaque do Complexo dos Arautos do Evangelho, em Caieiras (SP).
Interior da Basílica Nossa Senhora do Rosário, com vitrais e elementos arquitetônicos
Imagem de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da basílica e referência central

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook