Revista Destaque Decor Abril e Maio 2025

Page 1


SENTIR COM

UM LAR COM ALMA PARA CELEBRAR OS MOMENTOS QUE SÃO REALMENTE IMPORTANTES PARA VIVER E LEMBRAR.

Saccaro Florianópolis

Rod. SC 401, n° 8600 - Corporate Park - Florianópolis, SC (48) 3238-1616 | contato@saccaro.floripa.br saccaro.com | @saccarofloripa

Nuage

Design Alain Blatchè Sofá

MATERIALIZANDO SONHOS!

PROCESSAMENTO PREMIUM DAS PRINCIPAIS MARCAS GLOBAIS!

CORIAN | DEKTON | NEOLITH SILESTONE | DIAMOND |

Alisson Lima
PROJETO: MARIANA MAISONNAVE
PERFORMANCE PARA SEU AMBIENTE DE TRABALHO

Abrir para o novo

Momentos da vida exigem que a gente abra espaço na casa e na vida. É aquela sensação de olhar pela janela, deixar o ar circular, mover um móvel e repensar um canto. Pequenos gestos, mas que mudam a forma como experienciamos o lugar. É mais além de apenas viver o ambiente: transforma também a maneira como nos sentimos dentro de nós mesmos.

No universo do decor abrir espaço não é apenas uma questão de metragem.É uma intenção. Deixar uma porta aberta muda a forma como a luz percorre o ambiente. Derrubar uma parede transforma a circulação, o encontro e o fluxo. Cada definição espacial reflete como queremos habitar o lugar.

Assim como a casa precisa de respiro, nós também precisamos dizer: “estou pronta”, mesmo que ainda com dúvidas. Essa edição está repleta de insights, inspiração e criatividade para essa decisão em que a arquitetura ensina que o espaço não é só físico, mas também é simbólico. Cada vão livre carrega a ideia de uma conexão e, pouco a pouco, a vida se ajeita de outro jeito.

Boa leitura!

Schayla Jurk

Expediente

Direção Armandio do Nascimento gestor@revistadestaquedecor.com.br 47 99104-7233

Jornalista Responsável

Schayla Kurtz Jurk (MTB 02354-SC) jornalismo@revistadestaquedecor.com.br

Redação

Fabi Henrique, Isis Bezerra, Lu Moraes, Mel Hoffmann e Schayla Jurk.

Correção

Diane Ziemann

Capa

Dame Dream Architetura | Foto: Janela Studio/ Matheus Kaplun/Caio Alves

Comercial Norte Miriam Machado m.destaquedecor@gmail.com (47) 99743-1099

Comercial Litoral e Vale do Itajaí Armandio do Nascimento comercial@revistadestaquedecor.com.br (47) 99104-7233

Projeto Gráfico studioguide.com.br

Diagramação Rafael Foigt rafael@studioguide.com.br

ADM / Financeiro Carolina Tolentino financeiro@revistadestaquedecor.com.br 47 99172-5364

Assinaturas destaque@revistadestaquedecor.com.br

Circulação

Santa Catarina e Paraná / Periodicidade Bimestral Artigos assinados não expressam, necessariamente, a opinião da revista.

A Revista Destaque Décor é uma publicação editada por Editora Top Ltda.

R 3300 nº 360 sala 107 A-57 - Centro - Balneário Camboriú/SC +55 47 2125-8331 | www.revistadestaquedecor.com.br

Arquitetos, designers e paisagistas interessados em publicar seus projetos devem encaminhar um e-mail para jornalismo@revistadestaquedecor.com.br com as fotos dos ambientes e uma breve descrição da obra para análise.

A

DIFERENÇA ENTRE ILUMINAR ESPAÇOS E INSPIRAR NOVAS IDEIAS.

Valorize cores, texturas e volumes com a qualidade da Stella. São diversas soluções autorais em iluminação para destacar áreas externas e transformar ambientes. Acesse o site e descubra os diferenciais de cada modelo.

Iluminar inspira

SUMÁRIO

Destaques

MOSTRA Os destaques da Semana de Design de Milão

Sentir com o coração

20 DA REDAÇÃO

Sensível 210 TURISMO

Osaka

Tendências

22 COR DO MÊS

Gesto, símbolo e cura

Identidade

40 GALERIA

“Le Brésil illustré. L’héritage postcolonial de Jean-Baptiste Debret”

Detalhes

24 VITRINE

Arquitetura

Bianca Krüger

Capponi

O silêncio da transformação

Ambiente

Afeto

Luz e conforto por todos os lados

“As delícias de ser o que é”

Seja bem-vindo!

Arquitetura do cuidado

Duo.Rohden

Elaine Castanheira

Gm Arquitetura e Interiores

Hiato Urbano

Magda Riba

Neohaus Arquitetura

Priscila Knorst

Tremondi

Vitorino & Forte

Woho Arquitetura

Zot Arquitetos

Seções

18 ARTE IMPRESSA

VITRINE DÉCOR

DESIGN AUTORAL

DESTAQUE PRIME

GIRO DÉCOR

ARQUITETANDO

MODA E DESIGN

EMPÓRIO

SABOR

SAÚDE E BEM-ESTAR

NO MAR

PISTA

DO LADO DE LÁ

SOCIAL NEWS

ARTE IMPRESSA

ESTRATÉGIA E

PROTAGONISMO: O NOVO OLHAR PARA ARQUITETOS

EMPREENDEDORES

“Além da Arquitetura – Da paixão ao negócio: os desafios do novo arquiteto empreendedor” é um guia para construir marcas autênticas e negócios sólidos. Com base em mais de uma década de experiência e profunda vivência com escritórios de diversos portes, a autora revela caminhos práticos para quem busca ir além da técnica e assumir o protagonismo da própria trajetória. O livro mergulha em temas como gestão, liderança, comunicação assertiva, marketing eficaz e presença digital estratégica, proporcionando ferramentas reais para transformar talento em resultados concretos.

AUTORA: Renata Pena

EDITORA: Actual/Almedina e Alta Books

FRASES BEM CONSTRUÍDAS

A obra é uma expressão do olhar sensível e curatorial de Arthur Casas, que organiza e categoriza ideias de maneira única, criando conexões inesperadas entre palavras e contextos. Em Frases bem construídas, Arthur Casas convida os leitores para um passeio pela mente inquieta e criativa, oferecendo uma nova maneira de olhar para o mundo através da força das palavras. Com capa dura, fotos de Giovana Carvalho e um exímio cuidado estético, essa novidade é a interseção perfeita entre um objeto de decoração desejável e uma obra de arte que estimula a contemplação.

AUTOR: Arthur Casas EDITORA: Matrix

Assine a revista Destaque Décor e receba o melhor conteúdo impresso por R$ 210,00 anual. (47) 99172-5364 / destaque@revistadestaquedecor.com.br / www.revistadestaquedecor.com.br

 FACEBOOK

Curta a nossa página revistadestaquedecor

 INSTAGRAM

Acompanhe nosso perfil @revistadestaquedecor

 TWITTER

Siga-nos no Twitter @revistadestaquedecor

 WEB

Novidades no nosso site revistadestaquedecor.com.br

Arquiteta

Carolina

Schneider

Poltrona

Angela

Banqueta Angela

Sensível

A expressão tangível da criatividade humana revela forma, função e propósito em cada curva, textura e elemento. É a capacidade de transformar o traço em estética concreta que repousa uma ideia amadurecida pelo tempo, pela escuta e pela intuição. A cada peça que surge no cenário de narrativas, valores e vivências também ressignifica um olhar, um gesto íntimo que traduz um mundo interior em matéria. O desenho materializa as pontes entre o invisível da imaginação e o real, celebrando a potência de transformar um objeto em algo memorável.

Um produto autoral convida a experienciar com alma, com pausa e com presença. E quando chega ao palpável cria laços que ecoam entre o simples e o singular, que pulsa a permissão de sentir. É uma expressão que nasce em um território para refletir uma forma de existir. É assim que a nossa seleção cria a conexão com a autenticidade de um diferencial estético para despertar um elo de identificação, memória e significado.

CONJUNTO MINI VELAS ARTEFACTO
SOFÁ AMAMA NATUZZI ITALIA
POLTRONA BULBO EDUARDO TREVISAN
MESA EMMA VIK MUNIZ
CRESTA JAYME BERNARDO
MESA DE JANTAR PENÍNSULA
LUMINÁRIA ESFERA ESTÚDIO RERVI
CONJUNTO CHÁ CERÂMICA ARTEFACTO
MAUNA RONALD SASSON
POLTRONA BERGAMOTA
SALVA DESIGN

GESTO, SÍMBOLO E CURA.

A interdependência que não apenas se vê, mas é sentida. O azul misterioso e excêntrico proporciona uma ligação sensorial com a tradição, a cultura e a sabedoria. A Cor do Ano de 2027, definida pela WGSN e Coloro, é um tom vibrante de um chamado sensorial, um sussurro entre o passado e o futuro. Luminous Blue carrega em si a memória dos céus noturnos que abrigam histórias antigas e a eletricidade do novo que ainda está por nascer.

Na casa, é abrigo. Na moda, é expressão. Na arte, é linguagem. Um véu de luz sobre superfícies. Esse azul luminoso revela uma força magnética que pode ser acolhedora e provocante. Uma tonalidade que acalma e desperta, como águas profundas que refletem o silêncio da sabedoria ancestral e, ao mesmo tempo, o brilho daquilo que não vemos diante dos olhos. Uma essência quase etérea que lembra que até na cor há sabedoria. Que o futuro pode, sim, ser visto.

VASO STRIPES 6F DECORAÇÕES

SET BAR BALL LE LIS CASA
“LUMINOUS BLUE” A COR DO ANO DE 2027 DA WGSN E COLORO.

JAYME

PARA

SOFÁ MORPHOS BELL’ARTE LIVING
BANCO E MESA TOY
BERNARDO
O SELO DIEEDRO
ALMOFADAS FLEXFORM
MESA PINOT TECLINE
ABAJUR OSTRA ITENS
TOALHA DE PRAIA BIARRITZ MUNDO DO ENXOVAL

O SILÊNCIO DA TRANSFORMAÇÃO

O OUTONO SURGE DE MANSINHO, NO COMPASSO DELICADO DE QUE TODA BELEZA TAMBÉM É TRANSIÇÃO. UMA ESTAÇÃO QUE POUSA SOBRE AS FOLHAS, COM A ESSÊNCIA DAS TONALIDADES TERROSAS, DOURADOS, VERMELHOS E MARRONS. A NATUREZA SUSSURRA AO MUNDO: É TEMPO DE RECOLHER, AQUIETAR E RENOVAR. MISTURAR É A ARTE: BRANCOS, PRETOS, BEGES SÃO OS NEUTROS QUE RECEBEM O VERMELHO, O LARANJA, O AMARELO DAS CORES QUE CELEBRAM. CADA PAREDE PODE CONTAR UMA HISTÓRIA E CADA OBJETO PODE SER CONVITE AO AFETO.

POESIA

Na alma da casa, criamos refúgio. Com cadeiras que abraçam, mantas que embalam, e aquele silêncio bom do outono. As árvores se despem com elegância, conservando a energia para o inverno. E dentro do lar o chamado de um ninho, um abrigo para os sentidos, um espaço para desacelerar e o olhar aquietar.

Divulgação GT Building

SUAVE

E quando a luminosidade lá fora se faz menor, acendemos, aqui dentro, a luz que aquece. A coleção Raízes do Brasil traz a atmosfera do outono com o aroma amadeirado das notas de raízes de alecrim, canela, pimenta preta, mandarina, folhas de cravo, noz moscada e gengibre. Além disso, o design artesanal da embalagem em cerâmica, com a tonalidade terracota, adiciona um toque sofisticado e orgânico ao ambiente.

ABRAÇO

No outono, o tempo parece respirar mais lento, e o corpo pede abrigo e não só do frio, mas do ruído, da pressa e da ausência de pausa. A estação pede momentos de aconchego, e o sofá Mullins, da Bell’Arte Living, traduz essa atmosfera de conforto com a inspiração na serenidade das águas mornas e na tranquilidade das areias brancas do Caribe. Um elemento para transformar qualquer ambiente em um refúgio acolhedor.

CONVITE AO RELAXAMENTO.

Com a chegada do outono, a casa convida à introspecção e ao conforto. A poltrona Terrace, criada pelo Estúdio Breton, é uma obra de arte em design. O visual é marcado pela combinação de linhas retas e curvas, que resultam em uma peça elegante e sofisticada. Mais do que uma mudança estética, as tendências outonais apontam para um desejo de conexão com o essencial.

BEM-ESTAR

A temporada traz uma atmosfera mais contemplativa, em que a luz suave e os dias mais curtos pedem por ambientes acolhedores, ricos em texturas e nuances quentes. A Fahrer, estúdio de design de mobiliário autoral, celebra a estação com o lançamento de Duna. Inspirada nas formas orgânicas e onduladas das dunas do Parque Estadual do Jalapão, localizado no município de Mateiros, no estado do Tocantins, a cadeira traduz na estética a suavidade dos aclives e declives característicos da região.

BRASA

No outono, o vermelho não é mais o grito do verão, mas o fogo baixo que aquece por dentro. É a presença que pulsa com o Buffet 2V, assinado por Jayme Bernardo para o selo DIEEDRO. Uma peça que traduz o espírito da estação: marcante e envolto em tonalidades quentes que aquecem qualquer ambiente. O vermelho intenso remete à paleta outonal e adiciona personalidade à decoração, um elemento elegante e atemporal.

Cesto

Vencedora do Concurso Design Salva na categoria profissionais, a Cesto é uma peça que celebra a essência brasileira através do artesanato. O encosto cilíndrico, elaborado com tiras de couro trançadas, homenageia as cestarias regionais brasileiras. O assento generoso e orgânico, revestido em couro caramelo, proporciona conforto enquanto exibe uma superfície impecavelmente uniforme, sem quinas, que realça a textura artesanal do encosto. Com base giratória, a poltrona oferece versatilidade para qualquer ambiente, tornando-se não apenas um móvel, mas uma expressão do design brasileiro. A poltrona Cesto faz parte da curadoria da ContTi Home Design.

LAREIRAS

• A gás com pedras vulcânicas

• A gás com falsos lenhos

• A gás externas (fogo de chão)

• Elétricas

• Ecológicas etanol

• Suspensas tipo gota a etanol

• Suspensas tipo gota a lenha

Parrillas e kits elevatórios

CHURRASQUEIRAS Rua das Algas, 389 - Sala 06 - Jurerê - Florianópolis / SC (48) 3879.0927 /  99665.9392 /  sclareirasoficial

escritório: @casaduna.arq | fotógrafo: @dennysphoto

Victória Meirelles

Pedra

A síntese perfeita entre arte e natureza, inspirada nas formas orgânicas das pedras empilhadas que são símbolo de equilíbrio, paciência e estabilidade interior. As curvas suaves e volumes arredondados, desenhados por Mauricio Bomfim, criam uma presença escultural que dialoga com o espaço de maneira autêntica e contemporânea.

Cantar é algo que me faz genuinamente feliz. A música e a dança tsempre exerceram grande fascínio sobre mim. Não consigo ouvir uma pessoa tocando um instrumento ou dançando e não parar para olhar. É uma herança de família. Cresci escutando muita música, minha mãe grande fã de Caetano Veloso, Gil, Maria Bethânia e o meu pai dos Beatles e dos sambas de Adoniram Barbosa. Nossas festas sempre tiveram muita música. Meu avô materno era maestro, então quase todo mundo toca algo e todos gostam de cantar. Estudei piano desde pequena, comecei com os clássicos e com o tempo meus gostos foram evoluindo. Amo música brasileira, mas minha grande paixão é jazz, estilo que escolhi interpretar. Conheci o Jazz na adolescência e nunca mais parei de escutar. Diana Krall, Jane Monheit, Madeleine Peyroux, Norah Jones, além das grandes divas como Sarah Vaughman, Ella Fitzgerald e Billy Holiday. Lembro que meus amigos me achavam estranha, um pouco metida a besta eu diria (risos). O jazz para mim representa criação, sofisticação e a inovação. É uma maneira livre de fazer música.

ALICE TENFEN

GOSTA DE ELA,

música, sem dúvida a grande paixão, desde pequena. “Poucas coisas me fazem tão feliz quanto assistir um bom show, cantar ou tocar com outras pessoas”. Como cantora procura compartilhar essa alegria com as pessoas. Também sempre gostou de estudar idiomas, acha que abrem janelas e que permitem ver a vida por perspectivas diferentes. Gosta de estar só, essa é umas das coisas que mais valoriza hoje e talvez a mais difícil de lograr, especialmente depois da maternidade.

Os idiomas , assim como a música, são uma forma de linguagem e quanto mais você os conhece, maiores são as suas possibilidades de se comunicar. Adoro as oportunidades que conhecer diferentes idiomas me oferece, como ler livros no idioma original, escutar canções e conhecer pessoas do mundo todo. Também amo viajar, aprender sobre outras culturas, outros sabores e melodias. Conhecer outras línguas faz com que tudo isso tenha mais significado, as viagens ficam mais interessantes e as trocas muito mais ricas. Eu tive o privilégio de aprender Espanhol, Inglês e Francês ao longo da vida, assim como de morar fora do Brasil, o que mudou muito minha compreensão do mundo e principalmente do “outro”. Nos meus shows procuro cantar pelo menos uma música em cada um dos idiomas que conheço. É uma forma de me manter fiel com a minha história.

Solitude: Quanto mais os anos passam mais percebo a importância de estar só, comigo mesma. Adoro ficar sozinha em casa, ler, escrever, cantar, fazer nada e simplesmente estar presente. A beleza da maturidade é você entender que não precisa de ninguém para te fazer feliz, você se basta. Sempre que posso viajo sozinha. Ano passado fui para o festival de Jazz de Montreux, na Suíça. Viajei 10 dias sozinha, eu e eu. Foi incrível! Entre o barulho das redes socias e a correria do dia a dia a gente acaba esquecendo de quem é, das nossas prioridades, nossos desejos mais íntimos. Estar só é a única forma de se reconectar com a sua essência. Escolhi viver de forma mais proposital e, para isso, cada vez mais preciso de momentos de imersão em mim. Hoje, aos 43 anos, tenho certeza que não existe melhor companhia que a minha própria.

DESIGN

ESSE É O ESPAÇO DE VALORIZAÇÃO DO TRAÇO AUTORAL DETERMINANTE PARA A CRIAÇÃO DE PRODUTOS AUTÊNTICOS E REPLETOS DE SIGNIFICADOS. REUNIMOS PEÇAS DE DESIGNERS TALENTOSOS DO BRASIL.

JOSÉ COSTA

O desenho sempre acompanhou José Wilmar Costa, desde a época do curso técnico em edificações, em 1993. Era a partir de traços em plantas, esboços e detalhamentos que começava a enxergar o mobiliário não como coadjuvante, mas como parte essencial do cenário. No escritório de arquitetura em que iniciou a carreira, cada atendimento e estudo de layout servia de campo prático para exercitar a escuta—dos clientes, dos espaços, dos materiais. A vontade de experimentar e dar forma ao próprio olhar não foi um plano deliberado de trilhar o universo do design autoral. Surgiu naturalmente, aos poucos, sem aspiração de construir um nome nesse nicho. Criar peças de mobiliário transformou-se em extensão da própria rotina, uma resposta sensível às necessidades e vivências do dia a dia. José compreendeu cedo que o aprendizado real vinha do cotidiano: perceber o que funciona, investigar texturas, testar o encaixe de formas em ambientes reais. A jornada sempre foi guiada pelo autodidatismo e pelo convívio com a matéria-prima. O vidro, com a transparência e leveza, chamou atenção por permitir novas possibilidades estruturais, abrindo caminho para diferentes interpretações de mesas e apoios. O mármore travertino e o quartzito bronzite oferecem resistência e exclusividade—cada pedra, com cores e veios, traz uma identidade própria, deixando claro que nenhuma peça é igual à outra.

FERNANDA MARQUES

Formanda da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo, a FAU USP, a carreira de Fernanda Marques segue a mesma linha conceitual que caracterizou os anos de formação: o exercício integrado das várias disciplinas.Arquitetura, Interiores e Design de Produto estão entre as áreas de atuação do escritório em São Paulo. Em todas, a manutenção de um único estilo: limpo e contemporâneo, sintonizado com o melhor da arte e do design. Assinada pela arquiteta e designer Fernanda Marques, a Chaise Fly integrou a mostra Chuva do Caju, com curadoria de Bruno Simões, durante o Fuorisalone em Milão. A peça, que venceu o European Design Awards, reafirmou o prestígio do design brasileiro no cenário internacional em parceria com a Breton.

RAHYJA AFRANGE

Depois de um curso de Design de Mobiliário na Dinamarca a jovem arquiteta, Rahyja Afrange, retorna para São Paulo e cria o próprio estúdio multidisciplinar focado em Arquitetura, Interiores e Design de Mobiliário. Com base na estrutura lógica de cada material, o método de trabalho é guiado pela estética, funcionalidade e simplicidade. Cada projeto mostra a filosofia: “viver bem, em ambientes encantadores”. Atualmente, Rahyja Afrange é um dos nomes do design brasileiro contemporâneo e acaba de levar para o Fuorisalone 2025 uma versão inédita da banqueta Nina. Com um design expressivo e contemporâneo, a peça reflete a constante curiosidade da designer em explorar novas aplicações e materiais. Disponível em diferentes acabamentos, Nina estabelece um novo diálogo no uso de materiais, como o Pinatex, tecido de fibras de abacaxi, ampliando possibilidades e expandindo fronteiras no design autoral brasileiro.

O Renascimento Natural

A SOFISTICAÇÃO

SUSTENTÁVEL DOS TAPETES ORIENTAIS

No cenário contemporâneo do design de interiores, onde luxo e consciência ambiental caminham lado a lado, as fibras naturais reconquistam o protagonismo. Tapetes orientais de alta sofisticação, produzidos artesanalmente com técnicas ancestrais, ressurgem com força ao unir tradição, elegância e sustentabilidade.

Entre essas matérias-primas, o algodão ocupa um lugar de destaque. Utilizado há séculos como urdidura nos tapetes persas, retorna com força renovada — não apenas pela textura nobre e durabilidade, mas pelo simbolismo atemporal. Outras fibras vegetais igualmente nobres, como o cânhamo e o linho, enriquecem essa tapeçaria contemporânea. O cânhamo, resistente e de tingimento fácil, e o linho, elegante e autossuficiente, traduzem o equilíbrio entre sofisticação e funcionalidade.

A origem desses fios é profundamente conectada à terra: provenientes de pastagens cuidadas e de cultivos sustentáveis, celebram a agricultura regenerativa e os ciclos naturais. Os corantes, extraídos de fontes orgânicas, oferecem tonalidades vibrantes e refinadas, revelando uma paleta cromática que respeita o meio ambiente sem abrir mão da estética.

Tecidos com rigor técnico e expressão artística, esses tapetes revelam tramas lineares e pontos trabalhados — como o tradicional Sumak — que evocam contemporaneidade sem perder a reverência pela história. Cada peça carrega não apenas beleza, mas também significado: o luxo da matéria-prima pura, da execução manual e da responsabilidade ambiental.

Em um mundo onde o essencial é cada vez mais valioso, os tapetes orientais feitos com fibras naturais, como a lã, e os tapetes contemporâneos feitos com fibras vegetais se tornam ícones do design consciente — obras de arte para interiores que buscam mais do que estilo: procuram alma.

ORIENTE-SE TAPETES

(47) 3361-0139

 orientesetapetes

CELEIRO

INSPIRADA NA ARQUITETURA VERNACULAR E NA ESSÊNCIA DOS MATERIAIS, A NOVA

LINHA DO ESTÚDIO MULA PRETA TRADUZ A ROBUSTEZ E A FUNCIONALIDADE. UMA PREMISSA DOS CELEIROS EM MÓVEIS QUE EQUILIBRAM FORMA, FUNÇÃO E SOFISTICAÇÃO.

A geometria pura é o fio condutor da coleção, com linhas retas e volumes sólidos que remetem às construções rústicas e reinterpretadas com um olhar contemporâneo. A marcenaria artesanal surge no uso de madeira maciça, pedras naturais, metal e acrílico, reforçando a identidade do Mula Preta e a busca pelo design essencial. Reconhecido como um dos estúdios mais criativos no mercado nacional e internacional, com coleções que prezam pelo design sofisticado e contemporâneo, o estúdio Mula Preta, dos sócios André Gurgel e Felipe Bezerra, acaba de lançar a coleção Celeiro.

A mesa sintetiza o conceito da coleção. Com tampo de mármore branco e pés robustos de madeira maciça, a peça estabelece um diálogo entre a tradição construtiva e a inovação no design. O jogo de ângulos cria uma sensação de dinamismo, movimento e continuidade, refletindo a fusão entre referência arquitetônica e design minimalista.

A primeira fase da linha inclui mesa de jantar, mesa de centro, mesa lateral, bar e cadeira, mas será ampliada ao longo de 2025 com novos produtos, incluindo luminárias. Além das mesas Celeiro, a coleção também apresenta a cadeira Noodle, inspirada nas curvas do macarrão e tem um desenho leve e fluido. A estrutura em aço carbono revela um o jogo preciso de dobras, que se encontram de forma estratégica, criando um visual dinâmico e bem marcado.

Já no bar Celeiro, a dupla de designers explorou o contraste entre solidez e leveza. As pernas em madeira maciça se estendem até o topo, criando a sensação de que “recortam” a prateleira central, enquanto as laterais em acrílico transparente trazem profundidade e sutileza. Inspirado na arquitetura de pilotis, o design equilibra a robustez da madeira com a fluidez do acrílico, reforçando a identidade da coleção

O anúncio da nova coleção coincide com um momento especial para o Mula Preta: a flagship da marca completa cinco anos. Desde a inauguração, o espaço se consolidou como um ponto de referência para o design autoral, reunindo peças icônicas e criações inovadoras, que trazem o olhar afiado de Gurgel e Bezerra para a fusão entre funcionalidade e expressão. artística.

“Le Brésil illustré. L’héritage postcolonial de Jean-Baptiste Debret”

EXPOSIÇÃO EM PARIS DEBATE A OBRA DE DEBRET COM O OLHAR DE ARTISTAS CONTEMPORÂNEOS BRASILEIROS.

A Maison de l’Amérique Latine recebe 40 releituras de 14 artistas brasileiros contemporâneos sobre Debret. Com o título “O Brasil Ilustrado: A herança pós-colonial de JeanBaptiste Debret”, a exposição com curadoria do francês Jacques Leenhardt e da brasileira Gabriela Longman desembarcou em Paris, reunindo obras de nomes como Gê Viana, Dalton Paula, Anna Bella Geiger, Jaime Lauriano, Denilson Baniwa e Tiago Sant’Ana.

Parte da programação do Ano do Brasil na França, a mostra nasceu a partir do livro “Rever Debret”, escrito por Leenhardt e editado por Samuel Titan Jr. e Gabriela Longman em 2023 (Editora 34). A publicação está prestes a ganhar uma edição francesa pela editora Actes Sud. “Ao contrário do que a gente imagina, Debret é pouco conhecido na França. No Brasil, em compensação, essa iconografia permeia os livros didáticos e moldou o imaginário de diferentes gerações sobre a história do Brasil e da escravidão”, sugere Gabriela a respeito do pintor, que viveu no Rio de Janeiro entre 1816 e 1831.

de Gê Viana, Loja de ervas, 1810: vendas de tabaco e especiarias, 2020. O trabalho faz parte da série Atualizações Dramáticas de Debret. Imagem: Galeria Superfície/divulgação.

do artista Tiago Gualberto, parte da série Dots (2014).

No livro, Leenhardt, um dos maiores estudiosos de Debret, enfatiza a vida dupla: ao mesmo tempo em que trabalhava na corte de dom João VI e Dom Pedro I, o pintor, um filho da Revolução Francesa, preenchia os cadernos pessoais com cenas da vida cotidiana – muitas vezes violenta –que observava nas ruas. São esses registros, mais tarde reunidos na Viagem pitoresca e histórica ao Brasil, que servem como ponto de partida para crítica e paródia por parte de uma geração efervescente de artistas do século 21 nas instalações, vídeos, colagens digitais e outros formatos.

Dividida em três núcleos, a exposição conta com uma seleção de trabalhos de Anna Bella Geiger, Claudia Hersz, Dalton Paula, Denilson Baniwa, Eustáquio Neves, Gê Viana, Heberth Sobral, Isabel Löfgren & Patricia Gouvêa, Jaime Lauriano, Lívia Melzi, Tiago Gualberto, Tiago Sant’Ana e Valerio Ricci Montani.

Gravura
Obra
Tiago Sant_Ana _Refino_ (2018), frame de vídeo, galeria Leme_divulgação
Fachada da Maison de l’Amérique Latine, Paris. Imagem: divulgação

Instalação Trabalho (2017), de Jaime Lauriano. Imagem: Filipe Berndt/Galeria Nara Roesler / divulgação

Na instalação Trabalho (2017) , Jaime Lauriano apresenta uma série de itens que reproduzem a iconografia de Debret. De cartões postais e camisetas a um cesto de lixo, os elementos que compõem a obra refletem sobre a saturação de imagens amplamente difundidas no cotidiano brasileiro, apartadas do contexto crítico que Debret aplicava no contexto de viagem pitoresca. A exposição revela também as colagens digitais da série Atualizações Traumáticas de Debret, de Gê Viana. A artista maranhense revisita cenas que compõem as pranchas de Debret, atribuindo novos sentidos por meio da adição de elementos inesperados, como cogumelos ou caixas de som.

FORMAS NARRATIVAS

O SALONE DEL MOBILE.MILANO É UM UNIVERSO EM CONSTANTE

TRANSFORMAÇÃO, REVELANDO UM DIÁLOGO QUE TRANSMUTA A ESSÊNCIA DE NOVAS PESQUISAS, CRIATIVIDADE E VISÃO.

Uma história de formas suaves e materiais refinados, de soluções flexíveis, inteligentes e modulares, concebidas para uma vida sustentável, cada vez mais personalizada e evoluída. O Salone del Mobile.Milano revela objetos, mobiliário e novidades que unem função, beleza e tecnologia que exploram a sensorialidade de formas e funções em uma proposta poética. Um processo visual e narrativo que direciona o olhar para as novidades, e os novos caminhos que expressam o viver.

Neste especial, surge um universo que traça uma linha pelos horizontes uma construção coletiva que revela olhares múltiplos sobre o design, a arquitetura. Cada texto traz uma nova camada de sentido, indicando rotas possíveis, conexões entre passado, presente e futuro — uma abordagem sensível que transcende o visual e mergulha no não é apenas forma. É narrativa, é tempo em movimento.

OS DESTAQUES DA SEMANA DE DESIGN DE MILÃO E A CRESCENTE

PRESENÇA BRASILEIRA EM 2025

CONSIDERADA A PRINCIPAL VITRINE DO DESIGN MUNDIAL, A SEMANA DE DESIGN DE MILÃO VAI MUITO ALÉM DE UM CALENDÁRIO DE LANÇAMENTOS: TRADUZ AS TRANSFORMAÇÕES, DESEJOS E VISÕES DE FUTURO QUE PERMEIAM O SETOR.

Todos os anos, marcas icônicas, novos talentos e grandes estúdios convergem para apresentar suas coleções, antecipar tendências e, acima de tudo, fortalecer a cultura do design como uma força vital para a economia criativa global.

O impacto da Milano Design Week é tamanho que, para muitos profissionais, estar presente (seja expondo, visitando ou cobrindo o evento) é quase um rito de passagem. A cidade inteira se transforma em um grande laboratório de inovação e experimentação, com milhares de eventos espalhados entre o Salone del Mobile e o circuito Fuorisalone. Nesse cenário dinâmico, a presença brasileira tem se tornado cada vez mais expressiva, conquistando espaço e relevância a cada edição.

Chuva de Caju

Em 2025, o Brasil mostrou novamente sua força e pluralidade no design a participação na mostra Chuva de Caju, realizada nos jardins da Università degli Studi di Milano - um dos pontos mais prestigiados do Fuorisalone.

Sob curadoria de Bruno Simões, a exposição reuniu um grupo vibrante de designers brasileiros contemporâneos, reforçando a identidade criativa do país através de peças que dialogam com a sustentabilidade, a inovação e a ancestralidade cultural. O projeto contou com o apoio institucional da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), reforçando o compromisso em promover o design nacional em palcos internacionais de alto prestígio.

A Università Statale, tradicionalmente, é uma das locações mais emblemáticas da Semana de Design, abrigando algumas das mostras de maior impacto visual e conceitual. Expor neste espaço significa dialogar diretamente com o que há de mais relevante em termos de pensamento de design contemporâneo. Assim, a mostra Chuva de Caju não apenas consolidou a criatividade brasileira como potência global, mas também projetou novos olhares e discursos que têm sido construídos por uma geração de designers atentos às questões estéticas, sociais e ambientais do nosso tempo.

O design brasileiro, cada vez mais reconhecido por sua autenticidade, pela riqueza de materiais e narrativas, reafirma em Milão sua capacidade de emocionar, provocar e inspirar o mundo.

Meu Studio estava presente nessa mostra, com a luminária Pausa, uma peça inspirada no modernismo e produzida de forma artesanal, toda em madeira prateleiras que funcionam como uma estante de livros.

Conversamos com Bruno Simões, curador da mostra e ele falou um sobre o tema desse ano:

1- O que você queria que o público sentisse?

BS- O aspecto mais importante nessa edição do Fuorisalone era fazer o público sentir a força do nosso design - uma explosão de cores e formas que não deixasse dúvida da confiança que tenho nessa geração e como a vejo hoje preparada para o palco global em termos de qualidade criativa. Nada podia ser tímido, queria realmente transmitir entusiasmo, ousadia, alegria - exuberância. Um sentimento de orgulho que em definitivo nos distancie da influência do desenho genérico internacional para que o mundo entenda o design brasileiro em sua própria essência e repertório; em sua qualidade para além da caixinha do estilo moderno ou étnico que insistem em nos colocar. Por isso, a seleção é tão ampla e diversa este ano (57 marcas) - a maior do Brasil até hoje; e, por isso, a presença de peças tão imponentes, como sofás e chaises, funcionando como instalações ou abre-alas para pontuar a visita. Uma mistura de técnicas e materiais - do industrial ao artesanal, em sintonia com uma cenografia vibrante. Minha intenção era ver rostos alegres e curiosos ao percorrer o Loggiato Ovest da Università degli studi di Milano.

2- Fale mais sobre a narrativa emocional que guiou essa experiência.

A Chuva do Caju, começou logo após encerrarmos a edição de 2024, cujo tema Coccoloba apresentava ao mundo uma das árvores mais interessantes e desconhecidas da Amazônia. Eu queria seguir essa jornada de apresentar, no maior palco de design do mundo, algo exclusivamente nosso, mas ainda pouco conhecido - esse elemento da surpresa que instiga e gera conversas. Você conhece o caju? Já provou? Alguma vez ouviu essa expressão? Sabe de verdade o que significa? Em ambas, era fundamental essa inspiração vir da natureza, nos enraizar no território e na nossa cultura, não dar margem a qualquer dúvida de nossa origem. Mas o mais importante na escolha do tema é que, de algum modo, ele se conecte a questões fundamentais do presente - principalmente os desafios ambientais e sociais aos quais gostaria de ver o design mais atento. Ano passado denunciei uma árvore em risco de extinção e como ela poderia influenciar uma ligação maior entre design e ciência; este ano queria mostrar o outro lado, uma árvore abundante, um pseudofruto vibrante e símbolo cultural, mas que denuncia uma questão urgente - o acesso à água, à terra, ao direito de plantar e colher - de viver. Onde está a chuva? Quando ela vem? Diante da crise climática, famílias têm migrado, abandonado suas terras e buscado novas formas de subsistência. A incerteza de quando a chuva vem - a Chuva do Caju, instantânea e imprevisível, que permite plantar e sonhar com uma boa safra.

Salone Del Mobile

O Salone del Mobile.Milano é, sem dúvida, o epicentro mundial do design de mobiliário. Criado em 1961, o evento tornou-se o maior e mais influente do setor, reunindo anualmente marcas consagradas, novos talentos e centenas de milhares de visitantes de todo o mundo. Muito mais do que uma feira comercial, o Salone é um termômetro das mudanças culturais, tecnológicas e estéticas que moldam a nossa relação com os espaços que habitamos.

Em 2025, o Brasil marcou presença de forma estratégica e relevante no Salone, por meio do Espaço Brasil - outra iniciativa Abimóvel e ApexBrasil. Localizado dentro do pavilhão do Salone del Mobile, o espaço foi projetado para dar visibilidade internacional ao design brasileiro contemporâneo, promovendo empresas, estúdios e designers que representam a diversidade criativa e a excelência produtiva do país.

Essa participação reforça a importância de iniciativas que posicionam o Brasil como um player global no mercado de mobiliário e design. Mais do que expor produtos, o Espaço Brasil leva ao público internacional uma narrativa consistente sobre o design brasileiro: inovador, sustentável, conectado à cultura local e, ao mesmo tempo, absolutamente global em sua linguagem.

Entre os talentos que integraram o projeto Design + Indústria, Meu Studio marcou presença com a cadeira Alma, desenvolvida para a empresa Doimo e exposta no Salone. Uma peça que sintetiza a busca por equilíbrio entre identidade brasileira e elegância contemporânea.

Assim como na mostra Chuva de Caju na Università Statale, a presença brasileira no Salone demonstra uma maturidade de mercado e uma capacidade crescente de dialogar com as grandes tendências do mundo, sem perder suas raízes. Um momento de celebração e afirmação do design como uma força de identidade e projeção para o futuro.

Cândida Cervieri, presidente da Abimóvel, tem sido uma liderança fundamental na promoção internacional do design brasileiro. Sob sua gestão, iniciativas como o Espaço Brasil no Salone del Mobile ganharam força e visibilidade global.

Euroluce

Dentro desse universo, cada edição traz eventos paralelos de grande importância, como a Euroluce - bienal dedicada exclusivamente ao design de iluminação - que reafirma o papel da luz não apenas como elemento funcional, mas como linguagem emocional e arquitetônica. A cada ciclo, Euroluce se reinventa, mostrando como o design de luz acompanha e antecipa transformações na arte de viver.

Nesse ano, um dos destaques foi Davide Groppi, designer italiano que reafirmou seu lugar como um dos grandes mestres da luz poética e minimalista. Sob o conceito “Il Bianco, il Nero e lo Specchio” (O Branco, o Negro e o Espelho), o designer explorou com maestria os contrastes entre luz, sombra e reflexão, apresentando uma coleção onde cada peça se transforma em uma verdadeira escultura de luz.

Galeria Rossana Orlandi

Outro espaço que sempre vale a pena visitar, a Galeria Rossana Orlandi apresentou a exposição RoCollectible 2025. Sob a curadoria de Rossana Orlandi e Nicoletta Brugnoni, a mostra reuniu mais de 90 designers em torno do tema “uma jornada entre matéria, memória e beleza”.

Entre os destaques, o designer brasileiro Lucas Recchia apresentou suas coleções Eche e Morfa, que exploram a transformação de materiais como vidro reciclado e bronze fundido. Suas peças, produzidas de forma artesanal e sustentável no Brasil, traduzem a fluidez e a força dos materiais em criações únicas.

A presença de Recchia na prestigiada galeria italiana simboliza o crescente reconhecimento internacional do design brasileiro contemporâneo, colocando nossa criatividade e inovação em evidência no circuito global.

Pinacoteca di Brera

A Pinacoteca di Brera, no coração de Milão, é um dos museus mais emblemáticos da Itália, guardando uma coleção inestimável de obras-primas da arte italiana, de nomes como Rafael, Caravaggio e Piero della Francesca. Fundada no final do século XVIII, em conexão com a Accademia di Belle Arti di Brera, a instituição foi criada para formar artistas e também democratizar o acesso à arte, consolidando-se como um dos grandes símbolos culturais de Milão. Pela sua importância, a mostra realizada por lá é sempre muito aguardada. Nesse ano, a Pinacoteca recebeu a instalação Library of Light, assinada pela cenógrafa britânica Es Devlin. Inspirada pela ideia de que os livros são fontes de luz para a humanidade, a obra propôs uma experiência imersiva em que colunas de livros iluminados formavam uma “biblioteca viva” giratória. Os visitantes caminhavam entre espirais de palavras, reflexos e feixes de luz, evocando a relação íntima entre conhecimento, arte e iluminação, tanto literal quanto simbólica.

Objects Nomades – Louis Vuitton

Durante a Semana de Design de Milão 2025, a Louis Vuitton apresentou mais uma edição da coleção Objets Nomades, reafirmando sua posição na vanguarda do design contemporâneo. A mostra ocupou o histórico Palazzo Serbelloni, reunindo criações de grandes nomes do design internacional em peças que mesclam arte, funcionalidade e o savoir-faire artesanal da maison. A coleção segue celebrando o espírito do nomadismo criativo e a excelência material que caracterizam a marca. Dentro do grande Squad de designers da Louis Vuitton, figuram os brasileiros Irmãos Campana, que nesse ano lançaram duas peças: a mesa de pebolim Odysée, inspirada no universo do fundo do mar, e o gabinete Kaléidoscope em tons de azul, composto por centenas de peças de couro cortadas à mão que formam um desenho escultural e geográfico marcante.

Diversas outras exposições assinadas por brasileiros marcaram presença na Design Week deste ano, como a instalação imersiva criada pela arquiteta Juliana Vasconcellos para a marca de café Lavazza, e a mostra Brazil Behind Brazil, curada por Pedro Galasso, na efervescente região do Navigli. Ver o design brasileiro ocupar espaços tão relevantes em Milão é sinal do amadurecimento criativo do nosso país, uma prova da nossa força, autenticidade e capacidade de dialogar com o cenário internacional.

UNIVERSOS EM CONVERGÊNCIAS

O ENCONTRO FASCINANTE ENTRE MODA, DESIGN E AUTOMOBILISMO EM MILÃO

POR GEOVANI CAPELINA

A Semana de Design de Milão, com o Salone Del Mobile e o vibrante Fuorisalone, mais uma vez se consagrou como o epicentro global da inovação e da criatividade. Na edição de 2025, a cidade italiana pulsou com a energia de profissionais e entusiastas ávidos por desvendar o futuro do design. No entanto, em meio a tantas novidades e tendências, um brilho particular capturou os holofotes e acendeu a imaginação de todos os presentes: a simbiose elegante e poderosa entre os universos da arquitetura, da moda e do automobilismo.

Desde o pontapé inicial em uma ensolarada segunda-feira, 7 de abril, até o encerramento de uma semana intensa de descobertas, em 13 de abril, Milão se transformou em um palco dinâmico para mais de 1.600 eventos espalhados pelos charmosos 18 bairros. E, fiel à tradição, as grandes grifes da moda aproveitaram esta plataforma excepcional para transcender as passarelas. Os espaços reinventados através de lançamentos de mobiliário sofisticado, instalações conceituais instigantes e colaborações inéditas teceram uma tapeçaria rica em arte, design e posicionamento de marca.

Nomes icônicos como Armani, Versace, Dolce&Gabanna, Fendi, Louis Vuitton, Hermès, Loewe, Miu Miu, Loro Piana, Saint Laurent, Jimmy Choo e Yohji Yamamoto protagonizaram experiências que desafiaram as fronteiras convencionais. A moda se entrelaçou com a solidez da arquitetura, a expressividade das artes visuais e a precisão do design de produto, gerando diálogos surpreendentes e inspiradores.

Contudo, a edição de 2025 da Semana de Design de Milão reservou um protagonismo especial para a indústria automobilística. Reconhecendo o evento como uma plataforma estratégica, marcas de prestígio como Bugatti, Bentley, Audi, BMW e Aston Martin apresentaram as recentes incursões no universo do design de interiores. Essa convergência demonstra a crescente compreensão de que o design automotivo, com ênfase em tecnologia, sofisticação e estética apurada, tem um potencial inexplorado para enriquecer o ambiente doméstico.

As coleções apresentadas pelas montadoras de luxo para a linha Home trouxeram a mesma atenção meticulosa aos detalhes, aos materiais nobres e às linhas elegantes que caracterizam os veículos de sonho. Essa expansão para o design de interiores não apenas diversifica o portfólio dessas marcas, mas também redefine o conceito de luxo e estilo de vida, prometendo transformar o mercado global com uma nova onda de sofisticação e inovação.

A Semana de Design de Milão 2025 transcendeu a exposição de tendências e se firmou como um catalisador de ideias, um ponto de encontro onde diferentes disciplinas criativas se fundiram para conceber novas narrativas e antecipar o futuro do design na totalidade.

A poderosa sinergia entre arquitetura, moda e o universo automobilístico acendeu um brilho singular, prenunciando uma era de colaboração e inovação sem precedentes no cenário do design mundial. A sofisticação das passarelas e a precisão das pistas agora ecoam nos lares, elevando o design de interiores a um novo patamar de excelência.

Em Milão, estiveram comigo marcas que acreditam na pesquisa global como forma de desenvolvimento e vanguarda, atentas à evolução no mundo: Autoria Design, Boca Mafra Premium, Bonaconchego e Sierra Blumenau.

LUZ COMO NARRATIVA – HIGHLIGHTS DA MILANO DESIGN WEEK 2025

A Euroluce 2025, realizada entre 8 e 13 de abril no Fiera Milano Rho, marcou a 31ª edição da principal feira internacional de iluminação, inserida no contexto do Salone del Mobile de Milão. Com mais de 420 expositores e cerca de 30 mil visitantes de todo o mundo, o evento ocupou 38 mil metros quadrados, destacando-se como um espaço de inovação, sustentabilidade e design emocional.

O que mais chamou atenção nessa edição foi a marca mexicana David Pompa, que destacou-se pelo uso de materiais naturais como a palha em luminárias artesanais, além de uma ambientação cenográfica muito interessante e fora dos padrões comerciais da Feira. Conhecida por integrar técnicas tradicionais mexicanas com design contemporâneo, a marca apresentou peças que combinavam palha e metal, criando uma estética única que valorizava a cultura e o artesanato do México. A iluminação suave e difusa dessas luminárias proporcionava uma atmosfera acolhedora, evidenciando a beleza dos materiais naturais e o cuidado artesanal em cada detalhe.

Já o Fuorisalone, que ganha mais destaque a cada ano, também revelou muitas possibilidades em iluminação. No Alcova, a ousadia formal e o uso expressivo da cor propuseram novos caminhos para a linguagem luminotécnica. As peças apresentadas ali se afastavam do utilitário para se aproximar da arte, com luminárias que pareciam flutuar ou se desmaterializar, dando protagonismo para a própria luz como matéria.

A visita ao apartamento da Artemest revelou uma curadoria sofisticada que misturava design contemporâneo com peças artesanais italianas. Luminárias feitas em murano, com formas orgânicas e sutis variações cromáticas, criavam atmosferas quase líquidas, onde o vidro aparecia como um condutor da luz e filtro emocional.

Na exposição Gucci | Bamboo Encounters, realizada no Chiostri di San Simpliciano, a maison convidou sete designers contemporâneos para reinterpretar o bambu, material icônico na história da marca. O projeto foi curado e concebido por Ippolito Pestellini Laparelli, fundador do estúdio 2050+, que também assinou a cenografia da mostra. Entre as peças apresentadas, uma luminária feita de bambu e metal se destacou pela elegância e leveza, evidenciando a fusão entre tradição artesanal e design contemporâneo. A luz filtrada pelo bambu criava sombras poéticas, ressaltando a beleza natural do material.

A Elle Decor apresentou a exposição Archemia, no Palazzo Bovara, explorando o cruzamento entre arquitetura, matéria e luz. O projeto cenográfico era imersivo, com uma paleta cromática sofisticada e ambientes onde a iluminação guiava o olhar e criava atmosferas envolventes. A curadoria destacava a luz como elemento estruturante da composição espacial, revelando texturas, volumes e contrastes de forma quase teatral.

A marca Muuto, em seu apartamento instalado fora do pavilhão, apresentou uma ambientação extremamente sensível, onde cada luminária reforçava a ideia de casa como refúgio. Um dos pontos mais marcantes era a transição de cores entre os ambientes, feita de forma sutil e envolvente — indo dos tons mais neutros e terrosos até matizes mais suaves e acolhedores. Essa gradação cromática era potencializada pela iluminação cuidadosamente pensada, que revelava nuances e texturas de forma suave, criando uma sensação de continuidade e conforto visual. A luz se tornava parte essencial da arquitetura emocional daquele espaço, costurando atmosferas e convidando à permanência.

A Loro Piana impressionou com uma instalação cenográfica de tirar o fôlego. Grandes tecidos translúcidos criavam divisórias etéreas, e a luz — cuidadosamente direcionada — desenhava as tramas, os volumes e até os cheiros do ambiente. Era um espaço onde a iluminação era, sem dúvida, protagonista, definindo o ritmo e a poética da experiência.

No Fuorisalone, a Pinacoteca di Brera apresentou a instalação Library of Light, concebida pela artista britânica Es Devlin. A obra, uma metáfora da luz como conhecimento, transformou o Cortile d’Onore da Pinacoteca em uma ex-

periência imersiva e performativa, explorando a interseção entre ciência, filosofia e espiritualidade. A instalação foi realizada em colaboração com a Pinacoteca di Brera, La Grande Brera e com o apoio da Feltrinelli.

Por fim, a instalação do Google, intitulada Making the Invisible Visible, explorou como ideias abstratas podem assumir forma física. A exposição convidava os visitantes a interagir com conceitos invisíveis, tornando-os tangíveis por meio de experiências sensoriais e tecnológicas.

Esses foram os principais highlights da Milano Design Week 2025, um ano em que a iluminação se apresentou como ferramenta poética, matéria de criação e linguagem autônoma — capaz de transformar e emocionar.

POR
JULIANA PIPPI

A arquiteta e designer Juliana Pippi estreou na Semana de Design de Milão, levando o olhar autoral e a valorização do feito à mão para um dos eventos mais prestigiados do setor. A obra integrou a mostra Piloto Milano, sob curadoria de Ricardo Gaioso, realizada no circuito 5VIE, conhecido por suas intervenções criativas no centro histórico da cidade.

Na segunda edição no evento de design mais importante do mundo, a mostra apresenta uma seleção de obras exclusivas assinadas por oito designers brasileiros. Extrair os estereótipos da assinatura brasileira e oferecer um recorte contemporâneo do morar urbano destes tempos é o objetivo principal por trás do Piloto Milano. Fruto de intensa pesquisa de formas provocativas, elas estabelecem um diálogo realista entre indústria, artesanato e o fazer experimental; funcionando como expressão da vivência pessoal de cada designer e do tempo-espaço em que estão inseridas. A exposição será apresentada dentro do circuito 5VIE no Le Cavallerizze, um antigo estábulo pertencente ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão. Construído no séc. 18, o espaço já foi monastério olivetano e quartel militar, antes de passar por uma restruturação, feita pelo arquiteto italiano Piero Portaluppi.

Pippi apresentou o tapete “Vínculo”, da coleção Raízes, criado em parceria com a marca Trapos & Fiapos. Produzida manualmente por artesãos do Piauí, a peça simboliza a conexão entre o Sul e o Nordeste do Brasil, exaltando a riqueza das tramas brasileiras, o uso de fibras naturais e a identidade cultural do país. “Estou muito contente com o convite do Gaioso para participar da Piloto Milano, dentro do circuito mais famoso do design. O tapete respeita as cores e a cultura do nosso artesanato, representando a essência do trabalho manual e a riqueza das nossas tradições”, comenta a designer.

Com 5m x 2m, o tapete “Vínculo” foi confeccionado em duas partes e unido ao centro por uma técnica artesanal semelhante ao crochê, reforçando o conceito de união que inspirou sua criação. Seu bordado, conhecido como Festa na Floresta, incorpora elementos tradicionais do bordado manual e aprimora a expertise dos artesãos locais. A produção envolveu uma equipe de 10 pessoas ao longo de 10 dias, exigindo o desenvolvimento de um urdume na diagonal – um feito inédito na produção artesanal desse tipo de tapete.

A base da coleção Raízes nasce do entrelaço de tranças de taboa — capim típico das aguadas da região —, trançado à mão e enriquecido pelo brilho delicado do buriti e do algodão. O tapete de Juliana Pippi ganha forma em um tear de outras eras, sendo inteiramente produzido de maneira manual e bordado com fios de algodão tingidos em tons terrosos.

A obra é comercializada exclusivamente em Milão, com um projeto de futura exibição no showroom da Trapos & Fiapos, em São Paulo, ao lado dos outros três tapetes que compõem a coleção Raízes.

Juliana Pippi é reconhecida por desenvolver projetos com identidade, que celebram a cultura, o feito à mão e o DNA brasileiro. Como Diretora Criativa de sua marca autoral PIPPI e de outras importantes indústrias do Brasil, ela foi eleita pelo *World Design Rankings* como um dos 12 destaques brasileiros em arquitetura e design. Natural de Santa Catarina, a arquiteta e urbanista se destaca tanto no mercado nacional quanto internacional. Empreendedora desde 2000, ano em que fundou seu escritório de arquitetura, hoje chamado de ESTUDIO PIPPI, Juliana lidera uma equipe de mais de 50 colaboradores diretos e indiretos, no Brasil e Europa. Além de sua atuação no ESTUDIO PIPPI, em Florianópolis, Juliana desenvolve projetos criativos e coleções autorais em sua Casa Ateliê, em São Paulo, um HUB onde também promove encontros entre arte e música de qualidade.

A paixão de Juliana por viajar, conhecer e colaborar com artistas e artesãos ao redor do mundo é uma constante em sua carreira e fonte de inspiração para os projetos e coleções autorais que assina. A arquiteta conecta indústrias brasileiras a polos regionais de artesanato e desenvolvimento cultural, promovendo a arte brasileira e suas riquezas. Com uma abordagem leve, bossa e traço contemporâneo, Juliana transita com facilidade entre o universo da arte e do design autoral, sempre valorizando as texturas e buscando a verdade dos materiais e a pureza das formas. Sua liberdade criativa se reflete nas coleções que assina para marcas nacionais, abrangendo mobiliário, design têxtil, objetos, iluminação, acessórios, revestimentos, joias e obras de arte.

Uma palavra que sintetiza os 25 anos de carreira e traduz sua essencia é “movimento”. Atualmente, Juliana está baseada em Milão, onde realiza um Master em Business Design para aprofundar seus conhecimentos em estratégias de mercado, aplicando essa expertise no fortalecimento do design brasileiro globalmente. Sua trajetória reflete um constante movimento, conectando indústrias, artesãos e mercados para valorizar a arte e o feito à mão.

EM BREVE MEMORARE APARTAMENTS

Avenida

Brasil, 1420, centro Baleneário Camboriú

DAME DREAM ARCHITETURA APRESENTA

SENTIR COM O CORAÇÃO

UM LAR COM ALMA. O DESIGN ACOLHE, ENCANTA E CELEBRA OS MOMENTOS QUE SÃO REALMENTE IMPORTANTES PARA VIVER E LEMBRAR.

Nestes espaços o design acolhe e o lar tem alma. Na rotina em que viver bem vai além de uma necessidade, a arquitetura assume uma essência que ultrapasse as fronteiras visuais. Os elementos de cada ambiente são uma extensão da personalidade, espelho de escolhas, tradução sensível de uma casa. Mais do que estética, são conexão. E é nesse encontro entre forma, função e emoção que os espaços surgem em 380 m² e criam um diálogo com materiais nobres, atemporais e sensoriais, que se complementam em uma atmosfera sofisticada, aconchegante e contemporânea.

A delicadeza flui em uma narrativa em que aos poucos, os elementos foram chegando e o mármore, com os veios delicados, trouxe aquele ar de sofisticação que transforma tudo ao redor.

Depois veio a madeira, aquecendo o ambiente como um abraço, revelando acolhimento e conforto. A luz surge como protagonista. Durante o dia, natural e suave. À noite, envolvente e cheia de personalidade. Um elemento que desenha o espaço com delicadeza, revelando cada elemento.

O mobiliário é incorporado aos ambientes como quem escolhe companhia para uma tarde calma: curvas suaves, texturas ricas e tonalidades serenas. Tudo é pensado para viver bem, com beleza, conforto e equilíbrio. Este é o lar de uma jovem família com dois filhos pequenos em rituais cotidianos e celebrações mais íntimas. A proposta surge com a premissa de criar ambientes integrados e sofisticados, em harmonia com a beleza e uma experiência mais profunda de afetividade..

Estar, jantar e gourmet fluem como uma história contínua. São ambientes distintos que se entrelaçam com leveza, convidando para permanecer e contemplar. Tudo nestes ambientes “conversa” com o conceito de design emocional para despertar sensações e estabelecer vínculos duradouros entre o espaço e os moradores.

Para a proprietária, uma chef apaixonada por receber, a integração entre os ambientes é essencial. A cozinha se abre para a sala e a ambiente de estar, permitindo que a experiência de preparar os

alimentos seja também uma forma de permanecer junto. E, para ocasiões maiores, uma cozinha extra, discretamente isolável, oferece apoio sem interferir na rotina da casa.

Na área íntima, surge o protagonismo das suítes para as crianças temáticas e cheias de encanto. Um quarto é inspirado em dinossauros e o outro ambiente é uma floresta mágica. Espaços onde o lúdico encontra o afeto e a criatividade é estimulada com o passar das horas.

É uma casa que sente, que acolhe e que se transforma todos os dias. Aqui o espaço virou lar. Um lugar onde tudo conversa, tudo se encaixa e tudo tudo faz sentido. Onde o design é bonito, mas também tem história e intenção. Essa é uma narrativa sobre morar com leveza, com estilo e com verdade. E todo dia é um novo capítulo para escrever por aqui.

MG SUPERFÍCIES (48) 3346-3632

 MGSUPERFICIES

SC LAREIRAS (48) 3879-0927

 SCLAREIRASOFICIAL

SOUL LUZ ILUMINAÇÃO (47) 98421-8469

 SOULLUZILUMINACAO

ORIENTE-SE TAPETES (47) 98489-6938

 ORIENTESETAPETES

DAME DREAM ARCHITETURE (47) 2033-9052

BALNEÁRIO CAMBORIÚ- SC

@DAME.ARCHI

VEKIO ENGENHARIA (47) 991281408 / (48) 99173-4599

 VEKIO.ENGENHARIA

VOICE AMBIENTES INTELIGENTES (47) 3056-1121 / (47) 984756971

 VOICEAMBIENTESINTELIGENTES

H Janela Studio/ Matheus
Kaplun/Caio Alves

Tecnologia integrada, conforto extraordinário

Automação que se funde à arquitetura, elevando o padrão de cada detalhe.

Janela Studio/ Matheus Kaplun/Caio Alves
PROJETO: DAME DREAM ARCHITETURA

CAPPONI ARQUITETURA E

INTERIORES APRESENTA

Produtividade com afeto

O NOVO ESPAÇO É, ANTES DE TUDO, UM

REFLEXO DE UMA

ESSÊNCIA: SÓLIDA, IINOVADORA E HUMANA. É UM

LUGAR ONDE

ARQUITETURA E PROPÓSITO

TRADUZEM UM

AMBIENTE QUE INSPIRA, ACOLHE E IMPULSIONA.

A arquitetura corporativa vive um novo tempo: mais sensível, mais estratégica e mais humana. Assim surge o novo espaço de uma referência em auditoria e consultoria empresarial em Blumenau. Um desafio de transformar uma sala comercial antiga em um ambiente que reflita não apenas a solidez e o profissionalismo da empresa, mas também o cuidado com as pessoas que ali trabalham e circulam diariamente. Desde os primeiros encontros com os gestores da empresa transparece o pedido por um espaço que una credibilidade, organização e calor humano. O processo criativo revela uma arquitetura que vai além da forma e traduz valores, que comunica com delicadeza e força ao mesmo tempo. Uma proposta que “respira” sofisticação e funcionalidade, sem abrir mão da leveza e da beleza que tornam o cotidiano mais inspirador.

A experiência começa logo na chegada, onde o hall de entrada é como um gesto de boas-vindas em forma de arquitetura. Um espaço circular, elegante e imponente, que conduz o visitante com suavidade e revela, já no primeiro olhar, a identidade da empresa. Funcional e expressivo, o hall é símbolo de organização, de excelência e de cuidado com os todos os elementos.

Aqui cada metro quadrado flui com propósito. A disposição dos ambientes valoriza a dinâmica da equipe, promovendo tanto a concentração quanto a troca. As salas de reuniões, os phone booths e as áreas colaborativas despertam eficiência sem perder a intimidade, tem tecnologia sem perder o toque humano.

A luz indireta, os materiais com textura e a paleta neutra complementada por toques de cor criam uma atmosfera serena, que estimula o foco e convida ao pertencimento. Uma proposta que é mais do que técnica, é empática.

Em cada ambiente, o azul da marca surge com elegância. Em móveis, painéis, luminárias e elementos sutis, a tonalidade imprime personalidade e fortalece a narrativa visual do espaço. Não é apenas uma cor, é a tradução sensível de uma marca que quer ser lembrada pela confiança e pela serenidade. O verde das plantas entra como contraponto orgânico, equilibrando o racional e o emocional, a técnica e a natureza. Essa composição cromática reforça o compromisso com o bem-estar físico, visual e emocional.

A proposta tem base na tradição, mas fala com a linguagem do agora. Em um dos prédios mais icônicos da cidade, o Edifício Flamingo, a nova sede mistura madeira, vidro, mármore e texturas nobres com harmonia. Os materiais são definidos pela estética e também pela permanência.

As plantas naturais, distribuídas com equilíbrio pelos espaços, trazem frescor, melhoram o microclima e convidam à pausa. São pequenos gestos verdes que tornam a rotina mais leve e a arquitetura mais viva. Mais do que criar um ambiente de trabalho eficiente, a ideia é cuidar de quem está ali todos os dias. Por isso, mobiliário ergonômico, iluminação planejada e uma área de descompressão acolhedora são essenciais na composição de espaços para pausar, respirar e conversar.

CAPPONIARQUITETURA EINTERIORES

RAFAELA HANSEN (47)99185-7171

Blumenau- SC

 capponiarquitetura

PONSONI - MOBILIÁRIO CORPORATIVO (47) 3322-5100

 PONSONI_ESCRITORIOS

GRANIBLU MARMORARIA (47) 99969-4152

 GRANIBLU

TOMELIN ESQUADRIAS DE PVC (47) 9 9216-0731

 TOMELINPVC

MAGDA RIBA APRESENTA

Casa do Lago

A PERFEITA HARMONIA ENTRE ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA

E NATUREZA. A ESSÊNCIA ESTÁ NO EQUILÍBRIO ENTRE RUSTICIDADE

E REFINAMENTO.

Em tempos apressados, uma família sonhava com um refúgio onde pudesse respirar em um lugar para fugir do tumulto da cidade, sem renunciar ao aconchego.

Nas paisagens serenas da Região dos Lagos, em Rio dos Cedros, encontram o cenário para bordar novas memórias, embaladas pelo espelho tranquilo das águas da represa e pelo silêncio que canta entre as montanhas.

Os proprietários valorizam profundamente os momentos de conexão e descanso, com um apreço pelo design contemporâneo.

Com uma rotina urbana intensa durante a semana, aqui é o oásis que permite desacelerar e desfrutar de tempo de qualidade juntos – seja navegando pela represa nos passeios de jet ski, reunidos em volta do fogão a lenha para preparar refeições especiais, ou simplesmente contemplando a paisagem do deck externo.

A narrativa começa na aproximação à casa, onde a fachada contemporânea anuncia uma experiência arquitetônica que dialoga com o presente, mas se conecta profundamente com a natureza. Esta história surge em capítulos de aconchego, começando pelo living amplo com a lareira a lenha que reúne a família em conversas

descontraídas, passando pelo espaço gourmet que convida para refeições prolongadas, até as suítes que proporcionam descanso com vista privilegiada para as águas que espelham o céu. As suítes, com marcenaria leve e acabamentos acolhedores, oferecem refúgios privativos sem abrir mão da conexão visual com a represa.

No deck externo, a história atinge o momento mais especial, com a jacuzzi, o balanço e os espaços de estar convidando para momentos únicos sob o céu aberto. Cada elemento arquitetônico é uma parte de um enredo sobre reconexão com a natureza, com o tempo lento e, principalmente, com as pessoas amadas.

A Casa está estrategicamente posicionada na região dos lagos em Rio dos Cedros, em uma localização privilegiada que oferece tanto privacidade quanto vistas panorâmicas deslumbrantes para a represa. Um lar que surge em uma generosa área de aproximadamente 500m², que permite a distribuição dos espaços – com quatro suítes espaçosas, todas com vista para a represa, um living amplo integrado à sala de jantar, um espaço gourmet completo e um deck externo que expande as possibilidades de lazer.

A fachada com os elegantes ripados e linhas retas estabelece imediatamente a linguagem moderna do projeto, criando um contraste fascinante com o ambiente natural. No interior, as esquadrias de piso a teto funcionam como molduras vivas para a represa, trazendo a paisagem para dentro dos ambientes. Uma curiosidade fascinante sobre a Casa do Lago é o contraste intencional entre a fachada contemporânea e os ambientes internos que surpreendem com calidez. Este jogo entre o exterior geométrico e o interior acolhedor cria uma experiência de descoberta gradual que encanta os visitantes. Apreciadores de arquitetura e conforto sem ostentação, a família desejava uma casa tecnologicamente avançada, visualmente contemporânea no exterior, mas internamente calorosa. O equilíbrio entre funcionalidade, estética moderna e conforto é fundamental para atender ao estilo de vida que valoriza tanto momentos sociais – como os jantares na grande mesa para dez pessoas – quanto espaços de privacidade e contemplação nas suítes com vista para as águas tranquilas de Rio dos Cedros.

A casa é completamente automatizada, permitindo controle total dos sistemas com um toque, mas também abriga elementos profundamente tradicionais como o fogão a lenha, que se torna ponto de encontro nas noites mais frias e nas manhãs de brisa suave. A inclusão do elevador torna a casa acessível para todas as gerações da família, permitindo que avós, pais e netos possam desfrutar igualmente de todos os ambientes, reforçando o caráter de reunião familiar que permeia todo o projeto, apesar da estética moderna.

O conceito essencial do “contemporâneo acolhedor” cria um equilíbrio entre linhas modernas e materiais que trazem calor e conforto. O protagonismo de materiais como madeira, couro e mármore revelam uma atmosfera simultaneamente elegante e acolhedora, transformando este refúgio de fim de semana em um santuário onde cada elemento convida ao relaxamento e à reconexão com o essencial. Um espaço que abraça características tradicionais, mas também insere cada elemento em um contexto de sofisticação arquitetônica e tecnologia avançada.

As referências da arquitetura contemporânea brasileira, que celebra a integração com a natureza, trouxeram para a proposta as grandes esquadrias como ferramentas para emoldurar a paisagem, transformando em elemento vivo da decoração. A rusticidade controlada dos materiais internos cria um contraponto interessante à geometria limpa da fachada, resultando em um equilíbrio que surpreende e desperta acolhimento. O mobiliário e acabamentos revelam um diálogo harmonioso entre o rústico e o refinado –texturas naturais trazem calor, mas são aplicadas com uma sensibilidade contemporânea que mantém os ambientes leves e atemporais, em perfeita sintonia com a serenidade da paisagem aquática que cerca a propriedade. A conexão entre elementos tradicionais e contemporâneos cria uma tensão criativa que dá personalidade única aos ambientes

Designer de Interiores (47) 99175-8755

Blumenau - SC

 magdaribainteriordesign

MAGDA RIBA
H DENNYS MANSKE

MAIS

Alisson Lima

WOHO ARQUITETURA APRESENTA

O tempo das texturas

OS AMBIENTES REVELAM A CRONOLOGIA EM ESPAÇOS QUE ESTABELECEM A CONTINUIDADE ENTRE O URBANO E O ORGÂNICO.

Luz, vento e matéria. A essência dos ambientes cria a conexão entre o viver e o habitar em plenitude. A intervenção estrutural redefiniu a planta original para dar fluidez aos ambientes e ampliar a entrada de luz natural. A retirada de divisórias possibilitou a criação de uma área social integrada, em que sala de estar, jantar e cozinha se conectam sem hierarquias rígidas. Para reforçar essa fluidez, materiais de transição suave: pisos contínuos, marcenaria com veios aparentes e mobiliário que dialoga com o entorno.

No living, a atmosfera é conduzida por tonalidades neutras e superfícies opacas. O sofá Positano organiza o estar diante da mesa de jantar Cairá, acompanhada das cadeiras Araçá. As mesas de apoio Vic e bistrô Elba pontuam o ambiente com formas simples e funcionais, reforçando a linguagem contida do espaço.

Na área externa, o paisagismo é um desdobramento natural da paleta interna. A banqueta Meca e a poltrona Cassis, assinada por Ibanez Razzera, são protagonistas do convívio ao ar livre, junto com a mesa lateral Bonna, que contribui com uma materialidade mais bruta.

Nos quartos, o conforto tátil orienta a atmosfera dos espaços. A cama com cabeceira em boucle e os pufes Aisha e Mumbai trazem volumetria e calor, enquanto as mesas laterais Colina e móveis pontuais mantém o rigor compositivo do restante da casa.

Ao privilegiar texturas e formas que remetem ao ambiente natural, os espaços não buscam literalidade, mas permanência — uma arquitetura que absorve o tempo sem pressa.

WOHO ARQUITETURA

ALEXANDRE MÜLLER

MARCELO WOLSCHICK

Arquitetos

(48) 98477-2760

Florianópolis- SC

 wohoarquitetura

CONTTI HOME DESIGN (48) 3238-1795

 CONTTIFLORIPA

H IVAN ARAÚJO

NEOHAUS ARQUITETURA + INTERIORES APRESENTA

Sensorial

A ARQUITETURA QUE

ENCANTA EM ESPAÇOS QUE DESPERTAM SENSAÇÕES. UMA PAUSA LEVE NO TEMPO.

Os ambientes despertam a essência que revela a possibilidade de ir além e compor espaços, mas que despertam um processo criativo para transformar atmosferas. Espaços modernos e com alma sofisticada. Uma proposta que traz o poder da pedra natural, o brilho sutil do dourado e a fluidez das linhas orgânicas. Elementos que conversam entre si como se sempre tivessem pertencido ao mesmo lugar. Nestes espaços o moderno e o sofisticado se entrelaçam com naturalidade, revelando uma estética fluida e ao mesmo tempo imponente. A inspiração vem da terra, do brilho sutil dos metais e das formas orgânicas que acolhem e encantam.

Na recepção, o olhar é imediatamente conduzido ao painel curvo, uma escultura arquitetônica revestida com o delicado laqueado na tonalidade areia. Ao redor, paredes todas revestidas em Mica dourada , que é um papel de parede confeccionado com pedras naturais prensadas, que trazem um relevo suave, quase como um sopro de brilho sobre a superfície. Os sofás e poltronas, com design orgânico, reforçam a sensação de acolhimento, enquanto o balcão, com o acabamento em dourado e mármore Taj Mahal, impõe uma nobreza discreta. Um painel amadeirado com filetes dourados valoriza a logomarca em caixa alta e, com inteligência estética,

oculta a entrada do lavabo, da copa e da área de apoio técnico.

O lavabo é quase um manifesto de luxo. Um papel de parede Roberto Cavalli na tonalidade dourada reforça a essência de um ambiente que exala sofisticação. A cuba e os metais dourados completam essa cena de requinte com sutileza.

Nos consultórios, o cuidado estético se repete e cria uma narrativa contínua. A pedra natural, o dourado e os papéis de paredes compõem um cenário harmonioso, especialmente com o protagonismo da cuba oval Ruy Ohtake. As curvas elegantes elevam o design para um nível de arte funcional.

A sala de cursos surpreende desde o primeiro passo: um portal de pedra sinaliza a importância do conhecimento ali compartilhado. O painel da TV e a base de pedra reforçam essa atmosfera de solidez e permanência. Elementos inteligentes, como os painéis laterais que ocultam armários e a bancada com cuba, mostram como funcionalidade e beleza coexistem no espaço. Uma clínica que tem alma e formas de uma arquitetura para permanecer com acolhimento.

NEOHAUSARQUITETURA+INTERIORES

CRISTIANA SALAI Arquiteta

MILENE RAUCH Designer de interiores (47) 9 8419-9871

Joinville- SC

neohausinteriores

H GABRIELA PORTO

HIATO URBANO ARQUITETURA E DESIGN APRESENTA

O MINIMALISMO AFETUOSO DE AMBIENTES QUE SÃO FUNCIONALIDADE E LEVEZA. ESPAÇOS DE ALMA QUE ACOLHEM E ABRAÇAM.

Em meio ao dinamismo urbano de Joinville, os espaços da proposta W;H revelam-se como um manifesto de desaceleração. O apartamento de 136m², criado para um casal de moradores idosos, é, acima de tudo, um espaço funcional, de manutenção prática e que acolhe os rituais do cotidiano com suavidade e sofisticação.

Desde o início, a proposta traz a essência de unir estética e praticidade com uma linguagem arquitetônica limpa, fluida e atemporal. O processo criativo interpreta o minimalismo não como ausência, mas como presença silenciosa. Cada elemento tem intenção, desde os materiais de fácil manutenção até os pontos de iluminação que valorizam a arquitetura e facilitam a rotina.

A paleta cromática aposta em tonalidades suaves e naturais, com predomínio do off-white e fendi, que promovem sensação de amplitude e serenidade. A madeira natural, em tonalidade quente e fosca, conversa com pedras expressivas e pintura refinada, criando texturas que enriquecem o espaço sem sobrecarregá-lo. O resultado é um apartamento que transmite leveza visual e conforto tátil.

A configuração dos ambientes prioriza a funcionalidade e desperta o encantamento estético. A cozinha, integrada à sala de estar e jantar, favorece a convivência e simplifica

a circulação. O mobiliário é sob medida, desenhado para atender às necessidades ergonômicas dos moradores, com alturas acessíveis e fechamentos leves. A iluminação é indireta e distribuída com sensibilidade, criando atmosferas acolhedoras ao longo do dia.

Na área íntima, a suíte principal é um refúgio de descanso, com elementos que combinam aconchego e praticidade. Tecidos com toque agradável, cabeceira estofada e uma paleta cromática suave garantem tranquilidade, enquanto armários planejados e pontos estratégicos de apoio atendem às demandas funcionais da idade com discrição e elegância.

O apartamento W;H também traduz a filosofia do escritório Hiato Urbano: criar espaços que respeitam o tempo dos moradores e oferecem respiros no caos da cidade. Mais do que projetar ambientes, é construir atmosferas. O H;W é a materialização desse conceito. Um hiato, um intervalo, um lugar de permanência no meio da rotina acelerada. Combinando técnica, afeto e um olhar atento às transformações da vida, os ambientes deste apartamento revelam como a arquitetura pode ser sensível às histórias individuais, propondo soluções inteligentes que unem beleza, funcionalidade e memória.

SOU.FA (47) 3278-9780

SOUFADESIGN

WOODLER PROJ. E MÓVEIS SOB MEDIDA (47) 9 8821-58.57

 WOODLER.COM.BR

MOSAIKO MÁRMORES E GRANITOS (47) 3425-3217

 MOSAIKOROCHAS

D LUZ ILUMINAÇÃO E DECORAÇÃO  (47) 9 9692-4012

 DLUZ.ILUMINACAO

HIATOURBANO ARQUITETURAEDESIGN

THAYNÁ MENEGUELLE

Arquiteta (47) 99704-2137

Joinville- SC

 hiatourbano.arq

REVEST HOME (47) 3027-5548

 REVEST.DECOR.HOME

MASTER INTELIGÊNCIA EM OBRAS (47) 99170-1020

 MASTER.JOINVILLE

H ROIK
PHOTO ARQ

PRISCILA KNORST APRESENTA

“Nosso

OS ESPAÇOS TÊM ELEMENTOS QUE GUARDAM UM “PEDAÇO DE NÓS”.

ninho”

O processo criativo deste lar começou com o traçado de linhas no papel, revelando com delicadeza a essência do projeto. O Ninho, carinhosamente batizado, nasceu do desejo de criar um refúgio onde a vida pudesse acontecer com calma, amor e verdade.

Um lugar onde o silêncio e o afeto oferecem abrigo depois dos dias corridos. A vista para as montanhas inspirou a integração entre sala, cozinha e jantar, permitindo que a luz natural e o verde da paisagem invadam os ambientes.

Cada escolha traduz cuidado e intenção: o calor da madeira sob os pés, o linho leve nas cortinas, os tapetes macios nos quartos. As camas foram pensadas para um descanso profundo, com linhas e cores suaves, os boxes de vidro ampliam a iluminação nos banheiros, e a parede de pedra natural Aré Branca com acabamento rústico, ao lado da mesa de jantar, traz a força da natureza para dentro do lar.

Ao lado da TV, a lareira repousa sobre o quartzito Taj Mahal em toda área social, aquecendo os dias frios e os momentos mais íntimos. A churrasqueira, integrada à área social, é cenário para encontros, conversas e celebrações. Já no lavabo uma pia esculpida no mármore Verde Guatemala, com a qual os metais dourados se contrastam.

O Ninho é mais do que um apartamento. É o espaço onde os sonhos tomam forma, os silêncios são acolhidos e a rotina encontra descanso. Cada detalhe representa um pouco de quem somos. É entre montanhas e afeto que uma história se constrói.

REVEEV JOINVILLE (47) 3433-9724

 REVEEVJOINVILLE

SIERRA JOINVILLE (47)3439-4484

 SIERRAMOVEISJOINVILLE

SC LAREIRAS (48) 3879-0927

 SCLAREIRASOFICIAL

ARTE VIDROS (47) 3273-0071 (47) 9 9169-9713  VIDRACARIAARTEVIDROS

PRISCILA KNORST

Arquiteta (47) 99944-7110

Joinville - SC

 priscilaknorst.arq

MARMORARIA ARTE FINAL (47) 9 9670-7680 (47) 9 9915-0852

 ARTEFINALROCHAS

KETERINE CASA DECOR (47) 9 9931-8769  KETERINECASADECOR

PEDRAS QUINZINHO (47) 9 9790-8211 | (47) 9 9774- 4765.  PEDRASQUINZINHO

MONDINI CHURRASQUEIRAS (47) 3467-9047  MONDINIJOINVILLE

H RODRIGO

VITORINO & FORTE ARQUITETURA

E INTERIORES APRESENTA

Estética natural

UM CONVITE PARA DESFRUTAR DO MELHOR DA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA. OS ESPAÇOS SINTETIZAM INTEGRAÇÃO, CONFORTO E UM DESIGN ATEMPORAL.

O lar de um casal jovem, cosmopolita e exigente, que enxerga a casa como um refúgio sofisticado e, ao mesmo tempo, como um espaço ideal para confraternizações está localizado em uma área central e nobre de Florianópolis. Desde o início, o coração deste apartamento é a essência de espaços sociais amplos e conectados.

O conceito da área social traduz o ponto central de convivência do apartamento. A integração entre living, cozinha e varanda conecta não apenas ambientes, mas a essência dos moradores: anfitriões natos, que valorizam encontros intimistas, mas também estão sempre prontos para acolher múltiplos convidados. “Buscamos criar uma composição que transcendesse o funcional para refletir a personalidade do casal, garantindo fluidez, harmonia e uma vivência plena nos momentos de lazer ou descanso”, explica Laís Forte. O espaço social é segmentado em áreas específicas – jantar, estar, espaço gourmet, bar e até uma confortável chaise para leitura ou descanso –, todas relacionadas diretamente, mas respeitando a individualidade formal e funcional. A prioridade é potencializar a convivência sem comprometer o conforto, traçando um layout onde a circulação se dá de maneira orgânica, sem barreiras visuais ou funcionais.

O mobiliário solto surge com uma seleção que equilibra leveza nos detalhes e conforto nos usos. Na sala de

jantar, o ponto focal é a imponente mesa Seixo, assinada por Deivid de Almeida, com forma fluida e orgânica. Ali, as cadeiras Paola, criação de Ibanez Razzera, imprimem elegância e adicionam um toque contemporâneo e convidativo ao ambiente. No espaço gourmet, uma convivência harmoniosa entre materiais destaca a mesa de jantar Tempo, de Victor Leite, com base de cristal Veneza e tampo em madeira Teca, reforçando a narrativa de naturalidade dos espaços.

Já na área de estar, o sofá Masp, peça assinada por Mauricio Bonfim, abraça o espaço com a volumetria que prioriza conforto absoluto. Complementando o living, a mesa de centro Jimmy do Studio Mooringa surge como um elemento de apoio prático e leve, acompanhada pela poltrona Porcini e pela Banqueta Grão, ambas criações marcantes de Rejane Carvalho Leite – ideais para trazer dinamismo para um ambiente que precisa funcionar tanto para um relaxamento íntimo quanto para receber com estilo. Para arrematar a composição, a mesa de apoio Cristal, reforça a funcionalidade sem sobrecarregar visualmente os ambientes. A varanda funciona como uma extensão da área social e aproveita a vista privilegiada.

Transitando entre materiais nobres e texturas envolventes, os espaços refletem uma combinação habilidosa entre naturalidade e elegância – dois elementos que dialogam

com a personalidade dos moradores e com o contexto da cidade. A madeira clara e as pedras nobres, como o mármore Michelangelo Nuvolato e o travertino harmonizam as superfícies com tecidos leves em tonalidades neutras e tapetes que contribuem para a sensação de acolhimento. “Lares atemporais não dependem apenas do que é atual, mas da sensibilidade em equilibrar tendências com escolhas que resistam ao tempo e à rotina”, pontua Fábio Vitorino.

Aqui, cada decisão estética e funcional revela um espaço fluido e eterno, onde os moradores podem viver plenamente as rotinas tanto cotidianas quanto festivas. Com um layout milimetricamente planejado, o apartamento valoriza o fluxo interno, respeitando as conexões entre convívio e privacidade. Um lar acolhedor com a relação emocional dos moradores com cada elemento. Para além da estética, os ambientes dialogam com as experiências e a vivência do casal, que encontra no espaço uma tradução fiel do estilo de vida: um local onde sofisticação, versatilidade e conforto coexistem em harmonia.

V I T ORINO&FORTE ARQUITETURAEINTERIOR

FÁBIO VITORINO LAÍS FORTE Arquitetos (48) 99617-1372 | (11) 99551-4617

Florianópolis - SC | São Paulo - SP

 vitorinoefortearquitetura

CONTTI HOME DESIGN (48)3238-1795

 CONTTIFLORIPA

SCA FLORIANÓPOLIS (48) 99610- 1348

SCA.FLORIANOPOLIS

MS SUPERFÍCIES

48 3208-0004 / 47 3842-1858

 MSSUPERFICIES

H IVAN ARAÚJO

A c a d a t o q u e , u m a n o v a s u p é r fi c i e .

Inspirados pela sua visão, concretizamos o extraordinário Com expertise singular e materiais selecionados, transformamos o convencional em superfícies que convidam ao toque e revelam novas sensações.

BIANCA KRÜGER APRESENTA

Vida nova à beira-mar

A CASA COM INTEGRAÇÃO E LEVEZA REVELA ESPAÇOS FLUÍDOS, LUZ NATURAL E MOBILIÁRIO ESSENCIAL PARA UM NOVO COMEÇO.

A residência traduz o desejo de recomeço de um advogado que trocou a rotina intensa de Brasília por uma vida mais tranquila, próxima da natureza e do mar. A casa, no bairro Campeche, em Florianópolis, comprada ainda em fase de obra, tem adaptações para refletir esse novo momento, com soluções que valorizam a permanência, o uso cotidiano e o vínculo com o entorno.

A proposta privilegia a integração entre os ambientes e a luz natural. A área social reúne living, jantar e cozinha em um espaço único, marcado por linhas puras, materiais naturais e mobiliário de desenho atemporal. “A ideia era construir uma base serena, onde o essencial fosse bem resolvido e o morar acontecesse com fluidez”, explica a arquiteta Bianca.

Para compor os interiores, as peças ajudam a costurar a linguagem do conceito. No living, o sofá modular Solano traz conforto com proporções generosas, enquanto a mesa de jantar Oslo — com base e tampo em carvalho nogueira — estabelece o centro da área social. Ao redor da peça, as cadeiras Gia acompanham a paleta e a leveza do espaço, reforçando o diálogo entre forma e função. A banqueta Fly aparece como apoio versátil na cozinha integrada, assim como o espelho Sienna, que amplia a percepção espacial no living.

Na suíte principal, a mesa de cabeceira Anne traz equilíbrio entre discrição e funcionalidade. Já no quarto, o banco Zart cumpre um papel prático, mantendo a unidade estética da casa.

Na varanda, a poltrona Samoa e a mesa lateral Argos compõem um recanto de contemplação, emoldurado pela paisagem natural e conectado ao interior por grandes panos de vidro.

Com soluções para o dia a dia, a casa reflete uma transição de vida — do urbano ao litoral — traduzida em formas simples, materiais alinhados e uma arquitetura que convida a desacelerar.

BIANCA KRÜGER

Arquiteta (48) 99909-5485

Florianópolis-SC

 biancakrugerarquitetura

CAROL CORTINAS (47) 99608-1830

 CAROLCORTINAS

H RAFAEL RIBEIRO

DESIGN ESTRATÉGICO PARA MARCAS

RELEVANTES

CONSULTORIA EM BRANDING COM FOCO EM POSICIONAMENTO, IDENTIDADE E COMUNICAÇÃO.

Desenvolvimento e narrativa de marca

Direção criativa e posicionamento

Design institucional

Suporte criativo e estratégico para departamentos de marketing (47) 99606.8856 

RAFAEL FOIGT

ELAINE CASTANHEIRA ARQUITETURA & INTERIORES APRESENTA

Diálogo

OS AMBIENTES CRIAM UMA NARRATIVA QUE REVELA COMO A ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA PODE “CONVERSAR” COM A PAISAGEM MARÍTIMA.

Um processo criativo que transcende o conceito de moradia para criar uma experiência espacial que entrelaça funcionalidade, estética e conexão com o entorno de um apartamento recém-entregue no Estreito, bairro que traça a linha entre o continente e a Ilha, em Florianópolis. “A proposta nasceu de um briefing aparentemente simples: criar ambientes atemporais que evoluissem junto com a família. No entanto, a execução envolveu alterações estruturais na planta original para que cada espaço respondesse às necessidades específicas dos moradores”, explica Elaine. No núcleo social do apartamento, living e cozinha estabelecem um diálogo contínuo por meio de uma composição que privilegia os fluxos naturais de circulação. O posicionamento estratégico da bancada voltada para o horizonte transforma o ato cotidiano de cozinhar em uma experiência contemplativa, enquanto mantém a interação com quem está na área de estar.

A seleção do mobiliário solto segue uma lógica que equilibra leveza visual e presença material. A mesa de Jantar Marin proporciona transparência e continuidade visual, enquanto as cadeiras Laz completam o conjunto com linhas precisas que não competem com o protagonismo da vista exterior. Para a área de estar, as mesas laterais Bend, assinadas pelo designer Ibanez

Razzera, introduzem uma geometria escultural que dialoga com a paisagem. A banqueta Pier oferece assento adicional sem comprometer a fluidez espacial.

O home office transcende a função primária de espaço de trabalho para constituir um ambiente de introspecção e criatividade. A bancada em L maximiza a superfície útil enquanto aproveita a iluminação natural, fator essencial para o bem-estar durante longas horas de atividade. “A estante suspensa responde a uma necessidade específica do morador, que tem na leitura não apenas um passatempo, mas parte fundamental de sua identidade”, observa Elaine. As portas de correr em vidro permitem a exibição seletiva de volumes, transformando os livros em elementos compositivos do ambiente. O canto de leitura materializa-se através da poltrona Costela com pufe. O revestimento em couro marrom estabelece um contraponto cromático intencional que remete às tonalidades naturais da ilha, trazendo calor visual a um espaço predominantemente técnico.

Na área íntima, o dormitório do casal tem o branco predominante nos móveis que estabelece uma tela de fundo que amplifica a presença da luz natural. As boiseries aplicadas à parede introduzem profundidade e textura sem

recorrer a excessos decorativos, criando um ambiente que respira sofisticação discreta. O quarto que cresce junto com o filho de 9 anos, tem uma cama de casal que não representa um excesso, mas uma antecipação pensada para estender a vida útil do mobiliário. A neutralidade cromática e a escolha de peças com desenho contemporâneo, porém sem marcadores temporais evidentes, garantem a longevidade visual do conjunto. O espaço de estudos, essencial para o desenvolvimento escolar, é equipado com mobiliário ergonômico que prioriza o conforto durante as atividades intelectuais.

O resultado transcende o conceito de decoração para estabelecer uma narrativa espacial coerente que reflete tanto o modo de vida da família quanto às características geográficas de Florianópolis. Uma proposta que demonstra como a arquitetura de interiores pode criar ambientes que são, simultaneamente, expressão estética e resposta funcional às demandas contemporâneas de habitar.

CASTANHEIRA ARQUITETURA&INTER

Arquiteta (48) 99923-5973

Florianópolis- SC

 elaine_castanheira_arquitetura

A I N E

GM ARQUITETURA E INTERIORES APRESENTA

Ritmo Contínuo

UM LAR CONSTRUÍDO ENTRE PAUSAS, GESTOS LEVES E ELEMENTOS COM ALMA.

Uma narrativa que revela interior e o exterior entrelaçados com a ausência de barreiras. Neste lar cada elemento — da estante imponente ao painel de madeira contínuo — reforça o senso de pertencimento. Uma casa onde a arquitetura abraça a poesia dos gestos cotidianos. Com 500m² de fluidez e elegância atemporal, o processo criativo vai além do espaço para habitar e traduz um convite à convivência e aoconvivência, ao ritmo leve da vida. Uma escada que parece dançar sobre a adega também conecta os andares com leveza e presença.

A inspiração na arquitetura contemporânea traduz funcionalidade com beleza e estética com calor humano. As referências partiram de ambientes integrados, com materiais naturais e acabamentos limpos. A estante em pé-direito duplo, que se ergue como uma escultura vertical, marca o espaço com imponência delicada. A essência deste elemento direciona o olhar para bibliotecas residências sofisticadas e transforma a estante em uma “peça” que organiza e também coreografa o cenário, conduzindo com suavidade entre os volumes da casa.

Entre interior e exterior, não há fronteiras rígidas. A natureza penetra o lar por meio de materiais neutros, texturas táteis e

formas curvas que suavizam o cotidiano. O mobiliário, com o desenho orgânico traz o conforto discreto de uma estética que também é silêncio. Esta é uma casa para encontros e respiros. Um lugar para moradores práticos, receptivos e discretos. Pessoas que valorizam a rotina descomplicada, mas que têm um olhar apurado para o design e a experiência de morar bem. Amam receber amigos e familiares, e por isso priorizaram espaços amplos, integrados e fluidos. Ao mesmo tempo, queriam um lar que fosse um refúgio — silencioso, funcional e cheio de significado.

Os painéis de madeira são uma trilha silenciosa pelos ambientes, conectando salas e sentidos, criando a ideia de acolhimento. A escada, leve como um sopro, flutua sobre a adega iluminada. Cada degrau, é um gesto poético, quase uma ponte entre os andares, com uma estrutura que revela o cuidado artesanal e o respeito pelo espaço. A integração entre interior e exterior, os materiais neutros e texturizados e o mobiliário com design curvo completam essa narrativa de arquitetura sensível. Os símbolos da identidade do lar surgem com a presença forte, mas sem ruído. Esta é uma casa feita para ser cenário de encontros, de respiros e de memórias.

MK CABECEIRAS & ESTOFADOS 47 999198236

 MKCABECEIRAS

SOUL LUZ ILUMINAÇÃO (47) 98421-8469

 SOULLUZILUMINACAO

GMARQUITETURA E INTERIORES

ELUIZE MENDES Arquitetas (47) 99929-4529

Balneário Camboriú - SC  gm.arquitetura

SONORITHA AUTOM. ÁUDIO E VÍDEO (47) 9780-0657 / (47) 98413-0715

 SONORITHA.AUTOMACAO

VEKIO ENGENHARIA (47) 991281408 / (48) 99173-4599

 VEKIO.ENGENHARIA

MOZART MARMORARIA (47) 99916-3616

 MARMORARIAMOZART

H DENNYS MANSKE
Foto: Eduardo Macarios.

ZOT ARQUITETOS APRESENTA

Horizonte

A CASA QUE “ABRAÇA”

O TERRENO. AS LINHAS ARQUITETÔNICAS SEGUEM

O RELEVO EM HARMONIA DE FORMA, FUNÇÃO E PAISAGEM.

Viver em uma casa, mesmo quando o terreno apresenta mais de doze metros de desnível, traduz a essência da arquitetura que dialoga com a natureza. O processo criativo surge com o protagonismo do pedido da família encantada pela paisagem e pela força do concreto.

Com a liberdade como presente e a predominância do concreto, bastou o primeiro encontro com o terreno para que, em uma folha A4, surgisse o traço intuitivo que guiaria todo o projeto. É como se a arquitetura já estivesse ali, esperando para ser revelada.

A residência é definida em dois volumes de concreto aparente, organizados em níveis que respeitam a inclinação natural do terreno. A área social e de convivência estão no mesmo nível do acesso, criando aspecto de casa térrea, e a área íntima surge na caixa inferior. “Praticamente nada foi alterado do croqui para o projeto final. Gostamos de dizer aqui em nosso estúdio que a arquitetura moderna que projetamos é coadjuvante frente a belíssima vista que ela emoldura”, explicam os arquitetos.

Nada é forçado e cada ambiente permite que a vista seja parte da vida cotidiana: a copa das árvores preservadas é revelada pelas janelas, e o pôr do sol sobre a Serra do Mar surge como uma pintura viva, diferente a cada dia.

Para equilibrar a rigidez e a brutalidade do concreto, elementos aquecem e acolhem. Os painéis em madeira, mobiliários com lâminas naturais e linhas retas dialogam com a arquitetura, enquanto a materialidade dos interiores convida ao descanso, à

contemplação. A aplicação de estofados com tecidos modernos de cores e texturas neutras, e ao mesmo tempo, traz refinamento e aconchego para os espaços com personalidade.

Uma morada que nasce do desnível e faz deste elemento a caraterística do lar. Os volumes não só resolvem a condição do terreno, , mas também maximizam a integração com a natureza, revelando um refúgio de tranquilidade com uma vista deslumbrante. Uma arquitetura contemporânea, integrada à paisagem, onde a vida acontece com leveza e profundidade.

SIERRA JOINVILLE (47)3439-4484

 SIERRAMOVEISJOINVILLE

MARCENARIA 101 (47) 9 9103-7468

 MARCENARIA_101

VMG MÁRMORES E GRANITOS (47) 9 9188-5549

 VILLAIN_MARMORES

CAMARGO DO NASCIMENTO CONST. (47) 9 9605-8964

ZOT ARQUITETOS

FABRICIO DOBNER JOEL BRIZOT

Arquitetos (47) 9 8838-1985

Joinville- SC

 zot_arquitetos

 NASCIMENTO_E_CAMARGO LOTUS ENGENHARIA E CONSULTORIA (47) 3472-0828 (47) 9 9103-0014

DUO.ROHDEN ARQUITETURA E DESIGN APRESENTA

Um lar desenhado para o tempo

ENTRE LINHAS DE MADEIRA E HORIZONTES DE LUZ OS AMBIENTES DESPERTAM A ESSÊNCIA DA LEVEZA.

Uma proposta que parece sussurrar ao tempo. Os espaços revelam que cada escolha não é apenas funcional, mas sensível ao modo de viver. Neste apartamento no centro de Rio do Sul, em um ponto alto da cidade e com vista panorâmica, o morar se constrói em camadas de leveza, elegância e contemplação.

A área social e de serviço é envolta por um painel contínuo de lâminas naturais de madeira — uma marcenaria que remete à arte da marchetaria, onde cada veia, cada tom, narra a história do morador, da família e da família, da empresa.

Em contraste delicado, móveis claros e soltos flutuam sobre pisos de pedras suaves. No contraponto, a luz natural entra generosa pelas janelas curvas, revelando o desenho sutil do cotidiano. Um conceito que revela a fluidez de um espaço que é ao mesmo tempo acolhedor e sofisticado.

Esta é a morada de um casal que divide a vida entre o Alto Vale e o Litoral. Uma rotina entre viagens e contemplações e o lar equilibra o dia a dia e a liberdade: ora é cenário para uma taça de vinho, ora a mesa de jogo é a coringa para as refeições com a família. A elegância está na leveza das escolhas, na integração dos ambientes, na forma serena com que a arquitetura permite que tudo se comunique — do interior à paisagem. Um lar onde cada canto traduz a identidade dos moradores. A moradora gosta de cozinhar e apesar do casal estar aposentado, um escritório é suporte para os imprevistos.

Um apartamento funcional que é um refúgio para os sentidos: seguro, integrado, versátil. Um lar onde a vida desacelera, sem perder o compasso da elegância.

DUO.ROHDENARQUITETURAEDESIGN

NANA ROHDEN

FERNANDA ROHDEN

Arquitetas (47) 99257-6630 (47) 99241-2344

Rio do Sul - SC  duo.rohden

DEZKA INTERIORES (47) 991655569

 DEZKA_INTERIORES

H FABIO JR. SEVERO

NÃO É SÓ SOBRE HABITAR, É SOBRE

TRANSFORMAR

AMBIENTES PARA ACOLHER E VIVER!

TREMONDI ARQUITETURA E ENGENHARIA APRESENTA

Sensações

OS AMBIENTES MAXIMIZAM CADA CANTINHO COM TONALIDADES LEVES E UMA HARMONIA FUNCIONAL.

No coração vibrante de Balneário Camboriú, é entre linhas e estruturas que a arte encontra a técnica. Os ambientes transcendem o óbvio com o olhar sensível da arquitetura que encontra a precisão da engenharia civil. É desse encontro entre criatividade e cálculo que surge este apartamento onde forma e função revelam a harmonia de espaços que acolhem, encantam e inspiram.

Neste projeto, cada traço carrega intenção. Os ambientes despertam desenhos para respirar fluidez e aconchego, traduzindo o estilo de vida contemporâneo em uma linguagem visual elegante e funcional. A definição criteriosa dos materiais, a luz que percorre os espaços, o diálogo entre volumes e texturas. Todos os elementos criam um lar onde beleza e conforto se entrelaçam naturalmente.

Espelhos orgânicos revelam uma estética leve. Os pendentes, com presença escultural, pontuam os ambientes com personalidade. E os acabamentos naturais evocam sensações táteis, convidando ao toque e à permanência.

Os espaços traduzem o construir de cada etapa com o cuidado de uma execução que é tão importante quanto o sonho. Ambientes que significam ultrapassar expectativas, valorizar o potencial do empreendimento e transformar o cotidiano em experiência.

TREMONDIARQUITETURAEENGENHAR

GABRIELA BRITZKE Arquiteta

PATRÍCIA VIEIRA BALDI Engenheira Civil (47) 99994-9619

Balneário Camboriú- SC  tremondi.ae

CAROL CORTINAS (47) 99608-1830  CAROLCORTINAS

Afeto

OS AMBIENTES REVELAM EM CADA

TEXTURA, UM GESTO DE LEVEZA. CADA

ESPAÇO É O REFLEXO DE UM VIVER QUE UNE ALMA E FORMA

Os espaços do apartamento A&A transcendem a função de morada e revelam a expressão do sentido de habitar. Um refúgio onde a sofisticação contemporânea encontra, com delicadeza, o conforto essencial para a rotina. Um processo criativo guiado por uma tríade de conceitos: sobriedade, leveza e funcionalidade. Esse conceito traduz a elegante personalidade dos moradores, e faz dos ambientes acolhedores com naturalidade. Já no primeiro passo, ao adentrar o hall, percebe-se o cuidado estético presente em cada detalhe.

Todas as paredes são revestidas em granilha, criando uma textura que antecipa o cuidado estético em cada ambiente. É como se a composição visual se revelasse aos poucos, conduzindo o olhar com gentileza.

O percurso conduz ao amplo living, onde um imponente painel em mármore e madeira - com prateleiras flutuantes que servem de apoio para peças decorativas - abriga lareira, adega e cristaleira de alto impacto visual e propósito funcional. O mobiliário confortável, aliado à cortina em linho branco, reforça a atmosfera acolhedora e envolvente que permeia todo o lar.

Em cada espaço, é a paleta de tonalidades claras que conduz a narrativa visual, reforçando a sobriedade sofisticada. Na cozinha e na área da churrasqueira, por sua vez, é o contraste sutil que dá o tom: o cinza suave encontra o calor do amadeirado claro, em uma composição equilibrada que une materiais nobres e layout

funcional. Uma ilha central em mármore claro, com delicados veios, dourados abriga o cooktop. Esse elemento se prolonga em um elegante balcão de madeira que convida à estar juntoseja em refeições rápidas, seja nos encontros que aquecem o cotidiano. A continuidade estética também é revelada na churrasqueira, revestida com o mesmo mármore do living, e na cozinha, criando uma sensação de unidade que abraça os ambientes sociais e fortalece a linguagem visual. Uma vivência sensorial em cada metro quadrado com presença estética que encanta os sentidos e acolhe o viver, transformando os espaços em uma forma de arte para construir memórias de vida.

LAPIDARE ARQUITETURA

JULIANA CABRAL

CAROLINE G. RODRIGUES

Arquitetas (47) 99134-6158 (47) 99167-8124

Joinville- SC  lapidarearq

MARMORARIA ARTE FINAL  (47) 9 9670-7680 (47) 9 9915-0852  ARTEFINALROCHAS

H
Marlon
Z.
Roik

Luz e conforto por todos os lados

ILUMINAÇÃO RECUADA E EFEITO REBATIDO

DESTACAM PROJETO ACONCHEGANTE

O conforto visual e a funcionalidade dos produtos Stella iluminam ambientes sociais e íntimos desta proposta assinada pela arquiteta Jaqueline Lauffer. Ao longo de todo o projeto, a dualidade entre madeira e tons neutros é realçada por luminárias recuadas e fitas de LED rebatidas, instaladas na marcenaria, paredes e teto, criando uma atmosfera acolhedora.

O living e a sala de jantar evidenciam camadas de luz que atendem a diferentes usos da área social, integrada à cozinha. No jantar, três embutidos recuados direcionáveis Square MR16 oferecem uma iluminação funcional e confortável para as refeições. Essa mesma solução é utilizada para destacar as cortinas, reforçando a unidade do projeto luminotécnico.

A cristaleira se destaca com a combinação entre a luz pontual dos embutidos Móbili e a iluminação linear das fitas All Light 24V PRO, ambas com alto Índice de Reprodução de Cores (IRC), valorizando o mobiliário e as garrafas. Já a parte superior do ambiente é suavemente iluminada pelas Fitas All Light 12V EVO, rebatidas na marcenaria que contorna a parede.

Perfis de embutir recuados Archi proporcionam uma luz difusa e aconchegante na cozinha, promovendo a sensação de conforto visual, enquanto os modelos de embutir planos aplicados no mobiliário iluminam toda a extensão da bancada de preparo.

O clima aconchegante também predomina na suíte, garantido pela luz indireta aplicada na cabeceira da cama, com efeito homogêneo e linear que ilumina o ambiente sem ofuscar. No teto, perfis Archi conectados em L contornam corredor e armário com alto Índice de Reprodução de Cores.

JAQUELINE LAUFFER

ARQUITETA

Sapiranga - RS

 jaquelauffer.arq | (51) 99972-7821

PROJETO LUMINOTÉCNICO: Arq. Nathali Chaves

STELLA ILUMINAÇÃO (51)3529-7044

STELLA.ILUMINACAO

“As delícias de ser o que se é”

MAIS DO QUE UM ESPAÇO CONSTRUÍDO, ESTE

AMBIENTE É UM MANIFESTO DE IDENTIDADE

É sobre olhar para dentro e reconhecer a própria essência. É sobre revisitar o passado e projetar o futuro, encontrando-se cada dia mais. É sobre viver as delícias de ser o que se é. Um manifesto ao prazer da autenticidade, à riqueza dos elementos que nos cercam e à beleza que reside na simplicidade de nossa identidade. A brasilidade pulsa nas cores, nas formas e nos materiais que contam a nossa história. Em um país de diversidade infinita, onde a cultura se manifesta na arte, na música e na arquitetura, o projeto nasce do desejo de celebrar aquilo que nos torna singulares.

Neste ambiente, a tradição se reinventa. Materiais que atravessam gerações e são testemunhas da nossa história ganham nova vida. O mosaico artesanal de cerâmica vermelha, que agrega textura e cor ao ambiente, é reinterpretado de maneira contemporânea.

O barro e as tramas artesanais se unem para criar uma atmosfera onde o toque humano é protagonista. Cada peça é única, carregada de histórias e feita à mão por artesãos que traduzem a essência do Brasil em sua obra.

O espaço no Cubo do Casahall shopping se torna um convite a sentir. A sentir a textura da madeira bruta, a frescura do piso frio, o perfume do barro e a luz que entra filtrada pelas tramas. É um espaço onde a arquitetura é afetiva, cada acabamento conta uma história e celebra o Brasil em sua forma mais genuína.

A palha e as texturas rústicas dos tecidos, com seu calor e naturalidade, resgatam a memória afetiva dos lares brasileiros.

ZUCKI ARQUITETURA (47) 99661-0376

Balneário Camboriú - SC  eduardazucki.arquitetura

EDUARDA
H Jonathan Fernandez e Enio Gabriel

AMAZÔNIA

O PRIMEIRO EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL DO MUNDO A CONQUISTAR AS CERTIFICAÇÕES LEED PLATINUM, WELL PLATINUM E LEED ZERO, PROMOVENDO SUSTENTABILIDADE, CONFORTO E BEM-ESTAR, E ESTABELECENDO UM NOVO PADRÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO

Amazônia é um manifesto que busca redefinir a experiência de morar, combinando arte, natureza e inovação para criar um futuro mais consciente. A arquitetura e paisagismo inovadores quebram os padrões do mercado, entregando uma experiência única e diferenciada. Cada linha, cada espaço, cada escolha estética carrega um propósito: criar não apenas moradias, mas experiências de vida que respeitem e celebrem o planeta e as pessoas.

O empreendimento é pioneiro ao unir certificações que garantem impacto positivo em todos os aspectos do ambiente que será construído. A certificação LEED assegura práticas rigorosas de sustentabilidade e eficiência energética; a WELL avalia fatores essenciais à saúde, bem-estar e conforto, como ar, água, luz, nutrição, conforto térmico, acústico e mental; e a LEED Zero atesta a neutralidade em carbono, energia, água e resíduos, sendo uma boa descrição da certificação como um todo. No caso específico do Amazônia, as certificações buscadas são a LEED Zero Energy e a LEED Zero Carbon. Juntas, essas certificações criam uma estrutura que potencializa o desempenho humano e respeita os limites do planeta.

A infraestrutura inclui sistemas avançados de ventilação com alta taxa de renovação do ar, garantindo qualidade superior para respirar. A água potável é tratada localmente por meio de estações que seguem os mais altos padrões internacionais. O conforto térmico e lumínico é proporcionado por janelas amplas, com vidros de proteção solar e controle de luminosidade. Já o conforto acústico foi cuidadosamente planejado para minimizar ruídos externos e internos, criando um ambiente de descanso e tranquilidade.

Inspirado nos princípios da biofilia, o Amazônia integra vegetação nativa, áreas para contemplação, prática de atividades físicas e conexão com o verde. A adoção de construção seca reduz drasticamente o desperdício de materiais e a emissão de resíduos, enquanto os sistemas de ventilação cruzada minimizam a necessidade de arcondicionado, promovendo conforto térmico natural. Toda

a cadeia produtiva foi pensada para gerar o menor impacto possível ao meio ambiente, provando que é possível construir com responsabilidade, sem abrir mão do luxo e do design contemporâneo. A arquitetura sensível e de alta performance é uma criação em parceria com o premiado escritório TROOST+Pessoa, sendo este o primeiro projeto da dupla fora da região amazônica. Incorpora as lições aprendidas na floresta, onde a integração com o ambiente é fundamental para a harmonia do espaço construído.

A ZAH Empreendimentos reafirma, com o Amazônia, o compromisso em liderar uma nova era na construção civil brasileira. “Queremos entregar um produto que vá além da moradia. Estamos oferecendo qualidade de vida, saúde e um novo olhar sobre o que significa habitar”, afirma Ricardo Zanella, diretor de conceito da empresa. Esse é um passo emblemático rumo a um futuro onde morar bem significa viver com mais consciência, longevidade e conexão com o que realmente importa.

ZAH Empreendimentos

 zahempreendimentos (47) 3268-3545

Referência em automação residencial e corporativa, a Home&Tech integra tecnologia de ponta aos mais diversos ambientes, elevando os padrões de conforto, segurança e eficiência por meio de soluções exclusivas e personalizadas.

Da iluminação ao controle absoluto dos ambientes, seu compromisso é proporcionar uma experiência intuitiva, sofisticada.

Redefina seu espaço com a inovação e o luxo da Home&Tech.

GIRO DÉCOR

AS CATARINAS E SUAS TAPEÇARIAS

Vale a pena conhecer a produção em tear vertical das tecelãs reunidas na mostra “As Catarinas e suas Tapeçarias", em cartaz no Paradigma Cine Arte até o final do mês de maio, em Florianópolis. Segundo Elke Hulse, organizadora da ação, a exposição mostra uma série de retratos feitos para o bicentenário da Dona Francisca, irmã do Dom Pedro II, para um evento comemorativo realizado em Joinville. o evento faz parte da 12º edição do Floripa Quilt - Festival de Patchwork & Arte Têxtil.

“Partimos para a pesquisa, reunimos materiais e daí surgiram vários retratos, a partir do estudo de pintores que fizeram esse registro ao longo da história da Dona Francisca, em vários momentos da vida dela. Nós traduzimos esses retratos para a tapeçaria. Também apresentamos a série em quadrinhos, na qual cada participante desenvolveu o trabalho tendo como norte os objetos conectados. São histórias em diversos tamanhos. Além desses trabalhos coletivos, eu apresento uma imagem criada a partir de uma obra do artista Caravaggio", explica Hulse.

ANNA MAYA CONQUISTA O A’DESIGN

AWARD & COMPETITION

Mais um reconhecimento internacional para o traço da designer e arquiteta Anna Maya. Ela acaba de ser agraciada com o Bronze Winner no prestigiado A’Design Award and Competition 2025 com o Sofá Tondo. O projeto se destaca por sua abordagem inovadora, combinando formas esféricas em seus encostos com um design arrojado, tornando-o uma peça central de grande impacto visual em qualquer ambiente.

"Receber este reconhecimento pelo Sofá Tondo no A’Design Award é uma honra e uma validação do trabalho criativo que busca unir estética, funcionalidade e inovação. O design deve surpreender e emocionar, e é isso que tento trazer em cada projeto", declara Anna.

Este prêmio se soma a outras conquistas recentes da designer: a Poltrona Gugo, que recebeu o título de Platinum Winner na categoria Design de Móveis - Assentos e Conforto pelo Muse Design Awards, e a estante Samba, agraciada pelo Prêmio Lusófonos de Arquitetura e Design.

ETCETERA E TAL

O estúdio Otropicalista e a Samba Design apresentam a soma dos trabalhos com o Biombo Etctera. Lançado na 1ª edição do VERAS Design, que encerrou no início de maio no Centro Cultural Veras, a peça multifuncional e autoportante combina arte, funcionalidade e sustentabilidade. Com estrutura em madeira natural recortada e acabamento em papel de parede Non Woven com estampa exclusiva, o móvel assume diferentes funções: divisória de ambientes, estante, mancebo ou suporte expositivo.

H Studio
Morgade

ARQUITETURA AÇORIANA VIRA ARTE

EM PATCHWORK

Um vilarejo poético criado em tecido, onde cada casa é um conto costurado à mão. Essa é a definição da coleção Casas Açorianas, que foi lançada pelo Ateliê Papos e Panos durante o 12º Floripa Quilt – Festival de Patchwork & Arte Têxtil.

Sete casarões representativos da arquitetura açoriana em Florianópolis estão reproduzidos em arte têxtil a partir das técnicas Foundation de Patchwork e Quilting: a Galeria do Sambaqui, a Casa das Artes, a Casa dos Açores, a Igreja Nossa Senhora das Necessidades, o Engenho dos Andrade e a Villa do Porto, e o Casarão das Rendeiras - sede da Associação do Bairro Sambaqui.

A coleção Casas Açorianas foi idealizada por Bianca Horn, moradora de Florianópolis, e a materialização das peças acontece pelas mãos da artesã Lizete Schneider Horn, mãe e sócia de Bianca à frente do Ateliê Papos e Panos. O espaço foi fundado em 2020, no Rio Grande do Sul, e logo extrapolou as fronteiras do país pela atuação digital, com a oferta de cursos e de moldes exclusivos.

EVENTO COMBATE A DESINFORMAÇÃO

NO USO DA MADEIRA

Florianópolis sediou, no início de maio, o evento “Madeira Sustentável: O futuro do mercado” com uma programação ampla que abordou diversos temas como a diferença entre desmatamento ilegal e a produção sustentável; manejo florestal; descarbonização da construção civil; rastreabilidade e bons exemplos do uso da matéria-prima em projetos de arquitetura e interiores. Com apoio institucional da Morada Eco, um dos principais objetivos do evento é instrumentalizar profissionais do segmento do décor sobre o potencial do material e desmistificar as dúvidas que ainda pairam no mercado.

H Bianca Horn
H Denilson
Machado

ARQUIT

POR A L E X F E RRER

LANCHINHO

A Le Creuset, referência mundial em design e qualidade artesanal desde 1925, apresenta a coleção On the Go, inteligente, colorida e reutilizável, com recipientes portáteis para alimentos e bebidas. O design sofisticado e a funcionalidade foram desenvolvidos para acompanhar diferentes momentos do dia a dia, seja no trabalho, em viagens, passeios ao ar livre ou atividades esportivas. Aqui em Santa Catarina você encontra lojas no Beira Mar Shopping, em Floripa, e no Balneário Shopping, em BC.

MADE IN SC

A designer de moda Isadora Dourado celebra 4 anos do sucesso de sua marca Dorgas, que nasceu em Joinville, e já vestiu grandes artistas do cenário pop brasileiro com muita criatividade e sustentabilidade. A Grife do norte catarinense, que utiliza a técnica de upcycling para dar um novo e melhor propósito para tecidos que seriam descartados, comemora não só o sucesso como as parcerias criativas, que extrapolaram o território catarinense.

VETERANO

Veterano na CASACOR SC, o designer de interiores Fernando Luiz Dal Bosco, de Balneário Camboriú, chega a sua oitava participação na mostra CASACOR SC, em 2025, que acontecerá em Itapema, no empreendimento Villa Maiorca, entre junho e agosto. Fernando assinará um dos 32 ambientes que a edição apresentará.

JEANS

A Damyller, referência nacional em jeanswear sustentável, expandiu sua presença em Santa Catarina com a inauguração de sua nova loja, com projeto assinado pelo escritório Superlimão. O projeto arquitetônico valoriza um ambiente harmonioso e interativo, alinhado ao compromisso da marca com a inovação e a moda consciente. O badalado evento contou com Lista Vip de Alex Ferrer. Entre os convidados, as sisters e arquitetas Bárbara e Ágata Cipriani.

H Maria Luiza Gaertner Mafra
H divulgação
H divulgação
H Tâmina Adorian

ETANDO

CORPOS

A exposição internacional que impressionou a capital catarinense em 2014 está de volta a Florianópolis. “Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano”, vista por mais de 40 milhões de pessoas em diferentes países do mundo, traz os mistérios da anatomia que sempre provocaram a curiosidade dos seres humanos.

A exposição retorna ao estado no Beiramar Shopping e segue até final de julho.

O acervo da exposição conta com nove corpos reais, em poses inusitadas e numa visão tridimensional da espécie humana, ilustrando os sistemas numa forma dinâmica. São corpos humanos completos e verdadeiros, que se doaram em vida para a ciência. Submetidos ao método da plastinação, estarão expostos mostrando as maravilhas que existem dentro do corpo humano.

NUVENS

Já pode ser considerado o festão do ano o evento de lançamento do futuro edifício residencial mais alto do mundo, o gigante de meio quilômetro Senna Tower, da FG Empreendimentos. A festa disputadíssima contou com show de Cláudia Leite e presença de poderosos de nossa região, além de jornalistas de veículos nacionais e influencers, entre eles o carismático Hugo Gloss, que foi um dos mais fotografados da noite. Na foto ele aparece com a Josiane Waltrich - gerente de marketing da mega construtora.

ENXAIMEL

Combinando a essência germânica do Alles Park, o parque temático de Pomerode (SC) ganhou uma nova obra que reforça sua identidade cultural: o Coração Enxaimel — símbolo da cidade, criado em 2016 em uma peça original produzida por artesãos alemães em parceria com a prefeitura. Inspirado na técnica trazida pelos imigrantes, o coração representa a arquitetura típica da cidade e aprofunda a conexão entre a comunidade e suas raízes.

Instalado em destaque na Vila Germânica do parque temático, o coração pesa 350 quilos e foi produzido com madeiras nobres como canela, itaúba e cedro. Sua construção seguiu a tradicional técnica enxaimel — estrutura em que as peças de madeira são encaixadas entre si, sem a necessidade de pregos ou parafusos metálicos. Em seu lugar, são utilizados pregos de madeira, preservando a tradição artesanal que é patrimônio histórico em Pomerode.

H Andrevruas

REFRESCANTE

UM DRINK RICO EM ANTIOXIDANTES, HIDRATANTE NATURAL E COM COLÁGENO PARA FORTALECER

PELE, CABELO E UNHAS. UM BRINDE À BELEZA E SAÚDE!

Nos dias agitados, nada melhor do que uma bebida leve e refrescante, com uma receita especial que combina frescor e beleza em um só drink. A estrela da vez é a melancia, fruta queridinha do verão, que ganha um toque especial com hortelã. Além de deliciosa, essa bebida é rica em antioxidantes e auxilia na produção de colágeno, usando o Collagen Pro Beauty Blend Puravida. Esse drink é leve, hidratante e cheio de benefícios para a beleza de dentro pra fora.

INGREDIENTES

• 1 scoop de Collagen Pro Beauty Blend Puravida

• 2 xícaras de melancia sem semente

• Suco de 1 limão

• 8 folhas de hortelã

• Pedras de gelo

• Folhas de hortelã para decorar

MODO DE PREPARO

• Bata no liquidificador a melancia, o suco de limão e as folhas de hortelã até obter uma mistura homogênea.

• Adicione o Collagen Pro Beauty Blend e bata rapidamente para misturar.

• Sirva em um copo com gelo, finalize com folhas de hortelã e aproveite.

Rendimento: 400ml

MEMÓ -

afetiva

PROJETOS ARQUITETÔNICOS RESGATAM A MEMÓRIA AFETIVA DOS IMIGRANTES

ITALIANOS NOS RESTAURANTES DA REDE GASTRONÔMICA GALETO MAMMA MIA

A essência da imigração italiana está presente em cada detalhe dos projetos assinados pelos arquitetos Lúcia Reis e Lorenzo Muratorio Cavichioni para o Galeto Mamma Mia. Há quatro décadas, a tradicional marca gastronômica de Gramado encanta turistas de todo o Brasil e segue em plena expansão pelo Sul do país.

A parceria entre os profissionais teve início com a concepção da unidade do Cais Embarcadero, um dos cartões-postais de Porto Alegre (RS). Em um espaço de 400m² distribuídos em dois andares, o projeto combina a rusticidade da colonização italiana, evidenciada pelo uso predominante da madeira, com a estética industrial dos antigos armazéns portuários. No terraço ao ar livre, a estrutura elegante de madeira e vidro proporciona uma vista privilegiada do pôr do sol no Rio Guaíba..

“A partir do trabalho no Cais Embarcadero desenvolvemos uma identidade arquitetônica e visual que passou a ser replicada tanto nas novas unidades quanto nas reformas das já existentes, garantindo coesão estética e reforçando a essência da marca”, explica Lorenzo, filho do empresário gaúcho e fundador do restaurante, Julinho Cavichioni.

RESGATE E REINVENÇÃO

Desde então, a dupla já assinou mais de 20 projetos para a rede, sempre respeitando a tradição da marca e incorporando soluções contemporâneas para aprimorar os espaços. Grande parte dessa identidade visual tem como referência a primeira unidade do Mamma Mia, inaugurada em 1985, em Gramado.

“Esse casarão de madeira se tornou a principal inspiração para os novos projetos, pois ali já estavam presentes os elementos que traduzem a alma do restaurante”, destaca Lorenzo.

O projeto mais emblemático e desafiador da dupla foi justamente a reforma dessa unidade histórica, realizada em

2022. “Além de ser a origem da marca, esse espaço carrega toda a memória e tradição do Mamma Mia. Nossa missão foi preservar os elementos originais da casa, valorizando sua história e identidade sem descaracterizá-la”, analisa Lorenzo.

ACOLHIMENTO E IDENTIDADE

A proposta dos arquitetos gira em torno da valorização dos elementos que fazem parte da memória afetiva dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil há mais de 150 anos. Cada detalhe nos restaurantes da rede é pensado para proporcionar uma experiência acolhedora, transportando os clientes para o passado.

Fotografias antigas de família, cestarias, utensílios de cozinha tradicionais e objetos que remetem às primeiras casas dos imigrantes compõem a atmosfera única do Mamma Mia. As cores icônicas da marca, como vermelho e verde, aparecem em tecidos e revestimentos, reforçando a sensação de aconchego da “casa da mamma”.

“O conforto do ambiente vem dessa mistura de referências: materiais naturais, madeira, tons quentes, iluminação suave e um mobiliário que resgata o passado sem abrir mão da funcionalidade atual”, observa Lúcia.

Um dos desafios constantes deste processo criativo é o garimpo de peças antigas, fundamentais para compor a ambientação dos restaurantes. “Estamos sempre em busca de móveis, utensílios e objetos com história, explorando diferentes lugares para incorporar esses elementos autênticos aos projetos”, explica Lúcia.

O trabalho minucioso dos arquitetos é perceptível em cada unidade do Mamma Mia. Os espaços concebidos por eles encantam os visitantes, celebrando não apenas a riqueza da cultura italiana, mas também a importância dos momentos compartilhados à mesa.

GALETO MAMMA MIA

FLORIANÓPOLIS

SÃO JOSÉ

TIJUCAS

BLUMENAU

CRICIÚMA

JOINVILLE

@GALETOMAMMAMIA

RR BIBEMUS

INSPIRADA NA OBRA “LE ROCHER ROUGE” DE PAUL

CÉZANNE, A

COLEÇÃO REFLETE A FUSÃO DE PEÇAS ÚNICAS E MINIMALISTAS

QUE CONTAM HISTÓRIAS ATRAVÉS DA COMPOSIÇÃO

Uma coleção especial, que revela a essência desse olhar para o mundo, com raízes multiculturais e bagagem de referências. A edição, limitada, tem a essência da Turmalina Rosa. Um colar com um design único, exclusivo. Serão produzidas apenas três unidades.

A Turmalina Rosa revela a associação com afeto e conexão. As peças são resultado de um processo artesanal minucioso, com lapidação personalizada, feita sob medida para a Daslan.

O Colar RR vem acompanhado de uma caixa de madeira desenvolvida especialmente pela designer Claudia Moreira Salles. O porta-colar, que pode se tornar um porta-joias ou elemento de decoração, valoriza a peça como objeto e amplia a experiência de quem recebe, ao unir design brasileiro e joalheria em uma mesma narrativa.

As novas joias, de lançamento exclusivo, integram o universo estético da coleção RR Bibemus, originalmente produzidas com turmalinas verdes. Nesta edição especial, a proposta retoma elementos da lapidação e do gesto manual na joalheria, a partir de uma releitura contemporânea com diálogos e códigos visuais.

LUXOS NO AR

O perfume marca presença sem dizer uma palavra, evoca memórias e traduz a personalidade de quem o usa. Os perfumistas mais renomados do mundo apontam caminhos que unem inovação, leveza e sofisticação, perfeitos para os dias mais solares do ano. Conheça seis tendências olfativas, todas com o refinamento que o mercado de luxo exige.

NO UNIVERSO DO LUXO, O PERFUME É UMA DAS FORMAS

MAIS SUTIS E PODEROSAS DE EXPRESSÃO PESSOAL.

ACORDES CÍTRICOS MODERNOS

Perfumes com notas de limão, bergamota e grapefruit aparecem renovados com toques verdes ou especiados, trazendo uma sensação vibrante e elegante.

Destaque: Tom Ford Neroli Portofino, refrescante, sofisticado e ideal para dias quentes à beira-mar ou reuniões sob o sol.

Perfil: Unissex @tomford

FLORAIS AQUÁTICOS E ETÉREOS

As flores ganham leveza e transparência com notas de jasmim, flor de lótus e brisa marinha, criando uma fragrância que envolve e acalma.

Destaque: Chanel Paris Riviera, delicado, solar e cheio de sofisticação francesa.

Perfil: Feminino @chanel

AROMAS VINTAGE REPAGINADOS

Notas clássicas como lavanda, aldeídos e rosas ressurgem com um toque moderno, evocando elegância atemporal.

Destaque: Maison Francis Kurkdjian Aqua Universalis, limpo, luminoso e extremamente chic.

Perfil: Unissex

@maisonfranciskurkdjian

INOVAÇÃO VERDE COM ASSINATURA HERMÈS

Perfumes tecnológicos e botânicos são a nova fronteira do luxo minimalista.

Destaque: Hermès H24, vegetal e metálico, é uma fragrância ousada que simboliza a modernidade verde da maison francesa.

Perfil: Masculino (com toque unissex) @hermes

NOTAS TROPICAIS SOFISTICADAS

Coco, manga e ylang-ylang se tornam estrelas em composições equilibradas com musk e madeiras nobres.

Destaque: Byredo Sundazed, ensolarado, alegre e com um charme descontraído, sem perder a sofisticação.

Perfil: Unissex @byredo

FRAGRÂNCIAS GENDERLESS E MINIMALISTAS

Com composições limpas e universais, esses perfumes se adaptam à pele e à personalidade de quem os usa.

Destaque: Bvlgari Eau Parfumée au Thé Vert, chá verde e almíscar em um acorde sutil, elegante e refinado.

Perfil: Unissex @bulgari

Fórmula mágica

REFRESCA

Reabastece a pele esgotada pelo exercício, estresse, excessos e o dia a dia. A Bruma Tonificante com Ácido Hialurônico e Esqualano da Biossance é ultrahidratante e tem dois tipos de ácido hialurônico, que ajudam na hidratação e preenchimento, e micronutrientes que “climatizam” e tonificam a pele. Uma água de beleza com spray ultrafino, que proporciona hidratação leve, nutritiva e rica em mineraisde manhã, à noite ou a qualquer hora.

OS INSIGHTS QUENTÍSSIMOS DE

BELEZA REVELAM NOVIDADES QUE ILUMINAM MAIS DO QUE O LOOK: SÃO

TRUQUES QUE FAZEM A AUTOESTIMA

BRILHAR DE DENTRO PRA FORA. E NÃO É SÓ PAPO DE BELEZA, NÃO.

SEM PRESSÃO, SEM REGRA. É SOBRE

BELEZA QUE LEVANTA A AUTOESTIMA

E SE OLHAR NO ESPELHO E PENSAR: “TÔ ARRASANDO ASSIM”.

RENOVA

HORA DE DORMIR

A máscara noturna coreana é formulada com niacinamida, esqualano e um complexo derivado de probióticos para uma pele hiper hidratada e radiante. A Water Sleep Mask traz a inovação coreana em cuidados com a pele, dedicada a fornecer hidratação intensiva, sem pesar na pele, deixando uma sensação leve.

A hidratação profunda e de forma duradoura que suaviza as linhas ao redor dos olhos. O Fito Renovador Área Olhos Elbo é um balm em stick, desenvolvido para proporcionar uma textura macia e rápida absorção. A aplicação é prática e descomplicada. Para usar, gire o bastão apenas o necessário, deslize suavemente sobre a pele e, após o uso, retorne o conteúdo à base da embalagem antes de fechar. Conserve em local seco, fresco e protegido da luz e do calor.

3D

Hidratar os lábios com um brilho extraordinário, com apenas um produto e um simples gesto. Essa é a essência do 3D hydra lipgloss da Kiko Milano. Um produto especial com fórmula enriquecida com óleo de maracujá, textura confortável para um efeito de volume incrível nos lábios macios e luminosos. Ah! O frasco de edição limitada tem design elegante e detalhes de cor ouro rosa, torna-o icónico e precioso.

RELUZ

Um gel hidratante de consistência leve composto com vitamina C pura e derivado. Penetra profundamente na pele, restringindo a produção de melanina, prevenindo diferenças de tonalidades e deixando-a iluminada. O Gel Clareador Rohto Melano CC tem ação antioxidante que combate radicais livres.

PODER ILUMINADOR

Um aliado da praticidade e eficácia no cuidado diário dos cabelos.

O Alfaparf Milano Semi di Lino Style&Care Texturizing Dry Shampoo oferece suporte instantâneo, absorvendo rapidamente a oleosidade em excesso e deixando os cabelos leves, com uma fragrância irresistível. Um produto para revitalizar os fios entre lavagens, proporcionando uma sensação de frescor e limpeza sem a necessidade de água.

UM NOVO TOM DE AZUL

O novo Eau de Parfum Kenzo Homme Indigo personifica o encontro entre a sensualidade da íris, a vivacidade do acorde marinho e o calor do couro. Criada por Quentin Bisch, esta fragrância leva às praias inexploradas. Um perfume que reinventa o acorde marinho característico da linha, adicionando um coração de íris com facetas cremosas, amadeiradas e almiscaradas, tão atraente quanto o cheiro da pele emergindo da água.

Skincare –muito além do sensorial agradável

ACORDAR PELA MANHÃ, LAVAR O ROSTO, PASSAR OS CREMINHOS FAVORITOS, FAZER AQUELA MASSAGEM GOSTOSA

QUE DURA 1 MINUTINHO. E PRONTO! INSTANTES DE AUTOCUIDADO QUE TE PREPARAM PARA ENCARAR O DIA

Você já sentiu como se a sua rotina de skincare fosse apenas isso? Momentos de autocuidado, feitos com cremes cheirosos e texturas deliciosas, mas que não trouxeram mudança alguma para a sua pele? É sobre isso que vamos falar hoje: como em um mercado tão vasto de cosméticos pode ser tão difícil encontrar produtos que sejam ideais para você.

Segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), o Brasil é o 3º maior mercado consumidor de produtos cosméticos do mundo e o 4º mercado no ranking global de países que mais lançam produtos anualmente. Um setor de faturamento bilionário e com forte crescimento anual. Sendo assim, é natural que em meio a tantas opções e com dicas de blogueiras saltando nas redes sociais, você tenha dificuldade em escolher o produto ideal, desperdiçando dinheiro, e pior, colocando a pele em risco.

Primeiro é necessário entender que a enorme quantidade de produtos disponíveis no mercado se dá principalmente pela facilidade de produção existente. Nos dias atuais, a terceirização da produção de cosméticos permite que pessoas dos mais diversos ramos tenham marcas próprias de cosméticos e vendam livremente esses produtos. A comprovação está no grande número de propagandas recebidas e lojas virtuais encontradas. Além disso, no Brasil, a legislação permite que se depender do ativo cosmético e da concentração, o produto não seja classificado como medicamento e a venda é facilitada.

A concentração de ativos cosméticos deve se manter dentro de faixas que não trazem riscos ao consumidor. Até aí tudo bem, pois é uma questão de segurança. Mas também é aí que pode começar a falta de efeito observado, uma vez que a concentração pode não ser suficiente para clarear aquela mancha indesejada ou “alisar” aquela ruga incômoda. O resultado disso é que muitas pessoas têm acesso aos produtos que talvez não sejam indicados para o seu tipo de pele e nem para o seu problema estético.

Então a grande questão aqui é, em primeiro lugar, conhecer o seu tipo de pele. Só que isso nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas perguntas como“Sua pele é seca? Oleosa?

Tende a acordar seca, mas ao final do dia está oleosa?” - conseguimos responder com uma simples auto-observação. Já outras perguntas como - “Você tem espinhas? Ou será rosácea? Ou será rosácea com tendência acneica? E as manchas, são melasma ou hiperpigmentação pós-inflamatória?”- são mais complexas e dependem de inúmeros fatores como histórico de doenças e estilo de vida. Para responder essas perguntas, nada melhor do que uma consulta com um bom profissional da área que, após coletar todas essas informações, poderá indicar os melhores produtos que irão trazer segurança e eficácia para tratar a sua pele como você merece. Pois sim, existem produtos com texturas adequadas, permeação eficaz nas camadas mais profundas da pele e ativos em concentrações numa faixa ideal que irão trazer muito mais que um sensorial agradável, entregarão um resultado para deixar a pele bonita e reluzente. Mas isso será tema para nossa próxima edição!

ARQUITETURA E BEM-ESTAR

O PODER DOS ESPAÇOS

NAS NOSSAS EMOÇÕES

Quando pensamos em saúde mental, dificilmente lembramos, de imediato, do espaço físico ao nosso redor. Mas a verdade é que a arquitetura tem um papel fundamental na forma como nos sentimos, pensamos e reagimos ao mundo. Eu sou Jadiel Jaci Giovanella e, desde o início da minha jornada na arquitetura, sempre acreditei que projetar vai muito além de criar ambientes bonitos ou funcionais — é sobre desenhar emoções, proporcionar acolhimento e promover qualidade de vida.

A maneira como a luz invade um ambiente, o toque natural dos materiais, a conexão com o verde e o cuidado com a ventilação são elementos silenciosos, mas que transformam profundamente o nosso estado de espírito. Pequenas escolhas que, juntas, constroem espaços que curam, fortalecem e inspiram.

Recentemente, tive a alegria de materializar esses princípios no projeto do consultório da nutricionista Vanessa Raitz. Com uma abordagem voltada para a alimentação natural e consciente, Vanessa precisava de um espaço que refletisse sua filosofia: simplicidade, acolhimento e conexão genuína. Apostamos em formas curvas, luz natural abundante e materiais em seu estado mais puro. O resultado é um ambiente que acolhe — um convite ao bem-estar logo na entrada, sintonizado com a essência do trabalho da profissional.

Assim como a arquitetura pode ser um instrumento de equilíbrio, a alimentação também exerce influência direta sobre a saúde mental. A nutricionista Vanessa Raitz reforça que buscar prazer na comida é natural e necessário. O problema surge quando esse prazer se torna nossa única fonte de bem-estar, preenchendo lacunas que poderiam ser ocupadas por outros momentos felizes. O autoconhecimento é o primeiro passo para

ampliar nossas fontes de satisfação: praticar atividades físicas, ouvir música, caminhar na natureza, ler — são práticas simples que alimentam a mente e o coração, da mesma forma que ambientes bem projetados alimentam a nossa alma.

Saúde mental é construída diariamente, por meio de escolhas conscientes. E a arquitetura é uma dessas escolhas: um meio silencioso e poderoso de nos lembrar, todos os dias, que o bem-estar começa dentro — mas pode (e deve) ser potencializado pelo que nos cerca.

Jadiel Jaci Giovanella é arquiteto especializado em projetos focados no bem-estar emocional e psicológico. Apaixonado pela relação entre espaço e mente, busca criar ambientes que promovam equilíbrio e qualidade de vida. (47) 99765-9401

 jjgiovanellaarq

LEGADO ICÔNICO

O NOVO VOLVO S90 É MAIS ELEGANTE E CONFORTÁVEL DO QUE NUNCA, COM UM CONJUNTO ABRANGENTE DE TECNOLOGIA DE PONTA E ATUALIZAÇÕES DE DESIGN

O exterior transmite um visual contemporâneo que reflete a transição contínua da Volvo Cars para a eletrificação completa. O interior renovado apresenta novos materiais premium e recursos aprimorados, que abraçam os benefícios do cliente da tecnologia centrada no ser humano.

O novo S90 apresenta a interface do usuário da nova geração. Projetado para fornecer uma maneira segura e agradável de interagir com o sistema de infoentretenimento, é muito mais rápido e responsivo do que antes. Um novo display central independente de, 11,2 polegadas, aprimora a experiência, e atualizações de software sem fio garantem que o carro ficará melhor com o tempo. Como um híbrido plug-in, o novo S90 é um carro elétrico com um plano B. O veículo tem 80 quilômetros de autonomia totalmente elétrica com uma única carga sob o ciclo de testes WLTP, ao mesmo tempo que fornece mais potência quando necessário. Isso significa que muitos motoristas do S90 poderão realizar os deslocamentos diários sem emissões de gases de escape. Dados da Volvo Cars mostram que quase metade da distância percorrida pelos mais recentes carros híbridos plug-in da Volvo é movida exclusivamente por eletricidade.

O S90 também está disponível em uma versão híbrida leve, com um motor a gasolina turboalimentado de quatro cilindros com tração dianteira, que oferece potência generosa e alta eficiência. “O S90 é uma peça fundamental do nosso portfólio de produtos para os próximos anos em alguns dos nossos mercados asiáticos”, afirma Erik Severinson, Diretor de Produto e Estratégia da Volvo Cars. “Juntamente com o novo ES90 totalmente elétrico, o novo S90 garante uma oferta completa e atraente para clientes que valorizam a segurança e desejam dirigir um sedã Volvo grande e elegante.”

Fiel à herança de segurança da Volvo Cars, o novo S90 tem uma gaiola de segurança avançada e uma gama de recursos de segurança ativa. A função de direção assistida, Pilot Assist, permite uma direção confortável em rodovias com várias faixas e estradas de faixa única.

Além de manter uma velocidade definida e se adaptar a veículos mais lentos, o carro pode seguir o veículo

à frente e frear automaticamente até parar quando necessário em trânsito lento. O Pilot Assist também pode ajudar o motorista a procurar marcações de faixa e fornecer assistência de direção suave para ajudar a manter o carro centralizado em sua faixa.

O novo design exterior do S90 é uma mistura de luxo e design escandinavo contemporâneo e apresenta atualizações significativas. Tanto a nova frente quanto a traseira do carro têm um visual mais contemporâneo e fresco, com uma silhueta aerodinâmica acentuada por linhas limpas e uma grade frontal ousada e mais gráfica. Além disso, o S90 tem um novo capô esculpido, parachoques dianteiros e guarda-lamas dianteiros. O novo Volvo S90 é a melhor versão do sedã híbrido de luxo até agora.

VOLVO CAR BRASIL |

volvocarbr

COSMOS TURISMO APRESENTA

OSAKA

TRADIÇÃO, ARQUITETURA E EXPERIÊNCIAS

SENSORIAIS NO CORAÇÃO DO JAPÃO MODERNO

SITUADA NA VIBRANTE REGIÃO DE KANSAI, NO SUL DA ILHA DE HONSHU, OSAKA É UMA CIDADE ONDE O PASSADO MILENAR E O FUTURO TECNOLÓGICO CONVIVEM EM PERFEITA HARMONIA. MAS É NA ELEGÂNCIA DE SUA ARQUITETURA CONTEMPORÂNEA, NO DINAMISMO DE SUA GASTRONOMIA E NA DIVERSIDADE DE SUAS ATRAÇÕES QUE OSAKA SE REVELA COMO UM DESTINO SINGULAR PARA O VIAJANTE SOFISTICADO.

MUITAS VEZES APELIDADA DE “VENEZA DO ORIENTE”, GRAÇAS À INTRICADA REDE DE CANAIS FORMADOS PELO RIO YODO, OSAKA É UM CONVITE AO DESLUMBRE. SUA PAISAGEM URBANA É MARCADA POR EDIFÍCIOS ULTRAMODERNOS, PONTES ILUMINADAS E BAIRROS QUE MUDAM DE ESTÉTICA A CADA ESQUINA, DO TRADICIONAL AO FUTURISTA. UM VERDADEIRO PLAYGROUND PARA OS AMANTES DA ARQUITETURA, DA ARTE E DA BOA MESA.

UM MERGULHO ENTRE ERAS: O QUE FAZER EM OSAKA

1. CASTELO DE OSAKA

Símbolo histórico da cidade, o castelo do século XVI é cercado por muralhas de pedra e jardins floridos. Na primavera, as cerejeiras em flor tingindo a paisagem de rosa e branco tornam a visita ainda mais especial. No interior, o Museu da História de Osaka oferece uma rica imersão cultural.

2. SHITENNŌ-JI

O primeiro templo budista do Japão, fundado em 593 d.C., tem arquitetura sóbria e jardins meditativos que são um refúgio de contemplação, em contraste delicado com a pulsante vida urbana. Destaque para a Casa do Tesouro, que guarda relíquias sagradas e obras de arte.

3. UMEDA SKY BUILDING

Um marco da arquitetura contemporânea de Osaka, oferece vista panorâmica da cidade a partir de um observatório conectado por escadas rolantes panorâmicas. O subsolo abriga a recriação de um charmoso mercado ao estilo do Japão do início do século XX.

4. SANTUÁRIO NAMBA YASAKA

É um templo inusitado, com um palco em forma de cabeça de leão gigante de 12 metros de altura, símbolo de boa sorte. Um contraste vibrante entre o tradicional e o surreal, no centro do distrito mais animado da cidade.

5. UNIVERSAL STUDIOS JAPAN

Para aqueles que viajam em família ou buscam uma experiência lúdica com excelência, o Universal Studios Japan oferece uma jornada cinematográfica em dez áreas temáticas — de The Wizarding World of Harry Potter a Super Nintendo World. Com atrações que vão de carrosséis infantis a montanhas-russas de última geração, o parque é uma obra de entretenimento imersivo e criatividade arquitetônica.

QUANDO IR: O CHARME DAS ESTAÇÕES

O melhor período para visitar Osaka é entre abril e outubro, quando o clima é mais ameno e a cidade ganha vida com eventos ao ar livre e paisagens floridas. A primavera, especialmente em abril e maio, é marcada pelo espetáculo das cerejeiras, momento em que a cidade se enche de cor, poesia e festivais tradicionais. Já o verão e o início do outono são ideais para explorar Osaka a pé, descobrindo suas nuances em ritmo contemplativo.

GASTRONOMIA:

UM UNIVERSO DE SABORES AUTÊNTICOS

Reconhecida como a capital gastronômica do Japão, Osaka é um paraíso para os apreciadores da alta culinária. Aqui, o sushi ganha versões impecáveis, o lámen é elevado à arte, e até o icônico Kobe Beef aparece em receitas surpreendentes. Nos izakayas contemporâneos e restaurantes estrelados, cada prato é uma celebração dos ingredientes sazonais e da estética japonesa.

EXPO 2025 OSAKA: UM ENCONTRO ENTRE ARQUITETURA VISIONÁRIA, INOVAÇÃO E FUTURO SUSTENTÁVEL

Entre abril e outubro de 2025, a ilha artificial de Yumeshima, em Osaka, Japão, será palco de um dos eventos mais significativos da década: a Expo 2025 Osaka. Com o tema “Designing Future Society for Our Lives” (Projetando a Sociedade Futura para Nossas Vidas), a feira mundial promete reunir pessoas, ideias e tecnologias de ponta para discutir soluções concretas aos grandes desafios contemporâneos da humanidade.

Cinquenta e cinco anos após a histórica Expo 1970, a primeira exposição universal realizada no Japão e na Ásia, Osaka volta a receber o mundo com uma proposta ambiciosa e profundamente conectada ao nosso tempo: imaginar, co-criar e projetar um futuro mais humano, inteligente e sustentável.

Muito além de uma mostra, a Expo 2025 será um verdadeiro laboratório vivo da sociedade futura, denominado People’s Living Lab. Este será um espaço onde o conhecimento global será reunido e compartilhado por meio de experiências interativas, tecnologias emergentes e propostas inovadoras voltadas à resolução de problemas globais — como a crise climática, a desigualdade social e o envelhecimento populacional.

O evento também se posiciona como uma plataforma estratégica para acelerar o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, cuja meta global está marcada para 2030. Outro pilar importante da exposição é a promoção da Sociedade 5.0, conceito que propõe uma nova era em que os mundos físico e digital se integram harmonicamente para gerar bem-estar e eficiência. Trata-se de uma sociedade centrada no ser humano, impulsionada por tecnologias como inteligência artificial, internet das coisas, big data, biotecnologia e robótica.

ARQUITETURA COMO EXPRESSÃO CULTURAL: O PAVILHÃO BRASIL

Um dos destaques desta edição é o Pavilhão do Brasil, idealizado sob a curadoria da artista e diretora Bia Lessa, com organização da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O projeto propõe uma experiência sensorial e poética, em que a arte e a arquitetura dialogam com questões urgentes como a emergência climática e a preservação da vida.

Paz e natureza

HOTEL BOUTIQUE EM VINÍCOLA CHILENA É UM RESGATE DAS TRADIÇÕES E DA IDENTIDADE DO ANO DE 1900. CAMINHADAS, PASSEIOS A CAVALO OU DE BICICLETA, E ATÉ OBSERVAÇÃO DE PÁSSAROS, TRANSFORMAM A EXPERIÊNCIA NO VALE DO ROSÁRIO

O edifício colonial com 10 amplos quartos, piscina, uma elegante, sofisticada e aconchegante sala de estar com lareira torna o lugar perfeito para uma autêntica e diferente experiência Matetic. Situado na propriedade da vinícola Matetic, no Vale do Rosário, a aproximadamente 100 quilômetros de Santiago, capital do Chile, o Hotel La Casona é reconhecido pela possibilidade de desfrutar de atividades enoturísticas com muito conforto e doses extras de sofisticação. Recentemente, o empreendimento lançou passeios que prometem elevar ainda mais a experiência.

Os percursos de bicicleta por trechos do vale que margeiam o Estero del Rosario – curso natural de água que nasce nas colinas do Vale do Rosário - duram 2h30min e passam por diversas paisagens autênticas da região, como vinhedos, áreas de criação de gado, plantações florestais, prados e campos de milho.

Uma excursão inédita leva ao mirante do Cerro Montecristo, de onde é possível avistar a rica biodiversi -

dade natural do Vale do Rosário a partir de uma perspectiva diferenciada. Há também a trilha El Pitio, uma caminhada de aproximadamente 1h30min ao longo de 8 quilômetros. Durante o trajeto, os participantes passam por trechos de floresta esclerófila e têm a oportunidade de avistar aves.

Os fãs de birdwatching, inclusive, podem participar da excursão ao Parque Humedal de Río Maipo, local com a maior diversidade de aves registradas na zona central do Chile –são mais de 190 espécies, de acordo com o eBird Chile 2024. O passeio a cavalo pela fazenda, que dura 2h30min, é conduzido por um huaso (personagem típico do campo chileno).

A atividade explora paisagens formadas por colinas, árvores nativas e campos floridos, passando ainda por pontos que oferecem vistas panorâmicas deslumbrantes.

Nos tours é o momento de explorar destinos icônicos nos arredores do Vale do Rosário. É possível, por exemplo, ir à Isla Negra visitar um dos monumentos nacionais mais famosos do litoral do Chile: a casa do poeta Pablo

Neruda. Há, também, um passeio de meio dia em Valparaíso, cidade portuária conhecida pelas atrações culturais e casinhas coloridas.

O Tour Biodinâmico – atração mais famosa e procurada da vinícola – é uma experiência para degustar rótulos, conhecer áreas importantes da fazenda e aprender a respeito dos processos de produção orgânica e biodinâmica que dão vida aos vinhos de alta gama da Matetic. Um lugar onde os véus e as limitações são levantados, para se aproximar da beleza, como se fosse um gesto incomum. E naquele momento, você vê, de um ponto de vista diferente, um sorriso diferente.

Lançamento Senna Tower

EVENTO É MARCADO PELA PRESENÇA DE CELEBRIDADES E EMPRESÁRIOS EM BALNEÁRIO CAMBORIÚ.

Com mais de 550 metros de altura, o Senna Tower — futuro edifício residencial mais alto do mundo — oficialmente apresentado na noite de 10 de maio, em Balneário Camboriú (SC), marcou o início de uma nova era para o mercado imobiliário brasileiro.

Jean Graciola, cofundador e presidente da FG Empreendimentos; Francisco Graciola, cofundador e presidente do conselho da FG Empreendimentos; Bianca Senna, CEO da Senna Brands; Lalalli Senna, artista plástica, antropóloga e responsável pelo conceito do Senna Tower; Luciano Hang, dono da Havan, receberam os convidados em uma festa no Espaço Senna Tower.

Durante o evento, Lalalli Senna, sobrinha do piloto, apresentou o conceito, criado por ela, do empreendimento, que traz a jornada da matéria ao etéreo, reforçando como a natureza foi pensada no projeto e como será aplicada, unindo isso à Jornada do Herói, com inspiração na trajetória de Ayrton Senna, que é um farol para a geração atual e as futuras. Os elementos da natureza permeiam todo o Senna Tower, simbolizando a transição do material ao imaterial, refletindo a matemática da natureza, alinhando-se à sequência de Fibonacci e à proporção áurea. O evento contou ainda com os shows de Claudia Leitte e Leo Chaves, que animaram a festa e embalaram a madrugada.

Jornada Ezy Color

A EXPERIÊNCIA DA MARCA

NA EXPO REVESTIR 2025

Os dias intensos de conexões, aprendizado e inovação no Estande B11. A equipe da Ezy Color recebeu arquitetos, designers e profissionais que compartilham a paixão por transformar espaços através do design. Durante a programação os convidados do espaço participaram das palestras, trocaram ideias e fizeram dessa edição um sucesso. O encerramento da Expo Revestir 2025 marcou o fim de um ciclo, mas também o início de muitas novas histórias e parcerias.

Insights que acolhem, inspiram e transformam

UMA VIAGEM DE SENTIMENTOS E PERCEPÇÕES PARA DESENHAR ESPAÇOS MAIS AUTÊNTICOS COM A SOU.FA DESIGN

Um momento especial: o Insights Milano 2025. O encontro na Sou.fa Design permitiu sentir, compartilhar e traduzir em palavras e imagens as vivências em Milão — esse centro pulsante de design e inspiração mundial. Durante a ação, o arquiteto Thiago Mondini e o Estúdio Criativo, que trouxeram, através dos olhares únicos, interpretações sensíveis sobre as tendências, os movimentos e as novas formas de pensar os espaços que nos acolhem.

Entre conversas, trocas e reflexões, celebraram uma nova era no design — onde o luxo é ser honesto com o próprio olhar, onde a casa deixa de ser vitrine e passa a ser refúgio, expressão, ninho. O Insights Milano 2025 para os profissionais permitiu olharem para além das tendências e uma escuta sobre o que o espaço pede: essência, verdade e pertencimento.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.