
2 minute read
A CAPITAL DO ROCAMBOLE
from Revista Apetit
Essa matéria vai especialmente para os fãs de carteirinha de uma boa confeitaria
Rocamboles clássicos da padaria O Legítimo Rocambole
Advertisement
Lagoa Dourada é uma cidadezinha no interior de Minas Gerais, situada no Campo das Vertentes, com uma população de aproximadamente 12 mil habitantes, que faz sucesso pelo estado devido a sua sobremesa típica: o rocambole. O quitute começou a se popularizar quando o Senhor Miguel Youssef, descendente de libaneses, se casou com uma lagoense, e fez dessa sobremesa o negócio da família. Desde então, essa delícia culinária se popularizou e faz parte da cultura da cidade, atraindo turistas e contribuindo para a economia local. Inclusive, em 2007, o Rocambole se tornou patrimônio cultural imaterial de Lagoa Dourada. E foi para honrálo que, no ano de 2009, o Festival do Rocambole e Mostra Cultural foi criado.

E se engana quem pensa que só de rocambole viverá este evento. Além, é claro, da degustação gratuita da sobremesa, a festa reúne toda a cultura lagoense, contando com muita arte, brincadeiras, música e comida boa. Por falar em comida boa, a culinária mineira clássica não fica de fora do evento. Tem muita comida, salgada e doce, sendo vendida nas barraquinhas e food trucks que rodeiam o evento. Entre algumas das bebidas disponíveis no festival estão: batidas, sucos, vitaminas, cerveja e, principalmente, a boa e velha cachaça mineira. O Festival do Rocambole dura cerca de três dias e acontece em meados do mês de junho. Porém, vez e outra a data é alterada. Tudo é realizado em praça pública e tem entrada franca, então, não custa nada prestigiar o rocambole mais famoso de Minas Gerais. Inclusive, a festa faz parte do calendário de eventos do Circuito Gastronômico da Trilha dos Inconfidentes.
É no festival que os lagoenses têm a oportunidade de expor e comercializar a sua arte para todo o público
Dentre as inúmeras atrações que compõem a Mostra Cultural, a apresentação do artesanato dos moradores, da Lyra Lagoense, das peças de teatro e os diversos shows musicais, que vão do rock à MPB, ganham destaque. Também é comum acontecer exposição e venda de móveis de madeira de demolição, e de plantas, em especial orquídeas.


Além disso, a prefeitura de Lagoa Dourada promove uma série de workshops gastronômicos e oficinas de arte em cerâmica. Enquanto a próxima edição da Festa do Rocambole e Mostra Cultural não chega, se você estiver passando pelas redondezas de Lagoa Dourada, não deixe de dar um pulinho no município para provar o quitute que pode ser encontrado em todas as padarias e é o maior símbolo da cidade.