
3 minute read
CAMINHOS DE MINAS: TOUR CULINÁRIO
from Revista Apetit


Advertisement
Caminhos de Minas:
Tour Culinário
POR MARIA EDUARDA MENDONÇA
Não é novidade que Minas Gerais seja reconhecida por sua culinária saborosa e marcante, culturalmente rica e cheia de histórias. Mas você já pensou em fazer um tour culinário pelas cidades mineiras? Assim como a Festa do Rocambole de Lagoa Dourada (pág. 10), outros 150 (cento e cinquenta) festivais culinários contam a história de Minas Gerais através da gastronomia e da arte. Os eventos acontecem de norte a sul do estado e são extremamente importantes para o fortalecimento do patrimônio cultural imaterial das cidades mineiras. No nosso Tour Culinário, gastronomia e turismo se unem para te encantar. Selecionamos três cidades turísticas que realizam festivais culinários imperdíveis e, é claro, com um preço acessível para que você possa viver experiências incríveis. Se liga!






ITAMBÉ DO MATO DENTRO
A cidade fica localizada a 119 Km de Belo Horizonte e é reconhecida como uma rota do ecoturismo por suas áreas florestais e cachoeiras encantadoras. A plantação de bananas é um fator marcante para a economia de Itambé do Mato Dentro, por isso a cidade sedia um festival de receitas à base de banana: o Cabeça de Boi. O evento é gratuito e reúne receitas típicas de festa junina, além de shows com artistas da região e muita dança. O festival ocorre em julho e possui a entrada franca. Após participar do festival, você não pode deixar de visitar as cachoeiras de Itambé do Mato Dentro. Uma ótima opção é a Cachoeira da Vitória, que possui cerca de 70m de queda d’água. Além disso, a cidade fica próxima a Serra do Cipó, que é uma parada obrigatória para os mochileiros. No local você encontrará pinturas rupestres, vistas incríveis e cachoeiras de tirar o fôlego.
Na mochila
Imagens da direita da página disponibilizadas pela Prefeitura de Itambé do Mato Dentro; e imagem a esquerda disponibilizada por Eiliv-Sonas

Prefeitura de Diamantina
DIAMANTINA
A cidade histórica fica localizada no norte de Minas e possui um extenso patrimônio cultural, que vai desde obras arquitetônicas a deliciosas comidas típicas. O festival Diamantina Gourmet é um evento marcante que une culinária e cultura, valorizando a história local. Os restaurantes participantes do festival devem escolher construções, personagens históricos ou músicas populares para homenagear através de seus pratos. Diamantina é um destino ideal para quem gosta da arquitetura barroca, pois suas Igrejas e casarões, construídos no século XVI, apresentam o estilo barroco-rococó. Além disso, você também poderá visitar o Museu do Diamante e a casa de personagens históricos marcantes, como Chica da Silva e Juscelino Kubitscheck. O festival geralmente ocorre em setembro e os valores dos pratos variam de R$15,00 a R$100,00.

BRUMADINHO
A cidade metropolitana de Belo Horizonte é sede de quatro festivais culinários marcantes: Brutiquim, Brumadinho Gourmet, Festival da Jabuticaba e Festival da Cachaça. Mas nosso foco hoje é o festival que reúne produtos feitos a partir da canade-açúcar, especialmente, a aguardente. No Festival da Cachaça, produtores locais apresentam suas bebidas em uma festa muito animada. O evento é importantíssimo para a economia da cidade, pois contribui para a valorização do trabalho de pequenos produtores. Além de cachaça, o festival também apresenta doces feito de cana-de-açúcar, como a rapadura. O festival acontece em agosto e o evento final possui a entrada franca.
INSTITUTO MUSEU INHOTIM

Unsplash
Para aqueles que apreciam obras de arte e parques ambientais tranquilos, Brumadinho também oferece o Instituto Museu Inhotim, um dos maiores museus a céu aberto do mundo. Além de uma reserva natural, o Inhotim é referência na apresentação de obras artísticas contemporâneas, que vão desde pinturas à galerias interativas. No museu também é possível fazer piqueniques e tirar belíssimas fotografias.

A T E N Ç Ã O C I N É F I L O S !
O seriado 3porcento da Netflix teve cenas gravadas no Instituto Museu Inhotim.
Divulgação/Netflix