Page 1

évoralocal

185

Câmara Municipal de Évora / Director: Carlos Pinto de Sá // Semanário, 13 Março de 2014

Ciclismo: Volta ao Alentejo regressa a Évora

A 32ª edição, que se realizará de 26 a 30 de Março, terminará na cidade Património Mundial. Depois de um interregno de três anos (2011, 2012 e 2013) a Volta ao Alentejo em Bicicleta, a mais importante competição desportiva disputada em solo alentejano, está de regresso a Évora. A 32ª edição, que se realizará de 26 a 30 de Março, terminará na cidade Património Mundial, após a disputa da quinta etapa que ligará Montemor-o-Novo a Évora.

Deliberações

da C.M. de Évora

pág.05

pág.07 Sabia que... A Trav. Da Caraça deve o seu nome a um artífice de bustos de cera que ali viveu na idade média?

TEATRO

pág.09 pág. 09

Cinema Garcia de Resende


évoralocal / pág. 02


Ciclismo: Volta ao Alentejo regressa a Évora

A 32ª edição, que se realizará de 26 a 30 de Março, terminará na cidade Património Mundial.

Depois de um interregno de três anos (2011, 2012 e 2013) a Volta ao Alentejo em Bicicleta, a mais importante competição desportiva disputada em solo alentejano, está de regresso a Évora. A 32ª edição, que se realizará de 26 a 30 de Março, terminará na cidade Património Mundial, após a disputa da quinta etapa que ligará Montemor-o-Novo a Évora. A Volta ao Alentejo em Bicicleta realiza-se desde 1982 e tem contribuído de forma marcante para a promoção da região no contexto nacional e internacional, assumindo-se como prova desportiva de importância reconhecida, o que explica a sua integração no calendário internacional da União Ciclista Internacional (UCI).

A “alentejana” como é carinhosamente apelidada tem como atrativo suplementar o facto de nunca nenhum ciclista ter conseguido vencer a prova por duas vezes.

évoralocal / pág. 03


évoralocal / pág. 04


Deliberações da Câmara Municipal de Évora Em reunião pública de 26 de fevereiro Câmara de Évora toma conhecimento da programação do Mês da Juventude O Mês da Juventude, que irá ter lugar durante todo o mês de março no concelho de Évora, foi um dos assuntos abordados nesta reunião. A apresentação geral foi feita pela Vice-Presidente, Élia Mira, que deixou o convite a todos para assistirem à cerimónia de abertura que tem lugar pelas 17:30 horas de sexta-feira (dia 28), no Palácio de D. Manuel. Ainda antes da Ordem do Dia, o Presidente da Câmara Municipal, Carlos Pinto de Sá, informou sobre a sua participação na cerimónia de assinatura do acordo que permitirá à construtora aeronáutica Embraer instalar em Évora um centro de engenharia e tecnologia. Deu informação sobre as reuniões que a autarquia está a realizar com outras empresas que se mostram igualmente interessadas em investir em Évora. Um exemplo disso são as negociações já em marcha com uma empresa multinacional da área de software que tenciona instalar aqui um centro de produção ainda durante este ano. O autarca recordou também as negociações efetuadas em relação à obra de requalificação da Escola EB 2,3 André de Resende que a Câmara manteve durante os últimos meses com vários organismos governamentais e que possibilitaram desbloquear processos, culminando com a assinatura do ato de consignação da obra.

O Presidente deixou algumas reflexões sobre a importância desta obra, informando que foi constituída uma equipa interdisciplinar camarária para acompanhar os trabalhos, estando agora em agenda também a marcação de reuniões com a escola e com os moradores da área envolvente. No decurso da Ordem do Dia, merece destaque o ponto sobre a candidatura do Município de Évora ao concurso “Selo Europeu para as Iniciativas Inovadoras na Área do Ensino/Aprendizagem das Línguas 2013 ”, que através do trabalho desenvolvido na Atividade de Enriquecimento Curricular (Inglês), obteve uma Menção Honrosa, posicionando-se como o terceiro melhor projeto nacional. A candidatura do projeto “English Web” foi elaborada pelos serviços camarários e incidiu sobre a relação entre o ensino precoce de línguas e a utilização das tecnologias de informação e comunicação. Foi também tomado conhecimento, entre outros assuntos, do programa da exposição “Retábulos da Cidade de Évora”, que irá realizar-se de 7 de maio a 19 de setembro, no Convento dos Remédios e da preparação de mais uma edição da Feira Medieval, a decorrer entre 3 e 6 de abril, com o apoio logístico do Município e que decorrerá na Praça 1º de Maio, em Évora. évoralocal / pág. 05


évoralocal / pág. 06


Sabia que

A Trav. Da Caraça deve o seu nome a um artífice de bustos de cera que ali viveu na idade média?

A TRAVESSA DA CARAÇA

É rua certamente antiga a que hoje chamamos de Travessa da Caraça. Terá sido desenhada talvez nos inícios do século XIII, para ligar o "muro quebrado" à zona do antigo Hospital de Jerusalém e primitiva Igreja da Graça, que se situavam no local onde hoje se admira o Convento do qual já demos notícia noutra estória. Contudo, é travessa cujo topónimo permaneceu fruto da memória colectiva, pois conta-se que na Idade Média, aqui morou um artífice de bustos de cera, assinalando a sua oficina com uma "caraça" de pedra, que deu assim nome ao arruamento a partir de 1836. Hoje, o desafio é descobrir essa caraça, que ainda ali se situa...

Gustavo Val-Flores, Divisão do Centro Histórico, Património, Cultura e Turismo

évoralocal / pág. 07


évoralocal / pág. 08


CINEMA | Igreja De São Vicente

évoralocal / pág. 03


évoralocal / pág. 10


évoralocal / pág. 11


Évora local185  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you