Revista Mineira de Engenharia - Edição 41

Page 14

Matéria de Capa

Na construção a Arena do Amazonas, Andrade Gutierrez aplicou, pela primeira vez a metodologia da Lean Construction, cujo objetivo é a excelência operacional na construção. Foto: Andrade Gutierrez/Divulgação

ter o privilégio de liderar essa equipe e ajudar a alcançar os resultados que estamos alcançando. Ninguém faz nada sozinho”, afirma Ricardo Sena, que se diz particularmente orgulhoso pelo fato de o prêmio ter vindo de uma entidade de engenheiros. “Estamos sendo reconhecidos por pessoas que dividem a mesma paixão que temos pela engenharia e entendem profundamente do negócio que tocamos”. Compliance – A “volta por cima” a que Sena se refere está sustentada em quatro pilares: compliance, excelência operacional, digitalização e inovação: a introdução da política de compliance significou a implantação de uma metodologia transparente de relacionamento entre a empresa e seus clientes, notadamente os da área pública, que acabaram sendo os pivôs da crise que se abateu sobre a empresa a partir de 2015, com a operação Lava Jato. O primeiro ato da política de compliance foi a aprovação, em 2013, do Código de Ética e Conduta e a instalação, no ano seguinte, do comitê responsável por sua aplicação. Em 2015, entrou em vigor uma norma específica da empresa para o relacionamento com o poder público.

“Esse prêmio reconhece um trabalho que vem sendo realizado por uma grande equipe de pessoas competentes, que formam a Andrade Gutierrez. O meu mérito é poder ter o privilégio de liderar essa equipe e ajudar a alcançar os resultados que estamos alcançando. Ninguém faz nada sozinho”

14

Assim, quando as primeiras denúncias envolvendo a companhia apareceram, em 2015, a empresa já estava com seu programa de compliance em andamento, inclusive com um canal ativo para o recebimento de denúncias envolvendo a empresa. “A gente já estava nessa jornada de transformação”, explicou, durante seminário sobre inovação realizado em novembro, na SME, o diretor de Planejamento Estratégico da Andrade Gutierrez Engenharia, Guilherme Pinto. Por isso, segundo ele, quando a Lava Jato chegou, a transição para um novo modelo foi rápida. “A gente já sabia o que fazer’, afirmou. Tanto que o primeiro acordo de leniência com o Ministério Público foi assinado já no ano seguinte, em 2016, poucos meses após o surgimento das primeiras denúncias envolvendo a empresa. Em 2017, outro marco da política de compliance foi a certificação da empresa pela ISO 37.600, que normatiza essas regras. Excelência – As primeiras ações da Andrade Gutierrez na busca da excelência operacional foram adotadas em 2010, quando da construção da Arena da Amazônia, um dos estádios utilizados nos jogos da Copa de 2014. Ali, pela primeira vez, a Andrade Gutierrez aplicou a metologia da Lean Construction, uma instituição internacional especializada na implantação de normas de qualidade específicas para a indústria da construção. No Brasil, o Lean Institute está há 20 anos. Em 2012, estas normas foram aplicadas em duas obras industriais e, três anos depois, em 2015, estendidas a todos os canteiros de obras da companhia. Um dos pilares do sistema é o planejamento reverso, no qual as ações são definidas partindo do final da obra até o seu início, com planejamentos para três meses e também para seis semanas, além da realização de reuniões diárias e semanais para avaliação de cada etapa. Revista Mineira de Engenharia nº 41 | 2019


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.