Revista Mineira de Engenharia - 18ª Edição

Page 54

ENGENHARIA DE SEGURANÇA | INCÊNDIO

O Coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Miguel Novaes, diretor de Atividades Técnicas do CBMMG, assegura que todo trabalho preventivo é bem-vindo. Principalmente, diante da fragilidade das condições de segurança constatada pelos bombeiros nos eventos públicos e também em prédios por onde circulam milhares de pessoas. Coronel Miguel Novaes diz que existem queixas em relação à ação do Corpo de Bombeiros de parte dos responsáveis pelos eventos, demonstrando pouca preocupação com a segurança dos usuários. Para romper com a negligência, é “essencial que a sociedade tenha informação e consciência de que deve exigir mais segurança nesses ambientes”, observa. O diretor da empresa Equipex Semon, Haroldo Novaes, apontuou que são iniciativas como a da SME, através da Comissão de Engenharia de Segurança, que podem fazer a diferença nos trabalhos de educação e conscientização e, também, nas propostas de aperfeiçoamento das normas técnicas e de pressão sobre o poder público. Para o engenheiro Affonso Arthur de Almeida Brandão, conselheiro da Associação Mineira de Engenharia de Segurança (AMES), a população precisa ser educada nessa temática para ter uma atitude mais preventiva de incêndio, daí a urgência de mais debates sobre o assunto.

54

FORMAÇÃO - No campo da formação superior, os representantes das universidades que participaram do painel anunciaram iniciativas para evidenciar o tema da segurança contra incêndio em suas instituições. O coordenador de pós- graduação do curso Engenharia de Segurança do Trabalho da Universidade Fumec, Flávio César Neves, disse que será formado, em breve, um curso de extensão específico sobre o tema. Na Universidade Federal de Minas Gerais, o vice-diretor da escola de Arquitetura, Paulo Gustavo Von Krüger, informou que há interesse em abordar a temática, também, na pós-graduação. O objetivo é provocar nos profissionais de arquitetura uma responsabilidade ainda maior quanto à segurança contra incêndio, na elaboração dos projetos arquitetônicos. ETIQUETA DE SEGURANÇA - Durante exposição, o vice-diretor Paulo Von Krüger apresentou a Etiqueta de Segurança Contra Incêndio em Edificações que foi desenvolvida por ele, como uma ferramenta eficiente na aplicação da ideia de segurança. Nos moldes do selo de consumo de energia elétrica, a etiqueta de segurança tem uma função preventiva e não punitiva ou, menos ainda, criar apreensão ao usuário de uma edificação que não tenha atingido o valor mínimo de segurança contra incêndio. “A etiqueta irá permitir uma avaliação do prédio (ou ambiente) e, consequentemente, a busca de sua adequação com o intuito de atingir os critérios sugeridos no processo de etiquetagem”, explica.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.