3 minute read

DIA DE CAMPO COOPERBOM.

A Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho realizará, na segunda quinzena de fevereiro, o Dia de Campo. O evento acontecerá na Fazenda COOPERBOM com objetivo de levar informações in loco aos produtores rurais. O presidente da organização, Fúlvio Queiroz Cardoso Neto, acredita que “essa é uma maneira eficiente de levar aos cooperados novas tecnologias agropecuárias”. Para o diretor comercial Enes Fialho, “o Dia de Campo dissemina informações e troca conhecimento na prática, esclarece dúvidas e traz respostas que auxiliam os produtores”.

IMPORTÂNCIA:

Advertisement

A importância do Dia de Campo é consensual entre os participantes ao promover a comunicação de produtores rurais, técnicos agrícolas, lojas agropecuárias e pesquisadores. O Dia de Campo é extremamente efetivo no sentido de difundir novidades tecnológicas, criar condições e oportunidades de planejamento de safras e alternativas mais sustentáveis, aumentar a rentabilidade e a produtividade e, por fim, fortalecer a agricultura.

O milho é o segundo grão mais produzido no Brasil, conforme levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) – com 268,7 milhões de toneladas, o Brasil deve ter uma produção recorde de grãos na safra 2020/21. A expectativa é que, no período, o plantio ocupe cerca de 66,8 milhões de hectares, 879,5 mil hectares a mais que na safra anterior.

O volume estimado representa um crescimento de 2,3% em relação à temporada anterior, na qual os agricultores colheram 100 milhões de toneladas do grão. Diante desse cenário e considerando também a importância da silagem para nossa microrregião, a Cooperativa Agropecuária de Bom Despacho (COOPERBOM) programou para a segunda quinzena de fevereiro de 2021 o Dia de Campo sobre cultivares de milho e suas atribuições. O evento tem o objetivo de mostrar visualmente características de cada híbrido plantado.

Contamos com a participação e o envolvimento de sete empresas parceiras na montagem dos campos demonstrativos: Agroceres, Agroeste, Brevant, KWS, Morgan, ZK (Syngenta) e Santa Helena Sementes.

A área-teste foi plantada em 3/11/2020, em área de 14 hectares, tendo sido disponibilizados dois híbridos por empresa, e seguiu as condições técnicas descritas no quadro a seguir:

Observa O

• 16 LINHAS DE PLANTIO PARA CADA HÍBRIDO, INICIANDO COM BREVANT NO ALTO DA ÁREA, E FINALIZANDO COM AGROESTE.

GRÃOS:

Em 2020/21, a produção de soja deve ficar em 133,7 milhões de toneladas, estima a Conab, o que mantém o Brasil como o maior produtor mundial da oleaginosa. A colheita de milho também deve ser recorde, de 105,2 milhões de toneladas, 2,6% a mais do que no ano anterior.

A área de cultivo de arroz deve aumentar 1,6%, mas os técnicos da Conab estimam queda de 4,2% na produtividade, o que deve resultar numa colheita de 10,8 milhões de toneladas. O mesmo pode ocorrer com o feijão, cuja safra estimada é de 3,126 milhões de toneladas, o que significaria diminuição de 3,2% em relação à temporada passada.

O milho deve atingir, na safra atual, 34,5 milhões de toneladas exportadas, enquanto a exportação de soja deve ficar em 82 milhões de toneladas e subir 3,7% na safra 2020/21, chegando a 85 milhões de toneladas, estima a Conab.

AÇÕES ADMINISTRATIVAS.

Medidas na área administrativa são importantes e estão sendo tomadas. Todas elas têm o objetivo de beneficiar os cooperados.

A EMATER está retornando para o escritório na unidade da COOPERBOM, no Bairro Ana Rosa. Enquanto isso, o IMA também poderá voltar para aquela unidade. A situação está em análise.

Promovemos renegociação de dívidas referentes a contratos antigos com o Banco do Brasil e Banco Itaú, com redução de juros de 7% para 4%.

Estamos realizando estudos para ampliação da carta de convênios para proporcionar mais benefícios aos cooperados.

O quadro de funcionário está sendo reestruturado.

Veículos antigos, com altas taxas de despesas, estão sendo vendidos. Com a negociação dos veículos dispendiosos e a terceirização dos serviços de transporte, haverá enorme economia para a cooperativa e maior custo-benefício.

Elaboramos plano de instalação gradativa de energia fotovoltaica. Inicialmente, no supermercado e futuramente será expandido para demais áreas.

Com essas medidas, a COOPERBOM reduzirá custos e vai melhorar sua eficiência.

NOVOS ASSOCIADOS:

• Antônio Carlos Pinto

• Anderson Gomes de Souza

• Daniel Cardoso Ferreira

• Diógenes Benone Silva

• João Jesus Ferreira

• José Carlos da Fonseca

• Júnio César da Costa Assis

• Rafael Martins

• Rosângela Maria da Costa

Silva

Leite Entregue Na Cooperbom

PERÍODO:

Novembro/2019

Dezembro/2019

Janeiro/2020

Fevereiro/2020

Março/2020

Abril/2020

Maio/2020

Junho/2020

Julho/2020

Agosto/2020

Setembro/2020

Outubro/2020 Novembro/2020

This article is from: