1 minute read

CIÊNCIA

Next Article
e 23 SEGURANÇA

e 23 SEGURANÇA

AgroCiência COURO ANTICOVID

Uma solução inovadora para o controle do coronavírus foi lançada pela JBS Couros, o couro anticovid, o qual recebe um aditivo de micropartículas de prata, que possuem ação antiviral, nanotecnologia capaz de inativar 99% do vírus cerca de meia hora depois de entrar em contato com ele. A tecnologia é totalmente brasileira e foi desenvolvida em 10 meses.

Advertisement

Os testes sobre a efi cácia do couro anticovid foram coordenados pelo pesquisador do Instituto de Ciências Biomédicas da USP, Lúcio Freitas. “O uso de nanotecnologia aumenta a superfície de contato da prata e sua estabilidade no couro, potencializando a ação antiviral”, afi rma o pesquisador.

O couro é indicado para superfícies que podem estar em constante exposição ao vírus, como móveis, assentos e volantes de veículos, além de roupas, bolsas e carteiras, entre outros inúmeros itens confeccionados com a matéria-prima. “Nosso couro passou por testes científi cos que comprovam a inativação do vírus sars-cov-2”, reforça o presidente da JBS Couros, Guilherme Motta.

A tecnologia consiste em utilizar sais de prata sintetizados e estabilizados por nanotecnologia.”As micropartículas de prata são capazes de inativar o vírus por dois mecanismos: em sua membrana - onde rompem esse revestimento externo do vírus e inativam sua entrada nas células hospedeiras, e no RNA (ou no DNA), onde oxidam o material genético do vírus exposto, inativando sua capacidade de multiplicação”, afi rma o cientista de materiais Daniel Minozzi, fundador e diretor da Nanox, empresa especializada em nanotecnologia e antimicrobianos que desenvolveu o aditivo usado pela JBS Couros.

This article is from: