
3 minute read
Internacionalização
A Seção Técnica de Internacionalização - International Office, ligado à Assistência Técnica de Gestão Estratégica (ATGE) e à Comissão de Relações Internacionais (CRInt), vem atuando com foco em convênios com instituições estrangeiras no sentido de viabilizar a realização de intercâmbio de docentes, alunos brasileiros e estrangeiros, bem como oferecer suporte aos intercambistas e professores visitantes, oriundos de outros países. No período de 2018 a 2022, a CRInt foi presidida pelo Prof. Dr. João Luiz Passador e pelo Prof. Dr. Roberto Guena de Oliveira, tendo como vice-presidente a Profa. Dra. Solange Garcia dos Reis, e ao longo do quadriênio, o International Office da FEA-RP contabilizou o envio de 223 alunos ao exterior e o recebimento de 146 alunos estrangeiros de graduação e pós-graduação.
Convênio e Bolsas de Estudos
Advertisement
Entre o segundo semestre de 2018 e o primeiro semestre de 2022, dentre os alunos da FEA-RP que realizaram intercâmbio, 66 receberam algum tipo de bolsa de estudos que são gerenciadas pelo International Office, seção responsável inclusive por realizar a indicação dos alunos, a tramitação dos processos nos sistemas USP (Júpiter, Mundus e Juno), o acompanhamento junto à Seção de Contabilidade, a emissão de relatórios etc. Desse total, 57 bolsas foram concedidas pela Aucani/Auspin/Santander e nove por meio de parceiros internacionais, o que reflete o bom posicionamento da FEA-RP em relação aos estudos oferecidos aos alunos estrangeiros e, também, a participação dos alunos brasileiros, que representam a faculdade no exterior. Em abril de 2022, havia 56 convênios ativos na unidade e outro 29 em processo de renovação. O número de vagas oferecidas entre os convênios ativos, para intercâmbio. No primeiro semestre 2022, foram oferecidas 156 vagas e, para o segundo semestre, está previsto o oferecimento de outras 133.
Disciplinas de graduação oferecidas em inglês para toda a comunidade
No transcorrer dos últimos anos, houve um esforço da Comissão de Graduação com a Comissão de Internacionalização da FEA-RP para o oferecimento de disciplinas em língua inglesa nas grades dos próprios cursos da unidade e também voltada a alunos estrangeiros, em atendimento à exigência dos convênios firmados com muitas universidades. Foram oferecidas as disciplinas em inglês: International Law Applied to Business, Comércio Eletrônico, Português para Falantes de Outras Línguas – Básico, Desenvolvimento de Competências Interculturais e Estudo de Casos nas Organizações Agroalimentares.
3. GESTÃO
A gestão administrativa da FEA-RP sempre foi muito compartilhada com os departamentos acadêmicos: Departamento de Administração (RAD) que no quadriênio teve a chefia do Prof. Dr. Jorge Henrique Caldeira de Oliveira (2018-2022); Departamento de Economia (REC) com a chefia do Prof. Dr. Sérgio Kannebley Júnior (2018-2021) e Roseli da Silva (2021 e 2022); e Departamento de Contabilidade (RCC), com a Chefia do Prof. Dr. Fabiano Guasti Lima (2018-2020) e da Profa. Dra. Adriana Maria Procópio de Araujo (2020-2022). Os departamentos, que também são responsáveis pela gestão dos professores foram decisivos nos editais de contratação, evolução na carreira e na avaliação horizontal. Ademais, são fundamentais nos processos de mudança curricular, criação de disciplinas, avaliação de regimento da pós-graduação, criação de cursos e atividades de extensão, autorização para atividades extra regime de trabalho, avaliação e autorização de projetos de pós-doutorado, dentre outros aspectos da vida universitária. A gestão da escola nesse período obviamente foi marcada pela pandemia, que não impediu que fossem resolvidos alguns problemas históricos da unidade, dentre eles a pendência judicial envolvendo o curso de Economia Empresarial e Controladoria, cuja decisão determinou que a partir do ano de 2023 sejam oferecidas disciplinas de complementação para que os diplomados pelo curso ECEC, com habilitação em Contabilidade, obtenham adicionalmente o diploma do curso de Ciências Contábeis. Além disso, foram retomados os concursos de titular, um deles judicializado que terminou a contento, com indicação e homologação final, bem como dos concursos de professores doutores com o objetivo de fossem repostas as vagas decorrentes de aposentadoria e demissões. Nestes quatro anos de gestão, outras medidas devem ser destacadas: o reconhecimento da Fundace como fundação de apoio da USP, dando estabilidade institucional para os cursos de extensão; a retomada dos cursos de especialização na modalidade EaD, interrompidos durante a gestão passada; implementação e retomada de obras estruturais e de melhorias na unidade; e a criação de um espaço voltado ao empreendedorismo e inovação no campus.