2 minute read

Pesquisa

obrigatórias; a eliminação do exame de qualificação de mestrado em dois dos programas, por seminários e consórcios mestral e doutoral; e a modificação no formato do modelo de doutorado direto, com seleção por proficiência científica (PPGCC).

Titulações

Advertisement

Entre os anos de 2018 a 2021, foram realizadas 224 defesas de mestrado e doutorado, conforme demonstra a Tabela 3.

Tabela 3 – Defesas realizadas (mestrado/doutorado) por PPG entre 2018-2021

Defesas de mestrado e doutorado por ano

Programa 2018 2019 2020 2021 Total

ME-PPGAO 17 26 8 9 60 DO-PPGAO 11 21 13 6 51 ME-PPGCC 10 8 6 5 29 DO-PPGCC 10 4 7 4 25 ME-PPGE 16 10 14 11 51 DO-PPGE - 1 7 - 8

Total 64 70 55 35 224

A Comissão de Pesquisa (CPq) da FEA-RP foi composta entre 2018 a 2020 pelo Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino (Presidente) e pela Profa. Dra. Claudia Souza Passador (Vice-Presidente) e entre os anos de 2020 e 2022 pelos Prof. Dr. Marcelo Sanches Pagliarussi e Profa. Dra. Geciane Silveira Porto, como Presidente e Vice, respectivamente. Durante o quadriênio, as duas gestões desta comissão se empenharam em introduzir boas práticas de pesquisa, por meio da circulação de ideias e facilitação de trâmites. A FEA-RP é uma unidade de pesquisa vinculada à área de Ciências Sociais Aplicadas, portanto uma área que, além de produzir ciência básica, se caracteriza por aplicar conceitos e tecnologias advindos da ciência em prol da sociedade.

Para tanto, uma parcela significativa dos trabalhos utiliza aparato científico metodológico para resolver problemas concretos da sociedade e suas organizações. Embora nem sempre sejam contabilizadas sob a métrica de produtividade científica atualmente em vigência, essas pesquisas – que são desenvolvidas em grupos voltados a temáticas distintas, como economia da educação, cooperativismo, economia solidária, agronegócios, controladoria do Estado e organizações – se caracterizam por sua aplicabilidade direta à sociedade brasileira, entre eles a criação de modelos econômicos para saneamento e para previdência social municipal. Nessa perspectiva, com o reconhecimento da Fundace como fundação de apoio, abre-se a possibilidade de melhorar a gestão desses projetos, sempre incentivados pela Diretoria da FEA-RP. A adesão da unidade ao Netherlands Code of Conduct for Research Integrity, na reunião da Congregação da FEA-RP, em 28 de março de 2019, possibilitou a criação de procedimentos locais para que os pesquisadores envolvidos nos projetos de pós-doutorado, assim como com os grupos de pesquisa a serem certificados junto ao DGP/CNPq, tomassem conhecimento e adotassem políticas internas para induzir, divulgar e valorizar as boas práticas segundo o código internacional. Visando a uma maior agilidade, foi estruturado o processo para emissão de parecer técnico de proposta de convênios de pesquisa para orientar a discussão e decisão da Congregação. Para tanto, a CPq definiu critérios e estruturou as informações a serem apresentadas pelos proponentes dos convênios. Além disso, em 2021, em uma iniciativa conjunta com a Diretoria, a CPq passou a ser a instância de avaliação para as solicitações de aplicação de questionários - de pesquisas internas e externas à unidade - para fins científicos junto à comunidade FEA-RP. A comunicação externa foi o segundo foco de ação da CPq. Buscou-se contribuir para o aumento da atratividade da faculdade no que se refere às nossas competências de pesquisa. Para tanto, foi criada a página eletrônica da Pesquisa disponível no sítio da FEA-RP, com a adequação de linguagem, reorganização de informação e inserção de instruções para interessados. A CPq apresentou os destaques de pesquisa da FEA-RP na série “Pesquisa na USP: Destaques recentes” promovido pela PRP, com transmissão pelo canal oficial da Pró-Reitoria.

This article is from: