ÁGUAS DA SERRA
ÁGUA PARA O BAIRRO DO CANTAGALO, EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ
Bairro que abriga mais de 80 famílias e recebe milhares de turistas, está perto de concretizar o sonho de ter água potável.
ÁGUA PARA O BAIRRO DO CANTAGALO, EM SÃO BENTO DO SAPUCAÍ
Bairro que abriga mais de 80 famílias e recebe milhares de turistas, está perto de concretizar o sonho de ter água potável.
Os moradores do bairro do Cantagalo, em São Bento do Sapucaí estão comemorando o início das obras para a distribuição de água tratada no bairro. A parceria entre a Câmara de Vereadores, por meio do vereador Antônio Carlos Domingues “Timbé” e o Comitê de Bacias, garantiu a perfuração de um poço artesiano no local, que poderá, em breve, distribuir água tratada para os cerca de 200 moradores do local.
A obra de perfuração do poço teve início em meados de fevereiro e está pronta para receber a estrutura da estação de tratamento que fará a distribuição de água tratada no bairro “Nós abraçamos a ideia por entender a necessidade do bairro, que está na rota do turismo e que sofre com a falta de água encanada. E a parceria com o Comitê de bacias garantiu o início das obras”, comentou o vereador Antônio Carlos Domingues “Timbé”.
Hoje a água utilizada pelos moradores é captada no córrego que passa pelo bairro e também de uma mina. “Em dias de chuva a água chega na torneira cheia de barro, ou mesmo quando alguns animais passam por perto do sistema de captação.
Então a água tratada é muito aguardada aqui no bairro”, explica o morador Daniel Carvalho.
De acordo com Daniel, a água tratada no bairro é uma espera de 40 anos. “Meu avô já lutava pela água tratada aqui no bairro e, na época, muitos moradores ainda não entendiam a necessidade. Mas, água tratada é uma questão de saúde e ainda mais agora que recebemos tantos turistas por aqui, já que o bairro fica na rota do caminho da fé”, salientou. O bairro é atendido por uma Unidade Básica de Saúde e por uma Escola Municipal de Ensino Fundamental I, oferece ainda estrutura de pousadas, bares e restaurantes, que atendem tanto a população como os turistas. No bairro, também funciona uma agroindústria de azeite de oliva e locais para a venda de artesanato. “Em alguns momentos a quantidade de pessoas atendidas aqui no bairro chega a triplicar com a vinda de turistas, que ficam hospedados para curtir a natureza local, ou que passam por aqui, a caminho de Aparecida”, explica Daniel.
Para José Acácio Bizarria, presidente da Sociedade Amigos do Bairro do Cantagalo, a obra é de extrema necessidade para o bairro. “A gente agradece o esforço do Comitê para que a Sabesp termine a obra, porque água tratada traz qualidade de vida, especialmente para os idosos e para as crianças. Estamos muito esperançosos que a água chegue logo”, comemora.
“O Bairro do Cantagalo carece desse apoio há muito tempo e levar a água tratada é o primeiro passo! Nós da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e com intermediação do Comitê de Bacias, conseguimos junto a SABESP que o projeto, de fato, saísse do papel. Em menos de um ano após o início das tratativas a primeira intervenção já ocorreu, que foi a perfuração do poço para verificação qualitativa e quantitativa da água”, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Rafael Olímpio Silva.
Segundo o engenheiro Nazareno Mostarda Neto, Secretário Executivo do Comitê de Bacias, o Comitê não tem medido esforços para que a obra de saneamento seja concluída no bairro do Cantagalo.
“Estamos acompanhando o andamento das obras e nos movimentando junto aos órgãos responsáveis para que, em breve, o bairro seja atendido com o sistema de água tratada”, ressaltou. (continua na próxima página...)
“Investir em abastecimento de água é investir nas pessoas. Por isso, o próximo passo agora é o projeto para dimensionamento da rede de abastecimento e a licitação para a construção da mesma, obra esta que será realizada pela SABESP Estamos extremantes otimistas que num futuro próximo todos os moradores do bairro terão uma água de qualidade! Faremos o possível para ajudar no que for necessário”, Prefeita de São Bento do Sapucaí, Ana Catarina Bonassi.
O próximo passo é dar andamento também na implantação do sistema de esgoto. “Estamos aguardando também essa obra, que será uma parceria entre a Prefeitura de São Bento do Sapucaí e os órgãos responsáveis para finalizar todo o sistema de saneamento básico do bairro”, concluiu o vereador Antônio Carlos Domingues, “Timbé”.
O bairro do Cantagalao fica à 18 km do centro de São Bento do Sapucaí e para se chegar ao local de altitude elevada e temperatura amena, existem muitos caminhos que cortam bairros vizinhos como Bocaina, Áreas e Luminosa, ora Estado de São Paulo ora Estado de Minas Gerais.
O centro do bairro é composto por uma ponte que, uma vez atravessada, leva à Igreja de Santa Maria e ao coreto -marcado por uma bússola em forma de galo no cume. As casas, a escola, o posto de saúde, a quadra de esportes que está sendo construída e o campo de futebol compõem a vila. O entorno, com estradas de terra, cachoeiras, trilhas, animais da fazenda e exóticos, mata nativa, e muito mais, completam o cenário típico rural.
O projeto Turismo Rural Comunitário possibilitou a criação de novas perspectivas na vila. Atualmente o Bairro do Cantagalo conta com duas hospedarias, um café da roça, monitores para acompanhar os visitantes em trilhas e passeios exuberantes, dois artesanatos, uma agroindústria de azeite de oliva e uma loja de doces. Tudo plantado, colhido e produzido localmente. De uma forma mútua os moradores se ajudam e oferecem atividades de qualidade. O visitante pode passar um dia ou uma semana no local que entretenimento não faltará Leite “ao pé da vaca”, caminhadas, pedaladas, passeios a cavalo, trilhas, bom almoço no fogão à lenha, contação de causos e lendas ao redor da fogueira, e muito mais.
Parceria entre a Câmara de Vereadores, Moradores e o Comitê de Bacias garante início das obras de abastecimento
Nos próximos meses, seu website passará por uma série de atualizações significativas, visando proporcionar aos usuários uma experiência mais moderna, interativa e informativa. Essas mudanças são parte integrante do projeto de comunicação e mobilização, realizado pela Vale Verde com recursos do FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
Uma Janela Virtual para a Sustentabilidade Hídrica
O website do Comitê das Bacias Hidrográficas da Serra da Mantiqueira há muito tempo tem sido uma fonte de informações sobre a gestão e preservação dos recursos hídricos na região No
entanto, para acompanhar as demandas digitais em constante evolução e melhor atender às expectativas dos usuários, uma renovação abrangente se faz necessária.
O novo website será muito mais do que apenas uma plataforma informativa. Ele se transformará em um centro interativo para a conscientização sobre a importância da conservação da água e da sustentabilidade hídrica. Os visitantes encontrarão uma série de recursos que permitirão uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pela região e das iniciativas em andamento para enfrentá-los.
www.comitesm.sp.gov.br
Telefone : (12) 3664-3229
Email : comitesm@terra.com.br