4 minute read

TOP VIEIRA

A excelência da formação do Vieira agora também em tempo integral

Aponte sua câmera para o QR-Code e veja o depoimento de crianças sobre a oportunidade de ficar mais tempo no Vieira

Advertisement

As crianças adoram se divertir e aprender nos espaços de aprendizagem do Vieirinha. Elas se sentem à vontade nos ambientes da escola, pois percebem, no dia a dia, o compromisso do Colégio Antônio Vieira em promover uma formação integral, valorizando o brincar e toda a cultura da infância.

Ao perguntar às crianças como se sentem no período em que ficam na escola, muitas já têm a resposta na ponta da língua: “Gostaria de plantar, cuidar dos peixes e fazer uma horta”, revela Saulo Santos. “Ia brincar com meus amigos, ler livros e várias outras coisas, como arte e música”, completa Mallu Assis.

Um dos ambientes preferidos é o Espaço Criançando. O local tem parquinho e área verde, com laguinho de peixes, minhocário, horta, túnel de bambu, entre outros, que ampliam as possibilidades de brincadeiras e novas descobertas a partir de interações multissensoriais e também com outras crianças.

Foi esse sentimento dos pequenos de “sentir-se em casa” que mobilizou boa parte das famílias vieirenses para que o colégio oferecesse o Tempo Integral. Assim, após várias pesquisas e escutas às crianças e suas famílias, o Vieira atendeu: o colégio, a partir de 2023, passa a contar com o Vieira TOP, como o projeto de Tempo Integral do Vieira foi batizado.

A proposta pedagógica, que carrega em seu DNA a formação integral diferenciada da Rede Jesuíta de Educação (RJE), foi cuidadosamente desenhada, permitin- do uma ampliação do tempo do aluno na escola, por meio de atividades lúdicas e formativas, dentro do conceito do “aprender e brincar; brincar e aprender”.

A nova modalidade será oferecida, inicialmente, aos alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental (EF), crianças da faixa etária de 6 a 9 anos. O turno es- pecial começa às 7h, com as aulas regulares, estendendo-se até 17h, incluindo refeições orientadas por nutricionistas.

Inf Ncia Acolhida

“No Vieirinha Integral, seu filho e sua filha, seu neto e sua neta, seu sobrinho e sua sobrinha conviverão em um espaço privilegiado e em harmonia com a beleza da natureza. Estarão num lugar seguro, cercados do cuidado de profissionais competentes, passando mais tempo ao lado dos amigos que levarão para sempre no peito, além de desfrutarem de uma formação acadêmica e humana sólida, de excelência e para toda a vida”, ressalta o professor Renato Barros, coordenador-geral do Vieirinha, unidade destinada aos estudantes do 1º ao 7º ano do Ensino Fundamental (EF).

O professor, que acompanha diariamente a empolgação das crianças nos espaços de aprendizagem do colégio, vem sendo procurado pelas famílias interessadas em saber mais sobre a oportunidade de estar no Vieira TOP. Aumentaram também as consultas nesse sentido à Central de Boas-Vindas da instituição.

E não é para menos. Para compor a proposta do Tempo Integral, a comissão que está à frente do projeto fez visitas técnicas a unidades educativas da RJE no Brasil que já oferecem o serviço, buscando conhecer os melhores mode- los que se adaptassem aos princípios do Projeto Político-Pedagógico do Vieira e à realidade local. A ideia é não apenas atender às expectativas das famílias que, muitas vezes, não podem estar com as crianças após o turno regular, mas oferecer um projeto de um tempo estendido na escola que seja realmente qualitativo, integrado ao currículo, mas que também encante as crianças.

“Todo processo educativo precisa ser muito refletido, estudado, pesquisado. Então, esse percurso de desenho do nosso Tempo Integral começou em 2019, sendo trabalhado por uma equipe multidisciplinar, até porque não queríamos oferecer mais do mesmo, mas, de fato, uma proposta consistente com a marca da formação integral da educação jesuíta, da educação que a gente acredita”, conta a diretora-geral do Vieira, professora Mariângela Risério, que é mestre e doutoranda em Educação. A proposta prevê que as potencialidades da infância sejam desenvolvidas considerando os potenciais da infância no tempo presente. “Elaboramos esse projeto pensando sempre na criança, cheia de possibilidades, nessa cultura da infância que a gente tanto valoriza. A nossa ideia é sempre preservar e também res- significar esse tempo, que é tão rico de construção de possibilidades, inclusive para o jovem que virá adiante, mas que, para tanto, precisa viver a infância bem, intensamente, com todo potencial que cada uma traz, somando-se ao Projeto Político-Pedagógico do nosso colégio, que traduz o que a gente entende por educação”, frisa a educadora.

Aprendizagem Baseada Em Projetos

Assim, a partir de propostas metodológicas articuladas ao turno regular, “o aluno do Vieira TOP terá mais tempo para estar no centro dos processos de aprendizagem e desenvolver o pensamento científico, crítico e criativo, assim como outras a rotina diária do programa, que inclui muita descontração e brin cadeiras, mas sempre com intencionalidade formativa.

A diretora acadêmica do Vieira, professora Ana Paula Marques, também destaca as intencionalidades pedagógicas da proposta. “Trata-se de uma proposta que amplia e potencializa o processo formativo, por meio de atividades curriculares e propostas metodológicas articuladas aos componentes previstos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, diz ela, que também é mestre e doutoranda em Educação.

Novos Espa Os

competências, habilidades e valores fundantes para a sua formação na contemporaneidade, partindo de uma metodologia de aprendizagem baseada em projetos”, complementa a professora Adriana Novis, coordenadora pedagógica do 1º e do 2º ano do Ensino Fundamental (EF) e articuladora pedagógica do Vieira TOP.

“É, de fato, um projeto que foi pensado de uma forma cuidadosa, muito criteriosa, com bastante amor e afeto, com um único propósito: que a infância do seu filho, da sua filha, possa se sentir em casa. Tudo em um ambiente seguro, cuidadoso, afetuoso e cheio de alegria, como a infância precisa”, frisa a professora Adriana Novis. Em reunião de apresentação do projeto às famílias, ela detalhou

“É um projeto em sintonia com as infâncias da contemporaneidade. Concebe cada criança como um cidadão de direitos em todas as suas dimensões, explorando o desenvolvimento cognitivo, mas também socioafetivo e espiritual, de modo que temáticas voltadas para o corpo, a saúde, a natureza, o afetivo, o social, a cultura, a espiritualidade, a ética e o simbólico sejam experiências de aprendizagem significativas e transformadoras para cada criança”, conclui.