2 minute read

os jovens

Os projetos de protagonismo estudantil possuem importância imensurável. Eles nos possibilitam aprender não só o conteúdo didático, mas aprender a viver! O Neims, núcleo do qual faço parte desde 2020, ampliou meus conhecimentos sobre as questões sociais que afloram em nosso país, contribuindo para me ajudar a olhar criticamente ao meu redor e todas as realidades da sociedade. Além disso, proporcionou e proporciona conhecer novas pessoas de diversas turmas, favorecendo o meu aprendizado, me possibilitando exercer a liderança dentro da escola de uma forma diferente das convencionais. ARIELI LISBOA

Inicialmente, é essencial entender que os núcleos assumem um papel social muito importante na escola. Vivenciar a experiência do Ensino Médio com o Naic foi importante para mim em diversos sentidos. Um deles foi o autoconhe cimento. Os trabalhos e dinâmicas que desenvolvi com o Núcleo, como a palestra sobre saúde da mulher, proporcionaram até um melhor esclareci mento sobre a área de conhecimento que gostaria de seguir profissionalmente. Portanto, como cidadã e estudante, eu só tenho a agradecer e reforçar a importância de outros alunos de se darem a oportunidade de conhecer pessoas interessadas em mudar a realidade, com ações eficazes, construtivas e mais inclusivas. BEATRIZ SARNO (EX-ALUNA

Advertisement

Entrei no Vieira uma criança quieta, tímida até. Lembro, claramente, da época em que isso começou a mudar: no final do Ensino Fundamental (EF), participei da liderança de sala e me aproximei do Serviço de Orientação Religiosa e Pastoral (Sorpa). Entendi que havia como atuar e aprender no colégio, dentro e fora da sala de aula. Eventualmente, integrei a Avla, a ONU Colegial (simulação de conferência das Nações Unidas), o NAV, discutindo, neste último, questões relacionadas à sustentabilidade. Com os projetos de protagonismo me senti agente de minha própria formação, passando a me entender no mundo como alguém que pode ir além do que é proposto. GUILHERME FREITAS (EX-ALUNO)

Atuo como coordenador do Voluntariado e agora faço parte do time da ONU Colegial, um projeto que move e faz a diferença! Desde que escolhi o Vieira como colégio, sempre estive com um olhar atento ao desenvolvimento do protagonismo juvenil e do senso humanitário nessa instituição. Minha vivência e imersão dentre tantos projetos têm ressignificado o motivo de aprender com o próximo, refletir e en contrar soluções acerca das principais temáticas globais, além de me permi tir agir de maneira eficaz no desenvolvimento do meu lado humano. A ONU Colegial, por exemplo, me proporcionou, além de um grande aprendizado, conhecer pessoas incríveis que guardarei para a vida.

JOÃO NETO

Aceitei o desafio de estar na secretaria e no setor de teatro da Avla, na coordenação do NAV e ainda participar da ONU Colegial. Esses lugares de protagonismo juvenil e liderança, que eu tenho tido a oportunidade de ocupar, vêm fazendo uma grande diferença em minha formação, não apenas como estudante, mas como ser humano. Graças a eles, além de aprimorar diversas habilidades inter e intrapessoais, fui capaz de desenvolver ainda mais um sentimento de pertencimento e integração tanto com o espaço do colégio quanto com a comunidade vieirense em si.

VIEIRENSE

Ser do Grêmio Estudantil do Vieira me fez crescer muito, desde ter a noção da responsabilidade – que é ser uma referência para os alunos, principalmente para os mais novos – até aprender sobre questões burocráticas. Acredito que viver a liderança vai muito além de ter um título: é conseguir enxergar no outro uma qualidade ou possibilidade que ele ainda não enxergou. Por isso nós, do grêmio, nos preocupamos tanto em promover atividades de integração entre os estudantes de todos os turnos e séries. Estar ativa nos núcleos, projetos e questões do Vieira me faz sentir muito mais parte do colégio, conseguindo perceber todos os esforços feitos para que cada vieirense tenha a melhor experiência possível!.

ANA BEATRIZ NERY