1 minute read

NOITES plurais

Projeto amplia acesso à cultura e arte, desenvolvendo senso crítico de estudantes

Rodas de conversa, filmes e peças teatrais são algumas das atividades que fazem parte do currículo escolar dos alunos do Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio

Advertisement

Vieira

Por meio do projeto Noites Plurais, os estudantes têm acesso a apresentações artístico-culturais que promovem discussões sobre temas atuais e transversais, como racismo e xenofobia.

A iniciativa da equipe pedagógica do ensino noturno foi implementada no ano de 2022 e acontece uma vez por mês. O nome escolhido está alinhado com o que o projeto propõe: noites diferentes, fora da sala de aula e com acesso ao conhecimento de uma forma mais descontraída

Para a equipe pedagógica do Ensino Médio Noturno, os encontros permitem que o aluno desenvolva a observação, reflexão e senso crítico, habilidades importantes tanto na esfera acadêmica como na profissional e pessoal.

O objetivo do Vieira vai além da preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), incluin- do uma formação para a vida. A equipe pedagógica frisa que, no colégio, quando se pensa em um ensino integral, o aluno acaba tendo acesso às diversas naturezas de conhecimento, e não só na teoria.

Na prática, o projeto desconstrói a ideia tradicional de que o aprendizado só acontece com um livro aberto e dentro da sala de aula convencional. Assim, o objetivo do Noites Plurais é levar a aprendizagem para além da sala, instigando o estudante a ampliar seu repertório cultural, que é tão diverso quanto o mundo à sua volta.

Recursos Diversos

Um dos temas do Noites Plurais foi a exibição do filme Medida Provisória, uma adaptação da peça teatral Namíbia, Não!, escrita pelo ator e roteirista Aldri Anunciação. O longa debate o racismo a partir de uma distopia na qual as pessoas negras são mandadas para o continente africano. Após a exibição, os alunos conversaram com Aldri sobre as temáticas abordadas no filme.

Da mesma forma, os alunos do noturno discutiram questões como o respeito aos povos indígenas, a partir da palestra da professa Suzane Costa, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Assistiram também à apresentação, em telão, da peça O Caminho dos Mascates, interagindo com a produtora cultural Poliana Bicalho, mestre em Artes Cênicas, sobre conflitos enfrentados pelos povos nordestinos.

O Ensino Médio Noturno do Colégio Antônio Vieira faz parte das ações filantrópicas da Província dos Jesuítas do Brasil, que oferece o curso inteiramente gratuito para jovens de famílias de baixa renda. As inscrições são abertas no final de cada ano para o período letivo seguinte. Além do acesso à qualidade do ensino da Rede Jesuíta de Educação, os estudantes ganham fardamento e material escolar, entre outros benefícios.

This article is from: