2 minute read

ARTEMÁTICA

Professores:Denise Lopes e Marlon Mendes

A matemática, senhora que ensina o homem a ser simples e modesto, é a base de todas as ciências e de todas as artes.

Advertisement

Artemática: disciplina nova ou palavra inventada? No ano de 2022, os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental testemunharam que, muito além disso, Artemática foi uma marcante e significativa experiência.

Ainda no final do ano de 2021, na reunião de passagem, quando os professores Denise e Marlon recepcionaram e apresentaram, aos então alunos do 7º ano, as novidades que estariam por vir, uma fala conjunta e o início de uma prática comum entre as duas disciplinas, Arte e Matemática, ali surgiu. A semente estava plantada.

Durante o ano letivo de 2022, com a cabeça cheia de ideias e a possibilidade de realizar esses encontros de maneira concomitante em todas as turmas de 8º ano, a criarem experiências comuns, que uniram conhecimentos artísticos e matemáticos dentro de um mesmo conteúdo. Ainda sem nome, foram os próprios alunos que nomearam essa experiência, Artemática, em uma dessas aulas comuns.

Para iniciar essa prática, foi escolhido, em Arte, o conteúdo de Arte Cinética, aprofundando os estudos a respeito do artista plástico estadunidense Alexander Calder, através de seus móbiles e estruturas cinéticas. Em Matemática, foi eleito o conteúdo de Baricentro, que é um ponto notável do triângulo, no qual, é determinado pelo encontro das retas medianas, com esse ponto é possível encontrar o centro de gravidade do triângulo.

Seria uma aula de Arte usando Matemática ou uma aula de Matemática usando Arte? Talvez, essa pergunta nem os alunos consigam responder, pois o artista Alexander Calder, Engenheiro Mecânico por formação, uniu os conhecimentos de arte e estética com o equilíbrio em suas criações de escultura cinética, mesmo equilíbrio visto com o baricentro do triângulo. Na união dos dois componentes curriculares, com os professores atuando simultaneamente, as aulas, além de interdisciplinares, foram aulas dinâmicas e aplicáveis.

Com triângulos de madeira, os alunos colocaram a mão na massa, determinaram o baricentro do triângulo, depois fizeram texturas e gravuras, na sequência furaram o ponto determinado pelo encontro das medianas, equilibrando assim, Arte e Matemática e, inspirados pela obra de Calder com aplicação de conceitos matemáticos, os alunos construíram um belo móbile que ficou exposto no 1º andar do conjunto 2.

Uma vivência muito especial para a Artemática, foi a visita guiada no MACS (Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba), onde os alunos visitaram a exposição "Post-Digital", com obras do artista francês Pascal Dombis, de curadoria de Franck James Marlot. Visitar os espaços artísticos da cidade e ter contato com obras de arte originais é fundamental para ampliar o repertório de formação cultural, além de promover momentos únicos de reflexão e fruição diante da experiência estética. Após o momento de visitação e imersão, os alunos participaram de uma oficina muito interessante promovida pelos educadores

Para fechar o ano, a proposta de Artemática foi a construção de um Caleidociclo, um brinquedo matemático muito curioso, composto por tetraedros isósceles. A construção do Caleidociclo envolveu o estudo de geometria, após o estudo de retas, ponto médio e transformações geométricas, os alunos precisaram planejar, construir de forma planificada as figuras geométricas que resultam em uma figura tridimensional, espécie de anel giratório de muitas faces. O resultado ficou ainda mais interessante com a parte artística do projeto, que envolveu o processo criativo de estampas e texturas em cada uma das faces do Caleidociclo. Após a montagem, a surpresa! A cada giro no brinquedo, as estampas criadas pelos alunos se encontravam, causando curiosidade por parte de todo o grupo.

Faz-se necessário, portanto, afirmar que as experiências proporcionadas por um ano de trabalho interdisciplinar, onde as fronteiras que, por vezes, separam disciplinas ditas antagônicas, a razão e a emoção, causaram potenciais ganhos na aprendizagem e no desenvolvimento dos conteúdos de cada disciplina. Momentos significativos que ficarão guardados na memória dos nossos alunos.

This article is from: