Page 1

revista

EDIÇÃO 26 | JUL / AGO / SET 2018

Disponível para Android e iOS

FORÇA EXTRA

CORAÇÃO SEGURO

Suplementos energéticos garantem energia na hora da malhação

Como evitar os riscos que provocam doenças cardíacas

CAPA

Com disciplina, cuidados diários e ajuda de produtos adequados, é possível mantê-la saudável e bonita todos os dias E MAIS: NOTAS DE SAÚDE, DICAS DE BELEZA E NOVIDADES TECNOLÓGICAS


EDITORIAL

CARO LEITOR, O verão passou e está na hora de intensificar os cuidados com a pele do seu rosto. Por isso, preparamos uma matéria especial mostrando o passo a passo da rotina de cuidados ideal para você ter uma pele sempre bonita, macia e saudável. Também explicamos o que são os protetores solares, hidratantes e dermocosméticos e por que eles não podem faltar no seu nécessaire. No começo do ano não é raro que as mulheres abusem do sol, praia, mar e piscina e esqueçam de manter uma rotina de cuidados com os seus cabelos. Se este é o seu caso, a gente ajuda você a recuperar os fios ressecados e quebradiços. Esta edição da Extrafarma também traz a maneira correta de cuidar da saúde das mãos e unhas, inclusive as cores de esmalte que estarão em alta nos próximos meses. Engana-se quem pensa que a preocupação com a aparência é uma exclusividade feminina. Os homens estão cada vez mais vaidosos e investindo em cosméticos e outros produtos de beleza. Confira todos os detalhes em uma matéria especial sobre produtos desenvolvidos para o público masculino. Também entramos no mundo fitness para falar de suplementos e energéticos, que estão fazendo a cabeça de quem frequenta academias e boxes de crossfit. Explicamos como eles atuam no organismo, em que casos são mais indicados e como devem ser utilizados. A Extrafarma sabe que os cuidados com a saúde precisam ser constantes. Por isso, trouxemos para você dicas e sugestões para baixar o nível de colesterol no sangue e manter o coração sempre saudável. Saiba o que precisa fazer para sair dos grupos de risco e evitar infartos, derrames e outros problemas cardíacos.

MOCINHO OU VILÃO? COMO CONTROLAR O COLESTEROL

DEPILAÇÃO

10 PELE RADIANTE 12 CORAÇÃO 18 BELEZA 20 GRANDES ALIADOS 24 FAÇA VOCÊ MESMO

PRODUTOS MULTIFUNCIONAIS SÃO ALIADOS

HÁBITOS SIMPLES EVITAM PROBLEMAS

COMO RECUPERAR C OS FIOS

APPS QUE FACILITAM SUA VIDA

VAIDADE

26 DISPOSIÇÃO 28 HOMENS APOSTAM NA APARÊNCIA

SUPLEMENTOS GARANTEM M ENERGIA EXTRA

TOP LIST

Um grande abraço da

INFLUENCIADORAS

EQUIPE

A Revista Extrafarma é feita para você! Envie seus comentários para: revista@extrafarma.com.br

8

34

Você pode ler a Revista Extrafarma no seu celular ou tablet. Procure a publicação no Google Play ou App Store.

EXTRAFARMA EQUIPE DE MARKETING: Rodrigo de Almeida Pizzinatto, Carlos Lacerda, Camila Khaznadar, Carlos Amoêdo Jr. CONTEÚDO E PROJETO GRÁFICO CMN - Content Marketing DIREÇÃO EXECUTIVA: Alexandre Serpentino, Tiago Serpentino DIREÇÃO EDITORIAL: Monise Centurion MTB 39.763/SP REDAÇÃO: Michelle de Geus REVISÃO: Diogo Coelho DIREÇÃO DE ARTE: Raphael Freire ADMINISTRAÇÃO: Fabiana Cruz COMERCIAL: Tiago Serpentino - tiago.serpentino@editoracmn.com.br ATENDIMENTO: Edison Lopes Bernardo TIRAGEM: 120 mil exemplares. A EXTRAFARMA não se responsabiliza pelos conteúdos emitidos por terceiros. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização. A REVISTA EXTRAFARMA é editada por CMN - Content Marketing (19) 3583-1251, editoracmn.com.br. Assessoria de Imprensa Extrafarma: thayana.araujo@temple.com.br. Sugestões de pautas para a revista: redacao@cmnrevistascustomizadas.com.br


GIRO

Verdade INCONVENIENTE T

odos os meses, as mulheres sofrem com as terríveis cólicas menstruais. Mas você sabe por que elas acontecem? Quando o corpo se prepara para receber um bebê, a camada mais interna do útero, chamada endométrio, fica mais grossa para nutrir o possível embrião. Quando ele não vem, o endométrio começa a se desmanchar. É nesta etapa que entra em ação a prostaglandina, responsável por fazer o útero se contrair para que o endométrio seja eliminado do organismo. Esse processo é o que chamamos de menstruação. O problema é que essas contrações do útero comprimem os nervos e os vasos sanguíneos que estão ao redor, causando a cólica menstrual.

Fazendo as pazes com a menstruação Adolescentes e mulheres jovens estão entre as que mais sofrem de cólica menstrual. Os sintomas costumam diminuir de intensidade depois dos 20 anos ou após a primeira gravidez. A boa notícia é que você não precisa conviver com essa dorzinha incômoda todos os meses. Já existem remédios específicos contra cólica que amenizam as dores e os desconfortos para que seja possível continuar realizando todas as atividades normalmente. Além disso, manter hábitos saudáveis, relaxar e se distrair também podem ajudar a mandar a dor embora.

GAROTA dourada O

banho de lua é uma técnica bem antiga de clarear os pelos do corpo, principalmente dos braços, pernas e barriga. É possível encontrar várias opções de kits que já vêm com todo o material necessário. Para ter um bom resultado e evitar irritações na pele, é preciso tomar alguns cuidados. O banho de lua não pode ser feito em regiões com machucados e nem em mucosas. Aplique o produto numa pequena área do braço e observe durante alguns dias se você vai ter alguma reação alérgica, só depois utilize em partes maiores do corpo. Prefira os descolorantes livres de amônia e ricos em vitamina E. Após o procedimento, hidrate bem a pele para que ela fique macia e cheirosa.

6

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


SAÚDE

Colesterol QUEM É O MOCINHO E O VILÃO? Fundamental para o bom funcionamento do organismo, ele precisa ser controlado dia a dia

O

colesterol é um dos grandes vilões da nossa saúde, certo? Infelizmente, a resposta não é tão simples assim. O colesterol é um álcool orgânico com propriedades semelhantes aos da gordura e é essencial para o bom funcionamento do nosso organismo. Sem ele, a membrana que envolve as nossas células não seria formada e elas não receberiam oxigênio e nutrientes. Essa substância também é responsável pela síntese dos

8

hormônios sexuais, ácidos e vitamina D, que ajudam no processo de digestão. Cerca de 70% do colesterol é produzido pelo próprio organismo. O restante é consumido por meio da alimentação, principalmente por produtos de origem animal, como carnes gordurosas, leite e ovos. Uma dieta desequilibrada, com excesso de fritura e doces, pode aumentar o colesterol, fazendo mal para o coração. Esse quadro favorece o acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das

artérias, diminuindo o fluxo de sangue e podendo levar ao aparecimento de doenças cardíacas. O colesterol não circula no sangue sozinho. Ele é transportado no nosso organismo por meio de lipoproteínas. A LDL, abreviação em inglês para “lipoproteína de baixa densidade”, ficou conhecido como “colesterol ruim”, pois leva o colesterol do fígado para órgãos e tecidos. Já a HDL, abreviação em inglês para “lipoproteína de alta densidade”, popularmente chamada de “colesterol

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


De olho nos alimentos Alimentos ricos em gorduras e açúcares são conhecidos por aumentar o colesterol ruim. Veja alguns exemplos • Frituras: Peixe frito, carnes à milanesa, batata frita e hambúrguer • Embutidos: Salsicha, salaminho, bacon, mortadela • Doces: Chocolate, bebidas achocolatadas, biscoitos e tortas industrializadas • Leites e derivados: Leite integral, leite condensado, queijos amarelos e creme de leite

A melhor maneira de controlar o colesterol é manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente. Em alguns casos, especialmente quando há histórico familiar, a medicação pode ser necessária.

bom”, tem a tarefa de retirar o colesterol do sangue e levá-lo novamente para o fígado, onde será reaproveitado. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), o nível desejável de LDL no sangue é abaixo de 130 mg/dl e acima de 40 mg/ dl para o HDL. A melhor maneira de controlar o colesterol é manter uma dieta balanceada e praticar atividades físicas regularmente. Em alguns casos, especialmente quando há histórico familiar, a medicação pode ser necessária.

Alguns remédios conseguem diminuir a taxa de colesterol em até 50% e são indicados para pessoas com outros fatores de risco, como obesidade e diabetes.

diminuir os níveis de colesterol no sangue. Vale tudo: esportes, musculação, dança, artes marciais ou qualquer outra atividade que você considere prazerosa.

Fique de olho nos fatores de risco Existem vários fatores que podem influenciar os níveis de colesterol ruim no sangue e a maioria deles são possíveis de controlar. Que tal começar agora mesmo?

HISTÓRICO FAMILIAR Como o nosso corpo também produz colesterol, a genética pode ser um fator de risco. Se existe histórico de colesterol alto em sua família, os cuidados precisam ser redobrados.

SEXO E IDADE Após a menopausa, as mulheres têm mais chances de ter colesterol alto. Isso acontece porque um dos principais hormônios femininos, o estrogênio, ajuda a proteger as artérias da fixação de gorduras.

OBESIDADE O sobrepeso é, sem dúvida, um dos principais fatores de risco. Ao descuidar da alimentação, o excesso no consumo de doces, frituras e produtos industrializados pode aumentar o colesterol e os riscos de doenças cardiovasculares.

SEDENTARISMO A prática de atividades físicas auxilia na perda de peso e ajuda a

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018

DIABETES As pessoas que sofrem com diabetes são mais propensas a ter muito LDL “colesterol ruim” e baixos níveis de HDL “colesterol bom”. Além disso, a grande concentração de açúcar no sangue danifica as paredes das artérias e favorece o aparecimento de placas de gordura.

HÁBITO DE FUMAR Os cigarros não prejudicam apenas os pulmões. Assim como a diabetes, eles danificam as artérias, facilitam o acúmulo de gordura e diminuem a concentração de HDL, o responsável por eliminar o colesterol do sangue.

9


BEM-ESTAR

Depilação SEM SEGREDOS Regras de ouro

Com produtos e utensílios adequados, é possível eliminar pelos indesejáveis em casa

S

em tempo para agendar um horário nos salões de beleza, muitas mulheres acabam optando por fazer a depilação sozinhas em casa. A vantagem é que elas não ficam presas ao horário de uma profissional e ainda economizam um pouquinho. Se você também decidiu se depilar sozinha, saiba que é necessário tomar alguns cuidado para não machucar a sua pele. O primeiro passo é conhecer as melhores técnicas para eliminar os pelos indesejados, quais as mais indicadas para cada região do corpo e como utilizar cada um desses produtos corretamente. A cera quente é um dos métodos mais conhecidos e sua principal vantagem é que o calor abre os poros e facilita a retirada dos pelos. Ela é ideal para axila e virilha, onde a pele é mais sensível.

10

A cera roll-on, indicada para as pernas e virilha, torna esse processo muito mais fácil e prático. Ela contém um termostato que mantém a cera na temperatura ideal depois de ser derretida no aquecedor elétrico ou no micro-ondas. As pernas, que têm pele mais resistente e pelos mais grossos, também podem ser depiladas com a cera fria ou depiladores elétricos. Os cremes depilatórios são uma boa opção para quem é mais sensível à dor. Eles possuem um princípio ativo que retira os fios. O resultado é uma pele lisinha em poucos minutos. Uma das vantagens do creme depilatório é que ele dissolve a pontinha dos pelos, que não crescem mais tão espetados. Já é possível encontrar produtos específicos para o corpo, rosto e região íntima.

• Antes de começar a depilação, é importante que a pele esteja limpa; • Não use pedaços de tecido, papel ou plástico que não sejam indicados para depilação; • Estique bem o local que será depilado com uma das mãos para que a cera não grude na pele e consiga arrancar os pelos; • Aplique a cera sempre no sentido que os pelos nascem, da raiz até as pontas; • Retire a cera puxando no sentido contrário ao do crescimento dos pelos. Os movimentos devem ser rápidos e firmes; • Se você não conseguiu eliminar todos os pelos, pode repetir o processo ou retirar os que sobraram com uma pinça; • Limpe os restos de cera que ficaram na pele com um óleo removedor e passe um gel calmante no local.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


CAPA

Pele perfeita AO SEU ALCANCE Produtos multifuncionais trazem mais rapidez e praticidade na hora dos cuidados faciais

V

ocê já reparou que as pessoas parecem estar sempre com pressa? O tempo é curto para tantas obrigações que precisam ser cumpridas durante o dia no trabalho, em casa, na faculdade ou na escola dos filhos. Com tanta correria, muitas mulheres

12

não encontram tempo para cuidar da própria pele. O ritmo de vida agitado não é desculpa para não dedicar alguns minutinhos para tratar o seu rosto da maneira que ele merece. Ao contrário de que muitas mulheres pensam, os cuidados essenciais com a pele

podem ser feitos sem gastar muito tempo nem muito dinheiro. Os produtos multifuncionais são aliados que trazem mais rapidez e praticidade para o seu dia a dia. É o caso de sabonetes que limpam e tonificam a pele ou loções de limpeza, que também hidratam. Alguns cosméticos,

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


Rotina saudável A sua pele precisa de uma rotina de cuidados para estar sempre macia, bonita e saudável. Confira nossas dicas e dedique alguns minutinhos pela manhã e à noite para cuidar de você!

a dermocosméticos e maquiagens - BB cream, base e pó compacto já possuem protetor solar em sua fórmula. Esses produtos são muito práticos, pois desempenham mais de uma função e ajudam a economizar atempo. Prefira sempre sabonetes, hidratantes e protetores solares específicos para a face. O rosto e o corpo têm necessidades diferentes e precisam de produtos que respeitam essas nuances. A pele do corpo é mais grossa e ressecada, enquanto a face tem um número maior de glândulas sebáceas e é naturalmente mais oleosa. Já o

rosto é mais sensível e delicado, exige produtos que não causem alergia, irritação ou vermelhidão. Ao mesmo tempo, ele está mais exposto aos danos causados pelo sol, frio, vento, poeira e poluição. Tudo isso pode deixar a pele enfraquecida e sem vida, se ela não for bem tratada. Cuidar do seu rosto pode ser mais rápido e prazeroso do que você imagina. Escolhendo os produtos certos, indicados para o seu tipo de pele, o processo se torna quase automático. Vale a pena reservar alguns momentos do seu dia para se sentir mais bonita e confiante.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018

• Pela manhã: O primeiro passo é limpar, tonificar e hidratar, nessa ordem. Não economize no protetor solar e tenha o produto sempre à mão para poder reaplicá-lo ao longo do dia, especialmente antes de caminhar, praticar exercícios físicos ou fazer outras atividades ao ar livre. Se você estiver realizando algum tratamento para a pele, esse é o momento de aplicar cosméticos ou dermocosméticos específicos para o dia. • À noite: Antes de dormir, o principal cuidado é retirar bem a maquiagem. Usou produtos que não saem na água? Vai precisar de um bom demaquilante. Caso contrário, a água micelar pode ser uma boa opção. Preste atenção na região dos olhos para retirar o rímel, lápis de olho e sombra. O trio limpar, tonificar e hidratar também deve ser repetido à noite. Para dormir, aplique o cosmético ou dermocosmético de sua preferência e deixe que eles atuem enquanto você dorme.

13


CAPA

Passo a passo da beleza Todas as etapas de cuidados com a pele são importantes. Porém, devem ser feitas com produtos específicos para cada tipo de pele.

CUIDADOS DIÁRIOS Existe uma infinidade de produtos à disposição das mulheres que querem cuidar da pele e nem sempre é fácil saber qual é a melhor opção. Todos eles são importantes para mantêla saudável, mas cada um deles cumpre uma função bem específica. Nós destacamos três produtos que não podem faltar na sua rotina: os protetores solares, hidratantes e dermocosméticos. Será que você sabe as diferenças entre cada um e o que eles podem fazer por você? O protetor solar é um dos itens mais importantes do nécessaire de qualquer mulher. Além da luz e do calor, o Sol envia raios ultravioleta. Os mais conhecidos são o UV-A e UV-B que, em excesso, deixam a pele vermelha e irritada, causam manchas e rugas, promovem o envelhecimento precoce e aumentam os riscos do câncer de pele. O que o protetor solar faz é minimizar esses danos. É importante prestar atenção ao

14

fator de proteção solar (FPS). É ele que indica o quanto a pessoa estará protegida. Os dermatologistas aconselham o uso de protetor solar com FPS 15. O sol, o frio, o vento, a poeira e a poluição roubam da pele água e nutrientes. Banhos muito quentes e demorados também ajudam a retirar a camada natural de proteção do corpo. Por isso, é importante usar cremes, géis ou loções hidratantes para repor a água perdida e deixar a pele macia e bonita. Prefira sempre os produtos específicos para o rosto, que tem a pele mais delicada e oleosa do que o restante do corpo. A hidratação também ajuda a prevenir a entrada de micro-organismos, que podem causar infecções. Os dermocosméticos são produtos que funcionam ao mesmo como cosmético e medicamento. Eles penetram profundamente na pele e agem de dentro para fora. São excelentes para tratar manchas, acne, sinais da idade e até celulite.

• Limpar: gel e sabonetes de limpeza são responsáveis por retirar todas as impurezas e resíduos de maquiagem da pele. • Tonificar: fazem a limpeza mais profunda da pele e impedem a obstrução dos poros. Eles também ajudam a reequilibrar o pH da pele, estimulam a circulação e controlam a oleosidade. • Hidratar: essa etapa devolve água e nutrientes que a pele perdeu com as agressões sofridas pelo sol, vento, frio, poeira e poluição. • Proteger: o protetor deixa a pele livre das agressões dos raios ultravioleta emitidos pelo sol. São eles que podem causar vermelhidão, envelhecimento precoce e, em casos mais extremos, câncer de pele. • Tratar: cosméticos e dermocosméticos são indicados para o tratamento de manchas na pele, acne e sinais da idade.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


GIRO

Unhas EM DIA Q

uem costuma fazer as unhas com frequência sabe que a pior parte do processo é remover o esmalte depois das primeiras lascadas. Demora para sair quando as cores são fortes, as unhas ficam amareladas quando o esmalte é clarinho – sem contar os dedos manchados no final da função. Além da tradicional acetona, você pode resolver o problema com o uso de removedores, que não contém o solvente na fórmula. Além disso, eles dispensam o uso de algodão e são práticos para levar na bolsa no dia a dia. Podem ser encontrados em formatos de lencinhos - várias marcas de produtos para o cuidado das unhas lançaram suas versões nos últimos anos – em potinhos, com esponja umedecida, e até mesmo em formato de caneta.

HIGIENE ÍNTIMA

sem tabu M

A moldura dos olhos Assim como os cabelos são a moldura do rosto, as sobrancelhas moldam os olhos. O desenho delas é capaz de mudar totalmente a expressão facial e criar um olhar muito mais profundo e penetrante. Não é por acaso que as mulheres dedicam alguns minutos por semana para retirar o excesso de pelos e dar um contorno mais harmonioso às sobrancelhas. Para deixar o rosto mais leve, equilibrado e bonito, o ideal é respeitar o formato natural, retirando apenas os pelos sobressalentes. Se você não tem prática, não tente afinar ou arquear demais as sobrancelhas sem o auxílio de um profissional. É importante higienizar o local antes de iniciar a depilação. Prefira os sabonetes com ação bactericida para evitar contaminações. Depois de terminar a depilação, hidrate a pele para prevenir irritações e coceiras. Você pode optar por hidratantes específicos para o rosto, mas vale a pena investir nas águas termais. Elas ajudam a repor sais minerais, melhoram a umidade natural e mantêm a pele equilibrada.

16

uitas mulheres cometem o erro de não realizar a higiene íntima de forma adequada. Ela deve fazer parte dos cuidados diários, assim como tomar banho e escovar os dentes. Esse descuido pode levar a irritações, infecções ou micoses vaginais. A vagina possui um pH um pouco mais ácido, o que impede a proliferação de fungos e bactérias na região. É por isso que a melhor opção são os sabonetes e lenços umedecidos feitos especificamente para a higiene íntima feminina, pois respeitam o pH natural. A limpeza deve ser feita durante o banho, usando água e sabonete especial para lavar a região com movimentos suaves. Durante a menstruação, os lenços próprios para a higiene íntima são uma boa opção para remover os coágulos de sangue. É importante estar atento ao cheiro e à cor do corrimento e informar ao seu ginecologista se houver qualquer alteração.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


SAÚDE

TENHA UM CORAÇÃO

Hábit simples Hábitos i l podem d contribuir t ib i para evitar infartos, derrames e outras complicações

O

coração é o símbolo da vida. Ele é responsável por bombear sangue para todos os órgãos e músculos do nosso corpo. Sem ele o organismo não sobrevive. De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, as doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no país. De 2004 a 2014, foram mais de 3,4 milhões de óbitos, uma morte a cada 40 segundos. Apenas em 2016 foram estimados 350 mil falecimentos por doenças do coração. Manter o coração saudável é mais simples do que você imagina. Pequenos hábitos podem contribuir para evitar infartos, derrames e outras complicações. Confira a lista que preparamos e comece hoje

18

mesmo a cuidar melhor de você! • Não fume: Cada vez que você fuma, nos 30 minutos seguintes os vasos sanguíneos se contraem e aumentam os riscos de infarto. Esse hábito também acelera o acúmulo de gordura nas artérias. • Fique de olho no peso: Uma dieta rica em açúcares, gordura saturadas e embutidos eleva os níveis de colesterol e o acúmulo de gorduras nas paredes das artérias. • Mexa-se!: A prática de esportes pode afastar as doenças cardiovasculares e a diminuir o nível de colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL) no sangue. • Monitore a pressão: Evite alimentos ricos em sódio. A

hipertensão aumenta os riscos de infarto, derrame, doença renal e insuficiência cardíaca. • Controle o colesterol: É um dos principais responsáveis pelo aumento do risco de infarto. Embora nosso corpo produza colesterol, ele também é obtido por meio de alimentos com gordura saturada ou trans. • Acompanhe o diabetes: Uma das principais causas de doenças do coração, o diabetes pode causar a perda da proteção nas paredes das artérias, causando formação de coágulos no sangue. • Evite o estresse: Ele pode levar ao descuido com a alimentação e ao sedentarismo, uma combinação perigosa para o coração.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


BELEZA

SOS

Cabelo

Como recuperar os fios ressecados e deixá-los mais bonitos

E

squeceu-se de lavar o cabelo com água doce depois de entrar no mar ou na piscina? Não penteou os fios entre um mergulho e outro e ainda prendeu o cabelo molhado? Antes de correr para o salão e optar por um corte bem curtinho, saiba que o problema tem solução. É possível recuperar os fios ressecados, mas primeiro é preciso entender como esses danos acontecem. O principal erro é relaxar e não manter a mesma rotina de cuidados com o cabelo durante as férias.

O sol não é prejudicial apenas para a pele. Os raios ultravioletas também queimam a queratina dos fios, deixando-os opacos e sem vida. Além disso, o couro cabeludo transpira mais no calor e o suor pode deixar a raiz oleosa. A água salgada do mar e o cloro da piscina também agridem o cabelo, retirandolhe nutrientes. O resultado são fios ressecados, quebradiços e com pontas duplas. Recuperar um cabelo danificado não é difícil, mas exige bastante dedicação e paciência.

Controlando o frizz Para recuperar um cabelo danificado é fundamental evitar secador, babyliss e chapinha. Se eles forem extremamente necessários, passe um protetor térmico antes. Para deixar o cabelo macio, bonito e fácil de pentear, aposte em cremes sem enxágue ou finalizadores antifrizz. Se você não gosta a textura desses produtos, uma excelente alternativa são as águas termais. Elas hidratam o cabelo sem deixar os fios pesados e ajudam a controlar o frizz. Os óleos são uma boa opção para recuperar a hidratação perdida. Prefira aqueles que protegem os fios contra danos e ajudam a reconstruir a queratina, especialmente nas pontas duplas. Os óleos naturais, como o de argan ou o de coco, também podem ajudar nesse processo.

20

O primeiro passo é evitar novas agressões aos fios. Não pense duas vezes e invista em filtros solares capilares e leave-in com proteção UV. Durante o banho, prefira água morna ou fria, pois a água quente estimula a oleosidade da raiz e o ressecamento das pontas. Escolha shampoos e condicionadores desenvolvidos especificamente para recuperar danos causados pela exposição ao sol, mar e piscina, reconstruir os fios e recuperar pontas duplas. Uma dica importante é não exagerar na quantidade de condicionador e sempre enxaguar muito bem. A principal etapa para devolver o brilho e maciez do cabelo são as máscaras semanais de nutrição e/ou hidratação. Os melhores produtos são aqueles à base de queratina, ceramidas e óleos nutritivos. O indicado é usar o produto uma vez por semana durante o tratamento intensivo e depois uma vez a cada 15 dias para manutenção. Cuidando com carinho da hidratação e nutrição dos fios, é possível trazer o seu cabelo de volta ao estado natural.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


BELEZA

UMA MÃO

lava a outra Depois do rosto, elas são a parte do nosso corpo que mais sofrem as agressões causadas pela poeira, vento e poluição.

Lavá-la exige certo cuidado e deve ser realizada com frequência

A

s mãos são a parte do corpo que mais tem contato entre uma pessoa e outra e elas, em geral, usam as mãos pra diversas coisas: costumam passá-las muitas vezes nos olhos, no nariz, na boca e no corpo sem perceber; assim como tocam diversos objetos, que podem ser fonte de microorganismos que causam doenças e a sua transmissão pode ser reduzida se todos lavarem as mãos adequadamente. Mas lavar com água e sabão comum não basta. É preciso usar sabonetes bactericidas, que possuem ação antisséptica

22

capaz de eliminar 99% das bactérias e minimizar os riscos de contaminação. Outro aliado importante da higiene é o álcool em gel, que também pode ser usado várias vezes durante o dia.

HIDRATAR SEMPRE Depois do rosto, as mãos são a parte do nosso corpo que mais sofrem as agressões causadas pela poeira, vento e poluição. É por isso que elas merecem cuidados especiais e necessitam de hidratação diária. O ideal é não usar o hidratante corporal e preferir os produtos específicos para as mãos. Eles geralmente

são mais consistentes e foram desenvolvidos especialmente para atender as necessidades de uma pele mais grossa, que desidrata rapidamente e resseca com facilidade. Para manter as mãos impecáveis, não dá para descuidar das unhas. Pelo menos uma vez por semana, empurre a cutícula com a ajuda de uma espátula. A cutícula é uma proteção natural das unhas, por isso não deve ser retirada por completo. Se você tem unhas fracas e quebradiças, os fortalecedores e reparadores são uma excelente opção.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


TECNOLOGIA

ALIADOS DO

dia a dia Confira alguns aplicativos que podem ajudar a prevenir câncer de pele e a controlar o cicloo menstrual

Emagrecer COM SAÚDE O

objetivo principal do App Dieta e Saúde é ajudar o usuário a perder peso de forma saudável e duradoura. O aplicativo segue a metodologia da “Dieta de Pontos”, onde cada alimento recebe uma pontuação de acordo com seu valor nutricional. O usuário faz o cadastro e fornece informações como peso atual e quantos quilos deseja perder. O Dieta e Saúde mostra em quanto tempo ele atingirá esse objetivo e quantos pontos pode consumir por dia. O App ainda oferece sugestões de cardápios. Depois é só registrar cada refeição no aplicativo e monitorar o progresso. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

PARCERIA CONTRA O CÂNCER DE PELE U

m dos tipos de câncer mais comum é o de pele e, a cada ano, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra cerca de 180 mil novos casos da doença. A boa notícia é que as chances de cura são boas quando o problema é diagnosticado no início. O aplicativo SkinVision promete ajudar nessa missão. O usuário envia uma foto da lesão que possui na pele e descobre se existe possibilidade dela indicar a presença de câncer. O App analisa a imagem e informa se a lesão é suspeita ou não. Quando o risco é alto, a imagem é avaliada novamente por um dermatologista gratuitamente. O aplicativo não substitui acompanhamento médico. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

24

Cólicas NUNCA MAIS! O aplicativo Sai Cólica ajuda a mulher a controlar o ciclo menstrual, identifica os dias férteis e ainda permite o envio de mensagens bem-humoradas para amigos avisando que o período pré-menstrual está chegando. O App identifica o pico de fertilidade e os dias mais favoráveis para a mulher engravidar. Para ajudar as que sofrem com cólicas menstruais, o App oferece joguinhos criativos e divertidos. A ideia é que elas se distraiam e esqueçam as dores por alguns minutos. Ele também dispõe de dicas para combater as dores. Disponível para iOS e Android. Gratuito.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


BEM-ESTAR

CUIDAR DA APARÊNCIA É

coisa de homem Eles se revelaram consumidores exigentes, que não abrem mão da qualidade, conforto e praticidade

V

ocê acha que cabeleireiro, manicure, pedicure, depilação e hidratantes são coisas de mulher? Negativo. Hoje, eles, os homens, não sentem vergonha de se mostrarem preocupados com a aparência. De acordo com um levantamento da consultoria Nielsen, o público masculino no Brasil já é responsável por 35% dos gastos com higiene e beleza. Os itens mais buscados por eles são os perfumes, desodorantes e produtos para barbear. Entre os lançamentos do setor estão hidratante corporal em spray, óleo hidratante para barba e cera modeladora para bigode. Uma das características buscadas pelo público masculino é a multifuncionalidade. É possível encontrar produtos

26

que funcionam como shampoo, condicionador, sabonete líquido para a barba e para o corpo sem deixar a pele ressecada ou os cabelos oleosos. A pele do rosto é a que recebe menos cuidados dos homens, por isso as opções 3 em 1 são muito bem-vindas. A higiene e os cuidados pessoais masculinos não são apenas uma questão de vaidade. Eles podem comprometer a saúde e o bemestar se forem deixados de lado. Uma pele ressecada favorece a entrada de micro-organismos nocivos. A barba, por exemplo, pode abrigar inúmeros germes e bactérias se não for lavada da maneira correta. É por isso que maioria desses produtos possui ação bactericida, anti-inflamatória, e ainda previne infecções e irritações na pele.

ROTINA DE CUIDADOS Cuidar da aparência pode ser uma tarefa rápida e prazerosa. Confira os produtos de higiene e beleza que devem fazer parte da rotina dos homens:

ROSTO • Limpeza: O primeiro passo é escolher um sabonete líquido ou em gel adequado para a pele do rosto. • Hidratação: O hidratante ajuda a proteger a pele de agressões externas, como o sol, vento e poluição. • Proteção: O protetor solar é

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


Só para eles indispensável em qualquer nécessaire e não deve ser usado apenas na praia ou piscina.

o seu tipo de cabelo e, se você tem o costume de lavar o cabelo diariamente, opte por produtos específicos para uso contínuo.

BARBA Espuma, gel ou creme de barbear deixam o processo mais suave e previnem irritações. A loção pós-barba ajuda a cicatrizar e acalmar a pele, além de evitar infecções. Aqueles que preferem manter os fios grandes devem apostar em sabonetes específicos e lavar a barba diariamente.

CABELO Escolha o mais adequado para

CORPO • A hidratação é fundamental para que a pele possa recuperar a água perdida durante o dia. A melhor opção são os hidratantes com textura leve. • Os desodorantes são indispensáveis no dia a dia. Existem versões específicas para atletas e para quem sofre de sudorese excessiva.

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018

A diferença entre os produtos de higiene e beleza não está apenas na fragrância, mas também na composição que atende necessidades específicas do público masculino ou feminino. Os homens tendem a produzir mais suor e ter a pele mais oleosa do que as mulheres. O cabelo masculino é mais grosso, mais firme e mais resistente quando comparado ao feminino. Todas essas diferenças são levadas em consideração na fabricação dos produtos.

27


NUTRIÇÃO

VOCÊ EM SUA

melhor forma Suplementos energéticos auxiliam na aceleração do metabolismo, aumentam a queima de gordura e o ganho de massa muscular

U

ma alimentação saudável e rica em nutrientes é essencial para o funcionamento do organismo e para o bom rendimento durante exercícios físicos, principalmente de atletas amadores e profissionais. Porém, mesmo com uma dieta equilibrada, nem sempre é possível ingerir tudo o que o corpo precisa. Os suplementos energéticos surgiram com a proposta de complementar a alimentação e estão cada vez mais comuns nas academias de musculação e boxes de crossfit. Como o próprio nome já diz, os suplementos energéticos proporcionam mais energia para o organismo. Eles podem ser

28

encontrados na forma de barra comestível, gel e pó solúvel. O objetivo é aumentar a disposição durante o treino e ajudar o corpo a aguentar o esforço físico por mais tempo. De acordo com os fabricantes, os suplementos energéticos aumentam em 10% o tempo que o corpo suporta um exercício sem se cansar. Embora a composição varie, a concentração de carboidratos nesses produtos é altíssima, geralmente em torno de 90%. Eles são transformados em glicose, que entra nas células e fornece energia para o corpo. Ela é o combustível que possibilita treinos mais intensos e com menos cansaço. Os carboidratos contidos

nos suplementos energéticos são semelhantes aos dos alimentos, mas são absorvidos pelo organismo em menos tempo. O segredo desses produtos é utilizar carboidratos que demoram períodos de tempo diferentes para serem digeridos. Isso mantém o nível de glicose no sangue estável durante todo o treino e evita a fadiga muscular. Como a atividade física exige muita energia, a ideia é fazer um estoque que vai sendo liberado aos poucos no organismo. Os suplementos energéticos podem ser consumidos até três horas antes de treinos intensos, mas o ideal é que eles sejam ingeridos uma hora antes da

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


Tipos de energéticos As atividades físicas mais intensas roubam rapidamente a energia do organismo. Muitas vezes é preciso de uma ajudinha para repor a energia que foi perdida durante o treino. Neste grupo, podemos incluir as bebidas isotônicas, bebidas energéticas, pó solúvel, géis e barras energéticas. Conheça as diferenças entre cada um dos tipos de suplementos energéticos: • Géis energéticos: Eles são vendidos em pacotes com dose única, muito fácil de transportar e consumir. É uma excelente alternativa para melhorar o rendimento do treino, pois aumenta rapidamente a energia do organismo. • Barras energéticas: A aparência é muito parecida com as barrinhas de cereais que estamos acostumados, mas em sua composição elas levam altas doses de carboidratos. Algumas também possuem proteínas que ajudam a prevenir a perda de massa muscular. • Pó solúvel: Talvez essa seja a menos prática das opções, pois o pó solúvel precisa ser diluído em água. Uma das suas vantagens é que ele pode ser consumido inclusive durante o treino. • Bebidas energéticas: Elas ajudam a manter ou repor os níveis de glicose no sangue e, dessa forma, fornecem constantemente energia aos músculos. • Isotônicos: Embora algumas bebidas isotônicas possam conter substâncias energéticas, sua principal função é manter o atleta hidratado de forma eficaz.

prática de exercícios. Outra sugestão é utilizar esses produtos imediatamente após o treino para repor a energia perdida. Os suplementos energéticos são uma excelente alternativa quando a atividade física exige muito esforço ou tem duração superior à uma hora. Eles não são indicados apenas para atletas profissionais, mas para todos aqueles que praticam

exercícios de alta intensidade ou com muita frequência. Entretanto, esses produtos só podem ser utilizados se estiverem associados a atividades pesadas. Se eles forem consumidos sem a real necessidade, o corpo não vai conseguir utilizar o carboidrato extra que foi ingerido e ele será transformado em gordura. Outro cuidado importante é com relação aos suplementos

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018

energéticos indicados para o pré-treino, pois eles podem conter altas concentrações de cafeína, taurina e outros estimulantes. Em excesso, essas substâncias podem causar falta de ar, palpitações e crises de ansiedade. Quando utilizados de maneira correta e de acordo com o biótipo da pessoa, os suplementos alimentares não oferecem riscos ao organismo e produzem resultados eficazes.

29


VOCÊ SABIA?

COMO FUNCIONA CIONA

o desodorante para os pés? O

s pés transpiram quatro vezes maiss do que as axilas, produzindo meio litro de suor em apenas um dia. É por isso que desodorantes específicos para os pés e talcos são indispensáveis. Para entender como eles funcionam, é preciso primeiro saber o que é o suor. omposição é Mais de 90% da sua composição água e sua função é regular a temperatura do corpo. O mau cheiro começa quando o suor é devorado pelas bactérias. Elas digerem as proteínas e gorduras ao mesmo tempo em que liberam substâncias malcheirosas. Em outras partes do corpo, o suor evapora com mais facilidade, mas nos pés fica preso entre os dedos, meias e sapatos. Os desodorantes para os pés contêm agentes que bloqueiam os poros e diminuem a produção de suor. Outro componente é o antisséptico, cuja função é inibir a proliferação das bactérias. Por fim, eles possuem fragrâncias que camuflam o mau cheiro.

Quem m inventou bsorvente? o absorvente? O médico grego go ue viveu Hipócrates, que 70 a.C., entre 460 e 370 meiros foi um dos primeiros a registrar em seus ue as manuscritos que vam uma mulheres usavam oteção espécie de proteção para conter o fluxo mbora menstrual. Embora ele não tenha dado mais detalhes sobre o produto, podemos perceber que deste a Grécia Antiga as mulheres buscavam se sentir mais seguras e confortáveis durante este período. Os absorventes descartáveis só começaram a ser desenvolvidos no final do século XIX. O primeiro produto deste tipo, o Hartmann’s, chegou às lojas em 1890, na Alemanha. Ele era vendido em caixas com seis unidades de uma espécie de bandagem que as mulheres colocavam sobre a calcinha.

COMO SURGIU O

Curativo transparente M

achucou, arranhou, bateu? Coloca o curativo transparente. Mas, você sabe como ele surgiu? Foi nos Estados Unidos, depois que um funcionário de uma grande empresa de cosméticos chamado Earle Dickson desenvolveu um protótipo pensando em sua esposa, Josephine Dickson, que frequentemente se machucava com afazeres domésticos. Earle criou um curativo simples que permitia que ela pudesse aplicar em si mesma. Em sua apresentação, o produto impressionou pela facilidade de manuseio, levando a empresa a produzir o curativo transparente e a comercializá-lo pela primeira vez em 1920.

30

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


E VOCÊ

F

aça parte do Clube Extrafarma e acumule pontos para trocar por descontos exclusivos em produtos! A cada R$ 1,00 em compras, você acumula um ponto, que pode ser utilizado por um período de até seis meses após a compra. Basta fazer o cadastro, acumular, resgatar e pronto! Além disso, ao fazer o cadastro, seu e-mail permanece em nosso banco de dados e você recebe todas as informações de nossas campanhas promocionais, além de ofertas especiais mensais, sem sair de casa. A quantidade mínima para a troca de um produto na loja é de 100 pontos, e quanto mais você acumula, maiores são seus benefícios na hora da troca. As condições de troca estão no novo catálogo do Clube, disponível no balcão de atendimento das farmácias e pelo site: www.clubeextrafarma.com.br

KM DE VANTAGENS: UM MUNDO DE BENEFÍCIOS Que tal acessar todos os benefícios que o programa Km de Vantagens oferece? Nele, você pode trocar seus pontos por descontos em combustível, passagens aéreas, ingressos de cinema, shows, jogos de futebol e muito mais! A transferência de pontos do Clube Extrafarma para Km de Vantagens pode ser feita a partir de 500 pontos. E cada um ponto do Clube Extrafarma vale 1 Km de Vantagens.

VOCÊ MAIS PERTO DOS SEUS SONHOS Quer realizar a viagem dos seus sonhos? E o melhor, comprando a passagem com pontos Multiplus? Na Extrafarma, suas compras podem te ajudar a realizar esse sonho. Acumule os pontos e solicite a transferência deles por meio do programa. Além de passagens aéreas, a Multiplus oferece diversos benefícios para troca, a partir de 1.500 pontos.

Revista Extrafarma sempre com você! Além de retirar a revista Extrafarma nas lojas da Rede, você também pode ler a publicação no smartphone ou no tablet. Ela está disponível para Android e iOS. Baixe o aplicativo gratuito na App Store ou no Google Play. Dessa forma, você pode lê-la sempre que desejar!

32

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


MARCELLA BRAILE DE AGUIAR VALLIM Gerente Farmacêutica da Extrafarma Sabiá em São Paulo

A equipe da Coordenação Farmacêutica da Extrafarma responderá às dúvidas mais comuns de nossos clientes, que aparecem no balcão da farmácia. Fique atento, pois uma dessas questões também pode ser a sua. Envie suas perguntas para o e-mail revista@extrafarma.com.br e aguarde a próxima publicação!

PERGUNTE À

extrafarma O que são produtos de receituário médico? São os medicamentos que estão sujeitos ao uso de uma receita médica para serem vendidos aos clientes. São aqueles que contém uma tarja vermelha com os dizeres: “Venda sob prescrição médica”. Contudo, existem outros medicamentos que apresentam uma tarja preta ou vermelha com as mensagens, respectivamente: “Venda sob prescrição médica”. O abuso desse medicamento pode causar dependência química” ou “Venda sob prescrição médica. Só pode ser vendido com retenção da receita”. São os medicamentos chamados “controlados”. Ainda existem medicamentos com a mesma tarja preta, mas que devem ser prescritos em receituário amarelo, pois são consideradas substâncias pertencentes à classe dos entorpecentes. O que são produtos de OTC? A sigla OTC é originada do inglês over the counter (além do balcão), ou seja, são produtos de venda livre na farmácia, não sendo necessária a apresentação de receituário médico. São itens como vitaminas e suplementos, antigripais, analgésicos, etc. Muitos deles já foram produtos de receituário médico, no entanto, ao longo do tempo observou-

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018

se não ser necessária a receita médica para sua comercialização. Essas medidas de liberação são determinadas pela Anvisa. O que são produtos de higiene e beleza? Os produtos de higiene e beleza estão diretamente ligados ao nosso dia a dia, representando importante segmento que vale a pena ser explorado, esses produtos não sofrem restrições quanto à sua comercialização. São itens como shampoos, sabonetes, óleos higienizadores, loções, talcos, absorventes, fraldas, enfim, produtos considerados como de necessidade básica. Popularmente conhecidos como produtos de perfumaria. O que são dermocosméticos? São produtos quem agem nas camadas mais profundas da pele e geram resultados positivos de dentro para fora, alguns são mais conhecidos para tratamento de acnes, clareamento de manchas e proteção solar. Especialistas apontam que a tecnologia dos dermocosméticos se encontram entre os cosméticos e os medicamentos. Em geral, os elementos dessa linha são fabricados com pouco ou nenhum corante e/ou fragrância, itens totalmente dispensáveis no processo de tratamento da pele.

33


TOP LIST

O QUE TEM QUE ESTAR NO SEU nécessaire 1. Leave-in Condicionador Aussie Hair Insurance Spray, 236ml Ter um leave-in no nécessaire é fundamental para os “bad hair days”, aqueles dias em que o cabelo não fica bom de jeito nenhum! Esse da Aussie, além de superprático, por sua forma de aplicação spray, desembaraça os fios rapidinho, deixando-os macios, sedosos e sem frizz.

Marina

2. Gel Fortificante Hidratante Vichy Minéral 89, 50ml O Minéral 89, da Vichy, é um produto multifuncional que não largo mais! Sua fórmula com água termal e ácido hialurônico deixa a pele radiante e ainda preenche linhas de expressão com o uso contínuo. Por não possuir álcool, óleos, silicone, parabenos, corantes ou fragrância, é indicado para todos os tipos de pele, até as oleosas e sensíveis, como a minha.

MOURA Beleza da Gente

Blog: belezadagente.wordpress.com Instagram: @belezadagenteoficial

3. Protetor Solar Sunmax Sensitive FPS 50, 25ml Nem preciso dizer que protetor solar é aquele produtinho temque-ter de uso diário, mesmo nos dias nublados e chuvosos, não é? O da Sunmax é indicado para peles oleosas e sensíveis, por ter composição livre de óleos, textura matificante e alta proteção solar. A embalagem com 25ml é superprática e fácil de carregar. Levo comigo para onde vou e reaplico durante o dia.

facebook.com/belezadagenteoficial youtube.com/belezadagenteoficial

Curiosa e falante: com certeza essas palavras definem a influenciadora Marina! À frente do blog Beleza da Gente ou BG, como ela chama carinhosamente, compartilha com seus leitores dicas de beleza, saúde, bemestar, moda, gastronomia, viagens e um pouquinho do seu estilo de vida.

4. Água Termal Avéne, 50ml Costumo dizer que água termal é vida encapsulada em aerossol ou spray. São inúmeros os benefícios que ela traz para a pele: calmante, reduz sensibilidade e vermelhidão, pode ser usada após a depilação, limpeza de pele ou até mesmo depois da exposição solar. Adoro a versão de 50mL da Avène, pois é perfeita para carregar na bolsa de viagem ou no nécessaire do dia a dia. 5. Leave-In de Brilho Bed Head After Party Smooth, 100ml Tem sensação pior do que voltar da balada e não ter tempo de lavar o cabelo para os compromissos do dia seguinte? Para resolver esse problema, não largo o meu leave-in de brilho da Bed Head. Ele é um creme finalizador, sem enxágue, que controla o frizz e remove odores dos fios. Indicado para todos os tipos de cabelo, tem um cheirinho de frutas que amo. Super indico!

2

4 3

1 5

34

REVISTA EXTRAFARMA | EDIÇÃO 26 | JUL - AGO - SET 2018


Revista Extrafarma 26  
Revista Extrafarma 26