Page 1

TA IS RE V LH O

20 19

E ainda: curiosidades, dicas de moda / O H N JU

Shinyashiki e muito mais!

JU

e beleza receitas deliciosas, Eduardo


Crédito: Filipe Rhodes

Olá!

Sucesso nas novelas da Rede Globo, a atriz Cristiane Machado viveu um drama pessoal. Ela foi vítima de violência doméstica e conta como está se recuperando do episódio na entrevista de capa desta edição de Plena. A atriz também fala sobre os seus planos e novos projetos. Outro destaque desta edição fica por conta do ator Rômulo Arantes Neto, que surgiu em “Malhação”, em 2007, e se tornou um das estrelas mais promissoras da televisão brasileira. Tema de uma das nossas seções de saúde, a obesidade infantil é considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde ( OMS ). Para ajudar a combater esse problema, apresentamos uma matéria com dicas para os pais participarem ativamente da mudança de hábitos dos filhos e incentivarem as crianças a escolherem alimentos mais saudáveis e praticarem atividades físicas. E, por falar em sedentarismo, a falta de tempo não é mais desculpa para fugir dos exercícios físicos. Em uma das nossas editorias de bem-estar, nós mostramos alguns exercícios que podem ser feitos em casa e também listamos os cuidados que se devem tomar para evitar lesões.

EDUARDO SHINYASHIKI Desafios são oportunidades

RÔMULO ARANTES NETO De “Malhação” para o estrelato TRENDS AND BEUTY Novidades em moda e beleza

CRISTIANE MACHADO Atriz, escritora e sobrevivente ACADEMIA EM CASA Exercícios fáceis e eficientes

SEM MEDO DE MUDAR Aprenda a dar aquele passo DURMA BEM Dicas para vencer a insônia

MUDANÇA DE HÁBITOS Atenção à obesidade infantil TEMPORADA DAS CORES Tendências de maquiagem A FRUTA COMPLETA Os benefícios do abacate

O estresse e a correria do dia a dia também causam outro mal muito comum atualmente: a insônia. Fundamental para a saúde, o sono pode comprometer a produtividade e até mesmo as relações pessoais. Confira neste número as nossas dicas para se ter uma boa noite de sono e sentir-se mais descansado e disposto. Sair da zona de conforto e enfrentar o desconhecido são coisas que dão medo, não é? Mas podem ser fundamentais para se ter mais satisfação na vida e alcançar objetivos maiores. Nesta edição, preparamos também uma matéria especial para te ajudar a superar o medo da mudança. Com a chegada das temperaturas mais frias, surgem novas tendências de maquiagens. Inspiradas nas principais passarelas do mundo, as mulheres deverão ousar nas cores e destacar os olhos. Nós deixamos você a par de tudo na editoria de beleza desta edição.

TRANCOSO Luxo e simplicidade

DIREÇÃO EXECUTIVA: Alexandre Serpentino, Tiago Serpentino DIREÇÃO EDITORIAL: Tiago Serpentino EDIÇÃO E JORNALISTA RESPONSÁVEL: Rafael Guedes MTB - 0011210‑ REDAÇÃO: Michelle de Geus DIREÇÃO DE ARTE: Agência Adora Comunicação REVISÃO: Rafael Salvi ADMINISTRAÇÃO: Fabiana Cruz COLABORADOR: Eduardo Shinyashiki COMERCIAL: Tiago Serpentino ( 19 ) 97117–7435 - comercial@editoracmn.com.br IMPRESSÃO: Quatrocor Gráfica e Editora. Plena Magazine não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos assinados, bem como pelas informações ou conteúdo dos anúncios publicados. A reprodução total ou parcial do conteúdo desta obra é expressamente proibida sem prévia autorização. Plena Magazine é uma publicação da Editora CMN - ( 19 ) 3583–1251, www.editoracmn.com.br RELAÇÕES COM A IMPRENSA: redacao@cmnrevistascustomizadas.com.br


Eduardo Shinyashiki

Voe alto!

D

“Os problemas estarão sempre presentes, porém a forma de perceber e lidar com eles poderá fazer toda a diferença. O primeiro passo para se livrar de um problema é entender qual é a mensagem de mudança que ele pode nos passar”

esde a concepção da vida e em todas as suas fases, superamos inúmeras barreiras, sendo necessário entender que contratempos e dificuldades sempre existirão, mesmo que sejam de formas diversas. Porém, é possível notar que muitas pessoas não conseguem lidar com essas situações de forma natural. Já outras, tiram de letra.

vidos, voltarão com frequência em nossas vidas, com padrões repetitivos ou disfarçados com outras questões. Dessa forma, alimentamos a ansiedade, a raiva, a tristeza, a falta de confiança, a insatisfação, o estresse, a desmotivação, a falta de autoestima, a falta de controle da própria vida, entre outros sentimentos e crenças limitantes.

Na maioria das vezes, as pessoas que resistem em lidar com situações difíceis estão presas apenas ao lado negativo dos problemas e não conseguem visualizar outros prismas de uma mesma questão, diminuindo-se perante as adversidades, deixando o obstáculo ditar as suas ações e, muitas vezes, a sua própria vida. Nesse momento, elas se tornam vítimas das adversidades e assumem o compromisso de impotência perante os fatos. Se os problemas não forem resol-

Os problemas estarão sempre presentes em nossas vidas, porém a forma de perceber e lidar com eles poderá fazer toda a diferença. O primeiro passo para se livrar de um problema é aceitá-lo e entender qual é a mensagem de mudança que ele pode nos passar.

soluções criativas, que nos levarão ao sucesso desejado. Cada desafio e cada dificuldade que se enfrenta na vida servem para fortalecer a força de vontade e a capacidade de vencer os obstáculos futuros com sucesso. Esses impedimentos que surgem no decorrer da estrada serão sempre sinônimos de superação. Voe alto, enxergue novos horizontes! Assim você perceberá que o mundo é um espaço de infinitas possibilidades e um cenário onde você mesmo pode criar o roteiro que quiser, com o final feliz que desejar!

Quando mudamos o ponto de vista, vemos o mesmo problema de outra perspectiva, tornando-se possível ajustar o foco para encontrar

EDUARDO SHINYASHIKI É AUTOR, PALESTRANTE E CONSULTOR ORGANIZACIONAL | WWW.EDUSHIN.COM.BR


Perfil Crédito: Wherbeson Rodrigues

DA ASSESSORIA

Apaixonado pelo que faz, o ator Rômulo Arantes Neto é uma estrela em ascensão contínua nas telas e palcos

P

resente nas telinhas desde 2007, o ator Rômulo Arantes Neto é um dos principais nomes da TV brasileira atual e se destaca cada vez mais em seus projetos. Atualmente, ele dá vida ao galã Mauro César, em “Espelho da Vida”. “Está sendo uma experiência muito legal, porque existe uma metalinguagem nesse personagem que me permite experimentar e criar muitas coisas”, afirma ele, acrescentando que pegou referências de pessoas conhecidas e até desconhecidas para criar

os trejeitos e compor a personalidade do personagem. Ao longo de sua carreira, Rômulo protagonizou diferentes personagens nas emissoras Record e Rede Globo, mas o personagem divisor de águas foi o inesquecível Robertão, na novela “Império”, escrita por Aguinaldo Silva. “Ele mudou bastante a minha vida profissional e pessoal. Tive um retorno muito legal do público nessa novela e consegui mostrar bastante meu trabalho”, orgulha-se. Depois disso, o ator não parou mais e emplacou um sucesso atrás do outro, como as novelas “Pega-Pega” e “Êta, Mundo Bom!”.

Paixão

O primeiro trabalho de Rômulo na televisão foi em “Malhação”, em 2007. O que ele não imaginava é que já na sua primeira novela ele interpretaria o

personagem principal. Rômulo trabalhava como modelo e durante as férias de julho fez um teste. No final do ano, recebeu a resposta: estava selecionado para “Malhação”. “Foi algo inesperado, foi uma grande chance que o Ricardo Waddington me deu. ‘Malhação’ foi muito importante para mim, pois foi ali que descobri a minha paixão por essa profissão.”

Nos palcos e nos cinemas

Rômulo Arantes Neto também já participou de diversos trabalhos no cinema, entre eles o filme “Mais Forte que o Mundo”. No teatro, estrelou espetáculos como “Rock in Rio – O musical” ( 2013 ), “Amigo, Amigos; Amores à Parte” ( 2015 ) e “Paixão de Cristo” ( 2017 ). Em 2019, ele pretende retornar aos palcos para novos desafios.


Beauty & Trends

Crédito: Divulgação/Pernambucanas

POR MICHELLE DE GEUS

No ritmo das grandes cidades

O

Crédito: Divulgação/Risqué

ambiente urbano é a inspiração da coleção outono/ inverno das Pernambucanas, que tem como destaque o boho. Para a estação, a marca investe na mistura de estampas como florais, animal print, poás, xadrez ( que aparecem em vestidos e saias no comprimento midi ) e batas e túnicas com cintura marcada. As rendas, crepes fluídos e bordados também marcam presença em peças cheias de romantismo e feminilidade. Jaquetas de couro sintético e suede dão personalidade e um estilo despojado aos looks. A cartela de cores apresenta tons terrosos e saturados, e, para as peças com mais atitude, o clássico P&B é ressaltado por cores intensas e alegres. O jeans é essencial no guarda-roupa de qualquer mulher, e vem com muitas novidades na nova coleção.

Felicidade em cores

A

Risqué lançou uma nova coleção de esmaltes, a Felicidade em Cores, em parceria com a Coca-Cola. São seis opções de cores inspiradas no universo descontraído e moderno do refrigerante mais famoso do mundo. A proposta é celebrar a felicidade, seja ela provocada pela sensação de abrir uma garrafa de Coca-Cola gelada ou pelo prazer de pintar as unhas. Como não poderia deixar de ser, o destaque da coleção é o esmalte “Vermelho Coca-Cola”, que traz a cor clássica da marca. O pretinho básico também marca presença e aparece no “Eu Sou Essa Coca-Cola toda”. A coleção também conta com nude clarinho, roxo metálico, vinho metalizado e cinza com efeito holográfico.

Sem medo de brilhar

A

s maquiagens neste outono/inverno prometem ser mais coloridas e brilhantes. Sempre antenada com as principais tendências, a Eudora, marca do Grupo Boticário, apresenta a coleção “Kiss Me Super Glitter”. O gloss, que andava esquecido, volta com tudo na nova estação e, por isso, a Eudora traz o “Soul Glitter Ultra Shine” nas versões rosa e dourado. O gloss pode ser usado na boca ( sozinho ou por cima do batom ), nas pálpebras e também nas têmporas. O iluminador mais marcado também estará em alta nos dias mais frios. O “Soul Iluminador Líquido Multifuncional” da Eudora é uma ótima opção para conseguir esse efeito. Podendo ser misturado com a base para gerar um efeito ainda mais radiante, ele dá um brilho especial à make.

Crédito: Divulgação/Eudora


Jovialidade e irreverência

P

Crédito: Divulgação/Riachuelo

ara os fãs de super-heroínas e histórias em quadrinhos, a Riachuelo lançou uma coleção inspirada na Capitã Marvel. Com camisetas, regatas e blusas, além de chinelos Zaxy exclusivos, a coleção traz peças para os fãs sentirem-se parte do universo Marvel, ou seja, cheios de poderes e com muito estilo. Inspiradas em seu uniforme, as estampas refletem a história que envolve a heroína, incluindo até mesmo o seu gato Goose e o seu distintivo, que aparece com destaque em diferentes cores, como vermelho, dourado e preto.

Um toque de cor

A

Crédito: Divulgação/Natura

Moleca traz para este outono algumas novidades com um ar alegre e urbano. O colorway mais vibrante, também chamado de bold, vem com uma pegada moderna em sapatilhas e mocassins, revestidos com verniz. Para quem é fã da estética girlie e quer dar uma nova roupagem ao visual, não faltam opções de loafers e mocassins. Com tramados estilosos, figuras divertidas e desenhos minimalistas, esses calçados surgem repaginados para propor um toque de vivacidade. O clima da temporada ainda permite o uso de construções mais abertas, como os slides e flats, que chegam com a influência do neon. O streetwear continua em alta, sugerindo tênis que trazem cores e estampas, como o animal print e o neon, tendências dominantes nas melhores produções atuais.

Crédito: Divulgação/Moleca

Novos olhares sobre o corpo

A

nova linha da Natura, “Tododia Folhas de Limão e Graviola”, traz uma fragrância revigorante, que proporciona energia e frescor. A coleção tem cuidados diários completos, e inclui desodorante hidratante corporal e refil, spray corporal perfumado, sabonete em barra puro vegetal e desodorante roll-on antimanchas. A estrela do lançamento é o inovador Gel Creme Detox Revigorante, que hidrata e perfuma com a alta tecnologia detox.


Crédito: Filipe Rhodes

Capa

POR MICHELLE DE GEUS

A

atriz carioca Cristiane Machado já brilhou em novelas como “Duas Caras” ( 2007–2008 ), “Negócio da China” (  2008–2009  ) e “Amor à Vida” (  2013–2014  ), todas da Rede Globo. Em 2011, ela foi a musa da abertura da novela “Passione” (  2010–2011  ), quando teve o seu rosto retratado pelo artista plástico Vik Muniz. Nas telonas, Cristiane foi convidada pelo diretor americano Josh Taft para viver a personagem Maria no filme provisoriamente chamado “Fear”. E, no ano passado, ela interpretou a personagem Lívia no drama “Quando Chega a Hora de Esquecer”, de Xandy Novaski. Recentemente, a atriz se tornou destaque em todo país por causa de um drama pessoal. Cristiane foi vítima de violência doméstica e tentativa de homicídio cometida pelo próprio marido. Na entrevista a seguir, ela fala um pouco sobre o seu drama, a sua volta por cima e os seus projetos futuros. Ano passado todo o país pôde acompanhar o seu drama pessoal. Você denunciou o seu marido por agressão doméstica. Como começaram as agressões?

As agressões começaram sutis, logo após eu me casar no civil. Começou com as roupas, ditar o que eu deveria usar. Ele não queria que eu atuasse mais e pediu para que eu não fizesse determinados trabalhos. Alegava que estávamos recém-casados. Inclusive, cheguei a negar uma

novela. Até que veio a primeira grande agressão, em março de 2017. Foi uma enorme tristeza. Quatro meses de casada! Eu fiquei presa em casa porque ele não me deixava sair, com medo de que eu o denunciasse. Foram seis celulares quebrados e muitos objetos pessoais meus destruídos. Ele não admitia eu falar “não” e queria ter controle sobre a minha vida.

“Queria pedir socorro, mas tinha medo do que pudesse acontecer diante das ameaças de mor te. Vivi um filme de terror” Você se arrepende de algo?

Fui coagida, ameaçada por ele muitas vezes. Temia pela minha vida e a dos meus pais. Queria pedir socorro, mas tinha medo do que pudesse acontecer diante das ameaças de morte. Vivi um filme de terror. Não tenho arrependimento, mas queria não ter passado por tudo isso. É uma marca que ficará para o resto da vida. O pós-denúncia é muito doloroso. Principalmente quando falamos de um homem que tem condições financeiras, que utiliza diversas tramas manipulatórias para fazer você parar de falar. Eu participo ativamente do meu processo porque sei como ele é. Temo muito pela minha vida e não tenho


proteção. Apenas no condomínio que moramos tem guarita armada e isso me deixa um pouco mais segura, mas, ainda assim, ele tenta informações minhas por meio de terceiros, mesmo estando preso. O que você diria para as mulheres que estão passando por situação semelhante?

Denunciem no primeiro empurrão, pois é certo que as agressões podem piorar. O caminho é longo, difícil e traumático. Vivo hoje represálias da família dele e de recados dele para mim. Não durmo mais que duas horas e tenho pesadelos e medo de morrer. Mas precisamos ter coragem e denunciar.

“As mulheres precisam denunciar a violência doméstica no primeiro empurrão, pois é cer to que as agressões podem piorar” Quais são os seus próximos projetos?

Vou lançar um filme em Hollywood, com o título provisório “Fear”, que eu já tinha filmado em Los Angeles antes de me casar. Eu já tinha trabalhado com o diretor americano Josh Taft e ele queria uma atriz brasileira e me convidou para participar do longa. Você também participou do filme “Quando chega a hora de esquecer” (  2018  ). Como foi a experiência de falar sobre o Mal de Alzheimer?

Esse trabalho foi um presente. É um filme lindo, poético e delicado, mesmo tratando-se de um assunto difícil. Fico feliz de poder contribuir de alguma forma para chamar a atenção das pessoas e do nosso governo para a necessidade de incentivar mais estudos e proporcionar melhores condições aos pacientes e à família. A minha personagem, Lívia, é um amor antigo da juventude do Edu [Edivaldo Azevedo], e chega o momento que a família está destroçada porque a Martha [ Jeanne Viterbo] começa a apresentar os primeiros sintomas da doença. Ela acaba sendo o ponto de equilíbrio, o esteio da família.


bem estar

POR MICHELLE DE GEUS

Exercícios simples e rápidos que podem ser feitos em casa ajudam a queimar gorduras e tonificar os músculos

A

falta de tempo é o principal motivo apontado por aqueles que pagam a mensalidade da academia e não conseguem ir mais do que uns poucos dias. Se esse é o seu caso, você já pensou em fazer exercícios em casa? Eles podem ser uma ótima alternativa para queimar calorias, tonificar os músculos e manter o corpo em forma. A grande vantagem de praticar atividades físicas em casa é a flexibilidade. Você pode encaixar o treino no horário que melhor se adaptar à sua rotina. Mas, não se engane: malhar em casa não significa pegar leve. Executados corretamente, esses exercícios exigem bastante – mas são extremamente eficientes.

Barulho

O primeiro cuidado a ser tomado consiste em selecionar exercícios que não façam muito barulho e não incomodem os vizinhos. Se você mora em apartamento, essa atenção precisa ser redobrada. Treinar com música é mais divertido, mas é preciso ter bom senso e não colocar um som alto demais. Você também vai precisar de bastante concentração para executar os movimentos de maneira correta, sem causar lesões.

Alongamento

Simples e poderosos, os exercícios feitos em casa mantêm os batimentos cardíacos elevados durante todo o treino, tonificam os músculos e estimulam o corpo a continuar gastando calorias mesmo após a atividade. Sempre lembrando que, antes de iniciar o treino, capriche no alongamento para preparar os músculos. Uma sugestão é fazer uma corrida leve pelo bairro de aproximadamente 15 a 20 minutos de duração.


Confira a seguir alguns exercícios que você pode fazer na sua casa: 1) Mergulho Sente no sofá e estique as pernas, com apoio no calcanhar. Posicione as mãos sobre o assento e, com a coluna bem reta e rente ao sofá, desça até o chão. Retorne à posição inicial. Faça três séries de 15 repetições com dois minutos de intervalo entre cada uma.

4) Avanço Afaste os pés respeitando a largura dos ombros. Dê um passo à frente e flexione o joelho até que a coxa esteja paralela ao chão. Retorne à posição inicial e repita com a outra perna. Faça três séries de 15 repetições cada com dois minutos de intervalo entre cada uma.

2) Afundo Coloque uma perna à frente da outra e apoie a ponta do pé de trás em uma cadeira. Com o abdómen contraído e as mãos na cintura, agache até que o joelho da frente forme um ângulo de 90 graus e volte. Repita com a outra perna. Faça três séries de 15 repetições cada, com dois minutos de intervalo entre cada uma.

5) Flexão Deite-se no chão com a barriga para baixo. Apoie as mãos no chão ao lado do corpo de maneira que os seus braços fiquem alinhados com o peitoral e os cotovelos formem um ângulo de 90 graus. Levante todo o peso do corpo flexionando apenas os braços. Uma opção é apoiar os joelhos no chão. Faça três séries de 10 repetições com dois minutos de intervalo entre cada uma.

3) Agachamento Afaste as pernas e mantenha os pés direcionados levemente para fora, alinhados com os ombros. Flexione os joelhos e, ao mesmo tempo, ergas os braços em frente ao corpo para manter o equilíbrio. Lembre-se de manter a coluna reta e de agachar até os joelhos formarem um ângulo de 45 graus. Faça três séries de 15 repetições e dois minutos de intervalo entre cada uma.

6) Prancha Ainda com a barriga no chão, afaste levemente as pernas e apoie o peso do corpo nos cotovelos. É fundamental manter o abdómen contraído e permanecer com a coluna em linha reta. Faça três séries de 30 segundos de duração com dois minutos de intervalo entre cada uma. 7) Abdominal Deite-se de costas no chão, mantenha as pernas unidas e os braços ao lado do corpo. Levante o tronco, flexione os joelhos e passe os braços em volta deles. Faça três séries de 10 repetições com dois minutos de intervalo entre cada uma. Importante Se você sentir algum desconforto na coluna, no pescoço ou no joelho, não repita o exercício e consulte um profissional qualificado.


bem estar

POR MICHELLE DE GEUS

Com planejamento é possível vencer o medo da mudança, uma das maiores barreiras do crescimento pessoal e profissional

O

medo é um sentimento importante. É graças a ele que o ser humano age com cautela e se mantém alerta para enfrentar possíveis perigos. Mas ele também pode ser paralisante e impedir uma pessoa de realizar os seus sonhos e desejos. É o caso do medo da mudança. Trocar de curso na faculdade, mudar de emprego, morar em outra cidade, sair do país, começar ou terminar um relacionamento, casar, ter um filho, todas essas situações são exemplos de decisões importantes que podem mudar a vida de uma pessoa e, por isso mesmo, geram ansiedade e insegurança. Encarar o desconhecido assusta, mas talvez esse seja o único caminho para alcançar objetivos maiores e ser mais feliz.

Insatisfação

Não é raro encontrar pessoas insatisfeitas com os rumos que a sua vida tomou. Muitas vezes, esse sentimento é fruto das decisões que ela deixou de tomar, e o medo da mudança pode ter grande parte de culpa nisso. Não é fácil sair da zona de conforto, abandonar velhos hábitos ou deixar pessoas queridas para trás. Para perder o medo de arriscar, é preciso saber quais são as vantagens que a mudança vai proporcionar.

Planejamento

Mas não ter medo de mudar não significa agir de maneira inconsequente. Pelo contrário: o planejamento é fundamental para quem quer arriscar. Saber exatamente o que vai enfrentar e quais passos pretende dar tornam esse processo mais tranquilo. Uma coisa é certa: cedo ou tarde, todas as pessoas encontrarão em seu caminho momentos de intensa transformação, que trazem desafios e inseguranças. Quando isso acontecer, não deixe o medo da mudança te paralisar. COMO PERDER O MEDO DE MUDAR?

Aceite o seu medo

O primeiro passo para vencer o medo consiste em aceitar que ele existe. Ficar apreensivo diante de uma grande mudança é natural, desde que não te paralise.

Escute a opinião de amigos e familiares

Conversar pode ser uma ótima maneira de entender se o medo que você está sentindo tem fundamento ou não. Saber que existem pessoas te apoiando e torcendo pelo seu sucesso também te deixa mais confiante e otimista.

Faça uma lista de prós e contras

Uma boa forma de perder o medo de arriscar é ter em mente as vantagens e benefícios que a mudança vai trazer para a sua vida. Além disso, ao fazer uma lista de prós e contras, você também pode traçar uma estratégia para lidar com os desafios.

Tenha objetivos claros

Visualize o seu futuro, saiba o que você planeja para a sua vida e aonde você quer chegar. Vai ser muito mais fácil vencer o medo se a mudança te ajudar a atingir objetivos maiores e mais inspiradores.

Estude os seus passos

Planeje a mudança e tenha em mente todos os passos que você vai ter de dar. Isso tornará o desconhecido menos assustador.

Prepare o seu psicológico

A mudança nos tira da zona de conforto, o que nunca é fácil. Prepare o seu psicológico para lidar com eventuais comentários negativos e momentos de incerteza.

Aja com paciência

Aceite que as coisas não acontecem do dia para a noite. Para se manter focado


nos objetivos, tenha em mente as recompensas que a mudança vai trazer para a sua vida.

Mude o foco

Sinta-se livre para mudar de ideia e traçar novos planos a qualquer momento. Saiba que você não tem controle absoluto sobre tudo e vai precisar ter jogo de cintura para enfrentar os obstáculos que vão aparecer pelo caminho.

Tenha um plano B

A melhor maneira de derrubar a barreira do medo é ter um plano B, para o caso de as coisas não saírem como planejado. Visualizar outras alternativas te deixará mais confiante.

Procure um psicólogo

Se você sentir que não vai conseguir vencer o medo sozinho, não há problema algum em procurar um psicólogo. O profissional vai te ajudar a entender exatamente o que está te deixando apreensivo e a trabalhar para superar esse sentimento.


saúde

POR MICHELLE DE GEUS

Responsável por causar problemas sérios à saúde, a insônia pode ser combatida com mudanças simples no estilo de vida

D

urante muito tempo, uma pergunta inquietou os cientistas: por que o seres humanos dormem? As respostas só começaram a surgir na metade do século XX. O primeiro motivo para as pessoas passarem, aproximadamente, um terço das suas vidas inconscientes é economizar energia. A segunda razão é consolidar memórias e até mesmo apagar algumas lembranças, o que acontece principalmente no estado de sonho. Junto a isso, durante o sono são executados processos reparadores e a manutenção do corpo.

Impacto

Daí já se pode imaginar a importância

de dormir bem. Além de comprometer a capacidade do organismo de combater infecções, as noites mal dormidas podem desencadear doenças neurológicas graves. Elas também liberam, no cérebro, maiores quantias de cortisol, um dos hormônios responsáveis pelo estresse. Isso resulta no aumento da irritabilidade, sensação de cansaço, sonolência, diminuição da criatividade, dificuldade de concentração, baixa produtividade e prejuízo do convívio social. A insônia também pode causar dores de cabeça, problemas gastrointestinais e baixa imunidade, bem como abrir caminho para problemas cardíacos.

Causas

As causas da insônia são variadas, e incluem estresse, ansiedade e depressão. Transtornos mentais, dores crônicas, problemas para respirar, uso de medicamentos estimulantes, mudanças hormonais e idade avançada são outros fatores que causam dificuldade para dormir. A insônia pode ser causada por uma combinação desses fatores e também por uma predisposição genética. Ela pode aparecer por um curto período de tempo ou se tornar crônica. Quando a insônia dura mais do que três semanas é necessário consultar um médico. A boa notícia é que é possível melhorar a qualidade do sono com mudanças simples no estilo de vida.


Como ter uma noite de sono perfeita 1) Enquanto anoitece

Uma das principais causas da insônia é o excesso de preocupações, mas é possível usar truques para enganar o cérebro e evitar o fluxo constante de pensamentos. Evite sair do trabalho com tarefas pendentes e, se for o caso, reserve alguns minutos durante o dia para resolver os problemas pessoais. Pratique exercícios físicos, no máximo, até três horas antes de dormir. Se a única alternativa for fazer atividades tarde da noite, opte por corrida ou caminhada. A última refeição do dia deve ser feita até duas horas antes de ir para cama e, preferencialmente, com alimentos leves e nutritivos. Não beba café, álcool ou outras bebidas estimulantes. Pelo menos duas horas antes de deitar, tome um banho de água morna, que ajuda a relaxar os músculos.

2) Antes de ir para a cama

O sono é regulado por um hormônio chamado melotonina, que começa a ser liberado no organismo assim que escurece. Com a chegada da luz da manhã, os níveis de melotonina caem e a pessoa desperta. O problema é que a tecnologia, em especial os celulares, videogames, computadores e TVs, invertem essa ordem. Os aparelhos emitem uma luz azul, muito parecida com a do sol ao meio-dia, que desregula o organismo. Uma alternativa consiste em ajustar as telas para que elas emitam um tom de luz mais avermelhado, semelhante ao do pôr do sol. 3) Na hora de dormir

A qualidade do sono está ligada à preparação do ambiente. Deixe o

seu quarto em uma temperatura confortável, que não ultrapasse os 20ºC, e certifique-se que está escuro e silencioso. Qualquer barulho pode despertar, mas é preciso ficar acordado por mais de um segundo para perceber. Menos do que isso, a pessoa acorda cansada, sem saber que o sono foi interrompido várias vezes durante a noite. 4) Durante a madrugada

O ideal é pegar no sono em, no máximo, dez minutos. Se, depois de meia-hora, você ainda não adormecer, saia da cama e vá para outro ambiente ler um livro, ouvir música ou fazer meditação até chegar o sono. É importante não fazer essas atividades no quarto.


saúde

POR MICHELLE DE GEUS

Fazer uma alimentação saudável e evitar o sedentarismo são os primeiros passos para combater a obesidade infantil

A

obesidade infantil é um desafio para os pais. Ela acontece quando a criança está com o peso acima do recomendado para a sua idade e altura. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ), atualmente a condição atinge uma em cada três crianças no Brasil. O primeiro obstáculo que os pais precisam superar é reconhecer o excesso de peso dos seus filhos e reavaliar a rotina alimentar da família.

Estilo de vida

A obesidade infantil está ligada à predisposição genética, mas a principal influência está no estilo de vida dos pais. A má alimentação e o sedentarismo, principais

causas da doença, são hábitos que podem ser copiados pelas crianças. Por isso, é importante que toda a família adote uma dieta equilibrada e pratique exercícios físicos como forma de estímulo para a criança que está com sobrepeso. A participação dos pais é fundamental no combate à obesidade infantil e pode começar com coisas simples, como fazer o maior número possível de refeições em família. O ideal é criar um momento tranquilo em que a criança possa ter consciência do que e do quanto está comendo. Também cabe aos adultos facilitar o acesso a alimentos saudáveis e impor limites para o consumo de industriali-

zados. Para as crianças que são apegadas demais a celulares, videogames e computadores, o ideal é estipular quantas horas os aparelhos podem ser usados por dia. Também é recomendado que os pais pratiquem atividades físicas junto com os filhos.

Urgência

É importante combater a obesidade infantil já na infância, pois o excesso de peso pode desencadear doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Ela também pode provocar baixa autoestima e depressão. Tratar crianças com excesso de peso não é uma tarefa simples e exige mudanças nos hábitos de toda a família.


BIO SOAK SOLUÇÃO PARA LENTES DE CONTATO

O PRODUTO que conquistou

O BRASIL

DEZ/17

Indicação: Bio Soak®: É utilizado para limpeza, desinfecção, remoção de proteínas, conservante, clareador e lubrificante de qualquer tipo de lente de contato gelatinosa e /ou material de hidrogel.


POR MICHELLE DE GEUS

Almanaque da casa Crédito: Divulgação/Brastemp

“Faça” refrigerante na sua casa

P

raticidade é a palavra de ordem do momento. Pensando nisso, a Brastemp lançou a B.blend un.plug, a primeira e única plataforma de bebidas em cápsulas all in one. Com um simples toque de botão, é possível preparar mais de 30 opções de bebidas quentes, geladas, com ou sem gás. Estão disponíveis cápsulas para refrigerantes, como Guaraná Antarctica, Pepsi, Sukita e Soda; sucos naturais; água de coco; frapês; chás quentes e gelados; bebidas energéticas; chocolate quente; drinques sem álcool; e diversos tipos de café. A novidade é que a máquina tem um compartimento removível para adição de água filtrada. Como o aparelho não precisa ser instalado próximo a um ponto de água, ganha mais versatilidade e pode fazer parte de diversos ambientes.

Minimalismo é tendência para a vida

O

minimalismo é uma das grandes tendências no design e no estilo de vida. A principal característica desse conceito é priorizar o essencial e eliminar os excessos, tanto nas cores como na mobília e nas roupas. O design minimalista privilegia linhas e formas limpas, simétricas e geométricas. Adepto da tendência, o arquiteto Nildo José afirma que repensar o uso dos elementos naturais e o consumo desenfreado se tornou fundamental para a sobrevivência humana. O movimento apoia a criação de ambientes amplos e neutros, onde a funcionalidade seja a prioridade para a escolha da decoração.

Que cheirinho bom!

N

ada mais agradável do que roupas de cama e toalhas macias e perfumadas, não é? Com alguns cuidados na hora de lavar, é possível prolongar a sensação de roupa limpa e cheirosa. Quem dá as dicas é Cristiane Ayres, Gerente de P&D da Casa KM, especialista no assunto. 1.  Lençóis e fronhas devem ser lavados separadamente para evitar manchas; 2.  Não sobrecarregue a máquina de lavar. Assim, o aparelho consegue remover toda a sujeira e o sabão; 3.  Como a água quente pode danificar os tecidos, use água em temperatura ambiente; 4.  Escolha um bom amaciante para que as toalhas e lençóis fiquem macios e cheirosos; 5.  Evite água sanitária e alvejantes, e deixe a roupa secar em um local bem ventilado e protegido do sol; 6.  Como as toalhas costumam acumular resíduos, é importante utilizar o amaciante em todas as lavagens.


be le za

POR MICHELLE DE GEUS

Passarelas internacionais indicam que as maquiagens da temporada outono/inverno serão mais coloridas e irreverentes

A

maquiagem é parte fundamental do look de toda mulher, pois tem o potencial de destacar o visual ou comprometer totalmente a produção. Assim como acontece com a moda, para não errar na escolha é preciso acompanhar as tendências que saem das passarelas e ganham as ruas. Com o fim da tempo-

rada de desfiles em Paris, Milão e Nova York, já é possível antecipar as makes que farão sucesso na temporada outono/ inverno deste ano e se preparar para as novidades.

De olho nos olhos

A principal tendência para a próxima

estação é colocar os olhos em evidência, deixando os lábios em segundo plano. O delineado bem marcado, o lápis na linha d’água e o clássico smokey eyes ( efeito esfumado ) são algumas apostas. Trata-se de uma ótima oportunidade para renovar o estoque de batons e sombras com tons metálicos ou cores néon, já que esses produtos estarão em alta na nova estação. Neste inverno, as tonalidades mais sóbrias e fechadas darão espaço a uma make colorida e vibrante, antes usadas apenas no verão. Os cílios mais empelotadinhos, rejeitados pela maioria das mulheres, estarão em alta. O ideal é usar máscaras próprias para conseguir esse efeito “boneca”, ou aplicar várias camadas de rímel. O


“A palavra de ordem da nova estação é quebrar padrões e se diver tir testando novas cores e combinações. A ideia é que cada mulher descubra o seu próprio estilo” delineado “gatinho” será substituído por novas formas e contornos. Quem gosta de olhos com efeito esfumado vai poder se divertir com as cores e os tons que vão além do tradicional preto. As mais utilizadas serão o laranja, o amarelo, o azul e o rosa. Além disso, será possível esfumar toda a pálpebra ou somente parte dela. E por que não usar mais de uma tonalidade nos olhos? O resultado pode ser surpreendente. Outra tendência que chega deste outono/ inverno são as sombras néon e as metalizadas. As cores vivas serão vistas em todos os tons de pele.

A volta de um clássico

O gloss foi sucesso nos anos 2000 e voltou com tudo para acabar com o reinado do batom matte. Mas não basta apenas aplicar o gloss na boca. É preciso ter cuidado para que fique uma camada fina e uniforme. Quem quiser uma maquiagem mais discreta e jovial pode apostar no

gloss transparente ou nude, que deixam apenas o efeito molhadinho. Já pensou em dar uma chance ao gloss preto? Usado de maneira correta ele pode garantir um look sofisticado. Mas também será permitido se divertir com as cores vivas, efeitos metalizados e muito glitter. Para um visual ainda mais arrasador, vale experimentar o gloss como sombra. É sucesso na certa.

Beleza natural realçada

As adeptas do lema “natural, mas bonito” também terão a sua vez. O sudovy, estilo de maquiagem bem leve e quase invisível, é uma das tendências para a próxima estação. Mas engana-se quem pensa que essa make é mais fácil de fazer. Ela exige diversos cuidados para que a pele fique uniforme e com aspecto saudável. A dica é investir em cosméticos, bases e corretivos de boa qualidade. Quem procura um visual mais elegante pode experimentar e

acrescentar um batom vermelho ou um delineado nos olhos.

Pele dourada

O brilho não estará apenas nos olhos e lábios, mas também na pele. A próxima estação traz maquiagens com o iluminador mais marcado, realçando os contornos do rosto. Para deixar a pele ainda mais dourada, recomenda-se apostar no blush puxado para o marrom. Essa combinação fica incrível com um batom na cor vinho.

Estilo próprio

Como já deu para perceber, a palavra de ordem da nova estação é quebrar padrões e se divertir testando novas cores e combinações. A ideia é que cada mulher descubra o seu próprio estilo. A dica é não ter medo de testar as maquiagens em casa e experimentar novas possibilidades. Arrisque-se. Experimente. Ouse. Você ainda não sabe quantas mulheres há em você.


nu tri ção

POR MICHELLE DE GEUS

Considerada a fruta mais completa, o abacate oferece uma ampla gama de benefícios

D

urante anos, o abacate não foi considerado um aliado de uma boa alimentação, mas hoje sabe-se que a fruta pode ser um grande apoio para quem busca uma vida mais saudável. A má fama inicial do abacate surgiu por causa de sua alta concentração de gorduras. Um abacate pequeno, com 150 g de polpa, por exemplo, tem em média 250 calorias. O que não se sabia antes é que

essas gorduras são saudáveis e extremamente benéficas para o organismo.

Gorduras do bem

Quase 70% das gorduras do abacate são do tipo monoinsaturadas, consideradas benéficas para a saúde do coração. Elas ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue, reduzir a pressão arterial, proteger os vasos sanguíneos e prevenir doenças cardiovasculares. Entre essas gorduras, está o ácido

oleico, também conhecido como ômega 9, que auxilia o corpo a absorver vitaminas e produzir hormônios. A fruta também é rica em ômega 3, sustância indispensável para o bom funcionamento do cérebro, capaz de estimular a memória e aumentar a capacidade de concentração.

O milagre da glutationa

Uma das substâncias mais interessantes do abacate é a glutationa, que fortalece


minerais encontrados no abacate, o que o torna uma das frutas mais completas.

Benefícios do abacate

O abacate também pode ser útil no controle do diabetes. Isso acontece porque a fruta possui baixo índice de carboidratos e açúcares. As propriedades anti-inflamatórias do abacate podem trazer alívio para pacientes portadores de reumatismo e artrose. Isso se deve à combinação de gorduras monoinsaturadas e vitaminas E e C, que combatem a inflamação e aliviam as dores. Atletas que desejam aumentar o percentual de massa magra podem incluir a fruta no cardápio. Ela melhora a síntese de testosterona e do hormônio do crescimento, que são importantes para o desenvolvimento da musculatura. O abacate também fornece energia para o treino, ajuda na recuperação do músculo e evita o aparecimento de cãibras e dores. O alto índice de calorias, aliado à grande presença de fibras, inibem o apetite, prolongam a sensação de saciedade e ajudam a emagrecer. O segredo é incluir o abacate na dieta com moderação. Uma boa dica é usá-lo como substituto das gorduras saturadas encontradas nas carnes vermelhas, queijos amarelos e manteiga. Preserve o que há de bom A maioria dos nutrientes do abacate está concentrada na parte mais escura da polpa, próxima à casca. Para evitar que ela seja desperdiçada, o segredo está na hora de descascar a fruta. Corte o abacate em quatro partes no sentido do comprimento e retire delicadamente a casca. A casca vai se soltar facilmente sem danificar a parte comestível. o sistema imunológico e contribui para a eliminação de toxinas e radicais livres pelo fígado. A substância é tão poderosa que é capaz de agir bloqueando a ação de agentes causadores do câncer, reduzir o aparecimento de novas células cancerígenas e aumentar a eficácia da quimioterapia. A glutationa também ajuda a regular o cortisol, o hormônio responsável pelo estresse e que impede a perda de peso.

Vitaminas e minerais

O abacate também possui uma grande quantidade de vitaminas e minerais. Além da ação anti-inflamatória, a vitamina E atua como antioxidante, prevenindo o envelhecimento e o aparecimento de rugas. A vitamina C, também encontrada em abundância na fruta, participa da produção de colágeno e elastina, principais responsáveis pela firmeza da pele. Magnésio, cálcio, ferro e fósforo são apenas alguns dos

Na cozinha e no salão de beleza O abacate também é o queridinho da indústria de cosméticos, pois os óleos e vitaminas da fruta são excelentes para manter a pele e os cabelos macios e hidratados. Os produtos à base de abacate são indicados para quem tem a pele seca ou cabelos cacheados, que necessitam de mais hidratação.


Culinária

POR MICHELLE DE GEUS

Consumido com moderação, o abacate pode ser um poderoso aliado da saúde e do paladar o polvilho umedecido cobrindo todos os espaços até obter uma camada fina e uniforme. Espere a massa ficar unida e vire, deixando secar rapidamente do outro lado. Repita o processo até terminar toda a massa. Reserve.

ROLINHOS DE TAPIOCA COM FRANGO E ABACATE Rendimento: 6 Porções Preparo: 35 minutos

Montagem: Recheie os discos de tapioca com o frango e acrescente as fatias de abacate. Enrole como um rocambole, corte em quatro rolinhos e sirva.

INGREDIENTES Recheio: • 1 colher ( sopa ) de azeite • ½ cebola roxa picada • 1 xícara ( chá ) de frango cozido e desfiado • 1 colher ( sopa ) de suco de limão • 1 tomate sem sementes, picado • 1 sachê de Maggi Natusabor Tomate Suculentos com Ervas • 1 abacate pequeno maduro em fatias Tapioca: • 3 colheres ( sopa ) de beterraba picada • 2 xícaras ( chá ) de polvilho doce MODO DE PREPARO Recheio: Em um recipiente, misture todos os ingredientes, com exceção do abacate. Reserve. Tapioca: Bata a beterraba com 100 ml de água em um liquidificador. Passe por uma peneira, formando um suco fino – cerca de ½ xícara ( chá ). Em um recipiente, regue o polvilho com o suco, misturando bem até obter uma farinha granulada, solta e umedecida. Aqueça uma frigideira antiaderente e peneire

• 2 colheres ( sopa ) de azeite • 1 stick de Maggi Meu Segredo Montagem: • 600 g de filé de frango grelhado, em tiras finas • 10 rabanetes cortados em 4 • 1 xícara ( chá ) de feijão-branco cozido • ½ cebola roxa em fatias finas MODO DE PREPARO Batata-doce: Em uma assadeira, coloque as batatas com o azeite, sal e alecrim. Cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio ( 180°C ), pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire o papel-alumínio e volte ao forno por mais 20 minutos, virando na metade do tempo ou até as batatas estarem macias e douradas. Reserve. Molho de Abacate: Em um liquidificador, bata bem todos os ingredientes com 3 colheres ( sopa ) de água. Reserve.

SALADA DE BATATA-DOCE RÚSTICA, FRANGO GRELHADO, FEIJÃO-BRANCO E MOLHO DE ABACATE

Montagem: Em um recipiente de servir, arrume todos os ingredientes. Sirva acompanhado do molho de abacate.

Rendimento: 6 Porções Preparo: 40 minutos

DICA: Decore com fatias de abacate e alecrim.

INGREDIENTES Batata-doce: • 2 batatas-doces com casca, em cubos • 2 colheres ( sopa ) de azeite • 1 colher ( chá ) de sal • 1 colher ( sopa ) de alecrim fresco Molho de Abacate: • ½ abacate


on the road

Destino de estrelas como Beyoncé e Will Smith, o charmoso vilarejo de Trancoso é um dos destinos mais badalados do litoral baiano

T

rancoso não está apenas entre os destinos mais famosos da Bahia, mas também entre os mais sofisticados. Artistas e celebridades internacionais caminham quase despercebidos nesse pequeno vilarejo ao litoral sul do estado. Beyoncé, Will Smith, Jéssica Alba e Matthew McConaughey são apenas alguns dos famosos que já se renderam aos encantos do local. O mar azul-turquesa, as longas faixas de areia pontuadas por coqueirais e as imponentes falésias garantem um visual de tirar o fôlego, caindo nas graças de ricos e famosos.

Mas nem sempre foi assim. A natureza exuberante do vilarejo era privilégio exclusivo de uma aldeia de pescadores até Trancoso ser descoberto pelos hippies na década de 1970. A energia elétrica só chegaria lá em meados dos anos 1980, trazendo com ela o turismo e o comércio. A pequena vila cresceu e se modernizou, mas Trancoso ainda guarda em seu DNA algumas características de um destino alternativo e descolado.

Cartão-postal

O principal cartão-postal é o Quadrado,

uma encantadora pracinha localizada no alto do morro, com vista privilegiada para o mar. Ela abriga uma igrejinha construída pelos jesuítas no século XVI, rodeada por duas fileiras de casinhas coloridas, antigamente habitadas por pescadores. A beleza do lugar está na simplicidade e no clima bucólico. Vale a pena passar por lá durante o dia para conhecer o interior da Igreja São João Batista e ler as placas que contam um pouco da história de cada casa. Mas é à noite que o Quadrado ganha vida e se transforma em um lugar moderno e vibrante. Quando os turistas começam


a deixar as praias, as casinhas coloridas abrem as suas portas e se transformam em restaurantes, barzinhos, cafés, lojinhas de artesanato e boutiques de grifes famosas. Ao pé do morro do Quadrado estão as praias mais badaladas de Trancoso, a Praia dos Coqueiros e a Praia dos Nativos. Durante a maré baixa é possível atravessar a pé pelo rio que divide as duas praias. Ambas contam com uma ampla infraestrutura de restaurantes, lanchonetes, barracas de praia e beach clubs. Para quem prefere um lugar mais reservado e quase deserto, vale a pena conhecer as praias do Rio da Barra e de Taípe, ao norte, e as praias do Rio Verde e de Itapororoca, ao sul.

Menina dos olhos

A Praia do Espelho é, sem dúvida, a

menina dos olhos de Trancoso. O lugar é realmente paradisíaco e, não por acaso, aparece em diversos guias de viagem como uma das praias mais bonitas do Brasil. Além das lindas falésias em tons de vermelho, o rio que desemboca no mar dá um charme ainda maior ao local. O mar é calmo e cristalino, perfeito para banho. Uma das atrações da Praia do Espelho são as piscinas naturais que se formam já na beira da praia. Embaixo dos coqueirais encontram-se estilosos bares de praias para relaxar em frente ao mar. Há diversas opções de pousadas “pé na areia” ou no alto das falésias, todas muito charmosas e aconchegantes. Vale a pena passar ao menos uma noite por lá, mas é preciso se preparar com os custos de hospedagem e alimentação.


on the road

Como chegar

O aeroporto de Porto Seguro, que fica a 80 km de Trancoso, é o que atende à região. É possível contratar um transfer na própria agência de viagens ou negociar uma corrida de Táxi ou Uber. Aqueles que pretendem ir para Arraial D’Ajuda ou para as praias mais isoladas podem alugar um carro no próprio aeroporto. Porém, é importante ter em mente que as estradas para algumas praias são de terra e os estacionamentos costumam ficar lotados na alta temporada, o que pode ser uma dor de cabeça. O melhor caminho para quem vai de carro de Porto Seguro até Trancoso é por meio da BR 367.

Onde se hospedar

Dos mais exclusivos hotéis às pequenas pousadas, Trancoso oferece opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos. A escolha do local vai depender do estilo de viagem do turista e de quanto ele pretende gastar. Para quem quer curtir a vida noturna e estar perto de uma cena mais agitada, a melhor opção é escolher um hotel

próximo ao Quadrado. Se o objetivo é fugir da muvuca e ter fácil acesso à praia, existem pousadas “pé na areia” charmosas e com preços acessíveis. Os resorts all inclusive são a escolha perfeita para quem está viajando com crianças e pretende passar mais tempo no próprio hotel do que fazendo passeios pela região.

Onde comer

As opções de restaurantes, barzinhos e lanchonetes em Trancoso são bem diversificadas, com preços que variam bastante. É possível encontrar desde barracas de praia que oferecem uma comida simples e saborosa até beach clubs com cozinha sofisticada e toque gourmet. Os frutos do mar são destaque na maioria dos cardápios. Vale a pena provar o peixe ao molho de iogurte.

O que fazer

Um dos passeios mais interessantes de Trancoso consiste na observação das baleias jubarte, que visitam o litoral baiano entre julho e outubro. A vida marinha na região é abun-

dante, e para ver tudo isso de perto é possível fazer mergulhos de snorkel ou cilindro no Parque Marinho Recife de Fora. Os passeios de lancha ou quadriciclo são uma excelente opção para conhecer as outras praias da região. Para quem gosta de trilhas e longas caminhadas, é possível percorrer a maior parte das praias de Trancoso a pé.

Quando ir

As chuvas são bem distribuídas ao longo do ano no litoral da Bahia, mas a maior probabilidade de pegar tempo firme é entre agosto e setembro. A alta temporada acontece em janeiro. É quando Trancoso mostra todo o seu potencial como um dos destinos de praia mais badalados do Brasil. Aqueles que desejam fugir de aglomerações devem visitar o vilarejo em outra época. A temperatura na região é agradável em todas as estações, e mesmo no inverno os termômetros não ficam abaixo dos 20°C. Por essa razão, Trancoso é um destino que pode ser aproveitado todos os meses do ano.


LANÇAMENTO IRIDIUM LABS

Quem precisa de muita proteína sabe: sabor e praticidade fazem diferença Iridium Protein Bar, o mais novo lançamento da Iridium Labs, chega ao mercado para atender as pessoas que não se contentam com pouco. Disponível em três sabores: Banana Caramelizada, Frutas Vermelhas e Coco com Chocolate.

INSTAGRAM & YOUTUBE IridiumLabsBrasil

LOJA OFICIAL IridiumLabs.com.br

FACEBOOK IridiumLabsBR

EQUIPE DE VENDAS comercial@IridiumLabs.com.br


Mural

POR MICHELLE DE GEUS

Hipertensão também afeta jovens

P

A

Sorriso bonito, coração saudável

lém de proporcionar um sorriso bonito, a higiene bucal pode proteger o seu coração. De acordo com o dentista Flávio Nader, da Crie Odontologia, pacientes com maior tendência para problemas com a saúde bucal também têm um fator de risco mais elevado para doenças cardiovasculares. A gengivite, por exemplo, está relacionada a maiores chances de desenvolver doença arterial coronariana. Já a doença periodontal está ligada a maiores chances de um acidente vascular cerebral ( AVC ). “Escovação correta, uso regular do fio dental e visitas periódicas ao dentista são cuidados fundamentais para manter a saúde bucal em dia e evitar problemas cardiovasculares”, orienta Nader.

Fique atento aos sinais • Sangramento ou sensibilidade na gengiva • Presença de pus ao redor da gengiva e dos dentes • Retração da gengiva • Mau hálito constante e sensação de gosto ruim na boca • Dentes moles

or conta das mudanças no estilo de vida, alimentação desregrada, sedentarismo e estresse, a hipertensão é cada vez mais comum entre os adultos jovens. De acordo com o Ministério da Saúde ( MS ), cerca de 10% da população brasileira entre 25 e 34 anos tem a doença, que é caraterizada pelo aumento da pressão no interior das artérias, responsáveis por levar o sangue do coração ao resto do corpo. A hipertensão é tão perigosa quanto silenciosa: apenas metade das pessoas hipertensas sabem que têm a doença. Por sobrecarregar as artérias, ela aumenta os riscos de infarto, AVC ou outras doenças cardiovasculares. Para detectar a hipertensão precocemente, é fundamental fazer acompanhamento médico e exames preventivos regularmente. A prevenção também está relacionada a escolha de alimentos mais saudáveis, prática de atividades físicas e manutenção do peso ideal.

L

Já lavou seu nariz hoje?

avar o nariz é um hábito de higiene tão fundamental para a saúde que deveria fazer parte dos nossos cuidados diários. Fazer isso é muito simples: basta colocar um pouquinho de soro fisiológico dentro das narinas com a ajuda de um aplicador. Entre as vantagens, estão um maior conforto quando o tempo está seco e a proteção do corpo da poluição. Além disso, lavar o nariz ajuda a prevenir gripes, resfriados, amigdalites, faringites, crises de asma e bronquites. Para quem sofre com a rinite, praticar o hábito diariamente é ainda mais importante, pois torna a mucosa mais hidratada e minimiza as secreções.


A

Cuidados com os canudos reutilizáveis

bandonar o uso de canudos plásticos é fundamental para a preservação do meio ambiente, mas a mudança exige alguns cuidados. A melhor alternativa é carregar na bolsa e na mochila canudos reutilizáveis, que precisam ser devidamente higienizados. Esses produtos podem abrigar fungos e bactérias, pois, mesmo depois de secos, sempre resta um pouco de umidade. Após o uso, é importante lavar o canudo com água e sabão e retirar todos os resíduos. Também é aconselhável deixar o objeto de molho em uma solução com partes iguais de água e vinagre por 20 minutos, enxaguar bem e guardar. Outra dica é usar uma capinha protetora de tecido para que o canudo não entre em contato com possíveis sujidades da bolsa ou mochila.

Previna-se contra gripes e resfriados

A

s temperaturas mais baixas trazem doenças características da temporada, como gripes e resfriados, e o segredo para evitá-las é a prevenção. A chegada do outono é a época ideal para tomar a vacina da gripe. Como ela demora cerca de duas semanas para começar a fazer efeito, é preciso tomar a dose antes da chegada do inverno, para que o organismo tenha tempo de se imunizar completamente. Durante o outono, o ar costuma ficar mais seco, o que pode desencadear várias doenças respiratórias. Uma boa alternativa é investir em umidificadores de ar ou adotar soluções caseiras, como espalhar bacias d’água ou pendurar uma toalha molhada no quarto durante a noite. Outra dica é lavar as narinas com soro fisiológico para eliminar impurezas e secreções. Esse hábito evita gripes e resfriados, e reduz crises de asma, bronquites e alergias.

Maquiagem é coisa séria

É

ecomum que as mulheres se reúnam para se arrumar antes de uma festa. Nessas ocasiões, é inevitável compartilhar pincéis e maquiagens, um hábito que parece inofensivo, mas esconde alguns perigos. O batom, por exemplo, pode transmitir herpes e clamídia, doenças facilmente transmitidas. Compartilhar maquiagens para os olhos, como sombra, lápis e rímel, pode causar conjuntivite. Os pincéis também podem carregar vírus e bactérias, e precisam ser lavados uma vez por semana para ficarem limpos.


Sempre quis saber

POR MICHELLE DE GEUS

Quem inventou o micro-ondas?

O

micro-ondas foi inventado quase sem querer pelo engenheiro americano Percy Spencer, na década de 1940. Ele trabalhava na empresa Raytheon, produzindo magnetrons, um tipo de válvula eletrônica, para radares. Um dia, Spencer percebeu que, ao se aproximar de um aparelho de radar ativo, a barra de chocolates que ele carregava no bolso derreteu. Ele decidiu investigar o fenômeno testando outros alimentos e, em 1947, a Raytheon patenteou o primeiro forno de micro-ondas. O aparelho tinha 1,70 m de altura e pesava 340 kg. Os micro-ondas só se tornaram populares na década de 1970, quando foram criadas versões menores e mais acessíveis. O micro-ondas emite radiação eletromagnética que agita as moléculas de água e aquece os alimentos. Ao contrário do que se pensa, essa radiação é segura e não causa câncer.

Por que o bocejo é contagioso?

V

ocê já viu uma pessoa bocejar e sentiu vontade de fazer o mesmo? Várias espécies de animais bocejam, mas apenas em seres humanos e chimpanzés o bocejo é contagioso. Isso se deve ao ecofenômeno, a nossa capacidade de imitar os gestos, maneiras de falar e atitudes dos outros. Responsáveis por nos fazer copiar comportamentos, os neurônios-espelhos também criam o desejo involuntário de bocejar quando vemos outra pessoa bocejando. O efeito é maior quando estamos em uma roda de amigos, pois a imitação é uma forma de demonstrar empatia.

Como as vacinas funcionam?

A

s vacinas são uma das descobertas mais importantes da medicina. De acordo com a Organização Mundial da Saúde ( IMS ), elas salvam a vida de 3 milhões de crianças por ano. Quando o organismo é atacado por um vírus ou bactéria, o sistema imunológico dispara uma série de reações para expulsar esses agentes. Se a estratégia falha, a pessoa fica doente. As vacinas permitem que o organismo entre em contato com os vírus e bactérias de forma controlada e aprenda de antemão a combatê-los com maior eficiência. Dessa forma, se o corpo for atacado, o sistema imunológico vai saber como defender o organismo. Quanto mais pessoas estiverem vacinadas, menor a possibilidade do vírus ou da bactéria chegar até aqueles que não podem tomar a vacina ou em quem ela não vai surtir efeito.


Profile for Editora CMN

Revista Plena Rede Guanabara  

Revista Plena 70 Customizada para Drogarias Guanabara

Revista Plena Rede Guanabara  

Revista Plena 70 Customizada para Drogarias Guanabara

Advertisement