Issuu on Google+

Ijuí, 31 de dezembro de 2013

São Luiz, o campeão do Interior O São Luiz fez em 2013 uma das melhores campanhas da sua história no Campeonato Gaúcho. O rubro sagrou-se campeão do interior em maio e vice da Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão no dia 10 de março. A boa fase levou o time ijuiense à Copa do Brasil de 2014.

Kiss deixa 242 mortos

Ijuí também protestou

STF ataca contra impunidade Nesse ano, todos os olhares dos brasileiros se voltaram para o Supremo Tribunal Federal (STF) presidido por Joaquim Barbosa, para acompanhar o julgamento do mensalão. O processo decretou a condenação de 25 réus. Em meio a divergências, discussões e bate-bocas, foram decretadas as prisões de 16 réus e os respectivos processos encerrados pelo relator Joaquim Barbosa, entre eles José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.

O início do ano de 2013 foi marcado pela tragédia ocorrida na madrugada de 27 de janeiro, na boate Kiss, em Santa Maria. Considerado o segundo incêndio mais mortal da história do País, a noite era de festa universitária, mas chocou o Brasil com a morte de 242 jovens. Uma das atrações da noite, show pirotécnico da banda Gurizada Fandangueira, deu início ao incêndio no momento que o fogo entrou em contato com a espuma altamente inflamável do teto da casa noturna. O local possuía apenas uma saída, os jovens tiveram dificuldade para deixar o local e muitos acabaram pisoteados. A maioria morreu por intoxicação. A inalação do gás tóxico foi um dos grandes desafios para os médicos salvarem os sobreviventes.

Após 18 anos, Cotrijui elege nova diretoria Após ter anunciado em janeiro que concorreria às eleições da Cotrijui de 2013, na noite de 5 de fevereiro, Vanderlei Fragoso foi eleito pelos associados, novo presidente da cooperativa, dando fim à gestão de Carlos Poletto, à frente da Cotrijui desde 1995. Fragoso foi eleito com 1.857 votos contra os 1.689 votos recebidos pelo oponente Cláudio de Jesus. Após assumir a presidência, ao lado do vice Paulo Schossler, Fragoso teve o início de sua gestão marcada por troca de acusações. Um grupo de associados insatisfeitos com o resultado das eleições, reuniu-se e formou a denominada Terceira Via, e buscou na Justiça anular as eleições ocorridas em fevereiro, mas teve seu pedido negado. Após sucessivas perdas na Justiça, a Terceira Via deu uma trégua, e a nova diretoria baseou sua gestão na busca por apoio financeiro, político e governamental. Para realização do trabalho foi necessário demitir funcionários, readequar cargos e até mesmo o fechamento do Supermercado Cotrijui, no Centro, em 27 de agosto de 2013.

capa.indd 1

No dia 22 de junho, centenas de manifestantes reuniram-se na Praça dos Imigrantes. Portando faixas, cartazes, máscaras, nariz de palhaço e muitos de cara pintada, marcharam até a Praça da República. No caminho, os participantes gritaram palavras de ordem e cobraram explicações tanto de questões municipais quanto do Estado e do País. Fizeram-se presentes na marcha pessoas de todas as idades, como representantes dos aposentados de Ijuí, que reivindicaram mais atenção à classe. Os familiares e amigos das vítimas da tragédia na boate Kiss, em Santa Maria, gritaram por justiça. Representantes do Movimento Pensar LGBTS protestaram contra a Cura Gay. No âmbito de Ijuí, os manifestantes pediram redução na passagem de ônibus e dos CCs na prefeitura.

30/12/2013 19:34:47


No primeiro dia do ano, os reeleitos Fioravante Ballin e Ubirajara Teixeira e os 15 vereadores, escolhidos pela população no pleito de 2012, foram empossados em sessão na Câmara de Vereadores. Neste mesmo dia, no Centro Evangélico, os 12 secretários escolhidos pelo Executivo também foram apresentados para a comunidade.

O Drones Ijuí entrou na disputa do Campeonato Gaúcho de Futebol Americano neste ano. Foi a primeira vez que o município teve um participante na competição. O jogo de abertura no Poliesportivo foi contra o Pumpkins, de Porto Alegre, em fevereiro e a equipe de Ijuí terminou o ano na segunda colocação no campeonato.

2 >> Sindicância afasta servidores na SMS O Executivo municipal acatou, na primeira semana de janeiro, decisão da Comissão Sindicante que investigou denúncias com relação a infrações cometidas por servidores quanto ao horário de trabalho. Dois servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), uma enfermeira e um médico clínico-geral, ambos designados para exercer suas funções no Ambulatório do bairro Mundstock, foram penalizados por descumprimento de jornada de trabalho, utilizar de terceiros para efetuar o registro do ponto e falta de zelo e dedicação relativo ao não atendimento dos pacientes em horários que deveriam estar no ambulatório.

>> Contran estabelece mais rigor na Lei Seca O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu os procedimentos a serem adotados pelas autoridades da área para a fiscalização do consumo de álcool por motoristas. A fiscalização ficará cada vez mais rígida, com tolerância zero para embriagados. A lei agora pune qualquer quantidade de álcool no sangue do condutor, que será autuado administrativamente por qualquer concentração de bebida.

>> Aumento do IPTU gera reclamações

Em fevereiro, filas foram registradas na prefeitura para reclamar do aumento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2013. O aumento, neste ano chegou a 600% a mais do que o ano passado. O coordenador de tributos da prefeitura, Airton de Moura disse que a lei já estava sendo discutida na Câmara e já havia sido anunciado de que haveria este aumento que foi baseado em um apontamento do Tribunal de Contas.

pag 2.indd 1

Janeiro/ Fevereiro

Ano inicia com prejuízos causados por temporal

Fevereiro foi mês de emoção e homenagens

Após a tragédia em Santa Maria, amigos e familiares reuniram-se para uma Caminhada de Luz. O ato foi organizado em homenagem a Allana Willers, Helena Polleto Dambrós, Ariel Nunes Andreatta, Lincon Turcato Carabagialle, Fernanda Malheiros, Tiago Cechinatto, Marcos Rigoli e Robson Van Der Ham, os oito ijuienses que perderam a vida na tragédia ocorrida na boate Kiss. Roupas brancas, lanternas, cartazes e muita emoção marcaram o momento de homenagem. Amigos e familiares caminharam, em silêncio, ao som do Hino Riograndense em direção à Praça da República, onde o ato foi encerrado com um culto ecumênico. No fim do mês, ainda em meio ao luto, famílias de sobreviventes se organizaram, para cobrar responsabilidades e exigir compensação pelas perdas. A Associação das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) foi criada para dar suporte aos familiares, desde assistência jurídica até atendimento psicológico. Adherbal Alves Ferreira, pai de Jennefer Mendes Ferreira, morta no incêndio, foi eleito presidente da associação.

O primeiro dia do ano foi de caos na cidade. Após um temporal que iniciou por volta da 1h da manhã, cerca de 1,5 mil famílias ijuienses passaram as primeiras horas do Ano Novo sem luz. A chuva e ventos fortíssimos derrubaram árvores em diversos bairros da cidade, além de provocar o destelhamento de residências, igrejas e ginásios. De acordo com os dados apresentados, cerca de 130 casas foram destelhadas e aproximadamente 800 metros de lonas foram disponibilizados pelo Corpo de Bombeiros para a população. Conforme informações, os locais que registraram mais prejuízos foram os bairros São Geraldo, Pindorama, Lulu Ilgenfritz e Thomé de Souza.

Resultados obtidos pela Faculdade América Latina reforçam qualidade de ensino da instituição O ano de 2013 foi muito importante para a Faculdade América Latina de Ijuí, em termos de consolidação na qualidade de ensino. Conforme o Índice Geral de Cursos divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), a Faculdade é a melhor instituição de ensino superior de Ijuí, com conceito 4 (em escala de 1 a 5) e nota contínua 3,32. Outro destaque deste ano foi o resultado dos acadêmicos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade. O Curso de Administração obteve conceito 4 e o Curso de Ciências Contábeis conceito 3, em uma escala de 1 a 5. Para 2014, a Faculdade América Latina está com inscrições abertas. O Vestibular ocorre dia 22 de janeiro e os interessados podem se inscrever no site www.americalatina.edu.br ou pelo telefone 55 3333 2476.

Capacidade duplicada com troca de transformadores A Ceriluz realizou em janeiro uma importante obra de ampliação de sua capacidade de distribuição de energia: efetivou a substituição de dois transformadores de 5 megavolt-amper (MVA) por outros dois de 10 MVA, na subestação localizada na Linha 5 Norte, Distrito de Chorão, dobrando assim a sua capacidade de atendimento das demandas de energia. Essa ampliação beneficiou principalmente associados consumidores da região Norte de Ijuí e dos municípios de Catuípe, Ajuricaba e Chiapetta, permitindo a implantação de novos projetos elétricos.

30/12/2013 19:26:04


O mês de março foi marcado, sobretudo, pela escolha do novo papa. Após a renúncia de Bento XVI, anunciada em fevereiro deste ano, o conclave foi organizado. Pela primeira vez na história, a Igreja elegeu um papa da América Latina. A escolha de Jorge Mario Bergoglio, da Argentina, aconteceu no dia 13 de março. Após sair o resultado, o arcebispo de Buenos Aires escolheu o nome de Francisco para seguir no papado.

O Legislativo municipal aprovou, em sessão da Câmara de Vereadores, o Projeto de Lei Substitutivo que disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de caninos e felinos, estabelece as diretrizes do programa de controle reprodutivo desses animais e cria a Coordenadoria de Proteção Animal (CPA). Os primeiros microchips foram implantados nos cães que residem na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), em agosto.

3

Março

Alunos fazem mobilização para pedir professores

Fenii é cancelada por falta de adequações ao PPCI Em função das adequações às normas de segurança que constam no Programa de Prevenção de Combate ao Incêndio (PPCI), que prevê a inclusão de hidrante, reservatório de água e rede hidráulica, e no Sistema de Proteção Contra Descarga Atmosférica (SPDA), ou seja, no sistema de pararraios, que devem ser realizadas no Parque de Exposições Wanderley Burmann, a 6ª edição da Feira de Negócios da Indústria de Ijuí (Fenii) não foi realizada em 2013. O plano de prevenção de incêndio já existia no parque, mas a cobrança maior em adequações se intensificou após a tragédia da boate Kiss, em Santa Maria.

Alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Rui Barbosa, o Ruyzão, realizaram no dia 11 de março uma mobilização, na 36ª Coordenadoria Regional de Educação para solicitar professora de Biologia. Em Ijuí, o principal déficit de professores se concentra na disciplina de Matemática. Em pelo menos três escolas, há falta de educadores da área: na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, onde são necessárias cinco horas, no Colégio Tiradentes há falta de professor da disciplina para o terceiro ano e no Ruyzão, onde há deficiência de 14 horas. Conforme a coordenadora adjunta da 36ª CRE, Marlene Zimmermann, são apenas casos pontuais a falta de professores nas escolas.

Após longa espera, Frieda Heck é entregue Fogos de artifícios marcaram o fim da novela envolvendo os 36 apartamentos do conjunto habitacional Frieda Heck, no bairro São Paulo. Após uma espera de seis anos, estiveram no local todas as pessoas que se envolveram no projeto, desde autoridades municipais, comunidade e os próprios beneficiados. Segundo o secretário de Habitação, Brás Caino, o investimento total da obra foi cerca de R$ 1,3 milhão. Todas as famílias beneficiadas residiam em casas alugadas e pagas pela prefeitura enquanto aguardavam o andamento e término da obra. O valor pago pelo município em aluguel social não foi informado, mas segundo Caino, o valor é insignificante diante do valor total da obra.

Em 2013 o Confraria levou aos clientes bom atendimento, ambiente acolhedor e pratos servidos de acordo com o gosto do cliente. As cores, os sabores e a simplicidade dos ingredientes são alguns dos diferenciais do restaurante que tem como meta servir muitíssimo bem, a um preço competitivo. Para 2014, o Confraria deseja a todos os clientes e a toda a comunidade ijuiense um ano de paz, amor, saúde e momentos indescritíveis.

pag 3.indd 1

>> Agricultura gera R$ 144 milhões em Ijuí Encerrou-se em março, o prazo para que os produtores rurais apresentassem o bloco do produtor no Setor de ICMS, da prefeitura municipal. Em Ijuí, ao todo são cinco mil produtores. O montante de valor adicionado para formar índice de retorno, atinjiu uma receita de R$ 144 milhões somente no setor agrícola. Em termos gerais, o chefe do setor, Dilson Lena conta que esse número passa de R$ 1 bilhão.

>> Prefeito é cassado em Augusto Pestana

Saiu no começo de março o resultado final da sentença do prefeito de Augusto Pestana, Darci Sallet, e seu vice, Nelson Wille, acusados por compra de votos e abuso de poder econômico. Dois processos foram julgados contra os acusados. Pela compra de votos, a lei prevê multa e cassação do diploma e por abuso de poder a lei prevê aplicação da cassação de registro e inelegibilidade por oito anos seguintes, que foram as sanções aplicada. Em setembro novas eleições foram realizadas no município. Luís Antônio Boher é o novo prefeito.

>> Domésticos têm novos direitos

O Senado concluiu a aprovação da proposta de emenda à Constituição, conhecida como PEC das Domésticas, que iguala os direitos dos trabalhadores domésticos aos dos demais trabalhadores urbanos e rurais. Entre os direitos que começam a valer imediatamente após a promulgação da lei, estão a garantia de salário nunca inferior ao mínimo, jornada de trabalho não superior a 8 h por dia, horas-extras, além do reconhecimento de acordos coletivos.

30/12/2013 19:40:12


O governador Tarso Genro esteve na Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, onde assinou o início das obras de revitalização do Ginásio de Esportes da Instituição. Com o pátio repleto de crianças, o governador assinou o contrato com investimentos de R$ 500 mil. “Vocês estão aqui no pátio recebendo pessoas que são autoridades no Estado. Embora vocês não conheçam, isso ficará marcado, pois a escola melhorará muito com os investimentos que faremos aqui”, disse.

O ato de inauguração do Hospital Veterinário e do Centro de Saúde e Inovação Tecnológica em Produção e Saúde Animal, do Departamento de Estudos Agrários da Unijuí, foi realizado na manhã de 6 de abril, reunindo comunidade acadêmica e autoridades. O reitor da Unijuí, Martinho Luís Kelm disse que o momento coincide com a reestruturação da Universidade.

4 >> Justiça condena réus de latrocínio A 2ª Vara Criminal de Ijuí, presidida pelo juiz Eduardo Giovelli, condenou em primeira instância os quatro suspeitos de envolvimento no latrocínio que matou Carlos Afonso Petersen, no dia 4 de junho do ano passado, no estacionamento do Supermercado Kuchak. Segundo a sentença, Eliseu Benitez teve pena imposta de 28 anos de reclusão, Ronaldo Viana, 25 anos de reclusão, Tainã Guterres Wendt foi condenado a 10 anos, quarta e última ré do processo, Raquel de Oliveira Paulus foi condenada a 21 anos de prisão.

Abril

HCI ingressa em nova etapa de modernização tecnológica No começo de abril chegaram mais dois equipamentos importados no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI), um tomógrafo multislice, vindo do Japão, para o HCI Imagem e um sistema de planejamento de braquiterapia, de origem alemã, para o Cacon. Os 17 volumes, que pesaram mais de três toneladas e meia saíram do porto de Rio Grande em um caminhão especial. Já no dia 24 de abril, chegaram mais dois equipamentos importados no Hospital de Caridade de Ijui (HCI), um tomógrafo multislice, vindo do Japão, para o HCI Imagem e um sistema de planejamento de braquiterapia, de origem alemã, para o Cacon. O presidente do HCI Claudio Matte Martins reafirma o compromisso de sempre atualizar o HCI com novas tecnologias, mesmo com o subfinanciamento da saúde, que muitas vezes, é o principal complicador para manter uma estrutura hospitalar.

Coronel Barros terá novo acesso A BR 285, no trecho de Coronel Barros recebe melhorias desde abril. Um viaduto com cerca de cinco metros de altura foi instalado sobre a rodovia que vai interligar a Escola Miguel Burnier com a área urbana, na entrada da cidade. De acordo com o engenheiro supervisor do Dnit, Luis Augusto Bassani, além do trevo e do viaduto foram construídas duas ruas paralelas na faixa de domínio do Dnit, que tem 80 metros de largura. Ainda, de acordo com Bassani, o investimento total será de R$ 12 milhões e as obras já estão em fase final. O Dnit também fez a retirada das lombadas eletrônicas na BR -285, em Coronel Barros. De acordo com o engenheiro de Operações do Departamento, Celso Araújo de Oliveira, a retirada aconteceu em virtude das melhorias que acontecem neste trecho da rodovia.

>> Imeab celebra 60 anos de fundação O Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil - Imeab realizou em abril uma programação especial para comemorar os 60 anos da escola. O início das atividades ocorreu com sessão ordinária da Câmara de Vereadores, no Salão da Escola, passeata, torneios e visitas a Escola Fazenda.

SulCon Engenharia lança novo empreendimento

>> Atendimento de UTIs são mantidos No final do mês de outubro de 2012, foi discutida uma situação envolvendo o HCI com relação à manutenção de leitos de UTI Pediátrica e Neonatal. O assunto veio à tona após a divulgação da nova legislação do Ministério da Saúde (MS) para os hospitais que possuem as UTIs para bebês e crianças. Conforme o presidente, Claudio Matte Martins, a instituição filantrópica macrorregional, apresentou uma proposta em agosto de construção de uma nova UTI Pediátrica, dentro dos padrões exigidos pela portaria e com investimentos da Secretaria Estadual da Saúde.

pag 4.indd 6

Agricultores bloqueiam BR-285 Cerca de cinco mil agricultores, de 70 municípios da região, representando cinco regiões da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (FetagRS), participaram no dia 19 de abril do 3º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste, ontem, em Santo Ângelo. O objetivo dos manifestantes é chamar a atenção da sociedade quanto a questões como a demanda mundial por alimentos e o custo de produção, entre outros temas. Entre os pontos debatidos pelo movimento estão a política de garantia de renda, crédito rural diferenciado para manter o jovem no campo,

reformular o programa de acesso à terra, assentamento de duas mil famílias até 2014.

Há mais de 24 anos em Ijuí e região, construindo com qualidade e credibilidade, a Sulcon Engenharia lançou neste ano um novo empreendimento: o La Residence Double. O edifício, que oferece 10 apartamentos de 3 dormitórios em formato duplex e 20 unidades de 2 dormitórios, localiza-se na esquina das Ruas Marechal Mallet com a Ladislau Bolemann, no centro de Ijuí, e as obras terão início em janeiro de 2014, com término em 14 meses.

30/12/2013 19:17:48


Entrou em vigor em maio a lei que assegura a pacientes com diagnóstico de câncer o início do tratamento em até 60 dias. O prazo máximo vale para que o paciente passe por uma cirurgia ou inicie sessões de quimioterapia ou radioterapia, conforme prescrição médica. Segundo a relatora do substitutivo, a senadora Ana Amélia (PP-RS), a demora em começar um tratamento contra o câncer é o principal problema dessa terapêutica.

No Senado: O Congresso aprovou, a 4 horas e meia antes de perder a validade, a MP dos Portos. A medida provisória pretende ampliar investimentos e modernizar o setor no país. O Senado votou o texto em 8 horas. Na Câmara: A Câmara aprovou o projeto que autoriza a internação involuntária de dependentes de drogas. É preciso um pedido da família para que a internação seja feita. Na falta de parentes, quem pode fazer isso é um funcionário público da área de saúde ou de assistência social.

5

Maio

Ministério Público desarticula quadrilha que fraudava leite O Ministério Público (MP) do Rio Grande do Sul desarticulou uma quadrilha que fraudava leite, em três regiões do Estado. Durante a Operação Leite Compensado, foram presos oito pessoas em Ibirubá, Horizontina e Guaporé. Para aumentar o volume e o prazo de validade do produto e, consequentemente o lucro da empresa, as transportadoras adicionavam ureia (que contém formol, um elemento considerado cancerígeno pela Organização Mundial da Saúde) ao leite. Posteriormente, em agosto, o MP anunciou o repasse de R$ 1 milhão em equipamentos à Brigada Militar. O recurso é proveniente de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado entre o MP e uma das empresas de laticínios envolvidas na fraude do leite, pela contaminação do produto com formol.

Hospital Unimed comemora 8 anos com inauguração e anúncio de investimentos

>> Demei é o 4º com mais interrupções

Um levantamento divulgado pela Agência Nacional de Energia Elétrica - Aneel aponta que o Departamento Municipal de Energia de Ijuí - Demei teve de ressarcir aos seus clientes em R$ 114.157,56 por descumprimento do indicador de Duração da Interrupção Individual Ocorrida em Dia Crítico por Unidade Consumidora (Dicri). Em relação às outras concessionárias de energia do Estado, autarquia de Ijuí ficou em quarto lugar em quantidade de problemas e de valores pagos.

>> Unijuí está entre as melhores do Estado

A renovação do compromisso com a excelência em saúde marcou a comemoração dos 8 anos do Hospital Unimed. A programação marcou a inauguração e apresentação de áreas que receberam investimentos nos últimos meses, qualificando ainda mais a estrutura de atendimento a usuários da Unimed e demais pacientes. Durante a cerimônia, foram apresentadas oficialmente áreas que receberam investimento de R$ 1,1 milhão. Em duas dessas áreas foi procedido o corte de fita inaugural.

Clínica Farias: saúde e estética A Clínica Farias realiza os serviços de Odontologia – Ortodontia, Dermatologia e Fisioterapia Dermato Funcional. Este ano a empresa investiu na renovação da sua identidade visual, qualificando ainda mais a comunicação com seus clientes e a estrutura de atendimento. Além disso, a Clínica Farias agregou-se à Rosa Glam Esmalteria e Makeup, um espaço que comercializa produtos e serviços voltados ao segmento de unhas e maquiagens.

pag 5.indd 1

PF flagra pedido para campanha do PCdoB A investigação da Polícia Federal (PF), que detectou a suposta existência de esquema de pagamento de propina em troca da liberação de licenças ambientais, flagrou também indícios de repasse de dinheiro para a campanha eleitoral de 2012. Em interceptações telefônicas feitas com autorização judicial, Carlos Fernando Niedersberg (PC do B), então diretor-presidente da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), apareceria pedindo valores para a campanha da vereadora de Jussara Cony (PC do B). O esquema foi revelado pela Operação Concutare que iniciou ainda em 2012 para investigar a frequência de denúncias sobre supostas irregularidades envolvendo a concessão de licenças e fez soar na Polícia Federal o alerta de que para estancar crimes ambientais seria preciso mirar na corrupção de agentes públicos.

Das 81 universidades brasileiras que aparecem entre as 300 melhores da América Latina, 11 são do Rio Grande do Sul. Os dados são do Ranking de Universidades da QS: América Latina, que leva em conta sete critérios que cobrem pesquisa, empregabilidade dos formandos, recursos de ensino e presença na internet. No ranking liderado pela Universidade de São Paulo (USP), a Unijuí ocupa a 11ª posição no Rio Grande do Sul.

>> HCI assina parceria internacional O Hospital de Caridade de Ijuí (HCI) realizou uma parceria com a Senior Experten Service-SES, da Alemanha, onde experientes profissionais se dispõem a aplicar seus conhecimentos no exterior, uma consultoria não remunerada, para melhorar ainda mais os processos da instituição macrorregional. O expert sênior Ralf Halten, doutor na Áustria, liderou o desenvolvimento dos trabalhos em cooperação com os profissionais do HCI.

30/12/2013 19:17:06


A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que amplia o Bolsa Família. A medida eleva para 15 anos a idade limite de crianças e adolescentes que compõem as famílias beneficiárias do programa. Também garante um complemento em dinheiro para 2,5 milhões de pessoas com renda per capita inferior a R$ 70, patamar estabelecido para o enquadramento na faixa de extrema pobreza.

6 >> Projeto do Código Penal é aprovado O Senado Federal aprovou o projeto de lei que altera o Código Penal para aumentar a punição para corrupção e tornar esse tipo de delito crime hediondo, considerado de maior gravidade. O texto aprovado determina que a corrupção ativa passa ter pena de 4 a 12 anos de reclusão, além de multa – atualmente, a reclusão é de 2 a 12 anos. A mesma punição passa a valer para a corrupção passiva. A proposta também inclui entre crimes hediondos a prática de concussão.

Junho

Milhares de manifestantes tomam as ruas do Brasil

Liderada pelo craque Neymar, a Seleção Brasileira goleou a Espanha na noite de 30 de junho no Estádio Maracanã no Rio, diante de mais de 73 mil torcedores e conquistou o título da Copa das Confederações. O time de Luiz Felipe Scolari venceu os espanhois com gols de Fred duas vezes e Neymar. O Brasil se consolidou como o maior vencedor da competição: quatro títulos: 1997, 2005, 2009 e 2013.

Milhares de manifestantes foram às ruas, em meados de junho, em quase todas as outras capitais do país. Além do preço das passagens de ônibus, as passeatas foram contra a violência e pela melhoria dos serviços públicos. Em Porto Alegre, os manifestantes se reuniram em frente à prefeitura. De acordo com a polícia, eles protestaram contra a realização da Copa do Mundo e o preço da passagem de ônibus.

pag 6.indd 1

Fred e Neymar foram decisivos na campanha brasileira

Taba Imóveis é a sua imobiliária há 37 anos

>>Aprovado recurso para equipar moradia O governo anunciou que beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida terão 5% de desconto na compra à vista de eletrodomésticos e móveis. O programa prevê o lançamento do cartão Minha Casa Melhor e foi feito junto com o anúncio de uma linha de financiamento subsidiado para esses produtos voltada aos assistidos pelo programa. Haverá um limite de preço para os produtos financiados. No caso dos móveis, os valores vão de R$ 300 a R$ 380.

Mais mobilizações:

Um movimento organizado pela Frente Parlamentar da Agropecuária do Congresso, com o apoio de grandes e pequenos produtores rurais, interrompeu o tráfego em rodovias federais e estaduais em pelo menos cinco Estados do país. A manifestação serve para protestar contra as demarcações de terras indígenas pela Funai (Fundação Nacional do Índio), consideradas “abusivas” pelos ruralistas. No Rio Grande do Sul, agricultores bloquearam seis trechos de rodovias no litoral e no Noroeste do Estado para pedir a suspensão da demarcação de terras para índios e quilombolas. Índios caingangues e guaranis da região querem a devolução de áreas ocupadas por frentes de colonização ao longo do século passado.

Brasil é tetra na Copa das Confederações

>> Câmara aprova projeto dos royalties A Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei 5.500/2013 que destina 75% dos royalties do petróleo para a educação e os 25% restantes para a área da saúde. O projeto foi aprovado por consenso, após negociação entre as lideranças. Originalmente, o PL destinava 100% dos royalties para educação. O projeto foi sancionado em setembro pela presidente Dilma.

A presidente Dilma Rousseff propôs aos 27 governadores e aos 26 prefeitos de capitais a adoção de cinco pactos nacionais (por responsabilidade fiscal, reforma política, saúde, transporte, e educação). Em relação ao segundo pacto, a presidente apresentou a proposta de convocação de um plebiscito para que o eleitorado decida sobre a convocação de um processo constituinte específico destinado a fazer a reforma política.

Dia 8 de junho, na Sogi, a revista Stampa do Grupo JM comemorou a primeira década com uma noite de gala. A festa, com produção da empresa Líbera Marin, teve como ponto alto a entrega do Prêmio Stampa, principal marco dos 10 anos. Lideranças, profissionais e empresários prestigiaram a comemoração e aplaudiram os 12 nomes agraciados com o Prêmio, que reconheceu qualidade, desempenho e eficiência nos setores de maior representatividade da sociedade ijuiense.

O ano de 2013 foi de grandes desafios para a Taba Imóveis, e o mais importante deles foi abraçar, juntos da Construtora Realize, todo o planejamento, montagem e lançamento do Residencial Benjamin. Ainda neste ano, a imobiliária concluiu as vendas, e a construtora iniciou as obras do Residencial Bosque, além de lançar o Residencial Vila Real.

30/12/2013 19:16:12


Ijuí apareceu na 119ª posição entre os 5.565 municípios do Brasil e na 13ª colocação entre os municípios gaúchos. Os dados são do ranking divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Os dados refletem a evolução apresentada pelo Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Ijuí passou de 0,683 no ano de 2000 para 0,781 em 2010

Um levantamento foi divulgado pelo Detran/RS contabilizando o número de veículos que rodam no Estado. A estatística que envolveu desde motos e carros até caminhões apontou que um número de 45.476 veículos em circulação para uma popupação de pouco mais de 78 mil pessoas.

Julho Um caso de superfaturamento foi registrado no recebimento de equipamentos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As máquinas adquiridas para os laboratórios e cursos técnicos da Escola 25 de Julho apontaram superfaturamento de até 2.215%. A principal diferença foi encontrada em uma afiadora universar, o equipamento mais caro da lista, que teve um investimento de R$ 72 mil. O mesmo produto foi encontrado em uma loja virtual por R$ 3.250,00. O valor pago pelo governo federal foi mais de 22 vezes acima dos preços praticados no mercado.

Caminhoneiros aderiram aos protestos e bloquearam estradas

7 >> Legislativo implanta

CPI da Habitação em Ijuí

Por proposição do vereador César Busnello (PSB), a Câmara aprovou a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar denúncias de irregularidades nos benefícios do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida. A CPI foi arquivada em dezembro. Em 2013 a Câmara também passou pela CPI do Bolsa Família.

>> Projetado 50% de aumento na água

No dia 9 de julho a loja Doce Lar, completou um ano em Ijuí, já com uma atuação consolidada no mercado local e regional. A loja é especializada em cama, mesa, banho e persianas, oferecendo uma diversidade de produtos e marcas reconhecidas e de qualidade, como Buddemeyer, Karsten, Buettner, Superblind, entre outras. A Doce Lar também disponibiliza de aromatizantes de ambientes para deixar a sua casa ainda mais aconchegante.

pag 7.indd 1

O mês de julho foi de protestos nas estradas do País. Ao menos oito Estados brasileiros tiveram as rodovias bloqueadas. Em Ijuí, o bloqueio aconteceu na BR-285, no sentido IjuíSanto Ângelo. Caminhoneiros bloquearam a rodovia , desde o trevo até o posto da PRF, não sendo possivel determinar quantos caminhoneiros participaram do protesto. De acordo com o Corpo de Bombeiros em seu início o ato estava tumultuado, sendo que os protestantes mencionaram que a ação entraria a madrugada, mas por volta das 20h30 a ação estava calma. Entre os motivos dos protestos estiveram o tabelamento do preço dos fretes, o valor do dieses, dos pedágios e a cobrança por eixos erguidos

Dia Nacional de Lutas :

Ao menos 23 Estados registraram paralisações em fábricas e agências bancárias, bloqueios em estradas e manifestações de rua no dia 11 de julho. Os atos fizeram parte do Dia Nacional de Lutas e foram organizados por centrais sindicais como Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Conlutas e União Geral dos Trabalhadores (UGT). Os protestos foram espalhados e reuniram um número menor de pessoas do que nos registrados em junho pelo País. Os atos ocorreram em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Brasília, Pernambuco, Pará, Alagoas, Espírito Santo, Amazonas, Ceará, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Piauí, Tocantins, Sergipe, Rondônia e Acre.

Com o acesso ao serviço de esgotamento sanitário, a conta de água dos usuários ijuienses foi projetado um acréscimo de até 50% de acordo com a Corsan. Uma pessoa que paga em torno de R$ 50 na fatura de água, o aumento com a ligação do esgoto será de cerca de R$ 22. A taxa é cobrada à medida que o usuário é ligado efetivamente na rede e conectados à estação de tratamento.

>> Vice-prefeito Bira assume Habitação O vice-prefeito de Ijuí Ubirajara Teixeira assumiu a função de secretário de Habitação do município. Ao asumir o cargo, Bira destacou que seu principal objetivo, além de manter o diálogo com a comunidade era de fazer uma radiografia no município, identificando deficiências no setor habitacional. Bira frisou também que desde que assumiu o cargo de viceprefeito dedicou-se exclusivamente à função e que repetiria a atuação frente à Habitação sem deixar de lado a Central de Projetos, através da qual é feita a captação de recursos junto aos governos estadual e federal.

30/12/2013 19:15:37


Com capacidade para servir até 300 refeições por dia, a Cozinha Comunitária de Ijuí servia 168 refeições diárias no dia 2 de agosto de 2013, cerca de 20 dias após sua inauguração. A maior procura era pelo marmitex, que já eram servidos 2.592 na época. O preço das refeições varia entre R$ 1,50 e R$ 2.

8

Agosto

>> Mais 1,5 mil kg de livros são enterrados

Estudantes são premiados

Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) estiveram na Escola Fazenda do Imeab no dia 1º de agosto, verificando a situação dos cerca de 1,5 mil quilos de livros que foram enterrados no local. Uma Comissão de Sindicância do Executivo municipal deu início às investigações para apurar as responsabilidades. Os livros recolhidos foram doados a uma associação de catadores.

Foram conhecidos na noite de 13 de agosto de 2013 os vencedores do 6º Concurso de Redação Rotary Club Ijuí e Jornal da Manhã, que em 2013 teve como tema O Papel do Jornal na Vida da Comunidade. Com o texto Letras Garrafais, a aluna Bianca Hagemann Behling Alves, do 2º ano do Colégio Sagrado Coração de Jesus, conquistou pela segunda vez o 1º lugar na categoria Ensino Médio. No Ensino Fundamental, a grande vencedora foi a estudante Elsa Ferreira, aluna da 8ª série do Colégio Estadual Comendador Soares de Barros de Ajuricaba, que concorreu com o texto A Caixa. As autoras receberam como prêmio um tablet Samsung 7”, do Jornal da Manhã, um vale compras de R$ 200 das Lojas Campeã, kit O Boticário, medalha e certificado. Além dos cinco textos premiados, dez outros no Ensino Fundamental e cinco do Ensino Médio foram selecionados para compor o Caderno do 6º Concurso de Redação, editado e impresso pelo Jornal da Manhã e distribuído na noite da premiação e nas escolas.

>> Justiça do Trabalho em Ijuí completa 50 anos A Vara da Justiça do Trabalho em Ijuí completa 50 anos de atuação no município em 2013. Em comemoração, a direção do foro realizou no dia 16 de agosto de 2013 evento em alusão à data, que contou com a presença da presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), desembargadora Maria Helena Mallmann, que ressaltou a importância da atuação da Vara em Ijuí.

>> Professores estaduais entram em greve Em Assembleia realizada na tarde do dia 23 de agosto de 2013, os professores estaduais decidiram entrar em greve. A decisão foi tomada por unanimidade na assembleia, e atingiu a maioria dos núcleos do Cpers no interior do Estado que reivindicam o pagamento do piso nacional aos professores. Em Ijuí, nenhuma escola aderiu totalmente à greve. Apenas um professor do Ruyzão e outro da Escola Alice Couto optaram pela paralisação.

pag 8.indd 1

Um novo medicamento de combate ao câncer começou a ser testado pelo Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do HCI no mês de agosto. O remédio, chamado anti-PD1, foi trazido para Ijuí pelo médico Fábio Franke, e busca restabelecer o sistema de defesa de pacientes. A perspectiva é de que o medicamento seja eficaz contra vários tipos de câncer como, por exemplo, de rim, pulmão e melanoma

Modulada terá anexo feminino A Superintêndencia dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou no dia 28 de agosto de 2013 a tramitação de um projeto para adequações em prédio anexo da Penitenciária Modulada de Ijuí. O plano prevê adaptações em parte do local que é ocupado pela Brigada Militar. No espaço reformado serão alocadas as mulheres que cumprem pena na penitenciária. Na data, o projeto estava em fase de análise orçamentária. Segundo a diretoria da Modulada, as apenadas em Ijuí que precisam de estrutura exclusiva, como espaço com berçários, para apenadas que tiverem filhos poderem criar seus filhos próximos à família. No final do mês de novembro, representantes da 9ª Coordenadoria de Obras estiveram na penitenciária e deram início ao processo para avaliar os custos que deverão ser despendidos na adaptação para o anexo feminino. .

Apartamentos são entregues A manhã do dia 24 de agosto de 2013 foi marcada pela entrega das chaves dos apartamentos do Residencial Pedreira, que integra o projeto do Parque Popular da Pedreira (PPP). 80 famílias foram beneficiadas na fase inicial do projeto, que conta com cinco blocos de 16 apartamentos com 49,34 m² cada, divididos em dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. O valor estimado de cada apartamento é de R$ 50,9 mil. Durante o ato de entrega, o secretário municipal de Habitação da época, Ubirajara Teixeira deu início à ordem de serviço para a realização das obras que integram a segunda etapa do Parque Popular da Pedreira. O projeto envolve uma Praça de Esportes e de Cultura (PEC), que terá uma quadra poliesportiva, playground, equipamentos de ginástica, mesa de jogos, pista de skate, bicicletário, pista para caminhada e área verde. A praça terá ainda dois blocos que propiciarão um local de lazer e cultura. A conclusão dos trabalhos está prevista para junho de 2014.

30/12/2013 19:13:15


No dia 21 de setembro, o Executivo anunciou que encaminharia projeto ao Legislativo, solicitando autorização para efetuar o repasse de recursos na ordem de R$ 1,5 milhão do Fundo de Gestão Compartilhada do Demasi à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), para o pagamento da empresa responsável pelo recolhimento e transporte do lixo urbano.

A edição de setembro da revista Stampa produziu pela primeira vez encarte para ser adicionado à edição normal. Em comemoração aos 100 anos da Joalheria Pochmann, com projeto de pesquisa e design de Ana Isa Pochmann, bisneta do fundador, Stampa editou 12 páginas rememorando os marcos principais.

9

Setembro

Estado libera recursos ao Bom Pastor O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Saúde, Elemar Sand, anunciou no dia 12 de setembro a liberação de R$ 619 mil para o Hospital Bom Pastor. De acordo com ele, o recurso será destinado para ampliação da unidade de psiquiatria. “Ijuí é referência em nível de macrorregião”, salienta, enfatizando também a importância do Hospital de Caridade de Ijuí. De acordo com Sand, as ações na área da saúde são um trabalho de muitas mãos. “A saúde não depende apenas da secretaria do Estado, mas de todos”, finaliza.

>> Aprovado fim do voto secreto no Congresso

No dia 3 de setembro, uma semana após salvar o mandato do deputado Natan Donadon (sem partido-RO), a Câmara aprovou, por unanimidade, a PEC que determina voto aberto em todas as votações do Congresso Nacional. No dia 18 de setembro foi a vez da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovar o fim do voto secreto no Congresso Nacional.

>> Idoso é vítima de latrocínio

Um roubo seguido de morte foi registrado no plantão policial em Ijuí no dia 10 de setembro. O crime ocorreu na Rua São Boaventura, no bairro Elizabeth, por volta da 6h de ontem. A vítima, Fredolino Beschorner, de 85 anos, estava sozinha em casa, e foi encontrada por vizinhos dentro da residência com um ferimento grande próximo ao pescoço.

>> Corrupção é crime que mais ocupa PF

A Apae de Ijuí realizou coleta de assinaturas da comunidade, nos dias 11 e 12 de setembro, pela inclusão das escolas especiais no Plano Nacional de Educação (PNE) e o não fechamento dessas instituições. De acordo com o texto proposto pelo MEC, o atendimento escolar aos estudantes com deficiência, deve ser feito na rede regular de ensino, obrigatoriamente, e não mais preferencialmente, como antes. A ministra do Meio Ambiente (MMA), Izabella Teixeira, esteve em Porto Alegre em 28 de setembro para o lançamento do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), com a presença do governador Tarso Genro.

pag 9.indd 1

Com os melhores desempenhos de passarela e no estúdio fotográfico, Angelica Cardoso e Nicolas Gehm, foram escolhidos os Modelos da Capa 2013 da revista Stampa, concurso realizado na noite de 11 de setembro, no Clube Ijuí. Eles ganharam R$ 500 de prêmio, farão editorial de moda e serão capa da revista Stampa em edições separadas. Os vencedores também receberam presentes dos patrocinadores Davanti, O Boticário e MAB Feminina e MAB Masculina.

A produção brasileira de grãos deve alcançar 187,3 milhões de toneladas em 2013, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgadas em 10 de setembro. Com isso, a safra prevista supera em 15,7% aquela colhida em 2012, mas fica 0,3% abaixo da projetada em julho. Os dados fazem parte do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA). A área a ser colhida deve chegar a 52,7 milhões de hectares, o que representa alta de 8% em relação a 2012.

Chega a R$ 1 bilhão o volume de recursos que a Polícia Federal (PF) suspeita ter sido desviado do Tesouro por meio de fraudes. Entre janeiro e agosto de 2013, a caça aos malfeitos com verbas públicas foi responsável por 20,7% do total de missões desencadeadas pela PF nos Estados e em Brasília.

>> Estado não tem mais bitributação Empresários comemoraram a aprovação, em 10 de setembro, do decreto legislativo que revoga o chamado imposto de fronteira, que prejudicava as atividades das empresas enquadradas no Supersimples Nacional.

30/12/2013 19:08:56


Verba no total de R$ 400 mil foi liberada para a área da saúde de Ijuí, pelo governo do Estado, por intermédio do deputado estadual Gerson Burmann (PDT). A divulgação da liberação do recurso aconteceu em 9 de outubro, no Diário Oficial. De acordo com Burmann, foram liberados dois recursos de R$ 50 mil para a aquisição de dois carros, dois de R$ 100 mil para a compra de duas ambulâncias e ainda R$ 100 mil para uma van.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento empenhou em 18 de outubro, emenda parlamentar de autoria do deputado federal Darcísio Perondi (PMDB), que destina verbas para produtores de leite do interior de Ijuí. A informação foi repassada por Perondi, e os recursos somam R$ 292,5 mil.

10 >> Ijuí adere a projeto

de preservação da ONU Ijuí ingressou no dia 3 de outubro, por intermédio da BPW - Associação das Mulheres de Negócios, no Plant For The Planet, no Brasil traduzido como Plante para o Planeta, programa que tem apoio da ONU. Com o slogan Pare de Falar, Comece a Plantar, o foco é formar embaixadores da Justiça Ambiental. Em Ijuí, as ações serão promovidas pelas secretarias de Educação e de Meio Ambiente.

>> Homem é assassinado com quatro tiros Um homem foi assassinado, no dia 2 de outubro, por volta das 7h, no Centro de Ijuí. A vítima foi identificada como Irajá da Costa Aquino, de 47 anos. Segundo informações fornecidas pela Polícia, Irajá era albergado do Instituto Penal de Ijuí, cumprindo no regime semiaberto, e havia dormido no albergue. Os tiros atingiram o tórax e a cabeça.

Outubro

Lixão municipal é fechado Desde 7 de outubro, o lixão municipal não recebe mais o lixo doméstico produzido em Ijuí, data em que o Executivo municipal deu a ordem de serviço à Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR) para iniciar o transbordo e o transporte dos resíduos produzidos no município ao aterro sanitário de Giruá. Todo o resíduo orgânico passa a ser transportado para Giruá. No entanto, restos de podas ainda vão para o antigo lixão e os resíduos recicláveis são recolhidos pelas associações de recicladores de Ijuí. O governador do Estado, Tarso Genro (PT) desembarcou em Ijuí na manhã de 5 de outubro, para inauguração das obras do Aeroporto João Batista Bós Filho. A pista recebeu asfalto e teve sua largura ampliada. Na oportunidade, o governador assinou o contrato no valor de R$ 100 mil para a instrumentalização do projeto. O objetivo é a elaboração dos projetos executivos de implantação de balizamento noturno, do farol de aeródromo e da biruta iluminada para homologar as operações visuais noturnas no aeroporto.

No Dia das Crianças, o Palco das Etnias da Expo-Ijuí/Fenadi foi o cenário para a edição de 2013 do Concurso Menina Modelo. Na categoria Mirim, a Menina Modelo eleita foi Emily de Oliveira Basso, 8 anos. Na categoria Infantil, foi eleita Menina Modelo Lara Cavalheiro da Cunha, 10 anos. As Meninas Modelo de cada categoria ganharam uma bicicleta oferecida pelo Jornal da Manhã em comemoração aos seus 40 anos. Também foram escolhidas as duas meninas Destaque em cada categoria.

>>ANS autoriza transferência No dia 15 de outubro, a Unimed anunciou que a transferência da carteira de clientes do HCI Saúde para a Unimed Noroeste/ RS seria oficializada em breve. A Cooperativa Médica ressaltou que, após período de trâmite burocrático, passará a assumir inteira responsabilidade sobre os contratos de planos de saúde do HCI.

>> Câmara aprova repasse ao Demasi Em sessão solene no dia 26 de outubro, a Câmara de Vereadores aprovou, por seis votos contrários e sete favoráveis, o projeto que prevê repasse de R$ 1,5 milhão do Demasi à Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

pag 10.indd 1

Foi publicada no Diário Oficial na União de 25 de outubro, a liberação de R$ 40,8 milhões para obras de saneamento em Ijuí. O recurso é do PAC2 Saneamento. Os valores serão investidos em obras de esgotamento sanitário nas bacias 4, 5, 6, 7, 9, 11 e 14, da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Corsan, que abrangem a região Oeste do Arroio Moinho, que compreende os bairros Elizabeth, Pindorama, Thomé de Souza, Morada do Sol, Osvaldo Aranha, São Geraldo, entre outros.

Expo-Ijuí:

Foi assinada em 12 de outubro, a licitação do novo palco das etnias que deverá estar pronto para a Expo-Ijuí/Fenadi 2014. De acordo com o prefeito Fioravante Ballin, assim que o contrato for assinado, a empresa vencedora, após o final da feira de 2013, já iniciará os trabalhos. A Expo-Ijuí Fenadi 2013 encerrouse em 20 de outubro, com êxito em público e negócios, totalizando 190,5 mil pessoas que passaram pelo Parque de Exposições Wanderley Burmann, durante os 10 dias de feira. Em termos de negócios 2013 foi a feira dos recordes com um volume de R$ 58 milhões. Foram mais de três mil pessoas credenciadas. Em dezembro foi divulgado lucro líquido de R$ 334 mil pela ACI.

Unimed Noroeste/RS inova com plano odontológico

Ao comemorar seus 42 anos, em outubro, durante a Expo-Ijuí/Fenadi, a Unimed Noroeste/RS incorporou a oferta de planos odontológicos ao seu portfólio de produtos. A parceria com a Unimed Odonto assegura acesso a uma rede credenciada altamente qualificada para

atender os clientes, apresentando vantagens como custo fixo mensal acessível, sem diferenciação de faixa etária e sem taxa de inscrição. O produto está sendo oferecido inicialmente para a área empresarial, dispondo de planos básicos até os mais completos, com abrangência nacional. O ano de 2013 foi ainda marcado por excelentes resultados para a Cooperativa Médica, especialmente na consolidação de políticas de relacionamento com os diferentes públicos. Esta postura garantiu a conquista de mais um importante reconhecimento em nível estadual, através do Top de Marketing da ADVB/RS, com o case “Programa de Valorização do Médico Cooperado - Inovação com Resultados”, distinção alcançada na categoria Cooperativas, oferecida pela primeira vez.

30/12/2013 20:04:50


Em novembro, uma decisão judicial determinou a cassação da liminar e a extinção da Ação Popular que garantia a filantropia da Emater-RS/Ascar, que propõe a defesa e manutenção da Instituição. Apesar da sentença, o presidente da Emater-RS/Ascar, Lino De David, garantiu que o trabalho prossegue no mesmo ritmo, atendendo a todo o público da extensão rural gaúcha.

O relatório final da CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul foi aprovado na tarde de 4 de novembro, durante reunião entre deputados estaduais. O presidente da comissão, deputado Ernani Polo, garantiu que tal ação visa contemplar a sociedade na melhoria da qualidade dos serviços e na melhoria do atendimento.

11

Novembro

RS confirma-se como maior produtor de trigo do País

>> Tiradentes entre as

melhores escolas do RS

A isenção da Tarifa Externa Comum (TEC) para importação do trigo foi prorrogada até o fim do mês de novembro e fortemente criticada pelo setor ruralista no Estado. As entidades entenderam que a medida era intempestiva e prejudicial à cadeia do trigo. Porém, os produtores comemoraram o PH do trigo acima de 78, com uma produtividade média acima de 60 sacas/hectares. No decorrer do mês, os produtores conquistaram um importante incentivo: a alíquota do ICMS sobre o trigo em grão no Rio Grande do Sul foi reduzida de 12% para 8%. Além disso, o Rio Grande do Sul confirmou-se como maior produtor de trigo do País, com uma produção chegando a 2,7 milhões de toneladas, e configurando-se responsável por metade da produção brasileira.

O Colégio Tiradentes obteve o melhor desempenho entre todas as escolas de Ijuí na média do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. A escola conquistou ainda o 4º lugar entre todas as escolas públicas do Estado. Levando em conta todas as escolas de Ensino Médio, o Estado alcançou a oitava colocação, em comparação com os demais.

>> Ceriluz aguarda por liberação da Fepam

MP pede execução das penas do mensalão

Tragédia em Ajuricaba deixa cinco mortos Na madrugada de 10 de novembro, um acidente envolvendo dois veículos na rodovia que liga Ijuí a Palmeira das Missões (ERS-140), em Ajuricaba, entre um Golf, com placa de Ajuricaba e um Astra com placa de Santa Rosa, deixou cinco jovens mortos. Outras quatro pessoas ficaram feridas. Renato Mafalda Rodrigues, 24 anos, Edenilson Antunes, 23 anos, Luana Fim, 16 anos. Giovani de Almeida, 24 anos, e Alex Sandro Delfina, 23 anos, foram as vítimas fatais do acidente.

Foi enviado pelo procurador-geral da República, Rodigo Janot, no dia 12 de novembro, um parecer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo a execução imediata das penas dos 23 dos 25 réus do processo do mensalão. Um dos condenados foi o ex-ministro José Dirceu, por corrupção ativa a 7 anos e 11 meses de prisão e por formação de quadrilha a 2 anos e 11 meses. No grupo estão réus como o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares e o deputado João Paulo Cunha (PT-SP). Os infringentes serão julgados no começo de 2014.

Foi aprovado na manhã de 21 de novembro, pela Comissão e Agricultura do Senado, o projeto do deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), que acaba com o emplacamento e licenciamento de veículos agrícolas. O texto segue terminativo para a Comissão de Constituição e Justiça do Senado e, se aprovado, à sanção presidencial. Com o fim da obrigatoriedade, produtores não terão que pagar IPVA anual.

pag 11.indd 1

A Ceriluz tem cinco projetos aguardando por liberação na Fundação Estadual de Proteção Ambiental do RS (Fepam). Dos cinco projetos, dois são no Rio Ijuizinho, mais dois no Rio Conceição, na fila há quatro anos e um projeto no Rio Potiribu, que há dois anos avançou apenas na liberação da reserva de água. Em 2013, a Fepan passou por momentos difíceis, refletindo em um ano ruim para o andamento dos projetos.

>> Genoino é liberado para tratamento

União das cooperativas fortalece a atuação do Sicredi na região As cooperativas Sicredi de Ajuricaba, Augusto Pestana, Panambi e Santo Augusto uniram suas atividades para fortalecer a capacidade patrimonial e operacional na região. Assim, as quatro cooperativas passaram a ser uma só, chamada de Sicredi das Culturas RS, com sede em Ijuí, e a ampliação visa aumentar o volume de negócios, a participação no mercado, a rentabilidade e a redução de custos.

O ex-presidente do PT, José Genoíno, teve seu pedido atendido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e recebeu a liberação para cumprir pena em casa enquanto seu estado de saúde é analisado e realiza tratamento médico. Genuíno, que se entregou à Polícia Federal no dia 15 de novembro, foi condenado a 4 anos e 8 meses de prisão por corrupção ativa, e a 2 anos e 3 meses por formação de quadrilha.

30/12/2013 20:03:57


A maior vilã das culturas, Helicoverpa armigera, chegou às lavouras de Ijuí no mês de dezembro. Extremamente destruidora, a lagarta que acaba com folhas, caules e vagem, deixou os produtores em alerta diante da praga que não ataca apenas a soja, mas também o milho, o algodão e o feijão.

12 >> Eleita a nova presidência da Fidene Foram eleitos no dia 5 de dezembro os dirigentes da fundação mantenedora da Fundação de Integração, Desenvolvimento e Educação do Noroeste do Estado (Fidene) para o período 2014-2016. Para a presidência da Fundação foi reeleito o professor Martinho Kelm, e para o cargo de vice-presidência foi eleito o professor Júlio Cezar Oliveira Bolacell.

Dezembro

Ijuí está na lista para receber Medicina

>> Feira da Indústria ocorre em maio Durante reunião com o Executivo realizada no dia 23 de dezembro, ficou definido que a 6ª edição da Feira de Negócios das Indústrias de Ijuí (Fenii) acontecerá de 1º a 4 de maio de 2014, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. A feira terá como presidente o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ênio dos Santos.

pag 12.indd 1

Dois crimes passionais são registrados em Ijuí no mês de dezembro

No início do mês de dezembro, o município de Ijuí foi contemplado no edital de pré-seleção do Ministério da Educação para implantação do curso de Medicina na Unijuí. Dos 42 municípios escolhidos nesta etapa, apenas quatro cidades gaúchas integram a listagem, sendo Ijuí o único da região. Os demais municípios foram Erechim, Novo Hamburgo e São Leopoldo. O prefeito Fioravante Balin e o reitor da Unijuí, Martinho Kelm, comemoraram o resultado. O executivo também apresentou proposta de cooperação com o projeto.

Realizada a segunda etapa da entrega das chaves do condomínio Colmeia

>> Região concentra maior bacia leiteira do RS A região Noroeste sagrouse responsável pela maior bacia leiteira do Estado, aproximadamente 60% da produção estadual. Ao todo, 998 famílias foram beneficiadas pelo Leite Gaúcho este ano na região administrativa de Ijuí, que compreende 46 municípios dos Coredes Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí. Por conta disso, o programa Leite Gaúcho promoveu dois dias de campo na região Noroeste no mês de dezembro: um em Chiapetta e outro em Derrubadas.

A 1ª vara de Execuções Criminais de Ijuí foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, a seccional mais eficiente do Estado. O prêmio foi conferido no dia 13 de dezembro, durante evento realizado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. 1ª Vara de Execuções Criminais de Ijuí é presidida pelo juiz de direito Vinicius Borba Paz Leão.

Foram entregues na manhã de 5 de dezembro os 192 apartamentos restantes do Condomínio Colmeia, no bairro Tancredo Neves. O conjunto habitacional totaliza 400 apartmentos viabilizados com recursos do programa federal Minha Casa, Minha Vida, divididos em 25 blocos de 16 moradias cada. Representando os moradores, Dolores Machado recebeu, emocionada, a chave simbólica do condomínio.

Um assassinato ocorreu na tarde de 16 de dezembro, no bairro Getúlio Vargas, em Ijuí. Tatiane Barbosa Alves, de 19 anos, morreu depois de levar dois tiros no peito. O crime aconteceu na Avenida São Luiz. Segundo a polícia, o principal suspeito é o ex-companheiro da vítima, Renato de Oliveira, 25 anos. No dia 26 de dezembro, outro crime passional foi registrado no município. A vítima foi Neiva Aparecida de Lima, de 46 anos, que levou dois tiros e foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros, mas acabou falecendo no HCI. O ex-companheiro da vítima, Pedro de Souza, 50 anos, que não aceitava a separação, é apontado como o principal suspeito pelo assassinato.

Caixas Eletrônicos são arrombados em Ijuí Dois caixas eletrônicos do Banco do Brasil foram arrombados na madrugada do dia 20 de dezembro, em Ijuí. A agência, que fica na Rua 15 de novembro, na área central da cidade, foi invadida por volta das 5h, segundo indicou a polícia. Os ladrões utilizaram um maçarico para abrir os equipamentos, retiraram o dinheiro e fugiram sem que fosse possível sua identificação.

Incêndio em escola pode ter sido criminoso

O Corpo de Bombeiros de Ijuí foi chamado pelos moradores do bairro São Geraldo no domingo, dia 29 de dezembro, por volta das 6h, por conta de um incêndio na Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo. Uma sala de aula, e dois outros locais que serviam como depósito de materiais esportivos e de limpeza foram queimados. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de que o incêndio tenha sido criminoso, pela forma como as chamas consumiram o prédio, sendo verificadas em pontos distantes uns dos outros, o que poderia evindeciar a intencionalidade do ato. Ainda não existem suspeitos para o crime.

Emoção marca visita de Mauricio de Sousa e da Turma da Mônica a Ijuí O cartunista Mauricio de Sousa e a Turma da Mônica realizaram o sonho do menino Jean Carlos Kittlaus e visitaram o fã, que vive na UTI pediátrica do HCI desde que nasceu. O encontro foi exibido no programa Domingão do Faustão no dia 15 de dezembro e deixou todos os ijuienses emocionados.

30/12/2013 21:17:40


Retrospectiva 31.12.2013