Page 1

REGIONAL ANO 5 - Nº 254 - setembro DE 2013

Panambi recebe toda a região durante a 6ª edição da Fecolônia

Feira realizada durante os dias 6, 7 e 8, foi vitrine de produtos de qualidade produzidos em pequenas propriedades rurais. Pág. 3

Expo-Ijuí/ Fenadi

50 ANOS de história

CINE CRUZ ALTA

Feira, lançada na última semana, acontecerá de 11 a 20 de outubro com inúmeras atrações. Pág. 5

Emater RS/Ascar de Três Passos comemora aniversário, com atividades realizadas no dia 13 de setembro . Pág. 2

Depois de 8 anos sem cinema no município, é confirmada reabertura para o dia 20 de setembro. Pág. 5

panorama_modelos01 (4).indd 1

12/09/2013 09:05:44


2

ANO 5 - Nº 254- setembro DE 2013 porto mauá

PRODUTOR RURAL COLHE RABANETES GIGANTES NA HORTA

três passos O produtor rural Ilizeu Zamin, residente na Vila de Campo Alegre, interior de Porto Mauá, plantou sementes de nabo e colhe rabanetes gigantes na horta de sua propriedade. O produtor havia comprado no comércio um pacote de semente de nabo branco, mas acabou nascendo nabo e rabanete branco, não sabe como ocorreu este fato, plantar uma hortaliça e nascerem duas variedades diferentes. Primeiramente, realiza a compostagem com adubação natural Depois é utilizado um motocultor da prefeitura municipal, com o qual prepara a horta e mistura o solo com esta adubação natural, após o preparo da terra é realizada a semeadura das hortaliças, como: nabo, beterraba, couve-flor, alface, cenoura, brócolis, radichi, pão-deaçúcar, cebola, entre outros. Foram colhidos dois rabanetes para demonstração do tamanho, sendo que um teve 67 cm de comprimento, 37 cm de diâmetro e 3,5 kg, o outro mediu 57 cm, diâmetro 38 cm e peso de 4,4 kg. Devido a adubação natural utilizada na horta, todas as hortaliças apresentam tamanhos acima do normal.

EMATER RS/ASCAR COMEMORA 50 ANOS NO MUNICÍPIO

Na década de 60, extensionista social,conversa em frente ao antigo escritório

Para comemorar meio século de atuação em Três Passos, a Emater/ RS-Ascar reúne, no dia 13 de setembro, parceiros, empregados e extensionistas. As comemorações do aniversário de 50 anos terão início às 15h30, no auditório da Unijuí (Rua Ricardo Rucker, 235 Centro, sala nº 100) No encontro, segundo a extensionista de Bem-Estar Social da Emater/RS-Ascar, Laurice Gelatti, serão lembrados fatos históricos sobre atividades produtivas como bovinocultura de leite, suinocultura, Grupos 4S, Operação Tatu, Associações de Prestação de Serviços e Assistência Técnica (Apsat), entre outras, e da atualidade, como sucessão rural e produção de base agroecológica. Entre os convidados, está sendo aguardado o primeiro extensionista da Emater/RS-Ascar em Três Passos, senhor Otávio Burga.

santa rosa

CONSTITUÍDA A PRIMEIRA COOPERATIVA RURAL DE ALUNOSREPÓRTERES

Com estatuto social definido, diretoria e Conselho Fiscal empossados, foi constituída no dia 29 de agosto, a Cooperativa Rural de Alunos-Repórteres (CooperInfo Rural). Após publicação do edital no mural da Escola José Alfredo

Nedel, localizada na Vila Sete de Setembro, interior de Santa Rosa, os estudantes que pretendiam fazer parte da proposta reuniramse com o intuito de formalizar a

cooperativa. Os jovens estudantes, das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, participam de oficinas de cooperativismo,

ministradas pela Unidade Regional de Cooperativismo (UCP) da Emater/RS-Ascar, e de comunicação, conduzidas por estudantes e professores do curso técnico em Publicidade do Instituto Estadual Visconde de Cairu. A partir desta capacitação, organizaram-se em cooperativa para dar conta da proposta de produzir e divulgar informações – em blog e jornal próprios - sobre políticas públicas, potencialidades e demandas das comunidades onde vivem. A previsão é de que o jornal e blog sejam lançados em solenidade com autoridades, pais e comunidades, até o mês de outubro.

cruz alta - O inverno gaúcho deste ano foi um dos mais rigorosos da última década, e a comunidade mais carente é quem mais sofre com as baixas temperaturas. Para amenizar um pouco esta dificuldade foi realizada a Campanha do Agasalho. Foram dispostos vários pontos de arrecadação pelo município e a população cruzaltense mostrou o quanto pode ser solidária com os mais necessitados. Ao todo foram arrecadados mais de 10 mil peças de roupas dos mais variados tipos e tamanhos. Em paralelo à campanha de arrecadação, a prefeitura de Cruz Alta através do gabinete da Primeira-Dama organizou uma Gincana entre as escolas municipais. A gincana mobilizou alunos e professores da rede municipal que conseguiram cerca de 4.000 peças de roupas e 200 pares de calçados. As três escolas que mais arrecadaram roupas foram premiadas com brindes doados por empresas. Em primeiro lugar ficou a Escola Castelo Branco que ganhou um computador, em segundo a Escola Alberto Pasqualini que ganhou um DVD e em terceiro a Escola 18 de agosto que ganhou um celular. O prefeito Juliano da Silva participou da entrega dos prêmios e reforçou a participação da comunidade que se uniu em prol dos mais necessitados. “Tivemos um inverno muito rigoroso e mais uma vez os cruzaltense foram solidários e a gincana foi um incentivo muito positivo para a comunidade escolar”, salienta o prefeito.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - panorama@jornaldamanhaijui.com - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), A Notícia (Condor), Correio Regional (Coronel Bicaco, Redentora, Dois Irmãos das Missões, Miraguaí, Braga, Campo Novo, Bom Progresso, Sede Nova, Humaitá, Chiapetta, Inhacorá, Nova Ramada, São Valério, Santo Augusto e São Martinho), Jornal Tribuna (Boa Vista do Buricá), Jornal Colonial (Crissiumal), Tribuna das Cidades (Tapera, Lagoa dos Três Cantos, Espumoso, Selbach, Colorado, Ibirubá, Victor Graeff, Salto do Jacuí, Não-Me-Toque, Cruz Alta, Fortaleza dos Valos, Boa Vista do Incra, Pejuçara, Boa Vista do Cadeado, Quinze de Novembro), Alto Jacuí (Lagoa dos Três Cantos, Tapera, Selbach, Colorado, Espumoso, Não-Me-Toque, Victor Graeff).

panorama_pg02.indd 1

12/09/2013 09:15:56


3

ANO 5 - Nº 254 - setembro DE 2013

panambi

FECOLÔNIA OCUPA LUGAR DE DESTAQUE NO ESTADO A Feira Estadual da Agroindústria Colonial está conquistando seu espaço como vitrina dos produtos de qualidade feitos nas pequenas propriedades rurais, bem como do artesanato, da arte, do folclore e da música. A Fecolônia foi realizada nos dias 6, 7 8, no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt. A Fecolônia contou com 43 estandes dos municípios de Panambi, Condor, Pejuçara, Augusto Pestana, Crissiumal, Ametista do Sul, Tenente Portela, Bozano, Flores da Cunha, Selbach, Ijuí, Vista Gaúcha, Frederico Westphalen, XV de Novembro, Barra do Guarita, São Martinho e Caibaté. O evento atraiu um público diverso, inclusive autoridades, como prefeitos e o secretário estadual adjunto da Saúde, Elemar Sand. Fã dos produtos coloniais, Sand fez inúmeras compras nos estandes da Fecolônia.

CRUZ ALTA - No dia 30 de agosto o município de Cruz Alta, através do Gabinete da Primeira Dama e da Coordenadoria de Políticas Setoriais, aderiu à Campanha Rio Grande Sem Homofobia, sendo a primeira cidade do interior do Estado a integrar a campanha. A Campanha Estadual Rio Grande sem Homofobia “Amor, seja como for: Respeitar a diversidade é promover a igualdade” é desenvolvida pela Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) através da Coordenadoria de Diversidade Sexual. Nesta sexta-feira será realizado o lançamento da campanha, as inscrições do Pronatec exclusivas ao público LGBT, serão realizadas a partir de segunda-feira no Centro de Múltiplo Uso localizado na viação férrea, ao total serão disponibilizadas 30 vagas exclusivas para os cursos de Corte de Cabelo e Customização de adereços para o carnaval.

Orquídeas foram uma atração à parte na feira

MISSÕES

PLANTAS MEDICINAIS SERÃO TEMA DE SEMINÁRIO

O município de Crissiumal, conhecido por sua grande área territorial, que soma 362 quilômetros quadrados, tem um dado fornecido pelo Incra na última semana, que chama a atenção. O município é o que tem o maior número de imóveis rurais dentre os municípios da Região Celeiro, com 3.176 propriedades rurais, contra 2.544 de Três Passos. A Região Celeiro tem ao todo 25.394 imóveis rurais, mais 5 assentamentos e 221 assentados, totalizando 25.610 propriedades. O Rio Grande do Sul tem 699.280 imóveis rurais, mais 333 assentamentos e 13.422 assentados, totalizando 712.369 propriedades rurais. Crissiumal é um dos 30 municípios do RS com o maior número de imóveis rurais, sendo que o campeão do Estado é Canguçu, com 15.556 propriedades.

panorama_pg03.indd 1

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos relativos ao plantio, identificação, armazenamento, preparo e uso das plantas medicinais, São Paulo das Missões sediará no dia 12 de setembro, o 6º Seminário de Ervas e Plantas Medicinais. O evento, que será realizado no Salão Paroquial do centro da cidade, é uma oportunidade de resgate de conhecimentos populares e apresentação da relação das plantas medicinais

com os principais órgãos do corpo humano. A abertura do Seminário está prevista para as 8h30, com participação da prefeita Noeli Ruwer e gerência regional da Emater/RS-Ascar. A partir das 9h30 inicia-se o ciclo de palestras, sob coordenação do padre Ivacir João Franco, de Erval Grande. Serão abordados temas como a identificação de plantas e ervas medicinais; grupos e combinações; cultivo e

DERRUBADAS - Na última semana o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo Ezequiel Weber, participou da 41° edição da Feira de Turismo das Américas, realizada pela ABAV – Associação Brasileira de Agências de Viagens, entre os dias 4 a 8 de setembro no Anhembi em São Paulo. O secretário e o turismólogo da Rota do Yucumã Felipe Sturmer divulgaram a região e o município de Derrubadas no estande destinado ao Estado do Rio Grande do Sul na feira que contou com toda a diversidade de expositores e visitantes relacionados ao turismo.

plantio; tipos de solos e habitat; armazenamento e precauções; xaropes, comprimidos e pomadas populares; tinturas, macerações e vinhos medicinais. Ao meio-dia será servido almoço alternativo, preparado à base de grãos, frutas, hortaliças, sementes, talos, folhas verdes e integrais, com o objetivo de enriquecer os pratos que serão servidos e introduzir alguns alimentos novos nos hábitos alimentares.

Secretário e turismólogo da Rota do Yucumã divulgaram a região

12/09/2013 09:14:50


4

ANO 5 - Nº 254 - setembro DE 2013

Amor à Vida

EM SEGREDO

César ameaça denunciar Félix

Atriz compartilhou nas redes sociais, fotos da mudança

CONVOCADO A lista oficial dos jogadores só sairá ano que vem. No entanto, um deles já pode comemorar o lugar garantido na competição. O goleiro Júlio César é herói na nossa Seleção. No entanto, não está numa fase boa com o clube que defende na Inglaterra. Antes que começassem as dúvidas, Felipão afirmou que, por mais que ele fique escondido num campeonato e independente do que acontecer, a vaga dele é a primeira a estar garantida na Copa.

MUDANÇA Ticiane Pinheiro está separada de Roberto Justus desde julho deste ano. No mês seguinte, ele começou a namorar Ana Paula Seibert, de 25 anos. Apesar do novo relacionamento, a apresentadora do Programa da Tarde, da Record, ainda morava com o empresário. Até que nesta quarta-feira, dia 11, ela compartilhou nas redes sociais uma foto das caixas de sua mudança: “Dia de empacotar as coisas. Dia de mudança. Momento difícil, mas toda mudança é assim. Agora se fecha um ciclo e a vida segue. Vida nova, tudo novo, um sentimento de medo e ao mesmo tempo de aventura, de crescimento. A vida é cheia de surpresas e espero que ela guarde para mim algo muito especial. Deus sabe o que faz e sei que o melhor está por vir.”, declarou na legenda.

Atrizes lançam Cantora e jogador teriam batizado Milan escondidos

Shakira e o namorado Gerard Piqué podem ter batizado o filho Milan, de oito meses, na tarde de domingo, 8 de setembro, numa igreja, fora de Barcelona, na Espanha. A informação foi divulgada pelo blog de um dos fã-clubes da intérprete, ShakiraPasion.org. A cantora e o jogador de futebol foram vistos saindo de sua casa, muito elegantes e vestidos de branco junto com o bebê, que também vestia branco. De acordo com a emissora Televisa, do México, o batizado foi assistido somente por familiares. Apesar das especulações, até o momento, nem a cantora e nem Piqué comentaram sobre a informação.

panorama_pg04ok.indd 1

Nesta quarta-feira, o núcleo de O Tempo e o Vento recebeu a imprensa em um hotel de São Paulo para um bate-papo de lançamento do longa. Estavam presentes as atrizes Cleo Pires, Marjorie Estiano, Vanessa Lóes e Suzana Pires, além do diretor. O Tempo e o Vento conta a trajetória de duas famílias opostas, a Terra Cambará e a Amaral, que durante 150 anos viveram em guerra.

ANITTA DESCONTROLA Anitta se irritou bastante com um fã durante um show que fez em Guarapari, no Espírito Santo, na noite de terça-feira, dia 10. Isso porque um homem atirou latinhas no palco, enquanto ela cantava. Anitta então parou de cantar para brigar com o homem, falando palavrão e perguntando se ele estava bêbado. “Quem foi o mal-educado que fica jogando essa p&*$@ aqui, hein? Coisa de pobre. Entrou de graça no evento, ganhou cortesia, pra jogar a p&*$@ da latinha aqui. Está bêbado, não vai comer ninguém aqui, ninguém está aguentando ficar do seu lado”, finalizou a cantora para delírio do público, que aplaudiu a Cantora acabou se revoltanbronca de Anitta. do com fã durante show

César exige que Félix confirme a Pilar que roubou o hospital. Wagner pede para Edith ficar com ele. Valdirene é ironizada por Carlito, Raquel, Ivan e Inaiá e fica arrasada. Félix confessa por que superfaturou os contratos do hospital. Paloma acorda e fica decepcionada ao saber o que sua família fez com ela. Perséfone expulsa Patrícia e Michel de seu apartamento. Amarilys diz para Eron não se expor no hospital. Niko pede para a dermatologista ajudá-lo a organizar uma festa surpresa para Eron. César ameaça denunciar Félix à polícia, se Pilar impedir o filho de sair de casa. Edith se declara para Félix.

Sangue Bom

Érico ignora Verônica

Érico hostiliza Verônica e Salma fica perplexa. Sandrona não perdoa Vitinho. Amora mente para não sair com o marido. Lucindo percebe a farsa de Damáris e fica revoltado. Bárbara leva Mari para ficar no lugar de Sandrona no seriado. Natan apresenta uma campanha para Nelson. Nelson se enfurece com Natan e Júlia pede demissão. Giane ajuda Fabinho a andar. Bento passeia sozinho por Santiago. Brenda não aceita que Xande seja garçom no Cantaí. Malu conta para Maurício que o bazar de Amora foi forjado. Bento não encontra Amora em seu quarto. Salma e Gilson estranham o comportamento de Érico. Caio exige que Fabinho se afaste de Giane. Érico ignora Verônica e pede para Renata ficar com ele.

Flor do Caribe

Advogado consegue habeas corpus para Hélo

Donato dispensa os serviços de Castro, chegando à conclusão de que foi enganado por ele. Bibiana e Donato pedem ajuda a Ester, que indica Dr. Muniz como advogado para defesa de Hélio. Taís recebe convite para desfilar em Paris. Natália sente as contrações do parto, e Juliano a leva para a maternidade. Paçoquinha declara seu amor por Marinalva e a beija. Juliano fica esfuziante ao ver a filha nascer. Muniz consegue o habeas corpus para Hélio, que vai para a casa dos pais. Rodrigo e Amaralina viajam sem revelar seu destino. Guiomar visita Alberto na clínica psiquiátrica e se comove ao ver o estado do filho.

12/09/2013 08:44:05


5

ANO 5 - Nº 254 - setembro DE 2013

cruz alta

CINEMA SERÁ INAUGURADO NO DIA DO GAÚCHO Após 8 anos sem a sétima arte, os cruzaltenses tiveram recentemente a confirmação oficial da reabertura do Cinema no município. O agora Cine Cruz Alta irá abrir as portas, no dia 20 de setembro, no 3º andar do Shopping Erico Verissimo. Segundo o sócio proprietário do empreendimento, Sandro Moreira, ainda não foram definidos os filmes que irão estrear na telona, sendo que esta confirmação será no dia 17 de setembro. A empresa de Capão da Canoa comprou do antigo cinema, as duas salas com bilheteria, telão, caixas de som e poltronas e pretende ocupar o estacionamento e os banheiros do shopping.

SEMANA CULTURAL DÁ PRÊMIOS DURANTE FESTIVAL DA CANÇÃO HORIZONTINA - Dois grandes festivais devem agitar a Semana Cultural: o Festival da Canção Interestadual e o Festival Estudantil, que prometem muita música boa durante os dias 25 e 26 de outubro. A expectativa é lotar o Centro Esportivo e Cultural Cristo Rei, em Horizontina, com público acima de duas mil pessoas. O Festival da Canção Interestadual conta com artistas profissionais e tem única modalidade: interpretação de músicas sertanejas e populares. “Serão 20 artistas classificados e a divulgação será feita também pelo site do evento. Os interessados devem enviar um vídeo da música inscrita sendo interpretada e também uma cópia da versão da música e tonalidade, junto com cópia do do RG e CPF para o email: sciedifestival@gmail. com.br. A taxa de inscrição é R$ 50. Já o Festival Estudantil é um evento artístico que dá espaço para novos talentos, principalmente entre as turmas das escolas públicas e particulares da região. As inscrições terminam no dia 30 de setembro.

panorama_pg05.indd 1

ijuí

LANÇAMENTO DA EXPO-IJUÍ/FENADI ABRE PERSPECTIVA DE NEGÓCIOS PARA AGRICULTURA FAMILIAR A 23ª Exposição-feira Industrial e Comercial de Ijuí e Festa Nacional das Culturas Diversificadas (Expo-Ijuí-Fenadi), que acontece entre 11 e 20 de outubro, em Ijuí, terá garantida a presença de agroindústrias familiares certificadas do município. O lançamento oficial da Expo-Ijuí-Fenadi ocorreu na noite de 5 de setembro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. Participaram do evento, lideranças políticas e empresários da região Noroeste do Estado. “Solicitei aos agricultores que exponham seus produtos no parque”, disse o prefeito Fioravante Ballin. O espaço reservado aos agricultores familiares pela Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI) é o pavilhão 6 do parque de exposições. Nove dos 27 espaços já foram assegurados por agricultores de municípios vizinhos. Os demais, segundo a ACI, serão ocupados por agroindústrias de Ijuí. Atraídos pela vitrine de negócios oferecida pela Expoijuí-Fenadi – a última edição da feira foi prestigiada por mais de 200 mil pes-

Lideranças, como o prefeito de Ijuí, Fioravante Ballin, participaram do evento

soas -, os agricultores familiares de Ijuí têm buscado cumprir as exigências legais, impostas a quem produz alimentos de origem animal e vegetal. Nesta semana, um grupo formado por representantes de 15 agroindústrias do município concluiu o Curso de Boas Práticas de Fabricação (BPF), oferecido

pela Emater/RS-Ascar e parceiros no Centro de Treinamento de Agricultores de Bom Progresso (Cetreb). “Estamos mobilizados para oferecer as condições de capacitação a estes agricultores”, disse o gerente da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Geraldo Kasper.

12/09/2013 09:15:12


6

ANO 5 - Nº 254- setembro DE 2013

PANAMBI

santa rosa

IJUÍ

Oktoberfest lança concurso de vitrines A agricultora familiar Edinara Kersting, de Panambi, acaba de se tornar uma entre 1.400 empreendedores familiares gaúchos que aderiram, até o momento, ao Programa de Agroindústria Familiar Sabor Gaúcho, do governo do Estado. No dia 6 de setembro, Edinara fez a entrega dos documentos necessários para ingressar no Programa à engenheira agrônoma da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí e supervisora microrregional, Auria Schröder. O ato ocorreu durante a Feira Estadual da Agroindústria Colonial (Fecolônia), realizada no parque Rudolfo Arno Goldhardt. A agroindústria de Edinara irá produzir panificados de olho num público específico, pessoas que têm a doença celíaca, ou seja, não podem consumir alimentos com glúten. “Fiz uma pesquisa e constatei que existe apenas uma agroindústria em Porto Alegre para atender aos celíacos”, disse Edinara. O Programa de Agroindústria Familiar Sabor Gaúcho oportuniza linhas de crédito aos agricultores familiares com juros mais baixos; amplia a participação dos agricultores familiares no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); oferece serviços de orientação para regularização sanitária e ambiental com a disponibilização de perfis agroindustriais, layout de rótulos, entre outros; disponibiliza novos espaços de comercialização local e também apoia feiras de expressão regional, estadual e nacional.

panorama_pg06.indd 1

A Comissão de Cultura da 16ª Oktoberfest Santa Rosa promove mais uma edição do Concurso de Vitrines com objetivo de incentivar a ornamentação das lojas da cidade com motivos relacionados ao evento. As empresas interessadas em concorrer podem se inscrever até o dia 25 de setembro. Os estabelecimentos interessados em participar do concurso poderão entrar em contato pelo telefone 3511 5112 (Beti). A comissão realizará visitas entre os dias 26 e 27 de setembro, quando as vitrines serão fotografadas e julgadas quanto a critérios de criatividade, beleza, originalidade e inovação. Além de concorrer a prêmios, a empresa que participar do concurso ganhará cinco ingressos de cortesia.

Festicom acontece de 25 a 27 de setembro Acontece nos dias 25, 26 e 27 de setembro, a 13ª edição do Festival da Comunicação, o Festicom, que objetiva estimular a produção de trabalhos com qualidade e criatividade e divulgar os trabalhos vencedores, abrindo caminho aos futuros profissionais da área da comunicação. O festival é promovido pelo curso de Comunicação Social da Unijuí e pela Agência Experimental de Comunicação Usina de Ideias, em parceria com o Diretório Acadêmico (Dacom). No total são 21 modalidades diferentes para acadêmicos da Unijuí ou de outras instituições de ensino. Mais detalhes sobre o evento pelo telefone 55 3332 0472 ou pelo email usina@unijui.edu.br.

CRUZ ALTA

INICIOU O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL

porto mauá - Na terça-feira, 10 de setembro, às 19 horas, em Campo Alegre, no interior de Porto Mauá, teve início o Campeonato Municipal de Futsal 2013. Na ocasião foi feita a recepção das equipes, público porto-mauense e visitantes pelo CMD - Conselho Municipal de Desporto e representando a administração municipal o Secretário de Turismo, Cultura e Desporto. Os jogos serão realizados todas terças e sextas-feiras, com início às 19 horas, com exceção do dia 20 de setembro, que será antecipado para o dia 19, quinta-feira, por motivo do feriado.

2ª Festa Anos 80 reuniu mais de 800 pessoas Quem curte a efervescência da música dos anos 80, teve uma boa pedida para reviver os bons tempos no dia da Independência, com a 2ª Festa Cruz Alta Anos 80, no Clube Arranca. Alcides Cossettin, um dos organizadores da iniciativa, concedeu entrevista durante o evento, e disse que a festa superou as expectativas. Ele ainda relatou que a festa dos anos 80 alcançou um de seus objetivos, pois os cruzaltenses puderam se reencontrar e ainda apreciarem as antiguidades. Alcides finaliza dizendo que a Mágia dos anos 80 voltou para Cruz Alta.

Cruz altenses reencontraram-se e apreciaram antiguidades

12/09/2013 09:16:18


ANO 5 - Nº 254- setembro DE 2013

SÃO MARTINHO

1º ENCONTRO DE VEÍCULOS ANTIGOS DA ACADESCA

Encontro de Bandas Marciais O ponto alto da Semana da Pátria no município de São Martinho aconteceu no domingo, dia 8, quando foi realizada mais uma edição do Encontro de Bandas Marciais, em frente à Igreja Matriz da cidade, a partir das 13h30. O encontro envolveu bandas de diversos municípios de nossa região, em uma integração cultural e cívica. Toda a comunidade são-martinhense prestigiou, valorizando e incentivando as atividades das bandas marciais, que envolvem dezenas de jovens.

AUGUSTO PESTANA - Acontece no dia 15 de setembro, na praça Farroupilha, em frente à Rádio Comunitária Liberdade FM o 1º Encontro de Veículos Antigos da Acadesca. O encontro é aberto a todas as categorias de automóveis e afins (automóveis, caminhões e motos) desde que estejam em bom estado de conservação. As inscrições têm o valor de R$ 20,00 e devem ser realizadas junto à Secretaria da Rádio Comunitária, localizada na Praça Farroupilha, Rua Bento Gonçalves, nº 97. O Encontro de Veículos Antigos inicia às 8h30, quando ainda poderão ser realizadas inscrições. Não haverá cobrança de ingresso.

PANAMBI

3º MOINHO DA CANÇÃO GAÚCHA COM INSCRIÇÕES ABERTAS Já estão abertas as inscrições para o 3º Moinho da Canção Gaúcha, que acontecerá neste ano, no dia 7 de dezembro, no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt. As inscrições podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: moinhocancagaucha@panambi.rs.gov.br. Informações podem ser adquiridas no site www.panambi. rs.gov.br ou pelo telefone 55 3376-9100, ramal 224.

IJUÍ/PANAMBI/SANTA ROSA/TRÊS PASSOS

UNIJUÍ COMEMORA DESEMPENHO NO GUIA DO ESTUDANTE A Unijuí obteve desempenho que qualificou como excelente na avaliação dos cursos superiores realizada em âmbito nacional pelo Guia do Estudante da Editora Abril. O material da pesquisa circulará oficialmente a partir de outubro. Dez cursos foram avaliados, contemplando os campi

Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos, obtendo conceitos 3 e 4, numa escala de 1 a 5. Para a vice-reitora de graduação, Cátia Nehring, “é um bom reconhecimento aos cursos, muito próximo da avaliação oficial realizada anualmente pelo Ministério da Educação”.

Como nos anos anteriores, festival acontecerá no Parque Municipal Rudolfo Arno Goldhardt

Luciana da Luz conquista 1º lugar na Argentina MISSÕES - A atleta de Santo Ângelo, Luciana da Luz, conquistou neste final de semana o 1º lugar na categoria geral feminino na 30ª Maratona do Imigrante em Oberá na Argentina. O percurso foi de 10km. Outros atletas de Santo Ângelo também participaram. Dari Machado conquistou o 1º lugar na categoria dos 40 aos 45 anos; Danielli Machado conquistou o 2º lugar na categoria dos 18 aos 20 anos e Gabriela Machado, 9 anos, participou da prova de 4km e foi destaque por ser a atleta mais nova a completar o percurso.

panorama_pg07.indd 1

7

Campis dos quatro municípios obtiveram conceitos 3 e 4, numa escala de 1 a 5

CRUZ ALTA

15 anos do curso de Medicina Veterinária da Unicruz Acadêmicos, professores, reitoria, egressos, ex-professores e a comunidade cruz-altense estiveram reunidos na noite desta terça-feira, 10 de setembro, para um jantar-baile que marcou os 15 anos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Cruz Alta. O evento aconteceu no CTG Querência da Serra e foi organizado pela 21ª turma do Curso. O momento festivo teve homenagem ao primeiro coordenador da Medicina Veterinária, professor Silvio Teixeira da Costa, que hoje atua na Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões, e ao ex-coordenador e atual diretor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade , Élbio Nallen Jorgens. A noite, que também marcou o Dia do Médico Veterinário, comemorado no dia 9 de setembro, ainda contou com um jantar e, logo após tertúlia organizada pelos acadêmicos. O baile foi animado por Edu Novakoski e Grupo Alma de Estância.

12/09/2013 09:16:34


REGIONAL

PORTO-MAUENSES PARTICIPAM DO 4° SEMINÁRIO BPW promove o 2º Fórum do Agronegócio do Noroeste REGIONAL DE AGROFLORESTAS Na terça-feira, 10 de setembro de 2013, dois técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, de Porto Mauá, e dois produtores rurais do município, participaram do 4º Seminário Regional de Agroflorestas, realizado no município de Doutor Mauricio Cardoso. Dentre os diversos temas abordados durante o evento, envolvendo desde assuntos técnicos até a sistematização de experiências, ficou ressaltada a questão do reflorestamento como boa alternativa de renda para os agricultores da região. A exploração do componente arbóreo pode se dar desde a produção de madeira para lenha, visando suprir a grande necessidade energética das mais

diversas empresas que atuam na região, a produção voltada para venda de toras e madeira serrada, e a possibilidade de consorciação de árvores com lavouras, pastagens e animais num siste-

ma agrosilvipastoril. No final do evento, houve a demonstração operacional de uma serraria móvel, podendo esta ser transportada / rebocada até o local da exploração florestal.

Seminário discutiu temas técnicos e sistematização de experiências

Premiação de concurso fotográfico será entregue durante a Feicat A Secretaria Municipal de Educação de Catuípe, através do Conselho Municipal de Cultura, está promovendo o 1º Concurso de Fotografia tendo como tema “Como vejo Município”. O concurso, realizado com os estudantes das escolas munici-

panorama_pg08 esta 12-09-2013.indd 1

pais e estaduais do município, tem como objetivo desenvolver a criatividade, estimulando a cultura, através das imagens registradas sob o olhar que o educando tem de sua cidade. Na tarde de 3 de setembro, foram escolhidas as três ima-

gens vencedoras do concurso. A entrega da premiação aos vencedores, que serão comunicados com antecedência pelos organizadores do concurso, será na tarde do dia 21 deste mês, integrando a programação da 10ª Feicat.

A BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Ijuí promove o 2º Fórum do Agronegócio do Noroeste, com o tema “Os produtores e as novas exigências legais e técni-

cas”. O Fórum acontece durante a Expo-Ijuí/Fenadi, dia 12 de outubro, no Parque de Exposições Wanderley Burmann. A participação é aberta para todos os interessados.

Confira a programação: 10h: Abertura, com apresentação do Coral da Unijuí 11h: Painel: Radiografia da Agropecuária Gaúcha Ernani Polo – deputado estadual Painel: “Diversidade no Agronegócio” Afonso Hamm – deputado federal 12h: Confraternização Das 14h às 17h30: Painéis com mediação de Martinho Kelm, reitor da Universidade de Ijuí, vice-presidente da ACI e Expo-Ijuí. “O momento atual da economia brasileira e seus impactos no agronegócio regional”. Dr. Argemiro Luis Brum – economista, Universidade de Ijuí. “Manejo correto de nitrogênio para aumento da produtividade do trigo” - Apresentação de uma nova cultivar de soja transgênica resistente à seca Dr. Osmar Rodrigues, pesquisador da Embrapa.

“Maior produtividade na pecuária de corte” Dr. José Fernando Piva Lobato – engenheiro agrônomo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. “Diferenciar para competir: traçabilidade, denominação de origem e indicação geográfica” Lisandra de Oliveira – médica veterinária, Universidade de Ijuí “Atividade Leiteira – Rede Leite – Programa Estratégico da Emater/RS-Ascar Regional Ijuí” Geraldo Kasper – gerente regional da Emater/RS – Ascar Ijuí “Meteoreologia, efeito estufa e suas consequências” Cleusa Bianche Krüger – agrometereologista “A política e o agronegócio” Gerson Burmann – deputado estadual Jerônimo Goergen – deputado federal Germano Rigotto – ex-governador, presidente do Instituto Reformar de Estudos Políticos e Tributários Debate 17h30: Encerramento, com café colonial

12/09/2013 09:19:14

Panorama 12.09.2013  

Edição do Panorama Regional do JM

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you