Relatório de Atividades - 1º semestre de 2019

Page 1

1ยบ SEMESTRE

RELATร RIO DE ATIVIDADES 2019


APRESENTAÇÃO No primeiro semestre de 2019 o Cirandar dedicou-se a qualificar o trabalho desenvolvido nas Bibliotecas Comunitárias, investindo no fortalecimento das ações junto às redes de serviços locais, no aprimoramento das mediações de leitura e na diversificação da programação cultural. A realização de cursos voltados a temas pertinentes à promoção e garantia de direitos foi uma importante iniciativa do período. Também fortalecemos nossa gestão interna, refinando os fluxos administrativos, potencializando o planejamento e monitoramento das ações e o engajamento de toda a equipe. Um semestre marcado pela luta para a manutenção da Biblioteca Comunitária do Arquipélago. Um processo ainda indefinido, mas que reuniu esforços de parceiros valiosos. Nesse relatório vamos revisitar algumas ações do primeiro semestre.


RESULTADOS primeiro semestre de 2019 Expressam o trabalho desenvolvido nas Bibliotecas Comunitárias para a formação de leitores autônomos, críticos e criativos

932

1.108

162

97

Empréstimos

Consultas locais

Mediações de leitura

Atividades Culturais

07

1.263

867

Entidades parceiras das redes locais

Participantes nas mediações de leitura

Participantes nas atividades culturais

Democrarização do acesso ao livro e à leiitura


ENCONTRO COM O ESCRITOR Possibilita um estudo inspirador da obra e vida de escritores e culmina com um encontro na Biblioteca, onde crianças, jovens e escritores dialogam sobre suas experiências e ampliam sua visão de mundo.

Encontro com Alexandre Brito Biblioteca do Arquipélago As atividades circularam em torno dos livros, "Muito esquisito", "Circo mágico" e "Museu desmiolado". As crianças participaram de diversas rodas de histórias, fizeram atividades de criação de bichos e poemas esquisitos para presentear o escritor. Resgataram mágicas a partir do livro "Circo mágico" e brincaram no jogo de tabuleiro inspirado no livro "Museu desmiolado", denominado pelo próprio Alexandre de "desmiojogo".


ENCONTRO COM O ESCRITOR

Encontro com Dilan Camargo Biblioteca Chocolatão Segundo Dilan, "o encontro foi encantador, num ambiente agradável, organizado e recheado de livros. As crianças estavam motivadas pelo excelente trabalho da equipe com a leitura dos meus livros. Vibrei com a encenação do poema O Vampiro Argemiro. Comprovei que a biblioteca é reconhecida e respeitada pela comunidade. Sinto-me mais confiante no papel que bibliotecas como a Chocolatão desempenham na formação de leitores e na promoção do livro e da leitura".


ENCONTRO COM O ESCRITOR

Encontro com Ségio Vaz Biblioteca Chocolatão Promovido em parceria com a Festipoa Literária, reuniu leitores da Biblioteca Comunitária Chocolatão e estudantes da EMEF Morro da Cruz. "Ele falou sobre a realidade da periferia. Ele tinha nossa linguagem, não deixou a gente com vergonha, por isso interagimos. Ele é gente com a gente. E a poesia dele retrata a realidade da favela, do negro, do rapper!" Mayana Pereira, leitora da Biblioteca Chocolatão.


PIQUENIQUE LITERÁRIO

Piquenique com Bárbara Catarina Biblioteca do Arquipélago A experiente artista e contadora de histórias presenteou a comunidade da Ilha Grande dos Marinheiros com travalínguas, adivinhas, cantigas e histórias inspiradas em livros clássicos da literatura infantil e juvenil. O Mercado Nei Mario contribuiu doando produtos para o piquenique literário. "Foi muito especial estar com eles. Recebi muito carinho! Amei compartilhar esse momento", Barbara Catarina


SEMANA DO LIVRO NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS Contou com atividades diversificadas que iniciavam com mediações de leitura e culminavam com atividades culturais. A programação incluiu rodas de histórias e de cultura popular, oficinas de marca-páginas e fanzine, sarau poético, macremê e a participação da Orquestra Grupo Cordas 25 e da TrupidiTrapu.


PARCERIAS COM AS REDES DE SERVIÇOS LOCAIS

Neste primeiro semestre o Cirandar investiu no fortalecimento e ampliação das parcerias com a rede de serviços das comunidades onde estão instaladas as Bibliotecas Comunitárias, oportunizando ações permanentes de fomento à formação de leitores e atividades em cultura popular realizadas semanalmente. São parceiros dos Cirandar: Escola Municipal de Educação Infantil Bárbara Maix Escola Estadual de Ensino Médio Alcides Cunha Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Tijuca Unidade Básica Tijuca Rádio Comunitária A Voz do Morro Escola Alvarenga Peixoto Creche Tia Juçara Unidade Básica de Saúde do Arquipélago


PROJETO CADÊ A INFÂNCIA? O Projeto Cadê a Infância? tem como objetivo levar para as ruas e praças de Porto Alegre e região metropolitana atividades artísticas, culturais e brincadeiras de forma itinerante, especialmente para comunidades empobrecidas. Parceiro do Cirandar, o projeto levou brincadeira e diversão para a Biblioteca Comunitária Chocolatão. O Cirandar acredita que o brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento humano! Biblioteca do Arquipélago


Aniversário da Biblioteca do Chocolatão

08 anos!

Inaugurada enquanto a comunidade ainda residia no centro da cidade, a Biblioteca do Chocolatão acompanhou todo o processo de reassentamento e hoje está consolidada como um centro cultural. A comemoração foi uma festa cheia de alegria, poesia, cultura e grande presença da comunidade! Foram nossos parceiros no evento: Africanamente Escola de Capoeira Angola, Grupo do Teatro Umbigo, Duan Kissonde, voluntários Cirandar e voluntários do Instituto C&A. Biblioteca do Arquipélago


CURSOS CIRANDAR Direcionados à formação de professores, educadores sociais, mediadores de leitura e estudantes, abordando temas relacionados à educação popular, literatura e direitos humanos. Neste primeiro semestre desenvolvemos dois cursos.

Bibliotecas Comunitárias e Espaços de Leitura: desafios e perspectivas para a formação de leitores Com duração de 16 horas, o curso reuniu 24 participantes interessados em fortalecer projetos de leitura em bibliotecas comunitárias e espaços de leitura. Gratuito, o curso foi mediado por Márcia Cavalcante, Professora, Mestra em Educação; Renata Toigo, Mestra e graduada em Letras e, especialista em Literatura Brasileira; Fernando Ramos, idealizador e produtor da FestiPoa Literária de Porto Alegre; e Camila Alexandrini, Professora e idealizadora do espaço Fora da Asa – Experiências Plurais.


CURSOS CIRANDAR

Alfabetização e Letramento para Jovens e Adultos Mediado por Ana Cristina Sofiati, pedagoga e mestre em educação, o curso teve duração de 40 horas e contou com 30 participantes. Abordou narrativas de vida e diálogos sobre juventudes contemporâneas e práticas de ensino e aprendizagem junto ao público jovem e adulto. Gratuito, o curso teve como objetivo instrumentalizar educadores e professores para práticas de alfabetização, letramento e fomento à formação cidadã.


PROJETO VOLUNTARIADO DO CIRANDAR

O projeto de voluntariado agrega novos parceiros à equipe para o desenvolvimento de mediações de leitura e atividades culturais nas Bibliotecas Comunitárias. Os voluntários são parceiros fundamentais do Cirandar. Eles disponibilizam seu tempo e conhecimentos para fortalecer as ações de formação de leitores e fortalecimento comunitário. São um grupo inspirador e que mobiliza a entidade com sua criatividade, dedicação e afeto. O projeto prevê formações inicial e continuadas, além de apoio no planejamento das ações. Formações continuadas realizadas: Seleção de acervo: livros e diversidade, com André Alves O livro como casa de todos: histórias de criação e participação, com Margarida Botelho. O surgimento da literatura infantil brasileira com Lobato e seus desdobramentos, com Sueli Cagneti. O horror e o sobrenatural na literatura, com Júlio Emílio Braz. Da palavra à imagem, com André Neves. Ensaio sobre a fantasia no ato de ler, escrever e contar histórias, com Fábio Monteiro.


CIRANDAS DE FORMAÇÃO E PLANEJAMENTO Em 2019 fortalecemos a corresponsabilização da equipe pelo desenvolvimento das ações desenvolvidas. Iniciamos o ano com a construção compartilhada de planos de ação coletivos e individuais, estabelecemos metas e objetivos e consolidamos os encontros semanais para planejamento, monitoramento e avaliação das ações. Além disso, nos encontramos periodicamente para alinharmos fluxos e perspectivas de atuação, mantendo viva e energia vital da entidade.

FORMAÇÕES CONTINUADAS

A equipe de educadores, bibliotecária e coordenação participou, ao longo deste semestre, de 09 encontros de formação, a fim de aperfeiçoar as ações desenvolvidas e potencializar os projetos de formação de leitores.


PROCESSAMENTO TÉCNICO Com um trabalho primoroso de nossa bibliotecária, migramos para o Programa BIBLIVRE, uma tecnologia alinhada com a filosofia do software livre e com custo zero para a entidade. O BIBLIVRE é uma ferramenta ágil e prática, que proporciona a inclusão digital de todo o nosso acervo e fortalece a comunicação entre as Bibliotecas. Nesse trabalho, cadastramos 513 livros no novo sistema, atualizamos o cadastro de leitores e aperfeiçoamos o reconhecimento do perfil dos leitores das Bibliotecas.

FORTALECIMENTO DO SETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO

Nossa meta no setor foi a profissionalização dos processos internos da entidade. Através da consultoria em RH e Finanças de Lisandra Dokia, criamos as normativas que hoje regem nosso setor administrativo e financeiro. Atualizamos conhecimentos em contabilidade, organizamos fluxos, arquivos, , e a patrimonialização da entidade. Para o segundo semestre, buscaremos aprimorar esses resultados e construir novas parcerias para o Cirandar.


XXI FÓRUM DE ESTUDOS: LEITURAS DE PAULO FREIRE

O fórum é um evento que busca oportunizar espaço de encontro, estudos e pesquisas relacionadas ao pensamento freireano, promovendo diálogos, reflexões e problematizações a partir do tema central, reunindo universidades e movimentos sociais de todo o RS. Este ano o Cirandar participou apresentando sua experiência através do trabalho “O direito humano à leitura: cirandas e práticas de educação popular" e exibiram a exposição de fotos que resgatam os 10 anos do Cirandar.


LUTA PELA PERMANÊNCIA DA BIBLIOTECA DO ARQUIPÉLAGO

A construção da nova ponte do Guaíba e a consequente remoção da população e dos equipamentos sociais localizados na Ilha Grande dos Marinheiros, levou o Cirandar a buscar alternativas para manter a Biblioteca naquele território, desenvolvendo as ações culturais e de formação de leitores, promovidas desde sua inauguração em 2014. Importantes parceiros se somaram a esta luta. A Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura oportunizou diferentes espaços de debate sobre a relevância da Biblioteca para o desenvolvimento da população que reside no arquipélago, unindo escritores, vereadores, representantes da Câmara do Livro, do Conselho Estadual da Cultura, ativistas da área do livro e leitura e população de Porto Alegre.


APOAIDORES SE SOMARAM À LUTA PELA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO ARQUPÉLAGO Em apoio à Biblioteca, a Associação Gaúcha de Escritores (AGES) lançou uma bonita e inspiradora campanha, mobilizando escritores e ilustradores a depor pela sua manutenção. Uma página especial no site da Associação disponibiliza os depoimentos transformados em flyers que foram multiplicados nas redes sociais. https://www.ages.org.br/flyers A situação ganhou espaço na mídia com reportagens em jornais e matérias como a realizada pelo programa “Com a Câmara na Cidade”, da TV Câmara de Porto Alegre. O Cirandar está em diálogo com a Prefeitura de Porto Alegre, através do Gabinete do Vice-Prefeito e da Secretaria Municipal da Educação no intuito de identificar locais que pudessem acolher a Biblioteca e seus mais de 1.500 lvros.


COMUNICAÇÃO

6.086 Seguidores no Facebook 94 postagens Topo de alcance: 5.500 pessoas . Média alcance mensal: 1.500 pessoas

FACEBOOK

18 reportagens veiculadas na imprensa, abordando os projetos culturais desenvolvidos e, sobretudo, a luta pela permanência da Biblioteca do Arquipélago na Ilha Grande dos Marinheiros.


INVESTIMENTOS FINANCEIROS

Comunicação 15%

Compra de Acervo 10% Recursos Humanos 55%

Formação da Equipe 5%

Infraestrutura das Bibliotecas 15%

Como o Cirandar investe seus recursos financeiros, visando a qualificação das FACEBOOK ações desenvolvidas


http://www.cirandar.org.br/ https://www.facebook.com/cirandarrs/ cirandarong@gmail.com


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.