PROJETO UNESCO - CRIANÇA ESPERANÇA

Page 1

RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014 Nº DA SA: NOME DA INSTITUIÇÃO/BENEFICIÁRIO DO CONTRATO: Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais – Cirandar/ Biblioteca Comunitária Chocolatão.

RELATÓRIO FINAL 1. Período compreendido pelo relatório: de 27/03/2014 a 05/05/2015

2. Resumo e análise das ações desenvolvidas/avanços obtidos durante o período, no âmbito do projeto apoiado pelo Criança Esperança: É possível perceber que as ações realizadas até o período em que nos encontramos têm sido de grandes resultados, principalmente no que se refere à ampliação do número de atendimentos, diversificando o público e garantindo o atendimento maior das famílias. Embora já atuássemos na comunidade, o incremento do apoio, através da Unesco – Criança Esperança, oportunizou a ampliação da equipe e por consequência um maior atendimento do público, infantil, jovem e adulto. O fortalecimento do setor da assistência social, também garantiu maior articulação com outros serviços públicos da vila e ampliou nosso contato com as mães das crianças, resultando em uma maior diversificação de atividades, também para adultos. Outro aspecto a considerar refere-se à articulação com outras instituições sociais e parceiros para formação. Embora a comunidade tenha muitas complexidades sociais, seguimos mobilizados e realizando ações em conjunto com a escola de educação infantil, os serviços de apoio socioeducativo de atendimento a adolescentes e as secretarias de saúde e assistência social, que fazem atendimento aos adultos e idosos. Cabe destacar que as ações de mediação de leitura, realizadas diariamente pelos educadores na biblioteca e nas organizações parceiras, foram incrementadas com a presença de escritores e convidados. Estiveram conosco os escritores Andre Neves, Christina Dias e Lucas Luz.

Objetivo geral do projeto: Promover a leitura como um direito social garantindo o acesso a bens educacionais e culturais junto a crianças, jovens, adultos e idosos em situação de vulnerabilidade social, bem como promover o protagonismo de agentes multiplicadores de leitura em suas comunidades.

3. Objetivos específicos: 1


RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014 Objetivo específico 01: Contribuir para a formação de leitores literários e o melhor aproveitamento escolar das crianças e jovens. Atividade prevista

Nº de beneficiários atendidos

Nº de beneficiários previstos

Avanços alcançados

1. Mediação de leitura com bebê

20

Maior atenção por parte das crianças às atividades de leitura

2. Promoção da leitura com crianças, jovens e adultos

900

Ampliação do numero de atendimentos e maior frequência de publico na biblioteca

3.Formação continuada de educadores e professores

45

Ampliação da formação em leitura para educadores sociais e professores da comunidade

4 Participação na Segunda Festa da Leitura Curso Conexão Bibliotecas Comunitárias

8

Qualificação da equipe e intercâmbio com outras bibliotecas

5 Sarau Literário

1000

Formação de Leitores e intercâmbio com outras bibliotecas

Objetivo específico 02: Possibilitar o acesso às diversas linguagens artísticas como a música, o teatro, a dança e a literatura.

Atividade prevista 1. 2. 3.

Nº de beneficiários previstos

Oficina de Capoeira e Música popular Encontros Multiculturais Literacine

Nº de beneficiários atendidos

Avanços alcançados

100

Ampliação do repertório cultural das crianças e adolescentes.

400

Maior envolvimento da comunidade nas atividades artísticas na comunidade

80

Ampliação do público juvenil e adulto na biblioteca

Objetivo específico 03: Ampliar e qualificar o acervo e o espaço físico da biblioteca.

Atividade prevista

Nº de beneficiários previstos

Nº de beneficiários atendidos

1. Empréstimo e Circulação de Livros

3554

Avanços alcançados Ampliação da circulação e empréstimo

Objetivo específico 04: Fortalecer redes locais de cultura e a gestão compartilhada do espaço.

Atividade prevista 1. Roda Viva

Nº de beneficiários previstos

Nº de beneficiários atendidos 60

Avanços alcançados Resgate da Memória da Comunidade 2


RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014 Objetivo específico 05: Estimular o processo de incidência política.

Atividade prevista

Nº de beneficiários previstos

Nº de beneficiários atendidos

Avanços alcançados

1. Participação em fóruns, seminários e audiências públicas.

50

Atuação em fóruns de cultura, assistência social e direitos humanos.

2.Reuniões da Associação de Moradores da Comunidade

12

Fortalecimento da representação comunitária

Objetivo específico 06: Estimular a comunicação em rede e na cidade.

Atividade prevista

Nº de beneficiários previstos

Nº de beneficiários atendidos

Avanços alcançados

1. Participação em fóruns, seminários e audiências públicas.

500

Divulgação das atividades da biblioteca e da comunidade para a cidade

2.Geração de notícia e conteúdo para Redes Sociais

700 pessoas

Ampliação do acesso a fanpage e site institucional

diretamente

4. ATIVIDADES PREVISTAS E NÃO REALIZADAS: (Relacionar as atividades previstas para o período mas não realizadas, informar as razões de sua não execução e indicar novo momento de realização considerando o cronograma de 12 meses de duração do projeto). Atividade planejada

Totalmente realizada

Parcialmente realizada

Não realizada

Justificativa de não realização

Nova previsão de realização

5. SITUAÇÃO ATUAL DO ORÇAMENTO FÍSICO-FINANCEIRO: Em relação à execução financeira do projeto podemos afirmar foram efetuados os gastos conforme previstos, fazendo ajustes em rubricas, quando necessários, sempre com autorização prévia.

6. METODOLOGIA APLICADA: O projeto foi desenvolvido conforme previsto na metodologia de trabalho, ficamos atentos para a sistematização e registro das as ações que estão realizadas. Ao longo do projeto estivemos atentos à qualidade do acervo para que fosse diversificado e atrativo; organização do espaço, para que fosse acolhedor e integrador; e fortalecimento das ações de mediação de leitura, para manter a relação com a leitura plenamente viva. Para tanto, buscamos garantir um processo pleno de gestão compartilhada, intensificação da comunicação local e na cidade, bem como a sustentabilidade do projeto. Acreditamos na leitura como um direito social assim como a educação, a 3


RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014 moradia e a saúde. Sendo assim, as práticas de mediação de leitura foram realizadas buscando conceber o sujeito como ser crítico e aprendente, que compreende sua história e intervém no mundo para aprimorá-lo. Acreditamos que através do atendimento em turno inverso à escola, garantimos ações culturais, de alfabetização e fortalecimento do vínculo familiar e escolar.

7. AÇÕES DE COMUNICAÇÃO: Nos materiais, como panfletos e documentos, utilizamos constantemente as marcas da Unesco – Criança Esperança. Nos materiais virtuais, nas redes sociais, essa parceria também foi destacada.

8. ESTRATÉGIAS DE SUSTENTABILIDADE: No que se refere à mobilização de novos parceiros e recursos, estamos atentos, elaborando projetos para editais de projetos culturais em âmbito estadual e federal.

9. ELEMENTOS AGREGADOS: Ao longo do ano com o apoio do Criança Esperança podemos ampliar o espectro de parceiros, desde públicos até privados. Agradecemos imensamente a parceria estabelecida.

10. Alterações institucionais: (Informar sobre as alterações realizadas na coordenação do projeto ou da instituição, caso tenham ocorrido)

11. Dificuldades gerais encontradas: (Discorrer brevemente sobre as dificuldades encontradas e a forma encontrada para superá-las). Ao longo do projeto as dificuldades encontradas no âmbito de gerência de recursos humanos foram superadas com estratégias de formação e gestão compartilhada.

Outras observações e comentários: Porto Alegre , 05 de maio de 2015.

______________________________

Márcia Cavalcante Coordenadora do Projeto

4


RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014 ANEXO I BENEFICIADOS PELO PROJETO: Na tabela abaixo, considerar: ●

Previsto: números apresentados no plano de trabalho; e

Realizado: números de fato alcançados no período compreendido pelo relatório.

Cria nç as (0 a7 an os )

Número de atendidos diretos (Atendimento continuado: nº de matriculados em cursos, oficinas e outras atividades regulares/fixas desenvolvidas pelo projeto).

Número de atendidos indiretos (Atendimento a famílias, professores, pessoas da comunidade ou outros beneficiados indiretamente pelas atividades regulares/fixas desenvolvidas pelo projeto). Número de atendidos eventuais (Número de participantes em eventos, encontros e outras atividades eventuais, realizadas sem regularidade fixa no âmbito do projeto).

Número total de atendidos pelo projeto (Total de atendidos – diretos, indiretos e eventuais – pelo projeto apoiado com recursos do Criança

Previst o

250

Realiza do

250

Previst o

150

Realiza do

100

Previst o

100

Realiza do

100

Realiza do

500

Cria nç as (7 a 12 an os )

1200

1200

500

500

300

300

2000

Ado les ce nt es (1 2a 18 an os )

Jov en s (1 8a 29 an os )

400

200

400

200

500

200

500

200

100

100

100

100

1000

500

TOT AL

2050

2050

1350

1350

600

600

4000

5


RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014 Esperança).

6


RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014

ANEXO II QUESTÕES GERAIS SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO (Descreva e justifique com sugestões, exemplos e indicadores, se possível) A) Os resultados poderiam ter sido atingidos de forma mais efetiva com uma metodologia alternativa à que foi utilizada?

Acreditamos que a metodologia emprega foi satisfatório, talvez uma gestão mais efetiva da equipe no primeiro ano pudesse garantir melhores resultados em relação as atividades de música.

B) Em termos de sustentabilidade, como é possível manter os benefícios gerados pelo projeto após o final do apoio concedido pelo Criança Esperança?

Seguimos buscando novos parceiros, a partir da participação de editais. O reconhecimento do Criança Esperança, sem dúvida, contribui para a busca de novos parceiros.

C) Quais são os principais exemplos de utilização de recursos – materiais, humanos e financeiros – que contribuíram para gerar maior impacto junto aos beneficiários?

As atividades de formação de mediadores de leitura, o trabalho de leitura com bebês e a renovação do acervo de livro, sempre atualizado deram bons resultados ao projeto e contribuíram par a formação de leitores.

D) Quais foram as principais lições aprendidas/boas práticas e como elas podem ser consideradas em outros projetos?

A importância do trabalho em rede se reafirmou nesse projeto, Acreditamos, cada vez mais, na importância da parceria com outras entidades e coletivos para potencializar a ação.

E) Qual foi a importância do apoio do Criança Esperança para o projeto? Que valores esse apoio contribuiu para agregar ao projeto?

A importância da doação direta e da mobilização de parceiros. A valorização artística da criança e sua liberdade de expressão foram reafirmadas em nossa entidade, a partir do projeto

F) Qual a importância de eventual continuidade do apoio do Criança Esperança para o trabalho desenvolvido pela instituição? Que resultados alcançados pelo projeto justificariam a continuidade desse apoio?

Acreditamos que a continuidade do trabalho de formação de leitores ( crianças, jovens e adultos) e a orquestra de berimbaus, iniciada com apoio do criança esperança, continuariam com plenitude se tivéssemos a renovação da parceria. A continuidade do trabalho com bebês , sensibilização para musica e leitura, também seria potencializado com continuidade da parceria. 7


RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014 ANEXO III PRINCIPAIS LIÇÕES APRENDIDAS (Refletir sobre o que funcionou bem e o que não deu certo e precisa mudar) O QUE FUNCIONOU

Planejamento

Gestão/execução (insumos, tempo, resultados etc.)

Comunicação e informação

Parcerias

Beneficiários

Relação com a UNESCO

O QUE NÃO FUNCIONOU

O QUE/COMO É POSSÍVEL FAZER DIFERENTE

Planejamento mensal com a equipe

Alguns planejamentos feitos Corresponsabilizar mais as com entidade parceiras não entidades parceis acontecerem

Planejamento prévios e contribuição de todos da equipe

Alguns insumos não forma previstos no projeto e tivemos que buscar outras fontes de apoio gerando atrasos no resultado pedagógico

Maior atenção no planejamento para garantir menos imprevistos

Comunicação nas redes sociais A comunicação para a funcionou muito bem e cresceu cidade poderia ter sido junto com o projeto melhor

Melhor acompanhamento da gestão com a equipe de comunicação

Foram consolidadas no projeto e continuarão fortalecidas

Continuar o trabalho em rede potencializando as parcerias locais

A parceria com a escola estadual andou lentamente

O publico das crianças se Em alguns casos o tráfico de Continuar o trabalho social intensificou, bem como de seus drogas inibiu o publico de garantindo o melhor familiares sair das casas para ir ao atendimento possível à projeto comunidade Em todos os momentos em que precisamos de apoio a equipe da UNESCO foi de extrema atenção.

Poderiam acontecer encontros de formação e compartilhamento de experiências entre as entidades

Outros

8


RELATÓRIO DESCRITIVO E ANALÍTICO EXECUÇÃO PROGRAMÁTICA PLANO DE TRABALHO 2014 ANEXO IV CONSOLIDAÇÃO DOS INDICADORES ACOMPANHADOS DURANTE A EXECUÇÃO DO PROJETO

CONCLUSÕES SOBRE A EXECUÇÃO DO PROJETO: O projeto foi executado buscando garantir o cumprimento integral de suas metas. No caminho foi necessário fazer alguns ajustes, devido às mudanças na equipe, que qualificaram a ação pedagógica. Ao final do projeto percebemos como avançamos em relação ao trabalho de fortalecimento da identidade cultural da biblioteca. A cada dia que passa, ela se torna mais forte e amplia sua referência para a comunidade e parceiros locais. Outro aspecto que podemos destacar foi a ampliação do número de empréstimo de livros e de consultas locais na biblioteca. Atualmente estamos com índices de 250 livros emprestados no mês, 400 consultas locais e cerca de 30 atividades culturais, acontecendo mensalmente. A consolidação da importância do diálogo com outras linguagens artísticas também foi um aspecto que destacamos como resultado do projeto. Atualmente a música, a capoeira, o cinema e o artesanato fazem parte da programação sendo potencializados por atividades de poesia e formação de leitores.

9


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.