Portfolio das Bibliotecas Comunitárias gerenciadas pelo Cirandar

Page 1


01

Quem somos O Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas LocaisCirandar tem como missão Fortalecer redes de culturas gaúchas visando o empoderamento social através da democratização do acesso à Educação e à Cultura. Criado em 2008, tem como proposta desafiar, fortalecer e mobilizar as redes sociais em prol do saber e da cultura.

"A LEITURA É UM DIREITO HUMANO ESSENCIAL PARA A CONSCIENTIZAÇÃO, A CURIOSIDADE E O EMPODERAMENTO DAS PESSOAS" CIRANDAR O Cirandar é uma organização sem fins lucrativos, certificada como uma organização não-governamental que desenvolve ações sociais, educacionais e culturais, em parceria com os poderes públicos e privados, dialogando e repensando alternativas para a educação, a transformação e a inclusão dos sujeitos culturais, comunicativos e criativos. Os programas e projetos de intervenção são pautados na educação e na cultura como ferramentas de transformação social que se propõe a apoiar, incentivar e criar redes de ações comunitárias e práticas sustentáveis, fomentando alianças de fortalecimento da cidadania.


02

Frentes de Trabalho

DEMOCRATIZAÇAO DO ACESSO AO LIVRO E À LEITURA Bibliotecas Comunitárias Mediações de leitura/Rodas de histórias Encontro com escritores Vivências em cultura popular Guardiões da leitura - protagonismo infantil e juvenil Incidência em políticas públicas de leitura, cultura e educação Mobilização de redes e empoderamento comunitário

FORMAÇÃO, CURSOS E EDUCAÇÃO PUPULAR Cursos e palestras nas áreas de educação popular, artes e direitos humanos Formações de professores e educadores sociais Assessorias e consultorias às prefeituras e entidades Monitoramento e avaliação de programas e projetoso

FOMENTO À ARTE E À CULTURA Estúdio Móvel Gravaêh - Gravações e Turnês culturais Saraus Literários Shows e mostras culturais Literacine


03

As Bibliotecas Comunitárias

O CIRANDAR INVESTE EM UM CONCEITO DE B I B L I OTEC A COMUNITÁRIA VIVA, COL ORI DA, COM ATI V I DADES C U L TURAI S DIVERSIFICADAS, PROF I SSI ONAI S CAPACITADOS E AC ERV O LITERÁRIO DE QUALIDADE

ACERVO/ LIVROS

4.000 EMPRÉSTIMOS MENSAIS

250 RODAS DE LEITURA MENSAIS

Biblioteca Comunitária Chocolatão Inaugurada em 2010

50 PÚBLICO ATENDIDO MENSALMENTE

450 Biblioteca Comunitária do Arquipélago Inaugurada em 2014


03

As Bibliotecas Comunitárias

“A BIBLIOTECA É MUITO I M P ORTANTE P RA M I M . EU P AS S O MUITO TEMPO NELA E VOU AP RENDENDO COI SAS NOV AS COM OS LIVROS E COM O EDUCADOR”. GABRIELLY NOL, 12 ANOS, GUARDI Ã DA B I B L I OTECA CHOCOLATÃO

As Bibliotecas gerenciadas pelo Cirandar são espaços construídos à partir do desejo das comunidades e que acolhem diferentes atividades culturais de fomento à formação de leitores. Desenvolvem projetos que contribuem para a superação dos fatores vulnerabilizantes destas comunidades, apostando: na democratização do acesso ao livro; na valorização da cultural local; no letramento literário; no fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; na promoção da cultura de paz e na articulação com os serviços da rede.


04

Ações Inspiradoras

Mediações/ rodas de leitura Atividades diárias, planejadas de forma singular para cada público. Proporciona o contato com uma pluralidade de obras e gêneros literários e com diferentes formas de ouvir e contar histórias, promovendo o letramento literário.

Parcerias com as redes de serviços

Ações permanentes de fomento à formação de leitores realizadas semanalmente, nas Escolas, Unidades Básicas de Saúde e Serviço de Assistência Social das comunidades, totalizando 07 entidades parceiras.


04

Ações Inspiradoras

Encontro com Escritores Promovido bimestralmente, possibilita um estudo inspirador da obra e vida de escritores e culmina com uma visita à Biblioteca, onde crianças, jovens e escritores dialogam sobre suas experiências e ampliam sua visão de mundo.

Projeto Guardiões da Leitura .Projeto de valorização da participação infantil e juvenil no cotidiano das Bibliotecas. Incentiva o protagonismo e a liderança dos Guardiões e Guardiãs na gestão das Bibliotecas e no desenvolvimento da programação cultural.


04

Ações Inspiradoras

Vivências em Cultura Popular Atividades que oportunizam a valorização da literatura, das brincadeiras tradicionais e da cultura popular brasileira, promovendo um espaço de reflexão e fortalecimento das referências históricas e culturais de nosso povo.

Programa de Voluntariado Projeto premiado pelo Instituto C&A, oportuniza o desenvolvimento de diferentes atividades culturais e de formação de leitores promovidas por voluntários formados pela entidade.


05 2008

Marcos Históricos

Criação do Cirandar Criado por mulheres que tinham atuação comunitária em diversas entidades sociais e que desejavam atuar de forma colaborativa realizando ações de fortalecimento em educação e cultura. Fundação da Rede de Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre - RBC A RBC foi fundada pelo Cirandar, com o objetivo de promover a leitura como um direito, através do fortalecimento coletivo de bibliotecas comunitárias situadas na periferia de Porto Alegre. Foram mais de 12 comunidades atendidas.

2010-2011 Inauguração da Biblioteca Comunitária Chocolatão Gerenciada pelo Cirandar, é resultado de uma demanda da população. Plano Municipal do Livro e da Leitura de Porto Alegre - PMLL Porto Alegre é a primeira capital do Brasil a aprovar o PMLL. O Cirandar foi uma das entidades protagonistas dessa construção. Por esta atuação recebeu, em 2012, o Prêmio Amigo do Livro, concedido pela Câmara Riograndense e o Prêmio Parceiros da Escrita, concedido pela Associação Gaúcha de Escritores. Criação do Projeto Estúdio Móvel GravaÊh Um ônibus transformado em estúdio de gravação e palco móvel.Equipamentos de som e áudio de alta performance e nstrumentos musicais. Mais de 250 bandas gravadas. Turnês em mais de 50 cidades do estado.


05

Marcos Históricos

2012-2014 Conselho Diretor do Plano Nacional do Livro e Leitura O Cirandar compôs o colegiado nacional, onde contribuiu com a implantação da ações previstas na Política Nacional do Livro e Leitura.

2016 - 2017 Colegiado Estadual do Livro e Leitura O Cirandar compôs o colegiado estadual, quando contribuiu para a implementação do Plano Estadual e o controle social dos investimentos públicos na área.

2013 - 2014 Plano Estadual do Livro e da Leitura - PELL O Cirandar compôs a comissão de Elaboração do PELL. Conselho Municipal do Livro e da Leitura O Cirandar compôs o conselho municipal, quando contribuiu para a implementação do Plano Municipal e o controle social dos investimentos públicos na área.

2014 Inauguração da Biblioteca Comunitária do Arquipélago Gerenciada pelo Cirandar, foi o primeiro investimento do Plano Municipal do Livro e da Leitura. Fruto da demanda da rede local de proteção da criança e do adolescente, está instalada em uma das regiões mais empobrecidas de Porto Alegre.


06

Premiações

2008 – Prêmio Nacional de Voluntariado, concedido pelo Instituto C&A 2010 – Prêmio Nacional de Voluntariado, HorsConcours concedido pelo Instiuto C&A 2010 – Prêmio Fato Literário, júri oficial concedido pela RBS – Rede Globo 2012 – Prêmio Amigo do Livro, concedido pela Câmara Riograndense do livro pela atuação junto ao Grupo de Trabalho do Plano Municipal do Livro e Leitura

"Our–most viral post received 3k concedido likes 2012 Prêmio Parceiros da Escrita, pela Associação Gaúcha de Escritores and 300 comments. It was also shared

2012 – Prêmio Dinamyte de Música Independente, concedido pela 200 times in Facebook." associação cultural Dynamite de São Paulo – finalista 2012 – Prêmio Educação RS, concedido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Estado do Rio Grande do Sul – finalista 2012 – Prêmio Nacional de Voluntariado, concedido pelo Instituto C&A 2013 – Prêmio de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura 2013, do Ministério da Cultura (Minc). 2013 – Prêmio Nacional de Voluntariado, concedido pelo Instituto C&A 2014 – Prêmio Nacional de Voluntariado, concedido pelo Instituto C&A 2015 – Prêmio Nacional de Voluntariado, HorsConcours concedido pelo Instituto C&A 2018 – Finalista no Prêmio Itaú Unicef, concedido pelo Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).


Quando vivemos a autenticidade exigida pela prática de ensinar-aprender participamos de uma experiência total, diretiva, política, ideológica, gnosiológica, pedagógica, estética e ética, em que a boniteza deve achar-se de mãos dadas com a decência e com a seriedade. Paulo Freire


06

CONTATOS

http://www.cirandar.org.br

https://www.facebook.com/cirandarrs/

cirandarong@gmail.com


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.