Linha do Tempo Cirandar

Page 1

M A N ECIRANDAR IRAS EFICAZES DE ESTUDAR ANTES LINHA DO TEMPO DOS EXAMES

2008 FUNDAÇÃO DA INSTITUIÇÃO “Fico feliz de fazer parte dessa trajetória linda que agrega gente de todos os saberes, que continua sonhando e compartilhando." Cristina Ortiz, uma das fundadoras da OSC e primeira presidenta do Cirandar

2008 INÍCIO DA PARCERIA COM O INSTITUTO C&A Foi o principal apoiador técnico e financeiro da entidade durante uma década. “Quando o Instituto C&A escolheu os projetos de leitura como vocação, nós aqui no sul escolhemos o Cirandar como instituição parceira e mentora. Foi lindo ver a transformação dos leitores a partir desse trabalho rico e de muito aprendizado." Rejane Paz, voluntária e dirigente do Instituto C&A na época

2008 INÍCIO DAS AÇÕES DE VOLUNTARIADO EM LEITURA COM ATUAÇÃO NAS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS “O voluntariado sempre contribuiu muito para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Sempre quis fazer a diferença na vida das pessoas e não sabia como.” Rachel Moreira Stelczyk, voluntária e conselheira do Instituto C&A na época

2008 PRÊMIO NACIONAL DE VOLUNTARIADO Concedido pelo Instituto C&A pelas atividades em leitura realizadas nas bibliotecas comunitárias


2008 CRIAÇÃO DA REDE DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DE PORTO ALEGRE Implementação ou fortalecimento de 13 espaços de leitura na capital. "Esse projeto mudou minha concepção do conceito de biblioteca. As crianças se encantam pelo colorido e pela receptividade, e foi assim que eu também me encantei."

2008-2015

Berenice Fajardo, integrante da equipe do Cirandar na época

MUTIRÕES DE IMPLEMENTAÇÃO E/OU FORTALECIMENTO DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS Biblioteca Ilê Ará; Biblioteca Ceprimoteca; Biblioteca Bororó; Biblioteca do Cristal; Biblioteca CPIJ; Biblioteca Chocolatão; Jardim Ipiranga; Biblioteca do Arquipélago; Biblioteca Visão Periférica; Biblioteca Fé e Alegria; Biblioteca Aninha Peixoto; Biblioteca do Arvoredo; Biblioteca Girassol.

2009 - 2020 BAZARES SOLIDÁRIOS Roupas, calçados e acessórios a preços acessíveis nas comunidades de atuação

2009 - 2020 PARTICIPAÇÃO NA FEIRA DE TROCA DE LIVROS Realizados em espaços públicos permitem a troca de exemplares entre bibliotecas. Uma possibilidade de renovação de acervo, troca de ideias entre bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura.

2010 CRIAÇÃO DO PROJETO ESTÚDIO MÓVEL GRAVAÊH “O projeto com suas turnês reuniu muitas bandas e artistas de todos os gêneros, onde muitos tiveram a oportunidade de se apresentar e gravar pela primeira vez, com sua humildade, empatia e arte de qualidade.” Robson, produtor musical na época


2010 LANÇAMENTO DA BIBLIOTECA CHOCOLATÃO NA OCUPAÇÃO NO CENTRO DA CIDADE CENTRAL A biblioteca surgiu de uma iniciativa comunitária. Nas condições precárias em que viviam, até 2011, as oportunidades de cultura e lazer eram poucas e por uma mobilização da própria Associação de Moradores em parceria com o Cirandar a biblioteca surgiu em uma casa de madeira.

2010 PRÊMIO NACIONAL DE VOLUNTARIADO, HORSCONCOURS Concedido pelo Instituto C&A pelas ações comunitárias em leituras.

2010 PRÊMIO FATO LITERÁRIO Concedido pela RBS/Rede Globo pelo trabalho com a Rede de Bibliotecas Comunitárias de Porto Alegre nas comunidades de atuação.

2010 INTERCÂMBIO DE EDUCADORES NA COOPERIFA EM SÃO PAULO “Momento inesquecível, onde escrevemos poesias e as soltamos em balões de gás pelo céu de São Paulo. Assim, no dia seguinte, diferentes pessoas, de diferentes lugares, começaram o seu dia poetizando a vida."

2011 INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CHOCOLATÃO NO ASSENTAMENTO NA ZONA LESTE “ Entendi que nós, mulheres da periferia, podemos ser vistas como instrumento de transformação. Quem diria que aquela mulher reciclando poderia um dia estar numa biblioteca mediando, interagindo com a comunidade.” Daniela Gonçalves, moradora da comunidade e educadora na época

Aline Hernández, integrou a equipe do Cirandar na época


2011 CRIAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA ENTIDADE Marco que permitiu a melhoria dos processos e ações desenvolvidas.

2011-2016 PROJETO RODA VIVA Partindo do compartilhamento de vivências pessoais e das memórias da vila Chocolatão, o Roda Viva foi um projeto que possibilitou encontros entre gerações valorizando os saberes populares.

2012 PRÊMIO PARCEIROS DA ESCRITA Concedido pela Associação Gaúcha de Escritores pela atuação em projetos comunitários de leitura.

2012 PROJETO ESCOLA DE LEITORES Buscava orientar e implementar projetos de leitura em escolas públicas. “A contribuição do Cirandar foi essencial para a qualificação das práticas leitoras na nossa escola. A partilha generosa de conhecimentos e consistência das dinâmicas oferecidas pelo Cirandar nos ajudaram a qualificar o nosso acervo, melhorar o espaço para o leitor e enriquecer o processo de mediação de leitura.” Ana Beatriz Oliveira Domingues, coordenadora da biblioteca da EMEF Sen. Alberto Pasqualini

2012 PRÊMIO DINAMYTE DE MÚSICA INDEPENDENTE Concedido pela associação cultural Dynamite de São Paulo finalista pelas ações desenvolvidas com o Projeto Estúdio Móvel Gravaêh!


2012 CRIAÇÃO COLETIVA DO SEMINÁRIO INTERNACIONAL “O PAPEL DA BIBLIOTECA E DA LEITURA NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE: BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS, ESCOLARES E PÚBLICAS” Realizado durante as Feiras do Livro de Porto Alegre, representou a luta pela inclusão das bibliotecas comunitárias nos espaços de formação e geração de conhecimento.

2012 PRÊMIO EDUCAÇÃO RS Concedido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Estado do Rio Grande do Sul pelas ações comunitárias de educação e leitura desenvolvidas.

2012 - 2014 REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA DE PORTO ALEGRE

2012 PRÊMIO NACIONAL DE VOLUNTARIADO Concedido pelo Instituto C&A pelas ações comunitárias de leitura.

2012 LANÇAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DO LIVRO E DA LEITURA DA CIDADE DE PORTO ALEGRE Vários ativistas do ecossistema do livro e da leitura se reuniram para debates, encontros, pesquisas que levaram ao diagnóstico, à incidência junto ao legislativo e executivo, resultando no projeto de lei.


2012 - 2014 REPRESENTAÇÃO NO COLEGIADO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

2013 VIAGEM DE ESTUDO E CONHECIMENTO DE PRÁTICAS DE LEITURA NA COLÔMBIA Proporcionou compartilhar e conhecer as práticas de leitura desenvolvidas pelo Cirandar, pelas escolas públicas do Brasil e pelas Bibliotecas de Bogotá e Medellin.

2013 AMPLIAÇÃO DA BIBLIOTECA CHOCOLATÃO Remodelamento do espaço físico possibilitando o atendimento de grupos maiores.

2013 PARTICIPAÇÃO NA FESTA LITERÁRIA DE PARATY (FLIP) O Cirandar compartilhou as práticas de seus projetos de leitura e vivenciou as oportunidades de formação para sua equipe. “Como sonhador de um bairro de periferia, vi essa oportunidade como única, me possibilitou conhecer escritores e vivenciar a magnitude e grandeza desta festa literária, fiquei maravilhado.” Maurício Alves, educador social do Cirandar na época

2013 PRÊMIO NACIONAL DE VOLUNTARIADO Concedido pelo Instituto C&A pelas ações comunitárias em leitura.


2013 MUDANÇA DE PARADIGMAS PARA A BIBLIOTECA CHOCOLATÃO Inclusão de outras possibilidades culturais para a comunidade, ampliando o espaço como centro cultural, com programação artística diferenciada como cinema, teatro, música e cultura popular.

2013 PRÊMIO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS E PONTOS DE CULTUR Concedido pelo Ministério da Cultura (Minc) pelas atividades em culturas populares desenvolvidas na Biblioteca Chocolatão.

2013 - 2015 ATUAÇÃO NO VOLUNTARIADO INTERNACIONAL O Cirandar recebeu voluntários vindos do Peru, México, Bélgica, Itália e Espanha para atuação nos projetos de leitura comunitários.

2013 ANIVERSÁRIO DE 5 ANOS DA OSC Uma celebração que reuniu a equipe da instituição, comunidade e parceiros na Casa de Cultura Mário Quintana.

2014 IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA BIBLIOTECA CHOCOLATÃO “Uma experiência realmente enriquecedora, pois os alunos tinham histórias de vida muito interessantes e que, apesar das dificuldades específicas de cada um, queriam participar e se sentiam acolhidos pelas atividades de alfabetização e pela biblioteca.” Maria Fernanda Viegas, educadora do Cirandar na época


2014 PROJETO BRINQUE & MULTIPLIQUE “Possibilitou a interação com as famílias, a partir de um baú com brinquedos artesanais e livros que percorria as casas da comunidade Chocolatão e permitiam a interação entre crianças e adultos.” Áurea Costa, voluntária do Instituto C&A, parceiro na época

2014 PRÊMIO NACIONAL DE VOLUNTARIADO Concedido pelo Instituto C&A pelas ações comunitárias em leitura.

2014 INTERCÂMBIO NA FUNDAÇÃO CASA GRANDE HOMEM DO KARIRI Vivência no sertão do Ceará que possibilitou conhecer o projeto de protagonismo infantil, promovendo a formação social e cultural através da vivência e gestão institucional.

2014-2015 REPRESENTAÇÃO JUNTO À COORDENAÇÃO DO PLANO NACIONAL DO LIVRO E LEITURA

2014 INAUGURAÇÃO DA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO ARQUIPÉLAGO “Ver as crianças sentadas nas almofadas, ouvindo histórias, encantadas com aquele espaço criado para elas, foi o momento mais emocionante e que deu sentido a todo processo do PMLL. Na inauguração as artesãs da ilha distribuíram pequenos cataventos em lembrança, lembrança que ainda guardo em um vaso e na certeza que a vida de muitos tomou outros rumos a partir daquele dia”. Lucia Janh, representante da Secretaria Municipal da Cultura no percurso


2014 PROJETO CONEXÃO BIBLIOTECAS RS “Formação para mediadores de leitura integrando bibliotecas comunitárias de Canoas, Caxias do Sul, Taquara e Porto Alegre. “Um percurso muito engrandecedor que reuniu mediadores de várias cidades, um projeto que até hoje tenho lembranças e saudades”. Cássio Imming, bibliotecário e hoje diretor do Livro e Leitura da cidade de Caxias do Sul

2014 - 2017 REPRESENTAÇÃO NO COLEGIADO SETORIAL DO LIVRO, LEITURA E LITERATURA, JUNTO AO MINISTÉRIO DA CULTURA

2014 PARTICIPAÇÃO DO CIRANDAR NA FEIRA INFANTIL E JUVENIL DE BOLOGNA, ITÁLIA

Compartilhamento das práticas de implementação do Plano Municipal do Livro e Leitura de Porto Alegre.

2015 PRÊMIO NACIONAL DE VOLUNTARIADO, HORSCONCOURS Concedido pelo Instituto C&A pelas práticas em formação em voluntariado.

2016 CRIAÇÃO DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO CIRANDAR Atuação em diferentes áreas de acordo com a expertise de cada integrante.


2016 VIAGEM DE ESTUDOS NA AMAZÔNIA Proporcionou a vivência com a Comunidade Indígena Baré Nova Esperança e a implementação da Casa do Conhecimento, casa de memória e biblioteca da comunidade.

2017 CONSULTORIA JUNTO AO INSTITUTO DE GESTÃO PARA ENTIDADES DA SOCIEDADE CIVIL Possibilitou o redesenho dos fluxos administrativos e propôs novos rumos para a sustentabilidade financeira da entidade. “O conhecimento adquirido na participação do Cirandar no programa do IGESC tem sido utilizado em várias iniciativas da organização voltadas para a modernização e fortalecimento de sua gestão o que nos alegra muito.” Alfredo dos Santos Junior – Diretor Executivo do IGESC

2017 ENCERRAMENTO DO APOIO FINANCEIRO DO INSTITUTO C&A O Instituto C&A, apoiador do Cirandar por 10 anos, remodelou sua atuação para a área da Sustentabilidade, mais alinhada aos novos rumos da empresa.

2017 SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DAS ATIVIDADES NAS BIBLIOTECAS CHOCOLATÃO E DO ARQUIPÉLAGO Atividades foram suspensas devido à falta de recursos financeiros.


2017-2018 PROJETO CARAVANAS CULTURAIS “O Cirandar proporcionou para as comunidades uma série de atrações culturais, foramrealizadas 50 caravanas envolvendo mais de 200 apresentações artísticas. Umaoportunidade de estar junto com as comunidades e valorizar as produções artísticas eculturais de cada território.” Carolina Drügg, presidenta do Cirandar na época

2018 ENCERRAMENTO DA PARCERIA COM A REDE DE BIBLIOTECAS COMUNITÁRIAS DE PORTO ALEGRE “Em um momento delicado para o Cirandar, decidimos centrar nossos esforços de trabalho nas bibliotecas Chocolatão e Arquipélago que precisavam mais de uma presença direta. Refletimos que a Rede de Bibliotecas tinha experiência suficiente para seguir com seus projetos sem o acompanhamento de uma entidade formadora, que era nosso compromisso.” Márcia Cavalcante, Conselheira na época

2018 REABERTURA DAS BIBLIOTECAS DO ARQUIPÉLAGO E CHOCOLATÃO “Momento de intensos desafios, trabalhos, quereres, trocas, pessoas, lutas, leituras, amorosidade, aprendizagens e inéditos viáveis, como dizia Freire. Sonhamos juntos e colocamos na prática muitos destes sonhos. Esperançar, SEMPRE!” Adriana Tomiello, coordenadora pedagógica na época

2018 PARCERIA COM O PROJETO CUIDADO QUE MANCHA Comunidade Chocolatão participou do projeto que reuniu crianças para brincar e descobrir novas experiências em ambientes repletos de livros, jogos e instrumentos musicais.


2018 - 2019 PIQUENIQUES LITERÁRIOS NA BIBLIOTECA DO ARQUIPÉLAGO Encontros em torno do afeto e da leitura com a presença de escritores e contadores de histórias. “Cirandar sempre é necessário. E nas tantas rodas de que participei ser padrinho da Biblioteca do Arquipélago foi alegria maior. Estar entre livros e entre leitores no coração de uma biblioteca popular é emoção daquelas de ficar pra sempre."

2018

Caio Riter, padrinho da biblioteca do Arquipélago

SUSPENSÃO TEMPORÁRIA DO PROJETO ESTÚDIO MÓVEL GRAVAÊH Devido à falta de recursos financeiros, seguimos buscando parceiros. “Quando o Gravaêh entra com todo o seu equipamento na comunidade ele torna a arte e a cultura acessíveis a todos de maneira democrática e fácil. É importante que mais projetos como o Gravaêh surjam para que as pessoas que não têm acesso e não saem de suas comunidades possam ter acesso. E a arte tem que ser para todo mundo. Ela ter que ser acessível, linda e democrática.” Negra Jaque, cantora de hip hop

2018 APRIMORAMENTO DO PROGRAMA DE VOLUNTARIADO DO CIRANDAR COM ÊNFASE NA FORMAÇÃO DE LEITORES "Ser voluntária do Cirandar me encanta, pois possibilita a união de projetos sociais com cultura, educação e literatura, e isso me realiza como pessoa e cidadã." Luciana Lee, voluntária do Cirandar

2018 PROJETO GUARDIÕES DA LEITURA Valorização da participação infantil e juvenil no cotidiano das Bibliotecas, incentivando o protagonismo e a liderança dos Guardiões e Guardiãs na gestão e no desenvolvimento da programação cultural.


2018 ANIVERSÁRIO DE 10 ANOS DA OSC Uma celebração que reuniu a equipe da instituição, comunidade, escritores, artistas e parceiros na Casa de Cultura Mário Quintana.

2018 LANÇAMENTO DO CATÁLOGO CURSOS NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO, ARTES E DIREITOS HUMANOS A OSC sempre atuou como instituição formadora, e o catálogo nasce para aprimorar as práticas formativas, contando com convidadas e convidados para mediar os cursos.

2018 PARTICIPAÇÃO DO CIRANDAR NA FEIRA DO LIVRO DE TAQUARA A equipe do Cirandar protagonizou encontros de mediação de leitura com a temática afrobrasileira, oficina de abayomis e rodas de cultura popular.

2018 FINALISTA NO PRÊMIO ITAÚ UNICEF Concedido pelo Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

2019- 2021 REPRESENTAÇÃO NO COLEGIADO SETORIAL DO LIVRO E LEITURA DO GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


2019 PARCERIA COM O PROJETO CADÊ A INFÂNCIA? “Foram tardes em que as brincadeiras tradicionais como: bambolê, amarelinha, pular corda, peteca e rodas cantadas foram o centro das atenções. E para além dos brinquedos (materiais) foi levada a presença, um brincar em conjunto, colaborativo e construído coletivamente.” Maicon Vieira, fundador do projeto Cadê a Infância?

2019 PRÊMIO TEIXEIRINHA DE CULTURAS POPULARES Concedido pelo Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura e da Diversidade Cultural, pela atuação do Ponto de Cultura Biblioteca Comunitária Chocolatão.

2019 - 2021 REPRESENTAÇÃO NO CONSELHO MUNICIPAL DO LIVRO E LEITURA DE PORTO ALEGRE

2019 ANO DE LUTA PELA PERMANÊNCIA DA BIBLIOTECA DO ARQUIPÉLAGO

2019 SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO ARQUIPÉLAGO "Em virtude da construção da nova ponte do Guaíba que ocasionou a remoção das famílias e equipamentos culturais da Ilha Grande dos Marinheiros tivemos que encerrar nossa atuações de direito à leitura e à cultura popular com muito aperto no coração, mais como bons cirandeiros organizamos uma despedida para com a comunidade, momento esse de muita emoção." Maskote, educador social do Cirandar

Marcado por reuniões na comunidade, reuniões com a Frente Parlamentar do livro e da leitura, audiências com Ministério Público, campanha da AGES, todos unidos pela permanência da biblioteca na comunidade.


2019 PESQUISA DE MESTRADO DIVULGANDO O PROTAGONISMO NOS PROJETOS DE FORMAÇÃO DE LEITORES DO CIRANDAR “A organização dos arquivos de registros do Cirandar foram fundamentais para que a pesquisa pudesse ser realizada. E a história contada a partir dos arquivos mostra o protagonismo da instituição nas práticas leitoras.” Renata Toigo, doutoranda em Letras

2019 PESQUISA DE MESTRADO NA BIBLIOTECA COMUNITÁRIA CHOCOLATÃO A pesquisa abordou a temática da leitura como prática social - Ansley Medlicott foi aluna do Departamento de Ciências Sociais do Instituto de Educação da University College London (Inglaterra).

2019 IMPLEMENTAÇÃO DE CLUBES DE LEITURA COM ADOLESCENTES NAS COMUNIDADES DE ATUAÇÃO “Acho que depois dessas leituras todas que a gente fez, de todo mundo ler um pouco toda semana, está me fazendo ler melhor na escola, perdi um pouco da vergonha". Kevelin Silva da Silva, 14 anos, integrante do Clube de Leitura

2020 SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NAS BIBLIOTECAS Devido a pandemia causada pela Covid-19 as atividades presenciais foram suspensas e os projetos repensados

2020 CRIAÇÃO DE CONTEÚDO CULTURAL DIGITAL Disponibilização de conteúdos culturais disponibilizados em grupos de whatsapp com a Comunidade Chocolatão, durante a pandemia da Covid-19. O Cirandar entendeu a importância de disponibilizar, remotamente, oportunidades de conexão cultural para os diversos públicos que estão em suas casas, mas ainda assim com suas ideias em movimento.


2020 RODAS DE COMPARTILHAMENTO As Rodas são vivências formativas virtuais que trazem o compartilhamento de práticas educativas sobre temas relacionados à educação popular, infâncias e leitura. "As Rodas oportunizaram trocas de saberes a cerca da Literatura, EJA e Poesia e Infâncias por diferentes profissionais, um momento onde nos reiventamos, trazendo para o virtual o acolhimento das rodas presenciais que o Cirandar fazia." Anderson Kubiaki, integrante do Cirandar

2020 JORNAL COMUNITÁRIO DA CHOCOLATÃO Lançamento da primeira publicação impressa do Cirandar, edição comemorativa de 9 anos de biblioteca.

2020 REMODELAÇÃO DOS CLUBES DE LEITURA Devido às restrições de aglomeração em virtude da pandemia causada pela Covid-19, o projeto foi adaptado com as sacolas de leitura que proporcionaram a continuidade dos empréstimos de livros e atendimentos individualizados. "Mesmo com o coranavírus o Cirandar conseguiu fazer o melhor para a gente continuar lendo livros, e os livros que a gente mais gosta, eu acho isso muito bom." Rita de Cassia, 14 anos, integrante do Clube de Leitura

2020 PROJETO CESTA CULTURAL CIRANDAR Suporte emergencial às famílias em virtude da pandemia da Covid-19, atendendo 12 comunidades de Porto Alegre. “O Cirandar vem desenvolvendo ações culturais em prol das comunidades das ilhas do Arquipélago, na questão da leitura, da cultura e disseminação do conhecimento. E nesse tempo de pandemia, o Cirandar e o Itaú Social entenderam e perceberam as necessidades básicas das famílias e através do projeto Cesta Cultural Cirandar, conseguiram saciar o que é mais necessário neste momento, o alimento.” Beatriz Gonçalves Pereira, presidente da Afrosol, instituição parceira da Ilha da Pintada


2020 LANÇAMENTO DA NEWSLETTER CIRANDAR Compartilhamento das notícias do trimestre com apoiadores, parceiros e redes comunitárias.

2020 LANÇAMENTO DO PROJETO OCUPA LITERATURA

2020 INTEGRAÇÃO NA REDE NACIONAL DA PRIMEIRA INFÂNCIA

“Somos modestos, somos pequenos por vezes sonhamos com lindos projetos para a juventude, por outras nos perguntamos, cadê os leitores desta comunidade? O Cirandar é para nós um raio de luz, mostrando as possibilidades, outros fazeres que também lutam com limitações das mais diversas. É encontro que faz crescer na troca, na formação, nos relatos que nos inspiram e trazem um novo vigor.” Zélia Campos, presidente da Biblioteca Comunitária Tia Bibi

Passou a integrar a RNPI, em conjunto com outras entidades do país, ampliando seu compromisso com a causa.

2020 PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA ITAÚ SOCIAL UNICEF Uma oportunidade de reflexão sobre o atendimento integral das crianças, adolescentes e suas famílias.

2020 LANÇAMENTO DA CAMPANHA DE FUNDO EMERGENCIAL Campanha para garantimos a continuidade dos projetos comunitários de leitura nos últimos meses de 2020.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.