Cidade em Revista Edição 47

Page 71

As pessoas negam e não reconhecem seus erros, impedindo com isso o próprio aprendizado e crescimento. Buscando um arquétipo de perfeição inexistente. Campanhas propagadas pela indústria farmacêutica transmite a ideia de que podemos “burlar” o sofrimento através da “medicalização”, basta tomar a pílula da felicidade ou sexual para retomar o caminho rumo à utopia da felicidade constante, prazer sexual ilimitado e a juventude eterna. Ideais inalcançáveis na vida real, tornando-nos assim escravos sociais. Atualmente vivemos sob o imperativo da felicidade, sucesso e do prazer constantes gerando uma corrida impossível de se vencer no dia a dia, levando ao desânimo e a frustração em atingir tais objetivos coletivos. O indivíduo desintegrou o sistema social. Acabou aquela hegemonia social do século XX: Ou ele se encaixa ou é excluído. Estamos vivenciando a era do individualismo onde as pessoas começaram a se desvencilhar das marcas e das determinações da tradição, da educação, da religião e da família. O

paradoxo atualmente é que isso, que antes era considerado algo subversivo em relação à realidade social prévia, virou a norma, a ideologia dominante. Todo mundo precisa ser indivíduo e ser singular. As pessoas vivem numa cultura de desrespeitar cada vez mais a princípios, normas, valores, etiquetas e ideais. O que impera é a vontade, eu quero, eu posso, eu faço! Isso explica a falta de escrúpulos na ruptura de valores éticos sem grandes danos à consciência. Como diz o ditado popular, a ocasião faz o ladrão. Nunca existiu na história da humanidade uma época onde pudéssemos ser tão livres quanto nos dias de hoje para fazermos as nossas próprias escolhas. Mas toda essa autonomia trouxe um dilema. Num mundo onde todos podem ser autônomos, onde suas escolhas determinam seu destino, as pessoas começaram a sentir o peso da responsabilidade e assim passou a se sentir insegura e desamparada, precisando da ajuda de alguém que diga o que deve fazer e qual é a escolha certa.

CIDADE EM REVISTA

71


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.