1 minute read

Situação atual

Next Article
Semente

Semente

Ela é nativa na Mata-Atlântica e é considerada uma espécie-chave para o bioma

EN

Advertisement

Hoje a Palmeira Juçara está em risco de extinção, principalmente, pela ação predatória dos palmiteiros, que acabam matando a árvore quando colhem o palmito. Mesmo sendo uma iguaria deliciosa, a produção em massa do palmito da juçara se tornou extremamente problemática à espécie, já que para realizar sua extração é necessário retirar o miolo do tronco da árvore, matando-a.

Diferentemente da palmeira do açaí, a juçara tem apenas 1 tronco e ele rende, em média, um vidro e meio de palmito, uma quantidade pequena e nem um pouco vantajosa. Porém, a Juçara fornece mais do que o palmito.

02 o fruto

Além do palmito, a Palmeira Juçara oferece outra possibilidade interessante de alimento, que confere uma extração muito mais sustentável: o seu fruto!

Nele é possível observar diversos benefícios, sendo eles: ambientais, econômicos e nutritivos.

Cerca de 70 espécies animais dependem do seu fruto para sobreviver. Por frutificar no inverno, período em que a maioria das outras árvores está sob estresse hídrico, devido ao período seco, a espécie se torna fundamental para a alimentação dos animais. Além disso, os frutos pequenos são ótima opção no cardápio dos tatus, catetos e capivaras. As sementes, por sua vez, atraem aves como tucanos, sabiás, periquitos, maritacas e jacus, que atuam como dispersores das sementes e auxiliam no aumento da população de palmeiras.

This article is from: