







“Temos matraquilhos e é muito engraçado às vezes ver como um polícia e um jovem podem conversar sobre tantas coisas numa mesa de matraquilhos de uma forma mais informal e que se calhar não o fariam noutro contexto porque não havia essa procura”, conta Ana Santos, coordenadora e mentora do projeto.
A PSP de Oeiras completou 70 anos, e para além ter como missão garantir a segurança e a ordem pública têm ainda projetos que diferenciam o concelho a nível social. Hoje vamos contar um pouco mais acerca disso.
O projeto GIRAno bairro – uma esquadra aberta à comunidade, financiado pelo programa escolhas nona geração nasceu há quase 5 anos e em parceria com a polícia de segurança pública tem a “sede principal” na esquadra de Caxias.
“O nosso grande objetivo é criar pontes entre a comunidade pela mão das crianças e jovens com a polícia de segurança pública na pessoa dos polícias que estão aqui tanto na esquadra como aqueles que vão passando e que estão noutros serviços.” - afirma Ana Santos, coordenadora e mentora do projeto.
Neste momento há 2 polícias que trabalham diretamente com a equipa do projeto que acompanham os jovens diariamente e fazem um papel de mediação e criação de pontes através de ações de sensibilização de várias temáticas importantes como: a violência no namoro, a sensibilização rodoviária ou até comportamentos de risco. Acabam ainda por ajudar noutro tipo de atividades para no fundo se aproximarem, de uma forma mais “humana”, dos miúdos para desmistificar um certo “medo” ou até uma certa distância que sentiam da PSP. Assim, os jovens vêm ter com a polícia à esquadra e normalizam a ideia dos policias serem pessoas normais que simplesmente vestem a farda, cum-
prem a lei e fazem cumpri-la.
A associação Mundos de papel conta com técnicos da área social, como psicólogos, por exemplo, e aquilo que tentam fazer é muito através da arte usando dinâmicas de arte terapia, mas também através do desporto chegar às crianças e criar ligações fortes com eles. E os matraquilhos são um exemplo disso. “Temos matraquilhos e é muito engraçado às vezes ver como um polícia e um jovem podem conversar sobre tantas coisas numa mesa de matraquilhos de uma forma mais informal e que se calhar não o fariam noutro contexto porque não havia essa procura”, conta-nos Ana Santos.
Com horário de funcionamento das 14h
Distribuição: Carla Serra e João Filipe.
FICHA TÉCNICA
Diretora: Graça Tracana
Redação/Colaboradores: Nuno Rilhas, Catarina de Oliveira, Susana Patrício, Bruno Taveira, Tânia Faria e Mafalda Teixeira.
Produção publicitária: Carla Serra e Vera Tracana.
Paginação: Nuno Rilhas
Departamento Publicidade:
Direção: Marília Marques
Cristina Abade e Vanda Martins.
Periodicidade: Mensal. Tiragem média: 35000
Estatuto Editorial: www.noticias-oeiras.pt
Proprietário e Editor: Mérito da Palavra, Lda.
Detentor de Capital: Mérito da Palavra, Lda (100%)
NIF: 510015603
Registo da ERC: 127324 Depósito Legal: 458421/19
Sede: Avª dos Bombeiros Voluntários, Nº 19, Loja 1
2725-592 Mem-Martins
Redação: Rua Drº Sousa Martins, Nº 19 A
até às 20h todos os dias úteis, a associação funciona como um complemento depois da escola.Quando chegam, os jovens, focam-se preferencialmente em dar seguimento ao estudo, depois estão sempre a decorrer atividades complementares que acabam por fortalecer competências que mais tarde também os ajudam na escola - competências cívicas, sociais, digitais, pessoais sempre através de atividades lúdicas com o objetivo de aprenderem a lidar com frustrações, saberem trabalhar em equipa, por exemplo.
A iniciativa “é totalmente gratuita e nenhum jovem paga para estar no Gira, porque nós acreditamos e a associaçãoMundos de papel tem muito esta premissa, que todas as crianças deviam ter direito às oportunidades de crescimento sem ter que haver um pagamento para que sejam felizes.”,afirma Ana Santos.
As idades das crianças e jovens variam entre os 6 e os 16 anos. Atualmente em Caxias e com 53 jovens inscritos, o GIRA vai também realizar atividades uma vez por semana ao centro educativo Padre António Oliveira, em Caxias onde tem cerca de 10 jovens com idades que poderão ir até aos 18 anos.A associação vai começar uma nova intervenção, no bairro do Pombal, em Oeiras, em parceria com a associação Pombal 21onde vão realizar atividades complementares 2 vezes por semana – o projeto vai arrancar e tem já 30 jovens inscritos.
2725 - 461 Mem Martins
Contactos
Telefone : 21 920 22 40
Noticias/Eventos: redacao.mpalavra@gmail.com
Maquetes/Imagem: design.mpalavra@gmail.com
Publicidade: comercial.mpalavra@gmail.com
Faturação: contabilidade.mpalavra@gmail.com
Impressão: Gráfica Funchalense
Todas as semanas há ainda uma atividade de nome “GIRAfamília”em que o objetivo é falar-se com as famílias numa ótica de acompanhamento parental onde se acompanham os jovens para tentar perceber algumas falhas ao nível de algum comportamento menos adequado. Este tipo de acompanhamento é fundamental para que o jovem possa ter um crescimento mais saudável.
Aquilo que ao início parecia ser um tiro no escuro hoje resulta num projeto único a nível mundial, não há projeto como esteque junte polícias e jovens de forma tão natural. Numa primeira fase, houve naturalmente resistências de ambas as partes, porque é normal. Porque uma esquadra, altamente protegida, receber 15 ou 20 miúdos que fogem da polícia porque talvez lhes foi dito para o fazerem ou até por medo acaba por ser estranho aos intervenientes.
Mas a verdade é que, com apenas 5 anos e sendo uma entidade pequena, a Mundos de papel já tem “colhido alguns frutos” –receberam algumas distinções, a ONU, por exemplo, considerou a iniciativa como um projeto de boas práticas ao nível de integração e da proximidade que criamos entre polícia e comunidade. Receberam ainda o selo de boas práticas por terem chamado a atenção de uma série de entidades como a Gulbenkian e outros organismos governamentais e em 2023 foram recebidos na nunciatura em Lisboa quando o Papa Francisco esteve em Portugal.
Ao longo do tempo o Gira tem recebido novos miúdos e outros seguem o seu caminho, vão se adaptando às mudanças que tem sido importantes e significativas. No início, por exemplo, os pais não queriam vir à esquadra, tínhamos 2/3 famílias nos nossos eventos, hoje contamos com quase 80 familiares. Temos um exemplo de um polícia que durante o seu trabalho, há uns anos atrás, acabou por deter um homem. Hoje em dia esse mesmo senhorvem muitas vezes pôr a filha ao projeto – ou seja, há aqui uma mudança necessária de pensamentos e mentalidades até por parte dos pais”, confessou Ana Santos, mentora e coordenadora do GIRA.
• Mafalda TeixeiraMorelena - 2715 Pêro Pinheiro
facebook.com/Notícias-de-Oeiras
instagram.com/noticiasdeoeiras
www.noticias-oeiras.pt
Depois do sucesso da edição do ano passado, está de regresso para mais um conjunto de sessões o “Tudo Isto é Fado”, evento organizado pela Câmara de Oeiras.
Nos dias 9, 16 e 22 de março, o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, recebe três espetáculos criados com base no Fado dos Bairros Populares onde se apresenta um conjunto de fadistas em representação das Casas de Fado da Mouraria, Alfama e Bairro Alto.
Este evento procura, segundo a organização, trazer a Oeiras “um pouco das coletividades e das tasquinhas de fado, mas também das casas de fado mais profissionais” e “mostrar que no fim se trata de uma família em que todos se encontram e todos partilham o que sabem, tornando este universo na única escola de onde têm saído grande parte dos grandes interpretes deste género musical.”
A primeira sessão intitulada “Ai Mou -
LEITURA
raria” terá como protagonistas os cantores Tiago Simões, Filipa Biscaia e Sofia Ramos acompanhados pelos
músicos José Manuel Neto na guitarra portuguesa, Fernando Araújo na viola baixo e Ivan Cardoso na viola de fado.
No dia 16 de março decorre “Alfama Bairro Velhinho” com atuação de Daniel Pinto Coelho, Sandra Correia e Sara Paixão e com os músicos Ricardo Parreira (guitarra portuguesa), Francisco Gaspar (viola baixo) e Nelson Aleixo (viola de fado).
“Meu Bairro Alto” é o nome do espetáculo que se vai realizar no dia 22 de março com Paulo Jorge, Joana Almeida e Silvana Peres na voz e José Manuel Neto (guitarra portuguesa), Ciro Bertini (viola baixo) e Ivan Cardoso (viola de fado) a acompanhar.
Todos os concertos estão marcados para as 21h30. O preço dos bilhetes vai dos 6 euros no balcão e 8 euros na plateia. Podem ser adquiridos online em ticketline.pt, nos locais habituais, na bilheteira do Auditório Municipal Ruy de Carvalho, no Posto de Turismo de Oeiras, Receção do Palácio Anjos e Receção/Loja da Fábrica da Pólvora.
• Nuno Rilhas
Entre os dias 25 e 27 de março, das 10h às 13h, vai decorrer na Biblioteca Municipal de Oeiras um “Bootcamp de Criatividade Literária”. Este evento, dinamizado por António Gouveia, destina-se a jovens dos 14 aos 18 anos que gostem de escrever e vai decorrer durante o período de férias escolares da Páscoa.
Para o dia 25 está marcada a aula de escrita criativa com máquinas de
escrever. No dia seguinte, serão ensinadas técnicas de escrita criativa na criação poética e no dia 27 irá decorrer a criação coletiva de um escape room num dos espaços da biblioteca. As inscrições devem ser feitas para o número 214 406 342 ou do email sofia.mendes@oeiras.pt.
• Nuno Rilhas
No próximo dia 23 de março, pelas 11h, a Livraria Municipal Verney, em Oeiras, vai levar a cabo um “Clube do Livro Silencioso”, “evento que promete reunir amantes da leitura num ambiente acolhedor e informal.” Durante uma 1h, os participantes são convidados a ler o seu livro em silêncio. No final da leitura, quem quiser pode participar numa troca de ideias, com duração de 15 a 30 minutos, onde poderão partilhar impressões, recomendações e reflexões so -
bre as suas leituras recentes. Este momento é projetado para agradar tanto aos mais introvertidos, que preferem a quietude da contemplação, quanto aos que se deleitam em animadas discussões literárias.
São aceites livros, e-books, audiolivros, livros didáticos ou BD.
A entrada é livre mas sujeita a inscrição através do 21 440 83 29 ou livraria.verney@oeiras.pt.
• Nuno Rilhas
“Acreditamos que também faz falta ao futebol que existam mais Mulheres
A Academia de futebol feminino de Oeiras foi fundada em 2019 e “trabalha” em parceria com O Clube Desportivo Juventude União de Vila Fria. Tudo começou quando Manuel Antunes e Ana Teixeira foram viver para Vila Fria e pelo facto de terem, já há muitos anos, fortes ligações com o mundo desportivo e em particular, o futebol, viram uma oportunidade de se criar uma academia de futebol feminino. Na altura não havia oferta de futebol feminino no Concelho de Oeiras e para Ana Teixeira, fundadora da Academia, não fazia sentido um Concelho tão dinamizado não ter qualquer tipo de projeto nesse sentido.
Ana Teixeira iniciou a academia praticamente sozinha, tinha apenas o apoio do clube Juventude União de Vila Fria que lhe cedia o campo para que a equipa feminina conseguisse treinar. Começou com 12 meninas, em 2019, mas depois apanharam pela frente um adversário com quem não contavam e os dois anos seguintes, devido ao Covid, foram difíceis. Apesar das adversidades e dos dois anos iniciais terem sido atípicos, o projeto não parou e desde 2022 têm tido um crescimento muito rápido e consistente – contam já com cerca de
200 atletas, entre meninas e mulheres, a jogar futebol.
O trabalho que tem desenvolvido foca-se essencialmente em dar as melhores condições às atletas para que continuem a receber novas jovens com vontade de praticar futebol e, dessa forma, dividi-las por idades, níveis de desenvolvimento e gerar contextos adequados para o crescimento das mesmas.
Com idades compreendidas entre os 6 e os 40, o clube oferece não só uma re-
presentação competitiva como também uma vertente mais lúdica e divertida associada à prática desportiva. “A nossa missão quando criamos este espaço foi permitir que as jovens de qualquer idade ou o nível pudessem iniciar a prática desportiva no futebol - neste momento temos para todas as idades, não só aqui em Vila fria como tambémem Carnaxide, onde temos um campo e onde pomos em prática o mesmo projeto de iniciação - já temos por lá cerca de 20 meninas.”, afirma Manuel Antunes, coordenador da academia.
Entre os objetivos da academia, e muito com o apoio dos pais das atletas, um dos principais é a prática de valores que estão associados ao desporto como o fair play, a entreajuda e a resiliência. O desporto é fundamental no desenvolvimento de qualquer atleta, a lidar com frustrações, por exemplo, e a academia centra-se muito nesse aspeto “passar valores porque sabemos que muitas delas não vão ser jogadoras profissionais, mas nós queremos essencialmente formá-las como meninas e Mulheres com valores adequados e também associados à prática desportiva”.
Atualmente o clube tem 7 escalões (Sub.6, 10, 13, 15, 17, 19 e Séniores), sendo que a equipa de Séniores se divide em duas, uma que compete e outra com a vertente mais lúdica e sem competição. Todos os escalões treinam 3 vezes por semana no campo do “Vila fria”.
Apesar de ser uma academia e devido ao crescimento repentino, o “clube” já não se centra só na formação. “Começámos a ter resultados incríveis em relativamente pouco tempo, o ano passado fomos campeões distritais de sub 13. Este ano estamos, outra vez, em primeiro lugar nas sub 13. Temos ainda as Sub 15 na fase de apuramento de campeão e as Sub 17, Sub 19 e Séniores a competir nos campeonatos distritais e nacionais”, constatou o coordenador. Ao longo desta época tiveram ainda jogadoras que foram chamadas à seleção distrital em dois escalões diferentes.
Os escalões de Sub.19 e Seniores foram uma novidade na academia esta época, apesar da dificuldade muitas vezes sentida na disputa dos jogos, o querer e a vontade das jogadoras fizeram antecipar um escalão que não era “ainda” uma realidade. Na 3 Divisão Nacional, a equipa Sénior dá luta em todos os jogos e foca-se num crescimento mais gradual – como diz o coordenador. “Isto nunca foi um projeto para amanhã é um projeto a médio longo prazo e aí temos correspondido às expectativas.”
A equipa técnica conta já com 10 treinadores das quais 9 são mulheres, a academia mostra que é também uma preocupação ter pelo menos uma mulher por equipa técnica –“porque faz todo sentido, há muitas coisas que as mulheres se sentem mais à vontade de falar com mulheres que, faz todo sentido, como há homens que tem mais à vontade de falar com homens, portanto sempre foi uma preocupação nossa.”
A formação das treinadoras é também importante e fundamental para o clube “formámos 4 treinadoras a quem pagámos o curso de treinador para que pudessem continuar connosco de forma mais ativa e com um maior grau de capacidade. Neste momento estão connosco como treinadoras principais - 2 delas foram campeãs distritais do ano passado e este ano as 2 estão na fase de apuramento para campeão, portanto foi uma aposta ganha.”
Apesar de se sentir ainda algum ceticismo em torno do futebol feminino, o clube não desiste de procurar profissionais que vão ao encontro dos valores esperados “continuamos a tentar procurar treinadoras mulheres para fazer parte do nosso projeto porque acreditamos que também
suportar as necessidades. A academia “vive” só de mensalidades que recebe dos escalões e ao contrário do que acontece na maioria dos escalões também a equipa Sénior precisa de “ajudar” o clube nesse sentido e acaba por pagar uma mensalidade - “para nós era impossível termos uma equipa sénior que não pagasse mensalidade foi a única forma de conseguirmos seguir em frente com o projeto e as jogadoras como estavam ligadas ao clube e sabem também um pouco da nossa realidade, aceitaram.”, contou-nos Manuel Antunes.
Outra preocupação são as infraestruturas que ao longo do tempo tem sido melhoradas. Numa primeira fase foi feita a renovação dos balneários, com o apoio
faz falta ao futebol - que existam mais mulheres a fazer parte do processo.”, confessou Manuel Antunes.
Por mais sucesso que a academia tenha, há sempre dificuldades neste tipo de projetos. As principais passam, na grande maioria, pela dificuldade de apoios – não há muitos apoios das empresas e, portanto, acaba sempre por haver pouca facilidade em ter material, por exemplo, também na organização do clube devido à falta de “pessoal” envolvido nesta iniciativa. O coordenador, Manuel Antunes deixa ainda um apelo: “A verdade é que a associação de futebol tem que dar mais atenção ao futebol feminino. Tem havido um grande investimento por parte da Federação no futebol feminino esperamos que passe também para as associações para depois chegarem aos clubes e para que os clubes também percebam a importância do futebol feminino - porque tem de haver igualdade de oportunidades para ambos os géneros.”
Ainda assim o clube conseguiu, este ano, alguns patrocínios de equipamentos, mas infelizmente não são suficientes para
da Câmara de Oeiras, o sintético também vai ser novo ainda este ano (2024) mas ainda assim há muito para fazer. Apesar de renovados os balneários são insuficientes, é necessário ainda construir-se uma bancada para que os pais e apoiantes das atletas possam assistir ao jogo de forma confortável e um reforço a nível de recursos humanos competentes e que vão ao encontro dos valores e da missão da academia.
A academia caminha a passos largos para a melhoria de um projeto que, pioneiro no Concelho, oferece palco a meninas e mulheres para crescer na modalidade e fazerem aquilo que mais gostam. Época após época o clube não se desfoca do seu objetivo: dar as melhores condições para a formação das atletas.
Os anos agora são outros e mais que nunca também as mulheres querem fazer parte do mundo do futebol, mas para isso é preciso mais apoios e incentivos para que estas jovens possam ver que os seus sonhos são cada vez mais reais.
Acreditamos na educação integral do ser humano. A aprendizagem é um processo que envolve capacidades, possibilidades e pessoas com espírito solidário.
Ciências
Ciências Sociais e Humanas Saúde e Bem-estar Artes
Artes Musicais
Línguas e Literatura
21 411 41 05 | acsa-usila@hotmail.com
Palácio Ribamar – Alameda Hermano Patrone – 1495-100 Algés
Nos dias 20 e 21 de março, entre as 14h30 e as 18h30, o Auditório Municipal Ruy de Carvalho, em Carnaxide, vai ser palco do 9º Festival de Música Sénior.
Este festival, organizado pela Nova Atena – Universidade Sénior de Linda-a-Velha, reúne mais de 20 grupos musicais de 10 universidades seniores da Grande Lisboa.
Pelo palco vão passar mais de duzentos cantores e tocadores, dos mais variados estilos musicais - tunas, grupos corais de música popular, erudita e cante alentejano, grupos de músicas do mundo e de música popular tradicional portuguesa, baladas e canções de intervenção social, entre outros.
O evento arranca com a atuação da Nova Atena com Grupo Músicas do Mundo. No primeiro dia do Festival irão atuar ainda dois grupos do USALMA, o USO-Oeiras com o Grupo Compassos e o Grupo de Música Cabo-Verdiana, a Universidade de Massamá-Monte Abrãao, a Nova Atena com o Grupo Coral Cantus e
o Grupo Cantares, o USCQAL Carnaxide e Queijas e o CVP Parede.
Para o segundo dia estão marcadas atuações da Nova Atena com o grupo Oficina da Música, dois grupos da Universidade de Viseu, ACTIS Sintra com o Grupo Coral e Instrumental e o Grupo CantActis, US Barreiro, dois grupos da ACSA - Universidade de Algés, US Alcântara e UNIS Sassoeiros Tuna.
A entrada é gratuita.
O Festival de Música Sénior teve a primeira edição em 2013, numa organização da Núcleo de Academias do Universo Sénior (NAUS) com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras e da Associação NOVA ATENA de Linda-a-Velha e visa reunir Academias Seniores interessadas em mostrar os seus progressos nesta área cultural, que conta com a participação de inúmeros dos seus associados, nas vertentes das danças e cantares, coral e instrumental.
• Nuno Rilhas
No dia 21 de março, data em que se comemora o Dia Mundial da Poesia, a Luchapa – Associação Artística e Cultural vai levar a cabo a quinta edição da Maratona de Poesia.
Uma autêntica “festa da poesia” com muita poesia dita, encenada, cantada, musicada e dançada.
Nesse dia, entre as 14h e as 24h, decorrem em vários espaços Centro Histórico de Oeiras diversas sessões de poesia. São eles a Livraria Municipal Verney, Livraria GATAfunho, Auditório Eunice Muñoz (foyer), Biblioteca Ope -
rária Oeirense e Mercado Municipal. A edição deste ano irá dar um especial destaque à comemoração dos 50 anos do 25 de abril.
• Nuno Rilhas
Depois de “Natal no Palácio” e “Carnaval no Palácio”, o Palácio Marquês de Pombal recebe nos dias 23 e 24 de março, entre as 10h e as 21h, “Primavera no Palácio”.
Nestes dias, entre as 10h e as 21h, este espaço emblemático do concelho recebe um evento de celebração o início da primavera e o despertar da natureza, com uma programação cultural diversificada que promove a gastronomia, o comércio local.
Este evento irá contar com uma feira do livro infantil, uma “caça aos ovos”, jogos, música, oficinas, teatro, marionetas e animação temática.
Numa tenda junto à Cascata dos Poetas irá estar o tradicional Salão do Chá dinamizado por diversas pastelarias locais.
Este evento “pretende celebrar a natureza, atrás das artes, nas suas diversas formas, culinária, jogos e atividades de sensibilização ambiental.”, explica a organização.
Páscoa em Oeiras
Entre 25 de março e 5 de abril, irá decorrer no Espaço Jovem de Carnaxide a iniciativa “Diverte-te em Carnaxide Páscoa” com diversas atividades para os jovens entre os 8 e os 16 anos como forma de ocupação nos tempos livres na interrupção letiva da Páscoa.
O programa “Viva as Férias”, da Oeiras Viva, vai também contar com uma edição especial de Páscoa que se irá realizar entre 25 de março e 5 de abril destinada a crianças e jovens entre os 8 e os 16 anos.
Existem dois programas: um programa especifico para os amantes de futebol que terá lugar no Pavilhão Desportivo Carlos Queiroz e um programa mais desportivo que se realiza na Piscina
Municipal de Outurela/Portela. Este último permite experimentar diversas modalidades como natação, hóquei subaquático, ténis, andebol, artes marciais e muito mais. Uma ida ao cinema, visita ao Aquáio Vasco da Gama e tarde nos karts são outras das atividades propostas neste programa.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através da app “OeirasViva” ou do link oeirasviva.sportstudio.pt.
• Nuno Rilhas
Março, repleto de significado, celebrações e de transições, o terceiro mês do ano marca o inicio da Primavera com o do Equinócio a dia 20. É o mês de Marte, do Touro, da Mulher, do Pai, da mudança para o horário de Verão.
Momento do ano em que a terra recomeça a brotar, é a Natureza vigorosa a manifestar-se de forma resplandecente, tudo à sua volta vibra intensamente. Março é o preludio da Primavera, mês de meteorologia instável e temperaturas muito oscilantes, “ Março, marçagão, de manhã Inverno à tarde Verão”.
E tal como a semente que brota da terra, também cada indivíduo volta a brotar, saindo do seu retiro de Inverno. Este processo que tudo tem de maravilhoso e gratificante, também tem de intenso, tanto para as pessoas que não gostam de mudanças, tanto para as que gostam de mudar mas não têm paciência para esperar. - Consegue rever-se?
Pois, afinal, o que acontece a cada um de nós, física e mentalmente é um processo em tudo semelhante à da geminação. Tal e qual a pequena planta que empurra o solo para sentir o calor do Sol nas suas folhas, o seu corpo fisico e mental vai desenrolar-se e verticalizar, para finalmente se expandir. Então é possível que note em Sí algumas variações de humor e
oscilações nos seus níveis energéticos, entre a conquista e o desinteresse, ou momentos de extrema euforia à necessidade de reclusão, entre fúria e apatia. Para fazer frente a esta oscilação de forças que desafiam qualquer um, comece o seu dia a observar, o que se encontra à sua volta, de forma contemplativa, sem criticas ou julgamentos, isto dará espaço à sua mente para que os pensamentos se tornem mais claros e fluidos. Uma mente aberta traduz-se num corpo descontraído, alinhado e saudável. Se pelo contrario, fechar a sua mente com pensamentos obstinados e críticos o seu corpo irá ficar tenso, contido e dorido. Dê, também, espaço ao seu coração para bater e aos seus pulmões para respirarem, oriente a sua postura para abrir o peito, rode os ombros
para trás e para baixo, unindo as omoplatas atrás das costas. Expanda a cintura clavicular e o externo, active a musculatura abdominal para não projectar as costelas flutuantes. Tronco direito, peito aberto, respiração tranquila, lenta, suave e profunda. Abrir o peito desperta o coração, aumenta os níveis de energia e aumenta a circulação do sangue. Posturas de flexão posterior do tronco, promoverem a abertura do peito e descomprimem a cavidade abdominal contribuindo para uma melhor digestão e eliminação, tal como posturas de torção do tronco. Aposte também nas posturas do “guerreiro” Virabhadrasana, na sua prática de asana. Trata-se de um grupo de posturas que deve ser sempre orientada por um professor, numa fase inicial de pratica, para guiar nos alinhamentos do corpo e na respiração, garantindo assim uma progressão adequada, por solicitarem muito os grupos musculares dos braços e pernas, e cinturas articulares.
Virabhadrasana, potência a sua força, equilíbrio, flexibilidade física e mental que se iram manifestar na sua determinação.
Termine sempre o seu dia com uns momentos para se recolher e trazer um pouco de tranquilidade a Si, um pouco de silêncio, ajuda a aquietar a mente.
E respire, respire sempre de forma
consciente, para que essa força que reside em Si, não desvaneça ao se perder nos excessos.
A destruição e a criação num só, Março, está associado aos arquétipos do deus da guerra e da agricultura nas mitologias grega como Ares, e romana como Marte, na tradição hindu, como Shiva, o deus da destruição e da transformação que tem como mondada uma vaca branca. Todos eles têm o seu dia de celebração entre Fevereiro e Março.
Mas pergunta-se o que tem tudo isto a haver com Yoga? - Pois se a palavra Yoga significa união, que busca unir todas as partes que compõem o Todo que é o Universo.
O conhecimento sobre tradições, culturas, hábitos sobre todos os povos dos quatro cantos do mundo ao longo dos tempos, ajudam a compreender o porquê de celebrações e símbolos neste tempo presente, pois ao saber de onde viemos, sabemos onde estamos, e saberemos para onde ir.
E isto é Yoga.
Namaste
Susana Patrício Professora de Yoga e Yogaterapeuta suyogaclasses@gmail.com
Fundado em 1962, a Zínia, situado Algés completou este ano 62 anos de história e para além de ainda se manter de pé foi também um dos pioneiros do tão conhecido nos dias de hoje como “take away”, em Portugal. A história foi mais ou menos assim….
Alberto Guimarães, fundador da Zínia, era um senhor que gostava bastante de viajar e muito porque ia à procura de ideias inovadoras e diferentes, e por isso decidiu apostar no primeiro “take away” em Portugal. Para além do conceito inovador, Alberto apostou em características que o pudessem diferenciar dos demais e colocou na sua pastelaria a cozinha à vista dos clientes - estava apenas separada, da zona de venda das refeições acabadas de fazer em embalagens, por um grande vidro. O objetivo era o de dar ao cliente a possibilidade de ver tudo o que se passava na cozinha, sem quaisquer medos – foi um sucesso.
Com o passar dos anos o Zínia sofreu, naturalmente, algumas alterações. Primeiramente criaram uma zona de charcutaria com produtos portugueses, mais alargada e com garrafeira. Mais tarde, fizeram um snack bar onde o cliente podia tomar o pequeno almoço, almoçar ou até lanchar, aumentou-se a cozinha, deixando de estar à vista de todos. Com o foco na inovação, criaram ainda um self service na cave e fizeram um balcão destinado à parte da cafetaria.
Nos dias que correm é muito importante
que a restauração se adapte às tecnologias e às novas formas de serviços de alimentação e, nesse sentido, o Zínia não foi exceção. Logo no início da pandemia aderiu à Uber Eats e prestou serviços de entregas ao domicílio para chegarem a mais pessoas e acompanharem a sociedade, Encontram- se também nas redes sociais.
No Zínia trabalham cerca de 30 funcionários e está aberto de Segunda a Sexta-feira das 9h às 20h e aos Sábados das 9h às 16h.
A comida que é servida pela sua pastelaria é essencialmente comida tradicional portuguesa - o arroz doce, os salgados ou até o bacalhau com broa e coentros são boas opções sendo consideradas como as especialidades da casa. No entanto, esta também oferece outro tipo de alimentação apostando numa variedade necessária, como por exemplo a comida vegetariana.
Desde pequenos que sabemos que as coisas mudam, que nem sempre correm bem, mas o segredo é mantermo-nos fiéis àquilo que somos .Ouvimos desde muito cedo a tão conhecida frase “sê tu próprio” e com o Zínia não foi diferente.
O segredo do sucesso foi e é precisamente esse: inovar, adaptar-se a uma nova realidade, mas sempre sem perder a sua essência - comida caseira, portuguesa e não só, com qualidade e a tão importante simpatia para com os clientes.
Novo centro de hemodiálise inaugurado em Oeiras
Foi inaugurado no passado dia dia 8 de março, o Centro de Hemodiálise da Fundação Renal Portuguesa localizado na Rua Dr. Agostinho Silva 10, Porto Salvo.
O novo Centro de Hemodiálise terá capacidade de resposta de tratamento até 300 pessoas e representará a criação de cerca de 50 novos postos de trabalho no concelho.
O centro foi construído num terreno cedido pelo Município de Oeiras em direito de superfície por um período de 50 anos, com investimento da Fundação Renal Portuguesa de cerca de 2 milhões de Euros. A sua construção teve a duração aproximada de 1 ano, e está previsto o início do seu funcionamento até ao final do 1 semestre deste ano.
A Fundação Renal Portuguesa é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos. Tem como principal objetivo atender e dar assistência médica, clínica e humana a pessoas com doenças renais (Insuficiência Renal Crónica), contribuindo para assegurar e melhorar o tratamento da sua doença.
No dia 14 de março celebra-se o Dia Mundial do Rim e nesse sentido o Município de Oeiras vai levar a cabo entre os dias 11 e 17 de março a Semana do Rim com diversas iniciativas no Hospital de Santa Cruz que “visam informar e sensibilizar a população para as doenças renais e alertar para a importância de garantir o acesso equivalente aos cuidados e tratamentos a todos
O Município de Oeiras volta a associar-se à Liga Portuguesa Contra o Cancro - Núcleo Regional do Sul para mais uma série de rastreios do cancro da mama em diversas zonas do concelho.
Os rastreios são feitos numa Unidade Móvel que vai estar situada em Paço de Arcos, junto ao Centro de Saúde, de 13 de março a 3 de maio. Daí segue para Linda-a-Velha onde ficará de 7 de maio a 12 de junho na Alameda Antº Sérgio junto ao Edifício Carris. A Unidade Móvel vai estar em funcionamento de segunda
a sexta-feira das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
A Unidade Móvel da LPCC conta com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.
Este rastreio destina-se a mulheres com idade entre os 50 e 69 anos, que tenham recebido a convocatória realizada pela LPCC, com data, local e hora agendada. No entanto, mesmo que não tenha recebido a convocatória pode fazer o rastreio dirigindo-se à Unidade Móvel ou fazer o agendamento através dos números 245 009 299 ou 915 999 890 ou do email rcm.admin@ligacontracan cro.pt desde que cumpra os requisitos.
São eles não ter qualquer alteração na mama, não ter próteses mamárias, não ter realizado uma mastectomia e não ter tido cancro da mama.
O Programa de rastreio do cancro da mama é realizado pela Liga Portuguesa Contra o Cancro – LPCC (Núcleo Regio nal do Sul), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e com o apoio do Município de Oeiras.
os que sofrem da doença renal, de forma a melhorar a sua qualidade de vida e travar a progressão da doença.”, explica em comunicado.
A iniciativa, que tem como lema ‘Saúde Renal para Todos: Promoção do acesso equitativo aos melhores cuidados e tratamentos’, é organizada pelo Serviço de Nefrologia do Hospital de Santa Cruz, com o apoio do Muni -
cípio de Oeiras.
Entre 11 e 15 de março, vai estar patente na receção do Hospital a exposição “Os Rins aos olhos das crianças” com desenhos feitos por pequenos artistas de várias escolas do concelho de Oeiras e ainda a iniciativa “Cuidados a ter com o Rim” com explicações por parte da equipa de enfermagem.
No dia 12, entre as 9h30 e as 11h30, decorre um Showcooking com Ana Sanchez com explicações de nutrição para doentes com doença renal e no dia 14 a iniciativa “Uma manhã com o serviço de Nefrologia”
No dia 17 de março, realiza-se a 2ª Caminhada pelo Rim a decorrer no Passeio Marítimo de Oeiras, entre a Praia da Torre e Paço de Arcos. A partida está marcada para as 9h na Praia da Torre. As incrições devem ser feitas até ao dia 13 de março para o e-mail gabcomunicacao@chlo.min-saude.pt.
• Nuno Rilhas
No dinâmico cenário do mercado imobiliário, onde a transparência e a segurança são essenciais, os autos de constatação emergem como um recurso indispensável para salvaguardar os interesses de compradores, vendedores e arrendatários.
Quando se trata de transações imobiliárias, é fundamental que todas as partes tenham uma compreensão clara do estado do imóvel em questão. Aqui é onde os autos de constatação entram em jogo. Realizados por solicitadores qualificados, estes documentos oferecem uma descrição objetiva e detalhada do imóvel, destacando suas características, condições e quaisquer elementos relevantes que possam influenciar a transação.
Para os vendedores, os autos de constatação representam uma maneira de apresentar o imóvel de forma transparente e precisa aos potenciais compradores. Ao fornecer a documentação detalhada do estado da propriedade, os vendedores podem construir confiança e reduzir o risco de litígios.
Por outro lado, para os compradores
e arrendatários, os autos de constatação oferecem uma camada adicional de proteção. Ao receber um documento que descreve minuciosamente o estado do imóvel, os compradores e arrendatários podem tomar decisões mais informadas e evitar surpresas desagradáveis no futuro. Além disso, em caso de disputa sobre o estado do imóvel após a transação, os autos de constatação servem como evidência objetiva e imparcial em juízo.
Quando se trata de questões imobiliárias, a documentação adequada pode ser a diferença entre um negócio bem-sucedido e uma transação problemática. Os autos de constatação oferecem uma maneira sistemática e objetiva de registar o estado de um imóvel num determinado momento, fornecendo um ponto de referência claro para todas as partes envolvidas.
Além disso, os autos de constatação podem ser especialmente úteis em casos de disputa relacionados a danos ou deterioração do imóvel. Com um registro detalhado das condições iniciais do imóvel, os autos de constata -
PSP detém dois suspeitos de violência doméstica
Um homem suspeito de vários crimes de violência doméstica contra a mãe e uma mulher suspeita de agredir um ex-companheiro seu foram detidos na quinta-feira, em Oeiras, distrito de Lisboa, anunciou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).
Os dois suspeitos, ambos de 47 anos, envolvidos em situações distin -
tas, foram detidos “através de mandados de detenção fora de flagrante delito, por serem suspeitos da prática de vários crimes de violência doméstica”, indicou a polícia, referindo que já foram presentes primeiro interrogatório judicial.
O homem ficou em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, e a mulher foi sujeita a “afastamento com recurso a vigilância eletrónica”.
De acordo com a PSP, o homem “está indiciado, desde o ano de 2023, por sujeitar a sua mãe, no interior da residência onde ambos coabitam, a agressões físicas, psicológicas e verbais”, enquanto a mulher detida é suspeita de vários crimes de violência doméstica contra o seu ex-companheiro, com agressões físicas, psicológicas e verbais que chegaram a obrigar a assistência hospitalar.
ção permitem uma avaliação precisa de qualquer dano que ocorra durante o período de locação ou posse, que pode ser crucial para determinar responsabilidades e obrigações legais no caso de litígio.
Mas os autos de constatação não se limitam apenas ao mercado imobiliário. A sua utilidade estende-se a uma variedade de situações, incluindo acidentes de trânsito, disputas de seguros, questões de segurança no local de trabalho e muito mais. Em qualquer cenário onde a documentação precisa e imparcial seja necessária, os autos de constatação destacam-se como uma ferramenta confiável para registar fatos e proteger interesses.
No mundo jurídico, a documentação desempenha um papel fundamental na proteção dos direitos e interesses das partes envolvidas em qualquer tipo de transação ou disputa. Os autos de constatação surgem como uma ferramenta valiosa nesse contexto, fornecendo uma base sólida de evidências que pode ser utilizada para resolver disputas de forma justa e eficaz.
Em suma, os autos de constatação desempenham um papel crucial na promoção da transparência, segurança e confiança numa variedade de contextos. Ao documentar realidades de forma objetiva e imparcial, estes documentos ajudam a garantir que todas as partes envolvidas numa transação ou situação estejam devidamente informadas e protegidas.
A nossa equipa de solicitadores está comprometida a fornecer serviços profissionais e confiáveis para ajudar os nossos clientes a proteger seus interesses. Se está a considerar uma transação imobiliária ou a enfrentar um litígio, não hesite em entrar em contato. Estamos aqui para oferecer orientação especializada e garantir que seus direitos são devidamente protegidos.
• Rodrigo Almeida Ferreira Solicitador
CP8848
Tlm. 962444397
E-mail: solicitador.rf@gmail.com
Suspeita de roubos pela PSP ficou em prisão preventiva
Uma mulher de 40 anos foi detida no concelho de Oeiras, por suspeita “de dois crimes de roubo agravado, perpetrado contra idosos, e de um por furto qualificado”, informou hoje o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP.
Segundo uma nota da PSP, em 2023, a suspeita efetuou “dois roubos com violência contra duas vítimas especialmente vulneráveis, face à sua elevada idade, subtraindo-lhes quantias monetárias e cartões de débito” e, já este ano, após partir um vidro, “introduziu-se numa residência em Paço de Arcos, subtraindo diversos artigos”.
“Estes crimes aconteceram todos na zona de Paço de Arcos, zona de residência da suspeita”, lê-se no comunicado, acrescentando que, através da Divisão Policial de Oeiras, foram feitas investigações, “por forma a reunir prova e a solicitar mandados de detenção
fora de flagrante” delito para deter a suspeita, o que ocorreu na terça-feira. A detida foi presente a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva.
Recentemente, foi inaugurado em Algés um novo espaço de emergência social que procura assegurar o atendimento a pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade.
Este espaço fica situado na Rua da Olivença Nº11B e está integrado no Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social Integrado de Oeiras (SAASI).
O espaço funciona de segunda a sexta-feira entre as 9h e as 12h30 e entre as 13h30 e as 17h e conta com uma equipa preparada para atender as pessoas que se encontrem em situação de vulnerabilidade social extrema.
Está ainda disponível para qualquer situação de atendimento social ou emergência social os números de telefone 21 440 83 05 ou 915 407 455 ou do email marcacao.saasi@oeiras.pt.
Pode ainda contactar a Linha Nacional de Emergência Social (LNES), através do número 144 disponível e em funcionamento 24 horas por dias, 365 dias por ano.
• Nuno Rilhas
A Polícia de Segurança Pública –Divisão de Oeiras comemorou recentemente o 70º aniversário.
A data foi comemorada com uma cerimónia no Auditório do Taguspark, em Porto Salvo, onde foram entregues condecorações a “agentes da PSP de Oeiras que, diariamente, exercem as suas funções com dedicação e profis -
sionalismo”.
A cerimónia, conduzida pela Comandante da Divisão de Oeiras, Ana Cristina Neri, contou com a presença de diversas personalidades entre elas o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado pelo Executivo Municipal, o Chefe da Área Operacional do Comando Metro -
politano de Lisboa, Superintendente Manuel Gonçalves, o Procurador da República Portuguesa, Hélder Cordeiro, a Magistrada Coordenadora da Comarca de Lisboa Oeste, Maria Santos, e representantes de diversas instituições do Município de Oeiras.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) é uma força policial de Portugal, criada em 1867, que tem como missão garantir a segurança e a ordem pública em todo o território nacional.
Em Oeiras, esta divisão policial conta com as Esquadras de Oeiras, Miraflores, Porto Salvo, Carnaxide, Caxias, Queijas, Esquadra de Investigação Criminal, Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial e a Esquadra de Trânsito. Na Esquadra de Oeiras estão disponíveis ainda dois projetos do Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade (MIPP): a Escola Segura e a Casa da Maria. A Esquadra de Caxias e a Mundos de Papel Associação, em estreita colaboração, levam a cabo o Projeto ‘Gira no Bairro – Uma Esquadra Aberta à Comunidade’.
• Nuno Rilhas
S I A R O S M A N I N H O P M
R O S E L H A I A A B A S O A
C Ê E V U S Ç P A P O I L A R
A S F C Á R R U V Ó R A T A Í
R B N P M O R A A L B N E S
F L O R E S A R L E O D S C
O Ç A I M R D A E N L O T A
T U N M A L M E Q U E R E S
A D Ã A O S L A T R T I V A
M O O V S T I E I A A N A D
A S J E M U F R E P S H H E
L M Ó R R N B X A Ó N A S R R
V G C A N T O Ã I S D S C O R
A V A S A N O F A R Í A M S O
S Ê A D E D A N I N H O S A M
Uma senhora vai a uma drogaria e pergunta o que há para se livrar das traças
O empregado diz ser naftalina e vende-lhe 10 bolas.
Uma semana depois a senhora volta à loja e pede mais 20 bolas de naftalina.
— Minha senhora, não resultou as 10 bolas para as traças?
— Sim resultou – respondeu ela.
— Então porquê mais 20 bolas?
— É porque embora a naftalina seja muito eficaz, é muito difícil acertar-lhes.
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 31 | Carta Dominante: 9 de Copas, que significa Vitória. | Amor: O seu sucesso dependerá da habilidade em lidar com situações de tensão. | Saúde: Dores de cabeça e outros sintomas de mal-estar. | Dinheiro: A impulsividade pode ser o seu maior inimigo. | Números da Sorte: 5, 9, 17, 33, 42, 47 | Pensamento positivo: Tenho cuidado com o que digo e com o que faço para não magoar as pessoas que amo.
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 32 Carta Dominante: Rainha de Ouros, que significa Ambição. | Amor: Evite os atritos e as discussões, essa nunca foi nem será a melhor forma de resolver as questões. | Saúde: Tendência para o nervosismo. | Dinheiro: Evite a dispersão, concentre-se mais naquilo que faz. | Números da Sorte: 3, 24, 29, 33, 38, 40 | Pensamento positivo: A alma não tem idade, jamais envelhece!
a 21 junho
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 33 | Carta Dominante: Rei de Copas, que significa Poder de Concretização. | Amor: Pense com calma qual será a melhor atitude a tomar para resolver os seus problemas amorosos. | Saúde: Pede algum cuidado e moderação. | Dinheiro: Boa altura para se lançar em novos projetos. | Números da Sorte: 1, 18, 22, 40, 44, 48 | Pensamento positivo: Eu valorizo os meus amigos.
22 junho a 22 julho
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 34 | Carta Dominante: 10 de Ouros, que significa Prosperidade. Amor: Estará mais exigente com a pessoa amada. Seja tolerante e compreensivo. | Saúde: A sua vitalidade estará em alta. Dinheiro: Aproveite as oportunidades, mas não crie falsas expectativas. | Números da Sorte: 10, 20, 36, 39, 44, 47 | Pensamento positivo: Eu sei que posso mudar a minha vida.
Fui ao supermercado comprar uma garrafa de whisky. Ao sair coloquei o saco com a garrafa atado no guiador da bicicleta.
Depois lembrei-me – Se eu cair a garrafa parte-se!
Tirei a garrafa e bebi-a.
Nunca fiz nada tão acertado, pois no caminho para casa cai 6 vezes!
Uma senhora pede dois bilhetes na bilheteira. — É para o Romeu e Julieta – pergunta o empregado.
— Não!! É para mim e para o meu marido.
Leão 23 julho a 22 agosto
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 35 | Carta Dominante: 2 de Ouros, que significa Dificuldade.
| Amor: Seja mais atencioso com as necessidades da pessoa que tem a seu lado. | Saúde: Escute o seu organismo, ele pode começar a dar sinais de cansaço. | Dinheiro: Trabalhe com empenho e confie no seu sucesso. | Números da Sorte: 2, 8, 11, 25, 29, 33 | Pensamento positivo: Eu venço os meus medos!
Virgem 23 agosto a 22 setembro
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 36 | Carta Dominante: 2 de Paus, que significa Perda de Oportunidades. Amor: Aproveite esta fase para expandir os seus conhecimentos e amizades. | Saúde: Período sem grandes preocupações. | Dinheiro: Aproxima-se uma oportunidade interessante que não deve desperdiçar. | Números da Sorte: 2, 8, 11, 28, 40, 42 | Pensamento positivo: Dedico-me às pessoas que amo.
Balança 23 setembro a 22 outubro
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 37 | Carta Dominante: 7 de Paus, que significa Discussão. | Amor: Dê mais valor ao diálogo na sua relação amorosa. | Saúde: Tendência para tensão arterial alta. Dinheiro: Seja mais diplomático no seu local de trabalho. | Números da Sorte: 5, 17, 22, 33,
45, 49 Pensamento positivo: O meu coração está disponível para o amor.
Escorpião 23 outubro a 21 novembro
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 38 | Carta Dominante: 6 de Copas, que significa Nostalgia. |
Amor: Este será um período muito intenso ao nível das emoções, esqueça o passado. | Saúde: Pode sentir-se mais em baixo de forma. | Dinheiro: Deve tomar mais atenção aos seus compromissos financeiros. Números da Sorte: 3, 11, 19, 25, 29, 30 | Pensamento positivo: Estou atento a tudo o que se passa à minha volta.
dezembro
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 39 | Carta Dominante: 3 de Paus, que significa Iniciativa. |
Amor: Repense melhor o percurso que tem feito no amor e atreva-se a ser mais aventureiro. |
Saúde: Mantenha a estabilidade nas suas rotinas. | Dinheiro: É provável que venha a obter bons resultados dos seus projetos. | Números da Sorte: 7, 19, 23, 42, 43, 48 | Pensamento positivo: Eu valorizo os meus amigos.
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 40 | Carta Dominante: Cavaleiro de Espadas, que significa Cuidado. | Amor: Procure estar mais próximo das pessoas de quem mais gosta. Não se deixe absorver tanto pelo trabalho. | Saúde: Esteja atento aos seus sintomas. Dinheiro: Entrará num período favorável à consolidação dos seus objetivos. | Números da Sorte: 4, 11, 17, 19, 25, 29 | Pensamento positivo: Procuro manter-me sereno e ouvir a voz de Deus!
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 41 | Carta Dominante: A Roda da Fortuna, isto quer dizer que a sua sorte está em movimento. | Amor: Uma certa tendência para a irritabilidade poderá provocar discussões. | Saúde: Tendência para permanecer estável. | Dinheiro: Tenha mais cuidado no que diz respeito à assinatura de qualquer tipo de compromisso financeiro. | Números da Sorte: 8, 9, 22, 31, 44, 49 Pensamento positivo: Eu sei que mereço ser feliz.
Horóscopo Diário Ligue já! 760 10 77 42 Carta Dominante: 6 de Ouros, que significa Ganho. | Amor: Se está só, poderá agora viver um novo amor caso seja essa a sua vontade. | Saúde: Seja prudente, não abuse. | Dinheiro: Não descure das suas obrigações ou será repreendido. Poderá sofrer de falta de concentração. | Números da Sorte: 2, 4, 22, 36, 47, 48 Pensamento positivo: Vivo cada momento com felicidade.
Realizou-se nos dias 24 e 25 de fevereiro, em Pombal, o Campeonato Nacional de Pista Coberta de Veteranos.
O Linda-a-Pastora Sporting Clube levou 10 atletas a esta competição onde conquistou o título de campeão nacional em estafeta mista 4x200 metros no escalão V40.
Individualmente, conquistou diversas medalhas. De destacar Carlos Marques e Gonçalo Ferraz que subiram ao primeiro lugar do pódio, respetivamente, nos 200 metros e no triplo salto.
Gonçalo trouxe ainda o título de vice-campeão no Salto em Comprimento e o 3º lugar em Salto à Vara e Salto em Altura.
Ana Guerra (F55) sagrou-se vice-campeã no Salto em Altura e Lançamento do Peso.
Sónia Sequeira e João Nevez trouxeram cada um a medalha de bronze, respetivamente, nos 60m barreiras e no triplo salto. Em Estafeta 4x200m, a equipa de Oeiras
alcançou a 3ª posição.
Equipa em destaque nos Campeonatos Regionais
Mais recentemente, decorreu no CAR do Jamor os Campeonatos Regionais de 5000 e 10 000 metros de pista para atletas
veteranos.
O Linda-a-Pastora Sporting Clube esteve representado nesta competição por 31 atletas e conquistou os títulos de campeões regionais nas duas distâncias no escalão feminino e vice-campeão nos 5000m e 10000m nos masculinos.
Individualmente, trouxe 7 títulos de campeão, 5 medalhas de prata e 7 de bronze.
O primeiro lugar do pódio foi conquistado por Ana Frutuoso (F50) e Miguel Lança (M40) nos 5000 metros e Marina Domingos (F40), Ana Almeida (F45), José Camacho (F35), André Corvo (M40) e João Ginja (M55) nos 10 000 metros.
Nas provas de 5000 metros, Ana Almeida (F45), António Roque (M75) e Carlos Marques (M85) trouxeram a medalha de prata. Céu Fernandes (F45), Patrícia Matos (F50), Phillip José (M35) e José Proença (M60) alcançaram o 3º lugar.
Nos 10 000 metros, Célia Silva (F45), Patrícia Matos (F50) e Hugo Domingos (M45) sagraram-se vice-campeões. Sónia Sequeira (F45), Anabela Santos (F50) e Vitor Canto (M50) trouxeram a medalha de bronze.
• Nuno Rilhas
Recentemente, realizou-se na Baía da Amora, no Seixal, o Campeonato Regional de Fundo que contou com a participação de 17 atletas do Clube do Mar Costa do Sol.
A equipa de Oeiras conquistou o 3º lugar na classificação geral e trouxe diversas medalhas.
Manuel Duque (K1 infantil A), Sara Sotero (K1 sénior) e Anderson Silva (SUPC Absoluto) sagraram-se campeões regionais.
Tomás Garcia (K1 Infantil A), Nolan Marcelino (K1 Infantil B) e Henrique Marcelino (K1 Master B) subiram ao segundo
lugar do pódio nas respetivas categorias.
O Clube do Mar Costa do Sol trouxe ainda desta competição a medalha de bronze conquistada por Sara Faria em K1 Sénior.
Os resultados dos restantes foram os seguintes:
Cadetes Masculinos: Alberto Santiago – 14; Alfredo Santiago – 17; Martim Sequeira – 26; Filipe Roboredo – 28.
Júnior Masculino: André Sancho – 13
Sénior Masculino: João Alves da Silva – 9; João Santos – 10; Francisco Dias – 14; João Roboredo – 24; Pedro Brito – 28.
• Nuno Rilhas
SIMPS com pódios na primeira jornada do Campeonato Nacional de Seniores de Badminton
A SIMPS - Sociedade Instrução Musical de Porto Salvo participou com 9 atletas na 1ª Jornada do Campeonato Nacional de Seniores de Badminton que se realizou nas Caldas da Rainha.
A equipa de Porto Salvo esteve representada por Joana Silveira, Luis Monge Dias, Nelson Dias, Sara Araujo Anica, Rui Nery, Maria Finisterra, Carlos Catela, Ana Carlos Cristovão, Ruben Silva e Ana Henrique Peixoto.
Em seniores absolutos, Diogo Dias conquistou o 1º lugar em singulares e o 2º em pares ao lado de Tiago Simões da Silva. A mesma posição foi alcançada por Marta Andrade e Sousa em seniores mulheres.
Na categoria de seniores D, a dupla Paulo Pereira e João Ferreira subiram ao 1º lugar do pódio e Yurii Maksymenko e Luis Semedo ficaram em 3º.
• Nuno Rilhas
Nos passados dias 2 e 3 de março, decorreu em Albufeira o Campeonato Nacional de Juniores que contou com a participação de 11 atletas da equipa de judo do Sport Algés e Dafundo.
A equipa de Oeiras sagrou-se vice-campeã nacional em equipas juniores femininas e masculinas.
Individualmente, o Sport Algés e Dafundo conquistou três medalhas.
De destacar Diogo Chantre que su -
biu ao primeiro lugar do pódio no escalão -90kg. Maria Xavier trouxe a medalha de prata e Leonor Costa a de bronze, respetivamente, nos -52kg e -63kg.
De referir ainda a prestação de Leticia Martins que alcançou o 5º lugar nos -63kg e Frederico Neto que terminou em 7º nos -73kg.
• Nuno Rilhas