Revista MundoZ - n.1 - Maio/Junho de 2019

Page 1

mundoz

E NTUD JUVE A UR CULT R E Z LA LA O C S E ! MAIS E BEM

Não recomendada para maiores de 18 anos. Belo Horizonte . n.1 . maio/jun . 2019

Ao infinito e

além ! Adolescentes e jovens de todo o Brasil têm transformado a realidade da educação no nosso país. Você também tem esse poder e a gente te mostra o caminho!

fa l a , m o ç a da !

r e d e d o be m

concurso

Seu texto pode aparecer por aqui e ser lido por muita gente.

Você já ouviu falar em U-Report? Vem que a gente te conta tudo!

Cinema + lanche para 4 no Eddie? Vem ver como ganhar!

8

6

11

1


2

#1 • mai/jun • 19


Para anunciar, opinar, apoiar ou contribuir, entre em contato com a gente: mundoz@giria.com.br • (31) 3222-1829. © Gíria Design e Comunicação 2019. Todos os direitos reservados.

3

A Mundo Z é uma publicação bimestral desenvolvida pela Gíria Design e Comunicação, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Editora responsável: Carolina Lentz. Capa: Freepik, com interferências. Distribuição gratuita para alunos (9º ano EF a 3º ano EM) e educadores das melhores escolas de BH.

A gente é offline mas tem Instagram! Segue aí: @revistamundoz . zinho so so zer is dai l i de fa nsab conta espo ue já dá em r abe q Você ê já t não s olva. ? Voc inda . Res sabia es. A e vire ir. rtant ntal, d o e i p c m que s ão im de de unda Você aéf dos s o hora a v a t o d nomi resul uito n ando Auto Seus . Ém é pass a o ã n gora. Está rópri des a . Isso guir? nta p r e o . a s c n i r p o cedo ssão que o isso p Está profi tem ecidir aber. o s ã i a ode d da. N ocê v não p da vi . nos v m ainda nada uns a ue ve Você sabe aqui ano q se o r de. D . Não lhor n a ida o inte ainda ra su o! Me minh nto p a log se ca escên l d s o n e assu de. A é a ad ãos n s, tá tar as m iniõe s que r p a a o t r d r Já es i e ra te scob divid obre mos ou pa s e de cas s cheg quere curva , r e de tro i d v ndo Z vem heio te ou A Mu de jo rso, c emos ma re , dive u Quer sante struir tude. em e con . juven e o d entos cidad cia, a nsan m a i e s o p s , onr dep na no você a se à v r colhe p ntos u intas feitas os as -se, s uas, muit volva são s ia, en ginas pe, le i c as pá parti , z. o róxim m vo nosc As p ha co z e te . Ven m ve e você ocê t v Z ;) Aqui undo tade. oàM -vind Seja

o bem

muit

V e s

. IRE

e d i to r i a l


6

o q u e te m aq u i fa l a , m o ç a da ! Você também pode ter seu texto autoral publicado por aqui!

8

R E D E DO B E M Você no mundo sem sair de casa U-Report

11

Concurso Internacional de Redação

co n c u r s o o o ! ! ! Você é capaz de resumir o futuro em uma foto?

26

ta m oj u n to Namoro na escola: qual o limite?

12

n e s s a c a pa Você pode ser herói na educação do nosso país!

24

e n t r evi s ta Você não vai acreditar na conversa que tivemos com ...vai lá pra ver!

fa l a , m e s t r e ! Professores e suas dicas de ouro

28 4

22

é fera no desenho? Sua arte na Mundo Z

#1 • mai/jun • 19

20

dica do expert Dicas mega preciosas pra você acertar na escolha da profissão


va l e a p e n a Eu recomendo a série Friends, que pode ser considerada por muitos a “mãe” das séries atuais. Acho que os episódios todos fluem muito bem e é ótima pra passar o tempo! São dez temporadas, então é bem longa. Mas vale muito a pena!

ana bastos guedes, 14 anos, colégio sagrado coração de jesus. O livro Assassinato no Expresso Oriente, de Agatha Christie é basicamente o melhor livro que eu já li. Revolucionou o meu estilo de literatura e me mostrou que quando você acha seu estilo de leitura você não quer mais parar de ler. É apaixonante, recomendo muito!

Ana luísa andrade chagas, 14 anos, colégio santo antônio.

Até dia 26 de maio fica na Casa Fiat de Cultura a exposição “Silêcios Seletivos” da artista Luiza Nobel. A exposição promove uma importante reflexão sobre opressão, ditadura militar e feminismo, temáticas que têm se tornado recorrentes no dia a dia dos brasileiros e brasileiras. Em especial para as meninas, garanto que é uma ótima pedida para o final de semana. Álem disso, aos sábado e domingos, ainda dá para dar uma passadinha no ateliê aberto da casa e esperimentar um pouco da caligrafia artística (lettering).

Maria Luiza Gonzaga Garcia, 16 anos, colégio SANTO ANTÔnio.

dica nossa:

Vale visitar a exposição “DreamWorks Animation: A Exposição – Uma jornada do esboço à tela”, que inaugurou no CCBB de BH. A mostra repassa a criação dos 36 longas de animação produzidos pelo estúdio ao longo de 25 anos. São 400 itens, entre desenhos raros, storyboards, maquetes em 3D, cartazes, máscaras, pinturas e artes originais. Até 29 de julho, de quarta a segunda, de 10h às 22h. O CCBB fica na Praça da Liberdade.

s, e livro e ir, d s a ic em d om d Você t mes, lugar b ra fil is p séries, as lega ana? is o c e d m enfim, no fim de se gente. a r se faze he aqui com til compar

.br

iria.com g @ z o mund : vale a pena o assunt

5


rede do bem Concurso internacional de redação

Jovens do mundo todo estão convidados a se inscrever até 15 de junho do Concurso Internacional de Redação 2019 organizado pela Fundação Goi Peace. O concurso também está sendo divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O tema deste ano é “Criando uma sociedade cheia de bondade”. Os candidatos são incentivados a responder as seguintes perguntas em suas redações: “O que bondade significa para você?”, “Na sua opinião, como poderemos criar uma sociedade com mais bondade?”. Podem participar jovens de até 25 anos (completados até 15 de junho de 2019) em uma das seguintes categorias: Criança (com idade até 14 anos) e Jovens (com idade de 15 a 25 anos). Você pode precisar de uma forcinha (daquele seu professor amigo) pois os textos só podem ser enviados em inglês, francês espanhol ou alemão. Saiba tudo sobre o concurso no link:

www.goipeace.or.jp/en/work/essay-contest/com

is para des socia re s a a s sileiros. ma que u jovens bra um progra e é s rt te o n p e e inas lesc O U-R o de ado os e men ã in ç n a e ip m ic rt e a pa ilhares d údos promover atsApp, m ssar conte h e c W a u e o s k boo assunto Pelo Face diferentes re b o s r a in va. vação do podem op rma coleti fo e d s rio de ino o tó íd ri u c s tr e s n o lo . No pe que são c 15 países e senvolvido d e d is i a fo m a anizaresente em O program o pela org oje está p d h ta e u c ia e n x ê e u Q 2015 e é UNICEF no iste desde x e rt o p e R ne 2017. Brasil, o U produz co ação desd il ic s n ra u B m o rt c o o Edu gera , o U-Rep ção Viraçã eninas e nto online m e e m ja s a o g in n s de men Além do e dades a interesse ara autori s p o d s o ir d rt a v a p ncia para dem ser le teúdos a e importâ s, que po d o c s ti a c s ti tí á ta dados es te em tem oliticamen p ir id c in ágina fim de chat na p iras. e lo il e s p ra b m s e de a mensag App para as juventu envie um or Whats p r, a R ip A ic Ç E rt a Para p vra COM nvie a pala e u o , k o o do Faceb -1768. (61) 9687 .br

U-que?

6

rg

rtbrasil.o

po www.ure


Você no mundo!

É simplesmente incrível o site de arte e cultura do Google (Google Arts and Culture). Além de possuir um conteúdo muito rico e diversificado, os recursos de visita virtual aos maiores museus e monumentos do mundo são muito realistas. Os gráficos então, são maravilhosos. É mais legal do que você imagina e, te garantimos: vale a pena a visita quase que diária! Ah, e tem como vir tudo traduzido (só clicar no botão que aparece logo na primeira tela, sugerindo a tradução pelo Google mesmo).

Dá pra ver de pertinho os detalhes das esculturas nas paredes do Palácio de Versalhes, na França

www.artsandculture.google.com Dá até pra navegar pelas ruas-rios de Veneza, na Itália

7


fa l a , m o ç a d a !

entz , Antônio. L a r r e u GoabrieldGo Colégio Santo é r o t u a O 9 ano aluno do

8

#1 • mai/jun • 19


mibuscar a r a p alho alto do trab o preço io o t a s n , a r T om a spera carro. uzem c de se e dar de d a n e r a s e é e o o m ge m it cidade fica lon rde, co que ev a a a t io d r is a s ó o d a c it r Seis uma do a o as ru eu esc que sã Malgra . Se tem Mas m . a . o ç a s n s n r a a e d ia f c r o ente. nha c ge de to o in uatro r a quan infelizm fica lon obre q n , , s li z a o im e s s v id a s s v a ua a da g pla, cujo , por s donar prático u e n o d u a ã q a b t il , a f ia o e os em ão ser reomenin ideia d asília n s parad o meu uém”, p r o d g B r r in a la a n h o c c a da es o que nas de nar min rapalh não at ristas d a. Deze , abando o , id o t e p h o d u in t m a t t ta u is en von o adian Há ma olégio, um min . ã c e n ó t o s , n d a é ie a “ A ru ada er form todos: conven tão lot qualqu dizem á é mais t s e s s a D e t e . a is a lh r a. A ru moto o que ra cad escolh e com r um p o s e t h o n a d e r t n p a, ão dá cupa a buzin , mas n e não m o , u s m o e s h d e lho om que minutin o baru e fazer r, vejo m o im o s is c s v e a o r r . m que andar pensa elo ret sustoum tan ando p tor, as o á como o lh h m O o m o . c ã o n io a r v na que idador um na andar desliga im a e t a r d a in s é p , e t e Pres esses chamin enorm carro carro d onete ma, o arece a h r m p o u in f r is r m e a e a t um c isse, ualqu ém a que m mo já d stá em o. De q va algu o e lt le C a o . e o ic is u v s a q o til. m o mú ou de n ue será sentir era inú it q e p lo s O a a . r d é a e n r r or escâ chamin ono qu de gue mava p oção. O nou. A ver o d la m i io c o a s c e s V , e lo ? s r uto e imp cidade a brieios de dez min enos m rtia pr avia m is a h m a p o e m e ã u r n q o o, va a, foi o rulho p enfeza ntupid mpaixã a e o b e c a v m le a a e , e t s satez vi aqu mo , ou s a rua e nal co r a sen nte, ou horava e e c io t c , n m a a z ia r r li ir m Infe oe resbia se Decidi histéric manha Não sa pidez. a . m u t t e ia o s c m d e n o n paciê Um h rro, te manha r-me. r de ca a e de ta a t p d n u n c ia a o d sra re ga meu ilu são pa ente p r is ia m c s m r n le e e ter p ata, e pres e simp e grav deveria , e pud o o o n d ã r e n in . t a s le e o sv ir, aque em mã nete. D lher sa foi se e o e u , h s d m a o in c a id m u il para ue os po me ca ponsab pais, a mem q o carro a enor o d e u h d s a t a e r m t d o u o A fr aindo do a p , como heiro s e abrin alheiro n v o a a p ir c e m o t r tre co perfeit o o po por um entand r a im s r s p a p tocum . nte se seu au e ia e c d m n . il .. â a c r s g a vão, fo ela ele pessoa podia f um tro bre as ais sing o o m s age. m a o o it c a nto John C râns t e cultiv e o d lh d u a r r ç a ode ma pe íduo, b Eis o p arola u o indiv t n m a s c e m o quem Aquele so com io c n e redação, o é sil a l e m v u ó , o m ente n to ótim

g x eu um te eia ? Manda prasua , nome , idadea v e r c s e , ê E voc tória , uma id om uma foto ima edição d uma his @giria .com .br c ompanhe a próx ui . mundoz ocê es tuda . E ac aparecer por aq e onde v ! Seu texto pode MundoZ

9


fa l a , m o ç a d a !

Dicas para minimizar o estresse A autora é a Yasmim Machado Santos Pereira Bahia, aluna do 2º ano do EM do Colégio Olimpo BH O estresse é uma condição considerada normal, principalmente para alunos do Ensino Médio, devido ao anseio por passar em uma universidade. Entretanto, deve ser evitado, ou ao menos diminuído. E, no intuito de alcançarmos esse objetivo, existem atividades e hábitos capazes de amenizar as consequências desse fenômeno tão desgastante. Para amenizar os impactos físicos e emocionais inerentes a esse período importante da vida é necessário incluir na rotina atividades que propiciem equilíbrio e bem estar. • A prática de esportes, além de acalmar e reduzir o estresse, estimula a concentração e melhora a qualidade do sono. • A interação com a música, seja por meio de instrumentos, de dança, ou apenas por escutá-la, pode deixar um estudante mais relaxado e “pronto para outra“. • A meditação, yoga ou acupuntura: tratamentos oriundos da cultura oriental, são capazes de tratar e cuidar não só do estresse, mas também de outras doenças associadas a fatores emocionais, como a ansiedade e a depressão. • Os videogames, embora desgostados pelos pais, conseguem acalmar aqueles que realmente gostam e até mesmo aperfeiçoar características individuais – como a liderança e a aprendizagem de línguas. É importante estabelecer um período de uso em que a prática seja saudável e consciente.

10

#1 • mai/jun • 19

Essas são apenas algumas das atividades que podem ser praticadas pelos colegiais. Os únicos requisitos são a abstração e o gostar. Afinal, essas práticas são para relaxar, não para se estressar ainda mais! Embora sejam necessárias as atividades das quais gostamos, também precisamos ter uma boa rotina de sono, uma boa alimentação e o respeito aos limites de nosso corpo. Desse modo, alcançaremos os objetivos de maneira saudável para o corpo e para a mente.

Lustre de São Francisco de Assis Sob lustre de cristal e ouros sob afrescos de Mestre Ataíde pedra sob pedra pelas mãos de crioulos de colossal força não duvide Sob tacos de madeira frente ao altar pisam sapatos cobertos de poeira sobre nobres de tinta e privilégios lograr Um tempo descrito por homem irrefragável e homem teúdo e oprimido Um tempo avezado com o desaguisado do adscritício

Poema de Bárbara Martins Barbosa, aluna do 2º ano do EM do Colégio Sagrado Coração de Maria


co n cu rso o o!!!

futu r o

em 1 s e lfi e

Como você enxerga o futuro? O que é o futuro, pra você, hoje? Será que é possível representar o futuro em uma imagem apenas? Para participar, envie para nós uma selfie, no cenário e no ângulo que quiser, cujo título poderia ser “O Futuro”. Junto com a foto, envie uma justificativa de aproximadamente um parágrafo para sua imagem. E não se esqueça de enviar seu nome completo, série e escola onde estuda. O vencedor terá sua foto e texto publicados na próxima edição da Mundo Z e ainda ganhará um super rceiro lanche e ingresso de cinema para si e a p é e a i O Edd edição! Siggers mais 3 amigos! Bora participar?

nessa diefinebur @ed

Email para envio: mundoz@giria.com.br. Assunto do email: Concurso Mundo Z. Data limite para envio: 17/06/2019. premio: 4 (quatro) vouchers no valor de R$ 50,00 cada um no Eddie Fine Burgers e 4 (quatro) ingressos para qualquer filme na rede Cinemark (BH Shopping ou Pátio Savassi).

Regras gerais: O vencedor será notificado por email , com instruções para a retirada do prêmio. Os vouchers deverão ser usados integralmente, para consumo no local e não há troco. Consumos acima do valor dos vouchers deverão ser pagos pelos usuários. Os ingressos do cinema serão todos meia-entrada. Tanto os vouchers quanto os ingressos têm validade de até 30 dias para uso, após a retirada pelo vencedor. Ao enviar a foto para o concurso, o participante concorda automaticamente em ter sua foto publicada na revista com os devidos créditos.

11


n e s s a c a pa

s do gonista prol a t o r p a em o os asil sã ária que atu r B o d ís. artid vens es e jo uição suprap no nosso pa t n e c s le it os Os ado ucação, inst ade para tod das d E id l é uma o você e u Mapa ção de qua q , o ca re com onteir da edu esla M nta mais sob W a om co ersou c tituição e te v n o c causa. e A gent entes da ins tivista nessa a sid co-pre pode ser um m vens, també para jo e s n o? alidar jove ucaçã sua re eito po d a f r E o a t a n m p e or movim é o Ma transf O que ducação é um eles têm para a região. : armas

12

aE da su ndes ial que O Map rês gra ucação t potenc d emos ja e o a n a h a o quer que ente edit r m s m c o o a a c , iv m e qu posit emos fende e quer pactar eça, de u t im q n o e o c r e a e d mas ue sab ue isso undo, q q m s a r o o a r m P : te orma mação transf e d r • Infor e . os od em. mop ntecer uerem ê o q t c e a s u o s q coisa e por o: tod zer as ilizaçã a b f o e r M e • fetiex inho e nos m m a s c o O m a os: precis ública ís é a p p a s p a o c i s eo nos • Polít s e dev ormar o f ã s d n a a r id at mos c ismo. vo par nós so mecan s e o s s d e o or d nas em lítica. T er melh pesso ssas fu d o n n m e t e s a t n a d mos e e exis oder arte d com os qu mop s agir isso, p a o r m iz e o m r b p a , a lo s S adas ue va s, pos espalh rasil q , junto o B e ã u t o q s e o a r tod s pa as elas ectá-la n ção, m o a c c u e d e -las mapeá ções é e. tividad e f e is ma


E por que trabalhar com jovens?

Os jovens são os principais afetados pela qualidade da educação pública brasileira. Nós engajamos e formamos jovens de todo o Brasil para a construção de soluções efetivas para os problemas da educação no nosso país. Além disso, estamos formando líderes para a próxima geração, dispostos e qualificados para enfrentar os problemas da nossa educação com prioridade na prática.

Mas como um adolescente pode realmente impactar na educação da sua comunidade? E como o Mapa pode ajudar a fazer isso?

No Mapa temos dois grandes grupos: os Ativistas e os Líderes Regionais. Os ativistas são pessoas da sociedade que querem realizar ações de ativismo educacional em sua região, mas não sabem exatamente por onde começar. Nós criamos o Guia do Ativista, onde reunimos ações simples, mas com alto impacto que qualquer pessoa, inclusive estudantes adolescentes, pode realizar e conectamos todas essas pessoas em uma plataforma online. Os Líderes Regionais são os representantes do Mapa nas suas regiões. O trabalho deles é organizar ações, com o suporte dos ativistas, para a mobilização da sociedade. O Mapa oferece formação em temas relevantes para a educação aos líderes regionais e, assim, eles multiplicam o que foi aprendido.

Quer ser um ativista do Mapa? mapaeducacao.com/faca-parte

Quer entrar em contato com o líder de Minas Gerais? minasgerais@mapaeducacao.com

continua >>>

13


n e s s a c a pa Conheça algumas ações que já foram realizadas pelo Mapa desde sua fundação: 2014 - Manifesto Mapa do Buraco: reuniu, com a ajuda de especialistas, professores e alunos, os principais problemas e também algumas soluções criadas e implementadas em território brasileiro. 2015 - I Conferência Mapa Educação: reuniu 100 projetos e iniciativas inovadoras lideradas por jovens do Brasil inteiro em Brasília para trocarem conhecimento entre si e com especialistas em educação. 2016 - Manifesto voz do jovem. Quase 12 mil jovens de todo o país contribuíram com uma pesquisa que tinha como objetivo compreender seus desejos, ansiedades e críticas. Embora o estudo tenha apontado uma série de problemas, também trouxe esperança ao revelar que 95% dos jovens que responderam à pesquisa disseram ter vontade de mudar a educação brasileira.

Fotos: Mapa Educação

2017 - II Conferência Mapa Educação: reuniu 300 jovens de todos os estados do país que, em conjunto com representantes do poder público, elaboraram posicionamentos e planos de ação que refletiam a visão de estudantes sobre pautas como a Base Nacional Comum.

Após todas essas ações de alto impacto, estava na hora de fazer dos jovens protagonistas da transformação em suas realidades. Foi pensando nisso que o Mapa Educação lançou em 2018 sua turma de Líderes Regionais, espalhados por todo o Brasil, para realizarem ações concretas de impacto em seus Estados.

14

#1 • mai/jun • 19


Quer começar dentro da sua escola? A gente te dá dicas para você ser um protagonista juvenil em prol da educação! √ Seja um jovem tutor: se você é um aluno que apresenta melhor desempenho escolar, você pode organizar aulões para outros alunos que apresentam rendimento mais baixo. √ Mantenha diálogo com diretores e professores: dentro da escola é fundamental ouvir e dialogar com os responsáveis Quer fica pedagógicos. As trocas com os educadores são indispensátodas as arç por dentro de e conhecer ões do Mapa veis para uma educação de qualidade. projeto? Ac mais sobre o √ Faça parte do grêmio estudantil da sua escola: Além de mapaeduc esse : dar voz aos estudantes, o grêmio dá ótimas oportunidades @mapaed acao.com e siga para que os jovens exerçam a participação democrática, a redes socia ucacao nas is ação política e a representatividade, tornando-os protagonistas e agentes transformadores do ambiente.

15


16

#1 • mai • 19


Informe publicitรกrio

e n t r e v i s ta

17


18

#1 • mai • 19


19


d i c a d o e x p e rt

Daniela Chaves e Renata Ribeiro são pedagogas e sócias na Realize Soluções Educacionais.

5 Invista em seu autoconhecimento. Antes de tomar qualquer decisão, é preciso pensar sobre dois fatores: as motivações internas e externas que o(a) levam a escolher algo. A escolha da faculdade/universidade, os cursos oferecidos, o mercado de trabalho, o reconhecimento profissional, o salário, etc. são estímulos externos. Já as suas preferências, as habilidades que você possui, as áreas de conhecimento com que você mais se identifica, seus valores, sua missão de vida são os fatores internos. Como o Ensino Médio já é uma fase bastante atribulada e exigente, que tal, em vez de procurar mais atividades extracurriculares, tirar um tempo para se conhecer como indivíduo? É a partir do autoconhecimento que você poderá escolher o melhor caminho a seguir.

1

20

#1 • mai/jun • 19

d i c a s pa ra a c e rta r n a esco lha pr o fi ss i o nal

O período que antecede a escolha da profissão nem sempre é fácil. Pensar naquilo que você fará pelo “resto de sua vida” pode ser mesmo assustador! Mas tenha calma! Com planejamento e tranquilidade, você poderá passar por esse período de uma maneira menos turbulenta. Veja as 5 dicas que trouxemos para ajudá-lo nesse importante momento de sua vida.

2

Estabeleça prioridades. Após definida a sua área de interesse, ficará mais fácil mapear as possibilidades e empreender esforços de forma mais direcionada. Se seu interesse maior é na área de Ciências Biológicas, por exemplo, pesquise informações sobre as profissões dessa área, os campos de atuação, o mercado de trabalho, a média salarial. Volte aos seus valores, às suas crenças e avalie se a sua escolha está de acordo com a forma com que você quer viver a vida.

dos s boas a ic d o que? ais e m r b r o e S u Q ? experts aqui: nossos te ra gen p a t n Co r

.com.b a i r i g z@ mundo


Releve o retorno financeiro. O que é ser bemsucedido para você? Caso seja ter um retorno financeiro daquilo que está fazendo, tenha em mente que você só será bem-sucedido se estiver fazendo aquilo com que tem afinidade. Definitivamente, não escolha uma profissão porque ela “dá mais dinheiro” que a outra! O retorno financeiro será a consequência de um trabalho bem-feito. Não deixe que escolham por você! Escolha um caminho que esteja alinhado aos seus interesses e afinidades.

3

4

Defina suas metas. De nada adianta ter escolhido a profissão e não conseguir passar no vestibular ou não se dar bem na prova do ENEM. Estude diariamente, faça planejamento daquilo que você ainda não sabe e precisa revisar. Potencialize aquilo que você tem de melhor. Nada chega a nós de graça ou sem esforço. Dedique-se a conseguir o que você deseja para seu futuro. Lembre-se da máxima: você estará exatamente onde você se colocar!

5

Não tenha medo de errar. Se, no fim das contas, após todo esse processo, você descobrir que não era nada disso que você queria, não tenha medo de mudar! Refaça sua rota! Você não está sozinho nessa caminhada! Não será o primeiro, nem o último a ter que redefinir uma escolha que não foi assertiva. Agora, se você acertou, se jogue! Faça sempre o seu melhor e seja feliz com o que você escolheu!

O segredo de progredir

é começar!

√ Coaching Educacional e Vocacional √ Kids Coaching √ Life Coaching bre a Dúvidas so ofissão? pr escolha da

√ Consultoria para Escolas

m todas A Realize te ntas para as ferrame decidir! te ajudar a

SAIBA MAIS >>>

Realize Soluções Educacionais

(31) 99532-7189 - Renata Ribeiro • (31) 99185-2909 - Daniela Chaves

21


fa l a , m e s t r e ! Ronnie Lourenço, Diretor pedagógico do Colégio Olimpo BH

Pode ser que muitos digam que as dicas a seguir são óbvias demais. “Todo mundo sabe o que zera a Redação do ENEM!” Mas, se todos sabem, por que o número dos que zeram a prova é tão alto? Em 2018, foram nada menos que 112.559 candidatos! Veja a seguir, de maneira sucinta, os motivos para uma prova de Redação do ENEM levar ZERO! • Se o aluno escrever 7 linhas ou menos, o seu texto será considerado insuficiente e obterá a menor das notas possíveis. • Outro ponto que elimina automaticamente o candidato é a fuga ao tema: de nada adianta fazer uma excelente redação sobre “fome” se o tema é “educação no Brasil”. • O texto para a redação do ENEM tem que ser dissertativo-argumentativo. Provavelmente alguns candidatos chegam ao dia do Exame sem saber ao certo o que é isso, pois conseguem escrever algo que não disserta nem argumenta! • Os textos motivadores, como a denominação indica, servem para motivar o redator a escrever... outra coisa que não seja o texto motivador. Há casos em que se copia integralmente esses textos, operando-se um verdadeiro Ctrl+C e Ctrl+V a caneta. • Redação de ENEM é uma coisa, conversas descontraídas entre jovens é outra. Alguns candidatos parecem não ver diferença entre os estilos e colocam palavras de baixo calão em seus textos. Palavrões geram nota zero. • Pede-se que a redação do ENEM seja escrita predominantemente em língua portuguesa. Um texto com mais da metade de seu conteúdo (ou até integralmente – isso já aconteceu!) em outro idioma significa desclassificação. • Finalmente, depois de um texto que merece estar no páreo, a pessoa coloca seu nome, apelido ou assinatura fora do local claramente designado na prova. Esse é o fator extratextual que pode acabar com qualquer pretensão do aspirante a uma vaga no Ensino Superior via ENEM. Então, mais uma vez, batemos nessa tecla, que pode parecer desnecessária, mas o alto índice de redações zeradas mostra que não é. Tenham isso em mente e boa prova!

22

#1 • mai/jun • 19


a CRASE Costumo brincar que tenho um superpoder: identificar a crase corretamente. Sem dúvida, essa é uma das mais comuns dúvidas de português, que motiva muitos erros. Para começo de conversa, “crase” não é o nome do acento, e sim o do fenômeno indicado pelo acento. A palavra vem do grego krásis, que significa “fusão”. Aquele sinal que desce da esquerda para a direita, o “`”, é chamado “acento grave”. Ele indica a fusão da preposição “a” com o artigo feminino “a” ou com o pronome demonstrativo “aquele” e suas variações. Quando o “a” preposição se encontra com o “a” artigo, ocorre a crase: Vou à loja fazer umas comprinhas. Pode parecer que, em vez de “fusão”, “crase” deveria significar “confusão”, mas na verdade não há tanto mistério, desde que você se disponha a pensar um pouco sobre o que escreve e identificar se tanto a preposição quanto o artigo feminino estão ali. Se acha difícil entender isso, não se desespere. Você pode evitar os vexames mais comuns simplesmente deixando de usar crase antes de verbos e de palavras masculinas. Se for capaz de seguir essas duas simples orientações, nunca mais vai despertar a vergonha alheia com “Graças à Deus”, “Festa à partir das 19hs”, “Comecei à fazer ginástica”, “Está tudo certo em relação à seu pedido”, “Parabéns à você” e tantas outras marmotas que lemos com impressionante regularidade

em cartões, cardápios, placas, mensagens de Whatsapp, postagens de Facebook e até na imprensa. Como, nesses casos, não existe a possibilidade da presença do artigo feminino “a”, nunca haverá crase – salvo se a preposição coincidir com o “aquele” e suas variações, mas essa particularidade fica reservada para um texto futuro. Por ora, concentre-se em não usar crase antes de verbo ou palavras masculinas. É claro que o macete não é uma solução boa, ou mesmo uma solução simplesmente. Quem consegue aplicar um macete somente dá a impressão de ter um conhecimento que não tem efetivamente. Assim, as orientações apresentadas neste texto devem ser vistas mais como um alerta de perigo do que como uma orientação de uso. Quem sente a necessidade de entender de fato o uso do acento grave deve sempre estar atento à confluência da preposição “a” e do artigo definido feminino. Quem não sente essa necessidade pode achar que isso não é importante, mas estará enganado: provavelmente produzirá textos que expressam conteúdos diferentes dos pretendidos e entenderá incorretamente frases escritas por outras pessoas – sem se dar conta, lamentavelmente, disso.

Guilherme Lentz é professor de Língua Portuguesa e Literatura

23


e n t r e v i s ta

Ele é um dos mais respeitados ilustradores do Brasil. É aqui de BH, criador do Valente e autor de Laços, história que virou o primeiro filme live action da Turma da Mônica, que estreia em breve nos cinemas. A gente conversou com ele, olha só:

O que você mais gosta de fazer quando não está desenhando? Ler revistas em quadrinhos. Se você não fosse ilustrador, seria o que? Escritor. Atualmente, eu até gosto mais de escrever do que de desenhar. A gente sabe que o Homem-Aranha é seu personagem favorito. Por quê?

A graphic novel Laços, que Vitor ilustrou e escreveu junto com a irmã Lu, virou filme e chega em junho nos cinemas! Acima, capa da graphic e, ao lado, cartaz do filme.

24

#1 • mai/jun • 19

Eu leio mensalmente os quadrinhos do Aranha desde que tinha sete anos. Isso me acompanhou pela minha vida inteira. Posso dizer, sem exagero, que muito de quem eu sou hoje, minha personalidade e dos meus valores, eu aprendi nas histórias desse personagem. Nas boas histórias do personagem. Pra mim, sempre foi uma questão de identificação. Ver o Ara-


nha tendo forças pra lidar com os problemas dele me dava força para lidar com os meus. Como está sendo ver a Laços ir para os cinemas? No início fiquei bem apreensivo. Não dava pra ter ideia de como seria isso, já que nunca tinha sido feito nada parecido no Brasil. Mas agora, depois de acompanhar todo o processo, essa apreensão virou só uma expectativa boa, misturada com uma sensação de orgulho muito grande. O melhor filme de super-heróis: Homem-Aranha no Aranhaverso. O pior filme de super-heróis: Liga da Justiça. Comida preferida: Hambúrguer. Lugar preferido em BH: Praça da Liberdade. Um ídolo vivo: Bill Watterson.

O Homem -Aranh desenho lindão aía é o personagem preferido do Vit or (esse foi ele que fez) Um ídolo morto: Steve Ditko. Quando eu era adolescente, do que eu mais gostava era… Encontrar meus amigos no sábado e ir pro sítio do meu pai no domingo. Quando eu era adolescente, o que eu mais detestava era... Sofrer bullying na escola. Um conselho para os leitores da Mundo Z: Seja autêntico e abrace quem você é.

O Valente (você precisa conhecer se não conhece!) é ídolo da galera. Esse ano Vitor está produzindo o sexto e último livro do personagem, que é publicado pela Panini e tem histórias incríveis e aventuras emocionantes!

25


ta m o j u n to Anna Cláudia Eutrópio é psicóloga e doutora em educação.

A escola é um grande ponto de encontro, de paqueras, amizades, relações sociais dos adolescentes. Lembro de uma técnica que trabalhei com jovens em oficinas: redografia. Cada estudante deveria mapear sua rede de relações sociais seguindo alguns eixos: família, escola ou trabalho, amigos, outros (bairro, clubes, igreja, etc). Muitos vieram me perguntar o que fazer, ao perceberem que os nomes que listavam em amigos se repetiam em escola.

te parar n a t r o p im é (...) scolher os e e r a s n e p pra cais para lo e s o t n e m mo carinho o s s o n r a s s e r exp apaixonado.

É inegável o papel da escola enquanto “organizadora” da rotina e espaço privilegiado de socialização, formação e interação entre os adolescentes. Pois bem, se a escola é também (digo também, porque a escola tem como função primordial o ensino e aprendi-

26

#1 • mai/jun • 19

zagem, mas não se esgota nisso) um local de encontro e socialização, não teria como imaginar que namoros, rolos e ficadas não aconteceriam nesse espaço. A questão se complica quando um casal está um pouco mais, digamos, animado, e se esquece que está em um local público, onde circulam pessoas de várias idades, com diferentes valores e compreensões do mundo. Vamos pensar de um outro jeito: por exemplo, alguém vai de biquini à Igreja? Não. Alguém vai de terno na praia? Não. Exatamente porque as regras e convenções sociais normatizam comportamentos, vestimentas, posturas e, como não poderia deixar de ser, relações. E essas regras não estão escritas em nenhum lugar, porém estão no “ar” e nos marcam. Não vou entrar num papo careta de não vale ficar, não vale namorar, não vale nada na escola. Não é isso. Mas tem carinhos e demonstrações de afeto que são sinal de intimidade e proximidade entre um casal e, assim sendo, devem ser reservados para os momentos de privacidade desse casal. É comum a empolgação tomar conta, pois, muitas vezes nosso corpo e coração estão sentindo algumas emoções que nem nós mesmos conhecíamos. Porém, é importante parar pra pensar e escolher os momentos e locais para expressar nosso carinho apaixonado. Paixão é tudo de bom e acho essencial! E tem hora e lugar!


Você escreveu uma coisa legal? Vem mostrar pra gente! Tem alguma dica boa? Vem dividir com a gente! Desenha bem? Vem divulgar com a gente!

A MundoZ quer ser um espaço de divulgação de talentos juvenis e o veículo para mostrar o que a galera entre 14 e 18 anos aqui de BH tem de melhor! Professores e educadores, vocês também são muito bem-vindos: escrevam, sugiram, comentem! Suas contribuições são fundamentais para a construção da MundoZ.

mundoz@giria.com.br - @revistamundoz

27


o el) é d8º p a p do e em (grafit entz , aluno io. e t r a Essa Guerra L nto Antôn Lucas o Colégio Sa ano d ? a aquiil r b o a ma er su Quer v a pro nosso ecom .br) com Mand doz@giria . e escola ! (mun , foto, idade nome


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.