Revista MundoZ n.3

Page 1

mundoz

E NTUD JUVE A UR CULT R E Z LA LA O C S E ! MAIS E BEM

Não recomendada para maiores de 18 anos. Belo Horizonte . n.3 . out/nov . 2019

DE OLHO NO

FUTURO Novas habilidades, novos jeitos de trabalhar, novos tipos de profissão. Tudo isso já está acontecendo e, quando você se formar, muita coisa já vai ter mudado no mercado de trabalho. Vamos pensar um pouco sobre isso?

FA L A , M O Ç A DA !

TA M OJ U N TO

FA L A , M E S T R E !

Sua obra pode aparecer por aqui e ser vista por muita gente!

Um amigo tem que ser pra toda hora e por todo o tempo?

Dicas super importantes para a reta final do ENEM.

5

20

24

1


2

#3 • out/nov • 19


E D I TO R I A L Ok, ok, já entendi. Você está cansado, doido pra entrar de férias, nervoso com ENEM... Então, pra relaxar, procure aí embaixo 5 MundoZ’s espalhadinhas no mundo do Wally e fica tranquilo: vai dar tudo certo :)

A gente é offline mas tem Instagram! Segue aí: @revistamundoz A Mundo Z é uma publicação periódica desenvolvida pela Gíria Design e Comunicação, de Belo Horizonte, Minas Gerais. Editora responsável: Carolina Lentz. Foto da capa: banco de imagens. Distribuição gratuita para alunos (9º ano EF a 3º ano EM) e educadores das melhores escolas de BH. Para anunciar, opinar, apoiar ou contribuir, entre em contato com a gente: mundoz@giria.com.br • (31) 3222-1829. © Gíria Design e Comunicação 2019. Todos os direitos reservados.

3


O Q U E TE M AQ U I FA L A , M O Ç A DA ! Você também pode ter seu texto autoral ou arte publicados por aqui!

5

20

TA M OJ U N TO Amigo é pra toda hora e pra toda fase?

19

18

CO N C U R S O O O ! ! ! Vem vem o vencedor do último que levou Eddie com os amigos!

8

F U T U R O H OJ E Cultura de Inovação: você sabe o que é?

N E S S A C A PA Profissionais e profissões do futuro: está na hora de pensar sobre esse assunto!

24

FA L A , M E S T R E Dicas boas de estudo para a reta final do ENEM (e para outras provas também!

O L H A I SS O ! Conheça o projeto Força, Meninas!, uma iniciativa incrível de empoderamento de meninas adolescentes.

4

22

#3 • out/nov • 19


FA L A , M O Ç A D A !

a obra dnda é o h ira esen Esse dlia Torres M nos, a 5 1 í , c Ce liveira gio de O a do Coléo. alun o Antôni Sant

5


FA L A , M O Ç A D A !

Poema de autoria do Davi Antunes Bueno, aluno do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Santo Antônio o

strat

o ab re alg

P

R A T E O

J A I V ,

. . . AR

ob ver s sto Escre ifícil... i nefa u d m o É tã ntos undo m m pensame alto u m b E a de co ores De fl pintados el? ív s Todo lgo previs do alto. a n Será ou pensa t s e Só rte ar é a t e o P o Arte, não? oraçã e c u o o Sim rito com té Mart visão c a Se es nte viaja undo sua e m E a m ando do t a r t Re aso m ao ac caso a r e c a r e e nt pa Já re tudo aco verso m ? o m s Com o com u r desca o vores d e ár z n Qua arece fa ervar as s p b são? E ele taram o ua vi s s n a Já te nhar nel ste e ta E des co já can vrão? i la r Em lí iu um pa r a s pacta m i Mas e t am evar -se l tos poss e x i e en ,d o Sinta ue tais v o é levad q r e a Deix um páss oar v o Com contra a r? n a o e E se lguém vo é pensad a e ade Pode oo sempr iberd as l m a v ras am Meu se ch m como b e u q a as, queim onhos as as Noss e nasçam nossos s u s Pra q seguimo cortadas o o ã Entã s logo S a l a” Ou e orelh m e s o“ como ostrar m a“ i s As e m inha telh d longe a i r s i a a m t s m Go em strela e e “dá O qu o vou da ar. d do m n n a u f o Qu r ais p Ao m

6

#3 • out/nov • 19


FA L A , M O Ç A D A !

Essa aquarela quem fez foi a Cecília Viana Cobério Terena, 16 anos, aluna do 2º Liceo (1º ano do EM) da Fundação Torino

7


FA L A , M O Ç A D A ! Texto das gêmeas Isabela e Fernanda Diniz, alunas do 2º ano do EM do Colégio Sagrado Coração de Maria.

CONTRASTES DAS BOLHAS SOCIAIS DE BH Em BH existem duas bolhas de realidades diferentes: uma das pessoas que são fluentes em línguas estrangeiras e vão ao cinema todo mês, e outra das pessoas que precisam se preocupar com os afazeres domésticos e com o trabalho ou com os cuidados do irmão menor. Nós estávamos na segunda, até que conseguimos, em 2016, em busca de uma educação melhor, uma bolsa integral em uma escola particular da zona sul, graças a uma prima funcionária da escola que nos ajudou muito. Então, ao longo de quatro anos estudando no Colégio Sagrado Coração de Maria, indo de uma bolha para a outra todo dia, percebemos três choques de realidades principais que nos transformaram completamente. O primeiro deles foi o choque com as diferenças financeiras evidentes. Como disse o chavoso da USP (um favelado negro estudante da Universidade de São Paulo) “uma coisa é você ver a riqueza nas novelas da Globo, outra é vê-la de perto. E não poder tê-la.” Foi exatamente o que aconteceu com a gente. Por que a gente sabia que existiam pessoas que tinham seus aviões particulares, mas é diferente quando se convive com essas pessoas enquanto se tem tão pouco e ainda sabendo que existem pessoas com bem menos. E isso ainda foi pior porque logo em 2016 nós passamos por uma crise, que abalava o Brasil todo, mas parecia não influenciar nossos colegas que continuavam a brincar com comida, e a fazer as mesmas coisas que sempre fizeram. O segundo choque foi em relação aos privilégios. Pode até parecer meio clichê, mas é muito difícil ver as pessoas realizando nossos maiores sonhos num piscar de olhos. E até a gente entender que algumas pessoas simplesmente podem fazer coisas que se a gente puder fazer,

8

#2 • out/nov #3 jul/ago • • 19 19

vai ser daqui a muito tempo e bem mais difícil, foram alguns bons dias chorando. Vemos pessoas tendo fácil acesso a educação, saúde, esporte e cultura, com anos de vantagem em relação a nós e às pessoas de nosso meio. É muito difícil lidar com isso. Ao mesmo tempo, isso faz a gente reconhecer quão privilegiadas somos. Por que por mais que tenhamos que atravessar 15 km da Zona Norte a Sul enquanto nossos colegas atravessam a rua, a gente faz isso de carro, todo dia. Lembrar daqueles que têm menos oportunidades que nós, depois de tudo isso, nos faz sentir até mal simplesmente por ter o que temos.

s, como Coisas simple ma escola frequentar u e zer waffles fa u o , a ic l b ú p te completamen o ã s , ie n w o br uns e normais pra pra outros. incogitáveis

Por último, foi o impacto com mentalidades diferentes. Convivendo com as duas realidades a gente percebeu todo um estilo de vida, de pensar e de agir distintos. Coisas simples, como frequentar uma escola pública, ou fazer waffles e brownie, são completamente normais pra uns e incogitáveis pra outros. Dentre todas, essas diferenças fo-


FA L A , M O Ç A D A ! ram com certeza as mais fáceis de lidar, mas mesmo assim ainda foram capazes de nós influenciar a ponto de transformar a nossa mentalidade, fazendo com que, hoje prefiramos analisar certos pontos sem nenhuma das duas visões de mundo exclusivamente, mas com um conjunto delas. Mas, apesar de todas as dificuldades, ir pro Sagrado nos permitiu viver experiências que jamais viveríamos se nunca tivéssemos saído da nossa bolha social. Conviver com realidades diferentes mudou nossa forma de pensar e nos fez evoluir como seres humanos. Além disso, nós conhecemos pessoas que levaremos, pelo me-

nos suas histórias, conosco. E hoje, depois de tomar consciência e passar por tudo isso que passamos, se tivéssemos que voltar atrás, faríamos exatamente as mesmas escolhas.

ei, jovem e scritor, pin tor, desenhista! Compartilhe com a gent e seu talen to! Mande sua obra pra n ós:

mundoz@gir

ia.com.br assunto: fa la, moçada ! Esse desenho em grafite é da Sofia Grossi, aluna do 9º ano do Colégio Santo Antônio

9


N E S S A C A PA

PROFISSÕES DO >>>>>

10

#3 • out/nov • 19


Com o avanço tecnológico e os novos modos de consumo, as demandas da sociedade mudam todos os dias e, com elas, os serviços e produtos que vão guiar as carreiras nos próximos anos Se há dez anos atrás os influenciadores digitais começavam a surgir por aí e quase ninguém acreditava que, um dia, essa poderia ser uma profissão, hoje em dia isso não é só uma realidade, como também é a aspiração de muita gente. Youtubers, instagramers e blogueiros (sim, eles ainda existem) acumulam milhões de seguidores e criam conteúdos variados todos os dias, provando que o mundo do trabalho muda constantemente e novas profissões surgem a cada dia. Os conceitos de trabalho e carreira já não são mais os mesmo e os profissionais atuais parecem estar enfrentando dificuldades em se adaptar a essas novas realidades. “Está havendo uma grande mudança na interpretação do que é trabalho, que era algo que tinha a ver com rigidez, privação de liberdade. Quando a gente olha o novo cenário, a gente vê que há uma flexibilidade muito maior”, aponta Lucas Parisi, que é cofundador de uma plataforma de recrutamento pelo Grupo Selpe, de soluções e consultoria de Recursos Humanos.

11


N E S S A C A PA Uma das grandes diferenças que Parisi exemplifica neste novo contexto é que, em muitos casos, as pessoas já não trabalham naquela profissão em que se formaram – e isso não é um problema. Para ele, é primordial compreender que a carreira não é mais uma linha reta. “É cada vez mais necessário trabalhar por um modelo mental saudável que entenda que o aprendizado é um processo contínuo”, aconselha.

FORMAÇÃO DE BASE

Existem vários estudos sobre quais são as tais ‘profissões do futuro’ (veja mais à frente), mas para o diretor geral de ensino do Olimpo, Rodrigo Bernadelli, essa não deve ser a preocupação principal de quem está prestes a tentar o vestibular. “Na hora de escolher a profissão, o aluno tem que pensar que essa profissão vai ser exercida no mercado futuro e é muito difícil adivinhar o que vai acontecer”, orienta Bernadelli.

focar no e t n ta r o p im é mais e habilidades d o t n e im lv o desenv portantes im o ã s e u q básicas, issão, como f o r p r e u lq a para qu liderança, e d e d a id c pa ca trabalho e d e o ã ç a ic de comun em grupo.

O diretor aconselha que é mais importante focar no desenvolvimento de habilidades básicas, que são importantes para qualquer profissão, como capacidade de liderança, de comunicação e de trabalho em grupo (veja mais no quadro ao fim da matéria). Ele ainda lembra que as maiores universidade do mundo como Yale, Harvard e Stanford enfatizam os cursos de base e são mais voltadas para a “formação” do que para a “informação”.

TRABALHANDO COM ROBÔS

Mais de 100 milhões de novas funções devem ser criadas até 2022, como diz um relatório divulgado esse ano a partir das discussões do Fórum Econômico Mundial. Segundo os especialistas, os grandes motivos para isso são o desuso de trabalhos atuais por conta da automatização e a criação de novas demandas, serviços e empregos pelas novas tecnologias. Isso quer dizer que, sim, muitos empregos atuais poderão ser substituídos por robôs, mas novas funções também serão criadas como consequência da tecnologia. “Cada vez mais a

12

Rodrigo Bernadelli, Diretor Geral de Ensino do Olimpo

#3 • out/nov • 19


Samara Leal, coordenadora estratégica dos cursos de Tecnologia da Informação do Uni-BH gente interage com robôs e chat bots. É uma questão de aceitação e mudança de paradigma. Muitas pessoas vivem na zona de conforto, é muito cômodo, mas a gente não vive mais no mesmo mundo, tem que adaptar”. A dica é da coordenadora estratégica dos cursos de Tecnologia da Informação da Una e do UniBH, Samara Leal.

A BIG DATA QUE TUDO VÊ

Embora seja um grande desafio apostar em quais serão as profissões do futuro, uma coisa é certa: a maioria delas estará ligada ao mundo digital e à tecnologia. Por isso, muitos levantamentos citam Gerentes de E-commerce; Designer de Experiência do Usuário, Especialista em BI (Business Intelligence); e Gerente de SEO (Search Engine Optimization). De modo geral, essas profissões estão relacionadas com um conceito que já é uma realidade: a Big Data. “É um dos mercados com maiores oportunidades. Hoje são muitos dados vindos de diferentes partes a todo tempo, então é preciso conseguir extrair conhecimento dessas informações”, explica Samara. A coordenadora ainda destaca que a informação é hoje o bem mais valioso das empresas e, por isso, são fundamentais os profissionais capacitados para desenvolver softwares de captação, assim como aqueles que saberão interpretar esses dados.

continua >>>

13


14

#3 • out/nov • 19



N E S S A C A PA 4 profissiões do futuro • Gerente de SEO: Esse profissional supervisionará as propriedades de otimização das páginas para motores de busca. Ele vai garantir, por exemplo, que o site de uma empresa obedeça as boas práticas do setor para conseguir uma boa colocação no Google para a procura de determinadas palavras-chave. O salário médio varia de R$ 4,5 mil a R$ 12 mil.

big data É um con junto de dados ext remamen te amplo, baseado em três c onceitos: Volume, V ariedade e Velocid Um analis ade. ta de Big Data deve conseguir cruzar e analisar informaç ões de div ersas fon tes.

• Cientista de dados: É a função de quem vai analisar a Big Data para interpretar informações importantes para a empresa. Ele vai usar esses conhecimentos para que sejam criadas diferentes soluções de negócios. O salário varia de R$ 9 mil a R$15 mil. • Analista de BI (Business Inteligent): O analista de BI trabalha em conjunto com o cientista de dados. Ele vai utilizar as informações disponibilizadas para entender os comportamentos de consumo e aprimorar as estratégias de negócios da empresa. O salário médio de um analista de BI pode variar entre R$ 5 mil a R$15 mil. • Designer especialista em User Experience: A preocupação com a Experiência do Usuário cresce cada vez mais dentro das grande empresas. A ideia é propiciar a melhor experiência possível para o cliente em diversos produtos e serviços, online e offline. Um designer especialista em UE pode ganhar cerca de R$ 8 mil

16

#3 • out/nov • 19

COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS A Base Nacional Comum Curricular estabelece algumas competências e habilidades que são fundamentais para o sucesso profissional em qualquer área. São elas: 1- Conhecimento 2- Pensamento científico, crítico e criativo 3- Repertório cultural 4- Comunicação 5- Cultura digital 6- Trabalho e projeto de vida 7- Argumentação 8- Autoconhecimento e autocuidado 9- Empatia e cooperação 10- Responsabilidade e cidadania


17


FUTU R O H OJ E Bruno Horta é coordenador na Cultura Inglesa em Belo Horizonte, onde faz parte da equipe de implantação do projeto Google For Education

CULTURA DE

INOVAÇÃO

Para alcançar sucesso no século XXI, um aluno precisa de muito mais do que os conteúdos ensinados em uma sala de aula tradicional. Estamos falando sobre novas competências voltadas para a solução de problemas, as quais envolvem habilidades de comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico. E é o desenvolvimento dessas novas habilidades que irá garantir o protagonismo do aluno em um mundo cada vez mais tecnológico. Hoje em dia simplesmente ser um nativo digital – ou seja, ter nascido e crescido em uma era tecnológica – não necessariamente significa que esse aluno tenha ou seja capaz de transferir suas habilidades digitais para um ambiente educacional e/ou profissional. Tendo isso em mente, a Cultura Inglesa está atenta a esse novo mundo de inovações tecnológicas constantes e cada vez mais rápidas, as quais tornam necessárias novas práticas de ensino. E é justamente aí que entram em cena projetos inovadores como o Google for Education. Além de uma revolução em ferramentas de pesquisa virtual, a Google está transformando a educação com aplicativos gratuitos e laptops de baixo custo, os chromebooks. Por meio de

18

#3 • out/nov • 19

contas especiais G-Suite, totalmente seguras e livres de propagandas, educadores podem criar oportunidades para que seus alunos desenvolvam novas habilidades, desafiando-os a utilizarem ferramentas que fomentam a colaboração, a criatividade e que os estimulam a pensar criticamente. Dentre elas, há aplicativos de edição de texto, administração de e-mail, criação de apresentações, gravação e edição de vídeos, construção de sites, chamadas em videoconferência, armazenamento em nuvem, e muitas outras. Além disso, através de

Para alcan ça no século r sucesso XX precisa de I, um aluno mu do que os ito mais co ensinados nteúdos em de aula tr uma sala adicional.


uma sala de aula virtual, o Google Classroom, alunos e professores podem estar continuamente conectados por meio de computadores ou dispositivos móveis, estendendo a sala de aula física para um ambiente de troca de ideias, conteúdos, discussões e gerenciamento de tarefas. Enfim, um espaço ideal para a construção colaborativa de conhecimento. A Cultura Inglesa, escola com 78 anos de experiência no ensino de inglês, orgulha-se de sempre ter acompanhado inovações tecnológicas aplicadas ao ensino desse idioma. Seja com os retroprojetores em um passado recente ou a realidade virtual nos dias atuais, inovar sempre foi um dos principais objetivos dessa

CO N CU RSO O O!!!

instituição. Com isso, tornar-se a única escola de inglês de Minas Gerais parceira Google for Education representa a sequência de um trabalho comprometido e voltado para a busca do que há de mais moderno e relevante para o seus alunos. Para Sundar Pichai, CEO da Google, a tecnologia pode ser uma peça importante para melhorar a educação no mundo. Dentro dessa perspectiva, a Cultura Inglesa alia toda a sua tradição e experiência no ensino de inglês ao que há de mais inovador no cenário educacional, oferecendo um ensino de qualidade em consonância com as demandas de um mundo em constante transformação.

Parabén s, Julia!

A Julia foi a vencedora do concurso da edição passada.. Sobre “Amizade” ela nos mandou a selfie acima e o texto: “Como podem ver na foto, esse nosso sorriso no rosto representa nossa alegria e gratidão por saber que temos umas às outras independente de qualquer coisa! Estamos sempre nos divertindo, almoçando juntas (principalmente no Eddie) e o mais importante, nos ajudando sempre. Todo mundo deveria ter uma amizade especial e unida como a nossa, porque é uma amizade para a vida toda que colecionamos momentos todos os dias e assim construimos uma história magnífica com momentos inesqueciveis. Essas pessoas que te tiram um sorriso sincero e espontâneo quando você chega a pensar que tudo está perdido... essas sim são as verdadeiras!

Por Julia Guimarães Motta, 2º ano do EM, Colégio Santo Agostinho - Nova Lima

19


TA M O J U N TO Anna Cláudia Eutrópio é psicóloga e doutora em Educação. Sempre fomos um grupo de 4 amigas. Tenho achado que elas estão mais próximas entre si e que estou sendo excluída. Estou arrasada. O que faço? Pergunta enviada por I. S. A. F.*, de 16 anos. As amizades são vínculos que podemos escolher, ao contrário, por exemplo, da família. E essa possibilidade de escolha, tão própria das amizades, também gera inseguranças. Será que estou sendo escolhida por minhas amigas? Por outro lado, essa possibilidade de escolha também é libertadora: posso escolher ser amiga de quem combina comigo e que tem afinidades com meu jeito de pensar e viver. É

20

#3 • out/nov • 19

aquele ditado: “amigos são a família que a gente escolhe”. Sentir-se excluída é uma dor enorme. A gente começa a pensar o que fizemos de errado, se há algum problema com a gente... E nesses pensamentos é comum ficarmos cada vez mais tristes e irmos, sem perceber, também nos distanciando das nossas amizades. E aí, começa um ciclo vicioso em que não sabemos mais quando começamos a nos sentir excluídas e quando começamos também a nos recolher, por medo da exclusão... O que tenho observado muitas vezes são grandes mal-entendidos. Alguém estava num dia ruim, deu uma resposta um pouco mais atravessada, ou mais grosseira e aquilo vira uma situação maior do que precisaria. Amizades devem ser cuidadas, regadas, preservadas. E sabe como? Com diálogo franco e sincero,


am ser is c e r p o nã Amizades mudar. m e d o p prisões, e s que são ssoa Assim, pe a vida, d e s a f uma amigas n er mais amigas ão s podem n nto. e m o m o em outr partindo sempre do modo como você está se sentindo. Atacar gera sempre defesa. Dizer dos sentimentos gera compreensão. Tente conversar com suas amigas, começando a frase com “Eu me sinto...” , e veja como elas respondem. Prefira sempre uma boa conversa ao invés de

Queremos te ouvir! >>>

indiretas nas redes sociais. Amizades que valem a pena são aquelas em que a gente pode ser a autêntica e falar como está sentindo. Amizades não precisam ser prisões, e podem mudar. Assim, pessoas que são amigas numa fase da vida, podem não ser mais amigas em outro momento. Entretanto, é importante ter responsabilidade afetiva e conversar com a pessoa sobre o que tem te incomodado e como você tem se sentido. Muitas vezes os mal-entendidos podem ser superados. Por outro lado, outras pessoas existem e você pode fazer novos amigos e aprender com essa situação sobre você mesma, sobre seus sentimentos, sobre o que você valoriza, sobre como quer conduzir suas amizades e crescer com essa experiência. Tudo sempre é “para amadurecer a semente!” *Identidade preservada a pedido da adolescente.

E te ajudar no que a gente puder. Mande sua pergunta para mundoz@giria.com.br. Se quiser, a gente preserva sua identidade ;)

21


O LHA I SSO! Exposição linda e de graça

Você tem até dia 18 de novambro para visitar a exposição Paul Klee – equilíbrio instável, lá no CCBB, na Praça da Liberdade. A mostra reúne, pela primeira vez na América Latina, mais de 100 obras do suíço Paul Klee (1879-1940). A exposição conta com 16 pinturas, 39 papéis, 5 gravuras, 5 fantoches e 58 desenhos, além de objetos pessoais do artista, que transitou por diversos estilos, como o Cubismo, o Expressionismo, o Construtivismo e o Surrealismo. Não conhece? Tá aí então uma excelente oportunidade para conhecer a obra dessa figura tão fundamental na história da arte moderna. Onde: Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade. Quando: Até 18/11/19, de 10h às 22h. Entrada franca!!!

er!!! w o p l r i g l Rea

com foco educativa a rm fo ta uma pla ENINAS é M A ucadores. Ç R O ra que OF , pais e ed s o n a eninas pa 9 1 m a r a 6 it e c d a p as petênvo de ca em menin nto de com m o objeti e te im a lv o rm v fo n XI a ese A plata o século X partir do d ra a a p ro is tu ia fu mo ais. ades cruc elas lidere blemas re is e habilid ro a p n e io d c o o ã m ç is, e a resolu sinancias socia eninas en e abordam m u r q s ra o e fi d a o s p e jeto é em o e como partir de d são do pro r quem sã e is b m a l s a a ip c o ma rã A prin ara criar u e as ajuda p u s q a s e o d d a n abilid l, capacita do-lhes h u potencia e s o o d to prol do expressar iativas em o. d ic n in u e m s o a n mudança s, program inas! s parceria a s a ri o das men á v in in m São fe l otencia to. ento do p cer o proje fortalecim e h n o c a n r a pe Vale supe mais: ixo e saiba a b m e í a Visite

com.br

22

ninas. e m r f . w ww


Você escreveu uma coisa legal? Vem mostrar pra gente! Tem alguma dica boa? Vem dividir com a gente! Desenha bem? Vem divulgar com a gente!

A MundoZ quer ser um espaço de divulgação de talentos juvenis e o veículo para mostrar o que a galera entre 14 e 18 anos aqui de BH tem de melhor! Professores e educadores, vocês também são muito bem-vindos: escrevam, sugiram, comentem! Suas contribuições são fundamentais para a construção da MundoZ.

mundoz@giria.com.br - @revistamundoz

23


FA L A , M E S T R E ! Ronnie Lourenço, Diretor pedagógico do Colégio Olimpo BH

24

#3 • out/nov • 19


E mais uma vez a proximidade do Enem faz Faça uma v com que os candidatos apostem todas as suas aria nos método ção fichas na melhor preparação possível. A seguir, s nas aborda e algumas dicas para aumentar ainda mais as ge chances de aprovação. estudo pode ns: o s Mesmo fazendo parte de uma excelente contraprod er uc instituição de ensino, tendo à disposição os se a mente ente o melhores professores e o melhor material, c o n s id erar tedioso há algumas coisas que o vestibulando pode . fazer para potencializar ainda mais o seu desempenho. Partindo do princípio do condicionamento, estabelecer uma rotina de estudos é sempre uma boa ideia: um cronograma bem elaborado pode ser a diferença entre uma ótima preparação e uma preparação excelente! A palavra-chave é, sem dúvida, organização. A primeira coisa é ter em mãos um caderno, agenda ou planner: nunca confie na memória para fazer o seu checklist – ela já vai ter bastante trabalho para assimilar as matérias. É importante dar prioridade às matérias que pareçam mais difíceis, elencando os trechos de maior complexidade. O local de estudo também é fundamental para aumentar a capacidade de aprendizado: um cenário em que haja o mínimo de distrações. Celular desligado, e nada de vídeos e textos “alienígenas”! Não é necessário dizer – mas dizemos mesmo assim – que ter disciplina é imprescindível: estabeleça regras e obedeça-as! Cada pessoa tem suas particularidades quanto ao melhor horário de estudos. Descubra qual é o seu e de maneira nenhuma estude quando deveria estar descansando: respeite seu relógio biológico e não force a própria barra! Nada de estabelecer metas absurdas. Estabeleça datas-limite para cada grupo de assuntos. Faça uma variação nos métodos e nas abordagens: o estudo pode ser contraproducente se a mente o considerar tedioso. Um dia de leituras, outro de exercícios, alternadamente, e o cansaço se manterá distante. Avise os familiares e aos amigos que você não deve ser interrompido. E, sobretudo, expulse a preguiça do quarto de estudos. Finalizando, falemos do óbvio: durma o suficiente, alimente-se corretamente, não abra mão do lazer nem das atividades físicas, não se sobrecarregue e, claro, beba bastante água! Como o talento não pode prescindir da sorte, que a sua seja boa!

25



27



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.