1 minute read

LISTA DE FIGURAS

Next Article
CAPÍTULO 3

CAPÍTULO 3

comercial no Oriente. Apenas quando a Espanha descobre metais preciosos em sua porção do território, que a colonização passa a ser interessante do ponto de vista econômico para Portugal. Em 1521, D. João III, ao assumir o trono português vislumbra a possibilidade de efetivar a colonização visando encontrar metais preciosos em seu território e evitar a perda do mesmo para outras nações, como por exemplo a França, que possuía corsários rondando o litoral brasileiro. O processo de povoamento começa em 1530 com a expedição de Martim Afonso de Sousa que iria conduzir a posse definitiva do Brasil.

Em 1532, o Rei manda que Martim Afonso de Sousa demarque as terras litorâneas e doeas em capitanias de cinquenta léguas. O processo de doação de terras ficaria conhecido como “Capitanias hereditárias” efetivado apenas em 1534. As capitanias tinham o objetivo de garantir a posse e defesa do território promovendo o povoamento ao longo da costa.

Advertisement

Apenas algumas Capitanias prosperaram, sendo uma delas a Capitania de São Vicente. Dessa forma o litoral brasileiro não foi ocupado em sua totalidade, a sua dimensão fez com que fossem escolhidos locais com condições vantajosas, tais como a possibilidade de atracação de embarcações e comerciais levando-se em conta os aspectos climáticos. Em cada um dos pontos escolhidos surgiram os embriões dos núcleos de povoamento que se formariam e possibilitariam a penetração para o interior.

This article is from: