
1 minute read
CAPÍTULO 3
CAPÍTULO 3
CONCLUSÕES E SUGESTÕES
Advertisement
O objetivo final da pesquisa era levantar a iconografia, cartografia e bibliografia disponível acerca dos indígenas do sudoeste do estado de São Paulo, não foi possível alcançar esse fim devido à impossibilidade de acesso à iconografia e cartografia presentes no Arquivo do Estado de São Paulo. Devido a esse problema expandimos a pesquisa para as áreas mais afetadas pelas bandeiras paulistas, que é o caso da Província do Guairá. Dessa forma pudemos estabelecer uma linha do tempo da presença europeia desde o seu desembarque na Capitania de São Vicente até a formação das Vilas Coloniais, identificando a presença indígena em diferentes momentos do processo de colonização dos estados de São Paulo e Paraná, e com isso perceber a influência danosa que o europeu teve sobre esses povos.
REFERÊNCIAS BILBIOGRÁFICAS
ARAUJO, A. G. M. Teoria e Método em Arqueologia Regional: Um estudo de Caso no Alto Paranapanema, estado de São Paulo Tese (Doutorado), Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Museu de Arqueologia e Etnologia. São Paulo, 2001. DI CREDDO, M. C. S. Terras e Índios: A propriedade da terra no vale do Paranapanema. São Paulo, Arte e Ciência, 2007. LEMOS, C. A. C. Casa Paulista. 1999. 243 f São Paulo, EDUSP. MONTEIRO, J. M. Tupis, Tapuias e a História de São Paulo – Revisitando a velha questão Guaianá. (Artigo). Novos Estudos CEBRAP, N° 34, pp.125-135. São Paulo, 1992. MOTA, L. T.. A guerra de conquista aos índios kaingangue no Tibagi. Ponta Grossa, RHR, 1997.
MOTA, L. T.. As populações kaiowá, kaingang e sua interação com a população brasileira nos vales do Paranapanema e Tibagi. Dourados, RUGD, 2007. PASQUALE, P. Aldeamentos Paulistas. EDUSP, 1995. PIZA, J. F. B. T.. Arquitetura e território nos sertões de Botucatu: das sesmarias pioneiras aos grandes estabelecimentos cafeeiros – 1830-1930. 2015. 354 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – Universidade de São Paulo.
SAMPAIO, T. F... Notas de campo da Expedição Geográfica e Geológica do rio Paranapanema. São Paulo, IGG, 1886. 10 CUSTÓDIO, L. A. B.. Missões Jesuíticas – Arquitetura e Urbanismo. (Artigo). Memorial do Rio Grande do Sul, Caderno de História, Nº 21. PINHEIRO, J. A. U.. Conflitos entre Jesuítas e Colonos na América Portuguesa – 1640 1700. 2007. Tese (Doutorado em Economia) – UNICAMP.