O dirigente cristão julho 2016

Page 1

O Dirigente Cristão Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Rio Grande do Sul Julho 2016 - Edição nº 200 - Ano XXV

Setembro Verde

Um programa sustentável

2° Empreendedorismo

com Valores, ADCE Porto Alegre

Lançamento do 14° Tá na Mesa com a ADCE Caxias do Sul


Antonio D’Amico Presidente ADCE - RS

Palavra do Presidente Em frente, Brasil! Atingimos o ponto da virada. O sinal de início de recuperação econômica é mínimo, mas é real. A hora é agora. A recuperação da atividade produtiva depende de cada trabalhador, de cada brasileiro e, mais ainda, dos empreendedores. O país precisa retomar os investimentos e voltar a criar postos de trabalho. Quanto maior a crise e sua percepção, também maior é o entusiasmo ao menor sinal de recuperação. E ele chegou. Vamos adiante! A ADCE conclama aos empreendedores e a todos os brasileiros para arregaçar as mangas e dar seguimento à reconstrução nacional, que já iniciou. Acreditar é preciso. E nós, adeceanos, como dirigentes cristãos de empresa, temos o dever de ser referência positiva, de influenciar e agir sobre os mecanismos sociais, econômicos, do trabalho e político para colaborar nesta tarefa. A ADCE reafirma sua confiança nas forças produtivas do Brasil e mantém suas ações com a realização do 6° FASFórum ADCE para Sustentabilidade, dias 8 e 9 de novembro, e renova as

esperanças no Brasil inovando com o lançamento do “Programa Setembro Verde”: Um conjunto de ações a serem desenvolvidas no Rio Grande do Sul, voltadas para a sustentabilidade, desenvolvimento e educação. Em rescente visita ao governador do estado, José Ivo Sartori, a ADCE fez a apresentação do Setembro Verde e propôs que o governo seja o principal articulador para as ações necessárias à sua implantação. Sartori solicitou à secretária de estado de Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, que encaminhe estudos de viabilidade em uma comissão mista. O programa Setembro Verde é audacioso e visa despertar na sociedade uma maior consciência da necessidade de posturas mais condizentes com o ambiente. Também pretende algumas ações concretas de máxima relevância, como a implantação do Programa Carbono Neutro no Rio Grande do Sul. Acompanhe nesta edição matéria completa sobre o Programa Setembro Verde. Paz e bem!


Planeta Sustentável Exposição com incentivo pela Lei Rouanet 100% de dedução no Imposto de Renda


Dias 8 e 9 de novembro de 2016, no Plaza SĂŁo Rafael, em Porto Alegre, RS

04


FAS apresenta o Setembro Verde Governador Sartori encaminhou para estudos de viabilidade o programa apresentado pela ADCE-RS, com ações voltadas para a sustentabilidade Em visita ao governador do estado do Rio grande do Sul, José Ivo Sartori, e a Secretária de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini, a diretoria da ADCE-RS convidou o governador a participar do 6° FAS, compondo o painel Ética na Comunicação, e apresentou o Programa Setembro Verde, um conjun-

to de ideias destinadas a marcar anualmente no calendário oficial gaúcho a necessidade do desenvolvimento sustentável. Composto por uma série de ações que darão mais um passo no caminho da sustentabilidade, o Setembro Verde é derivado das plataformas permanentes do FAS. Veja matéria a seguir.

Governador Sartori e a Secretária de Desenvolvimento Sustentável, Ana Pellini receberam a diretoria da ADCE-RS

17


USTENTABILIDAD

Setembro Em 2011, a ADCE-RS iniciou uma forte campanha pelo aprimoramento do conhecimento sobre a sustentabilidade. Sua primeira iniciativa foi a criação do FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade, que reúne pensadores de renome nacional e internacional, propondo o tema da Sociedade Sustentável numa visão ampliada, tendo como pilar central a base de valores que deve orientar a tomada de decisão e ação das pessoas. Após realizar cinco eventos anuais, o amplo sucesso do FAS levou a ADCE a buscar a ampliação de sua atuação em prol do desenvolvimento sustentável, criando o projeto “Setembro Verde”. Este projeto versa sobre a

instituição de um programa para contemplar um “Mês Verde” no estado do Rio Grande do Sul, sendo o SETEMBRO VERDE. A finalidade é implementar um conjunto de ações que tenham por objetivo aumentar a sensibilização da sociedade gaúcha, brasileira e mundial para a necessidade de um comportamento sustentável, e desenvolver programas que possam auxiliar para que a sociedade caminhe nesta direção. Neste sentido, a ADCE-RS propôs ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul sua participação neste projeto, como o seu principal articulador, e formar parcerias com outras entidades


Verde representativas da sociedade para a sua execução. Além da busca pela sustentabilidade, o projeto SETEMBRO VERDE contempla uma série de ações que contribuirão para uma percepção geral de melhoria no ambiente social. A sociedade encontrará no SETEMBRO VERDE uma resposta aos anseios ligados a questão ambiental, interpretando o projeto como uma ação extremamente positiva em direção a melhoria e conservação do meio ambiente. O projeto renderá aprimoramento das técnicas para sustentabilidade, melhorias no ambiente e reconhecimento da população.

Em busca do Rumo Sustentável

07


O Programa Setembro Verde está dividido em três principais eixos de ação, que incluem vários projetos de diferentes áreas de ação:

dimento.

Eixo 1 - Debate na sociedade

Criar programas de sustentabilidade que facilitem a inserção da população em ações concretas, alterando o viés atual de sociedade “predadora” do ambiente, para sociedade “preservadora” do ambiente.

A promoção da sustentabilidade precisa ser debatida com a sociedade, como forma de encontrar caminhos para a solução dos problemas e criar a cultura necessária à sua concretização. Ações Criar um espaço para debates e estudos a cerca das questões relevantes de sustentabilidade para a sociedade gaúcha. Apoiar fóruns e palestras da área pública e da iniciativa privada, que tragam como principal temática a sustentabilidade.

Eixo 2 - Programas de sustentabilidade

Ações Promover a atuação articulada da sociedade para construir o “Estado Sustentável”. Criar e apoiar programas que possibilitem à população em geral ter um comportamento sustentável em seu dia a dia.

Instituir o Programa Carbono Neutro RS visando estimular ações para a redução da Incentivar a troca de informações e experi- emissão dos Gases Efeito Estufa (GEE), para ências através da participação popular pela ser implementado em 2017. Para isto, criar internet, em sites e redes sociais, facilitan- uma comissão mista juntamente com Goverdo o trânsito de novas ideias e possibilitan- no do Estado e Assembleia Legislativa.

do dar conhecimento ao público em geral. Introduzir na rede de ensino público o debate sobre a sustentabilidade, com programas educacionais incentivando ações nas escolas que possibilitem aos alunos o conhecimento do tema e a troca de informações de forma adequada ao seu enten-

Reconhecer as melhores práticas sustentáveis criando uma certificação “Prêmio RS Sustentável”, com construção do regulamento entre Governo do Estado, Assembleia Legislativa e representantes da sociedade. Fazer a cerimônia de entrega do Prêmio “RS Sustentável” em evento próprio para isto.

Setembro


Instituir políticas públicas para controle e conservação das bacias hidrográficas do estado, em especial do Aquífero Guarani, e campanhas para o consumo consciente da água. Instituir e apoiar programas de redução e gestão de resíduos.

setembro um marco para a sustentabilidade. Promover evento de lançamento do Setembro Verde, um café da manhã em parceria com a Assembleia Legislativa. Durante o mês de setembro, no âmbito das comemorações do “SETEMBRO VERDE”:

Incentivar e criar novos programas para gera- Implementar a “iluminação verde” nos préção e uso de energias alternativas. dios e espaços públicos;

Entre tantos conceitos a respeito da sustentabilidade, de maneira muito simples podemos dizer que “Sustentabilidade é tomar decisões pensando muito além das consequências para si mesmo”. Formar um Grupo de Trabalho com representantes do setor público e privado, para preparar as condições que possibilitem a implementação das ações aqui previstas, e o aperfeiçoamento das mesmas e sua ampliação.

Eixo 3 – Divulgação e promoção

Desenvolver atividades e palestras voltadas para o uso sustentável dos elementos da Natureza. Dar ampla divulgação à sociedade das ações inseridas no contexto do Setembro Verde , através da imprensa e todos os meios disponíveis.

Fazer uma campanha de comunicação dividida em 4 etapas, sendo cada etapa realizada em uma semana, cada semana com um foco principal para cada um dos elementos da natureza, associando informações do Governo do Estado sobre estes elementos no RS. Ações Divulgar dados de consumo, campanhas de Instituir oficialmente no estado do Rio Grande conscientização e a mensagem do Cantico dele Creature. do Sul o Setembro Verde, tornando o mês de A ampla divulgação e promoção do Setembro Verde proporcionará maior envolvimento da sociedade, gerando maior participação nas ações contidas nos programas instituídos.

Verde

21


Jonas Rosa

Lançamento do 14° Tá

Mais de 28 mil crianças e jovens já foram contemplados durante a história do evento.


na Mesa com a ADCE ADCE Caxias do Sul

11


14° Tá na Mesa com a ADCE Caxias do Sul teve lançamento em junho Colaboração: Chris Finger Informação & Conteúdo - Fotos: Jonas Rosa

Com promoção da ADCE Caxias do Sul, foi realizado o lançamento da 14ª edição do Tá Na Mesa com a ADCE na noite de 21 de junho, na Churrascaria Gaudério, em Caxias do Sul (RS). O coordenador do evento, Luceval Delazzeri, aproveitou a oportunidade para destacar os principais envolvidos na organização do Tá na Mesa com a ADCE: Vilson Betanin, Nilto Rech, José Luiz Facchin, Juarez Fochesatto e Gabriel Mognaga. Delazzeri ainda afirmou que a edição deste ano beneficiará 1.860 crianças, sendo que mais de 28 mil crianças e jovens foram contemplados durante a história do evento. Além disso, citou que este ano o número de patrocinadores e apoiadores foi recorde, bem como a arrecadação proveniente deles, que proporcionou a compra de fogões para as cozinhas do Tá na Mesa. Delazzeri frisou a parceria com o Banco de Vestuário de Caxias do Sul, responsável pela confecção dos aventais usados pelos cozinheiros e informou que a atração deste ano será um show da banda Big Stuff. “Devemos reforçar conceitos de espalhar os benefícios da solidariedade, que pode andar juntamente à diversão”, afirmou o coordenador. Em seguida, foi realizada a entrega dos ingressos para os representantes das cozinhas. Após o jantar, representantes de cada entidade beneficiada deram um breve depoimento. Ao final, o presidente da ADCE Caxias do Sul, Gabriel Francisco Mognaga, teve a palavra, agradecendo os coordenadores do Tá na Mesa, os cozinheiros e os patrocinadores.

“Este evento é um ótimo exemplo de solidariedade que o adeceano deve praticar, além de ser luz para família e empresa. Este belo projeto une o útil ao agradável com uma festa maravilhosa, mas a melhor parte é ver a emoção e gratidão das entidades ao receberem os recursos que tanto precisam. Em nome da ADCE agradeço a todos envolvidos”, celebrou Mognaga. O Tá Na Mesa com a ADCE, que tem como lema “Solidariedade: uma receita fácil de fazer”, será realizado no dia 13 de agosto, no Tulipa Salão Festa da Uva, no Parque de Eventos, em Caxias do Sul. A Universidade de Caxias do Sul (UCS) é Patrocinadora Premium do evento, que também conta com Patrocínio Master da Atena Incorporações, Florense e Óticas Carol e Patrocínio Gold da ARWI, Powermig, Simplás e TRD Transportes. Além disto, os Patrocinadores Gourmet são Café Bom Jesus, Orquídea, Sorvelândia e Supermercados Andreazza, e Armazém Paper, Expotendas, Messem Investimentos Financeiros, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul e Svariati são apoiadores do evento. Para adquirir os ingressos, no valor de R$ 150,00 por pessoa, basta entrar em contato com a ADCE Caxias do Sul na parte da manhã, com Marcos, pelo telefone (54) 3211.0131 ou pelo e-mail adce@adcecaxiasdosul.org.br. Também podem ser obtidos com o coordenador geral do evento Luceval Delazzeri pelo (54) 9971.2615 ou com o coordenador adjunto José Luiz Facchin pelo (54) 9183.9772.


Luceval De Lazzeri, coordenador do Tรก na Mesa com a ADCE (ao centro) e equipe

13


Valores vitais às em Colaboração: Chris Finger Informação & Conteúdo Fotos: Cíntia Hecher


mpresas familiares ADCE Caxias do Sul

A ADCE Caxias do Sul realizou mais uma palestra do ciclo Liderança com Valores no dia 30 de junho, na CIC Caxias, reunindo cerca de 170 pessoas. Na ocasião, também foi realizada a formatura dos novos adeceanos, participantes do 75° Encontro de Reflexão e da 5ª Escola da Fé. “Parabenizamos a todos em nome da ADCE, com a certeza de que a semente plantada em solo fértil já está produzindo ótimos frutos, através de ações concretas

“Herança é transmissão do valor associado ao que se recebeu” Cláudia Tondo dos Líderes Éticos em suas famílias, empresas e sociedade”, congratulou o presidente da ADCE Caxias do Sul, Gabriel Francisco Mognaga. Após, todos permaneceram no palco durante o tradicional momento de espiritualidade promovido pelo Frei Álvaro Morés. Em seguida, a empresária Cláudia Tondo, sócia da Tondo Consultoria e consultora em empresas familiares, falou sobre o tema “Lideranças e a pre-

15


servação de valores nas famílias empresárias”. que se mantém no mercado tem rendimento Ela iniciou sua participação no evento com a acima da média, principalmente quando os definição de valores. “É o que se vive no dia-a- princípios e os valores dos fundadores são res-dia. Não tem como não expressarmos nossos peitados e levados adiante. valores, pelo que somos e fazemos”, concei- Esta foi a quarta edição do ciclo de palestras tuou. Valores facilitam a continuidade de uma neste ano, que trata de temas como formação empresa e também são essenciais para a con- de líderes éticos, família e convívio com outinuidade da união tras pessoas e ações nos entre os envolvilocais de trabalho. Uma “Empresas familiares que se dos, dando atenção edição especial foi realiàs relações dos nemantém no mercado tem rendi- zada no dia 12 de julho, gócios e juntamenmento acima da média, princi- com vagas limitadas. Grate com as relações tuita, teve palestra com palmente quando os princípios familiares. Felipe Macedo, assessor e os valores dos fundadores são de investimentos finanA palestrante ainda comentou que herespeitados e levados adiante.” ceiros da Messem Invesrança é transmissão timentos, falando sobre o do valor associado tema “Cenário econômiCláudia Tondo ao que se recebeu, co para o segundo semesabordando o processo de sucessão e a impor- tre e os desafios do atual governo”. Reunindo tância do gestor familiar também se ver como mais de 40 pessoas, o convidado do evento sócio, enquanto acionista. É necessário existi- abordou assuntos voltados à situação sociorem foros diferentes para abordar assuntos da econômica atual e como um adeceano pode família, da sociedade e da empresa. Para fina- gerar ações sociais em relação entre poderes lizar, Cláudia afirmou que empresas familiares público e privado, além de afirmar que o país

Frei Álvaro Morés, orientador espiritual da ADCE Caxias do Sul

Público prestigiou “Liderança c


se encontra em fase de recuperação da crise econômica. Seguindo o calendário da Liderança com Valores, a próxima edição será do dia 28 de julho, tendo como convidado especial Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Brasil e presidente da UNIAPAC América Latina (União das Associações de Dirigentes Cristãos de Empresa da América Latina). A partir das 19h, na CIC Caxias, ele abordará o tema “Valores como pilar estratégico nas organizações”, falando sobre mudanças de paradigma no mundo corporativo. O empresário também é presidente do Conselho de Administração da ALE Combustíveis S.A. e membro de diversos Conselhos de Administração de empresas do Grupo ASAMAR, que atua nas áreas de distribuição de combustíveis líquidos, construção em aço, reflorestamento e produtos florestais, biocombustíveis e tecnologia da informação. O Grupo emprega diretamente 3 mil pessoas e, indiretamente, 22 mil, tendo como faturamento anual a média de R$ 12,5 bilhões.

com Valores”

Cláudia Tondo, palestrante

Alex Sandro Tonietto, a palestrante Claudia Tondo, seu irmão e sócio Paulo Tondo e Gabriel Francisco Mognaga

17


2° Empreendedorismo co Evento em formato de café da manhã visa atrair jovens empreendedores para conhecer a ADCE


om Valores repete sucesso ADCE Porto Alegre

19


Sérgio Kaminski (esq), presidente da Serki Fundações, Fernando Coronel (centro), vice-presidente da ADCE Porto Alegre e Mario Guilherme Sebben (dir),presidente do Grupo Datasys


O 2° Empreendedorismo com Valores repetiu o sucesso do evento de lançamento, atraindo um execelente público formado, em grande parte, por jovens empreendedores. O evento em formato de café da manhã foi realizado no final de junho, no Centro de Eventos do CIEE, em Porto Alegre, e contou com a participação dos empresários Sérgio kaminski, presidente da Serki Fundações, que abordou o tema “A Prática dos Valores na Empresa”, e Mario Guilherme Sebben, presidente do Grupo Datasys, com a palestra “Solidariedade como Valor Empresarial Empresa Feliz”. A concepção do Empreendedorismo com Valores tem por base uma abordagem inovadora, com o objetivo de ampliar a visão empreendedora através de valores, acreditando que jovens lideranças podem ser transformadoras para uma sociedade justa e solidária. O empresário Mario Sebben usou as palavras do Papa João Paulo II para definir a solidariedade: “É a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum; ou seja, pelo bem de todos e de cada um, porque todos nós somos verdadeiramente responsáveis por todos”. Usou também o exemplo de Madre Tereza de Calcutá, que nos ensinou que o coração do homem só pode ser abrandado com a solidariedade e que está em nós melhorar o mundo em que vivemos. Já o presidente da Serki Fundações, Sergio Kaminski, deu um depoimento pessoal sobre sua carreira como engenheiro e sobre a empresa que dirige. Em sua abordagem, relatou que sempre manteve princípios éticos nas relações de trabalho e comerciais, procurando estabelecer vínculos repletos de valores. O Serki Fundações está no mercado há mais de duas décadas.

21


PROGRAMAÇÃO

Introdução ao Empreendedorismo Cristão Fé e Razão, Ciência e Religião Jesus Cristo O Ensino Social Cristão (DSC) Princípios da Ética e da Liderança Tipos de Amor: Solidariedade Práticas restaurativas: o Perdão Espiritualidade nas organizações O Desenvolvimento Sustentável A Família o trabalho A vocação do Empresário Cristão Avaliação e encerramento

De 09 a 30 de setembro de 2016 Mais informações: www.pucrs.br/educacaocontinuada

TRADIÇÃO DESDE 1925 #queroneugebauer



Há 60 anos, a Pequena Casa transforma vidas diariamente. E com a sua ajuda, poderemos dar continuidade a essa missão. Participe do nosso jantar e contribua com a nossa causa.

Embaixador do Jantar: Guri de Uruguaiana

data:

19/08/2016

horário:

A partir das 20h

local:

SOGIPA

Rua Barão de Cotegipe, 400 Porto Alegre/RS contato:

51 3076.0500 / 51 3076.0526


ENTREGAMOS O VITRA E OS PRÓXIMOS MELHORES MOMENTOS DA SUA VIDA.

PRONTO PARA VIVER

O V I T R A F O I E N T R E G U E PA R A VO C Ê C O M PA R T I L H A R N OVA S E X P E R I Ê N C I A S . A P R OV E I T E E V I VA M O M E N TO S Ú N I C O S AQ U I .

4 S U Í T E S • 24 4 M 2 P R I VAT I VO S • L I V I N G C O M P É - D I R E I TO D U P LO V I S TA E S P E TAC U L A R PA R A O PA R Q U E G E R M Â N I A E M TO D O S O S A PA R TA M E N TO S .

5 1 8 12 6 .12 5 4 / 937 7. 8 3 42

17


desse legado podre. A justiça deveria fazer o seqüestro do dinheiro roubado. A formação do caráter para o respeito ao outro e ao que lhe pertence deveria ser regra de ouro das famílias, das escolas e dos meios de comunicação. O rito dos processos judiciários deveria dar sim, o direito de defesa, mas com limites. Atualmente os recursos são quase infinitos. Quem sofre injustiça é ainda mais injustiçado com a demora do veredicto judicial. Dentro da realidade dos extremos de riqueza e pobreza, em que uns têm demais e grandes parcelas têm de menos, é muito importante a formação para o cultivo da simplicidade. Isso exige vida Artigo menos luxuosa de elites, que quase não pagam impostos em comparação com os assalariados. A hipoteca social da riqueza deveria incluir a exigência de mais tributos Diz o livro do Eclesiastes: “Tudo é vaidade... por parte de quem recebe muito em relação um homem que trabalhou com inteligênà maioria. Abusos de salários e aposentadocia, competência e sucesso vê-se obrigado rias de determinados grupos privilegiados a deixar tudo em herança a outro que em de vários poderes gritam por justiça. nada colaborou” (Eclesiastes 1,2.21). O que diríamos mais ainda de quem rouba, apro- Quem assume a vida com valores transveitando-se de cargos públicos, acumula cendentes deveria olhar para o objetivo da fortunas em imóveis, jóias, dinheiro até em mesma. Em agradecimento ao Criador pelo bancos de outros países! Muitos não pendom da vida e pelas oportunidades de resam que vão morrer. No mínimo, quem tem alizar o bem da comunidade, tais pessoas altivez de caráter, gostaria de ser lembrado poderiam contribuir mais com uma convicomo gente do bem, de ética, de moral, de vência de promoção real da inclusão social honestidade e de trabalho intenso pelo bem dos mais fragilizados. A recompensa virá, comum, sem lesar o público, principalmen- não somente de Deus na eternidade, mas te o mais carente. Até os herdeiros de fortu- também já na terra, com sua respeitabilidana e qualquer dinheiro desonesto deveriam de e reconhecimento de seu bom exemplo. ter a grandeza moral de restituir o que sabe A vida vale e recompensa por si mesma

Dom José Alberto Moura

Arcebispo de Montes Claros - MG

Seguranças falsas


quando se usam os talentos para o serviço ao semelhante.

Jesus lembra que a ganância não realiza a pessoa humana. A felicidade não está na abundância de bens. Ele narra Nada é mais seguro na vida do que realizar a estória de um homem que fez grande armazenamento do que colheu da plano bem ao outro por causa daquele que nos criou para isso. As seguranças terrenas são tação, pensando que ia ter vida cômoda importantes, mas não são objetivo de vida. por muitos anos. Mas, de repente, morSão instrumentos a serem bem usados. reu e não usufruiu do que acumulou Distorcidos, corrompem o coração, a men- (Cf. Lucas 12,13-21). Quem mais tem te e o convívio social. Assim são as coisas coisas e exagerado bem estar materiais, materiais, os prazeres e o poder. Tudo tem em geral não se contenta com o que seus valores e suas normas objetivas. Se as tem. Muitos não têm paz na vida, preonormas forem apenas o desejo pessoal e cupados em administrar suas riquezas os instintos, ficamos no chão da vida sem materiais. Outros têm pouco e são feolhar para o objetivo mais elevado. A natu- lizes por realizarem o bem. É justo ter reza criada por o necessário para se viver dignamente e fazer o bem, mesmo tendo bastante, Deus já o revela. O que dirá o Filho de Deus para servir a comunidade. Os bens sem (Cf. Colossenses 3,1-2)! Ele não tinha nem hipoteca social são ilusão e vaidade onde reclinar a cabeça. Deu tudo de si, mos- inútil. trando que a vida vale para darmos vida de Fonte CNBB sentido aos outros!


O SONHO DE TODA MULHER:

uma Renner QUE NUNCA FECHA.

MODA FEMININA, MASCULINA, PERFUMARIA, MODA ÍNTIMA, INFANTIL, CALÇADOS E ACESSÓRIOS.

TROCA FÁCIL EM TODAS AS LOJAS SEM CUSTO.

Consulte condições de parcelamento vigentes na Lojas Renner. Proposta sujeita a análise de crédito.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.