ADCE 60 ANOS DE HISTÓRIA

Page 1

2

ADCE

Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa

60 ANOS DE HISTÓRIA

VALORES TRANSFORMANDO O TRABALHO

3
4

Homenagem aos Fundadores da ADCE no Brasil

Um chamado que veio da alma, movido por um profundo sentimento de ajudar, de contribuir e de melhorar a vida do outro. No longínquo 1961, foi isso que motivou os fundadores da ADCE no Brasil. O outro, o semelhante, esse foi o grito que ecoou naqueles corações. Essa foi a razão que fez com que eles iniciassem a obra. Foi assim no início e, em sua homenagem e em sua honra, continuará sendo assim.

Alain Charles Edouard Moreau Eduardo de Campos Salles Elias Corrêa de Camargo Ernesto George Diederichsen J. Haroldo Falcão Luiz Arrôbas Martins Newton Cavalieri Paulo Egydio Martins Paulo Nogueira Neto Romeu Trussardi Filho Waldir de Affonseca

5

Edição:

Coordenador executivo e editor: Carlos Damo Editora assistente: Cristiane Bernart

Informamos que os personagens que aparecem neste relato histórico têm seus cargos, títulos e ocupações citados de acordo com o que detinham na época relatada de cada fato ou evento.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

A D C E : A s s o c i a ç ã o d e D i r i g e n t e s C r i s t ã o s d e E m p r e s a : 6 0 a n o s d e h i s t ó r i a : v a l o r e s t r a n s f o r m a n d o o t r a b a l h o P o r t o A l e g r e : C o n e x ã o S o c i a l , 2 0 2 2 I S B N 9 7 8 8 5 9 9 1 9 9 0 3 9

1 . A D C E A s s o c i a ç ã o d e D i r i g e n t e s C r i s t ã o s d e E m p r e s a H i s t ó r i a

Índices para catálogo s istemático:

1 . A D C E : A s s o c i a ç ã o d e D i r i g e n t e s C r i s t ã o s d e E m p r e s a : H i s t ó r i a 6 5 8 0 0 9 8 1

C i b e l e M a r i a D i a s B i b l i o t e c á r i a C R B 8 / 9 4 2 7

www.adcebrasil.org.br 2022

6 2 2 1 0 1 1 5 5 C D D 6 5 8 . 0 0 9 8 1

O livro

Este livro é um relato histórico, ilustrado, comemorativo aos 60 anos de presença da ADCE / UNIAPAC no Brasil. Procura mostrar numa linha do tempo a história da entidade com suas principais ações e a repercussão das mesmas na sociedade. Essas seis décadas produziram excelentes resultados. Foram muitas as transformações alcançadas através do esforço em levar o Ensinamento Social Cristão à sociedade e, de forma especial, ao mundo do trabalho. A maioria dessas ações ainda acontecem. Aqui mostramos apenas o início, ou algumas edições delas.

Muitos se dedicaram de coração para essa missão. Alguns, e as ações de que participaram, aparecem neste livro. Nos desculpamos com todos que estão ausentes, e pelas ações que aqui não foram relatadas. É que são tantos anos de dedicação ao próximo, de dedicação ao bem comum, são tantas obras erguidas que não há como contar tudo neste espaço. O que está relatado aqui é vasto, mas não é tudo. Além disto, algumas informações se perderam no tempo e delas não ficaram registros, ou são informações muito fragmentadas. A ADCE / UNIAPAC BRASIL tem muito mais realizado. Contar parte dessas realizações é para inspirar e motivar à continuação da obra.

7
8

Estar à frente de uma entidade empresarial de livre associação, que não defende interesses específicos de uma classe, mas sim empresas com valores cristãos, ética nos negócios e respeito ao ser humano, e que consegue chegar aos 60 de atividades ininterruptas, é uma honra mas acima de tudo uma grande responsabilidade. A ADCE ao longo de seis décadas tocou o coração dos líderes empresariais, aprimorou a gestão e o desempenho das empresas e fez com que estas contribuíssem para um mundo melhor e com mais prosperidade, pessoas com mais oportunidades e dignidade e meio ambiente mais preservado. Além dos empresários, nossa atuação atingiu líderes políticos sempre com o objetivo de se criar no país um ambiente de negócios estável e favorável ao livre empreender, com regulação mínima mas que preserve a competição sadia e o interesse dos consumidores. Atingiu líderes religiosos estimulando para que acolhessem espiritualmente os empreendedores e os apoiassem para criar empresas humanizadas, que visam o lucro e o respeito às pessoas, o verdadeiro e único caminho para o sucesso e a perenidade. As pessoas passam, nós passaremos e outros virão comandar a ADCE que seguirá firme na confiança, fé e a convicção que os líderes empresariais e suas empresas são uma força do bem e indispensáveis para construir um mundo mais justo, humano e fraterno. Esperamos que gostem do nosso livro comemorativo dos 60 anos da ADCE no Brasil. Abraços para vocês queridos leitores e fiquem com Deus.

9

Como é prazeroso comemorarmos os 60 anos da ADCE. Ao longo destes anos os empresários cristãos enfrentaram momentos inesperados e situações indesejadas sejam nos campos político, econômico e porque não religioso, mas que serviram para fortalecer o pensamento sobre a necessidade de viver os valores humanos como a humildade, paciência, coragem, generosidade e a presteza, bem como os valores cristãos como a fé a esperança e a caridade dentro e fora das empresas. Não esqueçamos que ser empresário é um chamado e ao mesmo tempo um dom, que Deus dá a algumas pessoas, exigindo que sejam fortes e fiéis aos princípios cristãos, e isso só é possível se estiverem alicerçados na Palavra de Deus e na Doutrina Social da Igreja. Com isso, temos motivos suficiente para comemorar o trabalho em equipe que trouxeram conquistas, realizações e reconhecimento tanto no meio empresarial como no seio da Igreja. Gratidão nos define! Vamos, juntos, conquistar mais vitórias neste novo ciclo! Que Deus continue derramando suas graças e bênçãos sobre todos os empresários cristãos.

10

Na celebração dos 60 anos da ADCE, tenho o grande privilégio de estar como presidente da ADCE São Paulo e da UNIAPAC Latinoamericana e colaborar, com este livro, para o resgate da história e registrar parte da vida desta importante Associação no Brasil.

Ao longo da sua existência, a ADCE contribuiu e continua a contribuir para a formação de empresários que desenvolvam empresas que estejam a serviço da humanidade, gerando empregos, criando bons e necessários produtos de forma sustentável e distribuindo riqueza.

Este trabalho de inestimável valor é, no mundo que vivemos, um grande desafio e a missão a que se propõe a ADCE.

Uma associação que mantém suas atividades durante 60 anos ininterruptamente, além de ter uma enorme proteção e inspiração de Deus é porque realmente tem sua razão de existir e muito tem a contribuir na construção de uma sociedade mais justa, ética e com menos desigualdades.

Nosso reconhecimento aos que iniciaram, aos que colaboram e disponibilizam seu tempo, permitindo a ADCE chegar aos 60 anos.

Que ela permaneça sempre jovem, atualizada e que este livro possa atrair e inspirar muitos a se unirem para preservar e disseminar a cultura do Bem Comum acima do individual!

11
12

Comemorar sessenta anos de vida da ADCE é uma oportunidade para nos darmos conta daquilo que realmente importa na nossa vida.

Como pessoas temos um objectivo comum. Ser felizes!

E é aos empresários que é dada a faculdade extraordinária de poder promover a felicidade de todos quantos vivem ao seu redor.

O Santo Padre escreveu que a empresa é uma vocação nobre, pois o empresário tem a fantástica capacidade de reunir os vários fatores de produção e organizá-los de forma a criar riqueza.

Mas é também ao empresário que é exigido o resultado nobre dessa vocação, que é de distribuir a riqueza criada de uma forma justa e que promova o crescimento individual de cada um.

Foi para isso que há sessenta anos foi criada a ADCE, dentro de um espírito cristão de amor ao próximo, do bem comum, com a consciência do destino universal dos bens, com a preocupação pela pessoa humana através da subsidiariedade e com a responsabilidade de a incluir e fazer participar em todos os momentos importantes que afetem a vida de cada pessoa sem nunca deixar de ser solidário. Tudo isto sempre respeitando os valores da verdade da liberdade e da justiça.

O Papa disse-nos numa mensagem dirigida este ano aos empresários que é neles que deposita a sua esperança para a saída desta crise, que nunca poderemos sair sozinhos e que precisamos de estar todos juntos para o conseguir.

Aproveitemos esta mensagem de confiança do santo Padre para continuarmos o caminho de mudança da economia no sentido de se focar na felicidade da pessoa e que as nossas empresas sejam exemplo de todos os princípios e valores da doutrina social da igreja.

É este o maior tributo que podemos fazer à ADCE e a todos quantos por ela trabalharam e lutaram para dar mais e melhor ao Mundo e à pessoa humana que é a razão da sua existência.

13

1961 - Fundação ADCE São Paulo

1962 - Fundação ADCE Guanabara, atual ADCE Rio de Janeiro

1962 - Fundação ADCE Bahia

1963 - Fundação ADCE Rio Grande do Sul

1965 - Fundação ADCE Minas Gerais

1977 - Fundação ADCE / UNIAPAC BRASIL

1984 - Fundação ADCE Pelotas, RS

1984 - Fundação ADCE Vale do Sinos, Novo Hamburgo, RS

1985 - Fundação ADCE Serra, atual ADCE Caxias do Sul, RS

1987 - Fundação ADCE Santa Catarina

1987 - Fundação ADCE Sergipe

1988 - Fundação ADCE Cahoeiro do Itapemirim, ES

1989 - Fundação ADCE Planalto Médio, Passo Fundo, RS

14
Wagner Dilló

1990 - Fundação ADCE Santa Maria, RS

1991 - Fundação ADCE Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, RS

1991 - Fundação ADCE Espírito Santo

1993 - Fundação ADCE Montes Claros, MG 1996 - Fundação ADCE Alagoas

2001 - Fundação ADCE Porto Alegre (reorganização da ADCE RS)

2008 - Fundação ADCE Sorocaba, SP

2015 - Fundação ADCE Garibaldi, RS

2016 - Fundação ADCE Pouso Alegre, MG

2016 - Fundação ADCE Brasília, DF

2017 - Fundação ADCE Litoral de São Paulo, Santos, SP

2020 - Fundação ADCE Tubarão, SC 2021 - 60 Anos da ADCE no Brasil

US-gov, Public domain, Wikimedia

A multidão se aglomera do lado de fora da Bolsa de Valores de Nova York, após o ‘crash’ de 1929, que gerou elevadíssimos índices de desemprego em todo o mundo

16

1929

A crise na América do Norte agrava a crise na Europa

A assinatura do Tratado de Versalhes, em Paris, na França, em 28 de junho de 1919, encerrou as hostilidades selando a paz bélica entre as nações envolvidas na Primeira Guerra Mundial. Mas havia muito trabalho a ser realizado até que as condições mínimas de sobrevivência fossem restabelecidas. A Europa padecia pela destruição, desemprego, miséria, fome e outras mazelas sociais.

Os norte-americanos passaram a emprestar vultosas somas de dinheiro para as nações europeias em processo de reconstrução. Entretanto, em 1929, veio a grande crise econômica com a quebra da Bolsa de Nova York e o desaparecimento de bilhões de dólares cotados em ações que viraram pó. Houve a falência de milhares de empresas e bancos e a economia sucumbiu. Os resultados foram catastróficos para toda a nação. Mas os problemas não se restringiram aos norte-americanos. A crise se espalhou mundo afora e afetou fortemente os países europeus, que vinham recebendo considerável financiamento norte-americano para o processo de reconstrução de suas economias devastadas e ainda combalidas pelos efeitos da Primeira Guerra Mundial. A crise na América do Norte agravou a crise na Europa.

17
18
Marga Klompé, no Congresso Internacional da UNIAPAC, em Scheveningen, Haia, Holanda, em 18 de março de 1955 Wikimedia

1931

O início na Europa

UNIAPAC Union Internationale des Associations Patronales Catholiques

Foi num contexto de grave crise econômica, elevado índice de desemprego, miséria e fome que empresários católicos europeus, que já vinham trabalhando em conjunto para encontrar melhores soluções para minimizar as mazelas sociais, se uniram de forma definitiva em torno de uma associação. Em 1931, por ocasião do 40º aniversário da Encíclica “Rerum Novarum”, nasceu a UNIAPAC, fundada pelas federações patronais católicas holandesas, belgas e francesas, e com observadores da Itália, da Alemanha e da Tchecoslováquia, como a “Conferência Internacional das Associações Católicas de Empregadores”.

Em 1946, a entidade se estabeleceu como uma organização e adotou o nome de Union Internationale des Associations Patronales CatholiquesUNIAPAC.

Desde o início, inspirada no pensamento social cristão, a entidade tem como objetivo promover entre os empresários a visão e a aplicação de uma economia livre, que sirva à pessoa humana e ao bem comum da humanidade.

19

A Encíclica Rerum Novarum

Um caminho

Como a primeira encíclica a tratar concretamente a condição dos trabalhadores, a Rerum Novarum, do Papa Leão XIII, de 15 de maio de 1891, representa um marco em todo Ensinamento Social Cristão. Não só porque é a primeira encíclica que trata de problemas sociais e econômicos, mas também porque oferece uma forma clara de visão dos valores cristãos. Ela pode ser considerada um marco na compreensão que temos sobre as relações sociais e de trabalho.

O documento mostra que a violência das revoluções políticas dividiu o corpo social em duas classes e cavou entre elas um imenso abismo. De um lado, os mais poderosos e em condições de controle absoluto das riquezas produzidas, que desviam o curso fazendo correr para seu lado a maior parte dos benefícios econômicos gerados pelo esforço de todos. Do outro, a fraqueza dos menos favorecidos: uma multidão sofrida e com a alma dilacerada, sempre disposta e pronta para a desordem social. E aí reside

20
Monsenhor Alfrink, no Congresso Internacional da UNIAPAC, em Scheveningen, Haia, Holanda, em 18 de março de 1955
Wikimedia

a importância da economia como um caminho, uma solução. A Encíclica aponta que a economia pode ser instrumento de conciliação de classes.

A encíclica diz: “O erro capital na questão presente é crer que as duas classes são inimigas natas uma da outra, como se a natureza tivesse armado os ricos e os pobres para se combaterem mutuamente num duelo obstinado. Isto é uma aberração tal, que é necessário colocar a verdade numa doutrina contrariamente oposta, porque, assim como no corpo humano os membros, apesar da sua diversidade, se adaptam maravilhosamente uns aos outros, de modo que formam um todo exatamente proporcionado e que se poderá chamar simétrico, assim também, na sociedade, as duas classes estão destinadas pela natureza a unirem-se harmoniosamente e a conservarem-se mutuamente em perfeito equilíbrio. Elas têm imperiosa necessidade uma da outra: não pode haver capital sem trabalho, nem trabalho sem capital”.

21
Participantes no Congresso Internacional da UNIAPAC, em Scheveningen, Haia, Holanda, em 18 de março de 1955
Wikimedia

1961

O início no Brasil Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa ADCE

22

Carta renúncia de Jânio Quadros. “Ao Congresso Nacional.

Nesta data, e por este instrumento, deixando com o Ministro da Justiça, as razões de meu ato, renuncio ao mandato de Presidente da República. Brasília, 25.8.61.”

O contexto no Brasil Guerra Fria, Marxismo e renúncia

O Brasil estava iniciando o ano com a troca no comando da nação. Em 31 de janeiro de 1961, o presidente Jânio Quadros assumira o cargo das mãos de Juscelino Kubitschek de Oliveira.

O descontentamento popular era enorme e rapidamente chegou ao congresso nacional. E os parlamentares ecoavam as reclamações da população com estridente gritaria contra o governo federal.

Com apenas sete meses de mandato, o governo havia enfrentado problemas e atritos em diversas áreas. No congresso, os embates estavam se acirrando de forma a pressionar o presidente da República. Para surpresa da nação, em 25 de agosto de 1961, Jânio Quadros renunciou ao cargo de presidente do Brasil.

23
Wikimedia

ADCE SÃO PAULO - Fundação 1961

A fundação da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo ocorreu em 29 de março de 1961, data que marca o início das atividades da ADCE no Brasil.

Rascunho da ata de fundação da ADCE feito por Newton Cavalieri, em 1961

24
25

A história da fundação

A criação da UNIAPAC na Europa incentivou empresários cristãos de outras regiões a seguirem o exemplo. Entidades nacionais e regionais começaram a ser criadas em outros países, tendo chegado a América do Sul em 1948, no Chile, com a adesão dos empresários cristãos chilenos. Assim como no Chile, em 1952 foi a vez dos empresários cristãos uruguaios aderirem ao movimento. Em 1953, chega a vez dos dirigentes cristãos argentinos, que, seguindo os passos dos uruguaios, também se associaram à UNIAPAC.

Nesta época, empresários brasileiros já se mostravam inclinados a aprofundar o conhecimento sobre o Ensinamento Social Cristão, visando a aplicação em suas empresas e a disseminação destes conceitos na sociedade. A maior parte deles militava em movimentos do tipo Cursilhos de Cristandade, Movimento Familiar Cristão e Equipes de Nossa Senhora. Tais associações lhes davam estímulo para a vivência pessoal e familiar. Mas queriam algo para as empresas que dirigiam ou onde atuavam em cargos executivos. Por isto, em São Paulo, crescia o interesse por criar uma associação que pudesse congregar empresários cristãos com os mesmos objetivos dos colegas chilenos, uruguaios e argentinos.

Esse propósito chegou ao padre Leonel Corbeil, diretor do Colégio Santa Cruz, conselheiro militante de algumas daqueles movimentos. Atuando igualmente nos círculos franceses da capital paulista, passou aos interessados notícias ouvidas do empresário conde de Vaguée, presente no Brasil graças à filial da sua empresa Saint Gobain. O conde era também de palavra decisória na atuação do CFPC - Centre Français du Patronat Chrétien, que cumpria na França a finalidade almejada

pelos empresários brasileiros.

Vaguée proporcionou um encontro entre dirigentes e providenciou a remessa de material informativo sobre o tema. Essas publicações davam conta da existência de uma entidade, de âmbito mundial, que trazia em seus objetivos exatamente o mesmo que os empresários brasileiros procuravam: tratava-se da UNIAPAC - Union Internationale des Associations Patronales Catholiques.

Os movimentos em direção à fundação de uma associação com estas características continuaram.

Em busca de uma forma de concretizar a entidade, alguns empresários mais entusiasmados se encontraram com o arcebispo paulistano e com o dirigente mundial da UNIAPAC, Giuseppe Mosca, que havia vindo a São Paulo tratar de assuntos comerciais, e protagonizaram uma reunião com o intuito de aderir formalmente ao movimento.

Mesmo sem sucesso imediato, os empresários paulistas não desistiram. Mas tiveram a noção de que seria preciso mais esforços e dedicação para conseguir atrair mais interesse.

Em 1957, um fato distante veio ao encontro do objetivo brasileiro. No Congresso Mundial da UNIAPAC, realizado em Montreal, no Canadá, o chileno Sérgio Ossa Pretot foi eleito vice-presidente da organização.

Pretot foi o primeiro latino-americano a assumir o cargo e se transformou em um incentivador da entidade na América do Sul. Uma de suas prioridades foi trabalhar pela chegada da UNIAPAC a mais países, expandindo a entidade no continente sul-americano.

Em 1961, dando seguimento à missão, o chileno veio ao Brasil e ficou por três dias em São Paulo mantendo

26

reuniões com empresários paulistas, esclarecendo sobre a UNIAPAC e incentivando a fundação de uma associação do gênero no Brasil.

No livro “A ADCE e o Brasil - A História de Um Ideal”, o seu autor, Hernani Donato, registra que José Ulpiano de Almeida Prado, atuante naqueles encontros, narrou sobre os mesmos: “Fui procurado por José Antônio Esteves, meu companheiro de trabalho no mercado de algodão, prevenindo-me que chegaria do Chile um senhor para conversar sobre o problema social via a Doutrina Social da Igreja. Tratava-se de homem bem informado e interessado em nos ajudar. Contatos foram realizados com pessoas que supusemos motivadas para ouvir e participar do encontro, entre elas os padres que haviam mantido contatos com o padre Dupois. Numa segunda-feira, na minha sala de Presidente da Bolsa de Mercadorias de São Paulo, introduzi o enviado chileno para falar aos amigos ali reunidos. Com grande felicidade, todos verificamos que a sua proposta se coadunava com nossos propósitos e anseios. Ele ficou três dias conosco.”

Esta motivação foi fundamental para que o grupo mais entusiasmado desse seguimento na tarefa. O aprendizado nestes três dias com Pretot, associado aos conhecimentos adquiridos anteriormente, deram a base necessária para a confiança de promover a fundação de uma entidade que unisse empresários cristãos, objetivando o aprendizado e a prática do Ensinamento Social Cristão nas empresas.

O grupo tomou as primeiras decisões em direção ao estabelecimento da entidade. Foi definido o nome, que permanece até os dias atuais, Associação de Dirigentes

Cristãos de Empresa - ADCE. Por unanimidade, decidiram convidar o Padre Leonel Corbeil para ser o assessor doutrinário. Também decidiram que a entidade deveria ser filiada a UNIAPAC e que imediatamente seriam realizados esforços para tanto. Como principal objetivo, elegeram que a entidade deveria: “deixar claro que para salvar a dignidade da pessoa, a liberdade, a estabilidade das empresas, só existe uma doutrina, a cristã. Que a empresa, além da sua função econômica de produtora de bens e de serviços, cumpre a função social que se realiza através da promoção dos que trabalham e da comunidade na qual deve integrar-se. A associação consideraria como seu maior desafio fazer diminuir progressivamente o fosso existente entre o cristianismo pessoal - aquele vivido dentro da Igreja e o cristianismo comunitário praticado no dia a dia da empresa”.

Para a missão de dar forma legal e tomar todas as providências necessárias para tornar a associação uma realidade, foi escolhido Luiz Arrôbas Martins, um grande conhecedor da Doutrina Social da Igreja e grande advogado.

Assim, a 29 de março de 1961, nasceu a ADCE no Brasil, com a fundação da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa, na cidade de São Paulo, SP.

A ata de constituição da entidade contém as assinaturas dos fundadores da ADCE: Ernesto George Diederichsen, José Ulpiano de Almeida Prado, Elias Corrêa de Camargo, Waldir de Affonseca, Alain Charles Edouard Moreau, Newton Cavalieri, Paulo Egydio Martins, Paulo Nogueira Neto, J. Haroldo Falcão, Eduardo de Campos Salles, Luiz Arrôbas Martins e Romeu Trusardi Filho.

+ informações

27

Ata de fundação da ADCE, em São Paulo, em 29 de março de 1961

Credenciamento UNIAPAC 11º Congresso Mundial Santiago, Chile, 1961

A realização do 11º Congresso Mundial da UNIAPAC, no Chile, em setembro de 1961, pareceu a oportunidade certa para pleitear a filiação da ADCE àquela entidade. Para tanto, foi enviada uma delegação de adeceanos ao evento, que requereu o credenciamento almejado. Este foi concedido, entretanto, em caráter provisório. A entidade internacional recomendou fortemente que a ADCE, que operava em São Paulo, deveria se expandir a nível nacional para ter o credenciamento definitivo. Que mais ADCEs deveriam ser instauradas em outras regiões do país, e com um mínimo de sete associações regionais já seria considerada uma federação nacional e teria esta confirmação.

29

As primeiras ações

A Declaração de Princípios

ADCE SP - 1961

O ambiente político interno e externo era conturbado e alguns empresários se interessaram por uma associação que ofertava uma visão focada no bem comum e na dignidade da pessoa humana. E isto fez com que buscassem fazer parte da entidade. Entretanto, alguns não conheciam exatamente qual era a finalidade da ADCE e o que a associação pretendia de fato. Diante disto, o Conselho Diretor definiu que estes questionamentos deveriam ser esclarecidos com rapidez e profundidade. Em 7 de agosto de 1961, foi proclamada a Declaração de Princípios da ADCE (publicada na íntegra na página 33, ao lado). O documento esclarecia os objetivos da associação e afirmava a necessidade de seguir aquelas diretrizes em prol do bem comum. A coordenação e a redação final do mesmo é atribuída a Luiz Arrôbas Martins.

A primeira prova dos princípios

A ADCE mediou o conflito ADCE SP - 1962

O primeiro grande teste aos princípios adeceanos veio com uma empresa de elevadores, que estava insolvente e em situação delicada no relacionamento com os funcionários. Esses, contrariados pela falta de uma solução, eram sujeitos a convites para ações violentas de depredação do patrimônio da empresa. A negociação não avançava. Entre 18 e 28 de janeiro de 1962, a ADCE mediou o conflito. Ouviu as partes e consultores técnicos. E, baseada no Ensinamento Social Cristão, sugeriu uma solução pela venda de ações aos funcionários, ficando os mesmos como sócios da empresa.

30
31

ADCE GUANABARA (Rio de Janeiro) - Fundação 1962

Os adeceanos paulistas Elias Corrêa de Camargo e Waldir de Affonseca foram ao Rio de Janeiro e contataram o padre Fernando Bastos de Ávila, sabidamente incansável incentivador da idéia de uma ADCE carioca.

O padre Bastos de Ávila reunia aos sábados dirigentes e líderes empresariais de militância católica. A visita dos dirigentes paulistas e a visualização do entrosamento com a entidade mundial aceleraram a disposição dos que se reuniam com o padre. Esses e Haroldo Falcão alugaram duas salas no prédio da Mitra e instalaram o que seria o núcleo da associação carioca. O padre Francisco Ivern, S.J. assumiu o cargo de assessor doutrinário.

Em 3 de agosto de 1962, no segundo andar do prédio de número 31 da Rua Sete de Setembro, teve lugar a Assembléia Geral de Constituição da ADCE Guanabara.

ADCE BAHIA - Fundação 1962

Na sequência da expansão, a regional da Bahia foi fundada em setembro de 1962. Sendo os primeiros encontros resultantes de esforço antigo de dom Jerônimo Sá Cavalcante, com apoio do meio empresarial. A organização de grupos de trabalho gerou frutos. A regional passou a promover ciclos de estudos. O primeiro tema abordado foi “A Integração do Operário na Empresa”. Logo no início, outros temas também foram debatidos, como “Reforma Agrária”, “Assistência Social na Empresa” e “Desenvolvimento para o Nordeste”.

32

ADCE RIO GRANDE DO SUL - Fundação 1963

Roberto Nascimento e Alain Moureau, presidente e secretário da ADCE São Paulo, acompanhados pelo Padre Paul-Eugène Charboneau, assessor doutrinário da entidade, desembarcaram no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O objetivo da viagem era cumprir mais uma etapa do plano de expansão da associação pelo país. Foram recebidos pelos empresários gaúchos no aeroporto e todos se dirigiram à Av. Ipiranga, na sede da PUCRS - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. No salão nobre da Universidade, reunidos em assembleia geral, em 30 de outubro de 1963, foi fundada a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Rio Grande do Sul.

San Tiago Dantas Ministro da Fazenda São Paulo - 1963

Em almoço na Cooperativa dos Cafeicultores, em 29 de outubro de 1963, San Tiago Dantas, Ministro da Fazenda do governo João Goulart, conversou com adeceanos sobre o programa de austeridade econômica, baseado no Plano Trienal de Desenvolvimento Econômico e Social.

33
Adeceanos paulistas são recepcionados pelos gaúchos no aeroporto, em Porto Alegre, em 1963 (Obs.: A versão original desta foto não foi localizada. Esta captura é de uma publicação antiga) San Tiago Dantas (ao centro), Ministro da Fazenda, 1963

Primeiro evento internacional

Fórum Latino-americano de Desenvolvimento Econômico ADCE SP - 1963

O fórum iniciou dia 20 de novembro de 1963, no salão nobre da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (Largo de São Francisco) e reuniu acima de quatrocentos participantes, de dezenove países e nove organizações internacionais.

Compondo a mesa do fórum, Felipe Herrera, presidente do Banco Internacional de Desenvolvimento, Peter Werhahn, presidente da UNIAPAC Internacional, deputado Cunha Bueno, portador de mensagem especial da Câmara dos Deputados e Ernesto George Diederichsen, presidente da ADCE São Paulo.

O presidente do Banco Internacional de Desenvolvimento, Felipe Herrera, falou sobre a importância da mobilização efetiva da iniciativa privada para o desenvolvimento econômico da América Latina. Sobre esse “Juscelino Kubitschek se manifestou sobre o muito que se esperava da oportuna tomada de posição dos empresários cristãos, no contexto da missão histórica da América Latina”

34
+ informações

mesmo assunto falou também o ex-ministro da Fazenda e da Educação, Clemente Mariani. Juscelino Kubitschek se referiu ao fato que era oportuno que os dirigentes cristãos tivessem uma tomada de posição, no contexto do desenvolvimento da América latina.

Dos trabalhos realizados emergiram algumas convergências que culminaram em quatro relatórios aprovados. Uma das conclusões foi que “o desenvolvimento nacional deve processar-se à custa do trabalho local e não com base em ajuda externa”.

A Carta de São Paulo, documento oficial emitido pelo fórum e divulgado ao final do evento, ganhou espaço na imprensa nacional e gerou forte repercussão na sociedade, sendo amplamente comentada e debatida nos meios empresariais e políticos.

“O presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, enviou uma mensagem ao fórum, que foi lida no plenário, de forma dramática, ao mesmo tempo em que foi comunicado e lamentado o seu assassinato”

35

O novo governo militar

A ADCE torna pública sua posição ADCE SP - 1964

As mudanças estavam acontendo de forma rápida e por um caminho nebuloso, com prisões, cassações e censura. Muitos perguntavam sobre a posição da ADCE frente aos novos rumos do país. Em 13 de abril de 1964, em reunião de diretoria, foi realizada uma avaliação e a ADCE divulgou um pronunciamento oficial, cuja redação final é atribuída a Luís Arrobas Martins, que dizia: “Ainda que a Revolução possa ser vista como um mal, mal necessário, defendemos a necessidade de transformá-la num bem, não permitindo que o povo seja esquecido nas medidas a serem tomadas”.

Em 11 de outubro de 1964, a entidade divulgou um manifesto abordando a situação política do país, aceitando alguns “desconfortos” institucionais, mas exigindo que, de forma definitiva, fossem solucionadas as irregularidades e banida a corrupção, que eram as maiores causas de problemas e da desordem social.

A 26 de novembro de 1964, o Presidente da República, General Castelo Branco, como se estivesse respondendo diretamente à manifestação pública da ADCE, enviou uma mensagem ao Congresso da UNIAPAC, em que definia que “o governo apoiaria a iniciativa privada como meio de atingir, sob inspiração cristã, o bem-estar da sociedade”.

“Ainda que a Revolução possa ser vista como um mal, mal necessário, defendemos a necessidade de transformá-la num bem, não permitindo que o povo seja esquecido.”

Extraído do pronunciamento oficial da ADCE SP, em 1964

A Carta de Princípios do Dirigente Cristão

ADCE BA - 1965

Em maio de 1965, no 2º Encontro Nacional das Associações de Dirigentes Cristãos de Empresa do Brasil, realizado em Salvador, na Bahia, foi lançada a Carta de Princípios do Dirigente Cristão de Empresa, que contempla 120 princípios elencados na mesma.

36
Carta de Princípios

ADCE MINAS GERAIS - Fundação 1965

A Comissão das novas regionais da ADCE havia realizado uma reunião em Belo Horizonte, no dia 29 de agosto de 1963, para tratar com dirigentes mineiros da instalação da ADCE em Minas Gerais. Entretanto, era um período político extremamente conturbado e a concretização foi adiada.

Em 18 de junho de 1965, na sede da Universidade Católica de Minas Gerais, em Belo Horizonte, foi fundada a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de Minas Gerais - ADCE MG.

Parte do relatório sobre a reunião preparatória para fundar a ADCE Minas Gerais

37

Centro de Aperfeiçoamento do Dirigente - CAD

ADCE SP - 1966

INOCOOP/SP - Lar para o povo ADCE SP - 1966

Um lar nasce mais facilmente dentro de uma habitação. A ADCE encontrou uma oportunidade de colaborar de forma consistente com o bem comum, quando a entidade implementou uma das mais bem sucedidas das suas realizações: “Dar um teto às famílias”.

Da vontade de servir, em 20 de dezembro de 1966, foi criado o INOCOOP - Instituto de Orientação das Cooperativas Habitacionais de São Paulo, órgão assessor do BNH - Banco Nacional da Habitação. O instituto tinha por finalidade assessorar o programa oficial de construção de habitações.

Dentro do aspecto social, o INOCOOP operava muito além de providenciar uma moradia, trabalhava para criar um lar. Seu lema era: “Mais importante do que construir uma casa é construir um lar”.

Já no primeiro ano, o INOCOOP paulista promoveu a construção de 600 unidades habitacionais em Barra Bonita, para a Cooperativa Barra-Igaraçu.

Após muito planejamento e trabalho, em 16 de março de 1966, o Centro de Aperfeiçoamento do Dirigente - CAD foi instalado na ADCE SP. Era uma antiga aspiração para promover a disseminação de informação com qualidade e para preparar e formar os adeceanos no espírito do Ensinamento Social Cristão. Os Ciclos de Estudos realizados pelo CAD foram muito prestigiados pelos adeceanos.

(Esq. p/ dir.) Carlos Montero, dir. do CAD, Ernesto Diederichsen, pres. da ADCE paulista, Elias Corrêa de Camargo, Paulo Egydio Martins, ministro da Indústria e do Comércio, Rócio Prado e M. Bertrand, do CFPC (Assoc. de Dirigentes Francesa)

38
O lema do INOCOOP era: “Mais importante que construir uma casa é construir um lar”.

INOCOOP/BA

ADCE BA - 1967

João Fortes levou a ideia do INOCOOP para a ADCE Bahia. A ação de Fortes, que era diretor do Banco Nacional da Habitação, serviria como o incentivo necessário para a continuação dos trabalhos naquela regional.

Foi grande a adesão ao projeto. Em 30 de maio de 1967, o estatuto foi aprovado e, em 24 de junho de 1967, foi formalizada a fundação do INOCOOP - Instituto de Orientação das Cooperativas Habitacionais da Bahia, tendo por sócios a ADCE da Bahia, Dom Jerônimo e o desembargador Renato Rolemberg Mesquita.

O Plano Rancho Orós

ADCE SP - 1968

Em 1968, os adeceanos sentiam que a situação havia se agravado e era necessário um ajuste de posições sobre o Movimento de 1964.

Nos dias 1 e 2 de junho de 1968, reuniram-se em um retiro no Rancho Orós, em Atibaia, SP, os adeceanos Murilo Macedo, Francisco de Augustinis, Elias Corrêa de Camargo, Paulo Mello Gonçalves, Guilherme Quintanilha de Almeida, Carlos Maria Montero, Luís Coutinho, Jan Wiegerinck, Ayrton Girão, Newton Girão, Newton Cavalieri e Adolpho Bertoche.

Deste encontro, resultou o Plano Rancho Orós. Jovens universitários passaram a ser um dos focos da entidade para conquistar futuros adeceanos, principalmente se mostrassem vocação empresarial.

Seguindo as diretrizes do encontro, mais adiante foram criadas dez comissões de estudos, nas seguintes áreas: Doutrina, Expansão e Relações Públicas, Reuniões-almoço, Divulgação e Boletim, Juventude, Sindical, Relações Internacionais, Convenções-Simpósios-Seminários, Relações com as ADCEs estaduais e Bolsas de Estudo.

Na sequência, a entidade executou ações no exterior, em Paris, Roma e outras cidades europeias, com o auxílio da UNIAPAC. Todas estas ações eram executadas sem participação nem apoio oficial.

39

Palestras de formação ADCE SP - 1971

Dando andamento ao que havia sido iniciado no Rancho Orós, a ADCE promoveu eventos com palestras do padre Antônio Aquino, assessor doutrinário, e do padre Fernando Bastos de Ávila, que analisou o conflito de gerações, o conflito das instituições, o conflito dos sistemas e a superação de todos os conflitos.

40
Palestra do padre Fernando Bastos de Ávila, em 1971

Audiência presidencial

ADCE SP - 1971

O cardeal paulistano, Dom Paulo Evaristo Arns convidou padres, professores universitários, operários, economistas e dirigentes da ADCE para uma jornada de debates do programa governamental PIS - Programa de Integração Social. Nessas reuniões, as ideias e as teses apresentadas pelos adeceanos obtiveram grande aceitação e sucesso.

Era corrente a notícia sobre os excelentes trabalhos que a ADCE vinha apresentando. Até que os dirigentes adeceanos foram recebidos no Palácio do Planalto, em audiência especial com o Presidente Emílio Garrastazu Médici, para apresentar e entregar uma cópia do documento “A UNIAPAC e a Segunda Década do Desenvolvimento”.

Seminário Latino-americano ADCE SP - 1972

A cidade de Guarujá, no litoral paulista, foi o local do Seminário Latinoamericano da UNIAPAC, realizado nos dias 12 a 15 de abril de 1972.

O evento teve participação de delegações da Colômbia, Chile, Equador, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A ADCE Brasil se manifestou a respeito das multinacionais. A entidade vinha sendo cobrada sobre esse assunto, pois muitos adeceanos eram diretores, ou executivos dessas empresas.

O momento era de desconfiança em relação às operações das multinacionais em países em desenvolvimento, com possível influência nas características e na independência dos mesmos.

41

14º Congresso Mundial UNIAPAC Buenos Aires - 1972

A participação da ADCE Brasil em Buenos Aires, nos dias 1 a 4 de novembro de 1972, no 14° Congresso Mundial da UNIAPAC, foi diante de um público de 600 empresários, de 35 países, que ouviram a delegação brasileira defender a tese “Empresas Multinacionais e Participação na Empresa”.

A representação brasileira compreendia adeceanos da Guanabara, Rio Grande do Sul, São Paulo e Bahia, assessorados por representantes dos ministérios do Exterior, da Fazenda, da Indústria e do Comércio e do Banco do Brasil. O assessor econômico foi um jovem chamado Antônio Delfim Neto.

42

Ciclo de Estudos Diretor exclusivo para o CAD ADCE SP - 1972

Os Ciclos de Estudos promovidos pelo CAD eram um sucesso e comprovaram o acerto da entidade em investir em formação. A cada novo ciclo a participação aumentava e foi criado o cargo de diretor para o CADCentro de Aperfeiçoamento do Dirigente.

43
Aula inaugural do Ciclo de Estudos promovido pelo CAD, em 1972

Relatório de Análise Conjuntural Antecipando o comportamento do mercado - 1972

ADCE SP - 1972

O presidente Nélson Gomes Teixeira estava motivado a fazer da ADCE uma prestadora de serviços, de forma a aproximar a entidade da sociedade. Vivia-se um tempo em que as informações eram limitadas e caminhavam a passos lentos. Com brilhantismo, percebeu que uma antecipação das informações de mercado seria de muita valia aos dirigentes e convidou Antônio de Augustinis para implementar e coordenar uma ação inovadora no cenário empresarial. Assim, em 1972, surgiu a “Análise Conjuntural”. Um documento contendo um estudo de mercado, com informações objetivas, que facilitavam a compreensão das futuras movimentações.

A cada edição, os adeceanos escolhiam uma área produtiva e convidavam dois empresários do setor para que expusessem os problemas, fizessem uma detalhada análise da situação e apontassem as soluções possíveis opinando sobre os rumos futuros do mercado em que operavam.

O sucesso levou a que a “Análise Conjuntural” passasse a ser requisitada por alguns setores como Ministério da Fazenda, Associação Comercial de São Paulo e até o cardeal Paulo Evaristo Arns, além de muitas organizações.

44
42

Decálogo do Empresário Cristão

ADCE Guanabara (RJ) - 1974

O Decálogo do Empresário é um documento muito claro e objetivo, que foi emitido pelos adeceanos da Guanabara (RJ) e teve ampla repercussão a nível nacional.

Inspirado e baseado nos conhecimentos do Ensinamento Social Cristão, o documento contém dez princípios que exprimem as convicções dos membros da entidade.

O Decálogo serve de inspiração para a ação empresarial e condutas a serem observadas no cotidiano dos adeceanos.

45

Paulo Egydio Martins

Governador de São Paulo - 1975

Um dos fundadores da ADCE, Paulo Egydio Martins, tornou-se governador do Estado de São Paulo.

No período de seu governo, de 15 de março de 1975 a 15 de março de 1979, a ADCE teve grande destaque e assumiu vários postos importantes. Já no início deste período, ainda em 1975, a imprensa registrava uma atenção diferente que a entidade vinha recebendo de vários setores da sociedade, dada a importância de sua representatividade. Além do governador Paulo Egydio Martins, outros adeceanos ocupavam cargos de extrema importância: Luiz Arrôbas Martins, chefe da Casa Civil; Nélson Gomes Teixeira, Secretário da Fazenda; Thomaz Pompeu Borges de Magalhães, Secretário dos Transportes; Murilo Macedo, presidente do Banco do Estado de São Paulo.

+ informações

Seminário Nacional de Salvador

ADCE BA - 1976

Sob o comando de Wilson Galvão de Andrade, a ADCE Bahia organizou o Seminário Nacional da ADCE, em Salvador, de 17 a 19 de junho de 1976, tendo alcançado enorme sucesso entre os dirigentes cristãos.

Neste encontro foi debatida a representação a nível nacional, uma recomendação da UNIAPAC, desde a participação brasileira no 11º Congresso Mundial, em 1961, em Santiago, no Chile, para o credenciamento definitivo pela entidade internacional. Como já haviam sido criadas as regionais da Guanabara, da Bahia, do Rio Grande do Sul e de Minas Gerais, neste seminário foi definido como urgente a efetivação de uma entidade nacional.

46
Wikimedia
Paulo Egydio Martins, fundador da ADCE e governador de São Paulo

Congresso Internacional UNIAPAC Zurique, Suíça - 1976

De 14 a 18 de setembro de 1976, a UNIAPAC realizou em Zurique, Suíça, mais um de seus congressos internacionais, que contou com uma representação de adeceanos paulistas.

47
Congresso Internacional UNIAPAC, em Zurique, Suíça, em 1976

ADCE / UNIAPAC BRASIL - Fundação 1977

No Seminário Nacional de Salvador, em 1976, ficou estabelecida a necessidade urgente de ter uma entidade nacional que representasse as várias ADCEs estaduais. Era necessário dar seguimento às recomendações da reunião do Conselho Diretor da UNIAPAC, em 1973, na Bélgica, quando o presidente mundial, Antoine Bekaert, fizera uma recomendação expressa neste sentido à delegação brasileira.

Em 2 de Julho de 1977, as ADCEs da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, reunidas na capital paulista, deram estrutura ao Conselho Diretor da ADCE / UNIAPAC BRASILAssociação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Brasil.

A recém criada entidade tornou público, para dar conhecimento aos adeceanos, ao empresariado e à sociedade um manifesto intitulado “Documento 2 de Julho”, que trazia as seguintes afirmativas:

1 - ADCE/UNIAPAC BRASIL é uma união de empresários e dirigentes de empresas que, reafirmando sua plena adesão à sua Carta de Princípios e ao Decálogo do Empresário Cristão, reconhecem e estão decididos a promover os valores humanos na empresa e na sociedade.

2 - Afirma que a empresa, como comunidade de pessoas e de trabalho, é o núcleo indivisível constituído diretamente de investidores, dirigentes e trabalhadores, aos quais indiretamente se ligam os consumidores. É a base insubstituível da vida socioeconômica.

3 - Propugna para que a política econômica tome em conta os interesses de todos os membros da sociedade, segundo os princípios da solidariedade cristã.

4 - Promove a revalorização da formação empresarial e o restabelecimento da positiva imagem do empresário.

5 - Contribui para a função social dos empresários e dirigentes, a fim de que estejam em posição de resolver, com pleno sentido de responsabilidade social, os problemas inerentes às funções que exercem.

6 - Facilita o intercâmbio de experiências sobre realizações na empresa.

7 - Quer impulsionar e ajudar os homens de empresas a atuarem individual e coletivamente para que a empresa se transforme, com o fim de assumir melhor sua função criativa ao serviço do homem em uma sociedade em mudança.

8 - Salienta a necessidade da participação dos empresários cristãos nos órgãos de classe. Do mesmo modo evidencia a importância da presença dos homens de empresa na vida da Universidade, buscando a interação das duas estruturas.

9 - Põe em relevo o fato de que o grande impulso para todas essas tarefas deverá ser procurado no aprofundamento espiritual e exercido através de um testemunho de vivência cristã.

48

Nélson Gomes Teixeira

Brasileiro preside a UNIAPAC LA - 1977

Em 1977, Nélson Gomes Teixeira, Ernesto Lima Gonçalves e Paulo Carletti participaram da Assembléia Geral da UNIAPAC Internacional e do CCDAL - Conselho Central de Delegados da América Latina realizadas no México. Neste evento, marcou de forma especial para todos adeceanos brasileiros a eleição do presidente da ADCE /UNIAPAC BRASIL, Nélson Gomes Teixeira, para os cargos de presidente da UNIAPAC Latinoamericana e vice-presidente da UNIAPAC Internacional.

O IDE substitui o CAD

Mudança foi por mais autonomia e agilidade

ADCE SP - 1977

O IDE - Instituto de Desenvolvimento Empresarial foi idealizado para promover mais autonomia e agilidade às ações de formação da ADCE. Para tanto, foi dotado de maior flexibilidade financeira.

Depois de longo estudo sobre o assunto e um planejamento detalhado, entre 1976 e 1977, adeceanos fizeram um estágio de duas temporadas trimestrais na Fundação Leon Bekaert, na Bélgica, absorvendo a tecnologia operacional empregada lá.

Para suprir os recursos necessários para a montagem da estrutura operacional, o instituto recebeu apoio financeiro do ISI - Instituto de Solidariedade Internacional e da Fundação Konrad Adenauer, da Alemanha. Em abril de 1977, o projeto mereceu a aprovação entusiástica dos vários centros de capacitação das ADCEs latino-americanas reunidas em Montevidéu.

49

No Rio Grande do Sul, dom Antônio do Carmo Cheuiche criou os Encontros de Reflexão. Com o auxílio do padre Florindo Ciman, os Encontros foram implantados na ADCE gaúcha, com a finalidade de levar aos dirigentes cristãos o conhecimento e o incentivo para implantação do Ensinamento Social Cristão no meio empresarial.

Entre 1º e 3 de setembro de 1978, realizou-se o “1º Encontro de Reflexão para Dirigentes Cristãos”, em Porto Alegre, RS.

50
1º Encontro de Reflexão para Dirigentes Cristãos Empresários se aprofundando no Ensinamento Social Cristão ADCE RS - 1978

Revista ADCE / UNIAPAC BRASIL ADCE BR - 1979

Em maio de 1979, foi lançada a primeira revista da associação no Brasil. O presidente da entidade, Nélson Gomes Teixeira, escreveu um editorial na página três da mesma: “Este é um objetivo acalentado há muitos anos. Objetivo que agora se realiza. Nossa associação já tem a sua revista. A revista da ADCE/UNIAPAC Brasil. Qual seu objetivo? Inicialmente, servir como elo de ligação entre todos associados a nível nacional, para que todos possam ter oportunidade de não só participar da vida da associação, mas também de ter a possibilidade de haurir na mesma fonte toda troca de ideias, todos os testemunhos, todas as formas vivenciadas que estão se desenvolvendo no país, no continente e no mundo.

51

1º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL Gramado, RS - 1979

A associação havia efetuado um árduo e excelente trabalho em busca da ampliação nos estados. Como havia sido efetivada a criação de muitas regionais, a entidade sentiu que era o momento de ter um diálogo maior entre seus membros em todo país. Era necesário promover o mútuo conhecimento, trocar opiniões e estabelecer os pontos comuns que poderiam desenvolver melhor os trabalhos. Para isso iniciaram a realização de Congressos Nacionais.

O 1º Congresso Nacional ADCE/ UNIAPAC BRASIL foi convocado para a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, e ocorreu de 17 a 19 de maio de 1979, tendo por tema central “A Abertura Social e o Dirigente de Empresa”.

(Da esq. p/ dir.) Nélson Gomes Teixeira, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Camilo Penna, ministro da Indústria e do Comércio e Newton Cavalieri, presidente da ADCE SP

52

Balanço Social ADCE / UNIAPAC BRASIL - 1979

O adeceano Ernesto Lima Gonçalves, consultor de empresas, preparou uma consistente matéria para veiculação na edição de lançamento da revista ADCE / UNIAPAC BRASIL, onde detalhou o que era conhecido sobre o “Balanço Social”. A entidade acreditava firmemente que devia difundir este conhecimento por achar “uma mensagem válida, uma técnica a ser tentada, um método a ser experimentado, uma experiência a ser vivida”.

53
Artigo sobre “Balanço Social”, de autoria do adeceano Ernesto Lima Gonçalves, publicado na revista ADCE / UNIAPAC BRASIL, em 1979

Reunião-almoço ADCE RS - 1979

Em 1979, depois de assumir a presidência da ADCE RS com a missão de retomar as atividades, Luiz Arthur Giacobbo se incumbiu de como fazer funcionar a associação, de forma a ter uma afluência de novos associados, já que a entidade se encontrava em situação de estagnação. Com prática no funcionamento do movimento leonístico, do qual fora presidente de um de seus clubes, o novo presidente estabeleu a rotina de reuniões semanais com almoços. Determinou todas às quintas-feiras, ao meio dia. Sendo que a última quinta-feira do mês seria à noite, em um jantar com a presença das esposas. As reuniões seriam realizadas sempre com uma palestra e dentro de um espírito de fraternidade comparado ao dos primeiros cristãos.

Em 7 de junho de 1979, ocorreu a primeira reunião almoço no restaurante do CIBAI, com a presença de 56 empresários.

54
Reunião almoço da ADCE RS, no restaurante do CIBAI, em Porto Alegre, RS, em 1979

Reativação dos trabalhos ADCE MG- 1979

Um grupo de sete empresários de Belo Horizonte, Mário Cenni, Mário Oswaldo Horta Sampaio, José Guido de Figueiredo Neves, Carlos Alberto Monte Mor, João Márcio Fillizola, José Newton Lopes e Alberto Luiz Gonçalves Soares, foi convidado a comparecer ao 1º Congresso ADCE / UNIAPAC BRASIL, realizado na cidade de Gramado, RS, em maio de 1979. Lá, participaram do evento e foram exortados a dar continuidade às ações da ADCE mineira, que se encontrava sem atividades.

No retorno a Belo Horizonte, o grupo dos sete resolveu atender ao chamado e se organizaram para reativar a ADCE de Minas Gerais. Imediatamente, foi eleito como novo presidente da entidade Alberto Luiz Gonçalves Soares.

Dentro do propósito de recomeçar e no intuito de atrair novos participantes, o novo presidente convidou o ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo e presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Nélson Gomes Teixeira, para proferir palestra na Associação Comercial de Minas Gerais, com o tema “A Empresa e a Abertura Social”.

55
Clipping, Estado de Minas, de 12 de junho de 1979, sobre a retomada das atividades na ADCE MG

Reunião-almoço ADCE MG - 1979

A ADCE mineira também adotou a forma de reunião-almoço com palestra para promover o encontro dos associados e como forma de difundir entre os adeceanos e convidados os conhecimentos do Ensinamento Social Cristão.

Clipping do jornal Estado de Minas, de 18 de setembro de 1979, sobre a reunião-almoço da ADCE MG

Encontro Nacional de Dirigentes

ADCE / UNIAPAC BRASIL Brasília, DF - 1979

Ocorreu em Brasília, nos dias 29 e 30 de novembro de 1979, o Encontro Nacional de Dirigentes.

Debater as ações, trocar experiências, avaliar o trabalho realizado e planejar o futuro, essas foram as razões para a criação dos encontros nacionais.

SIBS - Seminário Internacional sobre Balanço Social ADCE SP - 1980

A entidade promoveu em São Paulo, na sede do INOCOOP, nos dias 14 a 18 de abril de 1980, o SIBS - Seminário Internacional sobre o Balanço Social. A finalidade foi promover o entrosamento das experiências latino-americanas no campo social das empresas em nível técnico e prático, e debater o mesmo assunto sobre a Europa. Neste sentido, o evento contou com a colaboração da Fundação Konrad Adenauer, que trouxe especialistas alemães. Entre outros brasileiros, palestraram no evento os adeceanos José Luiz Ricca e Ernesto Lima Gonçalves, que vinha desenvolvendo esse tema na ADCE.

2º Congresso Nacional

ADCE / UNIAPAC BRASIL

Ouro Preto, MG - 1980

Sob a coordenação geral de Alberto Luiz Gonçalves Soares, presidente da ADCE mineira, em 1980, Ouro Preto, MG, sediou o 2º Congresso Nacional ADCE/UNIAPAC BRASIL, com o tema central “Por uma Empresa Solidária”. O vice-presidente da República, Aureliano Chaves, se manifestou no evento diante de um público de 100 participantes.

57
O casal presidente da ADCE RS, Eunice e Luiz Arthur Giacobbo, participaram do 2º Congresso Nacional, em Ouro Preto, MG, em1980.

A ADCE RS sediou o 2º Encontro Latino-americano de Empresários Cristãos, sob a égide do Conselho de Leigos do CELAM - Conselho Episcopal Latinoamericano, que ocorreu dias 26, 27 e 28 de setembro de 1980, com o tema central “O Empresário Cristão no Presente e no Futuro da América Latina”.

Setenta empresários deram sua contribuição, tendo o evento terminado por definir “a necessidade de trabalhar a estrutura socioeconômica da América Latina, para acabar com as dificuldades existentes e a injustiça social”.

58
2º Encontro Latino-americano de Dirigentes Cristãos ADCE / UNIAPAC BRASIL Porto Alegre, RS - 1980

3º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL Salvador, BA - 1981

Em 1981, o PIB caiu 3% e a inflação permaneceu no patamar de 100%. O Brasil entrou em uma recessão que se arrastou por longo tempo. Este era o ambiente para o 3º Congresso Nacional da ADCE / UNIAPAC BRASIL, que a cidade de Salvador, na Bahia, acolheu de 14 a 16 de maio de 1981. O tema central do congresso foi “O Cristão Empresário e o Processo Sóciopolítico”. O público presente acompanhou as palestras do professor Cândido Mendes de Almeida, de Ruy Barreto e de Carlos Corsi, Secretário Executivo do CELAM, Colômbia.

59

Acima de Tudo, Natal é Cristo!

Campanha de conscientização do verdadeiro Natal ADCE RS - 1981

O Natal de dezembro de 1981 foi marcado pela campanha “Acima de Tudo, Natal é Cristo!”, implementada pela ADCE gaúcha.

O presidente da entidade, Luiz Arthur Giacobbo, se manifestou em entrevistas à imprensa sobre os motivos da campanha: “Acentuadamente, com o advento da sociedade de consumo, a comemoração do nascimento de Cristo – marco importante na história da civilização ocidental – tem se prestado mais a promoção da venda de artigos de consumo, do que à reflexão. Ao invés de paz, esse tempo transformou-se em agitação, correria, nervosismo, que impedem justamente qualquer reflexão. Ao invés de concórdia e fraternidade, acentua-se a concorrência e a disputa entre os homens. A mensagem “Acima de Tudo, Natal é Cristo!” é curta, simples, mas direta”.

A veiculação foi gratuita em jornais, revistas, rádios, impressos comerciais e adesivos.

Santa Casa de Misericórdia Campanha de restauração do complexo hospitalar de Porto Alegre ADCE RS - 1982

Em 1982, dom Vicente Scherer assumiu como provedor da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. O hospital, que havia sido fundado em 19 de outubro de 1803, se encontrava em precárias condições financeiras. As necessidades do complexo hospitalar eram infinitas. Não havia alimentação adequada, medicamentos, roupas, higiene e muito menos equipamentos.

O provedor mobilizou o governo do estado, o empresariado e toda sociedade gaúcha em busca de soluções para manter a entidade aberta.

Os adeceanos aderiram a campanha, se mobilizaram e organizaram uma coleta de fundos para restaurar a parte de alimentação do hospital, reformando cozinhas e comprando novos equipamentos, no que se transformou na primeira grande etapa da restauração do hospital.

60
Imagem da campanha de Natal

4º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL Curitiba, PR - 1982

Setenta e dois inscritos acompanharam os trabalhos do 4º Congresso Nacional, realizado em Curitiba, PR, em maio de 1982. No evento foi abordado o tema “Por uma Política Nacional de Emprego”, debatido por Almir Pazzianotto, Carlos de Souza Meirelles e Márcio Fortes. Dos debates realizados no congresso emergiu uma reivindicação da ADCE: uma política de emprego centrada na dignidade da pessoa humana e que focasse em objetivos permanentes, e não apenas na solução de problemas conjunturais.

O Conselho Diretor da ADCE foi recebido em audiência pelo presidente da República, João Baptista Figueiredo, e fez a entrega oficial da Carta de Curitiba.

61
1ª página do documento “Carta de Curitiba”, fruto do 4º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL

5º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL Campos do Jordão SP - 1983

Com o tema central “Emprego - Desafio Social do Empresário”, o 5º Congresso Nacional ADCE /UNIAPAC BRASIL, realizado em maio de 1983, em Campos do Jordão, SP, recebeu 75 participantes. Dentre os palestrantes estavam o governador de São Paulo, André Franco Montoro, dom Eusébio Scheid, bispo de São José dos Campos, Roberto Della Manna, secretário da FIESPFederação das Indústrias do Estado de São Paulo e Lázaro José Piunti, prefeito municipal de Itu.

62
63
“Austeridade a ser testemunhada por governantes, políticos, empresários e a sociedade em geral, tanto em nível pessoal quanto institucional, recuperando-se os valores éticos que o país merece e que a comunidade internacional exige.”
Trecho extraído da Carta de Campos do Jordão, 1983

Pequena e média empresa Destaque na geração de empregos ADCE SP - 1983

O desemprego continuava uma preocupação e a ADCE paulista decidiu realizar uma pesquisa na área industrial do estado de São Paulo, destinada a individualizar e definir as características, necessidades e possibilidades de gerar novas vagas de empregos nas pequenas e médias empresas. Elas começavam a assumir papel importante na economia e na geração de postos de trabalho formais ou informais.

Os resultados da pesquisa trouxeram valiosas contribuições e grande aprendizado, que a entidade aplicou em um “Encontro de Pequenos e Médios Empresários”, contando com dezenas de participantes, juntamente com os técnicos que executaram a pesquisa.

CCDAL

Conselho Central de Delegados da América Latina ADCE SP - 1984

Em 1984, a população brasileira clamava nas ruas por eleições diretas para a presidência da República. As pessoas marchavam em passeatas reivindicando a aprovação pelo congresso da emenda constitucional Dante de Oliveira, que possibilitaria o voto direto. Mesmo com o povo focado apenas nisso, ocorreu em São Paulo a reunião do CCDAL, com a presença de José Mertes, secretário geral da UNIAPAC e de representantes da Bolívia, Colômbia, Espanha, México, Paraguai e de 17 brasileiros. Abriu-se tempo para análise e debate da tão falada Teoria da Libertação.

64

6º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL

Nova Friburgo, RJ - 1984

Com o tema central “Por um Pacto Social”, o 6º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL, realizado em Nova Friburgo, RJ, em 1984, refletiu o clima de inquietude política e crise econômica e social que o país vivia. Um dos destaques deste congresso foi a notícia do programa de concessão pela ADCE de bolsas de estudo para universitários.

Ao final do evento, foi emitida a “Carta de Nova Friburgo”, que foi entregue à presidência da República, em audiência especial concedida ao Conselho Diretor da associação.

Página de abertura do documento “Carta de Nova Friburgo”

65

Jornal da ADCE Minas Gerais ADCE MG - 1984

Em outubro de 1984, o veículo de comunicação da ADCE mineira iniciou sua circulação. Sua pauta era os fatos relacionados à ADCE e ao Ensinamento Social Cristão, com informações locais e de outras regionais.

1ª página da edição nº 1 do jornal da ADCE MG, em 1984

66

ADCE PELOTAS, RS - Fundação 1984

Em 21 de outubro de 1984, no Tourist Parque Hotel, em Pelotas, RS, foi instaurada a regional da ADCE daquele município. O evento teve a ativa participação do prefeito, Bernardino de Souza, do bispo diocesano, dom Jayme Chemello e do comandante do 8º Batalhão de Infantaria Motorizada, general Egeo Corrêa de Oliveira Freitas. A instauração da regional foi em conjunto com a realização do 1º Encontro de Reflexão da ADCE Pelotas.

ADCE VALE DO SINOS, Novo Hamburgo, RS - Fundação 1984

A ADCE Vale do Sinos foi instaurada em 29 de agosto de 1984, em Novo Hamburgo, RS, através de um jantar na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo. O ato contou com a presença do vice-prefeito do município, Hélio Feltes, do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo, Wilson Korbes, e do presidente da ADCE gaúcha, José Antônio Célia.

67
Pedro Schneider (em pé), primeiro presidente da ADCE Vale do Sinos

Revista O Empresário Cristão ADCE RS - 1985

“O Empresário Cristão” teve sua primeira edição em janeiro de 1985, com a finalidade de ser um órgão de informação e formação. Foi planejado e estruturado para ser uma “ponte” entre a ADCE, os seus associados e a sociedade.

68

ADCE SERRA, Caxias do Sul, RS - Fundação 1985

A ADCE Serra foi fundada em Caxias do Sul, RS, em 18 de outubro 1985. Inicialmente foi chamada de regional Serra. A passagem de nome para ADCE Caxias do Sul, município-sede da Regional, foi realizada somente em 2015.

A fundação da regional se deu com a realização do 1º Encontro de Reflexão, ocorrido no Centro de Pastoral Casa de São Paulo da Cruz, em Forqueta. Prestigiando a abertura da nova regional, o presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Nélson Gomes Teixeira, participou do evento.

7º Congresso Nacional

ADCE / UNIAPAC BRASIL

Gramado, RS - 1985

A ADCE elegeu o tema “A Formação Doutrinária do Empresário” para o 7º Congresso Nacional, instalado em Gramado, RS, de 6 a 8 de junho de 1985, e assistido por numeroso e prestigioso grupo de prelados.

Abordaram o assunto, dom Antônio Quarracino, presidente do CELAM, dom Jayme Chemello, dom Antônio Cheuíche, monsenhor Roberto Mascarenhas Roxo, padre Francisco Ivern, Antônio Valente e o líder leigo, adeceano Percival Puggina.

69
(Da esq. p/ dir.) Dom Sinesio, dom Antonio Quarracino, presidente do CELAM, Nélson Gomes Teixeira, presidente ADCE/UNIAPAC BRASIL e Antonio D’Amico, presidente ADCE RS

Encontro Nacional de Dirigentes

ADCE / UNIAPAC BRASIL Rio de Janeiro, RJ - 1985

O encontro do Conselho Diretor da ADCE, de 1985, foi realizado de 6 a 8 de dezembro, no Rio de Janeiro, no mosteiro São Bento. Durante o encontro, o conselho avaliou a atividade do movimento adceano a nível nacional em 1985. Também ficou decidido que o tema do próximo congresso nacional em Caxambu, Minas Gerais, seria: “O Empresário Cristão e a Constituinte”.

Cardeal Bernardin Gantin

Prefeito da Congregação dos Bispos

ADCE RS - 1986

No dia 17 de abril de 1986, a ADCE RS recebeu a ilustre visita do prefeito da Congregação dos Bispos, o cardeal Bernardin Gantin. O cardeal incentivou os adeceanos a continuarem com o excelente trabalho evangelizador, e prometeu ser um mensageiro fiel para o Papa João Paulo II sobre o bom trabalho em andamento em Porto Alegre, cidade na qual Sua Santidade foi considerado um gaúcho pela multidão que o aplaudia.

70
Cardeal Gantin (em pé) em visita à ADCE RS

FIDES Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial ADCE SP - 1986

No 7º Congresso Nacional, o presidente da ADCE/ UNIAPAC BRASIL, Nélson Gomes Teixeira, lançou a criação da FIDES - Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial, enfatizando tratar-se de “organismo de apoio especializado para as atividades que se desenvolvem com base nos princípios de respeito à pessoa humana e nos fundamentos éticos e sociais”. A FIDES foi instaurada em 21 de novembro de 1986. A FIDES nasceu com a missão executiva das ações a serem implementadas pela ADCE.

25 anos da ADCE ADCE SP - 1986

A ADCE São Paulo comemorou 25 anos de fundação da entidade no Brasil, completados dia 29 de março de 1986, com uma recepção em sua sede na capital paulista, com presença de ilustres adeceanos, amigos e convidados.

71
(Da esq. p/ dir.) Nélson Gomes Teixeira, Francisco A. de Augustinis, Ernesto Diederichsen, dom Antonio Cheuiche, Guilherme Quintanilha de Almeida, Newton Cavalieri, Elias Corrêa de Camargo, Waldir de Affonseca, Guilherme Giorgi e Alain C.E. Moreau

ADCE Jovem ADCE MG - 1986

Ao fim de 1986, foi realizado o lançamento dos trabalhos da ADCE/ Jovem de Minas Gerais. O grupo foi coordenado por Gustavo Medrado Tamm Brandão e contou, a princípio, com a participação de 12 membros. No evento, realizado no Hotel Amazonas, foram conferidos diplomas aos fundadores e distribuído um jornal com o histórico da ADCE, artigos e noticiários escritos por membros da entidade.

8º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL

Caxambu MG - 1986

Com o tema “Constituinte - A Contribuição da ADCE”, ocorreu de 29 a 31 de maio de 1986, o 8º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL, em Caxambu, Minas Gerais. Nesse Congresso ocorreu a troca de presidente da ADCE nacional. Despediu-se com muita emoção, o professor Nélson Gomes Teixeira, após seus oito anos de gestão, e assumiu a posição José Antônio Célia, escolhido unanimemente pelos representantes regionais. Houve também a troca da sede nacional de São Paulo para Porto Alegre.

72
8º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL, em Caxumbu, MG

CAT - Centro Ana Terra ADCE RS - 1987

A ADCE gaúcha em parceria com o UNICEF, no dia 5 de fevereiro de 1987, consolidou a criação do CAT - Centro de Apoio a Atividades Econômicas Informais Ana Terra, uma associação civil sem fins lucrativos, que tinha como finalidade o desenvolvimento socioeconômico de produtores informais e pessoas de baixa renda em 25 áreas da capital do Rio Grande do Sul. O CAT buscava realizar seus objetivos através de parcerias público-privadas, e não participava de qualquer atividade de natureza político-partidária, ou religiosa.

Carta de Salvador

Presidente José Sarney recebeu o documento da ADCE Brasília DF - 1987

Em 2 de agosto de 1987, representantes da ADCE/ UNIAPAC BRASIL foram recebidos no Palácio do Planalto, em Brasília, pelo presidente da República, José Sarney, e entregaram o documento “Carta de Salvador –Ética nos Negócios”, que reúne as conclusões do 9º Congresso Nacional na Bahia. A ação foi coordenada pelo então presidente da ADCE Brasil, José Antônio Célia.

Os participantes do 9º Congresso reafirmaram no texto da carta a sua convicção de que “toda a vida econômica e empresarial deve ser inspirada e animada por valores éticos, baseados na dignidade e nas exigências de justiça”.

73
Ato de assinatura do primeiro projeto benficiado pelo CAT

9º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL Salvador BA - 1987

O tema do 9º Congresso Nacional da ADCE/UNIAPAC BRASIL foi “A Ética dos Negócios”. O evento ocorreu de 4 a 6 de junho de 1987, no Hotel Quatro Rodas, em Salvador, na Bahia.

O presidente da ADCE Bahia, Carlos Roberto Barbosa, lembrou que a ética dos negócios implica em respeito às pessoas envolvidas em atividades comerciais, industriais e de prestação de serviços. José Antônio Célia, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, fez um pronunciamento veemente, que lhe valeu calorosos aplausos e cumprimentos.

74

ADCE SANTA CATARINA - Fundação 1987

A fundação da Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de Santa Catarina - ADCE SC ocorreu por ocasião do 1º Encontro de Reflexão para Dirigentes Cristãos de Empresa naquele estado. O evento foi realizado nos dias 23, 24 e 25 de outubro de 1987. O presidente da ADCE/ UNIAPAC BRASIL, José Antônio Célia e o presidente da ADCE gaúcha, Antônio D’Amico, coordenaram os trabalhos acompanhados de outros companheiros do movimento adeceano gaúcho, que foram a Florianópolis montar a estrutura operacional e administrativa.

75

ADCE SERGIPE - Fundação 1987

A 16 de dezembro de 1987, às 20 horas, foi realizada a reunião para instauração da ADCE Sergipe. Unanimemente, aclamaram seu coordenador e logo mais presidente, João de Oliveira Lima. Por indicação do arcebispo de Aracaju, dom Luciano Cabral Duarte, o coordenador espiritual nomeado foi o cônego José Carvalho de Souza.

A ADCE sergipana teve a assessoria dos adeceanos gaúchos, que já haviam prestado as informações e cedido o material doutrinário.

ADCE CACHOEIRO DO ITAPEMIRIM, ES Fundação 1988

O padre Luciano Ciman foi o grande incentivador da ADCE no Espírito Santo. Com grande afinco e dedicação organizou o primeiro núcleo no estado, na cidade de Cachoeiro do Itapemirim, no ano de 1988. Logo, em novembro de 1988, realizou-se o 1º Encontro de Reflexão na regional. Além de criar a regional de Cachoeiro do Itapemirim, o padre Luciano Ciman articulou para levar a entidade para a capital Vitória, mantendo reuniões com empresários daquela cidade.

1º Encontro de Reflexão Nacional

ADCE / UNIAPAC BRASIL

Rio de Janeiro, RJ - 1988

De 23 a 25 de junho de 1988, realizou-se no Rio de Janeiro o 1º Encontro de Reflexão de Dirigentes Cristãos de Empresas, de âmbito nacional, no Centro de Estudos do Sumaré. Fizeram-se presentes empresários e religiosos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal.

76

Prêmio Dirigente Cristão do Ano ADCE RS - 1988

A ADCE gaúcha introduziu o prêmio Dirigente Cristão do Ano como reconhecimento por parte dos adeceanos aos dirigentes que se destacam na sociedade, com ações que visam o bem comum e o desenvolvimento social, alicerçados nos conhecimentos e princípios do Ensinamento Social Cristão. A cada ano é escolhido um agraciado, que recebe a homenagem em um jantar festivo. No dia 8 de dezembro de 1988, Gilberto Mossmann, secretário de Indústria e Comércio do Estado do Rio Grande do Sul, foi homenageado como o primeiro Dirigente Cristão do Ano.

Dom Bertrand de Orleans e Bragança

Príncipe Imperial do Brasil e o retorno da monarquia ADCE SE - 1989

Em 23 de fevereiro de 1989, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, esteve na sede da ADCE Sergipe, em Aracaju, palestrando aos adeceanos. O Príncipe Imperial abordou o tema do plebiscito previsto para setembro de 1983, sobre “o retorno da monarquia como regime político no Brasil”, previsto na Constituição Federal de 1988.

77
Homenageados com o prêmio Dirigente Cristão do Ano

Ciclo de Palestras Liderança com Valores

ADCE Serra, Caxias do Sul, RS - 1989

A ADCE Serra realizou, em 05 de maio de 1989, em Caxias do Sul, RS, a primeira edição do Ciclo de Palestras Liderança com Valores, que aborda temas de interesse social, familiar, econômico e empresarial, entre outros assuntos pertinentes à comunidade, sempre tendo como base de valores o Ensinamento Social Cristão.

18º Congresso Mundial UNIAPAC

Brasil representado por paulistas e gaúchos Baveno/Stresa, Itália - 1989

O 18° congresso mundial UNIAPAC reuniu 400 pessoas, de 31 países, nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 1989, em Baveno/Stresa (Lago Maggiori), na Itália. O tema central do congresso foi: “Valores Cristãos e Valores de Empresa – Como viver o Evangelho na Realidade Econômica de Hoje”.

A ADCE / UNIAPAC BRASIL foi representada no evento por uma delegação com os seguintes Adeceanos: Elias Corrêa de Camargo, presidente da ADCE de São Paulo; Jan Wiegerinck, integrante da ADCE de São Paulo; e padre Florindo Ciman, assistente espiritual da ADCE nacional e da ADCE gaúcha.

78
Ciclo de Palestras Liderança com Valores, ADCE Serra, em 1989

ADCE PLANALTO MÉDIO

PASSO FUNDO, RS - Fundação 1989

A ADCE Planalto Médio foi fundada em 8 de junho de 1989, na cidade de Passo Fundo, RS. Entretanto, o 1º Encontro de Reflexão já havia sido realizado em 18, 19 e 20 de novembro de 1988, naquela cidade. Nesse encontro, a primeira palestra foi ministrada por Walton Carpes, vicepresidente da Comissão de Jovens Universitários, da ADCE gaúcha.

1º Jornada de Estudos Ensinamento Social Cristão

ADCE Serra, Caxias do Sul, RS - 1989

Cerca de 100 empresários de Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha se reuniram no Samuara Alfred Hotel, em Caxias do Sul, no dia 10 de junho de 1989, com o objetivo de participarem da 1ª Jornada de Estudos do Ensinamento Social Cristão, um evento criado e organizado por adeceanos da Serra gaúcha.

A finalidade deste encontro foi promover estudos e conscientizar as pessoas para o Ensinamento Social Cristão como forma de condução pessoal e profissional.

79
1º Encontro de Reflexão da ADCE Planalto Médio, Passo Fundo, RS, em 1988

10º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL Florianópolis, SC - 1989

De 25 a 28 de maio de 1989, o 10º Congresso Nacional da ADCE/ UNIAPAC BRASIL, realizado em Florianópolis, SC, teve como tema central “A Ética do Estado e o Bem Comum”. O evento reuniu adeceanos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Sergipe, totalizando quase duzentas pessoas. Foi uma expressiva festa cristã, de trabalho e confraternização do empresariado brasileiro no que se refere à aceitação e divulgação dos ensinamentos sociais cristãos. Todas as palestras demonstraram isso, e de maneira especial as conferências do professor Cézar Saldanha, do Padre Fernando Bastos Ávila, do Secretário de Projetos Especiais da Prefeitura de Florianópolis, Fernando Marcondes de Mattos, e do empresário paulista, Nelson Janott Marinho.

80

Imposto Único em debate

ADCE MG -1990

No início de 1990, a ADCE mineira se mobilizou para debater a criação do Imposto Sobre Transações, que havia sido sugerido como solução para uma reforma fiscal. Era uma espécie de imposto único, que regularia todas as operações comerciais do país. O presidente da entidade, José Guido Figueiredo Neves, ressaltou que com o advento da informática, se tornaria possível pensar este tipo de prática e controle. A ADCE buscou sugestões das lideranças e autoridades tributaristas mineiras para dar forma à ideia que, caso fosse tecnicamente viável, exigiria um grande trabalho de atuação política.

Ação Empresarial

ADCE MG - 1990

Em meados do ano de 1990, a ADCE MG lançou a Ação Empresarial, um programa de visitas para troca de conhecimentos entre as empresas para desenvolvimento gerencial dos associados. A ideia do projeto foi uma espécie de intercâmbio empresarial, promovendo vários encontros e visitas durante todo o ano a empresas de distintos campos de atuação.

A primeira visita foi feita à UPSI Informática. A exposição do presidente Antônio Roberto Soares e sua equipe foi bastante prestigiada pelo adeceanos das empresas PLANAR, EMPA, PREFACO, COSIVA, AGROFIL, Construtora Ápia, AGROTEX, Internacional Peças e ASAMAR Dinâmica de Negócios.

Uma federação de ADCEs

ADCE RS - 1990

Em 31 de março de 1990, Antonio D’Amico, presidente da ADCE gaúcha, apresentou ao plenário do 2º Encontro de Dirigentes das Regionais do Rio Grande do Sul uma proposta de alteração com o desmembramento das regionais da entidade estadual, concedendo as regionais municipais total autonomia de ação, desvinculando inclusive as ações realizadas pelos adeceanos da capital, prevendo ser criada a regional de Porto Alegre.

A alteração na forma de atuar tem por princípio melhorar as ações nos municípios do interior do estado, concedendo mais autonomia em suas decisões e proporcionando mais agilidade. A proposta foi aprovada.

81

ADCE SANTA MARIA, RS - Fundação 1990

A ADCE do Rio Grande do Sul havia montado um plano de expansão para abrir regionais pelo interior do estado. A comissão encarregada da tarefa trabalhava com afinco e o 1º Encontro de Reflexão de Santa Maria ocorreu de 26 a 28 de outubro de 1990 com a instauração da regional.

O primeiro presidente, João Trevisan, adotou como lema dos seus trabalhos: “A Busca da Paz Social e Tornar Nossas Empresas Mais Humanas”. O assessor espiritual nomeado para a regional de Santa Maria foi o padre Francisco Bianchini.

82

Curso de Formação do Pensamento Social Cristão

ADCE Planalto Médio Passo Fundo, RS - 1990

De 6 a 8 de abril de 1990, ocorreu o Curso de Formação do Pensamento Social Cristão em Passo Fundo, RS, organizado pela regional Planalto Médio. O curso, exclusivo para adeceanos, teve a primeira palestra a cargo do padre Osvino José Both, do departamento doutrinário da ADCE Planalto Médio, que abordou o tema sobre o homem e a estrutura social da sua natureza, o fenômeno humano, o mundo exterior, o universo e a pessoa humana. Este curso de formação foi incentivado pela ADCE gaúcha nas regionais.

ADCE VALE DO RIO PARDO

SANTA CRUZ DO SUL, RS - Fundação 1991

A fundação da ADCE Vale do Rio Pardo, sediada em Santa Cruz do Sul, RS, se deu em 26 de abril de 1991, com a realização do 1º Encontro de Reflexão, do qual participaram Geraldo Dall’Agnese, Jairo Luiz Heck, Paulo Luiz Weiss, Edson Flavio Copetti, Agnelo Paulo Eckert, João Dick, Benedito Bicca Pires, João Paulo Lawisch, Armando Wink e Jorge Paulo Helfer.

Além de Santa Cruz do Sul, a regional abrange os municípios de Vera Cruz e Venâncio Aires.

83

11º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL Atibaia, SP - 1991

O presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Elias de Corrêa Camargo, abriu o 11º Congresso Nacional, realizado de 15 a 18 de maio de 1991, com uma sessão solene em comemoração ao centenário da Encíclica Rerum Novarum, realizada no auditório do memorial da América Latina, em São Paulo. Na oportunidade, realizou-se um painel sobre “A Renovação das Relações do Homem à Luz dos Princípios Fundamentais da Doutrina Social Cristã”.

Relações entre Capital e Trabalho

ADCE Planalto Médio Passo Fundo, RS - 1991

De 04 a 07 de junho de 1991, a ADCE Planalto Médio realizou em Passo Fundo, RS, o seminário “Relações entre Capital e Trabalho nas Sociedades Modernas”, em homenagem ao centenário da Encíclica Rerum Novarum.

O ex-ministro do trabalho, Almir Pazianotto, palestrou e salientou que o Brasil ainda tinha trágicos bolsões de miséria, mesmo em cidades industriais.

(Da esq. p/ dir.) Edson de Freitas, sindicalista; Edson Scortegagna, pres. ADCE Planalto Médio; Almir Pazianotto, exministro do Trabalho; Daltro Wesp e Paulo Tamiozzo

84
11º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL, em Atibaia, São Paulo, em 1991

1º Encontro de Reflexão em Minas Gerais ADCE MG - 1991

Encontros de Reflexão se tornaram uma importante ferramenta de formação da ADCE em todo país. A regional da associação em Minas Gerais também aderiu e realizou o seu 1° Encontro de Reflexão, em Belo Horizonte, nos dias 7 a 9 de junho de 1991.

85

ADCE ESPÍRITO SANTO - Fundação 1991

Depois do sucesso com a ADCE Cachoeiro do Itapemirim, o padre Luciano Ciman trabalhou para criar a ADCE Espírito Santo, na capital do estado. Com dedicação e a colaboração dos adeceanos, o padre Ciman providenciou a presença de quatro casais de Vitória no Sétimo Encontro de Reflexão promovido em Cachoeiro do Itapemirim, em junho de 1991. Em setembro do mesmo ano, o padre, os cachoeirenses e a experiência dos quatro casais já preparados tornaram uma realidade o primeiro Encontro de Reflexão da ADCE Espírito Santo, em Vitória.

Simpósio sobre a Rerum Novarum Eichstat, Alemanha - 1991

Em agosto de 1991, ocorreu em Eichstat, Alemanha, um simpósio para analisar a aplicação prática da Rerum Novarum naquele país e no Brasil. A ADCE brasileira enviou uma representação composta por Antônio D’Amico, presidente da ADCE gaúcha; Marina Bandeira, presidente do Comitê de Justiça e Paz do Rio de Janeiro; o sociólogo Gomes de Sá; a teóloga Maria Clara Luchetti; e o padre Martinho Lenz, reitor do Colégio Anchieta de Porto Alegre.

Antonio D’Amico, presidente da ADCE RS, representando a ADCE / UNIAPAC BRASIL no Simpósio sobre a Rerum Novarum, em Eichstat, Alemanha, em 1991

86
1º Encontro de Reflexão da ADCE Espírito Santo, realizado em Vitória, em setembro de 1991

1º Encontro de Empresários Cristãos do Mercosul ACDE do Uruguai - Montevidéo, Uruguai - 1991

Nos dias 10 e 11 de outubro de 1991, ocorreu em Montevidéo, Uruguai, o 1º Encontro de Empresários Cristãos do Mercosul, organizado pela ACDE, do Uruguai. Cerca de 450 empresários da Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai compareceram ao evento que ocorreu no Parque Hotel.

1º Encontro de Reflexão de Erechim

ADCE Planalto Médio, RS - 1991

O primeiro Encontro de Reflexão realizado na cidade de Erechim, no Rio Grande do Sul, aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 1991. A organização teve coordenação da ADCE Planalto Médio e contou com a colaboração de vários adeceanos de Porto Alegre, que se deslocaram até Erechim para participarem do evento.

87
(Da esq. p/ dir.) Lauro Dias, Enio de Oliveira, Pedro Schneider e Antonio Ruiz

Encontro Latino-americano de Empresários e 2ª Semana Social Cristã

ADCE RS - 1992

De 20 a 24 de novembro de 1992, em Porto Alegre, RS, foram realizados o “Encontro Latino-americano de Empresários”, organizado pelo Conselho Central de Delegados da América Latina (CCDAL), e a “2ª Semana Social Cristã”, realizada pela ADCE gaúcha. Os eventos ocorreram nas dependências da FIERGS e tiveram como temas centrais, respectivamente, “A Realidade Social da América Latina” e “América Latina e Cristianismo: 500 Anos”.

Participaram do Encontro Latino-americano empresários de sete países: Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Chile e México.

A 2ª Semana Social Cristã também teve a presença de dirigentes do Brasil e de outros países da América Latina, que haviam participado do Encontro Latino-americano de Empresários.

88
2ª Semana Social Cristã, na FIERGS, em Porto Alegre, RS, em 1992 + Informações

1ª Jornada Adeceana de Florianópolis ADCE SC - 1992

A ADCE Santa Catarina realizou a “1ª Jornada Adeceana de Florianópolis”, no dia 19 de setembro de 1992, com a presença de empresários cristãos catarinenses, gaúchos e paulistas. Do Rio Grande do Sul compareceram também um grupo de palestrantes especialmente convidados para o evento, sob a liderança do presidente da ADCE gaúcha, Antonio D’Amico e de Gilberto Lehnen, coordenador do evento.

O presidente da ADCE catarinense, Tito Schmitt, destacou os problemas da ética e da moral, e sugeriu que as ADCEs brasileiras revitalizassem a sua posição, relativamente a tais valores.

ADCE MONTES CLAROS, MG - Fundação 1993

O líder empresarial Francisco Sérgio Soares Cavalieri foi incentivador da fundação da ADCE Montes Claros, no estado de Minas Gerais, que se efetivou em 14 de abril de 1993.

Cavalieri difundiu a finalidade da entidade entre um grupo de dirigentes e empresários. Até que reuniu-os para um almoço de fundação no restaurante da Companhia Materiais Sulfurosos - Matsulfur. O encontro foi concorrido e prestigiado pelo presidente da ADCE Minas Gerais, Elmon Dinelli, que se pronunciou a respeito da história da ADCE, sua missão e forma de operar. O padre Antônio Alencar, capitão da Polícia Militar e capelão do 12º batalhão, representou o bispo diocesano.

89

Revista da ADCE Paulista - Empresa: Perspectiva ADCE SP - 1993

Sob a responsabilidade jornalística de Catherine Elisabeth Nadas, em 1993, foi lançada pela ADCE paulista a revista “Empresa: Perspectiva”.

Jan Wiegerinck, presidente da regional paulista da ADCE, publicou um editorial de lançamento em que frisava: “Humilde e no entanto pretensiosa. A revista ‘Empresa: Perspectiva’ pretende cumprir melhor a missão de levar à comunidade, e de modo especial à comunidade dos empresários, a boa nova do Ensinamento Social Cristão”.

Capa da edição nº 1 da revista “Empresa: Perspectiva”, lançada em janeiro de 1993, pela ADCE paulista.

90

O Jovem e a Empresa do Ano 2000 - Parceria ACM ADCE SP - 1993

“O Jovem e a Empresa do Ano 2000”, projeto da ADCE paulista em parceria com a ACM - Associação Cristã de Moços

A ADCE paulista estava trabalhando para atrair jovens e lhes passar o conhecimento necessário sobre a Doutrina Social Cristã. O objetivo era que aplicassem, no futuro, estes ensinamentos em seus negócios.

Para atingir o público certo, a entidade fez uma parceria com a ACMAssociação Cristã de Moços, desenvolvendo um projeto educativo visando ao preparo de jovens com vocação definida para a atividade empresarial. O Projeto foi intitulado “A Empresa e o Jovem do Ano 2000”.

91

12º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL São Lourenço, MG - 1993

“A Busca da Excelência Empresarial” foi o tema do 12º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL, realizado em São Lourenço, Minas Gerais, no dia 10 de junho de 1993.

Para os congressos adeceanos o tema era incomum. De início, os participantes se perguntavam como esse tema faria parte da agenda de princípios e ensinamentos contidos no Ensinamento Social Cristão. Porém essa confusão se encerrou logo após a fala de Elmon Dinelli, quando abriu os trabalhos neste congresso: “Todo o valor do aperfeiçoamento tecnológico, do desenvolvimento científico, da melhoria dos sistemas de informatização, da qualidade dos produtos e da produtividade, se perdem como estéreis se não defendermos o aperfeiçoamento e a valorização da pessoa humana. Tudo que conseguirmos aprimorar, ainda que com resultado para o homem, será inútil, se não melhorarmos o próprio homem”.

92
(Da esq. p/ dir.) Elias Corrêa de Camargo, Walfrido dos Mares Guia, Elmon Dinelli e Newton Cavalieri

19º Congresso Mundial UNIAPAC

Brasil representado por mineiros, paulistas e gaúchos Monterrey, México - 1993

O 19º Congresso Mundial da UNIAPAC foi um acontecimento extraordinário. Realizado na cidade de Monterrey, no México, nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 1993, teve representações de 33 países e um total de 800 participantes, dentre os quais alguns sacerdotes e bispos.

O tema central do evento foi “A Economia Social de Mercado a Serviço do Homem”. José Augusto Kliemann, vice-presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, e representante oficial da ADCE gaúcha, apresentou um vídeo intitulado de “A Expansão da ADCE no Sul do Brasil”, que contava os trabalhos da ADCE na região. Essa apresentação teve uma excelente repercussão, principalmente os trechos do vídeo que mencionavam os encontros de reflexão para dirigentes cristãos de empresas, iniciativa inédita que existia somente no Brasil, completamente desconhecida por outras ADCEs do mundo.

13º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL Salvador, BA - 1994

O 13º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL enfocou uma questão de interesse geral e aparentemente vital para o empresariado mundial: a reengenharia. Para o evento realizado no Hotel Le Meredien, em Salvador, Bahia, dias 2, 3 e 4 de junho de 1994, preparado e conduzido por José Sales e Gustavo Góes, o tema oficial foi “A Reengenharia e o Bem Comum”. Palestraram dom Thomas Murphy, bispo auxiliar de Salvador, dom Luciano Mendes de Almeida, presidente da CNBB, o sociólogo Paulo Moura, Normélio Moura, Luiz Rogério Galvão de Souza e Mário Bibiano Júnior.

93

1º Encontro de Reflexão

ADCE Montes Claros, MG - 1994

Em 26, 27 e 28 de agosto de 1994, a ADCE Montes Claros, em Minas Gerais, realizou seu primeiro Encontro de Reflexão. A regional havia sido fundada no ano anterior pelo empresário Francisco Sérgio Soares Cavalieri, que se tornou presidente da mesma e passou a implementar as ações que já vinham sendo desenvolvidas em outras regionais.

94

Dirigente Cristão do Ano ADCE Santa Maria, RS - 1995

Em 16 de novembro de 1995, a ADCE Santa Maria, RS, premiou José Gonçalves de Lima como Dirigente Cristão do Ano 1995.

14º Congresso Nacional

ADCE / UNIAPAC BRASIL Vitória, ES - 1995

Vitória, no Espírito Santo, sediou o 14º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL, realizado dias 15, 16, e 17 de junho de 1995. Participaram adeceanos de vários estados. Com o início dos trabalhos, foram chamados a integrar a mesa diretora Luiz Carlos Torres, presidente da ADCE do Espírito Santo; Alberto Luiz Goncalves Soares, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL; Nelson Janott Marinho, vice-presidente; Rubens Maurício Evarti, presidente da ADCE de Cachoeiro do Itapemirim; e padre Luciano Ciman, fundador da ADCE do Espírito Santo.

ADCE ALAGOAS - Fundação 1996

De 3 a 5 de maio de 1996, ocorreu o primeiro Encontro de Reflexão que fundou oficialmente a ADCE Alagoas. A decisão da criação da entidade naquele estado foi tomada em reunião do presidente Jarinelson Almeida, da ADCE Sergipe, em 21 de janeiro de 1996, com empresários e dirigentes cristãos de Maceió. Ficou encarregado da articulação da iniciativa o cônego José Carvalho de Souza, da arquidiocese da capital sergipana. Posteriormente, graças ao interesse e apoio do padre Manoel Henrique de Melo Santana, pároco da paróquia da Ponta Verde, e um dos acessores da CNBB em Maceió, foram convocadas lideranças que se entusiasmaram com a iniciativa.

95
José Lima, Dirigente Cristão do Ano 1995, ADCE Santa Maria, RS

Comunidades Carentes do Vale do Jequitinhonha, MG

ADCE Montes Claros, MG - 1996

As comunidades carentes do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, mobilizaram a ADCE Montes Claros, devido as necessidades e carências vividas entre as suas comunidades dispersas ao longo do rio e pelo interior. Indo ao encontro dessas necessidades, visando a pelo menos amenizá-las, a regional da ADCE em Montes Claros, em abril de 1996, juntou-se à CEMIG, à SUDENOR, ao SEBRAE, à CODEV e ao Rotary Club local para criar centros geradores de renda e instrução nos quais a população, além de se tornar economicamente ativa, passa a ser também geradora de empregos e cada vez mais independente.

1º Encontro de Diálogos de Bispos e Empresários ADCE / UNIAPAC BRASIL

São Roque, SP - 1996

Havia algum tempo que os empresários adeceanos e a Igreja Católica buscavam uma aproximação. O empresariado nacional externava a queixa que a Igreja estava ligada somente aos trabalhadores. Diziam que participavam da Igreja, frequentavam os cultos e ouviam as pregações. Mas não se sentiam acolhidos. Ao contrário, até mesmo hostilizados. Por seu lado, a Igreja Católica estava ligada ao novo sindicalismo que emergiu de maneira mais forte na década de 1980, no ABC paulista. E ambos os lados buscavam uma forma de contornar os empecilhos e fazer essa aproximação. Muitas conversas haviam sido realizadas, até que em 1995 ocorreram algumas reuniões entre adeceanos e algumas importantes autoridades da Igreja, como dom Lucas Moreira Neves, cardeal Primaz do Brasil e presidente da CNBB, os bispos dom Cláudio Hummes, dom Emílio Pignoli, dom Fernando Figueiredo, das dioceses de Santo André e Santo Amaro, e nessas reuniões começou a ser formatada uma das principais ações da ADCE / UNIAPAC BRASIL em conjunto com a Igreja Católica.

Dom Cláudio Hummes foi um dos principais incentivadores desta aproximação e trabalhou nos dois polos amenizando dificuldades e aparando as arestas, até que a concretização se deu em 16 e 17 de maio de 1996, com a realização do “1º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários”, realizado no Hotel Villa Rossa, no município de São Roque, SP, com o tema “Enfrentar o Desencontro Igreja/Empresários”. Este foi o primeiro resultado concreto do esforço empenhado em busca da aproximação.

96
Depoimento Carlos Camargo, ex-presidente ADCE SP + Informações

Encontro Nacional de Dirigentes

ADCE / UNIAPAC BRASIL Rio de Janeiro, RJ - 1996

“Por uma ADCE renovada dentro do espírito da paz social dada ao Brasil pelo ideário e a prática do adeceanismo.” Esse foi o espírito que orientou os trabalhos do Encontro Nacional do Rio de Janeiro, realizado nos dias 6, 7 e 8 de junho de 1996, no Centro de Estudos da Arquidiocese. Participantes vindos de 12 cidades, de 10 Estados, trabalharam em conjunto sobre aquele tema.

15º Congresso Nacional

ADCE / UNIAPAC BRASIL Aracaju, SE - 1997

O 15º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL aconteceu nos dias 29, 30 e 31 de maio de 1997, na cidade de Aracajú, no estado de Sergipe. O tema central do congresso foi “A Paz Social”. O senador João Alves Filho, ex-governador de Sergipe e ex-ministro, prestigiou o evento e parabenizou a associação pelo excelente trabalho realizado no estado.

97
Missa celebrada no Encontro Nacional de Dirigentes, no Rio de Janeiro, em 1996 Mesa diretiva do 15º Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL

Revista Bem Comum FIDES - São Paulo, SP - 1998

A revista ADCE Brasil passou a ser editada pela FIDES - Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e mudou de nome, passando a se chamar “Bem Comum”. As alterações foram implementadas em setembro de 1998, quando a revista circulou com a nova configuração.

98

5º Simpósio UNIAPAC LA/ CELAM ADCE SP - 1999

A organização do 5º Simpósio UNIAPAC / CELAM ficou a cargo da FIDES - Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial, entidade criada e administrada pela ADCE paulista. O evento realizado de 22 a 25 de setembro de 1999, em Itaici, SP, foi um sucesso, contando com participantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Guatemala, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Uma pergunta serviu de orientação aos debates realizados no evento: Quais são os caminhos que deverão percorrer, em conjunto, os pastores e os empresários para mitigar os efeitos negativos e potencializar os efeitos positivos da globalização?

99
5º Simpósio UNIAPAC LA / CELAM realizado pela FIDES / ADCE SP, em 1999, na cidade de Itaici, SP

Seminário Balanço Social e Cidadania Empresarial

ADCE Serra, Caxias do Sul, RS - 2000

A ADCE Serra realizou na cidade de Caxias do Sul, RS, o seminário “Balanço Social e Cidadania Empresarial”. Um excelente público compareceu ao evento, realizado em outubro de 2000. Presente também a vice-prefeita de Caxias do Sul, Marisa Formolo Dalla Vecchia.

Seminário Balanço Social e Cidadania Empresarial, realizado pela ADCE Serra, Caxias do Sul, RS, em 2000

Banco de Alimentos ADCE RS - 2000

O Banco de Alimentos foi uma ideia importada de Portugal e chegou até a ADCE gaúcha por proposição de Alberto Augusto Perazzo, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL. Em 1999, analisando o material que receberam, alguns adeceanos gaúchos concluíram pela viabilidade de implantar o sistema no estado, levando em consideração todos os fatores que potencializariam esse trabalho e envolvendo a sociedade gaúcha. Não restava dúvidas que seria uma excelente ação social, de solidariedade e promoção da dignidade da pessoa humana.

O grupo passou a fazer contato com várias entidades e instituições que se alinhassem com o objetivo do projeto. Em 6 de dezembro de 2000, treze entidades faziam parte da operação do Banco de Alimentos, e dentre essas entidades a ADCE foi indicada para ocupar a presidência do Banco no seu primeiro período de atividades, em virtude de princípios e valores ‘semeados’ e por ter sido a ADCE que viabilizou a organização do projeto.

Ficou decidido que o Banco de Alimentos não seria instrumentalizado politicamente. Por essa razão os órgãos públicos e instituições governamentais não seriam instituidores do Banco de Alimentos. Seria uma ação do setor empresarial.

100
Schiavo

Comemoração dos 40 Anos da ADCE no Brasil ADCE SP - 2001

Em 29 de março de 2001, no Metropolitan Plaza Hotel, na cidade de São Paulo, SP, a ADCE paulista comemorou os 40 anos de fundação da entidade em um almoço que reuniu importantes adeceanos e personalidades. Foi um evento concorrido, que contou com palestra de dom Cláudio Hummes, com o tema “A Igreja, o Empresariado e a Doutrina Social Cristã”.

101
Na mesa diretora, (da esq. p/ dir.) Alberto Augusto Perazzo, Elias Corrêa de Camargo, cardeal dom Claudio Hummes, Newton Cavalieri, Jan Wiegerinck, Paulo Nogueira Neto e Romeu Trussardi Filho

ADCE PORTO ALEGRE - Fundação 2001

Assim como em outros estados, a ADCE gaúcha havia iniciado na capital do como uma entidade de abrangência estadual. Entretanto, com o passar dos anos e com a ampliação para o interior do estado do Rio Grande do Sul, que culminou com a criação de vários núcleos nos municípios, foi avaliado que esses núcleos deveriam ter autonomia em suas decisões e ter administrações próprias. Esta alteração foi implementada até para a capital. Por isto, em 26 de abril de 2001, adeceanos de Porto Alegre reunidos em assembleia no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Pompéia fundaram a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de Porto Alegre, sendo eleito por unanimidade e aclamação como seu primeiro presidente, Sérgio Juarez Kaminski. A ADCE RS permaneceu com abrangência estadual dando suporte às regionais.

Assembleia das Rosas

ADCE SE - 2001

Dia 11 de maio de 2001, a ADCE Sergipe inaugurou um evento especial realizando a Assembleia das Rosas. Foi uma homenagem de dia das mães a todas as adeceanas e esposas de associados presentes. O ponto alto da solenidade foi a formação da mesa diretora, composta de esposas de diretores e convidadas especiais. Sob a direção de Lourdes Moura, esposa do presidente da ADCE Sergipe, a assembleia iniciou com uma reflexão feita pelo cônego José Carvalho, cuja mensagem foi de destaque à figura de Maria como “Mãe de toda humanidade”. No decorrer da reunião, cada participante foi homenageada com um botão de rosas oferecido pelo esposo. Entre os convidados estavam Maria do Carmo, acompanhada de seu esposo, ex-governador João Alves Filho.

102

Homens na Cozinha

ADCE Serra, Caxias do Sul, RS - 2002

A ADCE Serra participou do “Homens na Cozinha”, evento idealizado em 2002, pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Caxias do Sul. O público presente pode degustar das maravilhas gastronômicas produzidas pelos adeceanos em uma das cozinhas. O evento reúne pessoas em torno de uma causa comum: reduzir as diferenças sociais e ajudar a quem precisa na comunidade.

Cozinha da ADCE Serra no “Homens na Cozinha”, edição 2016, em Caxias do Sul, RS, evento que a regional participa desde 2002

Desafios e Compromisso Político dos Cristãos

ADCE Montes Claros, MG - 2002

A ADCE Montes Claros, em Minas Gerais, seguindo o formato adeceano de reuniões com palestras, em 19 de setembro de 2002, recebeu seus associados e convidados para um jantar realizado no Buffet Fogão de Lenha, cujo palestrante foi Patrus Ananias, ex-prefeito de Belo Horizonte, que abordou o tema “Desafios e Compromisso Político dos Cristãos”.

103
(Em pé) Patrus Ananias, palestrante, (sentado, ao meio) Jarbas Vasconcelos, presidente da ADCE Montes Claros, MG, em 2002

Jornal Informativo

ADCE Montes Claros, MG - 2003

Em março de 2003, seguindo a tendência das outras regionais, a ADCE Montes Claros lançou o seu veículo de comunicação próprio, o Jornal Informativo ADCE Montes Claros. O presidente da entidade, Jarbas Gusmão Pinheiro, se manifestou no editorial da seguinte forma: “Ele vai mostrar ao leitor que a ADCE é uma associação extremamente interessante”.

Capa da edição nº 1, do informativo da ADCE Montes Claros, MG, em 2003

104

Festa Gauchesca Noite Crioula da ADCE

ADCE Serra, Caxias do Sul, RS - 2003

Em 2003, a ADCE Serra lançou a festa gauchesca “Noite Crioula da ADCE”. O objetivo do evento é valorizar a fé, a empresa e a família com as tradições gaúchas. A festa ocorre sempre em conjunto com as comemorações da Semana Farroupilha, em ambiente típico tradicionalista. A programação conta com missa e jantar campeiro.

Tá na Mesa com ADCE

ADCE Serra, Caxias do Sul, RS - 2003

Para colaborar com a religação da energia elétrica para o posto da Brigada Militar do bairro Cruzeiro, de Caxias do Sul, o presidente da ADCE Serra, Vilson Vitor Betanin, teve a ideia do evento gastronômico beneficente, com o objetivo de ajudar financeiramente entidades sociais.

105
Festa gauchesca Noite Crioula da ADCE Serra, em Caxias do Sul, RS, em 2003 2ª edição do Tá na Mesa com a ADCE, em Caxias do Sul, RS, em 2004

40 Anos da ADCE no RS ADCE, RS - 2003

Em 30 de outubro de 2003, a ADCE gaúcha completou 40 anos. A Câmara de Vereadores de Porto Alegre realizou uma sessão solene em comemoração ao aniversário da ADCE, quando o vereador João Carlos Nedel se manifestou: “A entidade vem, sem alarde, cumprindo sua missão de inserir Cristo e seu Evangelho no mundo empresarial e nas relações de trabalho”. Nedel foi seguido pelo vereador Beto Moesch, que disse: “A ADCE tem cumprido, de forma extraordinária, o papel de mostrar o seu compromisso social perante os mais pobres e a sociedade”. O presidente da ADCE de Porto Alegre, Antônio Pires, representando o presidente da ADCE do Rio Grande do Sul, Antonio D’Amico, também fez uso da tribuna para agradecer a homenagem.

Responsabilidade Social no Agronegócio ADCE SP - 2004

Francisco Graziano Neto, engenheiro agrônomo, compareceu a reuniãoalmoço na ADCE paulista, no dia 12 de novembro de 2004, para falar sobre a responsabilidade social no agronegócio. Graziano abriu sua fala demonstrando um sentimento de orgulho como agricultor e estudioso do campo, um “Caipira de Araras”, como ele se autodenomina. E seguiu comentando sobre o sentimento de esquecimento, que era presente na zona rural nos anos 1970, e como a situação mudou e como isso melhorou a qualidade do serviço para a população. Falou também sobre a relação de trabalho que existe no campo e suas características: “Começo por dizer que as relações de trabalho no campo são muito diferentes das relações de trabalho de outros setores da economia, ela é mais itinerante, ela é safrista, exigindo um tratamento diferenciado que inexiste na legislação. As outras nações o têm, nós aqui não.”

106

Sede Própria

ADCE Santa Maria, RS - 2005

No ano em que completou seu 15º aniversário, a ADCE Santa Maria inaugurou sua sede própria. A conquista tornou-se realidade graças a uma parceria com a AJESM – Associação de Jovens Empresários e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que cedeu um imóvel em desuso há mais de 20 anos às duas entidades, em troca da reforma do prédio.

A partir da doação e da efetividade da posse, foi formada uma comissão que, através da solidariedade e colaboração dos associados das duas entidades, empreendeu uma grande reforma da casa, inaugurada com as presenças do governador do estado, Germano Rigotto, do secretário da SEDAI, Luís Roberto Ponte, do deputado Cezar Schirmer e demais autoridades locais.

107
Sede própria da ADCE Santa Maria, RS, conquistada em 2005

40 Anos da ADCE em MG ADCE MG - 2005

A ADCE Minas Gerais completou 40 anos, em 18 de junho de 2005. Para marcar a data a associação realizou um evento comemorativo, na sede da FIEMG, com a participação de convidados, adeceanos e a diretoria da entidade. Compareceram também personalidades de destaque no meio empresarial mineiro e nacional.

108
(Da esq. p/ dir.) Carlos Camargo, presidente da ADCE São Paulo, dom Décio Zandonade, bispo de Colatina, ES, dom Serafim Fernandes de Araújo, arcebispo de Belo Horizonte, MG, Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE MG, Wilson Nélio Brumer, secretário de Desenvolvimento de Minas Gerais, Pascual Rubiani, presidente da UNIAPAC LA e padre João Augusto Mac Dowell, conselheiro espiritual da ADCE MG Wagner Dilló (Da esq. p/ dir.) Sérgio Cavalieri, dom Serafim F. de Araújo, Alberto Luiz Gonçalves Soares, Myriam Mindello Soares e Celso F. de Azevedo Wagner Dilló

Empreendedorismo Social

ADCE Porto Alegre, RS - 2006

A ADCE Porto Alegre convidou os estudantes de Relações Públicas da PUCRS a refletir sobre os princípios que regem a dignidade humana. Organizado pelo Laboratório de Eventos da Famecos, o curso “Empreendedorismo Social–Da Reflexão à Ação”, trouxe líderes de empresas de diversos segmentos e mostrou que o empreendedorismo social envolve, além da dimensão econômica, as dimensões política, cultural, ambiental, regulatória e comportamental. O projeto Empreendedorismo Social, da PUCRS, realizado em 10 de agosto de 2006, serviu para ampliar o número de pessoas capazes de compreender e difundir os ensinamentos que compõem a escalada da dignidade humana, aumentando o potencial de ação.

6º Diálogo de Empresários e Líderes Religiosos

ADCE SP - 2006

Para atender a necessidade de repensar a sociedade, líderes de diversas denominações religiosas uniram-se à ADCE São Paulo na realização do 6º Diálogo de Empresários e Líderes Religiosos, abordando questões da ética e da espiritualidade no ambiente de trabalho e nos negócios. O evento foi realizado dias 17 e 18 de agosto de 2006, no Mercure Grand Hotel, em São Paulo, SP.

109
Reunião plenária do 6º Diálogo de Empresários e Líderes Religiosos, em São Paulo, SP, 2006

Seminário Sobre Reforma Política

ADCE Planalto Médio Passo Fundo, RS - 2007

A ADCE Planalto Médio e o Conselho de Desenvolvimento de Passo Fundo se uniram para realizar o “Seminário da Reforma Política”. Com um público de 275 participantes, o evento ocorreu em 19 de maio de 2007, na Faculdade de Medicina da Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

Durante o seminário foram realizados painéis sobre “Reforma PolíticaGestão para o Desenvolvimento Integral”, com os cientistas políticos Cezar Saldanha Souza Júnior e Eduardo Dutra Aydos; e com os deputados federais e estaduais Julio Redecker, Beto Albuquerque, Gilberto Capoani, Giovani Cherini e Gilmar Sossela.

Cardeal Renato Raffaelle Martino

ADCE SP - 2008

Em 11 de junho de 2008, o presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz, cardeal Renato Raffaelle Martino, esteve na ADCE paulista e proferiu a palestra “A Doutrina Social Cristã e o Empresário”.

O evento realizado no Clube Alto de Pinheiros, em São Paulo, SP, foi um sucesso de público e trouxe importantes contribuições do Ensinamento Social Cristão diretamente do centro do Vaticano.

110
Cardeal Martino (ao centro), presidente do Pontifício Conselho Justiça e Paz do Vaticano

ADCE SOROCABA, SP - Fundação 2008

Em 2008, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa de São Paulo pretendia realizar um Encontro de Diálogos Bispos e Empresários em Sorocaba, SP, e conseguiu a concordância do arcebispo metropolitano, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

Com o auxílio de Vanderlei Testa, a diretoria da ADCE paulista organizou o evento que se realizou na cidade acolhendo os bispos visitantes, a diretoria da ADCE, empresários e líderes cristãos de Sorocaba, Campinas e São Paulo. Durante o Encontro surgiu a proposta de instalação de um núcleo da ADCE naquele município.

Em 6 de agosto de 2008, no auditório da Santa Casa de Sorocaba, aconteceu o evento inaugural marcando a fundação da ADCE Sorocaba, que contou com a presença de 50 pessoas.

Rentabilidade dos Valores

ADCE MG - 2008

A sede da Federação da Indústrias de Minas Gerais, em Belo Horizonte, foi o palco para o lançamento do livro “Rentabilidade dos Valores”, que a ADCE mineira promoveu em 2 de setembro de 2008. A obra expressa as aspirações e a proposta da UNIAPAC a respeito de um mundo mais justo e humano e é o resultado de um extenso diálogo e do intercâmbio de experiências vinculadas à Responsabilidade Social Empresarial entre as associações da UNIAPAC, que provêm de uma ampla gama de culturas e ambientes.

111
Lançamento do livro Rentabilidade dos Valores pela ADCE MG, em 2008

Disciplina em Empreendedorismo Cristão - UCS

ADCE Serra, Caxias do Sul, RS - 2008

Numa parceria entre a ADCE Serra e a Universidade de Caxias do Sul, em 2008, iniciou na universidade a “Disciplina em Empreendedorismo Cristão”. A ideia nasceu de parte do reitor Izidoro Zorzi, que sugeriu aos adeceanos da Serra que criassem a disciplina para implantação naquela universidade.

Após uma primeira análise das condições a decisão foi que o conteúdo dos “Encontros de Reflexão”, promovidos pela ADCE, deveria ser a base da disciplina.

Os primeiros passos foram difíceis e os adeceanos se socorreram da experiência de professores da UCS, da UFRGS e da PUCRS para dar forma ao material que seria utilizado. O Ensinamento Social Cristão estava indo para dentro da sala de aula na universidade e deveria estar adequado a linguagem e forma dos estudantes.

A disciplina é eletiva, ministrada semestralmente, e visa a capacitar o aluno a assimilar e utilizar os valores éticos e cristãos como base para uma vida profissional empreendedora. É acessível aos acadêmicos de todos os cursos da universidade e comunidade em geral.

112
Turma de 2016 da Disciplina em Empreendedorismo Cristão, na UCS Depoimento Jaime Lorandi+ Informações

45 Anos da ADCE Minas Gerais Homenagem da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

ADCE MG - 2009

Em reunião especial de plenário, realizada no dia 29 de junho de 2009, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais comemorou os 45 anos da ADCE mineira.

Na exposição de motivos do autor do requerimento, o deputado Durval Ângelo, consta que a associação é uma entidade representativa do movimento ecumênico mundial, presente em mais de 20 países e quatro continentes, que reúne empresários e estudiosos dos princípios do Ensinamento Social Cristão, para que sejam aplicados em seus negócios. O deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da assembléia, coordenou os trabalhos e destacou que o compromisso moral dos dirigentes cristãos com a sustentabilidade social é a maior prova de que a iniciativa privada está contribuindo para o desenvolvimento econômico do país e de Minas Gerais, ao mesmo tempo em que colabora para a construção de uma sociedade mais justa e pacífica.

113
(Da esq. p/ dir.) Deputado Alberto Pinto Coelho, presidente da ALMG, Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Minas Gerais, Newton Cavalieri, fundador da ADCE no Brasil, José Ignacio Mariscal, mexicano, presidente da UNIAPAC e deputado Durval Ângelo, autor da proposta da homenagem Wagner Dilló

Zilda Arns Newmann

ADCE SP - 2009

Zilda Arns Newmann participou da reunião-almoço na ADCE paulista, realizada no Clube Alto dos Pinheiros, em São Paulo, SP, em 16 de junho de 2009. O tema da palestra foi “A Solidariedade na Igreja com a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa”.

Seminário sobre a Honestidade

ADCE Porto Alegre, RS - 2009

A ADCE Porto Alegre reuniu seus associados na auditório do IDC, em 19 de setembro de 2009, em seminário que discutiu a honestidade. O monsenhor Urbano Zilles definiu o que é ser honesto; o vice-presidente do EMAÚS e advogado Emerson Vidal, aplicou o tema honestidade à política; e Guilherme Guaragna, diretor da Braskem, discorreu sobre a honestidade nos negócios.

114
Zilda Arns Newmann na ADCE paulista, em 2009 Seminário sobre a Honestidade, realizado pela ADCE Porto Alegre, em 2009

8º Encontro de Diálogos de Bispos e Empresários

ADCE / UNIAPAC BRASIL

São Paulo, SP - 2009

No 8º Encontro de Diálogos de Bispos e Empresários o tema central foi “O Desafio de Construir Uma Nova Ordem Social”. Nos debates foi referida a necessidade de uma nova ordem econômica, em que a economia não seja exclusivamente focada no lucro, mas que priorize o ser humano. O modelo econômico vigente não melhora as condições de vida do povo e degrada o meio ambiente. O evento foi realizado no Hotel Braston Augusta, em São Paulo, SP, dias 24 e 25 de setembro de 2009.

Curso de Formação de Líderes

ADCE Porto Alegre, RS - 2010

Em março de 2010, a ADCE Porto Alegre deu início ao “Curso de Formação de Líderes”, com duração de 12 aulas, em sábados intercalados. O objetivo é preparar o líder cristão para ser um agente da transformação e visa a contribuir na formação de uma sociedade sustentável.

Guilherme Guaragna, criador e coordenador do Curso de Formação de Líderes

115
Plenária do 8º Encontro de Diálogos de Bispos e Empresários, em São Paulo, em 2009

Páscoa no Instituto Penal Irmão Miguel Dario

ADCE Porto Alegre, RS - 2010

Em 25 de março de 2010, a reunião-almoço Papo Amigo da ADCE Porto Alegre, no espírito da Páscoa, foi realizada no Instituto Penal Irmão Miguel Dario, no bairro Agronomia, em Porto Alegre, RS. Os adeceanos foram recebidos pelos apenados, que assumiram a cozinha preparando as comidas e organizaram o ambiente onde o almoço foi servido.

Dirigente Cristão do Ano - Distinção Familiar

ADCE Porto Alegre, RS - 2010

Os adeceanos de Porto Alegre se reuniram no salão do Jockey Club, na noite do dia 23 de novembro de 2010, para confraternizar e fazer a entrega do Prêmio Dirigente Cristão do Ano, como tradicionalmente ocorre. Entretanto, desta vez trouxeram uma novidade marcante que foi a escolha, pela primeira vez, de uma família para ser agraciada com a distinção. O prêmio foi dirigido à Família Zaffari, proprietária da rede de super e hipermercados Zaffari Bourbon.

116
A Famíla Zaffari foi distinguida com o prênio Dirigente Cristão do Ano 2010, pela ADCE Porto Alegre Celso Wichinieski Adeceanos no almoço de Páscoa no Instituto Penal Irmão Miguel Dario

Responsabilidade Social Empresarial

ADCE Sorocaba, SP - 2011

Em 23 de março de 2011, a ADCE Sorocaba, SP, realizou uma reuniãoalmoço com palestra cujo tema foi “A Responsabilidade Social Empresarial”. A empresária e presidente da ADCE São Paulo, Gigi Cavalieri, foi a responsável pela apresentação do tema. O evento foi o primeiro de 2011 e foi realizado na Universidade do Cavalo, em um espaço agradável pela bela natureza e beleza ao redor do salão do almoço. O encontro reuniu adeceanos, convidados e o presidente de honra da ADCE Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, que fez a abertura com a oração do empresário cristão.

O casal anfitrião, Cristina e Luiz Marins, proporcionou uma acolhida generosa a todos presentes, enquanto o presidente da ADCE Sorocaba, Leosmar Gonzales Martinez, aniversariante do dia, foi parabenizado por todos e homenageado com um bolo oferecido pelo seu vice-presidente, Cristiano Mascarenhas de Barros.

Ao final, a palestrante Gigi Cavalieri recebeu um diploma e um ramalhete de flores da diretoria da entidade e se manifestou imensamente agradecida pela acolhida que desfrutou em Sorocaba.

Encontro de Reflexão

ADCE MG - 2011

A ADCE mineira segue a tradição dos encontros, tendo realizado o 24º Encontro de Reflexão da ADCE Minas Gerais, em 21 de maio de 2011.

117
24º Encontro de Reflexão da ADCE MG, realizado em 21 de maio de 2011

1º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade

Tema Água é Vida ADCE RS - 2011

O 1º FAS - Fórum ADCE para a Sustentabilidade foi o primeiro passo de uma longa jornada que previu a realização de dez edições do evento na primeira etapa e cinco edições na segunda.

O fórum reuniu palestrantes especializados e representativos de diversas áreas para abordar o tema “Sustentabilidade” de modo abrangente, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, RS, nos dias 18 e 19 de maio de 2011.

Ao longo dos dois dias de evento, o tema foi tratado pela perspectiva social, ambiental, cristã, humana, cultural, econômica, estratégica, ética, científica, entre outras, com o intuito de dar base à sustentabilidade.

118
“O Ensinamento Social Cristão traz todas diretrizes necessárias para caminharmos em direção à sustentabilidade.”
Guilherme Guaragna, idealizador do FAS

Na elaboração do projeto foram definidos os temas centrais para os primeiros dez anos do fórum, que compõe o primeiro ciclo de palestras: Água é Vida, Terra é Vida, Ar é Vida, Fogo é Vida, Luz é Vida, Comunicação é Vida, Socialização é Vida, Conhecimento é Vida, Partilha é Vida e Missão é Vida.

O FAS foi planejado e implantado como uma plataforma permanente de debates, de estudos e de promoção do conhecimento, reunindo pensadores de renome nacional e internacional, propondo o tema da Sociedade Sustentável numa visão ampliada, tendo como pilar central a base de valores que deve orientar a tomada de decisão e a ação das pessoas.

“A ADCE oferece aos empresários e à sociedade uma proposta de exemplo e atitudes para transformar o mundo.”

Antonio D’Amico, presidente da ADCE RS

119
Eduardo Gianetti, economista, proferiu a primeira palestra do FAS, em 18/05/2011, com o tema “A Sociedade Sustentável”

O FAS é uma iniciativa permanente, gerenciado por um Conselho Gestor, formado por comissões setoriais para colocar em prática os compromissos assumidos durante o evento. Mais do que provocar reflexão sobre a sustentabilidade, o FAS quer promover também a ação. O GEELPAGrupo de Empreendedores Evangélicos Luteranos de Porto Alegre, formado por empreendedores ligados a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB, imediatamente aderiu a nova jornada e alguns de seus membros juntaram-se a comissão de gestão do fórum, reafirmando o caráter ecumênico das entidades.

120
Antonio Benatti, engenheiro e físico, foi palestrante no 1º FAS Depoimento Guilherme Guaragna Guilherme Guaragna (esq.), idealizador do FAS, foi homenageado pela ADCE RS e recebeu uma placa entregue por Juarez Pereira, vice-presidente da associação + Informações

(Da esq. p/ dir.) Antonio D’Amico, presidente da ADCE RS, Newton Cavalieri, um dos fundadores da ADCE no Brasil e Gigi Cavalieri, presidente da ADCE SP, em homenagem prestada ao fundador

Documento “Compromissos Públicos do Dirigente Cristão” foi disponibilizado aos participantes, contendo princípios, valores e compromissos

121

Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte ADCE MG - 2011

A Câmara de Vereadores de Belo Horizonte promoveu a entrega para a ADCE Minas Gerais do “Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal”. O evento foi realizado no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, em 19 de setembro de 2011.

O Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal foi criado em 2003, substituindo a comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal, para homenagear pessoas físicas ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, por excepcional mérito ou serviços notáveis prestados à cidade.

A cada edição é escolhido um patrono, por alguma data marcante que o evoque naquele ano. E, nesse ano de 2011, o patrono escolhido foi José Alencar Gomes da Silva, ex-vice-presidente da República, que faleceu em 29 de março de 2011.

122
Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Minas Gerais, com o diploma do Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal Wagner Dilló

9º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários ADCE / UNIAPAC BRASIL Itapecerica da Serra, SP - 2011

Em 18 e 19 de novembro de 2011, no Hotel Terras Altas, na Estância Turística Itapecerica da Serra, SP, ocorreu a nona edição do encontro com o tema “A Economia, a Educação e seus Valores”.

Ao final, foi emitido o documento com as conclusões e sugestões, do qual se reproduz uma pequeníssima parte a seguir: “Vivemos a quarta globalização com uma nova perspectiva de interação entre os povos. Tudo se comunica com tudo e isto cria um mundo de possibilidades, mas, também de apreensão. É também a era do conhecimento, e disto deriva a relevância da educação. Conhecimento que deve ter a pessoa como centro e referência do processo. A educação, a escola, o ensino formam o núcleo, mas, essa pessoa, esse centro, muitas vezes é esquecida. Por isso, somos chamados a ocupar os espaços para resgatar o processo educativo e a centralidade das pessoas”.

123
Reunião plenária do 9º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários

50 Anos da ADCE no Brasil Honra ao Mérito da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte ADCE MG - 2011

A ADCE de Minas Gerais foi homenageada em solenidade oficial na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte, em 02 de dezembro de 2011.

Por proposição da vereadora Silvia Helena, a Câmara de Vereadores de Belo Horizonte concedeu o diploma de “Honra ao Mérito” para a associação, para celebrar os 50 anos da entidade no Brasil e os 80 anos da Uniapac no mundo. A homenagem foi um reconhecimento pelos importantes serviços prestados pela entidade no Brasil e serve de motivação para a continuidade dos trabalhos.

Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE Minas Gerais e da ADCE / UNIAPAC BRASIL, recebeu a horaria em nome da associação e assim se manifestou: “A ADCE é como o fermento na massa que se coloca só um pouquinho, mas faz o bolo crescer e ficar mais apetitoso. A ADCE contribui para empresas melhores e para um país melhor. É um trabalho bonito e empolgante”.

124
Entrega do Diploma de Honra ao Mérito, em Solenidade na Câmara de Vereadores de Belo Horizonte Wagner Dilló Wagner Dilló

Campanha de Natal

ADCE Vale do Rio Pardo, RS - 2011

Na noite de 25 de novembro de 2021, a ADCE Vale do Rio Pardo reuniu os associados de Santa Cruz do Sul, Vera Cruz e Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, para incentivar a “Campanha Acima de Tudo, Natal é Cristo!”, e confraternizar em jantar festivo de encerramento das atividades de 2011. O Grupo reuniu-se na cidade de Vera Cruz.

Encontro de Reflexão

ADCE SE - 2011

O 10º Encontro de Reflexão da ADCE Sergipe foi realizado em 2011, no Colégio Arquidiocesano, em Aracaju, Sergipe.

125
Campanha de Natal e Confraternização da ADCE Vale do Rio Pardo, RS, em 2011 10º Encontro de Reflexão da ADCE Sergipe, em 2011

Marina Silva na ADCE ADCE SP - 2012

Em 19 de março de 2012, no Centro Brasileiro Britânico, em São Paulo, SP, a ADCE paulista recebeu para uma reunião-almoço Marina Silva, que proferiu palestra com o tema “Sustentabilidade e Valores”.

Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial ADCE MG - 2012

Em 2012, a ADCE mineira instituiu o “Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial”, com a finalidade de reconhecer os dirigentes de empresas que enaltecem os valores da entidade e que dignificam as relações empresariais em todos os níveis, sempre preocupados com a ética cristã e a centralidade no ser humano. O agraciado com o Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social Empresarial 2012 foi Henrique Bertholino, um dos mais respeitados industriais de Minas Gerais.

126
Marina Silva em palestra na ADCE paulista, em 2012

2º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade

Tema Terra é Vida

ADCE RS - 2012

A opinião e a experiência de especialistas nacionais e internacionais das mais diversas áreas, como economistas, dirigentes, gestores públicos, cientistas, representantes do terceiro setor, religiosos, entre outros, que sugeriram modelos, incentivaram reflexões e mostraram casos de iniciativas já realizadas, formaram um conjunto de ideias de enorme aprendizado ao público presente ao 2º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade, realizado dias 4 e 5 de junho de 2012, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, RS.

O lema “Educar Pelo Exemplo e Agir” buscou impulsionar a ação da sociedade em seus diferentes setores.

Homenagem a Sérgio Cavalieri Vice-presidente UNIAPAC LA

ADCE MG - 2012

Em 8 de agosto de 2012, no Automóvel Clube, a ADCE Minas Gerais promoveu um jantar de confraternização em homenagem a posse de Sérgio Cavalieri no cargo de vice-presidente da UNIAPAC Latinoamericana.

127
Celso Wichinieski (6º da esq. p/ dir.) Sérgio Cavalieri recebe homenagem pela posse na vice-presidência da UNIAPAC LA Wagner Dilló Abertura do 2º FAS, em Porto Alegre, RS, em 2012

Projeto de Parceria ADCE e CNBB ADCE /UNIAPAC BRASIL, São Paulo - 2012

Em 2012, foi constituído um grupo de trabalho para elaboração do conteúdo e da metodologia do projeto sobre “Responsabilidade Social Corporativa”, que tem o objetivo de difundir e aplicar os conceitos de negócios e as práticas sociais que tornam o ambiente empresarial mais ético, justo e humano. Foi o primeiro passo do projeto “Empresa com Valores”, em parceria com a CNBB.

Planejamento Estratégico

ADCE RS - 2012

Dias 24 e 25 de agosto de 2012, a ADCE gaúcha realizou o “Seminário de Planejamento Estratégico”, que apresentou a temática “Estruturando a Perpetuidade”. Estiveram presentes em torno de 40 adeceanos da capital e das regionais do interior. O seminário foi coordenado pelo adeceano Guilherme Guaragna. O grupo trabalhou definindo diretrizes e metas e incluiu o eixo sustentabilidade na base das ações da entidade.

128
(Da esq. p/ dir.) Lúcio Machado, Peter Nadas, Carlos Camargo, Roberto Trajan, padre Martinho Lenz, Aroldo Braga, Fernando Testa, Gigi Cavalieri e Sergio Cavalieri Seminário de planejamento estratégico da ADCE RS, em 2012 Celso Wichinieski

11º Simpósio CELAM - UNIAPAC Tegucigalpa, Honduras - 2012

De 19 a 21 de setembro de 2012, foi realizado em Tugucigalpa, Honduras, o 11º Simpósio Celam - UNIAPAC, com o tema: “Empresas, Fonte de Desenvolvimento e Esperança – Empresas e Bispos por uma Economia a Serviço da Humanidade”. O encontro visa estabelecer e fortalecer o diálogo entre a alta hierarquia da Igreja Católica e empresários de toda a América Latina, com intuito de construir uma sociedade mais justa e fraterna. O evento é promovido pelo Conselho Episcopal Latinoamericano, CELAM e pela UNIAPAC Latinoamericana.

129
(Da esq. p/ dir.) Juarez Pereira, vice-presidente da ADCE Rio Grande do Sul, (em pé) Jaime Lorandi, da ADCE Caxias do Sul, Sérgio Cavalieri, vice-presidente da Uniapac LA, Gigi Cavalieri, presidente ADCE São Paulo, Dom Gregório Paixão, bispo auxiliar de Salvador e Lázaro Tamez, presidente da USEM - México

A Conferência de Beirute

UNIAPAC INTERNACIONAL Beirute, Líbano - 2013

A Conferência de Beirute, no Líbano, ocorreu durante os dias 25 e 26 de março de 2013. A iniciativa reuniu empresários cristãos e muçulmanos com o objetivo de encontrar soluções práticas para uma economia mundial a serviço do homem e dos propósitos do bem comum, da solidariedade, da ética e da justiça.

Estiveram presentes cerca de 400 pessoas vindas dos cinco continentes, com as mais diversas culturas e religiões. Os 35 palestrantes do evento vieram de 15 países diferentes. Participaram ainda ministros e outros representantes públicos, assim como grandes empresários do mundo. Foram abordados temas como globalização, paz, avanços da tecnologia, crises, entre outros.

Foi quase unânime entre todos os palestrantes o reconhecimento da necessidade de diálogo e da prática dos valores, já que há conflitos nos países do oriente, complicações para encontrar a paz, e todos reconhecem essa dificuldade e o importante papel do diálogo para resolvê-la.

130
(Da esq. p/ dir.) Sérgio Cavalieri, presidente ADCE / UNIAPAC BRASIL, Juan Manuel Lopez Valdivia, presidente da Uniapac LA, Lázaro Tamez, presidente da Usem México, Gigi Cavalieri e Sydney Costa Gonçalves, da ADCE São Paulo e Luis Stetner, da USEM, México

Projeto Pescar na Paróquia Unidade Inovadora

ADCE Serra, Caxias do Sul, RS - 2013

A Paróquia São José, de Caxias do Sul, RS, inaugurou uma nova fase no Projeto Pescar e mostrou que uma paróquia também pode servir de espaço para a capacitação profissional de jovens.

A ideia do novo formato foi de membros da ADCE Serra e foi apoiada pelo pároco local, padre Álvaro Pinzeta. Para torná-la viável foram necessárias adaptações. Se nas franquias tradicionais o projeto é sustentado e organizado pela empresa detentora da mesma, no caso da paróquia formou-se um grupo mantenedor. São treze empresas que colaboram com doações financeiras e uma que fornece alimentação por valor subsidiado.

Ao final do curso, outro êxito foi conquistado: todos os participantes foram admitidos como funcionários nas empresas mantenedoras ou parceiras. Os 21 alunos da primeira turma da Unidade da Paróquia São José formaramse no início de julho de 2013. Essa iniciativa já está estimulando a criação de outras unidades semelhantes.

131
Turma do Projeto Pescar na Paróquia, ADCE Serra, Caxias do Sul, RS, em 2013

FAS Universitário UPF/ADCE

ADCE Planalto Médio Passo Fundo, RS - 2013

A Plataforma de Educação da ADCE gaúcha preparou uma versão universitária do FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade, destinada a ser implementada em parcerias com as universidades. De forma reduzida e com conteúdo adaptado ao público jovem, o FAS Universitário segue a mesma sequência dos temas do FAS e fez sua estréia na UPF - Universidade de Passo Fundo, em Passo Fundo, RS, em 19 de abril de 2013.

Cardeal Peter Turkson

ADCE MG - 2013

O Cardeal Peter Turkson, presidente do Conselho Pontifício Justiça e Paz-CPJP, do Vaticano, esteve em Minas Gerais, em 20 de julho de 2013. Sua vinda foi promovida pela ADCE mineira e incluiu a apresentação de seu livro “A Vocação do Líder Empresarial - Uma Reflexão”, que ocorreu na PUC Minas, durante o Congresso Mundial de Universidades Católicas (CMUC). O livro foi lançado em 2011, pelo CPJP, e redigido com a colaboração de professores de universidades dos EUA, Alemanha, Espanha, Itália e empresários da UNIAPAC.

132
Cardeal Turkson (sentado à esq.) e o livro “A Vocação do Líder Empresarial - Uma Reflexão” Wagner Dilló Livro A Vocação do Líder Empresarial

Coral Central College A cappella choir ADCE SP - 2013

A ADCE São Paulo e a Catedral Metropolitana de São Paulo honrosamente receberam para uma apresentação o Coral Central Collegea cappella choir, no dia 17 de maio de 2013.

133
Coral Central College, a cappella choir, na Catedral Metropolitana de São Paulo

Empresa com Valores

ADCE / UNIAPAC BRASIL e CNBB

São Paulo, SP - 2013

ADCE / UNIAPAC BRASIL tem uma parceria com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB para um projeto de capacitação em responsabilidade social empresarial. A parceria surgiu a partir de um processo de aproximação entre a CNBB e a ADCE, iniciado em 1996 com o 1º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários. O encontro de 1996 teve como destaque a busca de aproximação entre as duas entidades, demonstrado através do tema “Por que estamos distantes?”.

“Alguns pensam que Responsabilidade Social Empresarial gera gastos e é apenas para grandes empresas, mas é justamente o contrário.”

Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL

134
(Da esq. p/ dir.) Dom Severino Clasen, cardeal dom Odilo Scherer, dom Joaquim Mol Guimarães e Sérgio Cavalieri no lançamento do Empresa com Valores, em São Paulo, em 2013

A parceria se tornou concreta, evoluiu e a ADCE foi convidada para formar um grupo de trabalho juntamente com a Comissão Episcopal de Educação e Cultura e a Comissão Episcopal para o Laicato, para o desenvolvimento das ações necessárias para implantar de forma efetiva a proposta de levar o pensamento social cristão para o meio empresarial. A sugestão da parceria foi apresentada na 50ª Assembleia Geral da CNBB, em 2012, em Aparecida/SP.

135
Folder do Empresa com Valores

A base do curso será a obra “Rentabilidade dos Valores”, da Uniapac. Além disso, a capacitação utilizará como livro motivacional a obra “A Vocação do Líder Empresarial”, do cardeal Peter Turkson. Foi produzido, ainda, um DVD motivacional que leva o nome do curso.

O projeto levou o nome “Empresa com Valores - ECV” e visa a promoção do conhecimento e a disseminação dos valores contidos no Ensinamento Social Cristão, a ética, a solidariedade, a justiça, a verdade e o bem comum, junto aos empreendedores, empresários, dirigentes, profissionais liberais e demais pessoas que tenham influência no desenvolvimento social e econômico da comunidade, para que possam aplicar esta informação em favor do crescimento social, econômico, moral e espiritual dos irmãos da comunidade em que atuam e pertencem. Assim, contribuindo de maneira efetiva para a diminuição da desigualdade e o aumento da fraternidade nas comunidades.

A iniciativa teve seu lançamento em 23 de setembro de 2013, na FECOMÉRCIO, em São Paulo, SP. Estiveram presentes ao evento o cardeal dom Odilo Scherer, dom Joaquim Mol Guimarães, reitor da PUC Minas e presidente da Comissão Episcopal de Cultura e Educação da CNBB, comissão na qual a ADCE é parceira. Também estiveram presentes dom Severino Clasen, adeceanos e convidados.

136
(Da esq. p/ dir.) Sérgio Cavalieri, Antonio D’Amico, dom Joaquim Mol, Gigi Cavalieri, padre Martinho Lenz, Bruno Leone e Lúcio Machado

O projeto tem 10 etapas e prevê um curso à distância de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), a criação de novas regionais da ADCE e a realização de congressos.

O presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Sérgio Cavalieri, se manifestou dizendo que: “A própria igreja é a força de vendas. As pessoas acham que responsabilidade social gera gastos e é apenas para grandes empresas, mas é justamente o contrário. A ADCE, no Brasil, está espalhada por vários estados. E todas estas regionais vão se empenhar na implementação do ECV”.

O ECV vem se disseminando por meio de reuniões e eventos empresariais, encontros em paróquias e contatos diretos junto a bispos, padres e associados da ADCE em todo Brasil. O primeiro passo consiste em encontros de sensibilização e reuniões de conhecimento. Na conferência de sensibilização a proposta é apresentada na sua concepção ampla, ou seja, a intenção de formar uma corrente de empresários e empreendedores do bem, que possam fazer negócios de forma ética, justa e moral – com pensamento no bem comum; e que a partir desta prática possam ter mais lucro e efetividade em seus negócios, empreendimentos e relações comerciais. Já a reunião de conhecimento apresenta de forma prática, com um grupo de reflexão já predefinido, os passos de formação e de encontros, sua dinâmica e conteúdo.

+ Informações

137
Livro Rentabilidade dos Valores, que forma a base do Empresa com Valores Livro Rentabilidade dos Valores

3º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade

Tema Ar é Vida ADCE RS - 2013

O 3º FAS aconteceu no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, RS, durante os dias 8 e 9 de outubro de 2013, tendo como bandeira “A Sociedade Sustentável é a Sociedade que Sonha”. Esta terceira edição do FAS consolidou o projeto de fóruns anuais com foco nos princípios do Ensinamento Social Cristão e ênfase para a proteção do meio ambiente. Também mostrou à sociedade um debate sem interesse mercadológico e/ou ideológico, mas centrado na preocupação com a pessoa humana, sua qualidade de vida, defesa do bem comum e, principalmente, uma visão de capital voltado para o social, com base na universalidade dos bens e na prioridade do trabalho.

“No fundo, ninguém quer ser sustentável se isso significar parar de ser feliz, de ter o que se quer.”

Luiz Felipe Pondé, filósofo e escritor

138
Painel Comunicação, Ética e Sustentabilidade: (da esq. p/ dir) Wambert Di Lorenzo, Ibsen Pinheiro, Luiz Coronel, Flávio Tavares e Cezar Freitas Celso Wichinieski

Sérgio Cavalieri, presidente da UNIAPAC LA UNIAPAC LA, São Paulo, SP - 2013

Em reunião do board da UNIAPAC Latinoamericana, realizada em São Paulo, SP, em 4 de outubro de 2013, o presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Sérgio Cavalieri, assumiu também a presidência da UNIAPAC LA.

Curso de Formação de Consultores

ADCE Porto Alegre, RS - 2014

A primeira edição do Programa de Formação de Consultores idealizado pela Plataforma de Educação do FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade, que visa a preparar equipes para implantação e desenvolvimento das iniciativas da plataforma, foi realizada em 26 de abril de 2014. A função do programa é formar multiplicadores e assessores para os projetos do FAS e consultores em Ensinamento Social Cristão e em Sustentabilidade.

139
Sérgio Cavalieri (esq) tomando posse na presidência da UNIAPAC Latinoamericana, em 2013 Curso de Formação de Monitores, da ADCE Porto Alegre, em 2014

1º Retiro Espiritual de Aparecida CNBB e ADCE / UNIAPAC BRASIL Aparecida, SP - 2014

Por intermédio do presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno, de dom Leonardo Ulrich Steiner, secretário geral da entidade e da importante atuação do padre Valdeir dos Santos Goulart, realizou-se o 1º Retiro Espiritual em Aparecida, SP, dirigido especialmente para a ADCE. O retiro ocorreu de 21 a 23 de março de 2014 e contou com a participação de 45 pessoas do Rio Grande do Sul, Sergipe, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. As palestras foram ministradas pelo cardeal Damasceno e por dom Leonardo Steiner. O local do retiro foi o Seminário Bom Pastor, reformado em 2013 para receber o papa Francisco quando fez sua primeira visita ao Brasil. Na manhã do dia 23 (domingo), foi realizada uma visita ao Santuário Nacional de Aparecida, onde está a imagem da padroeira do Brasil.

140
Grupo de participantes do 1º Retiro Espiritual de Aparecida CNBB e ADCE / UNIAPAC BRASIL

Reunião-almoço GEELPA e ADCE Porto Alegre - Ecumenismo

ADCE Porto Alegre, RS - 2014

O Grupo de Empreendedores Evangélico-Luteranos de Porto Alegre e a ADCE Porto Alegre realizaram, em 24 de julho de 2014, no salão da Igreja da Reconciliação, Paróquia Matriz de Porto Alegre da IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, o almoço conjunto anual celebrando o ecumenismo e a fraternidade entre as duas instituições.

La Vocación del Líder Empresarial

USEC, Santiago, Chile - 2014

A presidente da ADCE São Paulo, Gigi Cavalieri e Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, participaram do lançamento do livro “La Vocación del Líder Empresarial”, que ocorreu em Santiago, no Chile, no dia 3 de setembro de 2014, em evento organizado pela USEC e que contou com a participação de aproximadamente 600 convidados. O presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, do Vaticano, cardeal Peter Turkson, esteve presente à solenidade.

141
Almoço ecumênico GEELPA e ADCE Porto Alegre, em 2014 Cardeal Peter Turkson, no lançamento do livro La Vocación del Líder Empresarial

4º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade Tema Fogo é Vida

ADCE RS - 2014

A bandeira do 4º FAS, “Sustentáveis Transformações”, norteou o fórum que ao longo de seus dois dias de realização, 5 e 6 de novembro de 2014, trouxe temas como o “Capitalismo Sustentável”, “A Formação do Ser Humano”, além da representação simbólica do “Fogo” como elemento da natureza.

Os participantes destacaram o quanto é importante pensar a sustentabilidade como parte da vida cotidiana, tanto pessoal, quanto profissional. É preciso dar atenção a questões como a forma de se transportar, de pensar o consumo e as relações.

Almoço-palestra com Antonio Anastasia

ADCE MG - 2015

O senador Antonio Anastasia foi o convidado do almoço-palestra promovido pela ADCE mineira, em parceria com a FIEMG, em Belo Horizonte, em 23 de fevereiro de 2015. O senador Anastasia se pronunciou no sentido que é preciso coragem e liderança para mudar a mentalidade no Brasil.

142
Painel “Transformando o Ser Humano” Celso Wichinieski (Da esq. p/ dir.) Sérgio Frade, presidente da ADCE MG, Olavo Machado, presidente da FIEMG e o senador Antonio Anastasia

2º Retiro Espiritual de Aparecida CNBB e ADCE / UNIAPAC BRASIL Aparecida, SP - 2015

De 06 a 08 de março de 2015, a Conferência Nacional dos Bispos do BrasilCNBB e a ADCE / UNIAPAC BRASIL realizaram o 2º Retiro Espiritual para Dirigentes Cristãos de Empresa, no Seminário Bom Pastor, em Aparecida, SP. A pregação foi do padre João Carlos Almeida e a coordenação do padre Valdeir dos Santos Goulart, da CNBB. A presença de dom Raymundo Damasceno de Assis, cardeal arcebispo de Aparecida e presidente da CNBB, foi constante e o cardeal celebrou missa com os padres Vitor Bertoli, Carlos Cirtus e frei Rogério Soares. Compareceram adeceanos representantes das regionais de São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

ADCE Serra muda de nome ADCE Caxias do Sul, RS - 2015

Em 1990, a ADCE RS implementou uma alteração na estrutura promovendo a independência administrativa das ADCEs implantadas nos munícipios. E como forma de incentivar o desenvolvimento regional, algumas delas ficaram responsáveis por uma área maior que seus próprios municípios.

A ADCE Serra, instalada na cidade de Caxias do Sul, também respondeu por Garibaldi, Bento Gonçalves e outras cidades componentes da Serra gaúcha, até 2015, quando foi efetivada nova alteração. A ADCE RS passou a incentivar a criação de regionais próprias em cada município. Isto resultou na alteração do nome da Regional ADCE Serra para ADCE Caxias do Sul.

143
Grupo de participantes do 2º Retiro de Aparecida

ADCE GARIBALDI, RS - Fundação 2015

O 1º Encontro de Reflexão de Garibaldi, RS, foi realizado de 5 a 7 de junho de 2015, na Pousada dos Capuchinhos, e deu início as atividades da ADCE Garibaldi, instaurada com apoio dos adeceanos de Caxias do Sul. O tripé família, fé e empresa norteou as palestras que mostraram os principais valores da associação.

Escola da Fé ADCE Caxias do Sul - 2015

A ADCE Caxias do Sul iniciou o projeto Escola da Fé, em 2015, tendo como objetivo aprofundar a experiência de fé em Jesus Cristo e sua aplicabilidade nas relações pessoais e profissionais. O projeto Escola da Fé é direcionado aos adeceanos e foi planejado para ser frequentado após a realização do Encontro de Reflexão.

144
1º Encontro de Reflexão de Garibaldi, RS, em 2015 Escola da Fé, Caxias do Sul, RS, em 2015

Empreendedorismo com Valores

ADCE Porto Alegre, RS - 2015

Jovens lideranças empreendedoras podem ser transformadoras para uma sociedade justa e solidária. Partindo deste princípio e procurando uma aproximação com estes jovens empreendedores, a ADCE Porto Alegre criou o projeto “Empreendedorismo com Valores”. A primeira edição do evento, que ocorreu em 30 de setembro de 2015, nas dependências do CIEE-RS, teve participação gratuita e foi concebido como uma forma de apresentação dos valores contidos no Ensinamento Social Cristão e de sua aplicação no ambiente do trabalho. Acompanhando um café da manhã, foram apresentados casos de sucesso e depoimentos de empreendedores cristãos, visando despertar nos participantes o interesse em ampliar a visão empreendedora através de valores.

145
Empreendedorismo com Valores, realizado pela ADCE Porto Alegre em parceria com o CIEE-RS Celso Wichinieski
146
147

25º Congresso Mundial UNIAPAC

10º Seminário Internacional de Sustentabilidade

UNIAPAC, FIEMG, ADCE / UNIAPAC BRASIL

Belo Horizonte, MG - 2015

A Associação de Dirigentes Cristão de Empresa ADCE / UNIAPAC BRASIL, a UNIAPAC Internacional e o Sistema Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – FIEMG uniram-se para realizar o 25º Congresso Mundial da UNIAPAC e o 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade, com o tema: “Empresas, Governo e Sociedade Trabalhando Juntos pelo Bem Comum”. O evento ocorreu de 30 de setembro a 2 de outubro de 2015, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Os participantes tiveram a oportunidade de ouvir e debater

148
Cerimônia de abertura do 25º Congresso Mundial UNIAPAC e 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade, Belo Horizonte, MG, em 2015 Wagner Dilló
149
“Foi uma oportunidade e um privilégio propor à comunidade empresarial o desafio de assumir a responsabilidade que lhe é exigida pela circunstância, trabalhando em conjunto com o governo e a sociedade civil.”
José Maria Simone, argentino, presidente da UNIAPAC Internacional
150
Wagner
Dilló

com 37 palestrantes, sendo 26 estrangeiros, de 14 países, sobre às suas responsabilidades, ideias e valores essenciais para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem estar para todos, preservar o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas.

A sustentabilidade só é possível se estiver garantida a promoção da pessoa e o desenvolvimento da cultura da responsabilidade empresarial com foco no ser humano, o que leva a um compromisso do setor produtivo ainda mais amplo.

Ética e respeito aos valores humanos parecem ser condições básicas para a reconquista da confiança e a criação de um ambiente de maior harmonia e cooperação. Somente o compromisso de todos os atores com o bem comum promoverá o resgate da dignidade do ser humano, a valorização da vida, em favor da justiça e da paz verdadeira.

Empresários, políticos e acadêmicos de várias partes do mundo enriqueceram o debate demonstrando ideias, práticas e valores fundamentais para a construção do bem comum e incentivaram os participantes a seguirem novos caminhos, renovando atitudes e liderando o movimento de bem estar para todos.

A realização conjunta do 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade e o 25º Congresso Mundial da Uniapac foi uma parceria bem sucedida entre o Sistema FIEMG, a Uniapac Internacional e a ADCE / UNIAPAC Brasil. A união de esforços e recursos trouxe uma nova dimensão ao evento, que ganhou maior visibilidade e atenção da mídia e da sociedade. A participação dos três setores, poder público, empresas e sociedade civil, debatendo temas essenciais para a transformação da sociedade foi um dos destaques do encontro. E a interação abriu oportunidades de parceria e construção de novos projetos pós evento. Temas atuais e relevantes, associados à diversidade de visões e conhecimentos dos palestrantes também merecem destaque.

151

“A Natura mudou a minha forma de ver o mundo. Entendi que o homem não é uma ilha, que tudo na vida está conectado. A vida nos chamou para testemunhá-la e sermos agentes transformadores.”

Luiz Seabra, fundador da Natura

“A mãe com o filho internado me perguntou: ‘Você pode criá-lo para mim? Ele precisa tomar um leite que não tenho como comprar’. Foi nesse momento que passei a entender que o ato médico tinha seus limites e que precisávamos criar uma organização fora dos muros do hospital que desse conta de todos os aspectos da miséria, que era a real causa da doença.”

Vera Cordeiro, fundadora da Associação Saúde Criança

“O indivíduo e o mundo são interdependentes. O mundo à nossa volta nos molda, mas nós também temos a condição de influenciar, construir e modificar o mundo.”

Marco Antônio Lage, diretor de Sustentabilidade da Fiat Chrysler

“Não podemos mais continuar com este modelo em que as pessoas e a natureza são usadas e descartadas quando não são mais necessárias.”

Michel Roy, secretário-geral da Cáritas Internacional

152
Wagner Dilló Wagner Dilló Wagner Dilló Wagner Dilló

“Líderes não podem separar o desenvolvimento econômico da inclusão social e também não podem desconsiderar a relação do ser humano com o meio ambiente.”

Fabiana Galvão, líder de projetos em Sustentabilidade da Schneider Electric

“A ideia de sistema econômico mais justo é mais viável do que os críticos dela falam. O problema é que temos poucos políticos e muitos burocratas. Precisamos de líderes iluminados pelos valores.”

Manlio D’Agostino, economista e consultor da Business & Financial Intelligence, Itália

“É preciso ter um modelo econômico mais justo para que pessoas que vivem na miséria tenham um futuro melhor, com mais esperança. Se eu tive sucesso, é porque algumas pessoas me auxiliaram e me incentivaram. Por isso, acredito que é uma obrigação moral de todos dar oportunidades aos outros. Precisamos retribuir o que recebemos.”

Etienne Diene, arquiteto e empreendedor, Senegal

“Grandes líderes também são guerreiros, assim como os professores e os homens que trabalham no campo. Como todos os guerreiros, eles devem ter seu código de honra, integridade, equilíbrio e responsabilidade para mudar o cenário que vivemos.”

Christina Carvalho Pinto, presidente do Grupo Full Jazz de Comunicação

153
Wagner Dilló Wagner Dilló Wagner Dilló Wagner Dilló

Carta com mensagem do papa Francisco enviada à UNIAPAC, por ocasião do 25º Congresso Mundial UNIAPAC e 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade, em Belo Horizonte, MG, em 2015

155

Reunião dos Conselhos Diretores da UNIAPAC Internacional UNIAPAC África UNIAPAC Ásia UNIAPAC Europa

UNIAPAC Latinoamericana

Belo Horizonte MG - 2015

A UNIAPAC Internacional realizou uma reunião do seu Conselho Diretor com representantes dos países onde a entidade está presente, que ocorreu no dia 30 de setembro de 2015, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, MG, paralelamente ao 25º Congresso Mundial UNIAPAC e 10º Seminário Internacional de Sustentabilidade.

Com presença nos cinco continentes, a UNIPAC Internacional também se divide nas representações regionais continentais, como UNIAPAC África, UNIAPAC Ásia, UNIAPAC Europa e UNIAPAC Latinoamericana.

156
Wagner Dilló

O Brasil esteve representado no encontro por uma comissão de adeceanos formada pelo presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Sérgio Cavalieri, pelo presidente da ADCE de Porto Alegre, Renê Ferreira, pela presidente da ADCE São Paulo, Gigi Cavalieri, pela vice-presidente e pelo presidente da ADCE Minas Gerais, respectivamente, Maria Flávia Máximo e Sérgio Frade, pelo vice-presidente da ADCE do Rio Grande do Sul, Jaime Lorandi, representando o presidente da ADCE gaúcha, e pelo diretor executivo da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Lúcio Flávio Machado.

157

5º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade

Tema Luz é vida ADCE RS - 2015

“A Luz que Ilumina a Vida” foi o tema especial do 5º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade, ocorrido nos dias 10 e 11 de novembro de 2015, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, RS.

O historiador Leandro Karnal proferiu a palestra master com o tema “O Vazio Contemporâneo e a Espiritualidade”.

“A informação é extraordinariamente grande, mas isso não é formação. Temos um imenso alargamento de fontes e uma menor relevância dessas fontes. Não somos mais sábios do que éramos há 50 anos.”

Leandro Karnal, historiador

158
Leandro Karnal, historiador, falou sobre o “Vazio Contemporâneo e Espiritualidade” Celso Wichinieski

Empresa com Valores ADCE MG - 2015

O projeto Empresa com Valores, lançado em 2013 em uma parceria entre a ADCE / UNIAPAC BRASIL e a CNBB, iniciou sua aplicação nas paróquias de Belo Horizonte, em Minas Gerais, sob a gestão do presidente Sérgio Frade. Em 20 de outubro de 2015, ocorreu mais uma reunião do Empresa com Valores.

Serasa recebe ADCE Jovem ADCE SP - 2015

No dia 5 de novembro de 2015, Guilherme Cavalieri, diretor de Desenvolvimento Humano da Serasa, recebeu a ADCE Jovem paulista com um café da manhã, onde conversaram sobre Responsabilidade Social Empresarial aplicada no dia a dia da empresa.

159
Reunião do Empresa com Valores, Belo Horizonte, MG, em 2015 (Da esq. p/ dir.) Franz Lopes, Marcone Moraes, Adalberto Lollato, José Francisco Cavalieri e Guilherme Cavalieri

13º Simpósio CELAM - UNIAPAC LA Monterrey, México - 2016

Entre os dias 5 e 7 de maio de 2016, em Monterrey, no México, ocorreu o 13º Simpósio CELAM - UNIAPAC LA. O encontro teve a participação de 22 bispos, 9 padres e 105 empresários, provenientes de 15 países da América do Sul e Caribe.

Presidindo o encontro, Sérgio Cavalieri, presidente da UNIAPAC LA, se manifestou a respeito do enorme desafio em alcançar o desenvolvimento, criando riqueza econômica de forma sustentável, e promover a distribuição desta riqueza de forma justa e de maneira que haja benefício para todos. Cavalieri afirmou a necessidade de diminuir a pobreza e trabalhar pelo desenvolvimento integral do ser humano.

O presidente da ADCE Minas Gerais, Sérgio Frade participou do encontro proferindo palestra sob o tema “Transparência e Combate a Corrupção no Âmbito Empresarial”.

A advogada Maria Flávia Castro Máximo, vice-presidente da ADCE mineira, também participou do evento proferindo palestra sobre o tema “O Dirigente de Empresa na Construção da Paz Social”.

160
Sérgio Cavalieri, presidente da UNIAPAC LA, na abertura do evento, em Monterrey, em 2016

Visita à empresa Bimbo

ADCE SP - 2016

Em mais um evento para seus associados e parceiros, no dia 21 de maio de 2016, a ADCE SP promoveu uma visita à Bimbo. O Grupo Bimbo foi fundado por Dom Lourenco Servitje, no México, em 1945, e se tornou uma das mais importantes empresas de panificação do mundo pelo posicionamento da marca, volume de produção e gigante número de vendas. Também é um dos grandes apoiadores da USEM – UNIAPAC do México.

No auditório da empresa, foi oferecido um brunch ao grupo de 35 visitantes adeceanos. Mario Escotero, diretor de Gestão de Pessoas recepcionou os visitantes e fez uma apresentação sobre a empresa Bimbo.

Palestra ADCE Jovem

ADCE MG / Jovem - 2016

José Henrique Dias Salvador, diretor de Operações do Hospital Mater Dei, palestrou em evento organizado pela ADCE Minas Gerais / Jovem, em 2 de setembro de 2016, no auditório do hospital, em Belo Horizonte, com o tema “Sucessão e Ética em Empresas Familiares”.

161
Palestra ADCE Minas Gerais / Jovem, em Belo Horizonte, em 2016 Adeceanos em visita à empresa Bimbo, em São Paulo, em 2016

11º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários ADCE / UNIAPAC BRASIL Guarulhos, SP - 2016

O 11º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários, sob o tema “Ética e Responsabilidade Socioambiental”, foi realizado dias 26 e 27 de agosto de 2016, na cidade de Guarulhos, SP.

Durante os trabalhos, o que norteou os debates foram a ética e o meio ambiente, proporcionando questionamentos concretos: “Como sacerdotes e empresários podem estimular e criar condições para uma gestão ética?” e “Como acelerar a mudança cultural para que incentive atitudes responsáveis com os irmãos e com o meio ambiente?”. Estes questionamentos orientaram as inúmeras colocações e propostas trazidas pelos participantes.

162
Reunião plenária do 11º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários, em Guarulhos, SP, 2016

ADCE POUSO ALEGRE, MG - Fundação 2016

Em 22 de setembro de 2016, foi realizado um Almoço-palestra na cidade de Pouso Alegre, MG, para marcar a fundação da ADCE Pouso Alegre, sob a liderança do advogado Claudinei Chavasco. Mais de 60 pessoas assistiram a palestra “Os Desafios do Líder Empresarial Cristão”, proferida pelo presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL e da UNIAPAC Latinoamericana, Sérgio Cavalieri. Dom José Luiz Majella, arcebispo de Pouso Alegre, fez a abertura do evento e destacou a importância de manter nos negócios valores como liberdade, justiça e paz.

ADCE BRASÍLIA, DF - Fundação 2016

A ADCE Brasília foi fundada em 3 de novembro de 2016. Para instauração da entidade foi realizado um ciclo de palestras, com o tema “O Papel do Líder no Contexto Atual”. O evento ocorrido na Confederação Nacional do Comércio teve como palestrantes o ministro Ives Gandra Martins Filho, presidente do Tribunal Superior do Trabalho, dom Marcony Vinícius Ferreira, bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília e Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL. João Carlos Almeida assumiu como primeiro presidente da associação no Distrito Federal.

Ciclo de palestras, evento de fundação da ADCE Brasília, DF, em 2016

163

6º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade Tema Comunicação é Vida ADCE RS - 2016

A comunicação é parte essencial das relações entre empresas, insituições e sociedade. Por isso, é preciso incentivar discussões acerca dos valores que precisam fundamentar esse diálogo em busca da sustentabilidade e de um futuro melhor. É preciso debater e conhecer as diferentes facetas da comunicação. Esse foi o objetivo da sexta edição do FAS, Fórum ADCE para Sustentabilidade, que foi realizado no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, RS, nos dias 8 e 9 de novembro de 2016.

“A natureza nos comunica vida em seus ciclos. Porém, essa criação de Deus precisa de cuidados constantes por parte dos homens.”

Sidnei Agra, consultor em recursos hídricos e meio ambiente

164
Painel “A Comunicação que é Vida”, no 6º FAS, em Porto Alegre, em 2016 Celso Wichinieski

Conferência Internacional

UNIAPAC Internacional e Pontifício Conselho de Justiça e Paz Cidade Estado do Vaticano - 2016

Realizou-se em 17 e 18 de novembro de 2016, na Cidade Estado do Vaticano, a Conferência Internacional UNIAPAC / Pontifício Conselho de Justiça e Paz, sob o tema “Líderes Empresariais como Agentes de Inclusão Econômica e Social”.

Participaram em torno de 500 líderes empresariais de 49 países. Na ocasião, o papa Francisco afirmou que a corrupção é uma praga social e que é preciso combatê-la na política, nas empresas, nas igrejas e nos movimentos sociais. O papa ressaltou ainda: “A empresa é uma comunidade de trabalho marcada por relações de respeito e fraternidade”. Pela manhã, o cardeal Peter Turkson abriu a conferência e iniciou os debates sobre temas como ética e inclusão social e econômica nas empresas.

165
Gigi Cavalieri, presidente da ADCE São Paulo, no encontro com o papa Francisco Papa Francisco recebendo os líderes empresariais na conferência

Leitura Orante

ADCE Caxias do Sul, RS - 2016

Com objetivo de aprofundar a espiritualidade através da experiência e o conhecimento no Ensinamento Social Cristão, em 2016, a ADCE Caxias do Sul passou a promover encontros mensais entre adeceanos para leitura do evangelho.

14º Tá na Mesa com a ADCE ADCE Caxias do Sul, RS - 2016

Com o tema “Solidariedade: uma Receita Fácil de Fazer”, a 14ª edição do evento gastronômico beneficente “Tá Na Mesa com a ADCE” foi realizada no dia 13 de agosto de 2016. Promovido pela ADCE Caxias do Sul, o evento teve a participação de aproximadamente 800 pessoas. Foram servidos pratos preparados por 15 cozinhas formadas por empresários e autoridades da região.

166
Encontro para Leitura Orante, ADCE Caxias do Sul, RS, em 2016 Empresários cozinhando pela solidariedade, em Caxias do Sul, RS, em 2016

FAS Universitário ULBRA/ADCE ADCE RS - 2017

Dando sequência a implementação do fórum nas universidades, a Plataforma de Educação do FAS e a ULBRA se uniram para realizar o FAS Universitário nos campi da universidade. Em 18 de abril de 2017, foi realizada a primeira edição do evento no ano, no campus da Ulbra Gravataí. Nove municípios do Rio Grande do Sul foram contemplados com o fórum.

Prêmio Adeceano do Ano

ADCE Porto Alegre, RS - 2017

Com o objetivo de reconhecer os serviços prestados por seus associados, a ADCE Porto Alegre instituiu, em 2017, o Prêmio Adeceano do Ano. Nessa edição, o eleito foi o engenheiro Luís Roberto Ponte, presidente da Construtora Pelotense, ex-deputado federal constituinte, ex-secretário de estado do Rio Grande do Sul e ex-ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República.

167
FAS Universitário ULBRA/ADCE, em Gravataí, RS, em 2017 Luís Roberto Ponte, eleito Adeceano do Ano 2017, pela ADCE Porto Alegre Mharisa

Encontro de Reflexão

ADCE Vale do Rio Pardo, Santa Cruz do Sul, RS - 2017

Encontro de Reflexão

ADCE Planalto Médio, Passo Fundo, RS - 2017

168

Encontro de Reflexão ADCE SE - 2017

Encontro de Reflexão

ADCE Caxias do Sul, RS - 2018

169

30 Anos da ADCE Sergipe ADCE SE - 2017

Para comemorar seus 30 anos de fundação, a ADCE Sergipe criou o evento “Momento ADCE - Empresa com Valores”, realizado no dia 28 de julho de 2017, no auditório da Universidade Tiradentes. O presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Sérgio Cavalieri, proferiu palestra sobre o programa “Empresa com Valores”. Além de adeceanos e convidados, prestigiaram o evento dom João José Costa, arcebispo metropolitano de Aracaju e o reitor da UNIT, Luciano Barreto.

ADCE Litoral de São Paulo, Santos, SP - Fundação 2017

Em 23 de agosto de 2017, com a benção do bispo diocesano de Santos, dom Tarcísio Scaramussa, foi fundada a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Litoral de São Paulo - ADCE LSP. O evento de fundação se deu no campus da Universidade Católica de Santos.

O primeiro presidente da entidade, Paulo Henrique Cremoneze, se manifestou dizendo que “além do estudo e aplicação do Ensinamento Social Cristão, a ADCE LSP pretende atuar especialmente com o empresariado ligado ao Porto de Santos e a construção civil, bem como apoiar a diocese em suas obras sociais promovendo o bem comum”.

170
“Momento ADCE - Empresa com Valores”, em comemoração aos 30 anos da ADCE Sergipe

Encontro de Empreendedores Católicos

ADCE SP - 2017

ADCE São Paulo e a diocese de Campo Limpo realizaram, dia 2 de setembro de 2017, o encontro com empreendedores da região para apresentar o programa Empresa com Valores. Palestraram Sérgio Cavalieri, Frei Rogério Soares e José Carlos Teixeira Moreira. Como fruto desse encontro foi formado um grupo de estudos do programa Empresa com Valores.

(Da esq. p/ dir.) Sérgio Cavalieri, Marcos Velletri, dom Luis Antonio Guedes, Gigi Cavalieri, padre Marcos Patrício, padre Manoel, Francisco e padre Valdeir Goulart

7º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade

Tema Socialização é Vida

ADCE RS - 2017

“A Socialização” foi o tema central do 7º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade, realizado no teatro da PUCRS, em Porto Alegre, RS, dias 26 e 27 de setembro de 2017.

As palestras incluíram “Autismo Social”, “Transcendência nas Relações Sociais”, “Consumo Consciente” e muitos outros temas de relevância.

Thomas Eckschmidt, abordou o tema “A Sociedade a partir do Capitalismo Consciente”

171
Celso Wichinieski

1º Encontro de Gerações com Valores ADCE MG - 2017

A ADCE Minas Gerais realizou o 1º Encontro de Gerações com Valores, em 24 de outubro de 2017. O evento é voltado ao público jovem e visa a despertar o interesse e aprimorar o conhecimento sobre o empreededorismo com valores.

Diálogos com a Cidade

ADCE SP - 2017

Em 6 de dezembro de 2017, a ADCE São Paulo participou do “Diálogos com a Cidade - Ética no Mundo Empresarial”, um evento organizado pela arquidiocese de São Paulo, PUC SP e ADCE SP, que contou com palestras do cardeal dom Odilo Pedro Scherer, Isabel Franco e Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL.

172
(Da esq. p/ dir.) Isabel Franco, dom Odilo Pedro Scherer e Sérgio Cavalieri 1º Encontro de Gerações com Valores, realizado pela ADCE Minas Gerais, em 2017

Frente Parlamentar do Empreendedorismo ADCE Porto Alegre - 2017

A ADCE Porto Alegre foi a Assembleia Legislativa gaúcha propor o debate sobre o empreendedorismo, visando encontrar soluções para os problemas que travam a economia gaúcha e impedem o pleno desenvolvimento social do estado. A deputada Lisiane Bayer, vice-presidente da Assembleia, incorporou a iniciativa e criou a Frente Parlamentar do EmpreendedorismoFREEMP, da qual a mesma assumiu a presidência. A ADCE capitaneou junto às entidades empresariais gaúchas o apoio e participação na FREEMP.

Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social ADCE MG - 2017

Em 14 de dezembro de 2017, a ADCE Minas Gerais entregou o Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social ao professor Emerson de Almeida, presidente da Fundação Dom Cabral, pelos relavantes serviços prestados à sociedade na área de formação de executivos.

173
Reunião da FREEMP, na Assembleia Legislativa gaúcha, em 2017 Evento de entrega do Prêmio ADCE Minas de Responsabilidade Social, em Belo Horizonte, em 2017

Retomada das atividades no Rio de Janeiro ADCE RJ - 2018

Em solenidade ocorrida na sede da arquidiocese do Rio de Janeiro, no dia 15 de março de 2018, com as bençãos do cardeal dom Orani Tempesta, foi relançada a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa do Rio de JaneiroADCE RJ, tendo assumido sua liderança e presidência o empresário Humberto Mota. O evento que marcou o reinício das atividades da associação no Rio de Janeiro contou com a participação do monsenhor Osvaldo Neves de Almeida, que assumiu a assessoria espiritual da entidade. Também marcaram presença empresários, sacerdotes e a nova diretoria da ADCE, todos irmanados no desejo de sucesso. Posteriormente, dando sequência às atividades da entidade no Rio de Janeiro, assumiu a presidência da associação o empresário Alberto Blois.

5º Retiro Espiritual de Aparecida CNBB e ADCE / UNIAPAC BRASIL Aparecida, SP - 2018

De 02 a 04 de março de 2018, a Conferência Nacional dos Bispos do BrasilCNBB e a ADCE / UNIAPAC BRASIL realizaram o 5º Retiro Espiritual para Dirigentes Cristãos de Empresa, no Seminário Bom Pastor, em Aparecida, SP.

174
Grupo de participantes no retiro Grupo de sacerdotes, diretoria da ADCE e convidados

12º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários ADCE / UNIAPAC BRASIL

Guarulhos, SP - 2018

O 12º Encontro de Diálogos Bispos e Empresários, sob o tema “Igreja em Saída - A Vocação e o Papel do Líder Empresarial”, foi realizado em 24 e 25 de agosto de 2018, no Hotel Panamby, em Guarulhos, SP.

Almoço-palestra ADCE MG - 2018

Adriana Machado, presidente da Tom Comunicação, foi a palestrante do almoço-palestra realizado pela ADCE mineira, na FIEMG, em 14 de setembro de 2018, com o tema “A Evolução da Comunicação e o Impacto nas Empresas”.

175
Reunião plenária do 12° Encontro de Diálogos Bispos e Empresários, em 2018 Almoço-palestra ADCE MG, realizado na FIEMG, em 2018

8º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade

Tema Conhecimento é Vida

ADCE RS - 2018

“O Conhecimento” foi o tema do 8º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade, realizado dias 6 e 7 de novembro de 2018, no Teatro da PUCRS, em Porto Alegre, RS.

Muitos tópicos foram abordados e dentre eles estão: “A Evolução do Conhecimento”, “A Ciência e as Fronteiras da Ética”, “Inteligência Artificial”, “Conhecimento como um Bem Comum”.

“A nossa civilização e a nossa humanidade não são prontas, são construídas.”

Antonio Benatti, PhD em Física

176
8º FAS, painel “A Sociedade do Conhecimento e a Via da Caridade”, em 2018 Celso Wichinieski

Encontro de Reflexão

ADCE Porto Alegre, RS - 2018

Concertos da Solidariedade

ADCE Caxias do Sul, RS - 2018

Em 2018, a ADCE Caxias do Sul, iniciou o projeto “Concertos da Solidariedade” com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul-UCS. O projeto é uma parceria entre a ADCE e a universidade, e o valor arrecadado é doado a três entidades assistenciais de Caxias do Sul: Projeto Mão Amiga, Patna e Lar da Velhice.

Julio Soares

Concertos da Solidariedade, Caxias do Sul, RS, em 2018

177

Papo Amigo ADCE

ADCE Porto Alegre, RS - 2018

A reunião-almoço Papo Amigo é realizada pela ADCE Porto Alegre, desde 1979, e ocorre semanalmente às quintas-feiras. Se notabilizou por ser o momento em que os adeceanos e convidados se encontram para partilhar, conviver e reforçar convicções nos valores que norteiam as ações da entidade. O almoço é acompanhado de palestra com temas variados.

Seminário Internacional Futuro do Trabalho UNIAPAC Internacional e ADCE / UNIAPAC BRASIL São Paulo, SP - 2019

Realizado dias 16 e 17 de maio de 2019, no Centro Universitário FEI, Campus São Paulo, o seminário foi promovido pela UNIAPAC Internacional e ADCE/ UNIAPAC BRASIL. Ocorreram debates sobre os papéis da academia e dos empresários na formação e desenvolvimento das novas gerações e a responsabilidade social empresarial frente aos desafios do futuro do trabalho.

178
Celso Wichinieski Reunião-almoço Papo Amigo, da ADCE Porto Alegre, em 2018 Seminário Internacional Futuro do Trabalho, realizado em São Paulo, em 2018

Medalha São Paulo Apóstolo

ADCE SP - 2019

Em 04 de setembro de 2019, a ADCE paulista recebeu a Medalha São Paulo Apóstolo, em uma cerimônia no auditório São Paulo Apóstolo (das Paulinas). Instituída em 2015, no contexto das comemorações dos 270 anos de criação da diocese de São Paulo, a medalha traz, numa face, a efígie de São Paulo Apóstolo, patrono da arquidiocese; na outra face, a vista frontal da Catedral Metropolitana de São Paulo. No decreto de instituição da medalha, o arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, ressalta que “todos os batizados foram constituídos como povo de Deus e são participantes do múnus sacerdotal, profético e régio do próprio Cristo” e acrescentou que a homenagem também é “um incentivo para que floresça mais abundantemente a vida eclesial e pastoral nesta cidade imensa”. Na solenidade foi entregue a Medalha a oito pessoas e três instituições, dentre elas, a ADCE paulista.

179

1º Encontro Gerações que Transformam ADCE SP - 2019

Com palestras de Adriana Chaves, da Cia de Talentos, Alessandra Gonçalves, do Banco Pérola e Matheus Cardoso, do Moradigna, o “1º Encontro Gerações que Transformam” foi realizado em 25 de setembro de 2019, com um bate papo descontraído onde os palestrantes contaram suas experiências e tiraram as dúvidas dos jovens interessados em empreender.

Projeto Crescer

ADCE Caxias do Sul, RS - 2019

O Projeto Crescer foi criado em 2019. O seu principal objetivo é o desenvolvimento da autonomia por meio da capacitação e inserção no mercado de trabalho dos adolescentes, entre 14 e 17 anos, que se encontram nas casas lares e abrigos do município de Caxias do Sul, RS.

Voluntários do projeto em aula de capacitação com a Guarda Municipal e Brigada Militar

180
1º Encontro Gerações que Transformam, realizado pela ADCE SP, em 2019

9º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade

Tema Partilha é Vida ADCE RS - 2018

“A Partilha” foi o tema do 9º FAS - Fórum ADCE para Sustentabilidade, realizado dias 5 e 6 de novembro de 2019, no Teatro do CIEE RS, em Porto Alegre. Dentro dos tópicos propostos aos palestrantes um se destacava: “O Desenvolvimento Tecnológico e o Desafio de Compartilhar os Benefícios para Todos”. Neste campo, o superintendente de Inovação da PUCRS, Jorge Audy, alertou para o fenômeno da partida dos jovens, esclarecendo que o imaginário de vida pessoal e profissional que se cristalizou na juventude brasileira é ter um futuro fora do Brasil. Se o país nada fizer, estes jovens, os mais desenvolvidos tecnologicamente, partilharão seus conhecimentos em outros lugares.

“De alguma maneira, a bondade é o oposto do egoísmo. É a capacidade de se colocar no lugar de querer fazer o bem para o outro.”

Carmem Migueles, professora de administração da Fundação Getúlio Vargas

181
Painel “A Via da Caridade pela Partilha como Caminho para Justiça Social” Celso Wichinieski

Congresso Nacional Construindo um Novo Brasil

ADCE / UNIAPAC BRASIL

Belo Horizonte, MG - 2019

Com o tema “Construindo um Novo Brasil” foi realizada dias 26 e 27 de setembro de 2019, na sede da Federação da Indústrias de Minas Gerais, em Belo Horizonte, uma nova edição do congresso nacional, que estabeleceu um rico debate sobre o país e seu futuro.

Num contexto de resgate de valores e princípios, Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, se pronunciou da seguinte forma: “É preciso entender que o desenvolvimento das empresas e dos negócios só faz sentido se for conectado com o interesse coletivo, sendo elemento de

“Os negócios devem ser entendidos e valorizados por sua capacidade de gerar riquezas e não apenas lucros.”

Daniela Garcia, diretora do Instituto Capitalismo Consciente

(Da esq. p/ dir.) Marco Antonio Branquinho, presidente da Companhia de Fiação e Tecelagem Cedro, Antonio Batista da Silva Júnior, presidente da Fundação Dom Cabral, Theodomiro Dinis Camargo, vice-presidente da FIEMG e Sérgio Frade, presidente da ADCE MG

182

resgate da pobreza. Só vamos dar certo fazendo a coisa certa, do jeito certo”. Os empresários que estiveram reunidos em Belo Horizonte com o propósito de discutir e contribuir para a construção de um novo Brasil, mostraram que não faz mais sentido discutir apenas como as mudanças ditadas pelos avanços tecnológicos nos impactarão, sem que se tenha em conta a dimensão humana destas transformações. Uma trilha perfeitamente possível se houver também sensibilidade e, por consequência, postura ética centrada no resgate de valores.

“As pessoas são, verdadeiramente, o meio e o fim de toda atividade empresarial. E aqueles empreendedores focados exclusivamente no seu bom desempenho e ganhos estão fadados a desaparecer.”

183
Teodomiro Diniz, vice-presidente da FIEMG
Congresso Nacional ADCE / UNIAPAC BRASIL, em Belo Horizonte, MG, em 2019

Manifesto Covid-19

ADCE SP - 2020

No início de 2020, a pandemia do Corona Vírus colocou o mundo todo em enorme apreensão. As autoridades internacionais, os governos de todos os países e a humanidade como um todo se viram diante de enormes desafios que, em muito, ainda eram desconhecidos. Em 25 de março de 2020, a ADCE São Paulo publicou em jornais um manifesto sobre a pandemia, em que manifestava a esperança de rápida solução.

Manifesto ADCE Coronavírus - Covid-19

Neste tempo da história em que somos chamados a uma postura de humildade, ao cuidado consigo mesmo e com o próximo, a Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa ADCE SP, vem renovar o seu compromisso com a Responsabilidade Social Empresarial centrada na pessoa.

Nossas empresas, na permanente busca do Bem Comum, contribuem para o desenvolvimento social, econômico e ambiental e, pautadas nos Valores e Princípios Cristãos, têm como primazia a atenção e cuidado com a pessoa humana.

Temos esperança que rapidamente a pandemia do Corona Vírus (Covid 19) será controlada. Seguimos no nosso propósito de formar empresários, para que utilizando do seu grande potencial de transformação, implementem mudanças nas suas empresas e, como líderes, levem a humanidade a repensar uma nova economia, mais justa, fraterna e sustentável.

Conheça ADCE SP www.adcesp.org.br

184

1º Café da Manhã Virtual

ADCE SP - 2020

Cumprindo as instruções de enfrentamento à pandemia de Covid-19, que orientaram o distanciamento social, a ADCE São Paulo realizou o 1º evento adeceano exclusivamente virtual, no dia 26 de abril de 2020, com a realização do tradicional “Café da Manhã” com transmissão online pelo Instagram.

A presidente da ADCE São Paulo, Gigi Cavalieri, recebeu para o Café da Manhã Virtual, César Souza, presidente da Empreenda, colunista da Isto É Dinheiro e autor do livro “Seja o Líder que o Momento Exige”. O tema central foi “A Reinvenção das Empresas e Inovação das Relações no Cenário de Total Transformação”. César Souza afirmou que é necessário que os líderes assumam o protagonismo e não sejam expectadores, que tenham proatividade. Que ter um propósito, saber onde quer ir é fundamental para suportar as adversidades.

1º Webinar - Competitividade e Cooperação

ADCE SP - 2020

Dando sequência ao novo formato de atuação imposto pela pandemia da Covid-19, em 28 de abril de 2020, a ADCE SP realizou o primeiro webinar adeceano, com o tema “Competitividade e Cooperação”. Guilherme Cavalieri, diretor da ADCE SP, foi o coordenador do evento que contou com a participação de Rubens Menin Teixeira de Souza, presidente do Conselho de Administração da MRV Engenharia, Ricardo Guimarães, presidente da Timos, e Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL.

185

Hora Online ADCE ADCE MG - 2020

Em 30 de junho de 2020, a ADCE Minas Gerais ingressou na virtualidade dos eventos exigido pelo distanciamento social, realizando o Hora Online. O palestrante convidado foi Aguinaldo Diniz Filho, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Minas Gerais, e o debatedor convidado foi Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE / UNIAPAC Brasil. O tema foi “Impactos da Pandemia na Conjuntura Socioeconômica”.

A Sociedade a Partir das Virtudes - Lives

ADCE RS - 2020

Adeceanos gaúchos também se adequaram ao formato digital e, em agosto de 2020, iniciaram um programa estruturado de palestras online voltadas para o tema “A Sociedade a partir das Virtudes”, abordando três dimensões: As Virtudes, os Valores do Ensinamento Social Cristão e a Sociedade Sustentável a partir da relação do Ser Humano com o Meio Ambiente, consigo mesmo e com Deus.

186

Salva de Prata

ADCE SP - 2020

Em sessão solene da Câmara Municipal de São Paulo, realizada em 03 de setembro de 2020, foi entregue a Salva de Prata à ADCE São Paulo. A homenagem é a mais alta honraria oferecida pelo Poder Legislativo paulistano a instituições, organizações, fundações, entre outras, que prestam relevantes serviços à população da cidade. O vereador Eliseu Gabriel, autor da iniciativa, entregou a condecoração à presidente da ADCE paulista, Gigi Cavalieri. O evento, que seguiu todos os protocolos de segurança exigidos devido à pandemia de Covid-19, com público reduzido, contou com a presença do cardeal dom Odilo Scherer. A concessão foi estabelecida após a aprovação por unanimidade dos vereadores, pelo decreto legislativo nº 53, de 14 de agosto de 2020.

187
(Da esq. p/ dir.) Guilherme Cavalieri, Adalberto Lollato, Marcos Velletri, Gigi Cavalieri, vereador Eliseu Gabriel, cardeal dom Odilo Scherer, padre Valdeir Goulart e Sidney Gonçalves

Gigi Cavalieri preside UNIAPAC Latinoamericana UNIAPAC LA - 2020

A empresária Gigi Cavalieri, presidente da ADCE São Paulo, assumiu também a presidência da UNIAPAC Latinoamericana, em 2020. O mandato contempla o período de 2020 a 2022.

ADCE Tubarão, SC - Fundação 2020

A ADCE Tubarão, no estado de Santa Catarina, foi fundadada em 17 de novembro de 2020. A reunião para instauração da associação foi realizada com os devidos cuidados sanitários relativos a pandemia da Covid-19, com as presenças de dom João Francisco Salm e do padre Eduardo da Rocha, pároco da Catedral de Tubarão e orientador espiritual da ADCE Tubarão.

188
Reunião de instauração da ADCE Tubarão, SC, em 2020 Gigi Cavalieri assumiu a presidência da UNIAPAC Latinoamericana, em 2020

ADCE - 60 Anos no Brasil ADCE / UNIAPAC BRASIL - 2021

O presidente da UNIAPAC Internacional, Bruno Bobone, foi o primeiro convidado do ciclo de palestras online “Conexões ADCE Brasil”, no dia 29 de março de 2021, data que marca os 60 anos da Associação no país. O empresário português é presidente da Câmara de Comércio Exterior e Indústria de Portugal e do Conselho de Administração do Grupo Pinto Basto, empresa da sua família que atua no ramo de logística e transporte há 250 anos. Nesta live, Bruno Bobone falou sobre sua trajetória pessoal como empresário e sobre suas motivações à frente da UNIAPAC. Relatou que seu primeiro contato com a entidade foi no Brasil, em um encontro promovido pela ADCE /UNIAPAC BRASIL, em Canela e Gramado, RS, quando conheceu os valores e os pilares da associação, que desde então reforçaram seu ideal de vida empresarial.

O presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Sérgio Cavalieri, fez uma breve apresentação sobre a chegada da entidade ao país, em 29 de março de 1961, por meio de um grupo de 12 empresários paulistas, juntamente com 2 sacerdotes canadenses.

189

Informações complementares

Eventos Internacionais

A UNIAPAC Internacional, a UNIAPAC Latinoamericana e as associações de dirigentes cristãos estabelecidas em outros países realizam uma série de eventos internacionais. Ao longo dessas seis décadas de existência da ADCE/ UNIAPAC BRASIL, foram muitos os brasileiros que participaram nesses eventos como convidados, palestrantes, organizadores, colaboradores, ou representando oficialmente a entidade brasileira. Neste livro, mostrou-se uma pequena parte dessas ações e seus protagonistas. Para complementar, colocouse mais informações disponíveis na internet. Você pode acessar pelo QR code abaixo e conhecerá um pouco do trabalho dos dirigentes cristãos pelo mundo.

Reunião do board da UNIAPAC Internacional, na Suíça, em 2014, com os representantes brasileiros (da dir p/ esq.) Sérgio Cavalieri, presidente da ADCE / UNIAPAC BRASIL, Gigi Cavalieri, presidente da ADCE São Paulo e Sérgio Frade, presidente da ADCE Minas Gerais.

190
+ Informações

Distinções concedidas pela ADCE

As regionais da ADCE / UNIAPAC BRASIL realizam homenagens como reconhecimento por parte dos adeceanos aos dirigentes que se destacam na sociedade com ações que visam o bem comum e o desenvolvimento social, alicerçados nos conhecimentos e princípios do Ensinamento Social Cristão.

Para obter mais informações sobre os homenageados em cada regional, acesse o QR code abaixo.

Agenor Fortuna de Carvalho (dir.) recebeu a homenagem de Dirigente Cristão do Ano 2016, concedida pela ADCE Caxias do Sul, que foi entregue pelo presidente da entidade, Gabriel Mognaga.

191

AGRADECIMENTO

No transcurso dos 60 anos de atividades, a ADCE / UNIAPAC BRASIL agradece a todos que colaboraram com as ações da associação, aos adeceanos que tanto trabalharam e se empenharam para o desenvolvimento destas ações em busca do bem comum e, em especial, aos adeceanos das regionais, que impulsionaram os excelentes resultados que a ADCE alcançou no Brasil. Agradece aos patrocinadores que tornaram possível a execução dessa obra, proporcionando o registro histórico das ações da entidade. Também agradece aos que colaboraram na elaboração deste livro cedendo imagens, documentos, revistas e outras publicações. Aos que deram depoimentos e resgataram informações de um tempo distante. Aos que se empenharam em ajudar nas pesquisas, em procurar no passado algo que representasse um sentimento, uma emoção, uma lembrança.

ADCE / UNIAPAC BRASIL

Rua Santanesia, 528, São Paulo, SP - CEP: 05580-050 Tel: (11) 3726-8292 / 3726-8299 - http://adcebrasil.org.br - contato@adcebrasil.org.br

Conselho Nacional

Conselheiros Titulares

Maria Virginia Cavalieri Costa Gonçalves

Maria Flavia Cardoso Máximo Bianca Heck Haas Klaus Dal Pai Bohne

Regina Apresentação Carvajal Flavio Henrique Barros Andrade Vagner Lacerda Ribeiro

Conselheiros Suplentes

Adalberto José Amaral Lollato Geraldo Luiz Moura Tavares Alex Sandro Tonietto Rene Ferreira de Oliveira Paulo Guimarães Torres Antonio Ricardo Lima Pedro Franarin Alves

Diretoria Nacional

Presidente: Francisco Sérgio Soares Cavalieri

Diretor Financeiro: João Carlos de Almeida

Diretor Secretário: Jaime Lorandi

Conselheiro Espiritual: Padre Valdeir dos Santos Goulart

Diretor Executivo: Lucio Flávio Machado

Secretária Geral: Sueli Guirau Oliva

192

Regionais

ADCE Belo Horizonte - Presidente: Maria Flavia Cardoso Máximo Rua Fernandes Tourinho, 487 Sl. 202, Funcionários, Belo Horizonte, MG, CEP: 30112-002 Tel: (31) 3281-0710 - www.adcemg.org.br

ADCE Caxias do Sul - Presidente: Bianca Heck Haas Rua Dr. Emilio Ataliba Finger, 685 – Bairro Nª Sª da Saúde, Caxias do Sul, RS, CEP: 95032-470 Tel: (54) 3211-0131 - www.adcecaxiasdosul.org.br

ADCE Porto Alegre – Presidente: Klaus Dal Pai Bohne Av. Ipiranga, 6681, Prédio 97, sala 302, Porto Alegre, RS - CEP: 90619-900 Telefone: (51) 3332-0811 - www.adcepoa.azurewebsites.net

ADCE Rio Grande do Sul – Presidente: Guilherme Guaragna Av. Ipiranga, 6681, Prédio 97, sala 302, Porto Alegre, RS, CEP: 90619-900 Telefone: (51) 3332-0811 - www.adcers.org.br

ADCE Santa Maria - Presidente: Hamilton Binato Rua Ângelo Uglione, 1509, Santa Maria, RS

ADCE São Paulo – Presidente: Maria Virginia Cavalieri Costa Gonçalves Rua Santanesia, 528 – CEP: 05580-050 – São Paulo – SP Tel: (11) 3726-8292 / 3726-8299 - www.adcesp.org.br

ADCE Sergipe - Presidente: Flávio Henrique Barros de Andrade www.adcese.org.br

ADCE Sorocaba – Presidente: Regina Apresentação Carvajal www.adcesorocaba.org.br/

ADCE Baixada Santista – Presidente: Hélcio Maia

ADCE Brasília-DF – Presidente: João Carlos de Almeida

ADCE Goiânia - Presidente: Hugo Prudente

ADCE Montes Claros - Presidente: Gil Rocha

ADCE Passo Fundo - Presidente: Daltro José Wesp

ADCE Pouso Alegre - Presidente: Claudinei Chavasco

ADCE Rio de Janeiro - Presidente: Alberto Blois

ADCE Tubarão - Presidente: Valter Effting

ADCE Vale do Rio Pardo - Presidente: Dilmar dos Santos Carvalho

ADCE Vitória - Presidente: Paulo Cezar de Siqueira Silva

193

Patrocínio Ouro

Patrocínio Bronze

194 PANTONE 293C CONSIDERAÇÕES: sobre o gradiente: aplicado em multiply para proporcionar melhor gradiência da cor sobre as cores: 30º -30º BLACK Aplicado no Gradiente 003DA5HTML BA0C2FHTML 186; 12; 47RGB0; 61; 165RGB C 100; M 76; Y 0; K 9 C 3; M 100; Y 70; K 12 PANTONE 200C
Patrocínio Prata
195
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.