Carla Patocchi - Projeto INSECTA Láurea Máxima da ABD

Page 1

O escopo do trabalho de conclusão de curso “INSECTA- ambiente de trabalho biofílico” propõe a criação de um projeto diferenciado para a

I N S E C T A

empresa de calçados e acessórios veganos e ecológicos, em São Paulo, aplicando os princípios biofílicos, cujo significado literal – o amor a vida – traduz tudo aquilo que é natural e sustentável e que nos conecta a nossa origem e historia, trazendo-nos não somente bem estar mas, também, senso de identidade e pertencimento. A proposta projetual, por tanto, visou demonstrar a forma pela qual o professional do Design de interiores deve observar as questões empáticas na resolução do ambiente para os usuários, sua melhor condição de trabalhar no lugar com bem-estar,

AMBIENTE DE TRABALHO BIOFILICO

conforto, design e praticidade. O estudo foi desenvolvido de forma interdisciplinar, buscando um design inclusivo e considerando os aspectos técnicos projetuais, a ergonomia, a iluminação, o conforto térmico e visual, além de estar intrinsecamente pautado a questões relacionadas a sustentabilidade e o impacto ambiental, refletidas na escolha de materiais e no mobiliário. Assinado Professora Orientadora.

A proposta propõe criar um ambiente de trabalho que evidenciará através de seu design as características dos princípios biofílicos no que refere -se a conexões visuais/não visuais com a natureza, variações térmicas, presença de água, luz dinâmica e difusa, formas e padrões biomórficos, estímulos sensoriais não -rítmicos, abrigo, mistério e riscos. Por sermos seres vivos, temos uma genética ancestral de interação com a natureza, vivemos mais tempo no meio natural que nos meios urbanos. As conexões com a natureza são fundamentais para a pessoa se reequilibrar e se reconectar com sua essência, melhorar a relação consigo mesmas e com os outros . Este convívio permite uma maior consciência com a problemática da sustentabilidade e do cuidado com sim mesmo e do nosso ecossistema.

A INSECTA

Empresa brasileira, criada no Rio Grande do Sul, que conta com certificação B, e cuja essência é repensar a economia, buscando alternativas de consumo e aumentando a vida útil do que já existe.

Missão:

Localização - edifício Corujas O projeto tem como inspiração a proposta de edificação que foi realizada pela FGMF arquitetos para o Edifício Corujas. Uma proposta para escritórios de diversos tamanhos e formatos, para um trabalho mais humanizada e na contra mão dos edifícios cubos de vidro espelhados das regiões de São Paulo. O edifício é de quatro andares e completamente integrado com a paisagem do bairro, na Vila Madalena. Nas seguintes figuras podemos observar o projeto do edifício e sua finalização, as plantas e figuras de como é atualmente. Idealizado com o fim de ter setores de convivência, ventilação cruzada, reciclagem e reutilização da agua. O espaço escolhido são duas salas no primeiro andar com 195m² em formato retangular de 19,5mts por 10mts, com uma área externa de jardim e ao ar livre.

“FAZER SAPATOS E ACESSÓRIOS COM IMPACTO VISUAL, S O C I A L E A MB I E NT A L ” .

Por que um design biofílico Atualmente tem surgido doenças como ansiedade, depressão e frustrações pessoais e de sociedade. Durante um terço de nossas vidas trabalhamos em espaços artificiais com pouquíssimas conexões com a natureza, basicamente ambientes uniformizados com determinados padrões, atualmente com uma tendência à abertura total dos espaços, uma contradição do que são os elementos e atributos da biofilia, baseada nas análises dos sistemas e ciclos da natureza, com necessidades de refúgios e privacidade por exemplo. A aplicação do design biofílico tem demonstrado em pesquisas que os efeitos positivos nas pessoas melhoram a criatividade e as funções cognitivas, reduzem o estresse e tem efeitos terapêuticos. Considero que o design biofílico é uma solução para o futuro, para melhorar as relações e funções, ter maior criatividade e trazer bem-estar geral.

Paleta de cores

LBCL05

“Queremos polinizar o mundo com cor e consciência”.

Sustentabilidade A INSECTA já tem em sua cultura uma preocupação coma sustentabilidade significativa, utiliza materiais como garrafas pet recicladas, algodão reciclado, borracha reaproveitada, peças de roupas usadas, tecidos de reuso e resíduos de produção. Nos 5 anos de vida, ela vai reciclando as cifras do painel da figura ao lado.

Mood Board

A natureza é a principal fonte de inspiração que será aplicada no projeto, através de materiais naturais como fibras para elementos de revestimentos, a madeira para o mobiliário e os pisos, pedras e minerais para murais, assim como para acabamentos e cores de paredes, elementos da natureza como as florestas e os mares para definição das paletas de cores e texturas. Minerais, como metal enferrujado, cobre. Papel, papelão e materiais reciclados.

INSECTA

1/10


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.