Escola vinde meninos

Page 1

Ano I - N.º 1 - Irajá - RJ - Fundado em 01/01/2016

Informativo Trimestral - Distribuição Gratuita JANEIRO / 2016

SEJAM BEM-VINDOS

É com muito orgulho que apresentamos o informativo da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes. Aqui você vai ficar informado de todas as nossas atividades. Nessa primeira edição apresentaremos um resumo do nosso avanço e evolução nesses sete anos de atividades. Claro que seria impossível numa única edição passarmos em revista todos esses anos, mas, tenho certeza, que você amigo leitor, ficará bastante satisfeito com o conteúdo desse nosso primeiro informativo. Você vai conhecer a nossa estrutura, instrutores, programas, projetos, enfim, uma espécie de balanço da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes. (Maria da Gloria)


Página 2

ESCOLA VINDE MENINOS

VEJA QUEM SÃO OS NOSSOS INSTRUTORES

Você agora vai conhecer quem são os instrutores da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes - da esquerda para a direita (atrás): Maria José de Lima (apoio), Neide da Costa (instrutora da Classe Crescendo com Classe), João Aquino (apoio), Julia (apoio), Maria da Gloria (diretora/instrutora da Classe Boas Novas), Marilene (apoio), Marilda Ferreira (apoio) .

A Classe Boas Novas é formada por alunos de 8 a 80 anos.

A Classe Crescendo com Classe é formada por alunos de 3 a 7 anos


Página 3

COM CLASSE NAS ARTES

Editorial

E

Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes

Em 04 de agosto de 2007, iniciamos uma visitação de porta em porta na Comunidade Parque Bom Menino – Irajá – RJ. O objetivo era anunciar um trabalho o qual demos o nome “Projeto Vinde Meninos”. O nosso propósito é levar um ensino ético, moral educacional.Nosso lema: “Onde houver um cachinho dourado, uma pele pretinha, um rostinho sardento e uma boquinha banguela, estaremos cooperando junto aos pais na formação moral de seus filhos”. E assim começamos o Projeto com 37 crianças. Nossa delimitação: “A importância do Desenvolvimento dos Valores Morais para a Culturação de uma Holística”. Objetivos Gerais da Escola: Conscientizar escola e família sobre a relevância da parceria, pois é certo que sendo a família, a primeira sociedade em que a criança é envolvida, onde se recebe ensinamentos e exemplos. Esta escola mostra a importância do resgate dos valores esquecidos, ou seja, os valore4s éticos de cidadania. De Projeto à Escola: No 4° aniversário do Projeto mudamos para ser: Escola Vinde Meninos com classe nas artes. Através deste título inspirador foi possível formar um currículo, usando as duas palavras: Classe e Artes. Classe: com esta referencia trabalhamos a ética, moral, cidadania, aqui se aprende o que é ter classe de verdade. Artes: Muito se tem trabalhado com as artes nesta escola, pinturas em telas, reciclagem, musica confeitagem, exposição de bolos, campanha ecológica “Nasce uma criança, plante uma árvore”, passeios culturais e etc.

EXPEDIENTE Blog: escolavindemeninos.blogspot.com

Fundado em 01 /01/2016 por Maria da Gloria F. Pacheco Diagramação, Fotos, Arte Final e Pesquisa: Equipe Campinarte


Página 4

ESCOLA VINDE MENINOS

Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes comemora os 400 anos do bairro de Irajá

D

Dia 07/08/2013. A Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes promoveu um passeio acompanhado à Freguesia de Irajá, mais precisamente ao Templo de Nossa Senhora da Apresentação, Igreja Matriz do Bairro de Irajá situada na Praça Honório Gurgel (ao lado do cemitério). Evento serviu também para marcar o sexto ano do Projeto Vinde Meninos (04/08/2007). Objetivo: conhecer pessoalmente a história dos 400 anos de Irajá. Participaram do evento 15 alunos, mais 6 instrutores. Num total de 21. O grupo foi recepcionado pela secretária Isaura (à direita) que fez a honras da casa e contou um pouco dos 400 anos de história da Igreja Nossa Senhora da Apresentação (mais detalhes no vídeo) - à esquerda a também secretária Ana. Encerramento da visita: Aconteceu na extensão da Praça com a participação do conjunto Lindo Som. Alunos e instrutores prestaram também uma homenagem a família por estar próximo o dia dos pais.


Página 5

COM CLASSE NAS ARTES

Passeio ao Jardim Botânico Novembro de 2013

U Um grupo de 25 pessoas entre professores e alunos da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes fez uma visita ao Jardim Botânico nesse sábado (23/11/2013). Apesar do tempo nublado, a turma estava animada, principalmente, porque era a primeira vez para a maioria nesse que é um dos mais belos cartões postais do Rio de Janeiro. O resultado foi positivo e não poderia ser de outra forma, a criançada vinha esperando por esse dia com muita ansiedade e saíram de lá bastante sensibilizados com tudo que viram e com tudo que aprenderam sobre o meio ambiente. A partir de agora, com certeza, eles terão muitas histórias pra contar. O passeio ao Jardim Botânico serviu também para a divulgação da Campanha Ecológica – “Nasce uma criança, plante uma árvore”. Ao nascer o bebê, a mamãe recebe da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes uma muda de uma árvore frutífera. Não faltou lanche, música e muita alegria...


Página 6

ESCOLA VINDE MENINOS

FAÇA DO SEU ALIMENTO O SEU REMÉDIO A Escola Vinde Meninos Com Classe nas Artes comemorou em 15/03/2014 o seu 6º Aniversário com um almoço oferecido aos alunos e seus instrutores. O almoço incluindo a sobremesa foi preparado por alguns alunos na cozinha da própria Escola, sob o tema: “Quando tem arte na cozinha, tem almoço com classe”. Cardápio - Arroz / Feijão / Salada de legumes /Peixe (Alunos encarregados: Júlio César, Vitor, Matheus) / Sobremesa - Salada de frutas (Aluna encarregada: Nathália)

Durante dois meses os alunos foram instruídos sobre os valores nutritivos contidos nas frutas, legumes e verduras e como preparar seu cardápio no dia a dia, desde a primeira refeição (café da manhã), almoço, lanche e jantar. Tudo isso para que tenhamos crianças, adolescentes e jovens com bons hábitos alimentares. Aproveitando a data festiva da Escola, a direção achou por bem envolver os alunos na confecção do almoço de aniversário.


COM CLASSE NAS ARTES

Página 7

FAÇA DO SEU ALIMENTO O SEU REMÉDIO

No currículo da Escola Vinde Meninos Com Classe nas Artes, além do ensinamento sobre Classe e Artes, também está incluído a Educação Moral e Cívica.


Página 8

ESCOLA VINDE MENINOS

CURSO DE CONFEITAGEM MEU BOLO, MINHA ARTE Curso ministrado pela Professora Maria da Glória que teve início em 17 de maio de 2014 com término em julho de 2014. Participaram do curso todos os alunos da Classe Boas Novas (alunos a partir de oito anos).

Em 16 de agosto de 2014, foi realizada a Primeira Mostra de Bolos Confeitados (de 1 andar), com premiação para os três primeiro colocados de acordo com o voto dos demais alunos. A classificação ficou assim: Primeiro Lugar - Com 10 votos - Luciana Rocha / Segundo Lugar - Com 08 votos - Empate entre as alunas Cristina da P. Fernandes e Arlete dos Santos / Terceiro Lugar - Com 07 votos - Josefina M. Ferreira (Os alunos classificados em segundo e terceiro lugar receberam como premiação Kits de Confeitagem, a primeira colocada foi contemplada com um lindo Suporte de Vidro de Bolo, etc.)

- Atenção Inscrições abertas para a segunda temporada do Curso de Confeitagem de Bolos Alunos a partir de 12 anos / Inscrições abertas até dia 31 de Março INFORMAÇÕES

Telefone - 3381-3030


Página 9

COM CLASSE NAS ARTES

Mostra de telas

Aconteceu dia 24 de outubro de 2015 a Mostra de Telas dos alunos da classe Pintando o Sete da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes em homenagem aos 450 anos da Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Foram aproximadamente três meses de preparação e o resultado foi excelente. Mais de 35 obras em exposição e colocadas à venda com 50% da renda destinada aos seus autores e os outros 50% para a caixinha da escola. Tivemos também um belo buffet preparado pelos instrutores com a colaboração dos próprios alunos: salgadinhos, doces, refrigerantes, etc. A exposição que começou às 10 horas foi prestigiada por um grande número de visitantes superando as expectativas da organizadora, a Professora Maria da Gloria.

Na verdade essa já é a terceira mostra promovida pela Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes (Rua Santa Barbara - 06 - Parque Bom Menino - Irajá - RJ

A primeira mostra de telas foi realizada em 08/08/2009 no segundo aniversário do Projeto Vinde Meninos. A programação começou com um culto em ação de graças e tivemos a a apresentação do conjunto Jardim de Deus que interpretou o hino “A Bíblia é um Livro Especial”. A segunda mostra de telas foi realizada no dia 14/08/2010 no terceiro aniversário do Projeto. Nessa festa, além da mostra de telas, tivemos também: palestra (tema: construindo e vivendo juntos pelo padrão divino); diálogo de fantoches (tema: comendo direito); apresentação da classe Pintando o Sete cantando uma linda canção sobre as cores.


Página 10

Sexo só depois do casamento ou abaixo as famílias?

R

Raça de víboras! É o que diria João Batista se ainda existisse neste terrível estado de coisas em que toda a humanidade está mergulhada, ou seja, uma imoralidade generalizada onde os maiores contribuintes dessa devassa são os que receberam responsabilidades de “cuidar” da “criança e da juventude”, e com estes tais vão a reboque os pais inconsequentes, professores, médicos, psicólogos, pastores evangélicos, etc., etc. Não há realmente mais palavras ante a imoralidade generalizada. É asqueroso ouvir dia a dia os noticiários acerca de estupros, gestação na adolescência, meninas de apenas doze anos fazendo uso dos abomináveis anticonseptivos, altamente condenáveis por Deus, filhos menores agredindo seus pais. Quer queiram ou não Deus é o Criador de todas as coisas e principalmente na feitura do corpo humano, e tudo quanto Ele fez, Ele viu que era bom, portanto cabe a cada ser humano seguir suas orientações independentes desta coisa que inventaram chamada religião, pois na verdade religião nunca existiu; o que sempre existiu e existirá é o Deus Criador e Soberano - e até quando o entendimento deste povo que enche todo o mundo ficará desta maneira? Quando será que vão abrir os olhos para ver e sentir como seres humanos o tamanho da irresponsabilidade dos que assumiram o cargo, a responsabilidade de orientar, proteger principalmente os menores de idade? Será mesmo que estes tais conselheiros tutelares acham que da maneira em que as coisas estão se encaminhando poderá a família subsistir? - E o que falar dos tais "pastores" que estão ocupando mau os canais de televisão somente na intenção de arrumarem parceiros que os ajude a encher os bolsos? Se os preceitos morais da família começam a cair e as consequências começam rapidamente serem desastrosas, pois, pais de família atualmente estão sendo terrivelmente confrontados até mesmo pelas “Escolas de Ensino Fundamental”, pois, as Escolas deixaram seus verdadeiros objetivos e entraram por um caminho totalmente oposto ao que sempre se propôs. Exemplo: educação sexual, fazendo apologia a preservativos, e outras coisas que não dizem respeito a ensinos escolares. E qual tem sido o resultado destas modernidades, destas inovações? O resultado tem sido o pior possível, nunca se houve tantas meninas grávidas muito antes da adolescência, por conta de pessoas inescrupulosas que se entremetem nas funções e obrigações que sempre pertenceram aos pais, ou seja, educar seus filhos. A Escola de Ensino Fundamental deve procurar cumprir o seu papel, ou seja, seguir o seu programa de ensino escolar, educação moral é função que sempre pertenceu unicamente aos pais sem intromissão de quem quer que seja. Mas quanto à questão, ou seja, uma pergunta que faço acima acerca da subsistência da família é claro que nunca por mais que tentem os opositores à moral e aos bons costumes esta instituição DIVINA que se chama família, sempre vai existir, pois, tudo que de pior possa existir, ou todos que atualmente conspiram contra o bem maior que é DEUS, passarão, murcharão como a relva, como a erva daninha, porém a Palavra deixada pelo Criador para toda a humanidade nunca há de passar! Passam leis as mais estapafúrdias que se possa imaginar, tentam tirar toda a autoridade de pais, dizem que as crianças podem ficar soltas pelas ruas cheirando cola, fumando crak se prostituindo, etc. Soubemos há pouco tempo que as mães não podem mais pedir as filhinhas para lavar uma louça, ordens do Conselho Tutelar, nas Escolas os professores não podem mais escrever as notas baixas com caneta vermelha para não chocar as crianças, em fim um verdadeiro absurdo! Tudo contra os pais que ainda gostariam de ministrar uma educação firme, com limites e muros da moral e dos bons costumes, estão a cada dia perdendo aquela autoridade dada por Deus acerca de uma educação cristã. Há bem poucos dias todos se revoltaram contra as sábias palavras do Papa Bento XVI acerca das abomináveis camisinhas, por quê? Porque quando se trata da moral e dos bons costumes a conversa não agrada. Ele falou o que é puramente Bíblico, não importa se a Bíblia já foi jogada fora pela grande mídia criminosa e até mesmo por muitos crentes, o que importa é que chegará o dia em que todos chegarão ante o Tribunal de Cristo e darão conta de seus atos imorais (2 Cor. 5: 10).

ESCOLA VINDE MENINOS

Recadinhos para a mamãe Na nossa vida, às vezes há momentos em que gostaríamos muito de dizer algo para uma pessoa. No entanto, calamo-nos, por timidez, por medo, por receio de criar aborrecimentos, por receio de não sermos entendidas, por não encontrarmos a palavra certa, etc. Os nossos filhos também se calam às vezes, quando seria necessário falar, o principal motivo é que eles não são amadurecidos o suficiente para formularem os pensamentos e as palavras. Hoje nós vamos ser portadores de muitos recadinhos que os filhos gostariam de mandar para a mamãe, e se ela receber com carinho, e os analisar com amor e humildade, o relacionamento mãe x filho poderá ser mais saudável, tranqüilo e equilibrado. Vejamos:

N

1ª – RECADINHO – NÃO ME ESTRAGUE. Sei perfeitamente que não devo ter tudo que quero. Estou testando você. Comentário – há pais que querem compensar o que não tiveram na infância, dando tudo ao filho, fazendo até sacrifícios privando-se de coisas essenciais. É bom para a criança querer algo, sonhar com algo e fazer planos de como consegui-lo. Assim desfrutará o prazer de recebê-lo. Mas desde cedo as crianças precisam saber o valor do dinheiro, para aprender a gasta-lo com sabedoria na idade adulta. 2ª – RECADINHO – NÃO TENHA MEDO DE SER FIRME COMIGO. Prefiro assim pra me sentir mais seguro no futuro. Comentário – é preciso que os pais sejam coerentes. Por exemplo: Isso não pode! Se a criança berra, insiste, acabam deixando. Isso não pode, porque eu não quero! Essa não é a resposta certa. Explique o motivo real. 3ª – RECADINHO – NÃO ME CORRIJA COM ASPEREZA NA FRENTE DOS OUTROS. A repreensão será mais proveitosa se feita calmamente em particular. Comentário – gritar ou corrigir asperamente uma criança na frente de terceiros só servirá para envergonhá-la, magoá-la, revoltá-la. E o objetivo da correção não é esse, e sim ensinar o que é certo. 4ª – RECADINHO – NÃO ME PROTEJA DAS CONSEQUENCIAS. É bom que de vez em quando eu aprenda sofrendo na própria pele. Comentário - se a criança quebrou a vidraça da casa do vizinho, deixe que ela vá se desculpar e resolver a maneira de repô-la. Você entrará com o dinheiro para o novo vidro. O filho não fez a tarefa de casa? Não escreva bilhetes para a professora, dando desculpas que não são verdadeiras. Deixe que ele arque com as conseqüências de seus atos. 5ª – RECADINHO – NÃO SEJA RANHETA COMIGO. Do contrário, para me proteger, serei obrigado a parecer surdo às reclamações. Comentário – mães que falam demais reclamam demais, tornam-se chatas e repetitivas. E os filhos passam a não ouvi-las e consequentemente a não respeitá-las. 6ª – RECADINHO – NÃO ME FAÇA PROMESSAS IRREFLETIDAS. Lembre-se que fico tremendamente frustrado quando uma promessa não é cumprida. Comentário – se você fizer outra vez, vai para o castigo! Ou: depois que você terminar essa tarefa vamos passear. São várias e diversas promessas feitas. Algumas só com o objetivo de fazer obedecer. Depois a promessa fica esquecida e não se fala mais no assunto. A criança tem necessidade de confiar que os pais sabem o que estão dizendo e quando o dizem é verdade. Caso contrário à palavra dos pais perderá o valor e a criança poderá até manipulá-la, sem que o percebam. Os pais que não cumprem as promessas feitas aos filhos ficam desmoralizados e serão imitados como mentirosos. 7ª – RECADINHO – NÃO ME DIGA NUNCA QUE MEUS MEDOS SÃO BOBAGENS. Para mim, eles são terrivelmente reais e você contribuirá muito para me dar segurança se tentar entende-los. Comentário – o medo é uma experiência comum a todos os seres humanos. Desde o nascimento até a morte, ele se manifestará em várias ocasiões. Os adultos têm-no considerado covardia, como se ele fosse apenas infantilidade de criança. Situações novas causam medo, medo de escuro, medo de ficar sozinho, medo de pessoas. Não se deve ridicularizar a criança por seu medo, nem querer fazê-la vender o medo "na marra". Quando ela vive num ambiente seguro, com amor, carinho, ele vence com mais facilidade seus medos. 8ª – RECADINHO – NÃO DESCONVERSE QUANDO FAÇO PERGUNTAS. Se não paro de lhe perguntar e você vai descobrir que agora busco as minhas respostas em outro lugar. Comentário – a curiosidade é natural e necessária na criança. A mãe não deve reprimir essa curiosidade. Ouça suas perguntas com atenção e jamais engane a criança respondendo errado. Não deixe a criança sem resposta, mesmo que seja preciso dizer-lhe: não sei, mas vou aprender pra lhe ensinar. 9ª – RECADINHO – NÃO QUEIRA PARECER NUNCA COMO PERFEITA E INFALÍVEL. Para mim será um choque forte demais descobrir que você não é nenhuma dessas coisas. Comentário – existem pais que querem passar para os filhos uma imagem de infalibilidade que só Deus possui. Deixe seu filho perceber que você erra. Peça desculpas honestamente, quando for preciso. Pedir desculpas não diminui ninguém e só fará aumentar a atmosfera de intimidade entre você e seu filho. 10ª – RECADINHO – POR FAVOR, NÃO SE ESQUEÇA DE QUE EU SOU TAMBÉM UM SER ESPIRITUAL. Se você esquecer desse fato importante, o plano de Deus para minha vida não será realizado. Comentário – a evolução da fé na criança depende quase que exclusivamente dos pais. É preciso desde cedo que você cultive o hábito de falar sobre Deus e Jesus Cristo a seus filhos. Toda oportunidade que surgir deve ser usada para o ensino das verdades bíblicas. Não é preciso esperar a criança crescer para ensinar-lhe a Bíblia. Faça-o desde cedo no seu nível de entendimento. Leve seu filho à Igreja, ensine-lhe o prazer de Cultuar a Deus, ore com ele e, sobretudo dê exemplo de bom cristão. Concluindo Se a criança soubesse expressar, seriam estes e muitos outros recados que ela mandaria pra você, mamãe. Deus tem um caminho que é certo para cada criança, para cada filho nosso trilhar. Quem se julgaria sábio o suficiente para indicar esse caminho, sem primeiro buscar a Deus? Guarde esses recadinhos e busque com humildade e sabedoria que vem do alto, o plano de Deus para seu filho que se tornará uma realidade.


Página 11

COM CLASSE NAS ARTES

A Dor do Poeta Maria da Gloria É preciso sentir a dor do poeta Para então compreender sua vida incerta. Vida de tristezas e desesperanças Coisas guardadas nas lembranças De quem perdeu um grande amor, Da saudade de seu calor. É preciso sentir a dor do poeta, Para então compreender sua vida incerta. Quando olha as estrelas no céu, E vê o brilho que não mais existe em seu eu No silencio aflito que não fala, Pois a alma se cala. É preciso sentir a dor do poeta, Quando se vai a joia de seu relicário. Como as estrelas no céu cintilando, Certamente lá também está brilhando Aquela joia, pedra lapidada. Pelo poeta tão amada. É preciso sentir a dor do poeta, Para compreender sua vida incerta Quando caminha entre os abrolhos, Quando as águas caem dos olhos Expressadas no silencio calado Suporte da alma e por vezes cansado. É preciso sentir a dor do poeta, Quando quer partir, Para bem longe seguir Sua caminhada incerta. É o destino do poeta. É preciso sentir a dor Quando se perde um grande amor.

Um Toque de Poesia CUIDAR, CUIDANDO De Maria da Gloria

C uidar, Cuidando, O nde com Classe se pode, M uito fazer pelos pequenos. C uidar, Cuidando, L onge de querer ser A ntes realizar ou fazer S uavemente cuidar S em deixar-se levar, E m vaidades, mas simplesmente Cuidar. N as Artes pintadas, pelas crianças, A s chamadas aquarelas, S e fazem lindas, nas mãozinhas delas. A h! também encontramos R lefletindo em sonhos T eatro de fantoches, e vamos, E ntre risos aprendendo que, S onhos se realizam quando Cuidamos, Cuidando! C uidar, Cuidando, quando ensinamos, U nindo sonhos, à realidade, I sto sim, trás felicidade. D eixando que as crianças A inda na infância possam aprender. N a Escola Vinde Meninos, importante é saber: D eus é Importante, pois desde infante, O s Santos ensinos... D eixou aos pequeninos, E aos Doutores da Lei.

A PORTA ABERTA ESTÁ Quando leio mesmo em devaneio, Os escritos tão confortantes Quem vem de um tempo distante, E perdura até o dia chamado hoje. Quando me lembro daquela manhã, Quando o dia nem ainda despontava, Já de pé eu me aprontava para ir, Onde? No lugar aplainado nunca Dantes pisado por meus passos incertos. Era a voz do coração? Ou a voz do Amor Eterno? Não sei, só sei que naquela manhã aqui entrei. Lentamente andando, também me informando, Onde poderia quem sabe um dia aqui se abrir Uma porta que eu entrasse, e não mais saísse. Seguindo o caminho, bem pertinho avistei, Quando mais perto cheguei, um barraquinho! Tão caidinho, tão, pobrinho! Oh! Mas quanto inho? A porta já estava aberta, aliás, nem porta havia. Franca estava a entrada, e uma longa estrada a Percorrer. 25 Anos.

V iver é preciso, e também cuidar. I nda que difícil possa parecer, D otado de Classe nas Artes irão deixar, A esperança renascer, e ver que, S e pode: ” Com Classe nas Artes, de Vidas Cuidar

FORMOSA FLOR De Maria da Gloria Meu Amor-Perfeito, Ilumina e perfuma meu leito Nectar das flores, meu doce encanto, Harmonia de meus versos, Alegria do meu canto. Formosa mais que as flores de meu jardim, Linda e cheirosa como um jasmim Ornamentas meu caminho em flor Resplendes em minha vida, o mais Perfeito Amor. (Para o dia dos namorados)

HÁ COISAS QUE NÃO POSSO COMPREENDER Custa-me muito ser forte, Ante tanta fraqueza. Fraqueza? Ou maldade? Ou falta de piedade ao inocente, lactente? Nunca se sabe o que se passa Numa mente desgraçada, ou desequilibrada? Não sei, só sei que, custa-me muito ser forte, Ante esse emaranhado de coisas escusas. Onde estará a verdade? Ou com quem ela estará? Também não sei, só sei que, preciso estar fora, Bem distante desses laços mortais, De quem não quer, jamais entrar no caminho, Ainda que não fosse O Caminho Santo. Custa-me muito ser forte e não chorar, E tirar de dentro do peito esta amargura Em ver uma pequeníssima criatura Nas garras do insensível mortal. Custa-me muito ser forte e não chorar. Maria da Gloria - 04 – 04 – 2015

ENTENDEU MÃEZINHA? Mãe, seus filhos crescem, e na dependência da primeira infância, de tudo carecem. Mais que o alimento, roupas ou calçados. Na primeira infância, quando ainda crescem, De muito mais eles carecem. Mãe é como aquela que no campo trabalha em prol de todas as necessidades, porém nunca poderá esquecer que: Seus filhos não param de crescer, e de tudo quanto agora de ti recebem Um dia irão te devolver. Mãe pense nas palavras boas ou ruins que no ar através de seus lábios ressoam, Se forem ruins certamente magoam, se boas resplenderão na Aurora da Vida, Quando sua criança querida estiver já CRESCIDA For te devolver com: Amor ou rancor? Tudo Que de ti ouviu e recebeu naquele campo onde você a criou. As crianças gostam de te dar flores, que representamDOIS AMORES: O que vem de lá, e o que SAI de cá. Entendeu Mãezinha? de Maria da Gloria para o dia das Mães.


Página 12

ESCOLA VINDE MENINOS

Afinal, quais são os direitos da criança brasileira?

FAMÍLIAS NA TERRA ATÉ QUANDO?

S

"Segundo as grandes autoridades relacionadas às crianças, elas tem todo o direito de ficar nas ruas, livres, indo e vindo, fazendo o que bem entendem". E aí doutor? O sistema pós-moderno junto ao hedonismo (prazeres libertinos) realmente já criou uma situação desastrosa que com tristeza já não vemos mais solução pelos meios jurídicos constituídos na terra. De demagogos passaram a hipócritas os que vão para as rádios e televisões e todos os meios de comunicação falar acerca da triste situação das crianças que vagam pelas ruas de todas as cidades do Brasil, situações que eles mesmos sustentam, quando estão permitindo que se perpetue (Deus sabe até quando), os tais responsáveis por órgãos como, por exemplo: Conselho Tutelar, Serviço de proteção a Criança e a Juventude, e etc., etc., sem se falar nas Escolas que colaboram grandemente para a ruína moral das crianças. Voltamos a fazer aquela pergunta que ninguém responde: onde estão esses tais que tem o poder nas mãos e todo recurso necessário para dar outro rumo à vida de crianças que estão pelas ruas, largadas? E o que é pior, se prostituindo de todas as formas, cheirando cola, crak e tudo mais que se possa imaginar, e ai doutor? Você que diz que a criança tem o direito de ficar nas ruas? Ela só não pode é aprender um ofício, uma profissão, ir a uma boa Escola, não é verdade? Na realidade nunca poderemos entender este sistema que contribui de todas as formas para a ruína cada vez mais na vida destas crianças perdidas pelas ruas de toda parte. Sem se falar nas ocorrências dentro das casas nas comunidades carentes como eles gostam de chamar, não se vê ninguém destas instituições visitando as casas onde habitam crianças que estão sendo maltratadas pelos que convivem com elas. É tudo uma falácia, pois na verdade o que todos esses "responsáveis" querem é que a cada dia tenham sempre muitas notícias desastrosas para toda sorte de imprensa, e assim teremos assunto para muitos dias, isto para eles é SENSACIONAL! Crianças de 12 ou 14 anos morrendo em bailes funk, cadê a fiscalização nas portas destes inferninhos para não deixarem que menores entrem? Hem? Cadê a punição aos pais irresponsáveis? Afinal quais são as verdadeiras atribuições destes órgãos que "cuidam das crianças"? Tenho certeza que ninguém sabe. Eu também gostaria de saber.

Falamos desta maneira porque temos um trabalho com crianças: "Escola Bíblica de Sábado", e nosso trabalho não é restrito a quatro paredes, nós estamos semanalmente indo de casa em casa procurando conhecer a família das crianças, observando quais são suas principais necessidades, enfim, chegando junto como se costuma dizer. Penso que assim deveria ser o trabalho destes órgãos que dizem proteger os menores, se houvesse realmente o interesse no bem estar da criança que sofre. Então voltamos a perguntar: Afinal quais são os direitos da criança brasileira? Morrer a cada dia por conta da moral que não mais existe? Das irresponsabilidades de pais adúlteros? De uma sociedade corrupta? Das drogas encontradas em cada esquina de rua? Da violência física e moral dentro das Escolas de Ensino Fundamental? Da falta de um lar digno? Da falta de ensino acerca de Deus? Afinal, são esses os direitos da criança brasileira, doutor chefe do Juizado de Menores? (Maria da Gloria)

D

Depois de ter criado o homem, a coroa da criação, Deus declarou que tudo era muito bom. O segundo capítulo de Gênesis mostra-nos como Deus preparou o primeiro lar do homem, como realizou a primeira cerimônia de casamento (Gen. 2:24). Após a queda do homem pelo pecado da desobediência houve grande baque no meio desta primeira família constituída por Deus, ou seja, as terríveis conseqüências que são inevitáveis ao pecado. Após a morte de Abel, Caim foi rejeitado, então a promessa da redenção passou ao terceiro filho de Adão, Sete (Gen. 4:25, 26). Nos capítulos seguintes; 5 a 9, vemos que havia agora duas classes de homens no mundo, os ímpios (caimitas) e os piedosos (setistas). Com o passar do tempo a linhagem escolhida de Sete perdeu a sua separação (santidade) e uniu-se pelo matrimônio com os caimitas. Resultado: um estado de impiedade na terra que exigia o juízo de Deus. (Gen. 6:1 a 4). Este texto nos deixa bem claro que os filhos de Deus eram os descendentes de Sete que se juntaram com as filhas dos homens descendentes de Caim, o resultado foi à corrupção geral do gênero humano. Dos descendentes de Sete somente a família de Noé permaneceu fiel a Deus. Por isso ele foi o escolhido, por meio de quem, a promessa da redenção continua o seu curso até o seu cumprimento. Aprendemos muito nos textos Bíblicos através da genealogia que é o registro dos antepassados de alguém, o propósito principal da maioria delas

é conservar um registro da linhagem familiar, ou seja, a preservação moral da família. Tudo isto independe de religião, o que sempre foi importante na humanidade é o Temor a Deus, Ele é universal e todo aquele que se endurece contra Ele e seus preceitos nunca terá paz (Jó 9: 4). É justamente o que se está presenciando nestes dias em que vivemos nesta terra por conta da mistura de religiões e conceitos vários tornando a humanidade num caos perdendo-se em meio a tantas linhas de pensamentos apesar de que também nos tempos de Noé não foi nada diferente, aliás, até o próprio Jesus diz em Mateus cap. 24: 38 - “Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca”. Então durante cento e vinte anos Noé procurou transmitir ao povo a mensagem recebida diretamente do Senhor e esta mensagem era alusiva à violência que enchia toda a terra. Veja: “Então disse Deus a Noé: o fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência e eis que os desfarei com a terra”. (Gen. 6:13.) então voltando ao início vemos que toda a conseqüência, ou seja, toda a violência que encheu a terra nos dias de Noé é a mesma conseqüência que encheu a terra agora em nossos dias, é a degradação das famílias, ou seja, o desrespeito dentro das casas de família que deveriam na verdade ser chamados de lares. Tudo começou quando faltou o respeito a Deus que é tam-

bém denominado de TEMOR! Atualmente prega-se todo tipo de alternativas na esperança de contornar ou consertar certas situações que na verdade já não tem mais conserto, só não se ouve mais nenhum tipo de ensinamentos para que se possa retomar um fiozinho de moral no meio das chamadas “famílias”, hoje o Brasil decreta a venda de camisinhas nas escolas e os hipócritas fazem falsos debates acerca de quem está de acordo ou não? Vemos que a maioria das pessoas opta por sim! Não se ouve de nenhuma parte alguém que seja a favor de ensinamentos morais nas escolas, por exemplo, as chamadas aulas sobre sexo seriam de grande valia se prevalecessem os conselhos antigos e que se fizesse conhecer aos filhos, na preservação das famílias. (Salmos 78). Falando claramente, ensinar as crianças que sexo só depois do casamento. Deus não mudou, também não deixou religião deixou sim a sua Palavra quer queiram ou não. Portanto vemos claramente a razão do dilúvio ter acontecido. Foi por conta da degradação das famílias na terra. O Senhor Deus preservou a família de Noé e outra coisa muito importante foi também a preservação dos animais, foi ordenado a Noé que ele levasse para a arca um casal de cada espécie para preservação, macho e fêmea. Não adianta não ensinar o que é certo por medo de ser chamado de careta usando máscaras, é preciso aprender, mas como aprenderão se não tem quem ensine? PENSE NISTO!


Página 13

COM CLASSE NAS ARTES

Cadê mamãe, cadê papai?

No livro de Eclesiastes cap. 12: 1, diz: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: não tenho neles contentamento". A fase da mocidade começa logo após a puberdade que geralmente se inicia aos doze ou treze anos, então a criança começa entrar numa fase de crescimento total, ou seja: um desenvolvimento tanto físico, mental, hormonal etc. É justamente nesta fase que deve haver a participação íntegra dos pais e principalmente em relação aos cuidados que abrange saúde física, mental, moral, saúde espiritual, saúde sentimental. É também quando o Criador de todos nós faz esta advertência: "Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade"... Antes que venham os maus dias. Como professora evangelista de crianças sinto bem de perto os perigos destes maus dias que, aliás, estão vindo muito rápido na vida dos adolescentes, tudo por conta do tal relativismo imperando no mundo inteiro. O pós-modernismo vai contra todos os princípios divinos que nada tem a ver com religião, aliás, religião só atrapalha, devemos sim como pais e educadores compreender que o Deus Criador ainda é Soberano e ninguém escapará do seu Juízo Final principalmente papai e mamãe que tem a grande responsabilidade de criar, educar e principalmente conduzir os filhos num caminho de retidão num mundo tão cheio de tudo menos do Temor a Deus. Como estava dizendo: os maus tempos que lemos no texto Bíblico acima estão chegando muito rápido por quê? Porque os pais modernos permitem seus filhos e filhas a começarem bem cedo a se portarem como se já estivessem com dezoito anos. As meninas começam a se pintar como moças desde os seus três ou quatro anos, as vestes são pequenos pedaços de pano aflorando uma sensualidade altamente pecaminosa provocando assédios por parte de homens inescrupulosos de todas as idades e Deus olhando. Aos doze anos ninguém segura mais, a menina já está pronta para os maus dias que já chegaram; daí para frente é só dissabor, são

N

envolvimentos perigosos, gravidez precoce, saem da escola, pois não há mais condições de estudar, em fim, uma vida que mal começa e já se foi. Como diz o texto: não há mais contentamento na vida nem da menina nem do menino que segue esse mau trilho. Cadê mamãe? Cadê papai? Cadê os ensinamentos de berço? Cadê as rezas para dormir. As rezas na hora em que acorda cadê o tomar a benção? O ensinamento a respeitar os mais velhos, as meninas andarem como meninas, vestirem como meninas, se comportarem como meninas, brincarem de bonecas como meninas, cadê as meninas que sabem bordar, cozinhar, arrumar casa, cadê? Cadê os meninos? Estão soltos na rua aprendendo tudo de rua, cadê as regras também para os meninos? Cadê? Cadê as oficinas para os meninos aprenderem um ofício, enquanto a faculdade não chega? Cadê? Cadê o Conselho Tutelar para promover, por exemplo, boas palestras para os pais, visitação aos lares, para conversar com os responsáveis, quem sabe chegar a algum entendimento. Cadê? Certamente dirão: não compete a nós isto. O que compete então? É ter assunto para cada dia? A imprensa precisa de assunto, os noticiários etc., etc. E viva o relativismo! Mas ainda é tempo de mudar é só querer. Aos pais na verdade cabe toda esta tarefa de: "instrui ao menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele." Prov. 22: 6. Na Comunidade "Parque Bom Menino" no Irajá existe uma Escola Bíblica de Sábado situada à Rua da Associação n.º 21 que procura junto aos pais instruir a criança no caminho da moral e dos bons costumes. Partimos do princípio que tudo começa em casa. Se a casa não é apenas uma casa de morada, mas sim um lar tudo vai bem. Num lar todos estão à roda da mesa nas refeições, num lar não se ouve palavrões, num lar as crianças oram antes de dormir e ao acordar a oração do Pai Nosso, é no lar que deve reinar a paz e a alegria. Jamais vão encontrar a paz numa passeata pelas ruas com camisa branca e com pombas estampadas no peito. A verdadeira Paz começa no lar.

Sejamos para os jovens um exemplo de vida imaculada

É

É possível manter-se moralmente integro diante de uma sociedade indiferente às reivindicações divinas? No mundo chamado pós-moderno, os conceitos morais não se baseiam nos valores absolutos das Sagradas Escrituras. Para a sociedade relativista as verdades e valores contidos na Bíblia são relativos e parciais, negam a existência de leis e verdades absolutas e universais. Ensinam que a prática da moral e da ética depende da experiência de cada um. Entendemos que independente da resolução de cada pessoa quanto a sua vida moral deve haver ensinamentos éticos e até mesmo, certa repulsa a certos comportamentos, não se pode tornar o que está sendo muito comum em normal. É gritante a inversão de valores destes tempos, principalmente os valores morais. Ouvimos pessoas que governam e os propensos governantes falarem tanto na educação escolar, ainda não consegui entender que educação está pretendendo ou aplicando às pessoas que eles chamam de “crianças”? É um verdadeiro absurdo o que eles chamam de projetos para preservar a saúde na adolescência inserindo nas escolas a tal educação sexual e ainda mais promovendo doações de preservativo às crianças indo de encontro aos preceitos da ética moral contida no Livro dos livros. E pensar na tão grande movimentação e apara-

to e tanto rapa-pés ao receber no Brasil uma autoridade eclesiástica, ou seja, o Papa e tudo isto para que? Não se assimilou absolutamente nada das sábias orientações dadas em rede mundial acerca dos preceitos morais. Eu penso que seria tão mais fácil e extremamente proveitoso se doravante passassem a pregar a moral. Na verdade há uma urgência em se reeducar pais e avós e não somente as crianças, reeducar mães e pais no que concerne à moral partindo do lar. Como já várias vezes repetindo o mesmo tema: FAMÍLIA, mais uma vez falarei acerca dos bons princípios morais discernindo a vontade Suprema Deus. Ninguém pode colocar outro fundamento além do que já está posto, o princípio ético provém do Criador. Querem adolescentes e jovens saudáveis e felizes sexualmente falando? Então ensinem, orientem aos adolescentes e jovens que sexo só depois do casamento é tão mais simples e bonito, pois na verdade há tempo para todas as coisas debaixo do Sol. A formação orgânica deve ser respeitada e não agredida ou violada antes que se complete o devido desenvolvimento orgânico ou mesmo hormonal para que se tenha a saúde pregada pelo senhor presidente da República. É triste saber que a juventude do mundo inteiro não receba nenhuma proteção, nenhuma orientação lógica dos médicos

especialistas principalmente na área ginecológica, psicólogos, sexólogos, ao contrário, todos conspiram para a ruína física, mental e moral da juventude. Este é o mundo relativista e pragmático. E com isto cresce a cada dia o número de meninas mal entrando na puberdade e já grávidas, a faixa etária está decrescendo, ou seja, de dezesseis anos já cai para dez, onze e doze anos dando a luz com alto risco por quê? Porque o corpo físico da menina ainda não está pronto como também não está pronta à consciência e a psique não é DOUTOR? Caro leitor ainda há tempo comece a meditar, comece a executar a ética da moral e bons costumes em seu lar, não esperem por nenhuma autoridade quer seja médica, psicóloga ou governos busquem no Criador a orientação certa, não busque também em nenhuma religião você é o responsável pela saúde e felicidade de seus filhos o resto é só hipocrisia e interesses. Não se conforme com este estado de coisas, nunca diga que os tempos mudaram e agora tudo isto que está acontecendo é normal, pois não é. Discipline seus filhos, ponha limites, conserve os muros. As crianças gostam de ser comandadas pelos pais, elas sentem segurança e ficam felizes por sentir que seus pais se preocupam com elas. Isto é Divino. PENSE NISTO!


Página 14

ESCOLA VINDE MENINOS

CAMPANHA ECOLÓGICA NA PRIMAVERA “Nasce Uma Criança, Plante Uma Árvore”. Abaixo temos as imagens dos primeiros bebês da Campanha Nasce uma Criança, Plante uma Árvore. Todas as mamães receberam uma muda de abacateiro ou cerejeira, jabuticabeira, amoreira, pitangueira, etc., entregues pelos alunos e instrutores da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes.

Bernardo - 04/11/2013

Samuel - 23/01/2014

Giovanna - 03/01/2014

Campanha lançada dia 22 de setembro de 2013 por ocasião da chegada da Primavera. O objetivo da campanha é presentear cada gestante com uma muda de árvore frutífera (se possível) no dia do nascimento do bebê. Os alunos da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes (distribuídos em grupos) fazem uma pesquisa no bairro onde moram para levantar o número de gestantes e nessa pesquisa a Campanha fica sabedora do tempo que falta para o nascimento do bebê, além, claro, de dados pessoais como nome, endereço, etc. Qualquer gestante pode participar da Campanha Ecológica, basta entrar em contato com a direção da Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes pelo e-mail projetovindemeninos@gmail.com Veja mais imagens da Campanha Ecológica Na Primavera que se estenderá por todas as estações do ano dado ao grande sucesso da mesma.

C

Fellype - 03/02/2014

Bernardo - 19/04/ 2014

Alice - 20/09/2014

Israel - 22/07/2014

Guilherme - 05/05/2015

EXPEDIENTE Blog: escolavindemeninos.blogspot.com

Fundado em 01 /01/2016 por Maria da Gloria F. Pacheco Diagramação, Fotos, Arte Final e Pesquisa: Equipe Campinarte


Página 15

COM CLASSE NAS ARTES

ESCOLA VINDE MENINOS COM CLASSE NAS ARTES RESUMINDO SETE ANOS DE TRABALHO (Texto de Maria da Gloria - Fragmento de trabalho acadêmico - Fichamento)

T

Tenho tido grandes experiências também através de um trabalho que faço semanalmente numa Comunidade no Bairro de Irajá onde reunimos crianças, adolescentes e jovens desde fevereiro de 2008, e ali de principio foi um tanto difícil contornar a situação em termos de disciplina, mas à medida que eles perceberam que podiam e deviam participar conosco instrutores, de todas as atividades que a escola lhes proporcionava, passaram a ficar alegres e nós mais ainda, afinal estávamos alcançando nosso objetivo, pois havíamos pensado que nome daria a escola? E mediante nosso objetivo maior que era proporcionar àquelas crianças tão carentes não de pão, mas de oportunidades em que elas pudessem mostrar seus valores escondidos até mesmo delas próprias. Assim titulamos nossa escola: Escola Vinde Meninos com Classe nas Artes. E começamos a mostrar para elas o que é serem meninos, ou seja, o que é ser criança, o que é ter classe, e o que são na verdade as artes? Brigar? Fazer má criação pra mamãe? Não fazer o dever de casa? Sendo assim nosso primeiro grande trabalho foi envolvê-las nas artes plásticas e cênicas, cada um deveriam pintar uma tela bem bonita, e deixamos para que cada um escolhesse seu estilo, e nós passando para eles as técnicas da pintura em tela, sendo assim tivemos nossa primeira mostra de telas, todas pintadas por eles. Assim os pais e toda a Comunidade foram convidados a vir à exposição. A classe pintora recebeu o nome de: “Classe Pintando o Sete”, havia muita alegria no rostinho de cada um. Também foi ensaiada com um casal de crianças uma pequena peça com fantoches para recepcionar os convidados da exposição. Tudo para eles era novidade! E assim no decorrer desses sete anos tivemos mais duas exposições de telas, mais exposições de peças artesanais feitas com materiais re-

ciclados, fizemos passeios culturais, foi levantado conjunto de flautas, os alunos estão também envolvidos com a campanha ecológica: “Nasce uma Criança planta-se uma Árvore”, onde cadastramos as grávidas voluntárias, ao nascer o bebê destacamos um aluno para junto a um instrutor levar e presentear o bebê com uma muda de árvore frutífera. Portanto é possível sim contribuir para que as crianças que vivem nessa era tão conturbada, passando por tantas tristezas principalmente em seus lares, possam ter a oportunidade de mostrar a si mesmas o quanto são capazes de realizar. Digo isto porque em nossa primeira exposição de telas algumas crianças ficaram tristes porque os pais não atenderam ao convite para vir ver a obra de sua criança. Isto me inspirou uns pequenos versos. Hoje já temos algumas mães também participando de nossas atividades semanais. Para elas estamos ensinando confeitagem de bolos, preparando-as para brevemente uma exposição de bolos decorados. Então é sempre possível haver meios de sempre sem criticas, mas procurar observar onde posso fazer o que posso fazer e como fazer? E vamos com certeza encontrar os bons meios.


Página 16

ESCOLA VINDE MENINOS

"Eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la..." Está bem claro neste texto que esta vara de amendoeira vista pelo profeta é a Palavra de Deus a qual o Senhor vela para cumpri-la. No livro de Jeremias no capitulo 7 está descrita ali a mesma situação terrível que o Senhor presenciou e que na verdade nada mudou em meio a um povo freqüentador de Templos. Ao profeta Jeremias o Senhor falou: "Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar". (Jr. 7: 1 a 3). E se continuarmos a meditar neste texto veremos que muito mais o Senhor fala a respeito da profanação nos Templos do Senhor. Na verdade muitos lugares deixarem já há muito de serem Templos do Senhor por quê? Por que profanaram e quando há profanação o Senhor abomina e quando Ele abomina o tal templo fica vazio de sua Presença, pois Ele de forma alguma habita no meio de profanação. A casa cai quem lê entenda (Mc. 13: 14.) "Ora quando vós virdes a abominação do assolamento, que foi predito, estiver onde não deve estar (quem lê entenda), então os que estiverem na Judéia fujam para os montes". Portanto Jesus quis deixar na face de

E

toda a terra homens e mulheres de valor que estivessem com os seus olhos espirituais bem abertos para não caírem em engodos, Ele tudo preparou para isso, enviando o derramamento de seu Espírito sobre toda a carne para que? Para que o povo que se diz ser seguidor de Jesus pudesse discernir tudo, porém o que estamos vendo? Estamos vendo um povo sem escrúpulos conseqüentemente um povo sem nenhuma visão das coisas que são de cima, um povo que continua acompanhando certos personagens que estão na condição descrita em Jr. 7: 8. Vejam: "Eis que vós confiais em palavras falsas, que para nada são proveitosas. Furtareis vós e matareis, e cometereis adultério, e jurareis falsamente, e queimareis incenso a Baal e andareis após outros deuses que não conhecestes...." o Senhor continua chamando atenção a este povo que segue e confia numa gente que se coloca como lideres. E a casa cai literalmente, pois a espiritual já caiu há muito tempo, e nem assim este povo acorda para meditar e crer que o Senhor Deus jamais pode habitar em covil de ladrões. No versículo 16 e 17 do cap. 7 de Jeremias o Senhor é taxativo concernente às tais orações feitas pelos cheios de amorzinho menos da Palavra de Deus. "Tu, pois não ores por esse povo, nem levantes por ele clamor ou oração, nem me im-

portunes, porque eu não te ouvirei. Não vês tu o que andam fazendo nas cidades de Judá, e nas ruas de Jerusalém?" esta interrogação é um alerta aos cegos espirituais, nem podemos dizer o que muitos gostam de dizer: "são os pecados dos últimos dias", não o povo desobediente a Palavra de Deus sempre foi o mesmo em todo o tempo, aliás, é sempre a grande maioria que vão entrando pelas portas largas da perdição (Mat. 7: 13) quem disse essas palavras foi o próprio Jesus e, muitos são os que entram por ela. Portanto acautelai-vos dos falsos profetas que vem até vós e uma vez descobertas suas falca-

truas destes afasta-te para que sua vida espiritual não caia pelo caminho da perdição antes do grande e terrível dia do Senhor. Ninguém se iluda com o chamado "tempo da graça", o Senhor é o mesmo que falou a Jeremias no capitulo 1: 11. A vara da correção permanecerá em suas mãos para sempre, pois está velando em todo o tempo pela sua Palavra para a cumprir. E isto é muito bom para os obedientes, saber que temos um Pai que vela por nós. Quanto aos desobedientes ficarão de fora, sem casa espiritual, pois ela caiu.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.