Campinarte Dicas e Fatos - Edição - 276 - Agosto/2020

Page 1

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Campinarte Dicas & Fatos GOSTO / 2020 AGOSTO

campinartedicasefatos.blogspot.com

DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRATUITA

Um Informativo Digno de Você! MENSAL

Ano XXIII - N.º 276 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 / E-mail - campinarte@gmail.com - Tel.: - Claro (9)9116-5147 (WhatsApp)

Com que moral esses candidatos vão pedir votos por esses nossos bairros?

C

Com que moral vão pedir votos a esses eleitores que já há muito tempo não acreditam nessa política que só favorece ao eleito. O eleitor não pode entrar na sua própria rua com o seu carro porque a mesma está cheia de barricadas. As barricadas são tão pesadas que até mesmo os traficantes tem dificuldades para movimentá-las. O eleitor tem deixado de participar de eventos, ir a restaurantes almoçar ou jantar, até mesmo ir com a família a uma sorveteria ou a uma pizzaria por causa de assaltos. Em algumas comunidades são cobrados pedágios, em outras o morador não pode trancar o portão de sua casa por ordem dos traficantes, porque eles tem que se esconder da polícia, por isso o portão de sua casa precisa estar destrancado para que ele possa entrar e ficar escondido dentro da sua casa. Eu gostaria de saber com que moral esses candidatos vão pedir votos por esses nossos bairros estando eles nessas condições? Além das barricadas impossibilitando a circulação de veículos, tem os muitos tiroteios colocando sempre a população na mira das balas perdidas, fechando escolas, comércio e dessa forma dificultando bastante a vida de toda a população dos bairros. Normalmente eles apagam todas as luzes das ruas, as ruas ficam as escuras, eles gostam das trevas, da escuridão e a população sente medo tendo que passar a noite por esses pontos.

Eu gostaria de saber com que moral esses candidatos vão pedir votos por esses nossos bairros? Nossos bairros além de outras coisas carecem de bibliotecas comunitárias, cinema, teatros, cursos básicos de arte, carecem de educação, esporte e lazer... Então? Eu gostaria de saber com que moral esses candidatos vão pedir votos por esses nossos bairros? O eleitor anda pelas ruas de seu bairro e vê líderes comunitários, vereadores, presidentes de associação de moradores, milicianos, deputados, traficantes, literalmente todos juntos e misturados, aí o eleitor acaba se perguntando: O que é que eu estou fazendo aqui? Analisando assim por cima, sem aprofundar muito no atual quadro, dá para entender o porque de tantos votos em branco, votos nulos e abstenções nas últimas eleições. Tudo funciona a meia-bomba: saúde, segurança, educação, arte, cultura, lazer, muito desemprego e muita gente envolvida com irregularidades, tráfico de drogas, tráfico de armas, prostituição e no meio dessa confusão está o trabalhador, o jovem estudante, a dona de casa, a inocente criança, todos desamparados, todos a mercê desses bandidos que ainda tem coragem de se candidatar e na maior cara de pau ainda vem pedir o seu voto. Eu gostaria de saber com que moral esses candidatos vão pedir votos por esses nossos bairros?


Página 02

Dicas & Fatos

Campinarte

Escritores Brasileiros / Resumos e Contos

Campinarte Dicas & Fatos

A Cartomante O conto “A cartomante”, publicado originalmente na Gazeta de Notícias (Rio de Janeiro), em 1884, só posteriormente foi incluído no livro Várias histórias, no qual apresenta 16 contos, sendo alguns deles considerados obras-primas do gênero. A obra pertence à fase de maturidade do autor, ou seja, nela são expressas as ideias realistas do momento, somadas ao tom pessimista, à ironia e forte crítica à sociedade de então, características marcantes em Machado de Assis.

Resumo da obra - O conto apresenta de forma bem marcada as três partes fundamentais da narrativa: Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias Nova Campinas / Cep: 25040250 - Duque de Caxias - RJ Telefone - Claro (9)9116-5147 - WatssApp BLOG / campinartedicasefatos.blogspot.com e-mail: campinarte@gmail.com Fundado em 27/09/1996 por Huayrãn Ribeiro Fotos: Arquivo Campinarte Diagramação, Arte Final e Pesquisa: Equipe Campinarte Relações Públicas: Huayrãn Ribeiro Colaboram: Dra. Sandra Borges (Cirurgiã Dentista), Dr. Máximo G. Costa (Direito), AVLADUC - (Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias - Instrutor: Jaú - Transporte), Carlito do Sal (Radialista Comunitário), Marcos Valério (Espiritismo), Missionária Maria da Gloria (Assembleia de Deus - Irajá - RJ), Anderson Paisano (Meio Ambiente (Nova Campinas), O S ARTIGOS ASSINADOS SÃO DE EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES , ONDE NEM SEMPRE REFLETEM O PENSAMENTO DO C AMPINARTE DICAS E F ATOS , O I NFORMATIVO . Tiragem: 2.000 exemplares.

Introdução

E ESCRITÓRIO VIRTUAL Para Enviar TEXTOS, CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS, PESQUISAS... GOSTARIA DE SER UMA ESPÉCIE DE CORRESPONDENTE DO CAMPINARTE DICAS E FATOS? Você deverá se utilizar do e-mail campinarte@gmail.com No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Nos casos (por exemplo), de pesquisas, crônicas ou qualquer outro artigo – não deixe de citar as fontes... Caso o material seja de terceiros, exija (por escrito) a autorização dos mesmos...

Fotos e vídeos... No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Os mesmo cuidados em relação aos direitos autorais devem ser tomados no que diz respeito ao envio de vídeos e/ou fotos... Não se esqueça de dar os devidos créditos e/ou citar as respectivas fontes... Obs.: caso os vídeos estejam no You Tube, etc., basta enviar apenas o link...

Embora a história já se inicie durante o relacionamento adúltero entre Rita e Camilo, o narrador, após alguns parágrafos, apresenta em flashback o início dessa relação, quem são os personagens envolvidos, como se conheceram etc. Ao final desse flashback o narrador nos conta que Camilo recebera uma carta anônima que afirmava que a aventura dos amantes já era conhecida por todos. Camilo decide, então, rarear suas visitas à casa de Vilela. Essa decisão é ignorada por Rita que, insegura, passa a frequentar uma cartomante em busca de respostas. Essa cartomante, por fim, acaba por restituir-lhe a confiança (início da narrativa).

Desenvolvimento Camilo ainda recebe mais duas ou três cartas anônimas. Rita assegura-lhe que deveriam ser de algum pretendente enciumado, mas ficará alerta se alguma carta daquele tipo fosse endereçada à sua casa. Passado um tempo, Camilo recebe um bilhete curto e imperativo de Vilela: “Vem já, já, à nossa casa; preciso falar-te sem demora.” Pressente um drama: o marido descobrira tudo e o caso seria de morte. Assustado, com medo, dirige-se à casa de Vilela. Porém, durante o trajeto, seu tílburi fica parado bem em frente à casa da cartomante. Depois de muito hesitar, por estar inseguro e ansioso, Camilo decide consultá-la. A cartomante assegura-lhe que nada de mal acontecerá aos amantes, pois o “terceiro” a tudo ignora. Camilo, confiante e tranquilo, parte para a casa de Vilela.

Desfecho Ao entrar na casa de Vilela, encontra o amigo com “as feições descompostas” e, assombrado, vê Rita, morta e ensanguentada. Em seguida, recebe dois tiros de revólver e cai morto ao chão.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Editorial

Campinarte Meio Ambiente

Não vejo pelas ruas de nossos bairros aquela expectativa pelas eleições municipais. Não ouço comentários sobre os candidatos, aliás, a população nem sabe quem serão os candidatos a não ser aqueles que já são vereadores e concorrerão a reeleição... Esses porque fazem o chamado engana povo pelos bairros. A população além de não saber também nem sugere esse ou aquele para concorrer, sabe por que? Porque ninguém tem um trabalho relevante e digno de nota pelas comunidades. Porque ninguém tem dinheiro para manter uma eleição como manda o figurino, não tem credibilidade e não são conhecidos, simples assim. Tanto é verdade que muitos que outrora se lançaram candidatos, hoje não mais concorrem e abraçaram as candidaturas de candidatos a reeleição, como é o caso de muitos vereadores que concorrem a reeleição este ano e tem como componentes de suas equipes de trabalho esses que ainda se acham "líderes comunitários". Gente desse tipo que no final das contas só serve mesmo para esse tipo de trabalho, acaba mais cedo ou mais tarde dando provas da falta de dignidade, moral, competência, seriedade, honestidade e conhecimento. Para esses o que importa é que no final de tudo ganharão uma boquinha numa secretaria ou ficarão como assessores do vereador e durante quatro anos não farão absolutamente nada e ainda vão ganhar um bom salário, triste!!! O verdadeiro líder comunitário não se lança e nem apóia nenhuma candidatura, do vereador ao presidente da república. Agora eu quero saber quando o eleitor começar a questionar durante a campanha sobre a situação de não poder circular pelo próprio bairro, quero ver quem é que vai responder e que tipo de resposta darão. Quero saber que tipo de resposta darão quando o eleitor questionar sobre as ruas dos bairros com barricadas e cheias de bocas de fumo, bailes Funk, tiroteios, quero ver quem é que vai responder e que tipo de resposta darão. A população está entendendo que vota para ficar presa dentro de sua própria casa, enquanto usuários de drogas fazem o que querem sem nenhuma punição. A população está entendendo que arma a polícia contra si mesma, assim como as leis são contra o povo correto, trabalhador, honesto. Então, quero ver quem é que vai responder e que tipo de resposta darão. A população está entendendo que trabalha, produz, recebe, paga suas contas, vota e logo em seguida não pode contar com uma associação de moradores, a prefeitura, o governo de estado e o governo federal. Então, quero ver quem é que vai responder e que tipo de resposta darão. Eu não vou abandonar este tema, em breve vou tocar novamente no assunto, aguardem!!!

Parque da Taquara, em Caxias, atrai com suas belezas

N

TENHO CARA DE PALHAÇO?

(Jornal O Dia)

Segurança nos bairros...

E

M

Huayrãn Ribeiro

Página 03

Cachoeiras, nascentes e quedas-d’água geladas, trilhas e muita aventura. Tudo isso somado à sombra, brisa fresca e o colorido da natureza. Seria o paraíso? Ainda não, mas o Parque Natural da Taquara, no terceiro distrito de Duque de Caxias, é opção quase celestial para quem deseja fugir do fogo ardente desse verão. A diversão é gratuita e já conquistou o autônomo Fernando de Oliveira, de 39 anos. “Não conhecia e segui a indicação de um amigo que falou maravilhas. Aproveitei a folga para trazer a família toda para curtir. Voltarei com certeza”, confessou o morador do bairro Lote 15. A área do parque chega a quase 20 mil hectares de Mata Atlântica preservada. “Uma das nossas preocupações é em relação ao lixo. Temos muitos recipientes espalhados por todo o parque”, destaca o guarda ambiental Valdeque Cândido, 65, que trabalha na reserva desde 2009. Ele fica satisfeito com o movimento de visitantes: “O importante é a população aproveitar este paraíso ecológico.” Nos finais de semana, o parque chega a receber, em média, cerca de três mil visitantes. As caminhadas ecológicas atraem escoteiros, estudantes e grupos de igrejas, que podem agendar o passeio. Para não deixar ninguém perdido, 12 guardas ambientais realizam visitas guiadas às trilhas, piscinas naturais e cachoeiras. Lar de seringueiras e bambus gigantes, que ultrapassam os 20 metros de altura, o parque também abriga um centro de pesquisa para universidades. Depois de 25 minutos de trilha, a beleza da cachoeira Véu da Noiva é um colírio para os olhos de quem procura aliviar o calor. Junto com amigos, o estudante Gabriel Brandão, 16, deixou o computador e a televisão de lado para curtir as férias no parque. “Moramos em Santa Cruz da Serra mas, com este calor, batemos ponto aqui toda semana”, revela. Com forte volume de água, a Véu da Noiva disputa a atenção com a Cachoeira Das Dores, alimentada pelo Rio Taquara. “Ir à praia é muito desgastante pelo sol forte. Aqui, a vegetação faz bloqueio e o clima fica ameno, bom para aproveitar as cachoeiras e fazer piquenique”, avalia o auxiliar de operações Luiz Gustavo Silva, 21, do bairro Parque Equitativa.

C

Mico-leão dourado é uma das espécies em extinção Localizado bem no meio da Serra dos Órgãos, mais precisamente entre a APA Petrópolis e a Reserva do Tinguá, o Parque Natural da Taquara é o lar do mico-leão-dourado. Considerado extinto na região, foi encontrado novamente por especialistas há oito anos. Embora a Baixada Fluminense faça parte da distribuição geográfica original do animal, atualmente, a espécie é encontrada em número significativo apenas na reserva do Poço das Antas, em Silva Jardim, a cerca de 130 quilômetros de Duque de Caxias. Além do simpático mico, quem visita o parque ainda pode ver aves como o tié sangue, o sabiá, o sanhaço, o gavião e o tucano, além de diversos mamíferos como o quati, a preguiça, o tatu e muitos macacos. Um bromeliário com várias espécies de plantas completa a oferta variada da flora que encanta os visitantes.

Antiga fazenda hoje sedia projeto para crianças Foi em 1992, com a aprovação da lei 1.157, de 11 de dezembro, que a região tornouse, oficialmente, parque municipal, implantado em uma antiga fazenda da região que deixou de herança o nome Taquara. Na época, a fazenda produzia gêneros agrícolas, como farinha de mandioca, batata e arroz, para abastecer os moradores dos vilarejos que compunham a área que hoje forma a Baixada Fluminense. Situada na Estrada Taquara, era ponto de escoamento, pois ligava duas vilas portuárias: Pilar e Estrela. Atualmente, o local desenvolve um projeto de educação ambiental infantil: o Guarda Florestal Mirim, com cerca de 120 crianças que fazem o curso aos sábados. A visitação ocorre de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. O parque fica na Estrada Cachoeira das Dores, s/nº. Informações e agendamento de visitas (escolas, igrejas, associações e universitários) pelo (21) 2787-3696. Reportagem de Larissa D'Almeida

Esse seria um tema muito fácil de ser resolvido se houvesse boa vontade por parte das autoridades competentes e se as mesmas não estivessem envolvidas até o pescoço... Esse é o pensamento da população quando olha para as ruas do seu bairro e as vê cheias de barricadas e muita gente armada promovendo tiroteios e usando a população como escudo... O morador não se conforma em ter ao mesmo tempo no mesmo bairro a polícia (que é o Estado presente) com um DPO e ruas com barricadas, tráfico de drogas, tiroteios e outras coisas do gênero... Na cabeça do morador isso não faz sentido, é uma insegurança total. A quem recorrer? Em muitos bairros moradores exigem a presença da polícia, a inauguração de um DPO, uma subdelegacia, mas aqui nós temos um DPO e a coisa fica pior, muito pior... Alguns moradores resolvem pedir socorro a um desses que se apresentam como liderança comunitária, mas logo descobrem que aquele também faz parte da bagunça ou não quer se meter contra esse tipo de gente e acaba deixando tudo pra lá. Temos parlamentares (vereadores) com seus escritórios de trabalho dentro da comunidade, suas Organizações não Governamentais com uma série de funcionários, mas também não fazem nada, também deixam pra lá... Agora vejam bem que privilégio (teoricamente) – a população tem uma Associação de Moradores que não funciona, tem seus líderes comunitários que também não funcionam, tem a Câmara de Vereadores que também não funciona e tem o próprio Estado, tudo dentro do mesmo bairro, tudo ao mesmo tempo e nada funciona... O que impera é a insegurança, tráfico de drogas, ruas com barricadas e mais uma série de crimes acontecendo dia e noite na cara de todo mundo... Penso que a população se quiser sobreviver vai ter que pensar numa outra alternativa, ou não?

Será que eles pensam realmente que todo mundo tem cara de palhaço, assim como eu?

Huayrãn Ribeiro


Página 04

Dicas & Fatos

Campinarte

A crônica à luz da Bíblia

Há sempre um oásis no deserto A Lei Moral de Deus ou a lei da semeadura? “E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” 2ª Pd. 2: 3.

Conheça o Blog Há sempre um oásis no deserto A crônica à luz da Bíblia Acesse hasempreumoasisnodeserto.blogspot.com

Esta palavra Bíblica predita há mais de dois mil anos, já se cumpre. Não há mais como contar o número de falsos pastores, falsos profetas, falsos missionários etc, etc. Há falsos pastores no Brasil e há os falsos que veem de longe trazidos pelos do Brasil, para assim ajudá-los na pouca vergonha, no descaramento de iludir o povinho crente que por sua vez não quer nenhum compromisso com a Verdade, e que gosta de ser iludido. Nossas palavras tem sido por demais repetitivas, mas temos que continuar falando, repetindo, batendo sempre na mesma tecla, até que alguém seja tocado, despertado quanto a este evangelho encardido que estão a lançar sobre este povinho que se diz crente em Jesus. Acontece que este povinho crente seguidor do falso pastor televisivo é ainda mais ganancioso do que ele, e todos os demais. Então é trazido pelo falso daqui o falso pastor estrangeiro que não passa de um cão guloso, mercenário para ajudá-lo a estorquir o povinho que o falso pastor chama de trouxa, parceiros, etc. Esses cães gulosos (falsos pastores da televisão, das igrejotas de meio de esquina, do ar-livre com som no gato da luz elétrica pública, etc.,) sabem muito bem o ponto fraco deste povinho abominável, sabem que quando se fala em vantagens, em barganhas, em tirar proveito, fazer negociatas com Deus, ser agiota de Deus, tudo isso se torna muito interessante ao povinho crente em Jesus. E como se juntam diante dos mercenários do século, como aplaudem! Esses falsos pastores nunca vão ensinar-lhes nada sobre as Leis Morais de Deus, muito menos impor-lhes as Doutrinas Bíblicas, os costumes Doutrinários contidos nos Primeiros Cinco Livros da Bíblia Sagrada, pois sabem muito bem que se assim fizerem seus salões que eles chamam de igrejas vão ficar vazios, e ficando vazios como poderão arrancar o dinheiro do povinho trouxa? Os falsos pastores não tem nenhum compromisso com a Verdade. Por causa disto já são considerados por Jesus de sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interior-

E

mente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundicie (Mt. 23: 27). Como dissemos no início, o negócio deles é fazer NEGÓCIO financeiro, transformando, ou melhor, adulterando a Palavra de Deus concernente à Lei da Semeadura, lançando sobre o povo nécio (ignorante), povo que nem sequer lê a Bíblia quanto mais estudá-la, e esses cães gulosos sabem muito bem que esse povo que os segue, estará sempre pronto a mandar-lhes dinheiro, a quantia que eles determinarem em troca da falsa promessa de ficarem ricos. O falso pastor junto aos seus comparsas lança a diabólica mensagem de que, crente rico é crente abençoado e salvo. Ensinam que o Reino de Deus esta reservado para quem tem uma fé inteligente, fé inteligente (segundo eles) é conseguir ser rico sendo parceiro do “homem de deus”. Porém não é assim que Jesus ensina na sua Palavra acerca da semente: “Esta é pois a parábola: A semente é a palavra de Deus.” (Lc. 8: 11). Portanto essa tal lei da semeadura que estão pregando por aí é falsa, é abominável, é totalmente anti-Bíblica. É preciso que você povo que segue o falso pastor acorde, volte-se à leitura e meditação da Palavra de Deus, lembre-se do que Jesus diz acerca dos falsos pastores que se possivel fosse enganariam até aos escolhidos. Ninguem se salvará por contribuir com dinheiro mais ou menos, só poderá haver salvação através da SANTIFICAÇÃO, uma vida de obediencia aos preceitos Bíblicos, os cinco primeiros Livros da Bíblia são a base de toda a Escritura, vejam que o Senhor escreveu os Mandamentos com seu próprio Dedo nas tábuas de pedra, depois veio Jesus e fundou a sua IGREJA sobre a Rocha (pedra), tudo isto não foi por simples acaso, mas para que refletisse-mos acerca da firmeza que deve haver em nós. Tudo foi firmado em PEDRA.

Texto / Missionária Maria da Gloria - Assembleia de Deus - Rua da Associação, 21 - Irajá - RJ


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

À LUZ DO ESPIRITISMO

Página 05

No Caminho da Verdade

Tolerar

São Jacinto

S

Suportar com indulgência; aceitar, consentir, permitir tacitamente; não impedir. A tolerância, do latim tolerare, é um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. Num contexto mais amplo, significa a plena convivência em sociedade, ou deveria ser. Somos seres plurais, indivíduos, cada qual com seu livre arbítrio e dotado de uma maneira única de agir e pensar, Ok, só que não estamos sozinhos neste palco e que o show exibido não é um monologo, têm ao redor outros seres também indivíduos que como eu compartilho também do mesmo ar que respiro, usa do mesmo transporte publico, paga impostos, trabalha, se diverte, etc, a vida em si não se resume ao que eu acho o que eu penso o que eu quero. Tolerar não significa também, comodismo e desleixo, preguiça e inconsciência, ausência e omissão, conluio e pactuação, enfim como abordar este assunto à luz do Espiritismo? Até onde devemos tolerar as coisas e as pessoas? Ninguém perde por tolerar um pouco mais. Certas amizades terminam porque os amigos não foram capazes de relevar as falhas que estavam habituados a relevar um do outro. Mais tarde, verificam que o rompimento foi desnecessário, mas, como já se passou muito tempo, fica difícil retroceder. (Chico). A base da tolerância está calcada na figura de Cristo. Foi Ele que nos passou todos os ensinamentos de como amar ao próximo como a nós mesmos. Ele nos deu o exemplo, renunciando a si mesmo em favor da humanidade. A Lei de Justiça, Amor e Caridade ajuda a compreender a tolerância. Segundo o entendimento desta lei, a justiça, que é cega e fria, deve ser complementada pelo amor e pela caridade, no sentido de o ser humano conviver pacificamente com o seu próximo. Porém o que vemos é exatamente o contrário, a intolerância, política, religiosa, de gênero, social, enfim, nos perdemos da máxima, "não fazer aos outros o que não gostaríamos que nos fizessem". Respeitar o próximo é não lhe ser indiferente. É procurar vê-lo no interior do seu ser, o Espiritismo, entendido como ciência, filosofia e religião, é o que mais subsídios nos dá para respeitar as crenças e os comportamentos do nosso próximo. Isto porque, "quanto mais o ser humano sabe, melhor compreender os comportamentos humanos, desarmando-se de ideias preconcebidas, da censura sistemática, dos prejuízos das raças, de castas, de crenças, de grupos”. Então vamos nos respeitar e exercer a verdadeira tolerância vivida por Jesus. Muita paz para todos / Marcos Valerio

O

O santo de hoje nasceu no ano de 1183 em Cracóvia (Polônia) e chamava-se Jacó. Com o apoio da família, ingressou para a vida religiosa tendo conhecido São Domingos de Gusmão em Roma no ano de 1221. Desta forma, passou a fazer parte da Família Dominicana. Os Dominicanos, por sua vez, deram-lhe o nome de Frei Jacinto. Documentos seguros indicam-nos que era pregador em Cracóvia, em 1228, no convento da Santíssima Trindade, e que pregava a cruzada contra os Prussianos em 1238. Morreu a 15 de agosto de 1257. Era parente do Bispo de Cracóvia e durante a sua vida foram fundados os conventos de Breslau, Sandomir e Dantziga. Em 1228, a partir do capítulo geral dominicano de Paris, Jacinto juntamente com outros dominicanos foram transferidos para Rússia, onde sua evangelização atingiu também os Balcãs, a Prússia e a Lituânia. Substituíram os Cistercienses, menos bem preparados. Mas os Tártaros, em 1241 e 1242, destruíram numerosos conventos e fizeram muitos mártires. Depois da passagem deles, a obra apostólica foi retomada e Jacinto retornou à Cracóvia. Jacinto é considerado o apóstolo da Polônia. Desde 1260, três anos após sua morte, o seu túmulo atraía peregrinos. O culto dele abrangeu toda a Polônia. Foi canonizado pelo Papa Clemente VIII, em 1594. São Jacinto, rogai por nós!

TROVAS ESPÍRITAS FÉ EM DEUS Cornélio Pires

Muitas fortunas se extinguem, Pessoas mudam de nível, Somente a fé viva em Deus É um tesouro inexaurível.

Da Obra "Alma Do Povo" -Espírito: Cornélio Pires Médium: Francisco Cândido Xavier Digitado por: Lúcia Aydir.

“O Espiritismo não vem procurar os perfeitos, mas os que se esforçam em o ser pondo em prática os ensinos dos Espíritos. O verdadeiro espírita não é o que alcançou a meta, mas o que sinceramente quer atingi-la. Sejam quais forem os seus antecedentes, que será bom espírita desde que reconheça suas imperfeições e seja sincero e perseverante no propósito de se emendar”. Allan Kardec


Página 06

Dicas & Fatos

Campinarte

Feira de Duque de Caxias - Um Shopping a Céu Aberto Diário do Rio de Janeiro

Não há como negar a importância da Feira de Caxias na cultura de boa parte do povo da Baixada Fluminense. São mais de sete décadas de alegria e lazer no Centro da cidade, e nada mais justo que iniciar no Diário do Rio, apresentando ao público carioca e fluminense, este pedacinho do Nordeste que invade todos os domingos a cidade de Duque de Caxias. HÁ REGISTROS DE RELATOS SOBRE A FEIRA A PARTIR DA DÉCADA DE 1920 COM A CHEGADA DO TREM NA ANTIGA ESTAÇÃO MERITI – HOJE DUQUE DE CAXIAS – E NA DÉCADA DE 1940 JUNTO À CHEGADA DOS NORDESTINOS. AS BARRACAS SÃO MONTADAS AINDA NA MADRUGADA DE DOMINGO NAS AVENIDAS DUQUE DE CAXIAS, PRESIDENTES VARGAS E TRECHO DA RUA PREFEITO JOSÉ CARLOS LACERDA. SÃO DOIS QUILÔMETROS E MEIO DE FEIRA E QUE SÓ PERDE EM TAMANHO PARA A DE CARUARU – PE, CONSIDERADA A MAIOR FEIRA LIVRE DO PAÍS. Aproximadamente mil barracas se espalham nas vendas de legumes, frutas, roupas, utensílios domésticos, cereais, pés de galinha, caranguejo, chouriço na brasa, peixes secos, temperos moídos na hora, brinquedos, plantas, linguiças penduras, CD´s e os famosos anúncios dos “camelôs” dos seus produtos. Não faltam as comidas típicas do Nordeste como o vatapá, beiju, feijão de corda, acarajé, carne de sol com aipim, manteiga de garrafa e farinha de mandioca. Há também as barracas com venda de plantas e ervas de uso medicinal, algo que não saí de moda para os mais supersticiosos. Não falta também o famoso escambo. Historicamente, as primeiras feiras surgiram para satisfazer essas necessida-

N

des entre as pessoas. Na feira de Caxias, tem uma parte só para isso. Lá se consegue trocar, vender ou comprar tampa de panela de pressão, rádio de pilha do tempo dos avós, moedas antigas, livros, vinil, fitas e tantas outras coisas. A feira de Caxias, não é um simples lugar para ir comer apenas o pastel com intermináveis doses de caldo-de-cana, mas uma projeção da cultura nordestina na Baixada Fluminense. Lá também não falta a música típica, cordéis, repentistas e outras lembranças da terra nordestina que é parte considerável da população caxiense. Quem chega aqui sempre ouve dos frequentadores: “Vai à feira de Caxias. Lá você encontra de tudo”. É um shopping a céu aberto da Baixada, que ganhou visitantes ilustres como: Jackson do Pandeiro, Nelson Pereira dos Santos e Chico Anysio que segundo os feirantes, eram sempre vistos. A feira é declarada patrimônio do município e do Estado do Rio de Janeiro. Vale a pena visitar.

SERVIÇO: Feira de Duque de Caxias Todos os domingos das 05h às 15h Trem – descer na estação de Duque de Caxias Ônibus – pegar qualquer ônibus com parada final no Centro de Duque de Caxias no Terminal Américo Fontenelle (Rio), Terminal Menezes Cortês (Rio), Terminal Presidente João Goulart (Niterói).


Campinarte

Dicas & Fatos

Página 07

Duque de Caxias / Caminhos da Fé

Um passeio guiado pelas belezas arquitetônicas e históricas que representam a fé na construção e no povoamento de Duque de Caxias é uma experiência sem igual.Com o apoio dos professores de história da APPHCLIO - Associação de Professores Pesquisadores em História, o visitante pode conhecer não só as edificações mais também os fatos históricos que envolveram cada uma delas. Igreja Santa Terezinha (Parque Lafaiete) - Antiga Igreja de São João Batista de Trairaponga, construída em 1647. Ao redor da primeira capela, erguida em homenagem a São João Batista, dá-se a formação dos municípios de São João do Meriti e Duque de Caxias. Igreja Catedral de Santo Antônio (Centro) - Inaugurada em 1930, foi elevada a condição de matriz da Paróquia de Santo Antônio em 1942, sob a orientação e cuidados dos Frades Franciscanos da Província Imaculada Conceição do Brasil. Em 1981 passou a sediar a Diocese de Duque de Caxias e São João de Meriti, sob a orientação de Dom Mauro Morelli, primeiro bispo diocesano. Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (São Bento) - Construída em 1742, nos fundos da edificação, havia um cemitério, onde eram enterrados os escravos que trabalhavam na Fazenda Santiago(foram eles mesmos que construíram a capela). No interior da capela, havia uma imagem de ma-

U

deira de Nossa Senhora do Rosário, incluindo um sino. Casarão dos Beneditinos (São Bento) - A mais antiga e importante fazenda de Duque de Caxias, também conhecida como Fazenda de Iguaçú, surgiu da compra pelo Mosteiro de São Bento de partes das terras de Cristovão Monteiro em 1591 e com a doação da parte restante em 1596, dando início ao processo de colonização do Vale do Rio Iguaçú. Igreja Nossa Senhora do Pilar (Pilar) - Pela Igreja de Nossa Senhora do Pilar passava o “Caminho de Garcia Paes”, um dos caminhos que levavam à região aurífera de Minas Gerais. Tombada pelo IPHAN, a Igreja Nossa Senhora do Pilar possui cinco altares. O altarmor foi erigido à padroeira Nossa Senhora do Pilar de Iguaçu. Os outros possuem nichos dedicados a Sant' Ana, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Conceição e São Miguel Arcanjo. Os altares são formados em madeira talhada com filetes de ouro. Igreja Nossa Senhora do Rosário da Imaculada Conceição (Taquara) - Igreja construída em 1742 pertencia a antiga fazenda São Paulo da família de Duque de Caxias. Nossa Senhora das Graças (Xerém) - A Igreja foi construída em 1949 em uma área doada pela FNM (Fábrica Nacional de Motores) tornando-se em pouco tempo o espaço central para eventos, festas e celebrações. No fi-

nal dos anos de 1970, voltada para as causas sociais, criou as Pastorais da Terra, Operária, a Pastoral do Menor, a da Família, entre outras. Ruínas da Igreja Santa Rita da Posse (Xerém) - Situada no quarto distrito (Xerém), a capela era construída basicamente de pedra e de cal, e hoje encontra-se em ruínas. Mais conhecida como Igreja Velha, ela destacavase pela imponência e beleza. Não há informações precisas sobre a data de sua edificação, apenas indícios de que teria sido erguida no século XVII e que faria parte do conjunto das construções que marcaram a história do caminho para as Minas Gerais. Há informações de que, em 1794, o pesquisador e escritor Monsenhor Pizarro, em suas andanças pelas províncias da região, teria rezado várias missas no local. Igreja Santa Rita de Cássia (Xerém) - A Igreja Santa Rita de Cássia começou a ser erguida no ano de 1935, tendo a sua construção concluída no ano de 1936. Foi construída para abrigar os fiéis da antiga Igreja Velha de Xerém, que também era conhecida como igreja Santa Rita de Cássia da Posse. Informações e contratação: Associação de Professores Pesquisadores em História. Telefone para contato: 21 7157-6510 E-mail: fabio.educafro@ig.com.br


Página 08

Dicas & Fatos

Saúde é Vital

Dra. Sandra Borges

Campinarte

Saúde

Higiene bucal pode ajudar a prevenir complicações da covid-19 Publicado em 22/04/2020 - 05:41 Por Ludmilla Souza - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Cirurgiã Dentista, Odontopediatra, Homeopata

D

Diante da pandemia do novo coronavírus, uma das maiores preocupações é cuidar da higiene,principalmente das mãos. Mas a higiene bucal também deve ser intensificada, já que uma das portas principais de entrada do vírus é a boca. Manter uma boa higiene bucal é também importante forma de prevenção de doenças nesta pandemia. E o cuidado redobrado com a higiene das mãos é de extrema importância para a saúde bucal. “Como as mãos vão ser imprescindíveis para o uso do fio dental, do higienizador da língua e da escova de dentes, é importante que estejam bem limpas, para que a gente possa levá-las até a cavidade bucal”, explica o professor Vinícius Pedrazzi, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp), da Universidade de São Paulo (USP). O professor esclarece que o estado de saúde do paciente que tenha contraído a covid-19 pode ser agravado, caso sua higiene bucal não seja realizada da maneira correta. Ele lembra que uma boa higienização da boca pode evitar, principalmente, problemas pulmonares que tornam a doença ainda mais perigosa. “É muito importante que nós façamos a higienização correta da língua e de todos os dentes, mas com cuidado muito especial para os molares, aqueles mais próximos da faringe, para evitar a pneumonia por aspiração. Então, para prevenir quem está com coronavírus, e mesmo quem não tenha a doença, do agravamento de infecções pulmonares, é imprescindível a higienização bucal correta”, destacou.

Escova dental Outro alerta de Pedrazzi é para a troca da escova dental, que deve ser feita sempre que uma pessoa estiver se recuperando de alguma infecção, para evitar risco de recontaminação, além do uso diário do fio dental e do enxaguante bucal. O professor diz que essas medidas são específicas para a higiene bucal durante esse período do novo coronavírus, mas que devem ser levadas para o resto da vida, já que a qualquer momento as pessoas podem ser infectadas por outro vírus. Outra dica importante é a forma correta de cuidar das escovas dentais e dos higienizadores de língua, mantendo-os imersos em solução desinfetante, à base de água e enxaguante bucal, para evitar a reinfecção após cada uso. https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-04/higiene-bucal-pode-ajudar-prevenir-complicacoes-da-covid-19


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 09

Campinarte Culinária

CAMARÃO COM REQUEIJÃO

C OLOCAMOS AO SEU DISPOR TUDO O QUE [MULHER ] PRECISA SABER , E QUANDO FALAMOS

VOCÊ TUDO

É PORQUE ESTAMOS LITERALMENTE COLOCANDO OS

INGREDIENTES 1 kg de camarão médio limpo 3 colheres de sopa de manteiga 1/2 cebola média picada 2 tomates sem pele e sem semente picados 3 colheres de sopa de molho de tomate 250 g de requeijão Suco de 1/2 limão Folhas de alfavaca Sal a gosto Pimenta branca a gosto Ervas finas a gosto

A

MODO DE PREPARO

Primeiro tempere o camarão com sal a gosto, suco de 1/2 limão e folhas de alfavaca. Mexa e deixe o camarão descansar por 15 minutos. Depois derreta a manteiga e jogue a cebola. Mexa até dourar. Em seguida, despeje o tomate e o molho de tomate. Deixe cozinhar por alguns minutos. Depois, adicione o camarão já temperado. Mexa bem e deixe cozinhar por 10 minutos com a tampa da panela fechada. Quando o camarão já estiver cozido, coloque pimenta e ervas finas a gosto. Por último, adicione o requeijão e mexa até o queijo desmanchar. O prato está pronto. Para finalizar, coloque o camarão numa travessa e salpique queijo ralado para dar um gostinho especial à receita.

ARTIGOS MAIS INTERESSANTES !

C ONTAMOS

COM GRAN -

DES COLABORADORES E PARCEIROS PARA TORNAR ESTA SEÇÃO UMA SEÇÃO NO MÍNIMO ÚTIL .

Campinarte só para Mulheres O que significa ser uma mulher forte? Responda rápido: você se considera uma mulher forte? Não? Sim? Ok, mas afinal de contas, o que significa ser uma mulher forte? Você saberia responder a esta pergunta? Obviamente que não estamos falando aqui de força física, mas sim sobre o equilíbrio e poder de controle emocional que é essencial para fazer com que sejamos pessoas mais felizes e completas na vida! CONFIRA SE VOCÊ TEM TUDO AQUILO QUE UMA MULHER FORTE CARREGA CONSIGO. CASO CONTRÁRIO, APRENDA OS PASSOS QUE DEVE SEGUIR PARA SE FORTALECER E MÃOS À OBRA!

Eu me amo? O amor-próprio e o respeito por si mesma é uma das bases que sustentam toda a mulher emocionalmente forte. No entanto, não pense que amar a si mesma é se privar de amar ao próximo, muito pelo contrário! Várias pessoas confundem - principalmente os emocionalmente fracos - mas ter independência não significa ter a incapacidade de deixar alguém entrar em seu mundo ou de ser incapaz de amar plenamente essa pessoa. Ter opiniões próprias e valores que respeita faz com que você possa acreditar em si mesma e, consequentemente, ser muito mais segura de suas ações - o que é fundamental para tomar decisões importantes na vida. E convenhamos, se entregar ao amor de outra pessoa é uma decisão super importante (pelo menos deveria ser, não?). Ao estarmos plenamente felizes com quem somos, conseguiremos estar muito mais satisfeitas em qualquer relacionamento. Claro, desde que este seja baseado nos valores que você não abdica: respeito mútuo e companheirismo. As mulheres fortes também não têm receio de demonstrar as suas emoções. Seja num relacionamento amoroso, familiar ou social, se você se sentir desrespeitada faça com que a pessoa responsável por isso saiba do seu desagrado. Não precisa partir para a discussão, como é óbvio, mas apenas transmita a mensagem: "não gostei do seu comentário. Por favor, não o repita".

Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida. Oscar Wilde

U

* Um homem dirigindo no trânsito, pára, e repentinamente, alguém bate no vidro do carro dele. Ele abaixa o vidro e pergunta o que o outro homem quer. O outro homem diz: 'O Presidente da República foi sequestrado e o resgate é $50 milhões de dólares. Se o resgate não for pago, o sequestrador irá jogar gasolina e atear fogo nele. Nós estamos arrecadando contribuições. Tu gostarias de participar?' O homem no carro pergunta: 'Na média quanto o pessoal está doando?' O outro homem responde: ' Em torno de 5 a 10 litros'. * Numa noite escura, voltando de uma carreata pelo interior, um dos ônibus, lotado de políticos sai da pista, capota duas vezes e cai numa fazenda. O fazendeiro acorda assustado e vai ver o que aconteceu. Ao se deparar com aquela terrível visão, rapidamente começa a cavar um buraco, onde enterra os corpos. Alguns dias depois, um investigador bate a sua porta e faz várias perguntas sobre o acidente. - E onde estão os políticos? - Eu enterrei eles naquela cova ali! - Mas estavam todos mortos? - espanta-se o policial. - Bem... alguns diziam que não... mas o senhor sabe como os políticos são mentirosos!

Campinarte Pensamentos

E

* Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos. (Oscar Wilde) * O egoísmo não é amor por nós próprios, mas uma desvairada paixão por nós próprios. (Aristóteles) * O amor é o egoísmo duplicado. (Machado de Assis) * Gosto dos epitáfios; eles são, entre a gente civilizada, uma expressão daquele pio e secreto egoísmo que induz o homem a arrancar à morte um farrapo ao menos da sombra que passou. (Machado de Assis) * Devido à sua ambição e egoísmo, o homem faz da sua vida um verdadeiro naufrágio. (Textos Budistas) * É egoísmo pensar somente em nós próprios como centro do mundo e construir um mundo fechado que nos isola das oportunidades que a vida pode oferecer. (Textos Judaicos)


Página 10

Dicas & Fatos

Campinarte

COMUNIDADE

O dinheiro compra tudo e a todos

E

A sensibilidade da maioria das pessoas de nossa sociedade está voltada para o negativo. A maioria não se preocupa com a seriedade, honestidade e conhecimento de causa e opta pela falcatrua pelos trambiques, falsidade ideológica e se utiliza de todos os meios para o ganho fácil, sem o suor do trabalho e também não se preocupa em edificar seu nome, sua honra e sua dignidade. Esse tipo de comportamento vem sendo passado de pai para filho há muitos e muitos anos e hoje estamos chegando num ponto insustentável e alguma coisa terá que ser feita. Esse comportamento independe da posição social do dito cidadão, não importa se estamos falando de um simples operário ou de um grande magnata, a tendência é optar pelo caminho mais fácil para se alcançar o objetivo e não interessa quem vai ficar pela estrada. Não interessa quantas cabeças terão que rolar, contanto que a tal meta seja alcançada, a partir daí, tudo se tornará automaticamente irrelevante. O que importa é chegar no topo e o resto será sempre o resto. Na cabeça da maioria das pessoas de nossa sociedade o dinheiro compra tudo e a todos, o que vale é ostentar e ninguém se preocupa com moral, ética, lei, ordem, o que interessa é o seu progresso a qualquer custo. O que interessa é a sua prosperidade independente de qualquer coisa. A maioria das pessoas de nossa sociedade comunga nesta hóstia e você sem perceber de uma hora para outra passa a agir dessa mesma forma alegando que é uma questão de sobrevivência e pau no burro! Passa a não se preocupar com mais ninguém, não se importa se ofendeu alguém, não se importa mais se ficou devendo a alguém, não se importa se feriu alguém e não se importa (até) se matou alguém, porque você também vai alegar que é uma questão de sobrevivência. A falta de seriedade, honestidade e conhecimento, tem levado muita gente a loucura, num curto espaço de tempo podemos causar muitos danos aos que nos cercam... Familiares, parentes, amigos, conhecidos... Esses serão os primeiros prejudicados, vamos pensar no assunto?

A

Não vejo com muito otimismo o futuro do nosso bairro

É

D

Digo isso porque o que vem acontecendo há muitos anos na nossa região aponta para um triste fim... Quando me refiro ao nosso bairro, claro, é extensivo aos demais bairros de nossa cidade. Nossas comunidades carecem do básico para o seu desenvolvimento artístico e cultural... Nossas comunidades carecem de educação, arte, cultura e lazer... Quando uma cidade deixa a desejar no sentido de educação, arte, cultura e lazer, o desenvolvimento de seu povo acaba sendo negativamente comprometido... É isso que vem acontecendo e pelo jeito, pela andar da carruagem, não vejo a curto, médio e nem a longo prazo a menor possibilidade de mudança... A política municipal não tem a menor vocação para essa necessidade, parece até que existe uma espécie de aversão a arte e a cultura e o resultado é que não acaba promovendo na cidade projetos para esses setores... A má índole associada a falta de educação, leva ao racismo, preconceito, e até a marginalidade. (Milton Santos)... Quando você não encontra uma biblioteca comunitária, não encontra um cinema, um teatro e os projetos de arte, projetos de base (pelo menos), todo governo que age dessa forma, todo governo que é responsável por essas carências está automaticamente condenando a sua população ao pior estado de vida... Percorra o seu bairro e de maneira superficial procure saber quantos talentos estão presos, aguardando uma simples oportunidade de mostrar a sua arte. Você vai ficar impressionado com o número de músicos, cantores, escritores, pintores, artesãos, atores e outros. Eu disse, percorra o seu bairro, certo? Agora, mesmo de maneira superficial, percorra outros bairros da cidade, já pensou?... Só sei dizer que enquanto não tivermos projetos de arte, bibliotecas comunitárias, cinemas, teatros, exposições de livros, artesanatos, festivais de música e tudo o mais que envolva educação, arte e cultura, nosso futuro será sombrio, triste... Precisamos exigir que as autoridades competentes façam pelo menos o seu dever de casa, desse jeito a população terá como se desenvolver de maneira correta... Precisamos exigir e colaborar com as iniciativas particulares na criação de eventos e descoberta de novos talentos... Precisamos exigir que nossas raízes sejam preservadas, nossa música, nosso teatro, nossas danças, nossas festas religiosas... Isso depende única e exclusivamente da população, a cobrança, a exigência para que tenhamos o mínimo e necessário de tudo que possa facilitar o desenvolvimento da educação, arte, cultura e lazer... POSSO AFIRMAR QUE COM O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO, ARTE, CULTURA E LAZER, TODOS SAIRÃO GANHANDO.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 11

Curiosidades do Futebol

Da Taça de Prata à Série C carioca: Campo Grande renasce das cinzas Tradicional clube da zona oeste carioca vive processo de reestruturação focado em voltar aos dias históricos que viveu nas décadas de 70 e 80 no Ítalo del Cima Cayo Pereira* 03/08/2018 - Rio de Janeiro (RJ) Cabal, denodado e empreendedor. Assim como diz o hino, o Campo Grande Atlético Clube, tradicional time da zona oeste carioca, continua valente e corajoso em busca de voltar aos dias de glórias. Agora, na quarta divisão do Campeonato Carioca, o Galo tenta se reerguer e reviver os seus dias históricos.

Oficialmente fundado em 13 de Julho de 1940, o clube da antiga zona rural do Rio de Janeiro foi um dos principais times do subúrbio carioca durante o século passado ao lado de América, Olaria, Madureira, e do seu rival Bangu. A história do clube conta com grandes jogadores do futebol nacional. O Campusca, como é chamado carinhosamente pelos torcedores, revelou alguns nomes conhecidos. Dadá Maravilha foi revelado pelo alvinegro, assim como atacante Vágner Love, que passou pelas categorias de base do clube. Paulo César Gusmão, técnico que treinou os quatro grandes do Rio, iniciou sua carreira de goleiro profissional também no Campo Grande. Assim como Vanderlei Luxemburgo, que começou sua gloriosa carreira de treinador do clube da zona oeste. Em 1982, veio a maior glória da história do clube, o título da Taça de Prata, equivalente a Serie B do Campeonato Brasileiro, com uma vitória por 3 a 0 no CSA de Alagoas no jogo extra, em um lotado Ítalo del Cima, com 15.567 pessoas. Nesse campeonato, o Campusca, além do título, teve o melhor ataque da competição, com 39 gols e o artilheiro, Luisinho das Arábias, com 10 gols. No Campeonato Carioca, a melhor campanha do clube foi em 1991, quando terminou em quinto lugar. Naquele ano, o Campusca contou com um setor ofensivo estrelado por Elói, meia-atacante ex-Vasco e Botafogo, o centroavante Cláudio Adão que passou pelos quatro grandes cariocas, e o ídolo vascaíno Roberto Dinamite, que chegou ao clube aos 37 anos de idade. - Foi super prazeroso jogar no Campo Grande. Tivemos o Elói, o Adão, além de uma juventude muito boa que contribuiu e muito para que pudéssemos fazer uma bela campanha, em um time muito bem armado. Foi muito legal jogar lá - disse Dinamite. Entretanto, a época prateadas do clube ficou distante. Sem disputar a elite carioca desde 1995, o Campo Grande acabou despencando nas divisões inferiores, alternando temporadas entre a segunda e terceira divisão, chegando ao ponto de não ter time profissional por alguns anos. Humberto Fernandes, presidente do clube há quatro anos, tenta explicar o motivo do clube ter sofrido tantas quedas: - O Brasil mudou. O futebol ficou caro. Creio que o clube sofreu com essas mudanças no país e não estávamos preparados para isso. Ficamos parados no tempo nessas últimas décadas. Mas é pensar pra frente, o Campo Grande tem um bairro que a população é apaixonada pelo clube e creio que vamos nos reerguer afirmou o mandatário. O clube em 2008 chegou a ser vice-campeão da terceira divisão do Carioca e conseguiu o acesso à Serie B do Rio de Janeiro, mas não conseguiu se manter e foi novamente rebaixado. O Campo Grande continuou a acumular campanhas ruins até ser excluído da disputa da terceira divisão por dívidas com a FERJ no ano de 2012. Em 2013, o clube chegou a disputar a competição, mas com uma equipe formada apenas com jogadores da base, sem profissionais. - Lamento essa situação do Campo Grande justamente pela razão de ter um bom estádio, em uma região de população muito grande e ter um belo trabalho de base - frisou Dinamite.

O

O alçapão da zona oeste O ESTÁDIO É O ÍTALO DEL CIMA. COM CAPACIDADE PARA ATÉ 18 MIL PESSOAS, ERA O MAIOR DOS CLUBES MENORES DO RIO DE JANEIRO, ATÉ A REFORMA DO LUSO BRASILEIRO, NA ILHA DO GOVERNADOR. O ESTÁDIO RECEBEU GRANDES DUELOS NA HISTÓRIA, CHEGANDO ATÉ A SEDIAR UM FLA-FLU, EM 1992 PELO CAMPEONATO CARIOCA. NA OCASIÃO, O TRICOLOR BATEU O RUBRO-NEGRO POR 1 A 0, GOL DE ÉZIO, COM UM PÚBLICO DE 3.672 PESSOAS. Atualmente, o estádio não vive os mesmos dias de antigamente. Por algum tempo, o campo só servia para treinos por conta de laudos de segurança dos bombeiros, que não permitiam a realizações de jogos. Humberto, presidente do clube, admite que está viabilizando um projeto de reforma para o estádio, que foi liberado pela FERJ para jogos, mas sem torcedores presentes. - A ideia é reativar o Ítalo para jogos e eventos. Temos um grupo de amigos fazendo esse trabalho. A ideia é ter grandes jogos, como tivemos no passado e também para ser utilizado pelos clubes grandes, estamos trabalhando para isso. Quando o estádio da Ilha foi escolhido pelo Flamengo, o nosso estádio estava concorrendo, mas por alguns fatores não foi escolhido. O bairro respira futebol, a população ama futebol e é de fácil acesso. Creio que será bom para todos. Roberto Dinamite, que estreou no Campo Grande no Ítalo del Cima, em uma partida amistosa contra a Portuguesa-SP, também se queixa da situação do tradicional estádio: - É um estádio que precisa melhorar e ter um investimento. Torço para que realmente possam reativar o Ítalo para que Campo Grande volte a ser um local que dá oportunidade para as novas gerações que sonham em jogar em um clube grande, mas que primeiro tem que passar pelo Campo Grande para isso se tornar realidade. Acho que os empresários da região, a própria prefeitura junto com a federação, poderiam investir nisso, seria um gasto bem mais baixo do que foram feitos em outros estádios. Acho que a Zona Oeste merece isso. Mesmo sem equipe profissional por algum tempo e com o estádio inviabilizado para jogos oficiais pela Federação e pelos bombeiros, o Campo Grande não parou o trabalho nas categorias de base, que sempre foi uma referência no clube. De lá saíram jogadores como Dadá Maravilha, Vagner Love, Valdir Bigode. - A gente manteve a base, hoje temos equipes do Sub-10 até Sub-17 em atividade, sempre participando dos campeonatos das categorias e revelando vários bons atletas. Agora temos a oportunidade de ter o time profissional, que esteve parado por algum tempo por conta de problemas financeiros, mas a base sempre esteve forte e em atividade - afirmou Aristides, diretor das categorias de base do Galo. Hoje, para alegria da população do bairro, o Campo Grande voltou à suas atividades profissionais. No último domingo, fez sua estreia na quarta divisão carioca, contra o Canto do Rio, outro clube muito tradicional, e empatou por 2 a 2, fora de casa, sob o comando de João Santos. O atual técnico da equipe foi revelado pelo clube e mostrou satisfação em estar presente nesse momento tão importante na história do Campusca, dessa vez como treinador. - É um sentimento de gratidão. É um enorme desafio assumir o clube que me projetou para a vida futebolística, é muito gratificante. Eu não esperava que fosse neste momento, apesar de estar preparado para isso. A atual equipe conta com jovens formados nas categorias de base do clube e com o experiente centroavante Fábio Saci, ex-Bahia e que estava no Angra dos Reis. João afirma que o objetivo é mais do que nunca conseguir o acesso. - O grupo está trabalhando para isso. Em todas as equipes que trabalhei, sempre procuro chegar ao topo. Não podemos entrar em uma competição e pensar pequeno, temos que procurar excelência, estar a cima o tempo todo. Eu acredito nesse grupo. A caminhada será difícil. Na quarta divisão, o Campo Grande terá a árdua tarefa de subir degrau por degrau, enfrentando todas as dificuldades possíveis para atingir seu objetivo. Levar os dias históricos de volta ao Ítalo del Cima. *Sob a supervisão de Aigor Ojêda


Página 12

Dicas & Fatos

Campinarte

Nova Campinas precisa de um Movimento de Arte e Cultura

T

Tenho notado pelas redes sociais moradores de Nova Campinas se manifestando a favor da criação de cursos profissionalizantes, cursos de arte, educação e outros, pela Associação de Moradores do bairro. Aparentemente, moradores acreditam (ainda) que a entidade possa desenvolver o seu papel comunitário colocando a disposição dos mais carentes, cursos que possam auxiliar principalmente os mais jovens no mercado de trabalho. Outros afirmam que a entidade poderia também colocar um curso de alfabetização para adultos o que também facilitaria bastante para aqueles que não tiveram oportunidade de estudar. A população reconhece que as manifestações artísticas precisam de um cuidado especial com cursos básicos de música, teatro, cinema, artesanato, artes plásticas e outros. Tenho falado muito nisso aqui nessa coluna, tenho falado na criação de um movimento de arte e cultura com biblioteca comunitária, teatro, cinema e outras coisas mais. A população quando sugere que a entidade máxima do bairro tome providências nesse sentido, nos leva a crer que ainda resta um pouco de esperança. Notei que a maioria dos moradores reconhece a falta de lazer no bairro pelo afastamento da Associação de Moradores dos artistas locais. A entidade se afastou de todos os artistas do bairro e dei-

xou de promover eventos de música, teatro, cinema, artesanato, feiras literárias, etc. As “manifestações artísticas” que se tem notícia são de baixo nível e produzidas por pessoas ligadas ao tráfico de drogas (pagode, baile Funk), todos esses acontecimentos tem a mão dos que agem a margem da lei e o objetivo é a venda de drogas o que afasta a família, obrigando as pessoas de bem a ficar encarceradas dentro de suas próprias casas. Essa manifestação dos moradores do conjunto vai de encontro ao que venho pregando há muito tempo... Um cuidado maior com a educação, arte, cultura, lazer... E digo mais: precisamos ficar mais atentos ao turismo, o turismo é um setor de grandes possibilidades para muitos em todo o Brasil, inclusive em Duque de Caxias. Penso que o primeiro passo para esse movimento de arte e cultura dentro do bairro seria a localização de todos os artistas moradores em Nova Campinas, um levantamento da categoria, um mapeamento, porque com todos devidamente cadastrados, ficaria muito mais fácil a realização de eventos e cursos. Enquanto Nova Campinas não identificar os seus artistas, quem são, quantos são, o que fazem, não teremos nenhum movimento de arte e cultura no bairro. Estou colocando dessa forma para que você pense, OK?


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.