Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias
Campinarte Dicas & Fatos EVEREIRO / / 2020 2020 FFEVEREIRO
campinartedicasefatos.blogspot.com
DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRATUITA
Um Informativo Digno de Você! MENSAL
Ano XXIII - N.º 270 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 / E-mail - campinarte@gmail.com - Tel.: - Claro (9)9116-5147 (WhatsApp)
Entenda porque tomar refrigerante faz mal à saúde Marília Pinheiro - Nutricionista
Tomar refrigerante faz mal à saúde, não só porque contém muito açúcar, mas porque também contém componentes que enfraquecem todos os órgãos do corpo.
A
Além disso, o refrigerante não tem qualquer valor nutricional e ainda contém elevadas quantidades de sal, que favorecem a retenção de líquidos, levam ao aumento de peso, barriga estufada e pernas inchadas. A maior parte dos refrigerantes é feito a partir de ácido fosfórico, xarope de milho e potássio, que são substâncias que podem levar a vários problemas de saúde.
Câncer Por ser rico em açúcar, o consumo frequente de refrigerante aumenta o risco de câncer, mesmo em pessoas que estão dentro do peso. Além disso, o seu consumo favorece o ganho de peso e o desenvolvimento de diabetes, problemas que também estão relacionados ao aumento do risco de câncer.
Diabetes e aumento de peso Apenas uma lata de refrigerante contém cerca de 10 colheres de sopa de açúcar, o que aumenta bastante os níveis de açúcar no sangue e diminuem a ação da insulina no organismo. Assim, se ingeridos regularmente, os refrigerante podem levar ao desenvolvimento de diabetes. Além disso, quando os níveis de açúcar no sangue sobem muito rápido, como após beber uma lata de refrigerante, é normal sentir mais fome, o que leva a um aumento de peso exagerado. Enfraquecimento dos ossos e dentes A maioria dos refrigerantes contém uma elevada quantidade de ácido fosfórico que impede o corpo de absorver o cálcio necessário para fortalecer os ossos. Dessa forma, pessoas que bebem refrigerantes regularmente podem desenvolver problemas como cáries ou osteoporose. Este ácido fosfórico também dificulta o trabalho do estômago para produzir ácido gástrico, atrasando o processo de digestão e a absorção de nutrientes.
Pedras nos rins Devido à acidez dos refrigerantes, o corpo precisa usar o cálcio, que seria utilizado nos ossos, para facilitar a digestão e equilibrar o pH. Dessa forma, os rins precisam eliminar o cálcio utilizado nesse processo, o que aumenta o risco de formação de pedras nos rins, devido ao acúmulo de cálcio no seu interior. Aumento da pressão arterial Os refrigerantes podem levar a um aumento gradual da pressão arterial, especialmente devido as suas elevadas quantidades de sódio e de cafeína. Além disso, vários estudos indicam que o consumo excessivo de frutose, que é o açúcar presente nos refrigerantes, também é uma das principais causas de pressão alta.
Porque grávidas e crianças não devem tomar O refrigerante faz mal na gravidez porque causa desconforto abdominal, contribui para o aumento de peso e pode provocar retenção de líquidos. Além disso, os refrigerantes à base de cola, como a Coca-Cola e a Pepsi, têm muita cafeína, que durante a gravidez não pode ultrapassar 200 mg por dia. Se a grávida tomar 2 xícaras de café em um dia, já não pode ingerir mais cafeína. Os refrigerantes que têm cafeína também não devem ser bebidos durante a amamentação porque a cafeína passa para o leite materno e pode provocar insônia no bebê. Já nas crianças, o refrigerante pois pode dificultar o desenvolvimento físico e mental, assim como facilitar o aparecimento de doenças como a obesidade e a diabetes. Os refrigerantes devem ser excluídos da alimentação do bebê, podendo-se optar por sucos de fruta, além da água, para uma ingestão de líquidos adequada. (Fonte/https://www.tuasaude.com/refrigerante-faz-mal/)
5 motivos para não dar refrigerante para o seu filho Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra Refrigerante prejudica os dentes / Os refrigerantes prejudicam os dentes porque têm o pH muito ácido, o que danifica o esmalte dos dentes. Além disso, o excesso de açúcar dessas bebidas também aumenta as chances de cáries. Aumenta o risco de desenvolver diabetes e obesidade / Os refrigerantes são bebidas ricas em frutose, açúcar que está ligado ao aumento da resistência à insulina, problema que causa a diabetes. Além disso, o excesso de açúcar dessas bebidas também favorece o ganho de peso e a chance de desenvolver obesidade. Aumenta a flatulência e desconforto abdominal / Os gases presentes no refrigerantes aumentam a flatulência e o desconforto abdominal por distenderem o intestino, causando dor e incômodo. Além disso, os gases também pioram a gastrite e podem provocar refluxo gastroesofágico, pois inflam o estômago e favorecem que o alimento volte para o esôfago, causando queimação. Provoca insônia e alterações na pressão / Os refrigerantes do tipo cola podem causar insônia e aumento da pressão quando consumidos em excesso por conterem cafeína, pois as crianças são mais sensíveis a essa substância. Aumento do cansaço e da irritabilidade / Os refrigerantes possuem corantes e adoçantes que irritam o intestino e diminuem a absorção de vitaminas e minerais importante para o metabolismo do corpo.
Como substituir os refrigerantes As melhores escolhas para substituir os refrigerantes é oferecer às crianças água, água de coco, sucos naturais de frutas e chás gelados. Uma boa estratégia é não ter refrigerantes em casa, nem pedir essas bebidas quando for comer fora. Para melhorar a aceitação do suco de fruta, pode-se utilizar copos e canudinhos coloridos e pedacinhos de fruta congelado ao invés de gelo, pois a criança é atraída pelas cores. Além disso, pode-se misturar frutas e criar novos sabores, sendo importante também evitar a utilização de açúcar para que elas se acostumem com o sabor doce natural das frutas. (Fonte - https://www.tuasaude.com/5-motivos-para-nao-dar-refrigerante-para-o-seu-filho)