Campinarte Dicas e Fatos - Edição de Set. 2018

Page 1

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias

Campinarte Dicas & Fatos SETEMBRO ETEMBRO / 2018

DISTRIBUIÇÃO DISTRIBUIÇÃO GRATUITA GRATUITA

Um Informativo Digno de Você! MENSAL

Ano XXII - N.º 253 - Duque de Caxias - RJ - Fundado em 27/09/1996 / E-mail - campinarte@gmail.com - Tel.: - Claro (9)9116-5147 (WhatsApp)

Parabéns, Saúde e Paz!

etembro é um mês pra lá de especial para o Campinarte Dicas e Fatos. É o mês de aniversário do nosso informativo que foi fundado exatamente no dia 27/09, o ano era 1996. Nessa data [baseado numa pesquisa realizada em Nova Campinas] chegamos à conclusão que o conjunto carecia de um guia comercial e foi o que fizemos – lançamos o Campinarte Dá a Dica – o primeiro guia comercial de Nova Campinas. Bem... de lá pra cá tantas coisas aconteceram: em 1997 o nosso guia passa a ser publicado no formato tablóide; em Outubro desse mesmo ano passa a se chamar Campinarte Dicas e Fatos e a partir daí foi passando por todas as etapas que um informativo comunitário tem que passar para conquistar o mais difícil de todos os públicos: o povão de sua própria terra. Dizem que ninguém é profeta em sua própria terra, dizem também que toda regra tem a sua exceção e o Campinarte [que felizmente não é uma unanimidade] contrariou todos esses ditos populares e conquistou um universo de leitores dentro do conjunto. Isso nos deu confiança para seguir em frente e cá estamos... mais um ano em circulação trabalhando para que o nosso informativo seja igualzinho aos bons, um informativo no mínimo útil. O Campinarte se orgulha de ter se transformado num produto que vai além de uma simples marca, conseguimos imprimir um conceito... O Campinarte está aberto a todos os segmentos comunitários... O Campinarte se orgulha de não receber subvenção de nenhuma prefeitura ou governo estadual e muito menos do governo federal... O Campinarte não é uma ONG, associação ou fundação... O Campinarte não é bancado por nenhuma denominação religiosa... O Campinarte não é bancado por nenhum partido político, milícia ou traficantes... O Campinarte não tem se quer agenciadores ou vendedores de anúncios espalhados por aí – se por um acaso aparecer alguém querendo se passar por agenciador do Campinarte chame a polícia... O Campinarte circula graças a um grupo de colaboradores que também não tem nenhum vinculo contratual... são pessoas [físicas ou jurídicas] que contribuem espontaneamente porque reconhecem a importância de um veículo como o Campinarte para as comunidades. O Campinarte Dicas e Fatos é grato, sim, a esses colaboradores que conheceram e reconheceram a importância da educação comunitária através da informação. A todos vocês que colaboram [direta ou indiretamente] com o nosso informativo, no dia 27 de Setembro, vamos cantar em alto e bom som: “Parabéns para o Campinarte / Nessa data querida / Muitas felicidades / Muitos anos de vida! (Huayrãn Ribeiro)

S


Página 02

Dicas & Fatos

Campinarte Dicas & Fatos

Escritores Brasileiros / Resumos e Contos

HISTÓRIA, ARTE E CULTURA

O Demonio Familiar

Ritmos Brasileiros, danças e danças

Em O demônio familiar, José de Alencar trata de alguns hábitos e valores da sociedade brasileira de seu tempo, principalmente o casamento por interesse. O autor enaltece também a família como grande célula social a ser defendida. Com essa peça, José de Alencar provou que é possível fazer crítica social sem abrir mão da leveza da comédia, gênero tão apreciado pela burguesia da época.

Resumo do livro

Publicação com informação e análise das realidades e aspirações comunitárias Nova Campinas / Cep: 25040250 - Duque de Caxias - RJ Telefone - Claro (9)9116-5147 - WatssApp BLOG / CAMPINARTEDICASEFATOS.BLOGSPOT.COM e-mail: campinarte@gmail.com Fundado em 27/09/1996 por Huayrãn Ribeiro Fotos: Arquivo Campinarte Diagramação, Arte Final e Pesquisa: Equipe Campinarte Relações Públicas: Huayrãn Ribeiro Colaboram: Dra. Sandra Borges (Cirurgiã Dentista), Dr. Máximo G. Costa (Direito), AVLADUC - (Associação de Vôo Livre e Amigos de Duque de Caxias - Instrutor: Jaú - Transporte), Carlito do Sal (Radialista Comunitário), Marcos Valério (Espiritismo). O S ARTIGOS ASSINADOS SÃO D E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE D E SEUS AU TORES , ONDE NEM SEMPRE REFLETEM O PENSAMENTO D O C AMPINARTE D ICAS E F ATOS , O I NFORMATIVO . Tiragem: 2.000 exemplares.

ESCRITÓRIO VIRTUAL Para Enviar TEXTOS, CONTOS, CRÔNICAS, POESIAS, PESQUISAS... GOSTARIA DE SER UMA ESPÉCIE DE CORRESPONDENTE DO CAMPINARTE DICAS E FATOS? Você deverá se utilizar do e-mail campinarte@gmail.com No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Nos casos (por exemplo), de pesquisas, crônicas ou qualquer outro artigo – não deixe de citar as fontes... Caso o material seja de terceiros, exija (por escrito) a autorização dos mesmos...

Fotos e vídeos... No cabeçalho escreva o seu nome / idade / formação / bairro, cidade e país... Os mesmo cuidados em relação aos direitos autorais devem ser tomados no que diz respeito ao envio de vídeos e/ou fotos... Não se esqueça de dar os devidos créditos e/ou citar as respectivas fontes... Obs.: caso os vídeos estejam no You Tube, etc., basta enviar apenas o link...

Campinarte

Eduardo é um jovem médico, órfão de pai, que exerce o papel de chefe de família. Responsável pela mãe e pelos irmãos, opõe-se ao casamento por interesse. Carlotinha, sua irmã, procura ajudar a amiga Henriqueta, pois sabe que ela e Eduardo se amam. Henriqueta, porém, foi prometida pelo pai em casamento a Azevedo, em troca do perdão de dívidas da família. Azevedo, homem rico e pedante, valoriza somente o que é estrangeiro. Deseja casar-se apenas para desfilar com uma mulher bonita nos salões e, assim, angariar prestígio. Por sua vez, Alfredo, amigo de Eduardo, jovem modesto, sincero e de bons princípios, está apaixonado por Carlotinha e por ela é correspondido. Além desses personagens, há o escravo da família, Pedro, que tudo faz para realizar seu desejo: tomar-se cocheiro a fim de ascender socialmente, revelando, assim, a postura política do autor. Dessa forma, ora favorece os amores de Carlotinha e Alfredo, ora de Eduardo e uma viúva rica, pois vê no casamento dos casais a concretização de seu objetivo. As confusões que Pedro provoca entre os personagens são tantas que Eduardo lhe dá uma carta de alforria, dizendo: “Toma: é a tua carta de liberdade, ela será a tua punição de hoje em diante, porque as tuas faltas recairão unicamente sobre ti; porque a moral e a lei te pedirão uma conta severa de tuas ações. Livre, sentirás a necessidade do trabalho honesto e apreciarás os nobres sentimentos que hoje não compreendes”.

O teatro de José de Alencar José de Alencar (1829-1877) dedicou-se ao teatro com o objetivo de renová-lo. A estreia do autor no teatro ocorreu em 1857, com a peça Verso e reverso. Além de O demônio familiar (1857), escreveu ainda As asas de um anjo (1858) e O jesuíta (1861).

Gafieira Apareceu na década de 1920, nos salões cariocas de dança. Esses lugares eram conhecidos como gafieiras, palavra que vem de gafe (segundo os mais tarimbados, muitos freqüentadores dançavam de qualquer jeito, cometendo uma série de gafes). O ritmo é uma mistura de samba e de chorinho.

Lambada Inspirada no carimbó, dança folclórica do Pará, a lambada surgiu na década de 1970 e fez grande sucesso na Bahia. Sofreu influência de vários ritmos como o zouk (dança típica das Antilhas francesas), a salsa e o merengue, entre outros ritmos caribenhos. O grupo Kaoma, depois de uma consagradora temporada na Europa, no final da década de 1980, fez o país inteiro dançar de pernas coladas.

Lundu De origem angolana e influência hispano-árabe, o lundu é uma atração da ilha de Marajó. Trata-se de uma dança extremamente sensual, que esteve perto de desaparecer porque era considerada um "diabólico folguedo" de escravos.

Maxixe Os inventores do choro importaram, em 1844, um ritmo de sucesso na Europa, a polca tcheca, mas não a mantiveram tal e qual. O maxixe surgiu nos salões cariocas por volta de 1875. A execução dessa dança cheia de malícia é difícil. Nos tempos da República Velha, os casais se balançavam para a frente e para trás, de barriga colada, aos acordes de Chiquinha Gonzaga e Pixinguinha.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Editorial ão sei responder quantas vezes falei aqui nessa coluna sobre a desordem em nossas comunidades promovida por uma parcela significativa do pequeno e do médio comerciante. Falei (inúmeras vezes) que quem gera renda, trabalho e dá um caráter de civilidade as nossas comunidades é exatamente o pequeno e o médio comerciante. Mas, isso não lhes faculta (a essa parcela significativa do comércio) o direto de transformar nossos bairros em verdadeiras favelas quando transgridem, deixam de cumprir regras, normas, quando deixam de lado, em detrimento do lucro, boas maneiras, gentileza, higiene, educação e respeito as regras comuns do bem viver. Por outro lado, quem deveria fiscalizar, não fiscaliza; quem deveria policiar, não policia; quem deveria organizar, não organiza, sabe o que isso significa na prática? É o mesmo que juntar a fome com a vontade de comer e o dia a dia nessas comunidades passa a ser uma espécie de mundo do faz de conta: um finge que fiscaliza, outro finge que cumpre as regras; um finge que zela pela moral e bons costumes, outro finge que cumpre com as suas obrigações e no meio dessa coisa louca está o consumidor que é quem paga a conta. As calçadas são ocupadas, ora por veículos, ora por ambulantes, ora por entulho, enfim, quase todo mundo tem direito as calçadas, menos os pedestres. Ciclistas sem a menor cerimônia transitam em meio as feiras livres sem qualquer tipo de repreensão; pontos de ônibus servem de estacionamento para carros de passeio, caminhões, motos e outras coisas mais, dificultando o embarque e desembarque de quem precisa do transporte coletivo. O curioso nesses bairros é que, ao mesmo tempo em que você se depara com essa desordem por um lado, por outro lado você se depara com a presença do Estado, entidades comunitárias, associações de moradores, Ongs, fundações, igrejas, tráfico de drogas, milicianos, resumo – tudo junto e misturado trabalhando para passar a ideia que essa desordem é normal. Eu digo que é comum, mas não é normal. Tudo junto e misturado trabalhando para passar a ideia que a vida segue na mais perfeita ordem, tudo na mais santa paz. Mas, para quem tem o mínimo de bom senso sabe que não é bem assim que a banda toca.

Página 03

TENHO CARA DE PALHAÇO?

Campinarte Animal

N

Huayrãn Ribeiro

DICAS, FATOS

E

FOTOS / LEIA, COMENTE

E

EECOMENDE

Cachorro é alérgico a seres humanos

C

Ele é um vira-latas que foi acolhido pelo centro Lucky Dog Retreat Rescue, em Indianapolis, nos EUA. Ao verem que o bichinho tinha problemas de pele, os responsáveis pelo centro não conseguiam identificar o que causava a queda de pelos. Eles trataram Adam contra sarna e pulgas, mas ele parecia não melhorar. Foi então que os veterinários do centro resolveram fazer um exame de sangue - e a alergia bizarra de Adam foi identificada. Desde então, o abrigo arrecada dinheiro para tratar o cão. Afinal, mesmo que ele tenha alergia a humanos não quer dizer que ele não goste de carinho. Com as arrecadações, Adam passará por um tratamento com uma série de vacinas que deverá curar sua alergia. Confira a reportagem em vídeo que conta a história do cão. POR LUCIANA GALASTRI / Fonte: Galileu / Direitos dos Animais

Campinarte Meio Ambiente O meio ambiente em Duque de Caxias é ou não é uma piada? Dizem que o povo tem o governo que merece... Dizem também que o governo é uma extensão do povo que o elege... Baseado nessas afirmativas, então essas imagens retratam exatamente a realidade do atual governo... O Coelhinho do Campinarte percorreu nesse domingo (12/04) um pequeno trecho da Avenida A (Nova Campinas)... Essas são imagens do Rio Roncador (ao fundo)... O Coelhinho começou a captar imagens a partir da ponte da Rua J... E foi terminar o seu passeio um pouco depois de um trecho conhecido como “mangueira”... É muito triste a atual situação ao longo dessa Avenida A, as margens do Rio Roncador... Você encontra de tudo e muito... Carcaças de automóveis, restos de sofá... Muito lixo, muito entulho e uma série de irregularidades... O descaso com o meio ambiente é total... O Rio Roncador há muito tempo vem pedindo socorro... E até agora as “autoridades” competentes tem feito “ouvidos de mercador”... Infelizmente o executivo não toma nenhuma providência... O legislativo a tudo assiste, mas também não se manifesta... As falsas lideranças comunitárias não estão nem aí para o meio ambiente... Até porque não podemos esperar nada desses Judas comunitários acostumados a vender suas comunidades por trinta dinheiros... Estão mais preocupados em garantir suas “boquinhas” como CC isso, CC aquilo (CC: cargo de confiança)... A situação é grave, merece atenção especial dos responsáveis pelo meio ambiente tanto do município como também do Estado... O maior responsável por mais esse crime ambiental em nosso município é o governo... O Rio Roncador carece de limpeza, carece de dragagem e carece de um projeto de revitalização... Urgente...! Até quando vamos continuar assistindo ações criminosas contra o meio ambiente protagonizadas pelo poder público?

Cabe aos pais e professores minimizar o heroísmo estimulado por filmes e pela TV para não banalizar a morte. Crimes cometidos por menores de 13 anos têm aumentado e muito. São crianças que levam armas para escola, atacam, ferem ou matam colegas e cometem abuso sexual contra os mais novos. Uma cultura como a nossa atual, que estimula a competição e mostra em filmes que se pode matar para conseguir o que se quer, só pode aumentar a confusão mental dessas crianças. Por que não incentivar o uso de brinquedos e jogos educativos ao invés de armas? É fundamental conversar com a criança. Mostrar que o ideal de herói que mata todo mundo é bobo e irreal e que armas não são símbolos de força ou status, mas sim objetos fatais. No mundo inteiro crianças apontam como seu maior modelo de comportamento os heróis de filmes de ação. Os heróis violentos ficam bem à frente na preferência infantil, vindo antes dos astros internacionais e músicos, líderes religiosos ou políticos. A TV domina a vida das crianças em todo o mundo. Elas dedicam, em média, 50% a mais de seu tempo à TV do que qualquer outra modalidade. A mídia propaga em todo o mundo a idéia de que a violência é normal e compensa. Assim, com a banalização da violência, as crianças passam a ter referenciais distorcidos. A criança mediana que vê TV com certeza testemunha milhares de assassinatos e milhões de atos de agressão por dia. Evidentemente que a violência televisiva está entre os diversos fatores sociológicos que contribuem para a violência na sociedade, até porque as crianças como foi dito, passam mais horas diante da TV do que na escola, por exemplo. Outra coisa são os jogos de computador. Cada vez mais recheados de violência atraindo legiões de adeptos que se deleitam com sangue e partes do corpo espalhados pela tela do computador. Se depender dos usuários quanto mais sangue melhor. Podemos encontrar jogos em que é muito comum uma matança indiscriminada, batalhando contra dezenas de participantes pela Internet em duelos chamados de jogos de morte. O mais interessante é que os pais assistem a tudo isso e nada fazem, e em muitos casos, também jogam junto com os próprios filhos. Será que eles pensam realmente que todo mundo tem cara de palhaço, assim como eu?

Huayrãn Ribeiro


Página 04

Dicas & Fatos

Campinarte

O

cientista inglês James Clerk Maxwell ao estu dar a natureza eletromagnética da luz, teorizou sobre certos fenômenos ondulatórios produzidos pelo movimento vibratório dos elétrons. A partir de 1879, o físico alemão Heinrich Hertz realizou diversas experiências práticas em que utilizou um circuito oscilante ou oscilador, dispositivo no qual a corrente elétrica fica circulando ora num sentido, ora em outro, devido ao fenômeno da auto-indução (o condutor produz um campo eletromagnético em si mesmo quando é percorrido por uma corrente variável). As experiências de Hertz foram o ponto de partida para a descoberta da radiotelegrafia, radiotelefonia e televisão e abriram horizontes a outros físicos como Eduard Branly e Guglielmo Marconi, que em 1896 patenteou o primeiro aparelho transmissor sem fios. As ondas sonoras são variações da pressão do ar, e sua propagação depende assim de um meio material. À medida que a onda de som se propaga, o ar é primeiro comprimido e depois rarefeito, pois é a mudança de pressão no ar que produz o som. Para transmitir a voz humana ou a música, é preciso converter as ondas sonoras em ondas eletromagnéticas de radiofreqüência, e depois reconvertê-las em sonoras a fim de que possam ser ouvidas. O primeiro papel é desempenhado primeiro pelo microfone e o segundo pelo alto-falante, com auxílio de válvulas ou transistores. As estações transmissoras produzem as ondas eletromagnéticas chamadas ondas hertzianas, dentro de freqüências (e correspondentes amplitudes) que são fixadas pelos governos, a fim de impedir interferência de uma nas outras. Em geral, as emissoras comerciais usam a faixa acima de 1000 metros de comprimento de onda. São ondas longas. Os comprimentos de ondas entre 1000 e 100 metros correspondem a ondas médias. As ondas curtas, de 100 a 10 metros, são usadas para vários objetivos, como nas comunicações policiais, na orientação de aviadores em vôo, em radioamadorismo e programas intercontinentais. A diferença fundamental entre o comportamento das ondas longas e das ondas curtas ondas de rádio é que as primeiras podem contornar obstáculos como edifícios, montanhas, etc. As ondas curtas não podem fazê-lo facilmente, mas em compensação podem ser concentradas em finos feixes, quais fachos de luz. Esses feixes podem então ser “dirigidos” e usados para orientar ou detectar aviões, submarinos e foguetes balísticos. Estão nesse caso as ondas de radar. As ondas usadas para altas freqüências de rádio (VHF) e para televisão são ainda mais curtas, com comprimento de onda menor que 3 metros.

1. Quase 50 anos antes de se tornar realidade, a televisão já era uma invenção viável. Seus princípios fundamentais haviam sido desenvolvidos de maneira independente em vários países. Ela só não apareceu antes porque não havia comunicação entre os seus pioneiros e por algumas ideias estarem mais adiantadas do que a tecnologia disponível.

Margareth Menezes * 13/10/1962 Salvador, BA Cantora. Composiotra. Atriz. Em1977 ganhou seu primeiro violão e ingressou no Coral da Igreja da Congregação Mariana da Boa Viagem - Salvador, Bahia. Fundadora do bloco carnavalesco Bloco dos Mascarados com o qual desfila e anima no carnaval de Salvador. Também fundadora do bloco Afropopbrasileiro formado por representantes dos blocos afros Ylê Ayê, (...)

Dados Artísticos Em 1980, iniciou parceria com o músico e compositor Silas Henrique. Nesse mesmo ano, estreou a peça "Ser ou não ser gente", de Silas Henrique, no Teatro Villa Velha, em Salvador (BA), e, no ano seguinte, a peça "Máscaras", de Menott Del Picchia, com direção de Reinaldo Nunes. Continuou atuando como atriz, até estrear como cantora profissional (...) [Saiba Mais]

1. Presidente / É o chefe do país. Constrói escolas, hospitais, rodovias, ferrovias federais e controla bens públicos. Com a autorização do Congresso Nacional (formado por deputados federais e senadores), o presidente pode declarar estado de emergência e até uma guerra. Ele é assessorado por ministros nomeados por ele mesmo. Ocupa o cargo por quatro anos, podendo ser reeleito uma vez. 2. Vice-presidente / A função do vice-presidente é substituir o presidente em sua ausência (por exemplo, durante uma viagem). No caso de renúncia, impeachment ou falecimento do presidente, é o vicepresidente quem deve assumir o cargo até o fim do mandato. 3. Deputado federal / Estuda os projetos apresentados por representantes dos Tribunais, pelo presidente e por seus integrantes. Depois de aprovados, os projetos têm de passar pelo aval do presidente. O mandato do deputado federal é de quatro anos. 4. Senador / Os senadores trabalham junto aos deputados fede-

10 CARGOS POLÍTICOS NO BRASIL rais no Congresso Nacional. Eles são responsáveis pela aprovação da escolha de ministros e pela autorização de transações financeiras internacionais, entre outras funções. O mandato do senador é de oito anos. 5. Governador / Administra o estado. Também pode construir e conservar escolas, hospitais e ferrovias estaduais. É assessorado por secretários nomeados por ele. Mandato de quatro anos. 6. Vice-governador / A função do vice-governador é substituir o governador em sua ausência (por exemplo, durante uma viagem). No caso de renúncia, impeachment ou falecimento do governador, é o vice-governador quem deve assumir o cargo até o fim do mandato. 7. Deputado estadual / Fiscaliza as atuações dos governadores e elabora leis estaduais. Estuda projetos apresentados pelos integrantes da Assembleia, pelo governador e pela população. Mandato é de quatro anos. 8. Prefeito / O prefeito representa o Poder Executivo do governo municipal, e é auxiliado pelo vice-prefeito e pelos secretários. Constrói escolas, hospitais e, entre suas atribuições, está a de apresentar projetos de leis à Câmara Municipal, aprovar e vetar as leis. O mandato dura quatro anos. 9. Vereador / Os vereadores representam o Poder Legislativo Municipal e constituem a Câmara dos Vereadores ou Câmara Municipal. Elaboram e aprovam leis que beneficiem a população, e fiscalizam os atos do executivo municipal. Seus mandatos são de quatro anos. 10. Ministro / Os ministros são responsáveis pelo gerenciamento de suas respectivas áreas. Eles atuam junto à presidência, colocando em prática as ações definidas pelo chefe de governo. Seu mandato tem duração indefinida: eles podem ser substituídos pelo presidente a qualquer momento.

2. O princípio fundamental sobre o qual operam todos os padrões da televisão moderna - o rápido esquadrinhamento de uma cena linha por linha para formar uma imagem havia sido proposto já nos primeiros anos de 1880 por W. E. Sawyer, nos Estados Unidos, e Maurice Leblanc, na França. Um aparelho que podia realizar essa façanha - um disco mecânico-rotativo que decompusesse e reconstruísse a imagem - foi desenvolvido em 1884, na Alemanha, pelo inventor Paul Nipkow, um jovem de 24 anos. 3. Ainda estudante, o russo Vladimir Kosma Zworykin (1889-1982) discutia com seu mestre, o professor Rosing, a possibilidade de criar a televisão. Desde 1906, Rosing julgava ter a solução prática para a TV. Seria a utilização de um tubo de raios catódicos - o emprego de elétrons que, emitidos pelo filamento negativo e superaquecido de um tubo de raios catódicos, formam um feixe que, em movimentos rápidos, atinge a tela desse tubo, ponto por ponto, formando imagens luminosas. Era a base da invenção da televisão. A câmera de TV transforma o quadro luminoso da cena numa série de sinais elétricos que modulam uma onda condutora de rádio de alta freqüência. Dessa forma são transmitidos pelo espaço até serem recebidos pelo receptor, onde são convertidos em variações luminosas, reconstituindo a imagem sobre a tela de um tubo catódico no aparelho receptor. 4. Somente na década de 1920, morando nos Estados Unidos havia 4 anos e naturalizado americano, Zworykin conseguiu tempo, dinheiro e assistência técnica para concretizar seus trabalhos, especialmente sobre o cinescópio, tipo de válvula em que se forma a imagem nos receptores de TV. Por essas razões, Zworykin é considerado um dos pais da televisão moderna. Outro invento, o iconoscópio, patenteado em dezembro de 1923, serviu de base para a criação das atuais câmeras de vídeo.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 05

Praça Tiradentes e o teatro de revista

* Nenhuma teoria sobre a origem do teatro pode ser comprovada, pois existem poucas evidências. Especulações afirmam que o primeiro evento similar ao teatro data de 2.500 AC no Egito Antigo e se trata de um diálogo sobre o mito de Osíris e Ísis. * Antes de entrar em cena, é comum que os profissionais desejem e agradeçam “merda” uns aos outros. Essa tradição está relacionada ao período Elisabetano (1558-1625) em que as pessoas iam de carruagem assistir às peças, portanto, quanto mais cavalos (e, consequentemente, suas necessidades fisiológicas), melhor. * O teatro é uma das mais reflexivas expressões artísticas existentes, justamente porque os atores precisam estar de corpo presente e em dialética com o público para despertar as distintas reações humanas, muitas vezes subversivas, perturbadoras e infames. * A partir da década de 60, o país viveu um ápice criativo no fazer teatral, e justamente foi isso, foi censurado no período da Ditadura Militar. Na época, relatos de peças invadidas pela polícia, agressões e sequestros de atores eram comuns. Apesar de perseguido, o teatro teve o papel fundamental na resistência cultural, tornando-se cada vez mais compromissado com assuntos sociais e políticos. Os grupos Teatro de Arena, Teatro Oficina e Opinião foram os que mais lutaram contra a repressão. * Em 1922 foi ao ar a primeira dramatização radiofônica. Ela foi transmitida pela rádio WGY, de Nova York, e a peça era “O lobo”, de Eugen Walter. No Brasil, essa arte só estreou em 1937, na Rádio Nacional o Teatro em Casa, antes mesmo das famosas radionovelas.

entro nervoso dos teatros de revista do Rio de Janeiro, a Praça Tiradentes atraía compositores, músicos e cantores, à procura de emprego para seus talentos, nos muitos palcos iluminados, que faziam a cidade sonhar e cantar. Nos anos 20 e 30, com a popularização do teatro, em particular as revistas, os “musicais”, o cenário teatral no Rio de Janeiro, antes sem oferecer nenhum conforto e com poucas opções de diversão melhorada, se vitaliza. As casas de espetáculo não somente se multiplicam pelos vários espaços centrais da cidade, como se vão adequando aos novos estratos sociais emergentes, principalmente as classes médias. Dentro desse contexto, a Praça Tiradentes e seu entorno constituíram-se em um dos privilegiados locais para divulgação e circulação dos artistas – em especial, músicos, compositores e cantores – do período. Além de dos teatros João Caetano, Recreio, São José, Carlos Gomes, entre outros, onde se concentravam

C

aqueles profissionais, bares e leiterias também representavam lugares de atração e de encontro para os que buscavam na praça uma oportunidade para exercer profissionalmente seus talentos. Os mais procurados eram a Leiteria Dom Pedro II e o Café Carlos Gomes, onde hoje existe o Café Thalia, pontos de reunião de compositores como Nelson Cavaquinho, Guilherme de Brito, Wilson Batista, Henrique de Almeida, Roberto Martins, Bidê, Marçal, Jorge Faraj, Ataulfo Alves, Antonio Almeida e tantos outros. Sabiam eles que, a qualquer momento, poderia surgir a chance de um trabalho ser aproveitado em uma das muitas revistas que eram encenadas nos teatros da praça. Custódio Mesquita, Ary Barroso, Sinhô, André Filho, Francisco Matoso já tinham se consagrado por ali e de repente a sorte poderia aparecer. No caso de Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, jamais conseguiram participar das revistas, mas acabaram por se encontrar nos bares da praça e formar uma das mais impor-

tantes parcerias da música popular brasileira. A maioria dos cantores e compositores “ainda do time de aspirantes” frequentava a Praça Tiradentes, uma espécie de vestibular. Depois de famosos e ganhando dinheiro para pagar elegantes alfaiates, já bem-sucedidos, transferiam-se para o Café Nice ou para o Café Papagaio, ao lado da conceituada Confeitaria Colombo. Enquanto isso não acontecia, a solução era enfrentar as xícaras de café com leite nos botequins da Praça Tiradentes, compor os sambas em suas mesas, com tampo de mármore e pé de ferro, e aguardar que o sucesso os viesse resgatar dali. Ou que o próprio teatro de revista se encarregasse de os fazer famosos.

Fonte: História do Samba (fascículos) - Editora Globo.

BENZINHO Dirigido por: Gustavo Pizzi O primogênito de uma família de classe média é convidado para jogar handebol na Alemanha e lança sua mãe Irene (Karine Teles) em uma espiral de sentimentos pois, além de ajudar a problemática irmã (Adriana Esteves), lidar com as instabilidades do marido (Otávio Müller) e se desdobrar para dar atenção ao seus outros filhos, ela terá de enfrentar sua partida antes de estar preparada para tal.

Elenco de Benzinho Adriana Esteves / Sônia Karine Teles / Irene Konstantinos Sarris / Fernando Mateus Solano / Paçoca Otávio Muller / Klaus Ariclenes Barroso / Sérgio Artur Teles Camilo Peregrini / Ligia César Troncoso / Alan Francisco Teles Luan Teles Pablo Riera Xander Rossella Terranova Vicente Demori

O

item mais comum é o péssimo hábito de clas sificar filmes feitos por aqui como simplesmente nacionais. Nacional não é gênero! Por acaso, quando alguém te pergunta que tipo de filme é Atividade Paranormal, você responde: americano? Não, você diz terror! Então porque quando o filme é feito no Brasil existe esse terrível costume de usar a nacionalidade para defini-lo? Amarelo Manga é um drama, Se eu Fosse Você, comédia, e por aí vai. * Muita gente ainda diz não gostar de produções nacionais porque são ‘mal feitas’ ou ‘baixaria’. Isso era aplicável no início do século passado quando o cinema brasileiro nasceu e só havia orçamento pra se fazer chanchadas, que nada mais são do que comédias, com certo apelo erótico, de baixo custo (não confunda com pornochanchada). Dercy Gonçalves esteve em boa parte deles, inclusive. O Cinema Novo foi um movimento nacional que mudou a cena cinematográfica em todo o mundo. Diretores brasileiros foram premiados no pomposo festival de Cannes, como Nelson Pereira dos Santos, com Vidas Secas; e Glauber Rocha com Terra em Transe e O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro, por exemplo. * O Brasil só ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro uma vez, em 1960, pelo filme Orfeu Negro, de Marcel Camus; em 1962 o país recebeu sua segunda indicação, por O Pagador de Promessas, de Anselmo Duarte; as outras indicações vieram com O Quatrilho, em 1995; O Que é Isso Companheiro?, 1997; e Central do Brasil, em 1998. Depois de ganhar notoriedade internacional por meio de festivais estrangeiros, os filmes feitos aqui passaram a influenciar o trabalho de diretores que você com certeza já ouviu falar. Sabe Os Infiltrados? E A Ilha do Medo? Cabo do Medo? Touro Indomável? Então, são do aclamado Scorsese. Esse diretor é fã assumido de Glauber Rocha e já disse em várias entrevistas que o trabalho do cineasta brasileiro o influencia até hoje. A maior bilheteria de filme nacional até o momento foi de Tropa de Elite 2, que só perdeu o primeiro lugar nas bilheterias brasileiras em 2010 pro megalomaníaco Avatar. O filme brasileiro teve o maior público entre os filmes nacionais da história, com 11.002.441 pagantes e arrecadou R$ 102.188,333. Ele, inclusive, representou o Brasil no Oscar de 2012.


Pรกgina 06

Dicas & Fatos

CONHEร A OS NOSSOS BLOGS

teatrocampinarte.blogspot.com

hasempreumoasisnodeserto.blogspot.com

radiocampinarte.blogspot.com

avladuc.blogspot.com

www.youtube.com/cinecomunitario

web.facebook.com/campinarte.dicasefatos

web.facebook.com/campinarte.dicasefatos

Campinarte


Campinarte

Dicas & Fatos

CONHEร A OS NOSSOS BLOGS ACESSE, LEIA, COMENTE E RECOMENDE

tvcampinarte.blogspot.com

clinicaborges.blogspot.com

escolavindemeninos.blogspot.com

nordesteshowduquedecaxias.blogspot.com

observatoriocomunitario.blogspot.com

campinartedicasefatos.blogspot.com

twitter.com/campinarte

soundcloud.com/campinarte-dicas-e-fatos

Pรกgina 07


Página 08

Dicas & Fatos

Saúde é Vital

Campinarte

Saúde Um lanterninha que provoca o maior barulho

Dra. Sandra Borges Cirurgiã Dentista, Odontopediatra, Homeopata

Lá pelos 18 ou 20 anos quando a era das espinhas chega ao fim e cobra-se do jovem uma postura de adulto, o derradeiro dos dentes molares decide romper. Daí a alcunha de siso, que nada mais é que sinônimo de juízo. Apesar do apelido, pode causar problemas. Isso porque nasce quando os outros dentes já estão crescidos e nos devidos lugares. Assim, pode não haver espaço para que de o ar de sua graça. Outras vezes, o siso nem aparece e, já formado, se acomoda dentro do osso. Nos dois casos, abrem-se brechas para problemas. Uma ponta para fora já basta para permitir a entrada de bactérias. Ali elas deflagram de inflamações na gengiva a infecções. Como este dente se localiza lá no final da fileira dentária, é difícil escová-lo, o que o deixa a mercê da placa bacteriana e de cáries. Quando fica escondido, é ainda pior. Um siso incluso pode causar a reabsorção da raiz de outros dentes, ou provocar o que se chama de pericimentite (inflamação do dente ao redor do osso). Se os quatro sisos até os 18 anos não nasceram, deve-se fazer uma radiografia para localizá-los. Às vezes, um ou outro não se formou, mas em geral eles ainda não romperam. Ai recomenda-se a extração. O siso só e deixado quieto se consegue nascer sem causar tormentos. Por isso tem juízo quem ouve o dentista e toma as providências para que esse lanterninha não crie muita encrenca.

A farmácia comestível Em vez de caminhar para o armário de remédios, que tal uma visita à geladeira ou à despensa da cozinha? Existem alimentos que parecem contribuir para o alivio de vários problemas de saúde. Hipócrates (460 – 377 ªC), o pai de ciência médica, uma vez sentenciou: “Que seu alimento seja tua medicina e tua medicina teu alimento”. Sem saber, o grego já intuía o que viria a se chamar, muitos séculos depois, de nutracêutica – o uso da dieta com a intenção não só evitar, mas também de curar doenças. Veja, a seguir, alguns alimentos que se relacionam com uma série de distúrbios odontológicos. 1 – CÁRIE – O hábito de comer queijo – rico em cálcio e fósforo - pode ser uma boa medida preventiva contra as cáries.Os dois minerais fazem uma excelente dobradinha. Ainda na boca, enquanto o quei-

jo e mastigado, o fósforo ajuda os dentes a absorver o cálcio para reconstruir o esmalte que foi agredido por bactérias.Quem tende a viver no dentista também deve comer mais folhas escuras, cheias de boro.Este mineral favorece a produção de vitamina D no corpo, que é importante para a fixação do cálcio nos dentes. 2 – GENGIVITE - A inflamação das gengivas, ou gengivite, está associada à irritação mecânica – quando se escovam os dentes com força, e a restos de alimentos, frutos de uma higiene bucal ineficiente.Nesses casos a vitamina C é fundamental, ao lado de outras substâncias chamadas flavonóides. Estas ajudam a restituir as membranas danificadas da boca. Esses componentes são encontrados principalmente no pimentão amarelo, nas frutas cítricas e nas folhas em geral. 3 - MANIA POR DOCES - Quem vive com vontade de devorar doces deveria experimentar dizer não àquele brigadeiro em prol de uma maçã.Num primeiro momento, a troca parece injusta. Mas, aos poucos, a fruta fará o corpo ir perdendo a ânsia por açúcar. Isso porque ela é rica em carboidratos, regulando o nível de glicose no sangue. Outras sugestões para aumentar a taxa sanguínea de açúcar rapidamente são a ameixa, a banana e a cereja. 4 – CICATRIZAÇÃO - Não há duvida quando alguém se fere ou queima, a dieta é um fator crucial que pode retardar ou acelerar a cicatrização.Para começar e preciso beber mais água.Além disso, uma série de nutrientes ajudam os tecidos a se recompor mais depressa – o ácido fólico, o zinco, o potássio, vitaminas C e E ,sem contar os ácidos linolênico e araquidônico.As nozes contêm todas essa moléculas de nomes complicados. Por isso são indicados para quem se recuperando de grandes machucados. 5 - MAU HÁLITO - Para quem tem problemas de mau hálito, a recomendação de comer jiló para aliviar o problema podem, a princípio, soar absurda. Mas o seu sabor amargo funciona como um estimulante das glândulas salivares. A produção extra de saliva tem ação bactericida, ajudando a amenizar o cheiro desagradável. Mas o mau hálito pode ter outras origens não relacionadas com a boca, como algumas disfunções estomacais. (Dra. Sandra Borges)


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

Página 09

Campinarte Culinária Geleia de frutas cítricas Receitas Árabes Ingredientes: Receita de Geleia de Laranja, tangerina e limão, com leve sabor de canela e anis. • 1 kg de laranja • 500g de tangerina • 500g de açúcar • 2 litros de agua • 1 limão • 1 pau de canela • 1 estrela de anis (opcional) • 2 unidades de Cravo da índia (opcional) Modo de Preparo: 1. Lave bem as frutas, descasque duas laranjas uma tangerina e o limão e pique as cascas em cubos. Deixe de molho em uma vasilha com agua morna por 24 horas, depois escorra a agua, seque e reserve. 2. Descasque o restante das frutas retirando inclusive a parte branca, deixando somente os gomos. Pique as polpas da laranja e da tangerina em uma vasilha para manter os sucos. 3. Leve as polpas e as cascas preparadas ao fogo em uma panela funda e acrescente 2 litros de agua. Deixe cozinhar em fogo médio por 2 horas. Depois adicione o açúcar e os temperos, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 1 hora e 30 minutos. Desligue o fogo, retire a canela, o anis e o cravo da índia, deixe esfriar e coloque em potes esterilizados e guarde em local fresco e sem humidade. (Bom Apetite)

C OLOCAMOS AO SEU DISPOR TUDO O QUE [MULHER ] PRECISA SABER , E QUANDO FALAMOS

VOCÊ TUDO

É PORQUE ESTAMOS LITERALMENTE COLOCANDO OS ARTIGOS MAIS INTERESSANTES !

C ONTAMOS

COM GRAN -

DES COLABORADORES E PARCEIROS PARA TORNAR ESTA SEÇÃO UMA SEÇÃO NO MÍNIMO ÚTIL .

Campinarte só para Mulheres “A beleza de uma mulher não está nas roupas que ela usa, na imagem que ela carrega, ou na maneira que penteia os cabelos. A beleza de uma mulher tem que ser vista a partir dos seus olhos porque essa é a porta para o seu coração, o lugar onde o amor reside. A beleza de uma mulher não está nas marcas do seu rosto mas está refletida na sua alma. Está no cuidado que ela amorosamente tem pelos outros. A beleza de uma mulher, com o passar dos anos, apenas cresce. Você é essa mulher extraordinária e fenomenal, acredite e vença todos os obstáculos”. (Desconhecido)

A uma mulher

Tabule | Receitas Árabes Ingredientes:Tabule: Receita de Tabule original. Saiba como preparar a tradicional Tabule da Síria e do líbano, salada árabe de salsinha, trigo e tomates. • 4 maços de salsinha picada, apenas as folhas. • ¼ de copo americano de trigo branco fino lavado e coado • 4 tomates médios picados • 2 colheres de sopa de hortelã picada • 2 cebolinhas verdes picadas • Suco de 3 limões • Azeite e sal a gosto • Meio pepino (opcional, usado mais no Líbano) Modo de Preparo: 1. Lave bem a salsinha e a hortelã antes de picar, depois pique e reserve. 2. Coloque numa travessa o tomate, a cebolinha, o trigo, o sal, o suco de limão, o azeite, e, ao final, acrescente a salsinha e a hortelã. Misture muito bem. Sirva com alface. Bom apetite!

Quando a madrugada entrou eu estendi o meu peito nu sobre o teu peito Estavas trêmula e teu rosto pálido e tuas mãos frias E a angústia do regresso morava já nos teus olhos. Tive piedade do teu destino que era morrer no meu destino Quis afastar por um segundo de ti o fardo da carne Quis beijar-te num vago carinho agradecido. Mas quando meus lábios tocaram teus lábios Eu compreendi que a morte já estava no teu corpo E que era preciso fugir para não perder o único instante Em que foste realmente a ausência de sofrimento Em que realmente foste a serenidade. Rio de Janeiro, 1933 Vinicius de Moraes

* Uma menina estava conversando com a sua professora. A professora disse que era fisicamente impossível que uma baleia engula um ser humano porque apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena. A menina afirmou que Jonas foi engolido por uma baleia. Irritada, a professora repetiu que uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano; era fisicamente impossível. A menina, então disse: - 'Quando eu morrer e for ao céu, vou perguntar a Jonas'. A prefossora lhe perguntou: - 'E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno?' A menina repondeu: - 'Então é a senhora que vai lhe perguntar.' * Todas as crianças haviam saído na fotografia e a professora estava tentando persuadi-los a comprar uma cópia da foto do grupo. - 'Imaginem que bonito será quando vocês forem grandes e todos digam ali está Catarina, é advogada, ou também, este é o Miguel. Agora é médico'. Ouviu-se uma vozinha vinda do fundo da sala: -'E ali está a professora. Já morreu.'

Campinarte Pensamentos


Página 10

Dicas & Fatos

Minha Pátria é Minha Língua

Todo Dia é Dia de Índio

Curiosidades

KAXARARI

A Esposa de Cada Signo

N Ana Teresa Pereira (Escritora) É uma escritora portuguesa. Nascida na Ilha da Madeira, tem vindo a construir, dentro da ficção portuguesa, uma obra singular e coerente que conta com a publicação, entre 1989 e 2016, de mais de quarenta títulos. Nascimento: 1958 (idade 60 anos), Funchal, Portugal Livros: Matar a imagem, O lago, O fim de Lizzie e outras histórias, MAIS Prêmios: Prêmio Oceanos Pesquisas relacionadas: Arthur Conan Doyle, Silvia Capón Sánchez, Paulo Faria

Diamantino’s Bar Chopp / Porções / Frango Assado Tradição de Qualidade No Coração de Sta. Cruz da Serra

Minha Pátria é Minha Língua

POESIA AFRICANA Lá no horizonte o fogo e as silhuetas escuras dos imbondeiros de braços erguidos No ar o cheiro verde das palmeiras queimadas Poesia africana Na estrada a fila de carregadores bailundos gemendo sob o peso da crueira No quarto a mulatinha dos olhos meigos retocando o rosto com rouge e pó de arroz A mulher debaixo dos panos fartos remexe as ancas Na cama o homem insone pensando em comprar garfos e facas para comer à mesa No céu o reflexo do fogo e as silhuetas dos negros batucando de braços erguidos No ar a melodia quente das marimbas Poesia africana E na estrada os carregadores no quarto a mulatinha na cama o homem insone Os braseiros consumindo consumindo a terra quente dos horizontes em fogo. Agostinho Neto/Angola

Campinarte

No início do século XX, a população kaxarari foi estimada em cerca de 2 mil índios (Masô, 1910). Desta época até o início da década de oitenta, os Kaxarari, mortos a tiros por caucheiros peruanos e seringalistas brasileiros e vítimas de epidemias viróticas, viram-se reduzidos a menos de 200 indivíduos. O primeiro censo foi levantado em 1978 pela equipe da Funai que realizou a primeira delimitação da Área Indígena Kaxarari. Foram recenseados 109 índios, sendo 58 homens e 51 mulheres. Deste total, 53 índios moravam dentro da área delimitada pela Funai e os outros 56 moravam fora dela, em locais dispersos (Cruvinel, 1978). Em 1981, a CPI-Acre recenseou 129 índios Kaxarari. Deste total, 88 viviam dentro da área delimitada pela Funai em 1978 e os outros 41 viviam espalhados pela BR-364 e pelas margens dos rios Marmelo, Vermelho e Abunã (Meirelles, 1981). Em meados de 1983, a CPI-Acre fez um novo censo, registrando 93 índios que moravam dentro da área indígena e cerca de 16 famílias residindo fora dela, com aproximadamente 60 pessoas, apresentando um total de 153 indivíduos.

(Aquino, 1984) Segundo o relatório de visita à área feita pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) de Rondônia, os Kaxarari somavam, em 1984, cerca de 135 pessoas, que viviam nas aldeias, nas proximidades da BR-364 e fora da área delimitada pela Funai. O censo demográfico realizado em julho de 1993 pelo chefe do Posto Indígena apresentou um total de 192 indivíduos. Aproximadamente sessenta por cento da população kaxarari possuía menos de 20 anos de idade, enquanto trinta e quatro por cento estava compreendida na faixa etária de 20 a 50 anos e somente cerca de seis por cento era constituída de velhos acima de 50 anos (Relatório de viagem à Área Indígena Kaxarari. Funai, 1997).

De acordo com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa), havia em meados de 2009 cerca de 318 índios Kaxarari.

C

Ciumentas, independentes, carinhosas ou com mania de organização. Cada mulher tem um jeito de ser e, depois que casam, essas características podem se intensificar ainda mais. Conviver com outra pessoa pode ser uma ótima experiência, especialmente se o jeito de ser e de dividir tarefas são parecidos. QUER SABER COMO CADA MULHER SE COMPORTA NA POSIÇÃO DE ESPOSA DE ACORDO COM O ZODÍACO?

CONFIRA

A SEGUIR!

Libra Mulheres de Libra são extremamente elegantes e carregam essa elegância e refinamento aonde quer que estejam. Como esposas, mantêm a mesma classe e suas casas costumam ser impecáveis. Intelectuais, inteligentes e muito participativas, são esposas que caem como uma luva para maridos executivos. Adoram receber, oferecer refinados jantares com mesa bem posta, casa florida e boa bebida, sem esquecer de nenhum detalhe. Sua atenção e carinho estarão presentes e se tornam mulheres imprescindíveis para a boa organização doméstica. Costumam ter trabalhos voltados para a beleza e o equilíbrio, como a arte, a moda, mas também são ótimas executivas.

Curiosidades do Futebol - Foi somente a partir da Copa do Mundo de 1950 que os jogadores começaram a usar números nas camisas. - O primeiro campeonato oficial de futebol ocorreu na Grã-Bretanha em 1863. A seleção inglesa foi campeã. - O primeiro campeonato de futebol, realizado no Brasil, foi o Paulista que ocorreu em 1902. O título ficou com o São Paulo Athletic Club. - A partida de futebol no Brasil onde ocorreu maior número de expulsões foi entre Portuguesa-SP e Botafogo-RJ. Realizada no torneio Rio-São Paulo de 1954, ocorreram 22 expulsões de jogadores, após uma briga entre os jogadores das duas equipes. O time paulista venceu o jogo pelo placar de 3 a 1. - O maior público pagante numa partida de futebol no Brasil foi no jogo entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 1970. O jogo, realizado no estádio do Maracanã em 31 de agosto de 1969, foi visto por 183.341 pagantes. O Brasil venceu a partida pelo placar de 1 a 0.


Campinarte

Dicas Dicas && Fatos Fatos

À LUZ DO ESPIRITISMO

Leis

M

Moisés escreveu leis para conter os abusos do povo da época, são cerca de 613 e não cabe aqui por todas, alias estão todas na Bíblia, porém destaquei algumas e uma delas segundo o escrito proíbe a homossexualidade (Levítico, 20:13), mas também escreveu outras leis. EXEMPLO: Quem trabalha no sábado será morto (Êxodo, 35:2), filhos desobedientes e rebeldes, que não ouçam pais e se comprometam no vício, serão apedrejados até a morte (Deuteronômio, 21: 18-21), É proibido comer carne de porco, lebre ou coelho (Levítico, 11: 5-7), Deficientes físicos estão proibidos de aproximarse do altar do culto, para não profaná-lo com seu defeito (Levítico, 21: 1723), Os adúlteros serão apedrejados até a morte (Deuteronômio, 22: 22), etc. Ok, estamos em pleno século 21 e me espanta ainda pessoas de usar desses escritos para dar respaldo a pensamentos de caráter homofóbicos, por exemplo, e citam as escrituras para dar pano de fundo as barbáries cometidas, lamentável que ainda existem pessoas que parecem que pararam no tempo e ainda estão ligados ao “velho testamento”, dizem que segue o cristianismo, porém, o amar o próximo como a si mesmo passa longe de sua filosofia de vida, mais que seguir leis, Jesus em sua passagem deixou um legado de amor, e mostrou aos homens, mesmo daquela época que o que mais importava era o respeito e a fraternidade entre eles, que deveríamos aprender a lidar com o nosso semelhante e acima de tudo amar a Deus, quando se ama de verdade, ama-se o semelhante como ser humano, o que ele faz ou deixa de fazer e de responsabilidade dele, se esta certo ou errado não compete a mim ou a quem quer que seja lançar pedras em sua vida por questões sexuais, religiosas, ou seja, lá o que for, cada um cuide de si, a Doutrina dos Espíritos é bem clara nestes pontos e assim acompanha o Mestre no proceder para conosco, cada um segundo suas obras, as leis Divinas estão guardadas em nossa consciência, e são por estas leis que seremos julgados, os nossos atos e proceder é que ditaram o rumo pelo qual seremos levados a prestar contas e neste momentos mais que observar as leis, levar-se-á em conta tudo que praticamos, se plantamos amor colheremos seus frutos, o contrário disso sabemos muito bem o que é, ser Cristão nesta atualidade é ter em mente a máxima de Jesus Amar a Deus sobre todas as coisas e o teu próximo como a ti mesmo, e permitir assim que cada um siga sua jornada como deseja seguir e posteriormente galgar degraus evolutivos ,repito aqui cada um segundo suas obras, vamos viver, eu minha vida ,você a sua e assim atravessar esta nossa existência e cumprir aquilo que me propus a fazer e quem sabe lá na frente olhar para trás e dizer : Eu venci. PS. A propósito alguém ai cumpre aquelas leis que estão la em cima ?

Muita paz para todos / Marcos Valerio

Página 11

COMUNIDADE

No Caminho da Verdade

Associação de Moradores de Nova Campinas

Santo Afonso sabia ser simples, pois aceitava com amor toda ordem e desejo dos superiores Natural de Segóvia na Espanha, veio à luz aos 25 de julho de 1532. Pertencente a uma família cristã, teve que interromper seus estudos no primário, pois com a morte do pai, assumiu os compromissos com o comércio. Casou-se com Maria Soares que amou tanto quanto os dois filhos, infelizmente todos, com o tempo, faleceram. Ao entrar em crise espiritual, Afonso entrega-se à oração, à penitência e dirigido por um sacerdote, descobriu o seu chamado a ser Irmão religioso e assim, assumiu grandes dificuldades como a limitação dos estudos. Vencendo tudo em Deus, Afonso foi recebido na Companhia de Jesus como Irmão e depois do noviciado foi enviado para o colégio de formação. No colégio, desempenhou os ofícios de porteiro e a todos prestava vários serviços, e dentre as virtudes heróicas que conquistou na graça e querendo ser firme na fé, foi a obediência sua prova de verdadeira humildade. Santo Afonso sabia ser simples, pois aceitava com amor toda ordem e desejo dos superiores, como expressão da vontade de Deus. Tinha como regra: “Agradar somente a Deus, cumprir sempre e em toda parte a Vontade Divina”. Este santo encantador, com sua espiritualidade ajudou a muitos, principalmente São Pedro Claver quanto ao futuro apostolado na Colômbia. Místico de muitos carismas, Santo Afonso Rodrigues, sofreu muito antes de morrer em 31 de outubro de 1617.

CONTATO / WhatsApp / 9 9640-5100 * EXAME DE VISTA GRÁTIS / APARTIR DAS 14 HORAS. * INFORMAMOS QUE O SALÃO DE FESTA DA ASSOCIAÇÃO ESTÁ A SUA DISPOSIÇÃO AGENDAMENTO PARA COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOS. * ADVOGADO / Dr. Nilson, apartir das 13 horas.

Hoje na Associação! Ginástica das 07:30 às 08:30 horas (Prof. Luiz Filipe). Fisioterapia das 13:30 às 17:00 horas (Dr. Victor). E mais: Ginástica, Fisioterapia, Dentista (Dra. Leila), Salão de Festas, Alfabetização, Advogado: cívil, família, previdenciário, SPC e SERASA à disposição de todos associados. Parceria Associação de Moradores de Nova Campinas e Espaço Compartilhado. Estamos com várias atividades esportivas gratuitamente dos 06 aos 21 anos. Inscrições - Abertas! Judô Karatê Futebol Vôlei Ginástica Treino Funcional Aposentadoria ou LOA / SERASA ou SPC - Ligue - 99640.5100 (Rocha).


Pรกgina 12

Dicas & Fatos

Campinarte


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.