Caminho Português da Costa Estudos

Page 77

Porto

In B.P.N. Viaje de Cosme de Médicis por España y Portugal (1668-1669), Cota ea-326-a.

Na cidade do PORTO os dados referentes às freguesias da Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória deveriam ser alvo de investigação apurada e prolongada no tempo. Porém, dado o volume de dados a manipular, optámos, à semelhança de Viana do Castelo, por elaborar uma lista de peregrinos que se albergaram no Hospital de Vigo, entre 1724-1737 (Moreira, 1993, 31-33), e que eram oriundos do Porto. Na Tabela seguinte, realçam-se novamente o carácter sazonal da entrada dos doentes e a presença maioritária de enfermas.

73

Pelo Caminho da Costa: peregrinos anónimos, contextos e reconfigurações na Idade Moderna

29 de julho de 1765 – (…) faleceo Narciso Domingus Galego (…) em caza de Joanna Francisca da Estrada de moléstia que repentinamente lhe deo (…). 24 de setembro de 1770 – (…) morreu na Estrada, na Taberna de Francisca Luíza, hum galego de morte repentina e o qual se lhe não soube o nome, nem trazia consigo [Carta de Guia] e sabesse ser galego pela falla e ter sahido do hospital do Porto (…). 22 de abril de 1772 – (…) faleceo na Estalagem da Pinta, António Glz que disseram ser caminheiro e da freguesia de Ribeirão (…). 14 de novembro de 1780 – (…) faleçeo no lugar e venda da Pinta, Domingas do lugar de Cevaloens segundo as noticias que ouverão e me não souberam dizer couza algua mais por ser molher desconhecida e passageira que por acaso na dita Venda se achou (…). 13 de dezembro de 1780 – (…) faleceo na venda do logar de Pinta Luis Gomes da fregª. de S. Pedro de Maxeminos, Arcebispado de Braga, o qual morreo de uma pancada que lhe derão na cabeça com uma vara carreteira no logar de Tilheiras (…).

Aurora Rego

Na urbe da Maia, a variedade de profissões alerta-nos para a existência de um centro populacional de dimensão significativa e de um tecido socioprofissional mais alargado. Para além de criados, assistentes e escravos, encontrámos boticários, mestres imaginários, uma vasta rede de militares, para além de profissionais ligados à pedraria. A toponímia confirma a dimensão viva desta comunidade, destacando-se os lugares de Barreiros, Arroteya, Brandinhains, Fafiainz, Vizo, Recamude, Refoyos, Jarissa, Formiga, Picoto, Bunosayres, Vinha Velha, Souza, por onde vendas, tabernas e estalagens se encontravam implantadas (taberna da Estrada, venda e estalagem da Pinta). Seguem-se alguns registos paroquiais relacionados com a passagem de caminhantes:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.