Participação em encontros no âmbito dos módulos europeus de Proteção Civil Data
Evento
Local
Nº participantes
22 a 26 Jan
MODTTX - Modules Table Top Exercise
Tuhelj - Croácia e Olimje - Eslovénia
2
07 a 08 Fev
Reunião final de Planeamento do Exercício Internacional de 2011
Weeze - Alemanha
1
28 a 31 Mar
EU ACR5 - EU ADDITIONAL CAPACITY REINFORCEMENT 5
Aix En Provence França
2
30 e 31 Mar
Reunião inicial de Planeamento do Exercício Internacional de 2012
Bruxelas - Bélgica
1
7 a 11 Abr
MODEX.EU - Exercício livex para os módulos de proteção civil
Weeze - Alemanha
28
Exercício MODTTX - Modules Table Top Exercise Tuhelj - Croácia e Olimje - Eslovénia No âmbito do Mecanismo Comunitário de Proteção Civil, onde estiveram dois elementos do RSB, este exercício teve como objetivo exercitar as estruturas de coordenação dos módulos de proteção civil europeus. Neste exercício CPX (exercício de simulação em sala), estiveram representados vários países (Alemanha, Croácia, Eslovénia, França, Holanda Hungria, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Portugal, Reino Unido e Republica Checa) e diversos tipos de Módulos (Bombagem de elevada capacidade, Operação de busca e salvamento em meio urbano em média e em grande escala, Posto médico avançado com cirurgia, Deteção e amostragem químicas, biológicas, radiológicas e nucleares). Execício Internacional MODEX.EU 11 Weeze - Alemanha Destinou-se aos módulos de proteção civil europeus, inserido nas ações de formação e treino desenvolvidas pelo Mecanismo Europeu de Proteção Civil e teve como principal objetivo a melhoria da eficácia da resposta dos módulos de proteção civil a situações de catástrofe, simulando o mais fielmente possível as condições encontradas no teatro de operações. Em representação de Portugal, participou neste exercício o Módulo Médio de Busca e Salvamento em estruturas Colapsadas – PTMUSAR01, constituído por meios humanos e materiais da Câmara Municipal de Lisboa (28 elementos do RSB e 3 Divisão de Segurança, Higiene e Saúde) e da Polícia de Segurança Pública (4 binómios da Equipa Cinotécnica de resgate da Unidade Especial de Polícia). Estiveram ainda envolvidos
nesta ação de treino um módulo MUSAR da Bulgária e outro da Áustria, uma equipa de peritos do Mecanismo, oriundos de diversos países europeus, uma equipa de Fuzileiros holandeses, e uma organização não governamental alemã.
EU ACR5 – Eropean Union Additional Capacity Reinforcement 5 Aix-En-Provence - França Foi um projeto desenvolvido no âmbito do Mecanismo Comunitário de Proteção Civil, no qual estiveram integrados Bélgica, França, Grécia, Espanha e Portugal. Na base do trabalho desenvolvido estiveram os módulos europeus existentes para fazer face a um desastre, envolvendo produtos Nucleares, Radiológicos, Biológicos ou Químicos (NRBQ) e sobre os quais incidiram as propostas avançadas pela organização, tendo em conta uma eventual alteração e melhorias na regulamentação e metodologias operacionais em prática. Portugal esteve representado neste projeto por vários elementos oriundos de organizações ligadas à proteção civil, sendo dois pertencentes ao RSB.
І43І