Mapeamento Cultural - Carinhanha

Page 53

Andando pela rua, logo percebemos que grande parte do casario encontrado ali localizado demonstra que era nessa rua onde residiam as grandes e influentes famílias da cidade no século XIX e início do século XX. As casas desta rua trazem consigo uma singularidade. Aqui convivem casas de estilo Imperial, de estilo da Nova República e casas com formato arquitetônico americanizado. É o tempo materializado nas casas, a história de Carinhanha materializada nas casas. E nesta rua isso fica bem perceptível devido à quantidade de casas construídas neste estilo, muitas delas construídas na década de quarenta, a exemplo da casa da família Oliveira Lisboa. A rua também guarda um tesouro de valor grandioso, isto é, o seu calçamento, colocado entre os anos de 1952 a 1955. Vindo da Serra de João Alves no Município de Malhada, no lombo de burro, e, chegando ao rio, era trazido em pequenos barcos a remo. Os moradores mais antigos como seu Antônio Cardoso Lima, popular Totó, se lembram que “parecia uma

procissão de barco trazendo aquelas pedras grandes e pesadas”. O calçamento desta rua foi um marco para todo o processo urbanístico desta cidade feito pelo Sr. José de Oliveira Lisboa, gestor da cidade na época. Ela foi a primeira nova rua da cidade. A Rua Duque de Caxias guarda nestas pedras muitas histórias, a memória de grandes transformações que fizeram de sua ladeira um caminho incessante de ida e volta. A própria rua viu a chegada dos grandes vapores e a descida estonteante de seus moradores para saudar os que vinham e os que partiam pelo Velho Chico.

Casa do Capitão Artur Lima A vida é um livro aberto escrito diariamente a cada passo, a cada descoberta. Rastros de uma história guardados em nossas memórias e daqueles com quem tivemos o privilégio de conviver. A história de uma casa também pode ser comparada a um livro aberto. Nas centenárias casas de nossa cidade, marcas da história daqueles que ali viveram suas grandes conquistas, suas grandes frustrações.

53


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.